Autor |
Mensagem |
ProgVacas Membro Novato |
# 10/mar/23 06:53 · Editado por: ProgVacas
· votar
Jonas Kahnwald
É sobre isso mesmo que eu falei. Diante de uma situação flagrante de racismo, você situa outra irreal e que não configura o crime e, assim, sem querer, ameniza a situação que verdadeiramente aconteceu.
É como dizer que a fulana foi estuprada, mas muitas mulheres acusam homens falsamente de estupro.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 10/mar/23 09:42 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
ProgVacas É sobre isso mesmo que eu falei. Diante de uma situação flagrante de racismo, você situa outra irreal e que não configura o crime e, assim, sem querer, ameniza a situação que verdadeiramente aconteceu. É como dizer que a fulana foi estuprada, mas muitas mulheres acusam homens falsamente de estupro.
é que no caso, eu tava comentando sobre uma ponderação que o Lelo havia feito sobre o caso não sobre o caso diretamente... e daí justamente para não dar a entender que estava diminuindo o caso, reiterei que o mesmo era de racismo
mas enfim, entendi o que você quis dizer!
|
Pedro_Borges Veterano |
# 19/abr/23 21:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Sobre a questão racial no Brasil
Eu já tive a oportunidade de dizer aqui o meu apreço pela causa racial no Brasil. Em alguns posts manifestei isso e até fui colocado em dúvida por um certo professor que dá pitacos por aqui e as vezes até patacos. Pois bem, já disse que minha avó por parte de pai era negra e que alguns de meus irmãos puxaram para ela, outros como eu, puxaram um pouco mais para meu avô, também de pai, que era um brancão de olho azul celeste, e tinha descendência dos Países Baixos. Tivermos uma coisa em comum: todos bonitos à Bessa (Risos).
O que ainda não disse a vocês é que devo minha vida a uma mãe de leite negra que, quando eu tinha um mês de vida assumiu a amamentação desse cara aqui. Minha mãe havia sofrido um trauma profundo, pois meu irmão naquela época falecera num acidente – uma tora de madeira caiu sobre sua cabeça esmagando-a. Um acontecimento muito triste!
Essa passagem em minha vida com a Sebastiana e o Elias - minha mãe e irmão de leite - depois de tomar consciência, me serviram de grande base para reconhecer o valor humano e a não distinguir as pessoas pela sua raça e cor. Esse princípio sempre foi respeitado também dentro de minha família de sangue. Infelizmente Sebastiana e Elias foram para outra dimensão, assim como meus pais também. Elias, também foi vítima de um acidente, só que automobilístico, quando tinha quarenta e cinco anos. Estivesse ainda conosco, teria hoje sessenta e um anos.
Elias foi meu irmão das brincadeiras infantis, dos banhos nos riachos, de procurar por frutas no cerrado e outras companheirices. Desde cedo aprendi a rejeitar as piadinhas jocosas que se dirigiam às pessoas de cor. Nunca fiz nenhuma delas. Quando via, sentia dor em mim pela meu irmão.
Feitas essas preliminares quero dizer que a maior dívida que a nação brasileira tem é com os negros, nem talvez a dívida com os povos originários seja tão grande. Estes, por sua vez, foram mortos e muitas tribos dizimadas, entretanto os que restaram tem pelo menos a terra reservada para viver e manter sua cultura e tradições. Claro que há queixas ainda, mas isso é assunto para outro post.
O negro por sua vez, teve sua abolição concedida, porém foi jogado à natureza como se solta passarinhos na floresta. Assim mesmo. Como bicho para buscar suprimentos na natureza! Na época da abolição, o Brasil tinha muitas terras devolutas. Bastava lotear terras e sortear dando a assistência necessária para que esses proprietários pudessem sobreviver e produzir. Assim como a famosa corrida do Oeste, na América. Mas o que se viu foi a formação de comunidades ocupando beiras de rios, pois a pesca era a única forma de sobrevivência.
Não tenho a menor dúvida que a maior dívida da nação brasileira é com a questão racial. Essa não aparece em nenhum balanço econômico ou financeiro e muito menos quantificada em alguma estatística social, mas é necessário inventariar e descobrir mecanismo que possa resgatar essa dívida.
Não resta a menor dúvida que a questão da pobreza, tem como causa maior esse erro do passado, pois a imensa maioria da população pobre é negra. Fico muito triste quando vejo a questão racial sendo colocada de forma ideológica.
O Brasil é um país com pouca ou quase nenhuma capacidade de investimento social. Tem um dos piores PIB Per Capta inclusive da América Latina, U$ 7.500/a.a. No cone sul só ganha do Paraguai. O mínimo para começar uma virada de mesa seria de pelo menos U$ 25.000/a.a.
Bom colegas, penso que este é um dos últimos posts meu por aqui e não queria deixar de ter essa fala para contribuir com o tópico e espero que ele volte a ser objeto de discussão. Vou dar um tempinho, estou empenhado em um novo desafio e necessito dedicar-me. Talvez ainda poste algumas coisa.
|
Lelo Mig Membro
|
# 19/abr/23 21:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
Fico muito triste quando vejo a questão racial sendo colocada de forma ideológica.
Ok, Pedro, sinto muito pelo seu irmão. Mas, cara, pense bem, não há como não colocar a questão racial na régua ideológica, quando um lado procura amenizar estas dividas e, pelo menos, atenuar o preconceito e o outro acha que "cada um que se vire, corra atrás de seu mérito e foda-se", "eu não tenho culpa se meu bisavô era escravagista" e outras coisas do tipo.
Não têm como tirar a questão racial da ideologia. Se a vida do pobre já é bastante complicada a do pobre preto é bem mais.
|
# 20/abr/23 08:22
· votar
Pedro_Borges
Em alguns posts manifestei isso e até fui colocado em dúvida por um certo professor que dá pitacos por aqui e as vezes até patacos.
Foi porque você chamou a Bela Gil de ladra e seu pai de corrupto, sem nenhuma razão aparente. Pegou mal. A culpa é só sua. Não está na sala da sua casa onde você pode falar a merda que quiser que não haverá reação nenhuma. Toma mais cuidado, seja mais decente, ou não, aguenta o tranco.
Desde cedo aprendi a rejeitar as piadinhas jocosas que se dirigiam às pessoas de cor. Nunca fiz nenhuma delas. Quando via, sentia dor em mim pela meu irmão.
É mesmo? O que aconteceu em 2018?
Feitas essas preliminares quero dizer que a maior dívida que a nação brasileira tem é com os negros, nem talvez a dívida com os povos originários seja tão grande.
Ah, é? Tá. A frase poderia ter terminado até onde grifei, não acha? Por que colocou os povos originários? Por causa do "índio de Hilux"?
Não tenho a menor dúvida que a maior dívida da nação brasileira é com a questão racial. Essa não aparece em nenhum balanço econômico ou financeiro e muito menos quantificada em alguma estatística social, mas é necessário inventariar e descobrir mecanismo que possa resgatar essa dívida.
Uau! Como você é sensível! Odeia o partido que mais criou políticas de ações afirmativas, mas ama o grupo político que trata preto como gado! Muito coerente a sua posição, Sr. Pedro.
Fico muito triste quando vejo a questão racial sendo colocada de forma ideológica.
Ah, vá! Cê fica cabrerinho é... Ownnnnnn
Faz arminha com a mão! Vai lá na reunião dos maçons ouvir que a sua principal opção para tirar o pt malvadão, trata-se de alguém que mede preto em arroba, como gado, e que gente assim não serve nem para procriar!
Você consegue imaginar como o seu irmão se sentiria?
Eu consigo.
O Brasil é um país com pouca ou quase nenhuma capacidade de investimento social.
Que consciente! Elegeu o grupo político entusiasta do teto de gastos por quê? Não prestou atenção?
contribuir
Pô, brigadão!
Vou dar um tempinho
Ahhhh, não vai!
|
Pedro_Borges Veterano |
# 20/abr/23 12:42
· votar
ProgVacas
É seu PV, falei de coisas muito íntimas e até relendo depois o texto me fez sentir. Poderia ter deixado essa análise ponto a ponto de lado, mas enfim.
|
# 20/abr/23 13:10
· votar
Pedro_Borges
É isso, aí. Reflexão é sempre bom. Bastasse não me mandar indireta, também.
|
# 26/abr/23 08:39 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
alerta textão
Disclaimer 1: não assisti ao BBB 23 em nenhum momento
Disclaimer 2: acabei acompanhando por osmose algumas coisas que aconteciam na casa por conta do Instagram (logo, sei de alguns fatos mas não do contexto todo)
Dito isto, estão exibindo nas redes descontentamento com o resultado final, que premiou a Médica Amanda Meirelles, e também destilando um hate desnecessário (imo) na menina. O pouco que sei é que ela foi uma "planta" no programa pq dormiu bastante e não se destacou tanto quanto outros brothers, entretanto, quando apareceu sempre demonstrou uma personalidade muito boa, não criou treta com ninguém, não atacou ninguém e ainda recebeu inúmeros depoimentos positivos de pacientes que exaltaram seu atendimento humanizado aqui fora da casa!
Por outro lado, é fato que personagens mais destacados que causavam bastante fuzuê na casa, e eram pretos, foram eliminados para participantes que, na teoria, não eram tão cativantes, entre eles a própria Amanda uma vez. A personagem que mais gostariam que tivesse ganho aparentemente foi Domitila, ativista social preta, que ganhou miss alemanha em 2022 (!).
Um personagem bastante controverso também foi o também médico Fred Nicácio. Preto, homossexual, representante queer que voltou 2x para a casa mas foi eliminado 3x (a primeira vez em paredão falso, a segunda vez retornando posteriormente por voto popular e uma ultima vez em definitivo). Ele, chamado de "karol kom keixo", foi o "malvado favorito" da edição e com suas 3 eliminações desapontou muitos torcedores de continuarem assistindo o programa.
Bruna Griphao, uma atriz branca loir, magra de olhos azuis foi finalista do programa e era com certeza a "mais odiada" de algumas bolhas da rede, porém foi se mantendo na casa e eliminando "favoritos". Com um pai importante e rico, e uma mãe de nacionalidade grega, ela acabou se tornando a maior representação do privilégio branco na edição. Porém, mesmo com tudo isso, ela não foi a vencedora no fim e com isso, boa parte de seu hate foi redirecionado para a vencedora, também branca, Amanda.
Lembrando que o "grande problema" com relação a Amanda era o fato de ela ser pouco participativa na casa, a famosa "planta". Entretanto, em 2020, a vencedora do programa também foi uma médica, também foi uma "planta" mas não recebeu esse hate. Um detalhe importante: a vencedora do BBB 20 é preta.
Pra quem foi brabo de ler até aqui, considerações a serem respondidas:
1) Acham que a participante Amanda ganhou o prêmio muito em parte por conta do racismo estrutural da nossa sociedade?
2) Acham merecido o hate/reclamações em cima da Amanda, ou ela não tem culpa do povo* que a escolheu?
* com a possibilidade de votar mais de uma vez, além dos bots de internet, fica difícil saber se qualuer votação realmente representou a "voz do povo"
|
Drinho Veterano |
# 26/abr/23 08:58
· votar
Jonas Kahnwald
Meu amigo Jones, sou a favor do empreendedorismo e da matemática financeira como temas gerais e evidentemente cada um na especificidade que possui afinidade, não sei te informar se ser preto ajuda a ganhar o BBB.
Eu acho essas conversas desrespeitosas com o preto pois já o colocam em posição de inferioridade mesmo antes de começar.
|
# 26/abr/23 09:04
· votar
Drinho
o que eu falei que coloca o preto em posição de inferioridade?
|
Wanton Veterano |
# 26/abr/23 09:27
· votar
Jonas Kahnwald
Big Brother é engraçado, né? Não faz muito sentido. Você coloca umas 20 (?) pessoas em uma casa e pergunta para o público quem merece ganhar mais de 2 milhões. Qual o trabalho que eles realizam ali? Se expor para entreter as massas. Às vezes, quem ganha e leva o prêmio foi menos competente nisso do que um 2º, 3º, 5º, 8º colocado. A distribuição é muito desigual. Por outro lado, a premiação é o motor da disputa.
1) Acham que a participante Amanda ganhou o prêmio muito em parte por conta do racismo estrutural da nossa sociedade?
Não sei, mas é uma variável. Não sei o que aconteceu lá. Se rolou discurso sobre negritude e aqueles papos que os reacionários entendem como vitimismo, é possível que parte do público tenha punido essa atitude. Grande parte da população se incomoda com os incomodados. Fomos ensinados a gostar do subalterno resignado.
2) Acham merecido o hate/reclamações em cima da Amanda, ou ela não tem culpa do povo* que a escolheu?
Se o motivo foi ela ter vencido por ser branca, é claro que ela não tem culpa. Mas não sei o que as pessoas têm dito sobre isso, não sei se ela adotou algum comportamento que acirrou as questões raciais. Lembro que lá no começo havia uma tendência de premiar os coitadinhos, o que foi notado pela Globo, causando uma mudança nos critérios de seleção dos participantes. Eles querem que as disputas se tornem menos previsíveis – o que faz sentido, do ponto de vista do entretenimento. Não faria sentido pôr gente branca se só os pretos fossem considerados dignos de ganhar (nessa frase, pode substituir "gente branca" por qualquer fatia privilegiada da população e "pretos" por qualquer minoria discriminada).
|
# 26/abr/23 09:58
· votar
Wanton
Concordo com tudo que disse. Sobre o compotamento da Amanda no reality, acho que ela não se envolveu em nenhuma polêmica racial, nem qq outra polêmica, até por isso era chamada de "planta" e "Camanda"
|
Drinho Veterano |
# 26/abr/23 10:33 · Editado por: Drinho
· votar
Jonas Kahnwald
Não disse que você teve essa intenção, sei que não teve. Estou dizendo que o simples fato de questionarmos a possibilidade desta pessoa ter ganhado por influência do racismo estrutural já a coloca em posição de inferioridade e não acho legítimo levantarmos essa suspeita.
PS: Não assisto BBB e não sei se quem ganhou é preto.
O racismo não deve ser negado e deve ser combatido com punição severa assim como homofobia e outros mais, afinal discriminar uma pessoa pelo que ela é, é aparentemente mais grave do que discrimina-la pelo que ela acredita.
Ao mesmo tempo acho que existe uma cultura de ficar remoendo o próprio racismo estrutural que difama o preto pela própria natureza do discurso, ainda que seu objetivo seja o contrário e é por isso que eu acho que a natureza do seu questionamento não seja de bom gosto mesmo que certamente não tenha sido seu objetivo.
Teve uma situação do Ciro com aquele Fernando Holiday que com o objetivo de discursar a favor dos pretos, chamou-o de capitão de mato e perdeu na justiça. É um caso extremo, mas apenas para exemplificar que é importante combatermos o racismo mas parece boa ideia evitarmos ficar remoendo de forma exagerada em vários setores como fazem algumas lideranças.
|
Lelo Mig Membro
|
# 26/abr/23 10:38
· votar
Jonas Kahnwald
Não sei absolutamente nada sobre BBB e me nego a saber.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 26/abr/23 11:26
· votar
Lelo Mig
Eu também não sei patavinas. Estou postando só pra dizer que não tenho nada a comentar.
|
JJJ Veterano
|
# 26/abr/23 12:19
· votar
Lelo Mig
Pedro_Borges
BBB
É o bom e velho "não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe".
|
Lelo Mig Membro
|
# 26/abr/23 12:30 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
JJJ
Já que o assunto surgiu, vou comentar uma coisa com vocês, que é até meio ridícula, confesso, mas...
Eu acho esse programa tão ridículo, tão inútil e tão nefasto, que desenvolvi uma espécie de ódio (por mais idiota e infantil que isso possa parecer). Se cair uma bomba lá e matar todo mundo eu quero que se foda. Prá mim, só o fato de alguém entrar num programa desses já o faz ser uma pessoa desprezível.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 26/abr/23 15:08
· votar
Lelo Mig
Se você por um acaso caísse lá dentro, você come-lo-ia umas minas lá?
|
makumbator Moderador
|
# 26/abr/23 16:06
· votar
Lelo Mig
Só seria perdoável entrar no BBB se for pra trollar geral e tocar o terror. Obviamente alguém assim seria retirado na primeira semana, mas seria engraçado.
|
Drinho Veterano |
# 26/abr/23 16:08
· votar
makumbator
Imagine o deputado nikolas no BBB…
|
Lelo Mig Membro
|
# 26/abr/23 16:25
· votar
Pedro_Borges
"você come-lo-ia umas minas lá?"
Fantasiando? Sim! Eu gosto de sexo e de mulheres e meu gosto não diminuiu com a idade.
No mundo real? Não!
1-Eu tenho namorada que respeito e ficaria extremamente decepcionada com um exposição dessas.
2- Eu tenho noção de realidade, tenho 60 anos, nenhuma daquelas gostosas ia nem olhar prá mim com tanta gente bombada e jovem. Meu tempo de pegador já passou, faz tempo.
3- Eu jamais se inscreveria para um programa destes.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 22/mai/23 18:17
· votar
Seguinte, tá todo mundo acompanhando o caso do Vini Jr. na Espanha, né?
Pois é, o que todos estão achando disso, sobretudo com a complacência das autoridades judiciais, La Liga, UEFA, FIFA...? A FIFA se limita a publicar uma nota de repúdio, as outras nem isso.
|
Wanton Veterano |
# 22/mai/23 18:21
· votar
Pedro_Borges
Tô achando que espanhol é racista pra caralho e não tem nenhuma vergonha disso.
|
Lelo Mig Membro
|
# 22/mai/23 19:16 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges Wanton
Apesar de o racismo nunca ter deixado de existir, eu não me lembro desse tipo de "manifestação" quando eu era mais jovem e acompanhava futebol. Tinha casos isolados de uma pessoa chamar, por exemplo o Pelé, de negão, de crioulo, estas coisas, mas não lembro de torcida xingando em coro, de macaco, como temos visto nos últimos anos. (Posso estar equivocado).
Acho que com a queda da educação a cada ano que passa e o crescimento da direita radical no mundo, os nazis (enrustidos ou não) têm ganhado força e perdido a vergonha de se expor.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 22/mai/23 19:25 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Lelo Mig
Tudo seria mitigado se as autoridades locais aplicassem políticas de combate. Pô, a América tem segregação racial, mas não se vê em espetáculos públicos, competições esportivas, basquete esse tipo de coisa, pelo contrário, os negros dos esportes são ídolos de toda a população.
Meu temor é que isso possa atrapalhar o desenvolvimento do garoto, ele é ainda muito novo. Tá na melhor fase e caminha para uma bola de ouro.
|
Lelo Mig Membro
|
# 22/mai/23 19:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
Outra coisa a considerar, independente do aumento desse racismo descarado, é que o preto não abaixa mais a cabeça. Os jogadores antigos tinham aquela criação de "baixar a cabeça", porque a sombra de um avô ou bisavô escravo ainda era muito presente. Muitas famílias pretas educavam seus filhos a não encarar o branco, não enfrentar para se fuder menos, já que a sociedade, a Lei, o Estado, nada nem ninguém estaria ao lado deles num conflito.
Hoje o preto não baixa mais à cabeça... e o tiozão do churrasco que conta piada de preto e de gay, diz que é mimimi da geração atual, mas no fundo ele não se conforma de "os tempos terem mudado" e ele não poder mais humilhar os outros.
|
makumbator Moderador
|
# 22/mai/23 20:10
· votar
Lelo Mig
Do que eu lembro em futebol era de ultras italianos (obviamente não todo o estádio) gritando esse tipo de coisa. Acho que vi isso na TV desde os anos 90. Mas era algo do nicho dos ultras (e tem que se levar em conta que a mídia dava pouca atenção a isso). E assim como hoje, era destinado a certos jogadores e não a outros. Então a mesma torcida podia até tolerar um jogador negro em sua equipe e ainda assim xingar um adversário (principalmente se ele fosse acima da média ou provocador).
|
Wanton Veterano |
# 22/mai/23 20:48
· votar
Pedro_Borges Meu temor é que isso possa atrapalhar o desenvolvimento do garoto, ele é ainda muito novo. Tá na melhor fase e caminha para uma bola de ouro.
O racismo é muito mais relevante do que a carreira do Vini Jr. O cara já tá podre de rico, já pode se aposentar. Futebol é só um esporte de merda. Racismo é grave! Não dá para querer diminuir isso ou jogar para segundo plano.
|
makumbator Moderador
|
# 22/mai/23 21:08
· votar
Wanton Futebol é só um esporte de merda
https://www.youtube.com/shorts/z8WP-8DKGKs
|
Wanton Veterano |
# 22/mai/23 21:27
· votar
makumbator
Meu time tomou 4 do São Paulo, não tô no melhor momento para enaltecer o esporte bretão.
|