Autor |
Mensagem |
Pedro_Borges Veterano |
# set/22
· votar
https://www.maisgoias.com.br/pretaiada-vagabunda-homem-e-investigado-p or-injuria-racial-ao-cobrar-conta-atrasada-em-goiania/
E aí, se ele se limitasse a chamar os caras de vagabundos seria acusado de injúria racial? Isso eu tenho dúvida, as vezes você xingar um pessoa negra de vagabundo ou mau caráter, o mesmo que você faria se fosse branco, o tipo de BO pode mudar?
|
Wanton Veterano |
# set/22
· votar
makumbator Pelo que foi relatado, não aconteceu crime algum.
Há mais ou menos duas semanas, fui num restaurante que tinha serviço de manobrista. Na hora de pegar o carro, ia entregando o ticket para um sujeito de blazer. O blazer do cara era muito parecido com o dos três manobristas que estavam ali, inclusive, tinha um emblema da mesma cor. Percebi o erro antes de dizer qualquer coisa e localizei o manobrista verdadeiro.
No meu caso, foi um equívoco que nada teve a ver com racismo, mas o sujeito poderia ter se sentido ofendido por ser confundido com um trabalhador precarizado. Seria legítimo ofender-se com esse tipo de coisa? Entendo que não. Mas não dá para saber o que pensa um cara que usa um blazer com emblema por vontade própria.
No caso da Luísa Sonza, a coisa é mais complexa, pois trata-se de um caso que envolve racismo. Ainda que não devamos entender que as pessoas que nos servem são inferiores por qualquer razão. De alguma forma há um pressuposto de que a moça que foi vítima da confusão não deveria estar ali, a menos que fosse no papel de serviçal.
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton makumbator
Meu primo, nos anos 70, morava perto da antiga fábrica da Nescafé, próximo ao aeroporto de Congonhas (Chácara Flora) em SP. Quem é da região conhece.
Havia uma rua próxima, onde no final era um imenso terreno baldio. Os caras jogavam um subproduto lá que parecia uma espécie de Nescafé queimado, um pó com cheiro forte, meio úmido e grudento.
Faziam uns montes com este "café" de 2, 3 metros de altura. A gente subia estes montes e ficava dando mortal. Final do dia voltava prá casa, todo rasgado, sujo e fedido.
Um belo dia, voltando da aventura, nos sentamos, para descansar, numa escadaria na calçada em frente uma padaria. Eu tinha uns 11, 12 anos.
Depois de um tempo, apareceu um senhor e deu a maior lição de moral em nós. Resumindo: Que a gente deveria tomar um banho, largar esta vida de maloqueiro pedinte, que isso não dava futuro, que deveríamos ter ambição, ir lavar uns carros ou carregar umas caixas no supermercado. Que trabalho não faltava, deveríamos ir prá escola, não cheirar cola e ficar de vagabundagem na porta da padaria.
Nunca esqueci o sermão e, principalmente, a cara do meu primo (que era classe média alta). O véio falou um monte.
Um tempo depois, fiquei sabendo que meu primo descobriu sem querer onde o velho morava (era quase vizinho) e que destruiu a varanda do véio, (que era toda de vidro), com um Caramurú de 13 tiros.
|
brunohardrocker Veterano |
# out/22
· votar
Anitta é denunciada por xenofobia por influencer baiano
https://www.terra.com.br/diversao/musica/anitta-e-denunciada-por-xenof obia-por-influencer-baiano,0a0a419bda60ffe968c061b8e14ff5f2jy6otjui.ht ml
|
Wanton Veterano |
# out/22
· votar
brunohardrocker Anitta é denunciada por xenofobia por influencer baiano
Comenta aí!
|
Wanton Veterano |
# out/22 · Editado por: Wanton
· votar
Lelo Mig O véio falou um monte.
Hahahaha, sempre me confundiam com maconheiro, mas nunca com moleque de rua. Teve uma professora da faculdade que perguntou se eu precisava ajuda para comprar material de desenho, só porque eu ia descalço para as aulas e esqueci minhas tintas no primeiro dia. Se eu não fosse "branco" iria rolar um mal estar.
|
ejames Membro Novato |
# out/22 · Editado por: ejames
· votar
brunohardrocker Anitta é denunciada por xenofobia por influencer baiano
https://www.terra.com.br/diversao/musica/anitta-e-denunciada-por-xenof obia-por-influencer-baiano,0a0a419bda60ffe968c061b8e14ff5f2jy6otjui.ht ml
Achei o relato meio pitoresco, fui dar uma busca rápida, até porque estranhei o fato da notícia não estar em outros portais. Algumas páginas dizem que ele é neto de um "magnata da indústria farmacêutica", não consegui encontrar quem.
Ano passado houve esse relato de depressão, que teria sido provocada por ataques na internet: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/musica/apos-vencer-depressao-vini-s inger-prepara-musica-nova-em-parceria-com-outro-artista-24961935.html? versao=amp
4 meses atrás o tal influencer fez um outro relato de racismo: https://observatoriodosfamosos.uol.com.br/noticias/ator-e-socialite-vi ni-singer-revela-ter-sido-vitima-de-racismo
Achei isso aqui, dessa semana: https://www.feedclub.com.br/tiago-ramos-ameaca-vini-singer/
Bem curioso isso aqui: https://twitter.com/mibr_strong/status/1569442404218044416
Eu chuto problemas mentais... se o post foi para cutucar a esquerda, bola fora, pois o jovem é bolsonarista (o que reforça a tese de problemas mentais).
|
ejames Membro Novato |
# out/22
· votar
Pedro_Borges E aí, se ele se limitasse a chamar os caras de vagabundos seria acusado de injúria racial? Isso eu tenho dúvida, as vezes você xingar um pessoa negra de vagabundo ou mau caráter, o mesmo que você faria se fosse branco, o tipo de BO pode mudar?
Sem as circunstâncias qualificadoras seria o crime de injúria (art. 140 CP). Injúria racial é uma forma qualificada (pena mais grave) dele: § 3 o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003) Pena - reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)
Existe também o crime de racismo, que é quando o ato é direcionado a um grupo, injúria é contra pessoa(s) específica(s).
|
Drinho Veterano |
# out/22
· votar
|
# out/22
· votar
ejames
Com Anitta vai ter um MAS, um PORÉM, mesmo? E com a Luiza Sonza?
|
Wanton Veterano |
# out/22
· votar
brunohardrocker Anitta Luiza Sonza
Na tua cabeça, essas são personagens importantes da esquerda? Por isso você fica vibrando, pensando que fez uma grande jogada nesse teu jogo maluco de querer equiparar os fascistas com esquerdistas?
Sabe o que me incomoda nesse último caso que você postou? É que a vitima com certeza acha que esse tipo de discriminação é mimimi quando é com os outros. Viu o vídeo que o ejames achou desse cara fazendo escândalo no shopping Cidade Jardim? Você conhece o shopping? Faz o pessoal do documentário de Alphaville parecer favelado. Viu o comportamento do bolsomínion filho da puta?
|
# out/22
· votar
Wanton ejames
Vocês estão atacando o mensageiro e ignorando a mensagem.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22
· votar
Anitta Luiza Sonza
Dois exemplos de vulgaridade, é desse tipo de gente e pauta que vive a esquerda.
|
Drinho Veterano |
# out/22 · Editado por: Drinho
· votar
É, Lula falar de viados e Anitta de baianos até pode ser sacrossanto para os nossos queridos sacerdotes da democracia e da tolerância.
Mas não há como negar é um belo partido para várias coisas, inclusive para meter um processinho.
|
ejames Membro Novato |
# out/22 · Editado por: ejames
· votar
brunohardrocker Com Anitta vai ter um MAS, um PORÉM, mesmo?
Tá dodói da cabeça também? Tu abriu algum dos links que eu mandei?
Vocês estão atacando o mensageiro e ignorando a mensagem.
Não tem mensagem nenhuma, cara. É um moleque rico, que em sua própria rede social este mês postou um vídeo sendo abertamente racista. Em diversas outras postagens ele se orgulha de ser "da elite". Num único mês ele fez duas alegações contra pessoas famosas, ambas afirmando que sofreu ataques online, mas até agora nenhum print, nenhuma prova além da palavra dele de que registrou a ocorrência (também sem nenhuma prova de tal registro).
Isso aí é doença mental ou no mínimo alguma estratégia bizarra para chamar atenção. A notícia data do dia 19 e até agora não saiu de lugar nenhum além desses portais "categoria B" (exceção do Terra, que tem já histórico de pegar notícias desses lugares).
E com a Luiza Sonza?
Não tem detalhes do processo, não dá para dizer nada. Se de fato foi como o relatado, pode ser uma demonstração de racismo estrutural (que ninguém está isento, muito menos ela), mas não há como afirmar que houve crime contra a pessoa pelas informações disponíveis até agora. Crime por confundir alguém com funcionário seria afirmar que a condição de funcionário é de alguma forma negativa ou vexatória, não vejo como isso ir para frente. Uma coisa que me chamou atenção foi a delegada querer registrar como injúria e a vítima (que, segundo as notícias, é advogada) insistir como racismo, o que me parece complicar mais do que facilitar a situação.
|
Wanton Veterano |
# out/22
· votar
brunohardrocker Vocês estão atacando o mensageiro e ignorando a mensagem.
Você não é o mensageiro! Você escolheu a mensagem, porra! Vamos parar com esse joguinho de se fazer de tonto!
|
# out/22
· votar
ejames Wanton
Mas quando é com essas celebridades, vale pesquisar a vida da vítima, vale dar o benefício da dúvida, o espaço ao contraditório?
|
ejames Membro Novato |
# out/22
· votar
brunohardrocker Mas quando é com essas celebridades, vale pesquisar a vida da vítima, vale dar o benefício da dúvida, o espaço ao contraditório?
Cara, você quer fazer paralelo com quem?
|
# out/22
· votar
ejames
Não há paralelo. Eu to vendo que essas matérias já estão chegando em portais com mais exposição. Não sei se chega nos maiores, mas pode ser que sim.
|
ejames Membro Novato |
# out/22
· votar
Deu piripaque de vez no agrorocker.
|
Lelo Mig Membro
|
# out/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
brunohardrocker
Bruno, se eu fosse juiz, um cara que faz uma música dessas já tá errado. A Annita (que é ruim) perto do sujeito é tipo um Mozart.
Guilhotina. Próximo!
|
# out/22
· votar
Lelo Mig
Eu não vou dar play não. Não desconta em mim, só porque postei as matérias da Luisa Sonza e Anitta.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22
· votar
Neste caso sou obrigado a concordar com a Anitta. Mandou o cara de volta pro buraco donde ele saiu que casualmente fica na Bahia (o estado não tem culpa).
|
Drinho Veterano |
# out/22
· votar
Bora Bill será lacrado ou perdoado?
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Esse Bill mal entrou pra mídia, já vai sair e o interessante é que ele é de origem negra.
|
ProgVacas Membro Novato |
# out/22
· votar
Como assim "origem negra"?
|
# out/22
· votar
Eu percebi um sotaque nordestino nele... É por isso que ele tem "origem negra", Pedro?
...
Infelizmente, por causa desse Pedro eu dei atenção exagerada ao que o Drinho posta e me deparei com um babaca fazendo piada racista e rindo sozinho.
Nada de novo à frente. Polemizar idiotice é o mote desses caras.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
ProgVacas Como assim "origem negra"?
Nada a ver com o fato de ser nordestino, fui claro e você entendeu. Ele é negro e está contando piada de negro, esse é o paradoxo. Independente ser negro ou branco, ele fez uma piada de muito mal gosto, você concorda?
|
# out/22
· votar
https://uploaddeimagens.com.br/images/004/059/018/original/quem-e-bill -conheca-o-cearense-que-viralizou-nas-redes-bora-bill-bd837280-c494-46 94-8043-4be433d08c61.jpg?1665664880
Olha aí o Bora Bill, como é negro! Só faltou a cor.
|
# out/22
· votar
Pedro_Borges
Depois eu digo que a sua cognição estagnou aos 16 anos e você fica cheio de nove horas...
Eu disse: me deparei com um babaca fazendo piada racista e rindo sozinho.
Está claro que eu também considero a piada de mau gosto. Concordar contigo já é outra coisa.
|