Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# ago/22 · Editado por: Wanton
· votar

ProgVacas
E "a gente" se estende a quem votou em racista?

Corrigi o erro que causou a confusão. Me referia às pessoas que levam a sério o racismo reverso. Pessoas que acreditam que tal coisa possa existir.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Wanton
reverso

Lá no Metaverso™ deve acontecer bastante.

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

A maioria aqui têm tantas certezas... Devo ser um velho bem burro, porque tenho tantas dúvidas.

Vou até parar de fazer perguntas...

-Dan

"Quando vejo voces inferindo que racismo é coisa de branco me dá até preguiça."

Acho que não inferi isso... mas, deixa quieto, já vi que esse debate não irá além de gente cagando regras.

(não me refiro a você não -Dan, entendi seu ponto, valeu!)

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

makumbator

Eu brinco bastante

Com racismo.

Afirmar que qualquer pessoa (incluindo negros) pode ser racista pois está imbuído da cultura e costumes da sociedade é relativizar?

Fala mais do racismo de preto contra preto que acontece lá em Ruanda. Não foi o fato de que uma sociedade estruturalmente racista produz pessoas racistas que me fez acusar seu relativismo.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Mas que velho chorão, minha nossa senhora.

makumbator
Moderador
# ago/22 · Editado por: makumbator
· votar

ProgVacas
Com racismo.

Não pode fazer piada que envolva isso? Mas independente disso, aponte alguma piada com tal teor que eu tenha feito e tenha te incomodado tanto. Ou são meras palavras jogadas no vento digital?

Fala mais do racismo de preto contra preto que acontece lá em Ruanda.

Não pode falar disso também? Aí é complicado!!!! Aguardo mais relatos das pessoas magicamente desprovidas de qualquer pingo de racismo.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

makumbator

Não pode fazer piada que envolva isso?

Isso precisa mesmo de resposta?

Mas independente disso, aponte alguma piada com tal teor que eu tenha feito e tenha te incomodado tanto. Ou são meras palavras jogadas no vento digital?

Aponte você mesmo, afinal quem disse que brinca bastante com isso foi justamente você. Se brinca bastante também não precisa que logo eu sinalize, né.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22 · Editado por: ProgVacas
· votar

makumbator

Mas eu me lembro sim. Só não vou encontrar agora, porque não me lembro de nenhuma palavra chave para jogar na pesquisa.

De qualquer forma seu expediente foi exatamente esse: distorcer, criar confusão, ter respostas toscas imaginando-as geniais e recebendo o louvor do soldadinho makumbiano, sempre pronto para chamar o seu abusador de cagador de regra.

Chapinha... Não tô no seu grupo. Não tem massagem.

Insufferable Bear
Membro
# ago/22
· votar

Racismo contra pretos não é coisa só de branco.
Concordo. Já viram esse documentário?

makumbator
Moderador
· votar

ProgVacas
Isso precisa mesmo de resposta?

Claro que precisa. E a resposta é: sim, pode fazer.

Aponte você mesmo,
Mas eu me lembro sim. Só não vou encontrar agora

Resumindo, não há elementos. Caso encerrado! I'm a free man!

Não tem massagem.

Pq não? Vc não curte um swing?

makumbator
Moderador
· votar

Insufferable Bear

A KKK com certeza se beneficiaria do talento do senhor Chappelle.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Insufferable Bear
Já viram esse documentário?

E eu achando que o Sérgio Camargo era autêntico.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Wanton

Hahaha! Pior que fisicamente o Chappelle ficou aé parecido com o Camargo. Boa percepção a sua.

Lelo Mig
Membro
# ago/22
· votar

Wanton

"E eu achando que o Sérgio Camargo era autêntico."

Você já viu declarações do pai dele? É triste, cara...

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Você já viu declarações do pai dele? É triste, cara...

Puta desgosto. Não sabia (ou lembrava) disso sobre o pai dele.

Drinho
Veterano
# ago/22
· votar

Racismo contra pretos não é coisa só de branco.

Conheço pessoalmente um preto que não gosta de preto.

Pedro_Borges
Veterano
# ago/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Drinho
Conheço pessoalmente um preto que não gosta de preto.

Jogadores de futebol pretos só casam com brancas, o maior exemplo disso é o Pelé.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Eu disse que aqui tem muito material humano para direcionar ironias, sobre esse assunto.

"Conheço pessoalmente um preto que não gosta de preto"

Claro! Com esse grau de crítica compatível com uma criança de 30 anos, claro que tem todos os elementos necessários para entender as razões do fenômeno, isso se por milagre for verdade o que o cara disse.

"Jogadores de futebol preto casam com brancas"

É uma problemática, mesmo, tenho uma amiga preta que só se relaciona com preto, diz que ainda que o branco não seja racista, na família dele certamente existe pelo menos um, e cita o próprio Pelé.

Quer dizer... Essa do Pelé é um clichê, espantalho, para legitimar justamente que o racismo não é coisa só de branco, como disse o -Dan. Claro que não é. Racismo, em uma sociedade racista, é comportamento de gente privilegiada. Principalmente branco, amarelo, preto... Todos podem mesmo ser racistas, mas fatalmente é muito comum um preto ser racista? Não. Esse comportamento neles é uma exceção. Comum é preto sofrer racismo, quando famosinho como esse Holiday ser usado por um punhado de racistas para sustentar seus preconceitos.

E aí temos um eleitor do racista Bolsonaro, que não é bolsonarista, viu!?, mandando o clichê. Ele poderia ficar quieto, mas não. Ele trouxe para a discussão o lamentável e manjado caso Pelé de racismo preto contra preto.

LeandroP
Moderador
# ago/22
· votar

Jogadores de futebol pretos só casam com brancas, o maior exemplo disso é o Pelé.

Pelé só casa com branca, logo, todos os pretos casam com brancas.

... Santa Dedução

Drinho
Veterano
# ago/22
· votar

Que maluco estranho.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

LeandroP

Mas foi o Pelé ou o Edson Arantes do Nascimento que se casou?

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

makumbator

No casamento foi o Pelé, porque o Edson era antes do Nascimento.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

brunohardrocker
Edson era antes do Nascimento.

Teu certificado de tiozão chega em até 30 dias, pelos correios.

ProgVacas
Comum é preto sofrer racismo, quando famosinho como esse Holiday ser usado por um punhado de racistas para sustentar seus preconceitos.

O Holiday é a materialização no mundo político do "não sou racista, tenho até um amigo preto".

kafka à beira-mar
Membro Novato
# ago/22
· votar

... Santa Dedução

Seu Jorge recentemente engravidou outra mulher branca (de novo)
Palmiteiro!

Pedro_Borges
Veterano
# ago/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

LeandroP

... Santa Dedução

Leandro eu só citei apenas como casos isolados, não generalizei, não inferi e, portanto, não representa uma dedução.

Agora, quanto ao Pelé, analisando de forma isolada, ele sempre se negou a participar ou mesmo apoiar qualquer movimento negro.

LeandroP
Moderador
# ago/22
· votar

No casamento foi o Pelé, porque o Edson era antes do Nascimento.

kkkkkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Essa questão "interracial" é muito delicada, não dá prá analisar de forma generalizada, rasa ou fora de determinados contextos.

Nem os negros são unânimes com relação a algumas questões. Existem questões pessoais envolvidas e, até mesmo, sentimentos como o amor e o desejo não podem ser desprezados ou tratados de forma leviana...

Tenho uma amiga preta que só se relaciona com brancos. Ela diz que nunca foi amada por um negro, que nunca foi desejada por um, que os pretos não valorizam a mulher preta, que os pretos querem mulheres brancas porque para eles é uma representação de poder, de "competir" com o homem branco e, de certa forma, uma maneira de sentirem-se vingados. (Tá vendo branquelo? Tua branquinha curte mesmo é um negão!)*

É uma amiga que diz isso, não sou eu; estou apenas reproduzindo sua posição e apenas à respeito. É minha amiga e não me sinto em condições de "confrontá-la", não sei o que pensar à respeito. Pelo menos tenho certeza que o marido dela (meu amigo de infância) a ama de fato.

(*) Lembrei, que aqui mesmo no fórum, há pouco tempo, tínhamos um user preto que sempre escrevia sobre "o quanto as gurias brancas gostam de um preto bem dotado", sempre texto em inglês, e mesmo em tópicos que nada tinha a ver com o assunto... acho que ele pretendia afrontar alguém com esse tipo de colocação... não sei ao certo. Apenas lembrei...

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Tenho uma amiga preta que só se relaciona com brancos. Ela diz que nunca foi amada por um negro, que nunca foi desejada por um, que os pretos não valorizam a mulher preta, que os pretos querem mulheres brancas porque para eles é uma representação de poder, de "competir" com o homem branco e, de certa forma, uma maneira de sentirem-se vingados.

Quando falamos em racismo, o pessoal pensa na injúria racial, nos estigmas e nas desigualdades de oportunidades. O racismo vai muito além das obviedades: as consequências estão em movimento, provocando reações e produzindo nuances na cultura.

Veja como, nesse caso que você citou, sequer faz sentido moralizar a questão e identificar individualmente quem está sendo racista. O racismo permeia todos os comportamentos. Tudo o que foi descrito ocorre em decorrência de uma cultura racista.

Lelo Mig
Membro
# ago/22
· votar

Wanton

Exato... também penso assim. Mas, nunca elimino os temperos do amor, do desejo, do carinho e etc., que permeiam as relações humanas. Pessoalmente, não gosto muito da questão racial na relação entre duas pessoas... me soa sempre como x deve se relacionar com x, e eu não gosto disso.

-Dan
Veterano
# ago/22 · Editado por: -Dan
· votar

A mulher preta faz parte do grupo de humanos mais alvo de preconceito. Temos uma cultura racista e machista entao basta somar.

O relato da amiga do Lelo e das analises dos prretos preferirem brancas tem um erro de vies. Homens, no geral, preferem brancas e ponto. Nao só os pretos. Obviamente entendo a decepcao das pretas qto aos pretos, pois esperariam mais empatia, mas é isso. É miope e desonesto achar que homens pretos sao mais racistas que homens brancos (nao que vcs estejam fazendo isso mas vamos ficar diagnosticando o racismo dos preto como se isso fosse o big deal ate que horas?). E Arrisco a dizer que, em media, mulheres pretas se relacionam mais com homens pretos, mesmo que existam aqueles casos que todos acham lindo do brancão que casou com uma preta (nossa, que homem incrivel, que heroi).

Ainda, como ja dito, racismo estrutural, pessoa branca é preferivel a preta. O homen branco com pinta de Europeu é a preferencia nacional, e na media, as mulheres brancas e pretas preferirao essses principes da Disney. Geralmente o preto bonitao é tido como negao pauzudo (homens e mulheres lancam essa anedota), sendo isso uma clara heranca escravagista do negro reprodutor lancando o homem preto numa posicao objetificada, que nao é a mesma posicao que o galã branco tem. Esse deve ser medico, doutor, palestrante, bom pra casar. O preto é fodedor.

Entao é evidente e nada surpreendente que o racismo estrutural acomete a todos. Sinto que rola um certo alivio ao ficar apontando o dedo pra pretos racistas, do tipo, vejam só, ate eles sao, nao devo estar tao errado nas minhas preferências assim, quando, na verdade, o problema é o mesmo e um só

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito