Filosofia básica: pense de forma negativa.

Autor Mensagem
Sab_Ian
Veterano
# mai/08


Em contradição com o usuário Philipius, crio esse tópico para dizer que é possível ser feliz sempre se você for pessimista. Não estou criticando o tópico do usuário Philipius (que isso fique bem claro), estou tentando dizer que é possível ser mais feliz sendo pessimista do que sendo otimista. Veja porque:

Quando você acha que a coisa está ruim demais e que não pode piorar, esqueça, ela vai piorar mesmo e pense que poderia ser ainda pior. Isso te inclui em um patamar acima do que você acha que pode piorar. Portanto, pense que não é tão ruim assim, não desista.

Exemplos práticos: Você está dirigindo quando um pneu do seu carro estoura. Não se estresse. Pense, você poderia nem ter carro!

Você julga uma pessoa pela capa, achando que é uma pessoa idiota e que você deve odiar e descobre que aquela pessoa é gente boa e pode se tornar seu/sua melhor amigo(a). Viu, se você pensar assim sempre, você sempre se surpreenderá, e se aquela pessoa fosse realmente o que você achava que ela era, ótimo, então você estava certo, pode contar com você mesmo.

Esqueceu de trazer aquele trabalho que seu professor de faculdade pediu? Diga para ele que você poderia nem ter se preocupado em começar, mas começou.

Quando se é otimista, algumas pessoas podem assumir que tudo pode correr bem e quando ocorre algo ruim, que é inesperado, as pessoas ficam indignadas e acham que tudo foi por água abaixo. Nada de nervos, seja pessimista. Quando se é pessimista, você acha que tudo vai dar errado e quando dá certo você fica feliz, é ou não é? Pode ser algo besta, simples, mas se der certo, vai vir aquele sorriso.

Eu não conheço frases de filósofos que possam exemplificar o que eu estou tentando dizer, mas se alguém conhecer, pode postar que eu quero usar de nick no msn.

Jio-kun
Veterano
# mai/08
· votar


Psicologia reversa?

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Jio-kun

O que acha disso?

Jio-kun
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian

Interessante. Eu aplico isso sempre... :)

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Jio-kun

Ótimo, vejo que não sou o único.

Grow
Veterano
# mai/08
· votar


Exemplos práticos: Você está dirigindo quando um pneu do seu carro estoura. Não se estresse. Pense, você poderia nem ter carro!
ah amigo, tenho q fumar mta maconha ainda pra pensar assim

Philipius
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Não estou criticando o tópico do usuário Philipius (que isso fique bem claro)
Seu fi dum rato. hehe

Valeu pela oportunidade de discussão. =)

Exemplos práticos: Você está dirigindo quando um pneu do seu carro estoura. Não se estresse. Pense, você poderia nem ter carro!
Isso é o pensamento positivo que descrevi. Otimismo não é sinônimo de pensar que o mundo é florido e tudo é bom. Mas tentar não se abalar pelo que vier de ruim, buscando sempre algo de bom.
Nessa minha idéia está enquadrado o que você chamou de "pessimismo", ou seja, ver que sempre há algo pior pra acontecer e que não se está no fundo do poço.

Quando se é otimista, algumas pessoas podem assumir que tudo pode correr bem e quando ocorre algo ruim, que é inesperado, as pessoas ficam indignadas e acham que tudo foi por água abaixo.
Isso vai além do otimismo. Como falei, pensar de forma positiva não é ver esse mundo florido, mas sim achar motivos pra não ficar triste mesmo em condições adversas.
É importante não criar expectativas, seja otimista ou não.

ada de nervos, seja pessimista. Quando se é pessimista, você acha que tudo vai dar errado e quando dá certo você fica feliz, é ou não é? Pode ser algo besta, simples, mas se der certo, vai vir aquele sorriso.
Se você espera que tudo dê errado, aí sim tem ataque de nervos e uma boa úlcera.
Se você não tem expectativas, fica mais tranquilo. Aí, após alguma coisa ruim ter acontecido, você pensa em ver o lado bom. Temos aí o otimismo.


Meu texto original:

"Dois homens olham pela mesma janela. Um vê a lama. O outro vê as estrelas". Frederick Langbridge (1848-1923), escritor inglês.

Linda mensagem para exemplificar o embate do pessimismo o otimismo.

Costumo dizer que existe sempre um lado positivo nas coisas, e que ele deve sempre ser visto. Ser pessimista é perder tempo.
A vida é muito curta para ficar lamentando.

Prefiro passar meu tempo sonhando com o que pode ser bom do que chorando pelo que é ruim.

"Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade". Winston Churchill (1874-1965), político inglês.


Chespirito
Veterano
# mai/08
· votar


...

Chespirito
Veterano
# mai/08 · Editado por: Chespirito
· votar


Prefiro pensar de forma positiva.

Grow
Veterano
# mai/08
· votar


existe sempre um lado positivo nas coisas, e que ele deve sempre ser visto
eu detesto isso, pra mim só existe desgraça, até nas coisas boas existe sempre o lado pútrido

Philipius
Veterano
# mai/08
· votar


O tópico sobre pensar de forma positiva desenvolve bem idéias sobre como criamos conceitos de positivo e negativo, além de citar a estratégia de não criar expectativas.
É mais profundo do que a 1ª página.

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


Acho que o problema está nas definições.
Definam otimista, realista e pessimista.
O que o Piplos descreveu me parece ser um realista "com um viés' otimista.

Sab_Ian
Quando se é otimista, algumas pessoas podem assumir que tudo pode correr bem e quando ocorre algo ruim, que é inesperado, as pessoas ficam indignadas e acham que tudo foi por água abaixo. Nada de nervos, seja pessimista. Quando se é pessimista, você acha que tudo vai dar errado e quando dá certo você fica feliz, é ou não é? Pode ser algo besta, simples, mas se der certo, vai vir aquele sorriso.
Isso não tem a ver com ser otimista ou pessimista, e sim com correr riscos calculados e enxergar oportunidades.
=)

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


Exemplos práticos: Você está dirigindo quando um pneu do seu carro estoura. Não se estresse. Pense, você poderia nem ter carro!

Eu sempre penso isso e não me considero PESSIMISTA, pelo contrário, acho esse pensamento muito otimista

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


Grow
eu detesto isso, pra mim só existe desgraça, até nas coisas boas existe sempre o lado pútrido


mas é uma braubuleta mesmo...

XXXKAKALXXX
Veterano
# mai/08
· votar


Pura contradição ¬¬ , Nem sempre vc pode ser otimista... e nem pessimista...

Philipius
Veterano
# mai/08
· votar


Definam otimista, realista e pessimista.
Acho que existem dois tempos, o antes e o depois de conhecer as situações.

Antes de conhecer as situações, prefiro ser "realista", neutro. Não criar expectativas.
Nesse tempo, ser otimista pode significar enxergar tudo de forma deslumbrada, procurando as partes boas e esquecendo as ruins, dando espaço para erros e decepções. E ser pessimista é ganhar úlcera achando que vai tudo sempre acontecer da pior maneira.

Após conhecer as situações, você precisa agir. Aí vejo um otimismo, uma vontade de tornar irrelevantes os obstáculos (que são sempre muitos) e se concentrar na sua busca por objetivos. O pessimismo aí seria se lamentar, esperar o pior e agir de forma descrente por não achar que se vai alcançar bons resultados (idéia de "o que vier é lucro"). Ser realista nesse tempo acho que é não se importar muito com a situação ou o resultado das suas escolhas, é agir sem muita vontade.

vampirinha
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian

Gostei \o/
Eu so pessimista que só...td mundo diz e eu sei que sou...
Não, mas agora....deixa eu só dizer uma frase que soltei na ultima terça-feira...eh que na minha Modesta opinião....devia ir para um livro de tão boa que foi...
Então ta la a conversa rolando entre eu e uma amiga...

Ah, vou colocar legendas...
numero 1 sou eu e 2 eh minha amiga ^^

"1- Putz tenho trabalho pra entregar daqui duas semanas e nem comecei, to ferrada...aquela biblioteca não tem nada de útil...fui lá por duas semanas e num achei nada que preste, biblioteca ruim, fora o fato de ter que levar quinze minutos pra sair daqui pra ir lá na......." e continua eu reclamando...

Aí depois de meio século reclamando...
"2- Nossa, como você reclama, acha que vai dar tudo errado toda hora, tem que pensar que vai dar certo, larga mão de ser pessimista!"

"1- Ah eu não sou pessimista, sou realista é diferente! O nível de pessimismo da pessoa é diretamente proporcional ao número de vezes que ela já quebrou a cara!

\o/\o/\o/\o/\o/
Acho que foi a coisa mais profunda e com sentimentos que já disse....
Eu concordo com o que vc escreveu...achei demais....

Patys
Veterano
# mai/08
· votar


O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que mude, o realista ajusta as velas

- William Arthur Ward

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


"1- Putz tenho trabalho pra entregar daqui duas semanas e nem comecei, to ferrada...aquela biblioteca não tem nada de útil...fui lá por duas semanas e num achei nada que preste, biblioteca ruim, fora o fato de ter que levar quinze minutos pra sair daqui pra ir lá na......." e continua eu reclamando...
Isso não é pessimismo, é preguiça!
hauhauhua

Patys
Veterano
# mai/08 · Editado por: Patys
· votar


na minha opinião temos é que ser realista sempre..

isso significa que temos de pensar de acordo com o momento que vivemos.

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que mude, o realista ajusta as velas
- William Arthur Ward


"O pessimista vê o copo meio vazio. O otimista vê o copo meio cheio. Eu vou lá e bebo."

Grow
Veterano
# mai/08
· votar


maggie
ah, então é meu monitor novo da dell

vampirinha
Veterano
# mai/08
· votar


maggie
ahuahahhaahuauhua
Não não e não....esse eh cuidado que vc deve ter....eu como ser pessimista já sabia que tudo ia dar errado, como esta dando...
Provavelmente foi culpa minha que nao escreveu corretamente...mas vou ressaltar o qu escrevi...

"e nem comecei, to ferrada...aquela biblioteca não tem nada de útil...fui lá por duas semanas e num achei nada que preste, biblioteca ruim

Quando disse que nem tinha começado nao fora por perguiça, fora pelo fato de que por 2 semanas tendo me matado durante no mínimo 3 horas todos os dia la dentro, nao encontrei nada que me ajudasse no assunto do trabalho....
Isso por que vários artigos que pesquisei na internet pela bibliografia me indicaram livros maravilhosos que numa biblioteca mais competente encontraria tais livros....e no fim so achei um de todos os que queria....

Eu me mato nessa faculdade....e alguns professores pra meu sincero alívio reconhecem isso...e nessas poucas horas eu fico feliz...aumento um pouco meu nivel de otimismo ^^

Patys
Veterano
# mai/08
· votar


Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade

Winston Churchill


"O pessimista vê o copo meio vazio. O otimista vê o copo meio cheio. Eu vou lá e bebo."

hahahahahahahahahahaah

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


Grow
ah, então é meu monitor novo da dell
exibido!

Philipius
Veterano
# mai/08
· votar


vampirinha
"1- Ah eu não sou pessimista, sou realista é diferente! O nível de pessimismo da pessoa é diretamente proporcional ao número de vezes que ela já quebrou a cara!

\o/\o/\o/\o/\o/




Acho que foi a coisa mais profunda e com sentimentos que já disse....

Ainda há esperança, dona.

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


Daqui a pouco alguém vai falar naquele filme, "O Segredo" ou algo assim. "Pensamento positiiiivo, geeeentee"

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


vampirinha
Eu me mato nessa faculdade....e alguns professores pra meu sincero alívio reconhecem isso...e nessas poucas horas eu fico feliz...aumento um pouco meu nivel de otimismo ^^
Esse post não tem conteúdo padrão USA, velhinha.

vampirinha
Veterano
# mai/08
· votar


Na minha opiniao mto do pessimismo de uma pessoa ou a maioria dele deve-se ao fato de que a lei de Murphy se aplicou mto mais a ela do que a outras pessoas....nao querendo disputar...claro mtos ja se fuderam (com o perdao da palavra) diversas vezes e seguem otimista...so que mtas pessoas no meio do caminho começam a ter extrema cautela....e isso eh interpretado mtas vezes de pessimismo....o fato de a pessoa se preparar pra tudo akilo que da errado....ela fica olhando detalhe aki detalhe ali.... depois que ela fez todo um plano do que poderia sair errado por pura preucaução para que nao acontecesse, o pessimismo se forma quando depois de todo esse extra cuidado ainda sim alg sai errado....e quando ela experimenta esse fato mais de uma vez ai sim ela vai começar a ter um pensamento mais pessimista, uma visao mais pessimista da coisa...

Patys
Veterano
# mai/08
· votar


Daqui a pouco alguém vai falar naquele filme, "O Segredo" ou algo assim. "Pensamento positiiiivo, geeeentee"



ja tem a versão by Ana Maria Braga =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofia básica: pense de forma negativa.