Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas

Vc ta criando um ruido. Eu nao to compondo times pra direcionar ironias. Estou discutindo o tema, somente. Essa mentalidade de formacao de grupos pra compor times pra discutir aqui é o Bruno que tem. Esquece as pessoas, foca na discussao.

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

-Dan

Entendi... seu ponto, não tinha pensado por este viés.

Mas ainda acho: e o amor? Não deveria priorizar a relação? Foda-se a cor das pessoas?

Restringir as relações aos pares (sei que você não sugeriu isso), se sempre especulamos que mulher preta com homem branco e vice e versa é "palmitagem", não é uma forma de reforçar uma separação racial?

O Japão vive um problema atualmente que é o fato das japonesas estarem priorizando relações com estrangeiros, buscando parceiros de preferência ocidentais. Segundo elas, o japonês é machista, frio e indiferente na relação. Não apoia e não permite o avanço delas.

A coisa é tão séria que foram feitas leis para facilitar estas relações, estão ficando mais tolerantes com casal interracial (justo o japonês que historicamente não gosta de miscigenar a raça), porque o custo de não permitir a miscigenação se tornou muito alto: As japonesas estão ficando solteiras e sem filhos. Não adianta para uma Nação, "raça pura" e extinta.

Li algo sobre isso, não faz muito tempo.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan

Cara, eu reagi por ter entendido que se estava inferindo que o processo de desconstrução dos costumes e naturalização do racismo fosse infinito e inalcançável. Tratei isso também como espantalho.

Mas eu tô focado, na maioria das vezes.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Esse assunto de relacionamento é muito complicado. Indescomplicável, como diria o neologista Vicente Matheus.

Wanton
Veterano
# ago/22 · Editado por: Wanton
· votar

-Dan
aqueles casos que todos acham lindo do brancão que casou com uma preta (nossa, que homem incrivel, que heroi).

Isso é muito forte! O debate ganha qualidade quando achamos esses pontos nevrálgicos. Fico imaginando o quanto estar imerso em uma cultura racista não interfere nos sentimentos envolvidos nessas relações. Será que o casal nunca teve que lidar com pensamentos racistas, mesmo que ocorressem por uma fração de segundo?

As relações nunca são perfeitamente iguais. Sempre há algum tipo de compensação. O cara velho com uma novinha deve ter bastante dinheiro; o "boa pinta" com a gordinha deve ter pinto pequeno etc. Idade, forma física, posição social são depreciadores pelos quais se espera algum tipo de compensação. No contexto do racismo, a cor da pele é um desses depreciadores. Quantos caras feios não pensam que podem se dar bem com uma "mulata" gostosa?

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Uma coisa que me deixa confuso nesse negócio, porque quem me corrigiu não tem minha confiança, e não calhou de eu poder perguntar: é colorismo dizer que o preto claro sofre menos preconceito do que o retinto? Que quanto mais os traços do preto se assemelham com as características do fenótipo, o sujeito mais sofre racismo.

Acho que colorismo é praticar e não acusar, né?

JJJ
Veterano
# ago/22
· votar

Racismo existe e deve ser repudiado de todas as formas. Fato.

Dito isso... Filosofando um pouco aqui... Quanto mais se fala em alguma coisa, mais ela se materializa. Melhor seria se não precisássemos falar nisso...

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Mas ainda acho: e o amor? Não deveria priorizar a relação? Foda-se a cor das pessoas?

Total. Indiscutível isso. Tambem nao acho que relacionamentos de pessoas com cor de pele diferentes devem ser criticados isoladamente. Ideal que a crítica seja na análise macro, porque muitas das ações em nivel individual acontecem por uma influencia macro cultural. Individualizar é contraproducente, mas não dá pra se cegar quanto alguns fenomenos, e aí, nesse caso especifico, o proprio despertar do interesse afetivo que se torna amor no decorrer do tempo, não está imune a filtros racistas.

Doidera esse lance do Japao hein.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

-Dan
Lelo Mig

é uma coisa complicada e doida isso mesmo. E inclusive, foi por conta desse tipo de questão que passei a meditar e entender/acreditar que nenhum ser humano está 100% livre de ser racista.

Claro que isso nao quer dizer que todos nós vamos ter pensamentos do naipe o tempo todo, mas é qu por vezes, ele é tão velado que pode facilmente ser "apenas" uma questão de preferência estética pessoal, como no caso da escolha de um parceiro.

há 8 anos atrás eu havia me apaixonado por uma amiga preta e passei por situações bem constrangedoras com alguns "amigos". Alguns dizendo coisas bem horríveis mesmo e outros apenas aquelas inciretas preconceituosas.

O futuro do relacionamento nao dependeu disso, no fim das contas a preferência pessoal dela ela por pretos pesou tbm, mas eu já me imaginava passando por muitos desconfortos ao longo da vida caso de fato passasse a namorar ou até mesmo casar com ela, desde de meros olhares, até os comentários absurdos... enfim

Agora, a despeito de tudo isso, e reconhecendo que as nossas preferências pessoais podem e são indiretamente influenciadas pela estrutura da sociedade racista, ainda penso que cada preferência pessoal deva ser respeitada (rejeitando, obviamente os absurdos como: "ah nunca que vou me relacionar com um/a preto/a")

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Wanton
Isso é muito forte! O debate ganha qualidade quando achamos esses pontos nevrálgicos. Fico imaginando o quanto estar imerso em uma cultura racista não interfere nos sentimentos envolvidos nessas relações.

Com certeza interefere e quem pensa que não pode estar apenas fingindo bem ou simplesmente alheio a sistemática da coisa. Não digo que a interferencia seja um big deal e o casal nao possa lidar com isso, mas existe sim esse aspecto permeando.

O que costuma acontecer é uma das pessoas, na maioria das vezes a preta, não se enxergar como preta, relativizando algumas coisas. Isso pode ser um escudo mental útil pra seguir em frente e vida que segue. Se bem sucedida nesse escudo, o racismo do dia a dia passa a ser invisivel pra ela. Isso é muito comum (experiencia propria aqui). Pretos cercados de brancos, não se veem pretos, e pensam que passam a não enxergar cor. Tipo o Neymar. Numa certa ótica, seria o mundo ideal se todos parassem de enxergar cor de fato, mas a gente sabe que as estatísticas mostram que essa situação não é a praxe. O não enxergar cor dessas pessoas, na verdade é esquivar-se daquilo que é do preto, visualmente e culturalmente. Homens pretos, nesse contexto, rasparão a cabeça, mulheres alisarão. Trajes de culturas africanas, nem pensar.

Lembro duma cena bem emblemática de This is Us que o pai branco que adotou o menino preto diz que não enxerga cores diferentes. O moleque rebate, dizendo que o pai, então, não o enxerga. O pai não está errado, ele realmente tenta não diferenciar os três filhos dele. O menino não está errado em saber que a sociedade o trata diferente e que o pai necessita saber disso.

Por mais que, no lar, não enxerguemos cor, a sociedade enxerga, e num relacionamento desse tipo, ter essa ciencia é importante.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas
é colorismo dizer que o preto claro sofre menos preconceito do que o retinto?

Não. É só um fato mesmo.

Acho que colorismo é praticar e não acusar, né?

Penso que é isso.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan
This is Us que o pai branco que adotou o menino preto diz que não enxerga cores diferentes. O moleque rebate, dizendo que o pai, então, não o enxerga. O pai não está errado, ele realmente tenta não diferenciar os três filhos dele. O menino não está errado em saber que a sociedade o trata diferente e que o pai necessita saber disso

Lembro dessa cena, foirtíssimaaa, alias boa demais essa série, só parei de assistir pq o pai me lembra demais o meu, que tbm morreu, aí a coisa passou a me fazer mal demais

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Jonas Kahnwald
é uma coisa complicada e doida isso mesmo. E inclusive, foi por conta desse tipo de questão que passei a meditar e entender/acreditar que nenhum ser humano está 100% livre de ser racista.

É dificil cravar com certeza. Eu penso igual a voce, mas talvez algum ser humano tenha escapado sei la porque, sem televisão em casa, tendo vivido na natureza, sei la.

Claro que isso nao quer dizer que todos nós vamos ter pensamentos do naipe o tempo todo, mas é qu por vezes, ele é tão velado que pode facilmente ser "apenas" uma questão de preferência estética pessoal, como no caso da escolha de um parceiro.

Sim, o racismo estrutural que nos cerca e nos compõe não significa que geral é membro da KKK. Mas ele tá aí, velado, nas pequenas coisas.

ainda penso que cada preferência pessoal deva ser respeitada

sim. Por isso cito que é complicado criticar a nivel de individuo. Mas será que o individuo consegue explicar o porque de uma preferencia pessoal dele? aí é que tá.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Jonas Kahnwald
Lembro dessa cena, foirtíssimaaa, alias boa demais essa série, só parei de assistir pq o pai me lembra demais o meu, que tbm morreu, aí a coisa passou a me fazer mal demais

chorei igual a um nenem em varios episodios.

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan

"costuma acontecer é uma das pessoas, na maioria das vezes a preta, não se enxergar como preta, relativizando algumas coisas."

Você disse isso e lembrei de um caso que vivenciei. Trabalhei 3 anos com um colega preto; eu fazia visitas técnicas e, por vezes, ele ia junto, então era comum passarmos o dia todo, dirigindo em estradas, e conversando.

Nunca conversamos de questões raciais, mas uma vez, o assunto surgiu e perguntei à ele como ele lidava com o preconceito.

Ele me disse que nunca tinha sofrido com isso, que a "parte italiana" da sua descendência falava mais alto, que não "fora criado como preto" e nunca tinha sentido o fato de ter a pele "um pouco mais escura". (detalhe: ele não era "como o Neymar" ele era preto, literalmente, como Lázaro Ramos ou seu Jorge).

Eu gostava muito dele, era um cara muito legal, bom, atencioso... e confesso que fiquei meio constrangido com a resposta dele, me pegou de surpresa, fiquei sem saber o que dizer, tive um misto de curiosidade em entender porque ele "se sentia assim", e com uma certa vergonha de ter falado nesse assunto... fiquei sem ação, confesso, e mudei de assunto.

Ao escrever isso você me fez relembrar este dia.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig

Ano passado fiz entrevista socioeconomica em uma ocupação, favela mesmo. Na pergunta sobre raça do questionário, alguns pretos bem retintos se consideraram pardos. Na pergunta se já sofreram preconceito por cor de pele, alguns responderam que não.

Autodefesa.

Esse é um lado muito vil do racismo.

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan

"Autodefesa. Esse é um lado muito vil do racismo."

Interessante você falar sobre isso.... um ponto leva à outro. Explico:

Eu e esse amigo almoçávamos, muitas vezes, num restaurante em que a dona era uma pretinha muito gata. Eu era louco nela, mas ela nunca me deu mole (e eu nunca me insinuei a mulher que não desse abertura), então, mantinha meu desejo em segredo. Apenas comentava com ele... ele geralmente não emitia opinião, no máximo um "ela é bonitinha".

Em contrapartida, ela dava o maior mole prá ele. Toda atenciosa e sorridente, puxando assunto e jogando charme, sem obter muito retorno dele. E eu, só invejando aquela atenção. Comigo ela era só educada e simpática... nenhum centímetro além; em respeito nunca avancei esta demarcação.

Confesso que cheguei a pensar que "ele não era muito chegado em mulher". Ok, sei que isso é também parece de cunho preconceituoso; mas não é nesse sentido: ele era meu colega de trabalho, se fosse gay ou mesmo um hetero pouco interessado em sexo, nada mudaria. É que eu, se descompromissado, sempre fui muito interessado neste esporte, então não me conformava de como alguém poderia não desejar aquela mulher.

Agora, você falando isso, fico pensando se foi mera coincidência, ou não entregava um "desinteresse" mesmo que não racional, por uma mulher preta e relação com elas.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan

e quem pensa que não pode estar apenas fingindo bem ou simplesmente alheio a sistemática da coisa

Vocês só estão esquecendo da consciência que o indivíduo desenvolve e estabelece e que o seu uso pode fazer com que ele fique menos vulnerável a determinados fisiologismos sociais. Para mim a questão chave do "todos são racistas em uma sociedade racista" é a consciência.

Também percebo que se trata do conceito como se fosse algo definitivo, sem a possibilidade de sucesso na desconstrução e reconstrução da consciência social, e não é assim. As pessoas conseguem sim se proteger dos ruídos sociais, como racismo e homofobia, acusar e recusar o comportamento.

Wanton
Veterano
# set/22 · Editado por: Wanton
· votar

Jovem de 19 anos morre baleado por guarda civil após sair de universidade em SP; agente alegou que atirou por achar que seria assaltado

Da série: se fosse loirinho, estaria vivo.

Pedro_Borges
Veterano
# set/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton
Da série: se fosse loirinho, estaria vivo.

Mas esse tipo de preconceito, julgamento a primeira vista, todos têm, inclusive você. É culpa da sociedade, é, mas você está incluído. Não adianta ficar de camarote assistindo a cena lavando as mãos e criticando.

brunohardrocker
Veterano
# set/22
· votar

Luísa Sonza é alvo de processo por racismo

https://www.estadao.com.br/emais/gente/luisa-sonza-e-alvo-de-processo- por-racismo-entenda/

Wanton
Veterano
# set/22
· votar

Pedro_Borges
Mas esse tipo de preconceito, julgamento a primeira vista, todos têm, inclusive você.

Claro! Você me viu negando isso?

É culpa da sociedade, é, mas você está incluído.

Culpa? Não, isso é moralismo.

Não adianta ficar de camarote assistindo a cena lavando as mãos e criticando.

Ah, mas eu faço bem mais do que isso. O que você sugere que seja feito?

Wanton
Veterano
# set/22
· votar

brunohardrocker
Luísa Sonza é alvo de processo por racismo

Só viu hoje? Ou postou para desviar o assunto? Comportamento de merda, hein?!

brunohardrocker
Veterano
# set/22
· votar

Wanton

Não há desvio de assunto, o tópico é sobre Sobre Racismo/Preconceito.

É uma pessoa famosa.
Vi que ninguém aqui postou.
A mídia está bem devagar na repercussão.
O caso é antigo.
A - pequena - repercussão só veio agora.
A pessoa resolve pausar sua turnê.

Isso não te aflige? Isso não te traz uma série de perguntas?

brunohardrocker
Veterano
# set/22
· votar

Toquei na Luisa Sonza, o tópico parou.

makumbator
Moderador
# set/22
· votar

brunohardrocker

Aposto que isso é o preconceito contra o Whindersson Nunes. Só pode ser.

Wanton
Veterano
# set/22
· votar

brunohardrocker

Hahahaha... claro, foi por isso.

Você joga uma notícia, ignorando o diálogo que estava rolando, e não faz nenhum comentário a respeito. Optei por não dar corda, porque estou mais interessado na solução do Pedro_Borges para o combate ao racismo.

Se dou trela para as suas bobagens, o tópico corre e os assuntos morrem. É assim que vocês fogem de todos os questionamentos, não é mesmo?

Tá. A Luisa Sonza (que é insignificante para mim) confundiu uma mulher negra com uma serviçal. Tem racismo nisso? Evidentemente! É crime de injúria racial? Não sei, isso não é da minha alçada. É problemático confundir negros com serviçais, assim como é problemático sentir-se diminuído por ser confundido. Faltou algo?

Não quer aproveitar e ajudar o Pedro_Borges na alegação de que reclamar não basta, é preciso fazer algo? O que vocês fazem para combater o racismo, além de relativizar os casos em que o racismo ocorre?

-Dan
Veterano
# set/22 · Editado por: -Dan
· votar

Eu ate comentaria o lance da Luisa Sonza se alguem emitisse uma opiniao pra pensar a respeito.

Mas o amigão ai postou um link e nada... bah

makumbator
Moderador
# set/22
· votar

Wanton
É crime de injúria racial?

Pelo que foi relatado, não aconteceu crime algum.

JJJ
Veterano
# set/22
· votar

-Dan
Eu ate comeria o lance da Luisa Sonza

Ninguém te condenaria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito