Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# ago/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

makumbator
Não só antigamente, como hoje também! Veja só! Certas coisas nunca mudam!
Isso é coisa da minha época em que a gente queria preservar a virgindade da moça. Hoje em dia ninguém mais faz isso. Pôe pra dentro e não tão nem aí.

makumbator
Moderador
# ago/22 · Editado por: makumbator
· votar

Pedro_Borges
Pôe pra dentro e não tão nem aí.

Mas aí são os que não querem preservar a virgindade.

Lembram da moda de anel de virgindade?

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Jonas Kahnwald
Todos somos, em maior ou menor grau, de acordo com o tamanho da influência que tivemos em nosso meio e do quanto passamos a nos conscientizar disso a partir do momento que tinhamos faculdades mentais em plena capacidade para tanto

makumbator
Exatamente. Não existe isso de pessoa totalmente livre de pensamentos(e até pequenos atos) racistas. Faz parte da cultura humana.

Certissimos. Reconhecer isso é o primeiro passo para uma mudança de fato. Curiosamente, as unicas pessoas que ja vi se declararem nao racistas em nenhum grau era uns cidadao de bem estilo bozominion em posição ultra defensiva.

brunohardrocker
Descartou toda a parte do post que você provavelmente concorda para focar onde poderia ter alguma discordância. Por pura birra, presumo. Porque se eu fosse de esquerda e dissesse a mesma coisa, você concordaria com tu

Relaxa cara. Que medão hein. Apenas te fiz uma pergunta que acho que startaria uma discussao interessante. Cheio dos escudos. Larga esse pensamento de futebol e de torcida. To achando que alem de burro é um cagalhão.

O que eu disse está seguro. Pode ser verificado com uma pesquisa. Vai lá pesquisar. Só tá duvidando para encher o saco.

Aí ó. Custa nada responder. Vc achque se a etimologia mostrar que um termo surgiu de forma não ofensiva, esse termo nunca é/será ofensivo?

Eu nasci numa sociedade que ainda é racista. Eu estou incluso nesta sociedade. Eu devo reconhecer um punhado de coisas.
No entanto, isso é diferente de cometer o crime de racismo e ter que responder por isso.
Tá contente? Duvido.

deve ser um assunto que voce nao tem tanta intimidade, estou certo?

O debate é de meu interesse. O tema é importante. Eu não tomo a frente do assunto mesmo. Porém, eu sou uma parte interessada. Eu devo refletir sobre. Do contrário, o problema vai perdurar.

Boa. É isso ai.

-Dan
Veterano
# ago/22 · Editado por: -Dan
· votar

Lelo Mig
Cara, eu concordo que se alguns termos ofendem um determinado grupo, seja por qual motivo for, seja de bom tom ir alterando o costume de usar tais termos e reeducar a população em relação à isso. Não vejo problema algum nisso.

Concordo plenamente;

No entanto, desviar totalmente o sentido original de algumas palavras ou frases, alterando e até inventando, disseminando mentiras, para apontar o dedo aos brancos racistas, também não é correto.

Concordo tambem, embora nao veja isso como um problemão de tirar o sono que ta acontecendo muito. Brancos acuados fugindo pras montanhas por falarem palavras etimologicamente nao racistas. Parece um problema de twiter um pessoal reclamando do politicamente correto.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas
Não sou racista em nenhum grau.

uou. como conseguiu chegar nesse nivel?

makumbator
Moderador
# ago/22 · Editado por: makumbator
· votar

-Dan
Curiosamente, as unicas pessoas que ja vi se declararem nao racistas em nenhum grau era uns cidadao de bem estilo bozominion em posição ultra defensiva.

ProgVacas
Não sou racista em nenhum grau.

Hahahah! Por essa vc não esperava, hein -Dan?

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

makumbator

a gente vive e nao ve de tudo

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

-Dan

"não veja isso como um problemão de tirar o sono... Parece um problema de twiter um pessoal reclamando do politicamente correto."

Também não vejo como um problemão e obviamente é uma coisa de tweeter. Mas, é preciso pontuar, é preciso destacar; estes pequenos problemas podem se tornar maiores, ainda mais vindo daquele antro de doentes que é o tweeter. Não podemos aceitar fake news de esquerda porque a direita faz isso, ou do oprimido, porque o opressor sempre fez. Não acho que este seja o caminho. Prezo belo bom senso.

A questão do politicamente correto, como já pontuei aqui, não é o "politicamente correto" em si que me preocupa, mas o fato de um grupo tentar o monopólio de determinar o que é politicamente correto ou não, isso me deixa alerta e acho que me é legítimo pensar sobre o assunto por minha própria conta e reflexão; não apenas repetir o discurso de pares do tweeter sem fazer questionamentos individuais.

As pessoas têm seguido narrativas sem análise, repetindo discursos de seus iguais e eu não quero fazer parte disso, busco evitar o máximo possível. Prefiro errar e, por exemplo, ser corrigido aqui por você e enxergar seu lado (como já aconteceu), ter a liberdade de mostrar meu ponto de vista, do que cagar regras de conduta acima do bem e do mal e sair julgando quem pensa diferente.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

Wanton
pq vcs misturam racismo e preconceito como se fossem uma coisa só? Digo isso pq vejo que muito do que é tido como racismo hoje em dia (inclusive citada por vc na pág anterior) diz respeito muito mais à fatores econômicos do que de fato raciais.

Eu considero o racismo uma coisa mais ativa, que decorre do pensamento racista/supremacista que nasceu no início do século 20. Desta forma, acho um puta nosense afirmar que "todo mundo é racista em determinado nível".

Entendo que a partir do momento em que estamos inseridos em uma cultura, não estamos isentos de preconceitos, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ou não?

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Não podemos aceitar fake de news de esquerda porque a direita faz isso, ou do oprimido, porque o opressor sempre fez.
Lelo Mig

te entendo, mas isso tira meu sono nao.

fakenews de direita. vacina causa hiv
a outra fakenews, "ovelha negra é um termo de origem racista."

essas coisas sobre origem das expressoes me soam como curiosidades, parecem meia pagina da revista galileu.

ja as fakenews recentes da direita, problema de saude publica e atentado contra a democracia.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Wild Bill Hickok

Eu considero o racismo uma coisa mais ativa, que decorre do pensamento racista/supremacista que nasceu no início do século 20.

Como assim racismo nasceu no inicio do seculo 20?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

"não veja isso como um problemão de tirar o sono... Parece um problema de twiter um pessoal reclamando do politicamente correto."

Lelo Mig
A questão do politicamente correto, como já pontuei aqui, não é o "politicamente correto" em si que me preocupa, mas o fato de um grupo tentar o monopólio de determinar o que é politicamente correto ou não

É justamente por isso que eu nao acredito que seja um "problema de twitter". A luta anti racista não é o sujeito dessa questão. Pra mim isso é meio que uma tentativa de controle através da linguagem

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan
me refiro ao pensamento eugenista. O elo entre racismo e escravidão é moderno.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Wild Bill Hickok
Eu considero o racismo uma coisa mais ativa, que decorre do pensamento racista/supremacista que nasceu no início do século 20. Desta forma, acho um puta nosense afirmar que "todo mundo é racista em determinado nível".

São definições distintas, só isso. Você está correto dentro da definição que você escolheu usar.

pq vcs misturam racismo e preconceito como se fossem uma coisa só? Digo isso pq vejo que muito do que é tido como racismo hoje em dia (inclusive citada por vc na pág anterior) diz respeito muito mais à fatores econômicos do que de fato raciais.

Não misturamos, usamos definições diferentes da sua. Prefiro a definição que uso porque ela é menos recortada, ela dá mais conta dos processos psíquicos e culturais.

Entendo que a partir do momento em que estamos inseridos em uma cultura, não estamos isentos de preconceitos, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ou não?

É que racismo e preconceito não são excludentes, eles se sobrepõe. Preconceito é só um juízo prévio arraigado. O preconceito pode ser superado com informação. O racismo é mais profundo. Pegue, por exemplo, um bebê negro, um bebê loiro de olhos azuis e veja como as pessoas reagem aos dois. Qual elas acham mais bonito? Qual desperta mais sentimentos positivos?

Um olhar com "treinamento" antiracista talvez equilibre esses sentimentos antes que seja necessária qualquer racionalização. Quem já está nessa há tempo sabe que é necessário reformular-se esteticamente, porque os padrões de beleza são ensinados e somos afetados por eles sem nem nos darmos conta. Quem não se julga racista, mas nunca trabalhou isso, talvez tenha que racionalizar para dar uma resposta não racista. Quem não se liga muito nisso vai dizer que o bebê branco é mais bonito e foda-se!

A beleza negra é novidade em nossa cultura. As preferências estéticas selecionadas pela cultura foram durante muito tempo influenciadas pelo racismo. A TV mostra um Brasil muito mais branco do que aquele que você vê nas ruas.

A mulher negra de jaleco é enfermeira, a branca é médica; o homem negro de terno é segurança, o branco é um executivo; a mulher negra empurrando um carrinho de bebê é babá, a branca é a mãe. Essas percepções são plantadas pelas experiências cotidianas e, apesar de também se enquadrarem como preconceito, são fundadas em uma cultura racista.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Wild Bill Hickok

A luta anti racista não é o sujeito dessa questão. Pra mim isso é meio que uma tentativa de controle através da linguagem

Entendi. Mas essa tentativa de controle tem uns casos praticos fora pessoas hateando no twiter? senão soa essas ideia paranoica conspiracionista de reacionario do tipo "tao me obrigando a usar pronome neutro, socorro!"

Wanton
Veterano
# ago/22 · Editado por: Wanton
· votar

Adivinhem qual o partido que menos lançou candidatos negros nessas eleições? E nas eleições anteriores?

Puta coincidência, meo!

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Justiça Militar absolve PM que pisou em pescoço de mulher negra em SP

Insufferable Bear
Membro
# ago/22
· votar

Mas essa tentativa de controle tem uns casos praticos fora pessoas hateando no twiter?
tem

Insufferable Bear
Membro
# ago/22
· votar

Wanton
www.digite-aqui-a-url.com.br é virus?

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Insufferable Bear
www.digite-aqui-a-url.com.br é virus?

Era, mas já mudei lá.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Músico inocentado pela Justiça é novamente detido por crime que não cometeu

Lelo Mig
Membro
· votar

Wanton

"Puta coincidência, meo!"

É fato, incontestável... mas é meio fora de contexto, fica uma "indireta à um racismo" meio despropositado, é preciso avaliar alguns outros pontos. O Novo é um partido que representa a burguesada, pessoal mais rico, então é meio óbvio que menos negros estejam filiados ao partido, independente do acolhimento que o partido dê a eles. Afinal os pretos do MBL, por exemplo, são considerados capitães do mato pelos partidos de esquerda. Porque um preto se filiaria ao Novo?

Acho meio complicado este tipo de viés que vêm sendo explorado em alguns apontamentos. O Brasil têm feito leituras bastante equivocadas de seus problemas. Os pretos não são eleitos não é porque têm pouco candidato preto...

Não se trata da velha "e o Patê hein?', mas só para contextualizar o erro desse tipo de resenha: Lula tirou uma foto com a bancada do PT na câmara e do senado em outubro de 21 (recente)... Ache o preto na foto!

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/10/10/apos- criticas-pt-corre-atras-de-candidatos-negros-mirando-bancada-em-2022.h tm

Mulher não vota em mulher, preto não vota em preto, gay não vota em gay. Simples assim! É isso que precisa ser revisto, o porque disso, precisamos estudar isso e não o número de candidatos com características específicas sob a bandeira de um partido.

Cai nessa armadilha não meu amigo, ela não é muito inteligente e você é bastante esclarecido.

Drinho
Veterano
# ago/22
· votar

Wanton

Adivinhem qual o partido que menos lançou candidatos negros nessas eleições? E nas eleições anteriores?

Puta coincidência, meo!

Mas qual a sua conclusão sobre o caso?

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig

Excelente. Parabéns pela sensatez.

O combate ao racismo e outros problemas sociais que enfrentamos, precisa considerar a existência da diversidade de pensamentos, de correntes, de pautas, de visões, e encontrar meios de aproximar pessoas. A esquerda quer o monopólio e o protagonismo das lutas. Por isso trabalha incessantemente na demonização das oposições.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

brunohardrocker
Por isso trabalha incessantemente na demonização das oposições.

Falou o cara que vota junto com os neopentecostais.

Drinho
Mas qual a sua conclusão sobre o caso?

Que o NOVO não tem nada de novo.

Lelo Mig
Porque um preto se filiaria ao Novo?

Exato! Esse é o ponto!

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Falou o cara que vota junto com os neopentecostais.

Sebtiu, carapuça serviu.

Exato! Esse é o ponto!

Provou meu ponto.

Insufferable Bear
Membro
# ago/22
· votar

de 14.5% pra 19%, acho que o pessoal de RH e relações públicas do NOVO tá obtendo resultados, ainda que pequenos

Porque um preto se filiaria ao Novo?
sei lá, perguntem pra Thomas Sowell

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Modalmais/Futura em MG: Zema 56,1% X Kalil 18,6%

Pena que não ta puxando voto para o Felipe D'Avilla.
Porque aí, seguimos a lógica de quem ganha em MG, ganha no Brasil.

Lelo Mig
Membro
· votar

Wanton

"Exato! Esse é o ponto!"

Não, não é este o ponto. Você precisa começar a aceitar (que não é o mesmo que concordar) que nem todo preto, ou gay, ou pobre, ou trabalhador, sejam obrigados a pensar ou ver as coisas pela mesma ótica que você. Você precisa entender a democracia e entender que têm pessoas que pensam diferente, que há negros que, por exemplo, são contra as cotas. Por quê são?

É preciso ouvir o que esta gente têm a dizer e buscar entender o porque pensam de outra maneira.

Repito, não é uma questão de concordância é uma questão de entendimento. Não é legítimo ter empatia só por quem pensa da mesma forma, dentro da mesma bolha.

O problema não é o preto que pensa diferente de você e se filia ao Novo, ou ao MBL, ou ao PT. A ferida é mais embaixo, é: Por quê o preto não vota no preto? E o que fazer para mudar isso?

Pedro_Borges
Veterano
# ago/22
· votar

Me esclareçam uma coisa, qual a forma correta (politicamente) de se referir a uma pessoa de cor? Preto ou negro?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito