Filosofia básica: pense de forma positiva.

Autor Mensagem
Atoyot
Veterano
# jan/06
· votar


Meu nome é Eduardo, toco guitarra, sonho em ser o mais rápido do mundo e não perco tempo olhando pra lama ou estrela, mas somente para a escala da guitarra, e dessa maneira, sou feliz.

lol filosofia básica'd

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Atoyot
Meu nome é Eduardo, toco guitarra, sonho em ser o mais rápido do mundo e não perco tempo olhando pra lama ou estrela, mas somente para a escala da guitarra, e dessa maneira, sou feliz.

lol filosofia básica'd


Dependendo da idade da pessoa, ela só faz isso mesmo as vezes...
Porém em muitos casos, quando ela cresce mais, percebe que precisa buscar algo mais, estar mais atento a certas coisas importantes.

Atoyot
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

É verdade. Mas de que coisas importantes você fala?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/06
· votar


Para Seneca o sentido da felicidade está no pessimismo.
A pessoa que pensa negativo irá ter um menor número de frustrações e, conseqüentemente, viverá mais feliz.

Atoyot
Veterano
# jan/06
· votar


The Blue Special Guitar

Heh, pensava que ningúem conhecesse Seneca. Você le muita filosofia?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/06
· votar


Atoyot
Você le muita filosofia?

Leio um pouco. Mas ainda acho que alguns filósofos usavam drogas.

Toalhinha
Veterano
# jan/06
· votar


ainda acho que alguns filósofos usavam drogas.
pq? O_O

Atoyot
Veterano
# jan/06
· votar


The Blue Special Guitar

Vai fazer vestibular esse ano? Que carreira vai seguir?

olkol_
Veterano
# jan/06
· votar


Mas ainda acho que alguns filósofos usavam drogas(2)

chapado se pensa mais bobagem

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/06
· votar


Atoyot
Vai fazer vestibular esse ano? Que carreira vai seguir?

Vou virar hippie.

Atoyot
Veterano
# jan/06
· votar


Eu esperava uma resposta parecida como essa >_>

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Atoyot
É verdade. Mas de que coisas importantes você fala?

Essas coisas mais profundas, só comentando...

Jenny naum sei qto
Veterano
# jan/06
· votar


eu prefiro passar meu tempo me imaginando catando o johnny depp..oh q coisa boa..maravilha
humm
nooossa
assim assim
ahhh

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

pois é...

é q qd vc fala da probabilidade e de se aliar a deus vc automaticamente se liga ao deus cristão... q julga e tem vontades etc...

Essa teoria da probabilidade só mostra q a existencia de Deus pode ser possivel... e a partir dai vc se conduz de um modo q não contrarie esse proprio deus...

mas dai pra dizer q jesus é deus e q a criacao comecou la com adao e eva já é um pulo q a probabilidade de Deus nao suporta...

Portanto vc tem q admitir q segue esses dogmas cristaos... Querendo ou nao... tentando fugir do padrao mas de qq forma se enquadrando nele...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Consideremos este ponto e digamos o seguinte: "Ou Deus existe ou não existe." Mas qual das alternativas devemos escolher? A razão não pode determinar nada: existe um infinito caos a nos dividir. No ponto extremo desta distância infinita, uma moeda está sendo girada e terminará por cair como cara ou coroa. Em que você aposta?

Blaise Pascal, Pensamentos (edição póstuma, 1844)

Digao
Veterano
# jan/06 · Editado por: Digao
· votar


Pascal admitiu que é impossível «provar» que Deus existe -- de fato, afirmou ele, a razão humana é incapaz de provar qualquer coisa com certeza. Para ele, a grande pergunta era se convinha a alguém acreditar na existência de Deus, e sua resposta era que você seria tolo se não acreditasse. A demonstração de Pascal emprega a matemática da probabilidade, que ele ajudou a inventar (ele esperava convencer especialmente seus arnigos aristocráticos, que eram jogadores fanáticos).

No modo de ver de Pascal, a crença ou a descrença que você possa ter em Deus implica uma aposta. Se Deus existe e a Sagrada Escritura é verdadeira, sua crença vai dar-lhe infinita felicidade após a morte. Se Deus não existe, tudo o que você tem a perder acreditando n' Ele são os prazeres finitos de uma vida finita. Mesmo se você acha que as chances da existência de Deus são próximas de zero - Pascal sugere que elas estão perto de 50 % - a única coisa racional que você pode fazer é jogar o jogo. (Em termos matemáticos, qualquer porcentagem finita do infinito é ainda infinito.) Logo, a razão mostra que você deve acreditar em Deus.

fonte: http://www.geocities.com/Athens/4539/pascal_aposta.htm

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


As pessoas cometem um grande erro em tentar personificar Deus, atribuindo a Ele aspectos humanos emocionais como fúria, íra, arrependimento, etc. Acredito que o passo da ciência pode nos levar a Ele, mas num processo muito lento e cheio de objeções, por isso eu procuro Ele usando outro caminho, que também tem seus obstáculos, é ridicularizado por alguns, ignorado por outros e semelhante a alguns poucos, que me dá uma sensação agradável e indescritível. Será loucura ou excesso de lucidez? Não sei.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão

deus é impensavel...

mas a gente vai tentando varias formas de representação...

Philipius
Veterano
# jan/06
· votar


"O que a lagarta chama de fim de mundo, o sábio chama de borboleta" - Richard Bach.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
pois é...

é q qd vc fala da probabilidade e de se aliar a deus vc automaticamente se liga ao deus cristão... q julga e tem vontades etc...

Essa teoria da probabilidade só mostra q a existencia de Deus pode ser possivel... e a partir dai vc se conduz de um modo q não contrarie esse proprio deus...

mas dai pra dizer q jesus é deus e q a criacao comecou la com adao e eva já é um pulo q a probabilidade de Deus nao suporta...

Portanto vc tem q admitir q segue esses dogmas cristaos... Querendo ou nao... tentando fugir do padrao mas de qq forma se enquadrando nele...


Segue o pensamento da probabilidade só que por outra linha para saber quem eh o Deus, começa uma nova etapa.

Não sigo dogmas cristãos padrões, interpreto e sigo o q entendo por correto, dependendo da interpretação uma coisa pode mudar totalmente de como normalmente eh conhecida... Só to querendo dizer que penso pra achar as respostas, não as aceito "prontas". o sentido eh esse.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Consideremos este ponto e digamos o seguinte: "Ou Deus existe ou não existe." Mas qual das alternativas devemos escolher? A razão não pode determinar nada: existe um infinito caos a nos dividir. No ponto extremo desta distância infinita, uma moeda está sendo girada e terminará por cair como cara ou coroa. Em que você aposta?

Vc tem que entender o verdadeiro senso de razão, lógica, pra começar, tem q ser descoberto por nós por conta própria ainda que seja auxiliado por informações de fontes externas.

Analisando o que possuo, a maior probabilidade eh q existe Deus. O que esse pascal falou, eh o que ele pensa apenas... A razão pode determinar a probabilidade dentro do alcance de certo indivíduo, do que ele consegue enxergar(que eh o máximo que o indivíduo pode fazer)

O que eu penso que deve ser feito eh interpretar as coisas e "determinar" ainda que momentâneamente o que tiver maior porcentagem de acerto.

A vida eh feita de fragmentos, situações que aparecem e cabe a vc responder a elas corretamente, a vida não espera, então daí se aplica o mais provável.

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
Pascal admitiu que é impossível «provar» que Deus existe -- de fato, afirmou ele, a razão humana é incapaz de provar qualquer coisa com certeza. Para ele, a grande pergunta era se convinha a alguém acreditar na existência de Deus, e sua resposta era que você seria tolo se não acreditasse. A demonstração de Pascal emprega a matemática da probabilidade, que ele ajudou a inventar (ele esperava convencer especialmente seus arnigos aristocráticos, que eram jogadores fanáticos).

No modo de ver de Pascal, a crença ou a descrença que você possa ter em Deus implica uma aposta. Se Deus existe e a Sagrada Escritura é verdadeira, sua crença vai dar-lhe infinita felicidade após a morte. Se Deus não existe, tudo o que você tem a perder acreditando n' Ele são os prazeres finitos de uma vida finita. Mesmo se você acha que as chances da existência de Deus são próximas de zero - Pascal sugere que elas estão perto de 50 % - a única coisa racional que você pode fazer é jogar o jogo. (Em termos matemáticos, qualquer porcentagem finita do infinito é ainda infinito.) Logo, a razão mostra que você deve acreditar em Deus.


Nisso concordo. Acreditar em Deus ou melhor se aliar a Deus, ~eh o mais sábio, ainda que houvese pouca probabilidade, por isso falo que basta haver probabilidade.

Eh assim por causa da proporção das coisas.

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


AgemiroValadão
As pessoas cometem um grande erro em tentar personificar Deus, atribuindo a Ele aspectos humanos emocionais como fúria, íra, arrependimento, etc. Acredito que o passo da ciência pode nos levar a Ele, mas num processo muito lento e cheio de objeções, por isso eu procuro Ele usando outro caminho, que também tem seus obstáculos, é ridicularizado por alguns, ignorado por outros e semelhante a alguns poucos, que me dá uma sensação agradável e indescritível. Será loucura ou excesso de lucidez? Não sei.

Eh difícil que a "ciência" chegue a Deus. O pensamento da probabilidade deve considerar várias coisas, mas a raíz deve ter forte alicerce que eh a razão. Daí vc considera tudo, sexto sentido, o estranho, porém nunca se perdendo no sentimentalismo que engana e eh vazio por sí só...

Vc deve encontrar o verdadeiro senso das coisas por si só. Palavras são só palavras, vc deve dar o verdadeiro significado a elas, entender o que elas tentam descrever.

Só pra constar...

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Por exemplo, eu acredito na Bíblia, leio, e priorizo o que mais preciso aplicar na vida, procuro entender colocando muito pensamento racional ainda que considere sentimentos, canalize.

Procurem sobre Bíblia e arqueologia, vão ver muitos argumentos racionais que apoiam a verdade da Bíblia.

Outra o Deus da Bíblia eh o mais ameaçador que conheço, fora muitas outras caracerísticas que fortalecem a fé nele. Então a maior probabilidade me diz para crer e me aliar a ele.

Fora que os ensinamentos de Jesus são muito bons mesmo para a vida Terrena, sabedoria pura se souber interpretar sem deixar os sentimenos atrapalharem o raciocínio.

Tudo isso aumenta a % de se aliar a Jesus.

Sentimentos que falo: Comodismo, ansiedade, orgulho terrenos(voltados a superficialidade) e etc...

Mas no final cada um deve enxergar a Deus "por si só", ainda que venha a concordar com outros. O que podemos fazer juntos eh trocar informações, o que acho bastante válido.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

porém nunca se perdendo no sentimentalismo que engana e eh vazio por sí só...

e o q é o cristianismo??? Somos especiais, imagem e semelhanca de Deus q mandou seu filho (igual a nós, pobre, etc etc)...
Não acha q isso é um ótimo consolo para as massas??? Se jesus fosse um aristrocrata vc acha q ele teria conseguido o q conseguiu???

Vc ainda não deixou claro o porque da escolha do deus cristão...

Outra o Deus da Bíblia eh o mais ameaçador que conheço, fora muitas outras caracerísticas que fortalecem a fé nele. Então a maior probabilidade me diz para crer e me aliar a ele.

Ameaçador no q??? Da onde q a razao te convenceu q existe um julgamento final??? A unica coisa q a razao te oferece é q tudo tem um comeco meio e fim... ou nao pq tudo pode ser infinito tb... ou esse comeco meio e fim é um ciclo eterno q fica dentro daquele infinito anterior...

Vc toma dogmas cristaos como premissas, e diz q analisou esses dogmas e entao se aliou a eles... Mas cade o processo de analise pra chegar ao deus cristao???

é muito comodo acreditar na redençao e na felicidade eterna... é realmente consolador... por isso q as religioes sao necessarias... mas isso nao quer dizer q seja logico ou tenha alguma verdade nisso tudo...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius
Outra o Deus da Bíblia eh o mais ameaçador que conheço

O deus do novo ou do antigo testamento???

pq o comportamento é diferente...

Um é conquistador e violento... o outro fala de paz e amor etc etc...

De qual deles vc fala???

E o pq dessa diferenca... um Deus violento na epoca q um povo é nomade ou escravo... e um deus de amor qd esse povo acha a sua terra e tem o seu messias??? Isso nao parece conveniente???

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
O deus do novo ou do antigo testamento???

pq o comportamento é diferente...

Um é conquistador e violento... o outro fala de paz e amor etc etc...

De qual deles vc fala???

E o pq dessa diferenca... um Deus violento na epoca q um povo é nomade ou escravo... e um deus de amor qd esse povo acha a sua terra e tem o seu messias??? Isso nao parece conveniente???


Os dois são o mesmo Deus, somente Jesus nos aproximou mais da verdadeira interpretação da vontade de Deus com suas palavras.

Jesus disse no sermão da montanha:
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar(anular, cancelar, repelir) mas cumprir. Matheus 5:17

E se você continuar lendo, Jesus fala sobre "leis do antigo" e as reforça em palavras, ele não dá "pronto", ele fala de forma que pode até parecer enigmática, para que interpretemos racionalmente e ligando tudo pela probabilidade maior.

As palavras de Jesus são para serem interpretadas racionalmente, elas colocam mais pressão ainda em vc para lutar contra o ego e os sentimentos mal direcionados, e não o poupam como "igrejas" modernas pregam para conseguir "fiéis."

A bíblia constantemente fala para nos aprofundarmos na ciência(racionalidade), entendimento...

As palavras de Jesus se interpretadas racionalmente e como devem ser, são até "irritantes", pois ele nos coloca em nosso lugar e ordena, e nos coloca muitas dificuldades terrenas(tb devido a nossa má educação e cultura), o que nos mostra que devemos ter racionalidade para aceitá-las.

O que acontece eh que se as igrejas pregassem o que deveriam, não conseguiriam muitos fiéis e não conseguiriam muita $$

Fora que poucos serão os escolhidos, então poucas igrejas serão de Deus tb, na maioria haverá charlatanismo, pregam o sentimentalismo, escravizam pelo sentimentalismo.

Se vc ler o novo testamento verá que "eh ainda mais difícil" de seguir em relação ao antigo("ainda mais diícil" entre aspas pq como eu disse Jesus só nos aproximou mais da verdadeira interpretação).

Tem tantos textos na Bíblia que eu poderia citar sobre a razão que dariam páginas e páginas desse tópico.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

Mas cade as premissas pra escolha do deus cristao???

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


q jesus nao quisesse contrariar tudo q ja havia dito antes e q a biblia tem algo de racional isso sao coisas obvias...

mas isso nao garante nada...

Fodius
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
Mas cade as premissas pra escolha do deus cristao???

Ah, nem vi a pergunta em cima daquela...

A própria sabedoria da Bíblia(o que já eh demais), a história de Jesus(demais tb), como ele influenciou o mundo...
O Deus da Bíblia ser o mais ameaçador e mais sábio e muitas outras coisas que aumentam a %. O que precisamos eh do que tiver maior porcentagem dentro do nosso alcance e não 100%

Pensar por etapas, retendo no caminho que tiver maior probabilidade, precisamos fazer isso com tudo, mesmo a menor coisa. Várias coisas menores formam uma "grande". Por isso não dá para falar 100%

Mas como já falado, no final cada um deve enxergar a Deus "por si só", ainda que venha a concordar com outros. O que podemos fazer juntos eh trocar informações.

Quero dizer, sua crença deve vir de uma analise considerando todas as informações que vc possui.

Eh com cada um, o que eu posso relatar são as bases principais, mas há muitas. O negócio eh por a mão na massa e pesquisar, os outros só podem mostrar a porta.

Eu recomendo ler a Bíblia e prestar atenção na racionalidade, ao mesmo tempo sempre ir se informando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofia básica: pense de forma positiva.