Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 23/mai/23 01:34
· votar


Wanton
Realmente, tomar 4 do trikas só não é mais vexatório que essas atitudes mentecaptas desses porcos racistas

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 23/mai/23 01:36
· votar


Curiosamente, estava conversando com um amigo e uma amiga sobre o caso do Vini Jr hoje (ontem) e chegamos a conclusão que o europeu em geral, mas principalmente os espanhóis e italianos, são os mais racistas (aparentemente)

Oq eu acho beeeem triste, até pq tenho raízes italianas

Drinho
Veterano
# 23/mai/23 06:53
· votar


Jonas Kahnwald

Racismo na Europa é bem comum e as polícias fazem uma puta vista grossa, esse é um caso de repercussão mas imigrantes africanos que são muitos vivem isso todo dia e em todo lugar.

Lelo Mig
Membro
# 23/mai/23 07:01
· votar


Drinho

"vivem isso todo dia e em todo lugar."

Fato!

Pedro_Borges
Veterano
# 23/mai/23 09:32
· votar


Wanton
O racismo é muito mais relevante do que a carreira do Vini Jr. O cara já tá podre de rico, já pode se aposentar.

Claro que o cara nem tem culpa, mas isso é uma carga muito grande sobre os ombros. Ele resolveu encarar e isso o coloca no centro de uma polêmica como mártir, mas é ruim, ficam mágoas, ressentimentos e tudo quanto é de sentimento ruim. Isso mexe com o psiquismo e acaba tirando ele do foco.

Se for o caso ele tem que sair da Espanha. Lá ele é perseguido e por muitas vezes já recebeu ameaças de morte. Na Inglaterra é mais tranquilo nesse ponto.

JJJ
Veterano
# 23/mai/23 11:59
· votar


Não que justifique nada, só filosofando alto aqui...

Acho que a Espanha tem um antigo problema histórico/cultural envolvido nisso: a invasão pelos mouros, que, de certa forma (me corrijam se eu estiver errado), podem ser considerados mais ou menos negros (pelo menos em comparação com o caucasiano clássico).

O negócio foi barra pesada, guerra mesmo. Eles invadiram, tomaram boa parte do sul da Espanha, destruíram ou alteraram todos os templos da Era Romana. Depois de muito tempo, foram derrotados, expulsos e quase "apagados" da História, tendo, dessa vez, suas construções reconvertidas ao Cristianismo. Hoje ainda restam vários traços culturais do tempo da dominação moura por lá, mas quase tudo é ruína.

Viajei demais?

Outro fato, aí não só espanhol, é que a Europa branca não reproduz, não quer o "trabalho" de ter filhos. Mas, ao mesmo tempo, reclama da "invasão" dos imigrantes muçulmanos, indianos, africanos e até - em menor grau, mas reclamam - de nós brasileiros e latino-americanos em geral. Tudo bem querer preservar e valorizar a sua cultura e história (isso vale pra qualquer povo), mas sem fazer filho, fica difícil!

Mas é óbvio que nada disso justifica esse comportamento medieval com o cara...

ProgVacas
Membro Novato
# 23/mai/23 12:28
· votar


Pedro_Borges

Claro que o cara nem tem culpa, mas isso é uma carga muito grande sobre os ombros.

Mas essa é a vida de um preto, Pedro! Do dia que nasce até o último dia de vida.

Ele resolveu encarar e isso o coloca no centro de uma polêmica como mártir, mas é ruim, ficam mágoas, ressentimentos e tudo quanto é de sentimento ruim. Isso mexe com o psiquismo e acaba tirando ele do foco.

Encarar isso é uma atitude louvável! Demanda de nós entusiasmo, apoio! E, seja lá o que isso possa significar, que o transformemos nesse mártir, açoitar as mágoas e o ressentimento, em vez de novamente as vítimas. Quanto ao foco... Qual seria o seu? Você pode responder como um homem branco privilegiado. Não vai conseguir responder como um preto.

Se for o caso ele tem que sair da Espanha.

Ah, mas você não tem essa tutela. Eu já acho que ele deve parar todo jogo no qual é ofendido por racismo e se sair da Espanha tem que ser demitido, com contrato rescindido, para que o racismo seja acusado no maior número de esferas possível.

Wanton
Veterano
# 23/mai/23 12:37
· votar


JJJ
Viajei demais?

Requer uma análise histórica mais aprofundada, mas é plausível. A história de formação desses povos é marcada pelo combate a invasores estrangeiros, sejam pretos ou não. O curioso é que, no Mediterrâneo, parece que os povos têm mais miscigenação com etnias de pele escura do que no norte do continente. No meu tempo de escola, falavam que português se misturava mais fácil do que o britânico, por isso o povo brasileiro teria uma palheta de cores tão vasta enquanto nos Estados Unidos o negócio é mais segregado.


Pedro_Borges
Claro que o cara nem tem culpa, mas isso é uma carga muito grande sobre os ombros.

Você nota que tenta pôr panos quentes no debate sobre o racismo quando propõe que o indivíduo evite o confronto? Por mais bem intencionado que seja o teu protocolo, ele acaba contribuindo para manter as coisas como estão. Hoje, a importância do Vinícius Jr. para as pessoas pretas é muito maior do que o papel dele como jogador. Não é sobre vitimismo, é o oposto, é sobre não se acovardar diante de um fenômeno social tão primitivo e desprezível.

Lelo Mig
Membro
# 23/mai/23 13:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Viajei demais?"

Não, não viajou, mas...

É assunto delicado, principalmente aqui, num texto de FCC, porque quando buscamos motivos históricos para tentar entender a "origem" do racismo, corremos o sério risco de ser mal interpretados (ainda mais em tempos de julgamento virtual sem critérios) e parecer que estamos passando pano, ou tentando justificar o injustificável. Você esta "cheio de dedos" e eu também estou... Mas, sim, você esta correto, é preciso entender, contextualizar, buscar origem. Não, você não viajou. Mas é preciso colocar alguns ingredientes à mais nessa receita.

Mas há um fator que precisamos entender, este racismo é muito mais de origem nazi, do que "histórico europeu". A xenofobia é antiga, eram todos pequenos clãs correndo toda sorte de invasões e violência, portanto o "medo do estrangeiro" era justificável. Também se faziam escravos desde os primórdios. Mas, nos relatos antigos, na história, têm mais a ver com o estrangeiro, o "estranho", do que com o preto. E aqui, que é importante termos atenção.

Este racismo com o preto, inicia prá valer, na história, à partir do séculos XVI. Ou seja, têm tudo a ver com a escravidão africana.

E é nesse contexto que algo chamado "raça" é criado o que significa essencialmente que certos povos definidos como não europeus são dominados e governados por europeus.

Em cima disso é inventada uma "ciência" para confirmar superioridade racial, a religião (principalmente o cristianismo) encontra na bíblia justificativas para corroborar o racismo (marca dos filhos de Cain e etc.) e, para justificar a escravidão, o preconceito direcionado ao preto cria força e se difere da xenofobia.

Esses ingredientes são a essência do que posteriormente irá ser usada pelos nazistas. Não podemos achar que este preconceito direcionado ao preto é o mesmo que xenofobia. Isso é um erro, não é a mesma coisa, ainda que se confunda.

JJJ
Veterano
# 23/mai/23 14:32
· votar


Wanton
no Mediterrâneo, parece que os povos têm mais miscigenação com etnias de pele escura do que no norte do continente

Com toda certeza. O padrão mediterrâneo (e, no caso da Península Ibérica, praticamente toda ela) não tem nada de "nórdico", para tristeza dos nazis de plantão...

Lelo Mig
Você esta "cheio de dedos" e eu também estou...

Sinal dos tempos.

megiddo
Membro
# 23/mai/23 16:43
· votar


acho que a palavra final sobre o caso é do Magno Malta:



Pedro_Borges
Veterano
# 23/mai/23 17:01
· votar


"Tem que respeitar o macaco, que história é essa de comparar com negro?"

É, Magno Malta escorregou feio, sem falar que ele é afrodescendente.

JJJ
Veterano
# 23/mai/23 17:19
· votar


kkkkkkkkkk
esse cara é doido...

makumbator
Moderador
# 23/mai/23 17:42
· votar


"Vc só pode matar alguma coisa com o próprio veneno de alguma coisa"

Ok. Compreendido.

"A única diferença é o rabo"

Hmmm...

Lelo Mig
Membro
# 23/mai/23 18:00
· votar


megiddo

Mano... é o Magno Malta? Têm certeza? Não é não... ou é o Cheech ou é o Chong!



brunohardrocker
Veterano
# 24/mai/23 09:41
· votar


No início ele disse que não deveria falar isso. Poderia ter seguido o próprio conselho.

Começa com uma analogia bem merda e continua, tentando mexer a merda com a colher, na esperança que aquilo melhore, mas só piora.

makumbator
Moderador
# 24/mai/23 09:45
· votar


brunohardrocker
No início ele disse que não deveria falar isso.

Igual técnico de futebol em entrevista pós jogo. Camarada diz que não fala de arbitragem...mas passa a entrevista toda falando exatamente sobre isso.

JJJ
Veterano
# 24/mai/23 09:57
· votar


Como alguém vota num troço desses?

JJJ
Veterano
# 24/mai/23 10:08
· votar


Lelo Mig
Cheech ou é o Chong!

Rolei de rir com esses dois aí!

ProgVacas
Membro Novato
# 24/mai/23 10:59
· votar


Eu vi o vídeo do calhorda falando essas besteiras aí. Quem puder ver novamente repare na cara de quem está orgulhoso por deter um conhecimento inalcançável à maioria de nós.

Não dá para criticar quem tem raiva de política...

Lelo Mig
Membro
# 24/mai/23 12:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Rolei de rir com esses dois aí!"

Era muito bom... clássico da autoparódia e da Era Hippie.

ProgVacas
Membro Novato
# 26/mai/23 07:41
· votar


Tô lendo aqui sobre o caso do Vini:

7 pessoas fichadas e soltas, por racismo.
Arquibancada do Mario Kempes fechada por 5 jogos.
Valência multado em 45 mil euros.
Seu cartão vermelho foi anulado.
O árbitro racista demitido.
Presidente do RM repudiando o caso em público.

Se fosse pelo Pedro o Vini comia a banana, para daqui 5 anos estuprar uma mina num banheiro qualquer.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/mai/23 07:54
· votar


ProgVacas
Se fosse pelo Pedro o Vini comia a banana, para daqui 5 anos estuprar uma mina num banheiro qualquer.

Quando tú não tem do que falar, inventa. Onde eu disse isso?

ProgVacas
Membro Novato
# 26/mai/23 08:27
· votar


Pedro_Borges

Eu inventei, mas baseado no seu comentário direcionado ao Wanton.

Além disso a turma bolsonarista gostou da ideia do Daniel Alves quando comeu uma banana que foi jogada para ele quando era atleta do Barcelona.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/mai/23 08:34 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas
Eu inventei, mas baseado no seu comentário direcionado ao Wanton.

Cara eu preocupo com a causa social do racismo e estou feliz em ver, pela primeira vez, ações sendo tomadas na Espanha. Ao mesmo tempo fico preocupado com o lado humano do garoto que está sob fogo o tempo todo. Penso eu, nos meus 20 anos sob um ataque desses. Para de fantasiar situações, como diz o Lelo, tiradas da bunda.

No caso do Dani ele deve ter pensado que lutar contra o racismo na Espanha era uma luta inglória, o mesmo deve ter pensado o Roberto Carlos. Cada um reage segundo suas concepções. E o que o caso da banana tem a ver com o estupro? Estabelece aí pra mim a relação?

ProgVacas
Membro Novato
# 26/mai/23 08:48
· votar


Pedro_Borges

É que muita gente adorou aquela atitude dele de comer a banana, dizendo que ele tinha honra, que tirou de letra, que foi atitude de homem e tal. Você viu isso? E o homem honrado hoje está numa cela porque estuprou uma mulher.

Nem digo que o Vini seja um homem honrado, mas baixar a cabeça para o racismo é covardia, não honradez.

ProgVacas
Membro Novato
# 26/mai/23 08:49
· votar


Pedro_Borges

E tipo, você não vai negar que na sua opinião o Vini deveria ter ficado calado, né? Disse isso nos comentários.

Pedro_Borges
Veterano
# 26/mai/23 09:10 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas

No caso Daniel eu vi um gesto sarcástico, só isso. Talvez uma tirada de letra. Quem sabe naquele momento ele tenha entendido que era a melhor atitude. Não se sentiu ofendido, isso é foro íntimo. Você decide por uma saída ou outra em segundos. Daí naquele momento já julgar um futuro estuprador? Só a custa de orixás. Tú navega demais.

Me trás o link de alguma matéria ou comentário de alguém que o tenha considerado um grande homem por isso. Matéria da época. Configura os navegadores do Google, ver se acha, trás pra nós aqui. Trás a lua que eu a levo de volta, xá comigo.

No caso Vini em nenhum momento eu sugeri que tinha que ficar quieto, tú tem problemas de interpretação. Apenas lamento que essas coisas estejam acontecendo com ele, essa perseguição, neste momento de desenvolvimento. Você gostaria que seu filho, sobretudo nessa fase da vida estivesse sofrendo uma perseguição, bulyng?

Entre uma pessoa sofrer racismo e necessariamente ter que reagir e outra situação onde a pessoa não seria alvo, qual a tua escolha? Parece que tu prefere a Cidade Alerta, onde há a ocorrência pra gerar conteúdo e fato social, não importa se a custa de algum sofrimento alheio.

JJJ
Veterano
# 26/mai/23 09:41 · Editado por: JJJ
· votar


O lance do Daniel Alves com a banana foi tipo "vou fingir que não me importo, pra eles pararem de pegar no meu pé".

Bom... na verdade, não sei se deu tempo dele pensar isso ai. Mas acho que funcionou assim. A gente sabe que qualquer tipo de bullying, implicância, racismo, etc. é piorado quando a pessoa reage, fica puta e tal. Todos nós passamos pela 5a. série e sabemos que é assim.

makumbator
Moderador
# 26/mai/23 09:51 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

Concordo totalmente. Foi bastante esperto da parte dele. E o fato do Daniel Alves anos depois ser acusado de crime sexual não deve ser confundido com atitude inteligente do cara no caso da banana. Uma coisa não tem relação com a outra.

No caso do Vini vai ter também muita gente surfando na onda de sinalização de virtude. Aí tem faixa em estádio, tuitada, notinha oficial e blá blá blá insincero.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito