Filosofia básica: pense de forma positiva.

Autor Mensagem
AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Existem falsos deuses, o mais poderoso eh o verda

Então logo só existe um Deus, os outros podem ser outra coisa, menos Deus, já que são falsos.

Acho que entendo de quais deuses você se refere. Já o Altíssimo, o Todo Poderoso, só pode ser um.

Pati Cobain
Veterano
# jan/06
· votar


Essa eh boa e verdadeira :
Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade". Winston Churchill (1874-1965), político inglês.

as outras sao mto bunitas mas na real eh soh convensa msm...!

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


AgemiroValadão
Então logo só existe um Deus, os outros podem ser outra coisa, menos Deus, já que são falsos.

Acho que entendo de quais deuses você se refere. Já o Altíssimo, o Todo Poderoso, só pode ser um.


Isso, por isso até usamos o d minúsculo.

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


o mais poderoso eh o verdadeiro. Que pra mim eh Jesus.

Eu já acho que Jesus é o nosso "irmão maior", mais evoluído, mas não Deus.

Eu tenho medo do papo acabar tomando o rumo da religião, e acabar gerando conflitos. A gente tá trocando essa idéia numa boa, mas com os outros pode ser diferente.

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Isso, por isso até usamos o d minúsculo.

hehehe pode crer.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


O tópico tb eh de otimismo, mas crer em Deus eh ótimo huahuh (só pra num ter desvirtuado,apesar q eh verdade) huahuh

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Você leu na página anterior o que eu postei sobre a Eubiose?

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão
Você leu na página anterior o que eu postei sobre a Eubiose?

Li. Mas se a gente comentar vai desvirtuar geral uhahua

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Mas é filosofia, não está disvirtuando o tópico.

Segundo o Aurélio Buarque, filosofia é o estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreedê-la na sua inteireza.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

vc ta lendo muito pascal haha

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


O q vc acha da justica divina??? (já que vc acredita num deus cristao, que teoricamente julga as pessoas)...

Pra mim se existe algum deus ele não tem "vontades" nem julgamentos etc etc... deus seria a totalidade do universo... o q implicaria q eu sou tb uma manifestação dele... e nao há meios de punição para mim... E tudo é passageiro e efemero...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/06
· votar


e nao há meios de punição para mim... E tudo é passageiro e efemero...
Do what thou wilt shall be the whole of the law.
Love is the law, love under will

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Digao

tudo é passageiro

Não se esqueça dos cobradores e dos motoristas.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


AgemiroValadão
Mas é filosofia, não está disvirtuando o tópico.

Segundo o Aurélio Buarque, filosofia é o estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreedê-la na sua inteireza.


Sobre a Eubiose em concordo com dois pontos:

1- Toda tentativa de reforma social será vã, enquanto não se formar o caráter do homem.

2- O ponto do pacifismo.

As coisas poderiam ser resolvidas com argumentos, o que fosse mais benéfico de fato e tivesse maior probabilidade venceria. Essa deveria ser a guerra.

Agora sobre coisas materiais serem necessárias para a "felicidade", eu acredito q não são. A "felicidade" do homem deveria estar no cumprimento do dever supremo(ou em estar firme no caminho para isso), isso na Terra, para após a transição então colher a felicidade. Querer felicidade na Terra, acho tolice total para começar.

Como eu falei em outro tópico:
Sem a cegueira do sentimentalismo, sem ambições terrenas escravizantes e com um só líder supremo, acredito q seria mais fácil se aproximar da harmonia(acho que talvez pudéssemos almejar isso mesmo em um nível terreno).

Acho q levar Deus realmente a sério, pensar no próprio bem-estar real(o espiritual), canalizar seus "instintos ruins" e sentimentalismo para o melhor, faria o mundo melhor.

Como canalizar "instintos ruins"? O homem, sem hipocrisia, quer se dar bem, ainda q dando, saciando sentimentos. Então podemos usar essa vontade de querermos nos dar bem para nos dar bem espiritualmente, q eh um nível bem mais elevado(e o único 'se dar bem' possível se for analisar), nos curvando a Deus em vez de nos curvar a nosso próprio ego, nossos próprios "fragmentos".

No meu caso, eu penso assim:
Não "assumindo" que há Deus, seguirei em frente nessa vida imperfeita, enxergando algo melhor inalcançável devido a capacidade da mente e vivendo uma vida inútil e ilusória. Seria melhor me matar já.

"Assumindo" que há Deus, então posso me aliar a Ele, tentar buscá-lo com o meu tudo e tentar compreender o que ele quer, e ter felicidade após essa vida Terrena. Então, ou se leva Deus a sério ou não se leva. E o bom eh que podemos evoluir no caminho embora sejamos falhos, mas a primeira coisa q devemos ter eh a casa construída na rocha(algo bem pensado com base e a ajuda de Deus). Daí mesmo sendo falhos não desmoronaremos. Racionalmente falando.

Embora acredite que talvez seja um sonho impossível as pessoas seguirem algo assim, a maioria sempre estará perdida.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
O q vc acha da justica divina??? (já que vc acredita num deus cristao, que teoricamente julga as pessoas)...

Pra mim se existe algum deus ele não tem "vontades" nem julgamentos etc etc... deus seria a totalidade do universo... o q implicaria q eu sou tb uma manifestação dele... e nao há meios de punição para mim... E tudo é passageiro e efemero...


Para mim eh perfeita a justiça divina, pq o mais poderoso faz o que quer, além de que, como humano, eu jamais poderei compreender o pensamento divino em sua imensidão, o mais poderoso tem o direito de decretar e não eh passível de crítica humana.

Eu acredito que nossas teses devam ser elaboradas por etapas, eh bastante complexo. Por exemplo, 'o sentimento cega' - pode ser o primeiro ponto. A fonte sentimental maior, o nosso "fragmento" chamado lado egocêntrico, ego, tenta moldar o q tentamos compreeender a seu gosto, o primeiro ponto para se aproximar da verdade eh controlar os sentimentos, "projetando-se fora" para analisar...

Temos que ver debaixo do que está debaixo...

Pelos meus sentimentos, eu iria crer que não há Deus e que tudo eh mais sussu, morro e cabousse, mas eu tenho q contrariar o meu ego, e entender que a verdade dificilmente baterá com nossos sentimentos humanos. Temos q botar ordem na casa(nosso interior) e nos proteger de fato e não deixar o tolo e irresponsável "ego terreno" governar.

Mesmo que com toda a força do meu ego imagine que não há Deus, não eh por isso que ele irá desaparecer e eu colherei o que plantei no final. Havendo a probabildade o prudente irá se previnir.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Vc se baseia na probabilidade pra aceitar um Deus certo???

e baseado nessa probabilidade vc conclui q esse Deus espera q facamos o melhor para entao nos julgar e nos aceitar, certo???

Mas se deus é onipotente e oniciente como q ele pode querer alguma coisa de nós??? e pior... julgar... e condenar a grande maioria da humanidade??? Pq deus nos faria tão imperfeitos pra depois julgar... Deus por acaso é sádico??? pode ser q seja... mas pra mim, caso exista um nao é por esse lado ai...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Já o Altíssimo, o Todo Poderoso, só pode ser um.

como q o pai o filho e o espirito santo podem ser um??? se são três??? e se os tres sao um pq tres nomes??? Qual a diferenca deles???

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


sem ambições terrenas escravizantes e com um só líder supremo, acredito q seria mais fácil se aproximar da harmonia(acho que talvez pudéssemos almejar isso mesmo em um nível terreno).

aqui vc cai naquela frase do voltaire q diz "se deus nao existisse seria preciso inventá-lo...

Acho q levar Deus realmente a sério, pensar no próprio bem-estar real

o q seria o "bem estar real"??? Seria se livrar desse "sentimentalismo"??? mas pra buscar o q??? Deus??? Mas o q é deus???

vc fala um monte de Deus mas admite todos os dogmas cristaos... e qq um q tenha pesquisado um pouco sabe q esses dogmas são bem furados...

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
como q o pai o filho e o espirito santo podem ser um??? se são três??? e se os tres sao um pq tres nomes??? Qual a diferenca deles???

São três representações de um só ser. A diferença está na forma que se apresentam.

sorata_X
Veterano
# jan/06
· votar


Filosofia básica: pense de forma positiva
Mente positivaaaaaaaaa
mente positivaaaaaaaa
mantenha-se assimm
ahhhhhhhhhhhhhh

seja positivo
levante um ideal
mas não imponha nada
respeite as pessoas

use a sua mente
só pra fazer o bem
não seja um fascista
não imponha nada a ninguém...
seja positivo..não seja um ganguista
respeite o ser humano
seu ponto de vista

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

-mukeka di rato

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
o q seria o "bem estar real"??? Seria se livrar desse "sentimentalismo"??? mas pra buscar o q??? Deus??? Mas o q é deus???

vc fala um monte de Deus mas admite todos os dogmas cristaos... e qq um q tenha pesquisado um pouco sabe q esses dogmas são bem furados...


Bem estar-real seria pensar no espírito q eh eterno, já que a carne perecerá de qualquer forma(visto que há probabilidade da existência do espírito). Ter uma base racional eh o primeiro passo, daí canalizar ao máximo os sentimentos e ser menos dominado por eles.

Eu creio no Deus que a Bíblia apresenta, faço minhas próprias interpretações por porcentagem de acerto, usando as informações que possuo. Não sigo "dogmas cristãos" padrões, procuro entender por mim mesmo e praticar o que tiver maior probabildidade de acerto.

Como eu mesmo interpreto e sigo me informando, então não sigo "dogmas furados".

A palavra eh fugir dos padrões e buscar o que tiver maior porcentagem de estar correto, interpretar por essa linha tb.

Analisando os dados que possuo, pra mim o Deus mais poderoso e mais ameaçador eh o da Bíblia, então me alio a ele, tomo parte... crer eh se aliar, pq ng tem 100% de certeza de nada.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Vc se baseia na probabilidade pra aceitar um Deus certo???

e baseado nessa probabilidade vc conclui q esse Deus espera q facamos o melhor para entao nos julgar e nos aceitar, certo???

Mas se deus é onipotente e oniciente como q ele pode querer alguma coisa de nós??? e pior... julgar... e condenar a grande maioria da humanidade??? Pq deus nos faria tão imperfeitos pra depois julgar... Deus por acaso é sádico??? pode ser q seja... mas pra mim, caso exista um nao é por esse lado ai...


Deus eh justo e bom ainda que arranque nossas cabeças, pq ele decreta o que eh. Deus não eh passível de crítica humana, nós existimos para ele e não o contrário, essa eh a raíz da coisa.

Os ensinamentos de "papai noel" embutiram uma moralidade vazia, que as vezes as pessoas tentam aplicar até mesmo ao ser acima de tudo, Deus.

Infelizmente as coisas supremas provavelmente não baterão com nossos sentimentos que são cegos e automáticos, e sim com a razão que tem olhos e eh manual. Eh o que penso.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius
Eu creio no Deus que a Bíblia apresenta
Mas a biblia nao é a unica fonte de informação... e tb não é uma das coisas mais confiaveis...

Não sigo "dogmas cristãos" padrões, procuro entender por mim mesmo e praticar o que tiver maior probabildidade de acerto
Vc acredita na santissima trindade, acredita q jesus é o deus verdadeiro e nao segue os dogmas cristaos???

e sigo me informando
A palavra eh fugir dos padrões e buscar o que tiver maior porcentagem de estar correto, interpretar por essa linha tb.

pois entao leia outras coisas alem de pascal e da biblia...


Analisando os dados que possuo, pra mim o Deus mais poderoso e mais ameaçador eh o da Bíblia, então me alio a ele, tomo parte... crer eh se aliar, pq ng tem 100% de certeza de nada.

Vc trata isso como um jogo... tendo q se aliar a alguem pra vencer... quem sabe essa guerra q vc julga nao exista...
Vc nao precisa se aliar a ninguem, o importante é buscar a verdade...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Deus eh justo e bom ainda que arranque nossas cabeças, pq ele decreta o que eh.

Isso é otimismo filosofico... Wherever it is, its right... entao vc nao pode falar de justiça pelo menos no ambito humano... ou de qq julgamento q tenhamos nessa vida... pq se for assim qq coisa q aconteca sera a vontade de Deus... entao pra q julgamento???


Deus não eh passível de crítica humana, nós existimos para ele e não o contrário, essa eh a raíz da coisa.

Eu realmente nao acredito num deus q tenha "vontades" pq se tivesse entao ele nao seria deus... Os humanos nao podem criticar deus simplesmente pq deus é impensavel... tudo q a gente fala aqui é apenas uma representacao de um simbolo...
E caso exista um deus nao acho provavel q uma vida humana tenha alguma importancia para ele...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


e sim com a razão que tem olhos e eh manual

qd vc fala de razao vc ta faladno só de logica e probabilidade (pelo menos pelo q vc postou por aqui)... vc ta esquecendo de milhares de outras coisas...

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Opinião dos índios a respeito disso tudo:

Que me dera ao menos uma vez
se entender com um só Deus que ao mesmo tempo é três
e esse mesmo Deus foi morto por vocês
é só maldade então, deixar um Deus tão triste.

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


viva a vida

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Mas a biblia nao é a unica fonte de informação... e tb não é uma das coisas mais confiaveis...

Eu leio sobre outras religiões também, faço isso bastante até. Quase todos os dias.

Vc acredita na santissima trindade, acredita q jesus é o deus verdadeiro e nao segue os dogmas cristaos???

Falei: Não sigo "dogmas cristãos" padrões. Isso quer dizer que não sigo por serem dogmas, sigo por ter analisado e visto como correto, com minha própria interpretação e do modo que entendo por correto.

pois entao leia outras coisas alem de pascal e da biblia...

Nunca li pascal. Como falei antes, estudo sobre outras religiões quase todos os dias. Mas interpretando a Bíblia de forma coerente, e tirando suas próprias conclusões, a maior parte do que se fala nela fica bastante diferente do que a maioria dos "dogmas padrões" que vc conhece ensinam. Por isso a dificuldade de você me compreender, e por isso você me padroniza...

Só pra constar, não sou católico e nem crente, sou cristão.

Vc trata isso como um jogo... tendo q se aliar a alguem pra vencer... quem sabe essa guerra q vc julga nao exista...
Vc nao precisa se aliar a ninguem, o importante é buscar a verdade...


Havendo probabilidade, o sábio ficará de olho nisso. Meus sentimentos me diriam para não ligar para isso, que eu sou livre... mas prefiro ser racional. De quaquer forma, cada um eh cada um.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Isso é otimismo filosofico... Wherever it is, its right... entao vc nao pode falar de justiça pelo menos no ambito humano... ou de qq julgamento q tenhamos nessa vida... pq se for assim qq coisa q aconteca sera a vontade de Deus... entao pra q julgamento???

O verdadeiro senso das coisas deve ser descoberto por nós mesmos. O senso de lógica também. o verdadeiro senso de lógica considera também o "estranho", pq eh lógico que ele exista.

Não eh o otimismo que vc falou, eh analisando racionalmente, a justiça na Terra eh diferente, pq o ser supremo "não está aqui".
Já a Deus não se aplicam nossos padrões de justiça, pq ele eh o ser supremo que decreta o que eh justiça e não podemos compreender a imensidão do seu pensamento. Isso não eh otimista como vc falou, eh racional apenas, realista. Não foi pelo caminho do otimismo que cheguei a isso.


Eu realmente nao acredito num deus q tenha "vontades" pq se tivesse entao ele nao seria deus... Os humanos nao podem criticar deus simplesmente pq deus é impensavel... tudo q a gente fala aqui é apenas uma representacao de um simbolo...
E caso exista um deus nao acho provavel q uma vida humana tenha alguma importancia para ele...



Deus tem vontades. Sem vontade ele não teria criado nada. Nem existiríamos. Deus não eh o que nossos sentimentos, nosso ego desejam que ele seja. O que se pode dizer eh que ele simplesmente eh o mais poderoso acima da Terra e tem direito de decretar, não eh passível de critica humana, pq está acima de tudo.

Sobre a vida humana não ter importância para Deus, a imensidão do pensamento dele nos eh inalcançável, então se há probabilidade devemos nos aliar a Deus, eh o máximo que podemos fazer.

E partindo por esse ponto mais sentimental de Deus não olhar para nós, não termos importância... Sabemos que a mente eh ilimitada em certo sentido, nosso ser eh nossa mente, espírito... então quem sabe se nos elevarmos como ser mental e espiritual, Deus não nos ache interessantes? Também por proporções... Mesmo sendo humanos fracos, desprovidos inicialmente, se formos capazes de fazer algo tão difícil, há possibilidade de Deus nos achar interessantes... (Só estou falando isso mais como uma hipótese, um extra)

Basta saber que há probabilidade para começar a atentar.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
qd vc fala de razao vc ta faladno só de logica e probabilidade (pelo menos pelo q vc postou por aqui)... vc ta esquecendo de milhares de outras coisas...

Tô falando de partir por essa linha, porém considerando as outras coisas na análise(como eu já tinha falado antes), só que nunca como ponto de partida. A base, a raíz, tem que ser algo com mais força, daí se canaliza e se adiciona ao pensamento as outras coisas, sempre guiado pela raíz.

No final a verdade deve ser encontrada por cada um, nesse sentido, "esqueça" os padrões.

Compreender eh profundamente entrar no fluxo. Se não palavras são somente um conjunto de letras.

Também há uma diferença entre saber e ter consciência.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofia básica: pense de forma positiva.