Não existe valvulado de R$ 1000 feito à mão que preste.

Autor Mensagem
Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Para que vcs possam pesquisar preços na gringa, tirem suas concussões. Todo o material vendido aqui é original e caro. http://www.tubesandmore.com/
Abç a todos

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Uma outra coisa que não foi cogitada aqui(peço que por favor,se atenham a questão "SEGURANÇA" dos amplificadores hand made e esqueçam a questão "SONORIDADE").


E tendo isto por base,faço mais uma pergunta:Gostaria de perguntar à cerca de um ampli Hand Made de 5 WATS,este possuindo uma válvula no pré e a outra no power,uns 2 ou 3 knobs de regulagem,vindo este sem gabinete e sem auto falante(ou seja,só o chassis com toda elétrica e tals).Quanto tem que custar um ampli destes,na CONCEPÇÃO DO COLÉGA zefonseca,para que este mesmo ampli possa se dizer ser um ampli "seguro"?

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


Pois acredito que esses capacitores uma vez ruins energizariam o chassi e consequentemente tudo que esta plugado inclusive a guitarra e voce viraria fumaça

Se o capacitor de fase entrar em curto vai energizar o chassi com a voltagem da rede elétrica, ou seja, 110 ou 220V.
Mas, a não ser que a pessoa esteja descalça num piso molhado, esse choque não mata.

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Ramsay
Pois acredito que esses capacitores uma vez ruins energizariam o chassi e consequentemente tudo que esta plugado inclusive a guitarra e voce viraria fumaça

Se o capacitor de fase entrar em curto vai energizar o chassi com a voltagem da rede elétrica, ou seja, 110 ou 220V.
Mas, a não ser que a pessoa esteja descalça num piso molhado, esse choque não mata.



Bom dia,camarada Ramsay.Não é justamente aí que "POR VENTURA" entraria "POSSIVELMENTE",algúm "DISPOSITIVO DE SEGURANÇA" a exemplo de um fusível,por exemplo?


EDIT- Não seria possível instalar nestes hand mades,tais dispositivos de segurança,como é o caso de um fusível,para evitar que se caso algo entre em curto circuito,a pessoa não venha morrer ?

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

"O QUE EXIJIR DOS CARAS PARA QUE ELES USEM NA MONTAGEM DO AMPLI,PARA QUE O MESMO SE TORNE SEGURO PARA AQUELES QUE IRÃO FAZER USO DELES?"

mano, não não tem receita mágica, um projeto bem concebido e atento às questões de segurança, implementado com componentes, especialmente os trafos bem dimensionados, chassis com espaçamento bem dimensionado entre os componentes favorecendo a boa dissipação do aquecimento, componentes de qualidade reconhecida e observando as tensões máximas de operação adequadas, em especial os eletrolíticos, cabos, jacks, chaves e demais componentes móveis de primeira categoria, tudo isso deveria ser mais do que suficiente para minimizar o risco de acidente

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Ramsay

Se o capacitor de fase entrar em curto vai energizar o chassi com a voltagem da rede elétrica, ou seja, 110 ou 220V.
Mas, a não ser que a pessoa esteja descalça num piso molhado, esse choque não mata.

É isso ai garoto!!!
Veja mais em http://www.sicon.org.br/entrevistas_integra.asp?codigo=3 o resto é balela.
Abçs


buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly
buddy guy

"O QUE EXIJIR DOS CARAS PARA QUE ELES USEM NA MONTAGEM DO AMPLI,PARA QUE O MESMO SE TORNE SEGURO PARA AQUELES QUE IRÃO FAZER USO DELES?"

mano, não não tem receita mágica, um projeto bem concebido e atento às questões de segurança, implementado com componentes, especialmente os trafos bem dimensionados, chassis com espaçamento bem dimensionado entre os componentes favorecendo a boa dissipação do aquecimento, componentes de qualidade reconhecida e observando as tensões máximas de operação adequadas, em especial os eletrolíticos, cabos, jacks, chaves e demais componentes móveis de primeira categoria, tudo isso deveria ser mais do que suficiente para minimizar o risco de acidente



Opa,bom dia camarada Curly.De pronto agradeço por vossa presença e por mencionar os cuidados devidos para a frabricação de algo no mínimo correto.Porém,aproveitando o ensejo da vossa presença,gostaria de lhe perguntar,se por ventura não haveria como dotar os amplis hand mades,de algúm dispositivo(como um fusível por exemplo),para que com isto venha tornar o ampli seguro(por mais mau feito que seja o referido ampli)? Forte abraço e obrigado por se manifestar por aqui.

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

o fusível visa mais proteger diretamente o componente, não o usuário. mas indiretamente o correto dimensionamento do fusível pode sim aumentar a segurança do equipamento.

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy

EDIT- Não seria possível instalar nestes hand mades,tais dispositivos de segurança,como é o caso de um fusível,para evitar que se caso algo entre em curto circuito,a pessoa não venha morrer ?

Por mais ameba que o handmaker seja, ele sabe que se houver um curto poderá por em risco todo seu projeto. Se não proteger a fonte ou a rede o trafo vai pegar fogo, se não aterrar fudeu!!!!
Quantos casos de acidentes graves foram relatados? Qual a estatística?
Abçs

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


Curly

buddy guy

o fusível visa mais proteger diretamente o componente, não o usuário. mas indiretamente o correto dimensionamento do fusível pode sim aumentar a segurança do equipamento.



Legal,entendi.Então quer dizer que podemos sim,adicionar algo em um ampli destes(como é o caso de um fusível),para que com isto,nós venhamos torna-lo seguro? Obrigado mais uma vez !!!

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
buddy guy

EDIT- Não seria possível instalar nestes hand mades,tais dispositivos de segurança,como é o caso de um fusível,para evitar que se caso algo entre em curto circuito,a pessoa não venha morrer ?

Por mais ameba que o handmaker seja, ele sabe que se houver um curto poderá por em risco todo seu projeto. Se não proteger a fonte ou a rede o trafo vai pegar fogo, se não aterrar fudeu!!!!
Quantos casos de acidentes graves foram relatados? Qual a estatística?
Abçs



Bom dia Russetwolf. Por estas e outras que estou fazendo todas estas perguntas por aqui.Uma vez que estas perguntas dantes não foram mencionadas.Pois ao que deu para entender aqui(pelo enunciado deste tópico e pelo conteúdo nele escrito do post inicial),foi de estar havendo uma clara omissão de determinado aspéctos e um tremenda generalização(no que a luz do bom senso é descabível). Abração.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Você podería "elencar" as condições de segurança necessárias.

buddy guy: Se alguém puder fazer a gentileza de explicar,eu seria muito grato.

Eu mencionai algo assim na 1a. página, respondendo ao Tatus. Mas aí eu pensei, é mais fácil usar o Google, hehehe, mas que caberia aqui no tópico ou mesmo num tópico só pra isso, seria muito bom.

Além disso eu questionei:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/246788/p5#7153759

Mas, até onde percebi, não fui respondido.


Abs

carlos adolphs
Veterano
# nov/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Russetwolf
Ramsay
Vejam bem, meus amigos, quando um pouco de pesquisa pode resolver muitos problemas.Todo capacitor que for usado nas entradas de rede, como filtros de ruido ou capacitores de fase, necessáriamente devem possuir certificação Y2 ou X2(isso está impresso no invólucro, junto à capacitância e voltagem de trabalho), porém ao comprá-los deve-se pedir"capacitor para uso em corrente alternada com certificação Y2 ou X2".O que é isso?É a certificação de como o capacitor vai reagir em caso de falha:Se for Y2, se pifar, ele abre o circuito, e é indicado para capacitores de fase, pois ao abrir em pane, evita que a rede seja colocada no terra do chassis.Já o X2, ao pifar, entra em curto, e é indicado para ser usado entre os dois polos da rede, depois do fusível, pois ao entrar em curto, causará a queima deste, protegendo o aparelho e o usuário.Os dispositivos existem, é só saber onde usar...Agora, se o handmaker nada entende do assunto e coloca um X2 no capacitor de fase, o mesmo ao entrar em curto, vai eletrecutar o guitarrista...ABNT amigos, ABNT...Se vcs abriremas fontes de seus PCs e observarem os capacitores de entrada de rede vão ver o que eu estou falando...

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


Rick Martinez
Mauricio Luiz Bertola

Isto está mais ou menos repetido, nesta discussão, de uma forma ou de outra, mas a pedido de membros que sempre respeitei, vou resumir.

Um amp valvulado hand made, fora de série, deve ter:

1) Fio terra com resistência de menos de 1 OHM, fio de 2.5 mm2 (no mínimo) em todo o circuito de Terra. Contatos de Terra soldados, não apenas encaixados.

2) Componentes made in Germany ou USA. Válvulas Russas ou USA.

3) Ausência de qualquer ligação entre alimentação pública e o circuito. (O cap da morte por exemplo.)

4) Fusível compatível com a potência do equipamento.

5) Chave interruptora Carling ou de qualidade equivalente, ou melhor é claro.

No aparelho, acredito que se resume a isso.

Fora do amp, o que já não tem relação com o fabricante, é claro, é bom :

1) Aterramento próximo ao local. Não adianta o aterramento lá do poste, tem que ter na casa, no apartamento, ou na portaria do apartamento por exemplo.

2) Se algum aparelho da casa liga o neutro no terra, deve ter terra obrigatório no local. Chuveiros por exemplo costumavam ser ligados assim, ligava o neutro no fio verde...

3) O estabilizador, ou transformador, que o amp usar, deve passar o Terra adiante sem interrupção. Às vezes o terra chega na parede, mas é comum usar um transformador de 2 pinos, aí o terra fica interrompido.

4) A casa deve ter dispositivo de corrente residual. Um membro do forum que é engenheiro(não me recordo quem) me disse que é obrigatório desde 1997 se não me engano.

Outras medidas mais óbvias podem ser observadas, mas não tem relação a amps e sim a eletricidade em geral: evitar tocar no molhado, usar tenis, etc...mas aí já é conselho da vovó, não é?

Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zefonseca: Isto está mais ou menos repetido, nesta discussão,

Velho, esse mais ou menos é que é o problema e pode gerar dúvidas.

mas a pedido de membros que sempre respeitei, vou resumir.

carlos adolphs: ABNT amigos, ABNT...

ehhehe

Vlws

rafael_cpu
Veterano
# nov/10
· votar


Eu acho que o pessoal está radicalizando um pouco o tema do tópico e os argumentos postados pelo autor e por outros.

A ideia do tópico, parece-me ser clara. E o MMI e o MaurícioBahia resumiram bem em seus posts o que devemos absorver da discussão.

Alertar que essa onda de valvulados hand made a preço de banana pode ser um tiro no pé. Tanto em relação à segurança, quanto em qualidade e durabilidade do produto.

Segundo o autor, não é possível construir um ampli seguro e de qualidade com menos de R$1.000,00. Nem é possível construir um bom ampli com menos de R$3.000,00 com componentes de qualidade. O preço razoável, seria algo em torno de R$4.000,00, para um bom ampli.

Evidentemente, que o preço final do produto inclui a mão-de-obra e o lucro do artesão. E estes variam de região para região, de profissional para profissional... Portanto, é uma média, pessoal.

Outro ponto, a discussão também envolvia o conceito de hand made no Brasil e no exterior. Aqui, parece-me que se consubstancia em alternativa economicamente viável para o acesso aos amplis valvulados e alguns pedais. Lá fora, é algo mais requintado, artesanal, envolve exclusividade e personalização.

Em nenhum momento eu vi o autor incluindo neste contexto alguns renomados construtores. Parece-me óbvio que a discussão é a respeito da onda hand made fundo-de-quintal a preços irrisórios...

Por outro lado, não se pode levar a discussão para a radicalização. Os exemplos mencionados pelos colegas, a respeito de acidentes envolvendo amplis, foram apenas a título ilustrativo.

Creio que o autor expôs seus argumentos, mencionando preços, inclusive. Quem não concorda, pode expor também. Assim, a discussão seria muito mais proveitosa. Não basta dizer não concordo, tem que dizer o porquê.

Concordo com o Buddy e com o Bertola. Seria de grandíssima utilidade se o Zéfonseca e o grande mestre Carlos Adolph aprofundassem o assunto técnico. Dando-nos conselhos e subsídios...
Mas calma lá, pessoal, não dá para exigir respostas, muito menos determinando prazo!!!

Abraço.
T+

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Na dúvida, coloque fotos do circuito aí pra membros julgarem.

Deveria ter uma thread aqui só com fotos dos circuitos de todos os hand makers que o pessoal mais gosta!

Que tal? Aceitam a proposta? Se colocarem fotos internas de hand mades, eu aceitaria apontar comentários pontuais sobre cada item.

Tecer comentários gerais sobre fulano, não vou. Mas falar de circuito e fotos, FATOS, estou às ordens. Quem topa tirar fotos de seus hand mades e lançar aqui no forum?

Bola no campo dos donos de hand mades!

rafael_cpu
Veterano
# nov/10
· votar


Putz, postei tarde... já está fora de contexto...rsrs.
Este tópico está voando...rsrsrs.

Agora é tarde.

T+

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


rafael_cpu

Tem gente aí que voou na minha garganta heheh.

Demorei 30 minutos pra respoder e o cara me deu mais choques que todos os capacitores que meus dedos distraidos já tocaram na vida.

Agradeço, novamente, a quem entendeu o que quis dizer.

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


Tô Fud#$%.....................



Um aceno de longe!!!

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Mauricio Luiz Bertola: Você podería "elencar" as condições de segurança necessárias.

buddy guy: Se alguém puder fazer a gentileza de explicar,eu seria muito grato.

Eu mencionai algo assim na 1a. página, respondendo ao Tatus. Mas aí eu pensei, é mais fácil usar o Google, hehehe, mas que caberia aqui no tópico ou mesmo num tópico só pra isso, seria muito bom.

Abs



Pois é camarada Bahia.Não seria muito mais correto o camarada entrar aqui (uma vez que ele demonstra possuir conhecimentos da eletrônica),e dizer para turma: "Olha,existem profissionais e profissionais.Existem os que só fazem porcaria (como em todos os âmbitos das profissões,tem seus maus profissionais).Mas que também existe gente séria,disposta a fazer dentro do possível,o melhor.E que amplis por mais mau feitos que sejam,podem sim,serem dotados de dispositivos pelos quais os tornem seguros"!!! Não seria muito mais ético e de extremo bom senso não GENERALIZAR todos os handmakers,não seria?

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


Deveria ter uma thread aqui só com fotos dos circuitos de todos os hand makers que o pessoal mais gosta!

2!!!!



Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zefonseca: Que tal? Aceitam a proposta? Se colocarem fotos internas de hand mades, eu aceitaria apontar comentários pontuais sobre cada item.

Topo!!!! Muito legal isso, pena que meus 2 amps não são handmades.

Abs


ps. conhecia esse site? http://diyaudioprojects.com/Tubes/tubes.htm

belas imagens!

rafael_cpu
Veterano
# nov/10
· votar


Deveria ter uma thread aqui só com fotos dos circuitos de todos os hand makers que o pessoal mais gosta!

2!!!!


3!!!!

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


Eu só não posto fotos da parte interna do meu amp porque tenho medo de fazer med**, tomar um choque e não conseguir colocar novamente a tampa...........................

Tirar a parte de trás me parece tranquilo, mas não daria pra ver tudo... teria que tirar a parte de cima também... Aí, complica!!!



Um aceno de longe!!!

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Velho, esse mais ou menos é que é o problema e pode gerar dúvidas.

Discordo viu Mauricio, eu acho é que tem um ou dois aí tumultuando e tentando levar a discussão pra um lado que não era a intenção do tópico.

Como diz a letra "O Chato" de Oswaldo Montenegro, eu já falei tudo tintin por tintin e ainda entrei em detalhes....

shoyoninja
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
Bom, sobre o seu descaso com segurança, pouco posso fazer a respeito, tão pouco quero. Que a seleção natural tome seu curso. ^^

Contudo todas as informações que passei estão corretas, e inclusive são coerentes com esse link que você passou. As considerações finais do autor em especial.

buddy guy
Entenda que não há dispositivo mágico. Os problemas de segurança ocorrem justamente quando algo falha. E devem ser considerados justamente no projeto, montagem e controle de qualidade do produto.

O aterramento é o principal mecanismo de proteção nesse caso.

Lembrando que o alerta não é para deixar ninguém paranóico e desconfiado de tudo quanto é amplificador que chegar perto. E sim para conscientizar que existem questões de segurança a se considerar e que o melhor é comprar de alguém ou alguma marca que seja de confiança.

Por exemplo: suponha que nosso amigo 400V na veia fosse um handmaker e vendesse uns amps bem baratinhos. Sabendo dessa postura dele em relação a segurança, você compraria os produtos dele?

Del-Rei
Veterano
# nov/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


zefonseca

Fala!!

Discordo viu Mauricio, eu acho é que tem um ou dois aí tumultuando e tentando levar a discussão pra um lado que não era a intenção do tópico.

Bom, na minha humilde opinião, creio que nem tenham feito isso de propósito, apenas pra atrapalhar... Creio que devam ter interpretado de outras formas seu texto, e aí gerou confusão.

Mas não acho que tenha havido má fé.

Acho que em algum ponto, a discussão foi desviada, mas pelo visto já estão todos falando a mesma coisa agora...

Bom, apenas minha opinião.
Até porque, as pessoas que postaram aqui (exceto o camarada que criou um perfil apenas pra postar aqui) são usuários que geralmente tendem a ajudar a galera e não costumam gerar polêmicas, então acho que realmente não seja má fé.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

kosmiktubes
Veterano
# nov/10
· votar


Antes que o sujeito aí questione MAIS UMA VEZ meu "compromisso com a verdade" ou com a "ética", INFORMO que estou saindo para o DETRAN para pagar minhas multas, OK? Talvez demore um pouquinho, lá tem fila....pacato cidadão, da civilização.

Não fique nervoso comigo viu buddy guy. Volto mais tarde para tirar toooooodas suas dúvidas. Aliás, tenho até umas dúvidas para você responder, dentro de toda sua lisura e compromisso ético, é claro. Sem "generalizar" nem prejudicar seu "hand maker predileto", não é verdade..... Aliás, qual é o seu nome? Já nos conhecemos?

--------------------------------

REPITO O CONVITE A TODOS:

Na dúvida, coloque fotos do circuito aí pra membros julgarem.

Deveria ter uma thread aqui só com fotos dos circuitos de todos os hand makers que o pessoal mais gosta!

Que tal? Aceitam a proposta? Se colocarem fotos internas de hand mades, eu aceitaria apontar comentários pontuais sobre cada item.

Tecer comentários gerais sobre fulano, não vou. Mas falar de circuito e fotos, FATOS, estou às ordens. Quem topa tirar fotos de seus hand mades e lançar aqui no forum?

Bola no campo dos donos de hand mades!


--------------------------------

AÍ PESSOAL, LANCEM NO FORUM FOTOS DOS CIRCUITOS DE HAND MADES, E VAMOS DISCUTIR BONS, MAUS, EXCELENTES, PÉSSIMOS, SEGUROS, INSEGUROS, COMPONENTES, VÁLVULAS, O QUE QUISEREM! O QUE ACHAM?

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zefonseca: INFORMO que estou saindo para o DETRAN para pagar minhas multas

Isso é chato!!! heheh

Depois, se puder, veja as fotos do site no link que postei no final da página anterior.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não existe valvulado de R$ 1000 feito à mão que preste.