Filosofia básica: pense de forma positiva.

Autor Mensagem
Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Resumindo: vc deve se aliar a doutrina em que encontrar a maior probabildade de acerto com seu tudo, porém com uma base sólida como raíz do processo de pensamento: a razão.(sabendo que o senso de razão também deve ser "upgradeado" por vc mesmo, assim como o senso de tudo)

Eu só posso recomendar a Bíblia por minhas experiências.

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Eu posso recomendar alguns livros, além da Bíblia.

Ler um livro é como assistir um filme. Muitas vezes a gente chega no final do filme e se decepciona, não gosta, ou acaba mesmo se identificando com as idéias e com a estória. Assim também é com os livros. O mais legal nesse papo de ler um livro, ou ver um filme, é que você acaba naturalmente sendo um receptor de idéias e pensamentos, e quanto mais a gente faz isso, mais as nossas idéias, filosofias vão se solidificando e fortificando a nossa opinião. Mas há os que gostam apenas de tacar pedras, apenas críticos, porém ainda pobres de espírito. Sem querer criticar os críticos, pois estes também têm a sua importância, desde que seja construtiva e com fundamentos mesmo que não provados, mas lógicos.

Os que eu posso recomendar são alguns que tem a ver com os meus pontos de vista são esses:

Bíblia (naturalmente e sempre a mão pra comparar certos trechos),
Os Exilados de Capela (com uma liguagem "técnica", clara e direta),
A Saga dos Capelinos (07 excelentes volumes - Albert Paul Dahoui),
O Enigma (ou qualquer outro do autor J.W. Rochester),
As Valkírias (ou outro do Paulo Coelho)

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Eu só posso recomendar a Bíblia por minhas experiências.

Eu quis dizer que se recomendo a Bíblia eh por que sei que tem bastante sabedoria, por experiência. Mas também dá pra ler outros livros, tudo eh informação, sabendo filtrar fica tudo certo.


AgemiroValadão
Bem válida sua recomendação tb. Vlw

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Resumindo: vc deve se aliar a doutrina em que encontrar a maior probabildade de acerto com seu tudo, porém com uma base sólida como raíz do processo de pensamento: a razão.(sabendo que o senso de razão também deve ser "upgradeado" por vc mesmo, assim como o senso de tudo)


mas qual doutrina vc segue??? cristianismo??? qual os argumentos q vc utilizou pra concluir q esse doutrina tem base racional???

a tua tese é essa

existe a probabilidade de Deus-> logo a doutrina cristã está certa... pq??? pq tá na biblia q é a tua referencia... Mas vc sabe q adao e eva é historinha pra boi dormir... E existem fontes muito mais seguras q a biblia...

Responda objetivamente:

Aceitando que Deus existe, qual a probabilidade de que entre os milhoes de planetas do universo inteiro, ele se preocupe com esse povinho aqui do fim do mundo??? e qual a razao de mandar o seu proprio filho (sic) pra "salvar-los"??? Salva-los de que???

stratopeido
Veterano
# jan/06
· votar


Digao

desiste cara auahauh

stratopeido
Veterano
# jan/06
· votar


cade o Thio e o Akan nessas horas????

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


stratopeido

desistir nunca...

agora vamos até o fim hahahaha...

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
mas qual doutrina vc segue??? cristianismo??? qual os argumentos q vc utilizou pra concluir q esse doutrina tem base racional???

a tua tese é essa

existe a probabilidade de Deus-> logo a doutrina cristã está certa... pq??? pq tá na biblia q é a tua referencia... Mas vc sabe q adao e eva é historinha pra boi dormir... E existem fontes muito mais seguras q a biblia...

Responda objetivamente:

Aceitando que Deus existe, qual a probabilidade de que entre os milhoes de planetas do universo inteiro, ele se preocupe com esse povinho aqui do fim do mundo??? e qual a razao de mandar o seu proprio filho (sic) pra "salvar-los"??? Salva-los de que???


Cara eu tenho falado isso durante todo o tópico... Não há resposta curta que vá te satisfazer(talvez nem longa dependendo de como vc interpreta, do que enxerga).
E vc deve enxergar por vc mesmo, só posso passar algumas informações que tenho.

Pensa no seguinte, se algo eh complexo demais, eh possível colocá-lo em poucas palavras e que ainda vá te satisfazer se te faltam degraus a subir nesse caminho e se eh algo que vc deve enxergar por vc mesmo?

São fragmentos que unidos formam algo "grande". O que eu posso dizer eh o básico.

Fora que existe o senso, se seu senso das coisas não eh evoluído, ai que vc não vai compreender mesmo. E se seu sentimento for dominante , vc desejará cada vez mais clareza não se satisfazendo com o que eh "dizível" pelo menos agora.

Eh isso.

Mas muito legal o seu interesse, vc está no caminho certo. Minha humilde opinião.

Death
Veterano
# jan/06
· votar


Philipius
po kra... vc não sabe como vc me ajudou agora
estav aqui preocupado, meio triste e por coisas idiotas... tava c/ medo de perder alguém, mas vc me animou mto
vlw kra

stratopeido
Veterano
# jan/06
· votar


Death

ahuhuauha ta vendo, o cara afinal de respondeu alguma coisa? "é algo extremamente complexo, em dificuldade e inatingivel pela atual inteligencia humana transcendental, reflita sobre o que disse sob a luz de orion 36, e entenderas, pequeno gafanhoto" ahuhuauha

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Agora uma dica: Não subestime a razão e os argumentos, leia com atenção.

O tolo eh enganado por seu próprio sentimento e não realmente pondera.

Eh abrir os olhos, usando fortemente a razão e "escolher" com o seu tudo, dando o máximo.

O básico que eu falei já poderia ser satisfatório, pq o que vale eh a maior probabilidade, mas cada pessoa que "decide".

Há Deus? maior probabilidade diz que sim...
Quem eh Deus e o que ele quer? Busque da mesma forma, por partes, só conseguirá a resposta dessa unindo muitos fragmentos.

stratopeido
Veterano
# jan/06
· votar


hahaah o "seu tudo" essa é boa hahaha

Digao
Veterano
# jan/06 · Editado por: Digao
· votar


Fodius

Responda objetivamente:
vc ta fugindo pela tangente...

------------------


eu sei o q penso... só quero entender o teu raciocinio...

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Responda objetivamente:
vc ta fugindo pela tangente...

------------------


eu sei o q penso... só quero entender o teu raciocinio...


Não to fugindo não. Não há resposta "clara" que eu possa externar. Também temos que ir por partes.

Primeiro, sabemos que pela maior probabilidade devemos assumir que há Deus.

Depois, assumindo que há Deus o que devemos fazer?

Daí se a probabilidade nos leva a assumir que Deus eh Jesus, o Deus da Bíblia, vamos aceitar as verdades da Bíblia( que eh tudo escrito nela) , priorizando o que precisamos aplicar na vida mais frequentemente.

Não precisamos entender tudo que há na Bíblia 100%, o que menos precisamos eh de respostas que satisfaçam nosso ego e sentimentos.

E sobre o que vc perguntou, pra ser mais objetivo, Deus faz o quer, e não nos diz tudo e nem porque em muitas vezes.

Como eu falei a Bíblia tem muitas coisas enigmáticas, complexas, há versículos tb que falam da forma enigmática como se apresentam as mensagens da Bíblia.

Só vc pode entender, Deus fala com cada um, no sentido de que revela, ilumina.

Havendo uma probabilidade maior de crer em Jesus e na Bíblia, ainda que seja por um pouco(o que pra mim não eh), o sábio já se aliaria.

Sabia que eh possível haver coisas não simples e difíceis de exteriorizar e de serem entendidas por outros mas que ainda assim estão na maior probabilidade que o indivíduo pode alcançar?

Não eh falácia, eh verdade isso. Somente o sentimento diria que não eh.

send
Veterano
# jan/06
· votar


filosofia de buteco....

a gente bebe pra esvaziar o copo, ou pra encher?????

stratopeido
Veterano
# jan/06
· votar


Não to fugindo não. Não há resposta "clara" que eu possa externar. Também temos que ir por partes.

Primeiro, sabemos que pela maior probabilidade devemos assumir que há Deus.

Depois, assumindo que há Deus o que devemos fazer?

Daí se a probabilidade nos leva a assumir que Deus eh Jesus, o Deus da Bíblia, vamos aceitar as verdades da Bíblia , priorizando o que precisamos aplicar na vida mais frequentemente.

Não precisamos entender tudo que há na Bíblia 100%, o que menos precisamos eh de respostas que satisfaçam nosso ego e sentimentos.

E sobre o que vc perguntou, pra ser mais objetivo, Deus faz o quer, e não nos diz tudo e nem porque em muitas vezes.

Como eu falei a Bíblia tem muitas coisas enigmáticas, complexas, há versículos tb que falam da forma enigmática como se apresentam as mensagens da Bíblia.

Só vc pode entender, Deus fala com cada um, no sentido de que revela, ilumina.

Havendo uma probabilidade maior de crer em Jesus e na Bíblia, ainda que seja por um pouco(o que pra mim não eh), o sábio já se aliaria.

Sabia que eh possível haver coisas não simples e difíceis de exteriorizar e de serem entendidas por outros mas que ainda assim estão na maior probabilidade que o indivíduo pode alcançar?

Não eh falácia, eh verdade isso. Somente o sentimento diria que não eh.


aauhahuauh, o bom do forum é q sempre tem um genio de plantao capaz de responder o "quem somos, de onde viemos, para aonde vamos" coisa q a humanidade mediocre em si n conseguiu resolver em milhares de anos

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Daí se a probabilidade nos leva a assumir que Deus eh Jesus, o Deus da Bíblia

é disso q eu to falando...

ja falei antes...

a tua teoria da probabilidade nao suporta esse pulo...

diga pq o deus da biblia é o mais provavel e eu paro...

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Daí se a probabilidade nos leva a assumir que Deus eh Jesus, o Deus da Bíblia

é disso q eu to falando...

ja falei antes...

a tua teoria da probabilidade nao suporta esse pulo...

diga pq o deus da biblia é o mais provavel e eu paro...


A probabilidade suporta tudo, ela domina tudo, pois não há 100% de certeza de nada.

Para certas perguntas são necessárias mais etapas, são mais complexas.
Pra chegar a quem eh Deus eh necessário juntar fragmentos de conhecimento e analisar o que tem mais probabilidade do que qualquer outro caminho dentro do seu alcance.

Vou tentar resumir :

Por exemplo, sabemos q há Deus pela probabilidade.
Mas pq procuramos Deus? Pela nossa proteção contra a dor eterna.

Então será que ao saber que existe Deus devemos ficar parados?

A maior probabilidade diz não.

Então vamos nos informar. Me informando eu cheguei a Jesus, por vários motivos como já citei:

A própria sabedoria da Bíblia(o que já eh demais), a história de Jesus(demais tb), como ele influenciou o mundo...
O Deus da Bíblia ser o mais ameaçador e mais sábio e muitas outras coisas que aumentam a %. O que precisamos eh do que tiver maior porcentagem dentro do nosso alcance e não 100% .

Então algo temos que afirmar pq há maior probabilidade em afirmar do que ficar parado.

Afirmemos o mais provável e onde menos perderemos racionalmente falando. nem todos afirmarão igual pq nem todos tem os dados base e a visão.

Por isso cada um deve enxergar por si só.

Eu posso já ter dito o suficiente, mas vc não ter conseguido captar.(o que acredito)

Eu pesquiso sobre Deus há mais de 10 anos e me educo na racionalidade.(só pra constar)

Só posso dizer, sigam a Jesus com razão, entendimento e não ao ego.

stratopeido
Veterano
# jan/06
· votar


meo phae...

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Lembrando que ainda que imaginem com toda força do ego Deus não desaparecerá. O prudente atenta a isso.

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Pra mim dizer que Deus é Jesus não tem o menor cabimento. Por mais que Jesus fosse o ser mais evoluído que pisou neste planeta (na minha opinião), ele está muito longe de ser considerado Deus. Mas vale lembrar de que no mundo de cegos, caolho é Deus, ou rei, melhor dizendo.

Ander Boca
Veterano
# jan/06
· votar


e aí...

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão

Por isso cada um deve enxergar por si mesmo. Por isso que falo mais Deus. Assim as pessoas pelo menos iniciam o caminho.

Quem sabe isso os leve a Jesus, como me levou.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Porém lembrando que devemos nos aprofundar na razão e entendimento e não tentar adaptar Deus a nós mesmos e sim nos adaptar ao que possa ser vontade de Deus racionalmente.

As vezes escolhemos o que devemos crer devido ao sentimentalismo, nos recusamos a crer em algo que não seja bom para nós terrenamente. Eh preciso vigiar e muito. Exercitar a razão, eh uma longa estrada.

Sem razão não há forte alicerce, então não há como seguir algo sem forte alicerce racional e ter confiança, a não ser puramente sentimental.

Minha opinião.

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


O sentimento luta contra a razão. O sentimento deseja e nos guia ao surreal, muitas vezes se agarra ao aparente, o que gera a morte.

A razão deseja o melhor possível, adaptando-se a realidade e tomando a melhor medida para nos proteger e beneficiar, o que gera a vida.

Para enxergar a verdade eh necessário contrariar um lado de si mesmo e eh doloroso, penoso. Por isso há tantos longe do caminho da verdade.

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


'Saber' não eh 'ter consciência.'

'Ter consciência' eh adotar, eh ter em mente.

Por isso muitos podem saber várias coisas e na verdade não saber.

Eh por isso que podem existir sábios-tolos. Por um lado esses são os mais tolos, pois tem oportunidade e ainda não aproveitam.

Quem está de pé, cuidado não caia.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius
As vezes escolhemos o que devemos crer devido ao sentimentalismo, nos recusamos a crer em algo que não seja bom para nós terrenamente. Eh preciso vigiar e muito. Exercitar a razão, eh uma longa estrada.
Sem razão não há forte alicerce, então não há como seguir algo sem forte alicerce racional e ter confiança, a não ser puramente sentimental.

Vc ta fazendo isso...

Essa tua teoria da probabilidade é furada... já q como vc fala q nao podemos ter 100% de certeza... tanto 99.99999999999 como 0.000000000000000001 são provaveis... vc pode falar qq coisa e escolher o q te for mais conveniente...

se vc divide o infinito o resultado é infinito tb...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

admita... todo esse teu papo de probabilidade e de escolhas conscientes sao só uma desculpa pra vc aceitar o q te convem,...

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
As vezes escolhemos o que devemos crer devido ao sentimentalismo, nos recusamos a crer em algo que não seja bom para nós terrenamente. Eh preciso vigiar e muito. Exercitar a razão, eh uma longa estrada.
Sem razão não há forte alicerce, então não há como seguir algo sem forte alicerce racional e ter confiança, a não ser puramente sentimental.

Vc ta fazendo isso...

Essa tua teoria da probabilidade é furada... já q como vc fala q nao podemos ter 100% de certeza... tanto 99.99999999999 como 0.000000000000000001 são provaveis... vc pode falar qq coisa e escolher o q te for mais conveniente...

se vc divide o infinito o resultado é infinito tb...


Vou dar mais um exemplo:

Pergunto a mim mesmo: Devo seguir esse caminho?
Posso achar mais respostas para sim que para nao? Posso.

Então sigo.

Será que agora vc entendeu? Esse seu cálculo esquece de muitas coisas, como o que o humano pode ou não captar e sua condição como humano.

Não são somente números eh a necessidade de seguir um caminho, por prevenção.

Só existem probabildades, cabe a vc fazer a melhor aposta de fato.

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
admita... todo esse teu papo de probabilidade e de escolhas conscientes sao só uma desculpa pra vc aceitar o q te convem,...

Não posso admitir pq não eh verdade.

A maior probabilidade me mostra que o sigo dando o máximo para ser racional negando a mim mesmo, porém em evolução, afinal tb sofri influência de uma má cultura, uma tola cultura voltada ao sentimentalismo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofia básica: pense de forma positiva.