Autor |
Mensagem |
ejames Membro Novato |
# out/22
· votar
Vai votar de verde e amarelo, né?
|
Lelo Mig Membro
|
# out/22
· votar
brunohardrocker Wanton
A interprete de libras é para os cegos, seus Manés!
|
ProgVacas Membro Novato |
# out/22
· votar
Lelo Mig
A mina cura surdez só com uma pergunta.
|
# out/22
· votar
brunohardrocker Pedro, vamos lembrar que para o tribunal da internet, basta somente a acusação.
Até ontem você dizia que não precisava de fontes, agora está reclamando...
|
Lelo Mig Membro
|
# out/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Só sei que fui fazer um orçamento hoje e a pessoa me perguntou do "Bora Bill".
Respondi que não conhecia, que tinha visto algo aqui no fórum hoje, que fiquei sabendo que tinha se tornado um meme, mas não sabia como nem porque, que estava por fora.
A pessoa, com certo espanto (e desdém), me respondeu:
- Nossa, tá todo mundo comentando!
Lembrei de meu falecido pai que sempre dizia:
- Se todo mundo tá comentando é porque é uma bosta!
Não repeti a frase. Fiquei quieto. O cara me deu o trampo e eu, bunda mole, preciso do dinheiro.
Mas, voltei prá casa com saudades do meu pai. O bicho era genial.
|
makumbator Moderador
|
# out/22 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig
Vc literalmente tomou uma lacrada. Como assim não está por dentro do que rola nas interwebs? Foi pra te fazer se sentir culpado por estar “desinformado”.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/22
· votar
Lelo Mig Só sei que fui fazer um orçamento hoje e a pessoa me perguntou do "Bora Bill".
Pô, mas como a web vive dessas celebridades de ocasião, hein?
|
# out/22
· votar
Eu descobri esse cara aqui.
|
# out/22
· votar
Não sei se lamento ou não estar numa bolha onde esse cara não flutua.
|
Drinho Veterano |
# out/22 · Editado por: Drinho
· votar
Lelo Mig
- Se todo mundo tá comentando é porque é uma bosta!
Isso é preconceito com Bora Bill.
https://g1.globo.com/google/amp/ce/ceara/noticia/2022/10/13/bora-bill- se-desculpa-apos-piada-racista-em-podcast-estou-envergonhado.ghtml
Bora Bill merece a misericórdia do Tribunal de Lacrópolis.
|
brunohardrocker Veterano |
# out/22
· votar
ProgVacas Até ontem você dizia que não precisava de fontes, agora está reclamando...
FAKE NEWS! Todo mundo leu o que eu escrevi, não vem deturpar! Quando já se conhece o fato, pedir fonte é uma forma de sabotar o debate.
|
# out/22
· votar
Então... Os fatos. Precisam de comprovações, provas.
|
# out/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Bora Bill Luva de Pedreiro
Tantos por aí que surgem nessa pegada. Eu particularmente nem reclamo. São pessoas que não tem nada na vida, aí produziram algum tipo de entretenimento de mal gosto que viralizou, aí faturam uma grana.
O que eu reclamo mesmo é da incapacidade que o nosso povo tem para premiar uma turma minimamente talentosa. Que fosse uma cantora pop com talento. Umas músicas de 4 acordes e uma letra que conta uma história. Um disco em que as 12 faixas não repitam o mesmo tema...
|
Drinho Veterano |
# out/22
· votar
Bora Bill pede desculpas para o Tribunal do Bem.
|
Pedro_Borges Veterano |
# dez/22
· votar
https://www.terra.com.br/ao-vivo/nos/eu-encaixo-essas-pessoas-como-rac istas-porque-elas-sao,a688958a563532850a98e0cc1238dbc9ebgoohgs.html
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/mar/23 12:23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
https://www.terra.com.br/esportes/ponte-preta/helio-dos-anjos-relata-t er-sido-vitima-de-racismo-em-jogo-da-ponte-preta-contra-brasil-de-pelo tas,5b7f595db5dc07fb4726fb342ea2fa42f1inm8j2.html
Segundo o técnico ele foi chamado de "Negão filho da puta".
É racismo ou apenas ofensa moral? Neste caso a ofensa está no sujeito ou no predicado? O técnico pode ter se ofendido pela expressão FDP, mas preferiu alegar racismo que tem uma conotação mais pesada?
O termo "negão" é uma intenção ofensiva racista ou pode ser vista como um adjetivo de quem é grandão e moreno?
Analisem este caso concreto. O céu é o limite.
|
JJJ Veterano
|
# 08/mar/23 12:55 · Editado por: JJJ
· votar
Certa vez, o Brizola discutiu com o Agnaldo Timóteo, de quem tinha sido aliado antes, e o chamou de "negro safado". Foi bem antes da era da lacrosfera e dos cancelamentos virtuais, mesmo assim foi um caso complicado.
Depois até voltaram a se entender, mas levou um bom tempo.
É meio difícil dizer se a intenção de alguém ao falar uma coisa dessas foi ser racista ou se só falou uma "descrição" do sujeito (com relação à etnia, não ao adjetivo seguinte, claro). O problema é que dificilmente alguém fala "branco safado" ou "branco filho da puta", fica só no adjetivo seguinte mesmo. Daí a ideia de conotação racista, sempre que aparece um caso desses.
|
Lelo Mig Membro
|
# 08/mar/23 12:57 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"Analisem este caso concreto. O céu é o limite."
"Negão filho da puta"
Não vou entrar no mérito... Só explicar algo que as pessoas, principalmente heteros brancos, não entendem. E não falo em relação à lacração e etc., mas sim em termos legais.
Se alguém te xinga de filho da puta, ela esta tentando te ofender, é uma "agressão verbal". Você pode ou não levar a diante a questão de sentir-se ofendido. Mas, ninguém vai te xingar de "brancão filho da puta".
Ao xingar alguém de "negão filho da puta" fica explícita a referência a questão racial. A pergunta é: Por que é preciso "destacar" a cor do sujeito ao xingá-lo? Esse ato de evidenciar a raça ao ofender, inconsciente ou não, é fruto de racismo. (a cor entra na ofensa, subentende-se que ele é FdP e Preto ou é FdP porque é Preto).
Vocês conseguem perceber a diferença? Ou não?
Ahhh, mas sempre se falou isso e ninguém ligava. Agora ligam, os pretos não toleram mais este tipo de ofensa, não aceitam mais e foda-se. Aceitem que dói menos.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/mar/23 13:06
· votar
JJJ Lelo Mig
É verdade. É bem por aí mesmo.
|
# 08/mar/23 14:00
· votar
Pedro_Borges
É racismo ou apenas ofensa moral?
Cara, você precisa ficar mais esperto na atualidade. Seria, antes de 16/01/2023, injúria racial. Ofensa moral, inclusive, nunca foi sequer citado em texto qualquer lei. Difamação seria anpalavra correta. Ou mesmo injúria, mas a partir da data que eu citei o crime de injúria racial passa a ser tipificado como crime de racismo.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 08/mar/23 14:05 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
ProgVacas Falei alguma coisa errada? Fiz a pergunta racismo pelo "negão" ou ofensa moral pelo "fdp" (agora a versão desenhada). Da próxima fica mais experto, mané, e analisa melhor o texto!
Peraí, você é o mesmo cara que noutro tópico interpretou o texto enigmático do Wanton?
|
Drinho Veterano |
# 08/mar/23 15:45
· votar
É racismo ou apenas ofensa moral?
Eu acho que não é simples assim porque o que importa é o contexto e o tom.
Imagine as palavras negro e preto que são usadas para indicar a raça, são palavras que isoladamente não possuem nada de especial, mas até essas palavras, dependendo do contexto e do tom da sua frase podem ser classificadas como injúria racial.
Negão filho de puta tem a intenção de ofender então dá pra enquadrar, assim como “preto filho da puta” enquanto preto isoladamente é ok.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 08/mar/23 16:07 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
Lelo Mig ninguém vai te xingar de "brancão filho da puta".
parei pra pensar nessa questão, e realmente, nunca vi ninguém usar a expressão precedida de "brancão"
mas já vi a expressão FDP ser precedida por "loirinho/a" "moreninho/a" "japinha" "ruivinho/a" etc etc etc
então me parece que destacar a aparência física da pessoa é meio que uma mania para qqr aparência que fuja do padrão "branco de cabelo preto"
agora esse pensamento todo não leva em conta o contexto, e pelo contexto parece haver racismo...
|
Lelo Mig Membro
|
# 08/mar/23 16:39
· votar
Jonas Kahnwald
"loirinho/a" "moreninho/a" "japinha" "ruivinho/a" etc etc etc"
Quando eu era garoto era muito comum, por exemplo num campo de futebol, onde haviam moleques que você só conhecia de vista, este tipo de expressão; loirinho, neguinho, gordinho, japinha, alemão, 4 olhos, etc. Eu mesmo, durante um tempo na infância, tinha uma cicatriz de queimadura no nariz e galera me chamava de "nariz queimado".
Não vejo muito como preconceito. Era uma forma de identificar cada um, mas obviamente com um teor de zoeira e provocação, típica de moleques de minha geração.
Mas, no contexto de "negão FdP" que o Pedro_Borges colocou, eu acho que a referência a cor é, propositalmente, pejorativa e não um "identificador".
|
# 08/mar/23 21:14
· votar
loirinho/a" "moreninho/a" "japinha" "ruivinho/a" etc etc etc"
Eu aprendi, depois algumas reflexões e dialogos com pessoas do meio, que essa adjetivação a grupos que não são sistematicamente alvo de racismo, tem o mesmo peso de uma ofensa pessoal. Dependendo da situação, pode ser um tipo de discriminação e tal, mas não é exatamente racismo.
|
-Dan Veterano
|
# 09/mar/23 09:26 · Editado por: -Dan
· votar
Contexto importa.
Acredito que se ruivinhas e loirinhas tivessem um historico recente de escravidão fudido no país e hoje preenchessem as camadas mais pobres e marginalizadas da sociedade, o teor desses adjetivos tambem seriam mais pesados.
|
# 09/mar/23 09:38 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
-Dan Contexto importa
sim, importa, por isso disse que no caso a indicação é de ser caso de racismo mesmo o meu ponto foi que, a mera menção à aparência de uma pessoa não necessariamente é caso de racismo, pode ser apenas para destacar o sujeito ;)
P.S tu consegue ler algo relacionado a racismo e/ou política sem pressa e sem ativar a auto defesa paraquedista ou é muito difícil contexto importa no comentário tbm
|
-Dan Veterano
|
# 09/mar/23 09:57
· votar
Jonas Kahnwald
Mano, eu corroborei seu ponto. Voce disse que contexto importa. Concordei e complementei.
Que afetação hein. Que pautar como me comunico agora?
|
# 09/mar/23 10:47
· votar
Jonas Kahnwald
o meu ponto foi que, a mera menção à aparência de uma pessoa não necessariamente é caso de racismo, pode ser apenas para destacar o sujeito ;)
Mas aí você incorre num erro que dias atrás estava apontando no Bruno, que é o de relativizar casos explícitos. Fica evidente o racismo na expressão, mas ainda assim você quer sujeitar situações irreais para debater um caso real, líquido e certo de racismo.
|
# 09/mar/23 10:51 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
ProgVacas Mas aí você incorre num erro que dias atrás estava apontando no Bruno, que é o de relativizar casos explícitos.
eu nao relativizei o caso, tanto que disse que o caso era de racismo o que eu disse é que simplesmente falar "negão" nao imputa ojeriza ou racismo, o que imputa é o contexto
Exemplo: vc encontra um amigo preto e o cumprimenta assim: "eai, negão!" obviamente nesse caso não haveria racismo
|