Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Pô, mas essa foto 1 lembra o Marshall, né? British....

É verdade. Mas os caras dizem que o produto é original... "7 Original Amplifiers with matched cabinet"

Provavelmente alguns amps devem soar parecido com os "famosos". Ainda não testei...

Abs

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Hahaha...
Ok, cara. Entendi deu saudosismo.
Mesmo eu achando que em breve o TIMBRE das válvulas serão clonados, não vou mais argumentar... Hehehe.

De qualquer forma, confesso: se eu tivesse um roadie, seria saudosista e certamente ficaria com o original (válvula).... Mas como o suor é meu, fico com a fé na tecnologia e aguardo o dia da simulação perfeita... Haha.

É difícil achar o timbre perfeito no valvulado. Eu fazia vários ajustes em casa, e achava ótimo!
Chegava no ensaio e shows, e ficava alto demais ou baixo demais... E o simples aumentar/diminuir o Master ou o Ganho, já mudava completamente o timbre, pq altera a saturação das válvulas... Haha...

É mto difícil simplesmente aumentar/diminuir o volume sonoro do valvulado sem alterar o timbre...
Aí, todo o ajuste feito em casa vai pro "saco".

Praticidade, praticidade... Hehehe....

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

SteveRayMorse
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei

Pô, mas qual tu tá falando? Guitar Rig? Amplitube? Pod?
Sei não... Nenhum desses chega aos pés da fortuna de um Soldano, Mesa, JCM, etc.... Isso falando só do cabeçote.... Com a caixa, fica mais caro ainda.


Tava me referindo a esses daqui: Axe e o Roland como exemplos.
Quanto ao Guitar Rig e Amplitude da vida, apesar de achar ótimas ferramentas e inclusive usá-los, acho que ainda estão bem longe do real. Sou saudosista(confesso!) mas mantenho a mente aberta hehe.

MauricioBahia

Muito legal cara...não conhecia não.

Vinícius Iron

Entendo a dificuldade que há de lidar com um valvulado. Mas, pense bem (vou deixar de ser tão saudosista, agora): não seria legal ter um valvulado e um simulador? O simulador tu usaria em casa e no estúdio, e o valvulado tu usaria especialmente no show, para dar AQUELA SATURADA e sentir aquela quentura das válvulas, entende?

Bem na boa, simulação é legal pra casa e pro estúdio, mas, ao vivo, tem de ser VALVULADO! Hehe.


É por aí mesmo hehe!!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Testá-los-ei.
Hohoho!
:)



Um aceno de longe!!!

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei

É difícil achar o timbre perfeito no valvulado. Eu fazia vários ajustes em casa, e achava ótimo!
Chegava no ensaio e shows, e ficava alto demais ou baixo demais... E o simples aumentar/diminuir o Master ou o Ganho, já mudava completamente o timbre, pq altera a saturação das válvulas... Haha...

É mto difícil simplesmente aumentar/diminuir o volume sonoro do valvulado sem alterar o timbre...
Aí, todo o ajuste feito em casa vai pro "saco".


Ahh, velho... mas vai dizer que não é aí que está a graça??? Hehehe.



Aliás, bem pensado... nós precisamos de um roadie. O ideal seria pegar os irmãozinhos, mas, no meu caso, o meu irmão é mais velho. :P

Vou tentar o meu priminho. Ele vai fazer 11 anos, mas daqui uns 2 anos, fazendo uma musculação, acho que ele pode carregar as minhas coisas, hehehe.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Del-Rei: Testá-los-ei.

Eu confundi o Kuassa com o Vandal... O Vandal é que arrebenta!

Abs

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


De qualquer forma, confesso: se eu tivesse um roadie, seria saudosista e certamente ficaria com o original (válvula).... Mas como o suor é meu, fico com a fé na tecnologia e aguardo o dia da simulação perfeita... Haha.
Aí.. Guitarrista é assim mesmo. Então, você abdica do PRAZER (supondo que a única diferença é psicológica) de tocar no valvulado pela PRATICIDADE do simulador. Concordo 1000%.

Só que quantos saudosistas não existem nesse meio? :P

Quanto ao Guitar Rig e Amplitude da vida, apesar de achar ótimas ferramentas e inclusive usá-los, acho que ainda estão bem longe do real.
Já vi algumas gravações em que simplesmente eu não sabia distinguir quem era quem... E não foram poucas.
Então, em matéria de som, já temos algumas simulações muito boas, mesmo em guitar rig e amplitube. Pode ser que a simulação de JCM800 não timbre exatamente igual ao original (pra um ouvido treinado), mas consegue sair algo bom? Sim.
Mas guitarrista ainda prefere o valvuladão lá, pesando pra car**** e gastando energia que só ele... :P

KOLB
Veterano
# set/10
· votar


Nunca serão... kkkkkk

Bom, pelo menos por enquanto os simuladores estão longe dos originais, mas não deixam de serem bacanas, utilizo muito...
Nos que já testei, sinto a falta dos graves e agudos mais vivos, mais musicais. Até consigo timbres bacanas nos simuladores, mas depois de horas de tentativas, diferente de um amp valvulado, que é só colocar o volume para mais da metade e o timbre está lá, fácil, fácil.

Outra resalva para os simuladores é que eles me parecem melhores para gravação do que ao vivo.

Abraços a todos

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Pô, cara... pelas fotos gostei bastante!!
Quando chegar em casa vou dar uma olhada melhor e tentar baixar uma demo!
Não ouvi o som do Ogner, aqui no trabalho não abre 4Shared (no trabalho, de novo).

Valeu pela dica!!!


SteveRayMorse
Tava me referindo a esses daqui: Axe e o Roland como exemplos.

Hum... não conheço estes! Mas provavelmente devem ser mesmo melhores que Amplitube/Guitar Rig!!
Fiu-Fiu!!!


Vinícius Iron
Ahh, velho... mas vai dizer que não é aí que está a graça??? Hehehe.

hehehehe... nos primeiros meses, sim!
Faça disso uma rotina pra vc ver só!! haha

Aliás, bem pensado... nós precisamos de um roadie. O ideal seria pegar os irmãozinhos, mas, no meu caso, o meu irmão é mais velho. :P

Vou tentar o meu priminho. Ele vai fazer 11 anos, mas daqui uns 2 anos, fazendo uma musculação, acho que ele pode carregar as minhas coisas, hehehe.


hehehehe.... mau vc, heim!!!


DotCom
Aí.. Guitarrista é assim mesmo. Então, você abdica do PRAZER (supondo que a única diferença é psicológica) de tocar no valvulado pela PRATICIDADE do simulador. Concordo 1000%.

Exato! :)
Meu ponto de vista sempre foi este... Afinal, não faria sentido trocar o original pela cópia, por mais que a cópia fosse perfeita, né?
O grande problema das válvulas é a inconveniência.... o som é maraviolhoso quando se pode aumentar!!

Na verdade, se não houvesse inconvenientes, não haveria nem simuladores, correto? Usaríamos válvulas forever!

Já vi algumas gravações em que simplesmente eu não sabia distinguir quem era quem... E não foram poucas.
Então, em matéria de som, já temos algumas simulações muito boas, mesmo em guitar rig e amplitube. Pode ser que a simulação de JCM800 não timbre exatamente igual ao original (pra um ouvido treinado), mas consegue sair algo bom? Sim.
Mas guitarrista ainda prefere o valvuladão lá, pesando pra car**** e gastando energia que só ele... :P


Sim!!!!!!
:)

KOLB
diferente de um amp valvulado, que é só colocar o volume para mais da metade e o timbre está lá, fácil, fácil.

Pô, nem tanto, né?
Não é mole timbra valvulado não, cara!!!
De qual tu tá falando?!


Outra resalva para os simuladores é que eles me parecem melhores para gravação do que ao vivo.

Isso eu concordo também!
Tentei ensaiar com o Guitar Rig, mas não curti muito o resultado não.
E depois fiquei sem paciência pra timbrar, a verdade é essa!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

KOLB
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei
A questão do "volume" quente foi exagero mesmo. Claro que tem que fuçar um pouco nos demais parâmetros, mas nada que em minutos não se resolvam :)

Russetwolf
Veterano
# set/10 · Editado por: Russetwolf
· votar


Luciano SJ

tenho um colega que toca numa banda baile.

sabe qual o equipo dele? O guitar rig, um lap top e um controlador.

Pra ele não compensa ter um valvulado.


Cara já vi usarem e me confundiu, fui até o palco pra olhar se era um tube amp. :-)

SteveRayMorse

Mas não acho que válvulas são ultrapassadas e nem nunca vão ser simplesmente por que som de válvula é som de válvula.

Sim, enquanto tiver músicos presos aos anos 50' 60' 70' e tocando o que eles tocavam, haverá um valvulado para caracterizar o som, sem isso é o mesmo que dançar quadrilha de bermuda e camisa de malha.

Del-Rei

Acho que todos devíamos buscar timbres próprios.
Isso que me faz tirar o chapéu pro Santana.

Porque ele é o Santana? porque todos tiram o chapéu pra ele.
Assim como no Brasil tiraram o chapéu pro Chico Side, Arnaldo Baptista (mutantes), exatamente pela criatividade desses gênios da música.

É difícil achar o timbre perfeito no valvulado. Eu fazia vários ajustes em casa, e achava ótimo!
Chegava no ensaio e shows, e ficava alto demais ou baixo demais... E o simples aumentar/diminuir o Master ou o Ganho, já mudava completamente o timbre, pq altera a saturação das válvulas... Haha...


É mto difícil simplesmente aumentar/diminuir o volume sonoro do valvulado sem alterar o timbre...
Aí, todo o ajuste feito em casa vai pro "saco".


Vc já pesquisou quantos guitarristas ficaram surdos por isso, inclusive Eric Clapton. As pessoas tendem a ficar surdas 1/8 acima da freqüência exposta, logo, devido as freqüências fundamentais da guitarra o músico não ouvirá mais a voz humana.

Vinícius Iron

Ahh, velho... mas vai dizer que não é aí que está a graça??? Hehehe.

NÂO. :-)

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


KOLB

Pois é! :)
Acho que o grande problema do valvulado é conseguir timbrar no volume necessário.
Uma coisa é timbrar em casa. Outra é timbrar pra shows.
Bizarro.
E prepare-se pra ouvir apitos eternamente em seus ouvidos.
Hohoho...


Russetwolf
Porque ele é o Santana? porque todos tiram o chapéu pra ele.
Assim como no Brasil tiraram o chapéu pro Chico Side, Arnaldo Baptista (mutantes), exatamente pela criatividade desses gênios da música.


Acho sensacional o fato de reconhecermos um guitarrista pelo timbre único.


Vc já pesquisou quantos guitarristas ficaram surdos por isso, inclusive Eric Clapton. As pessoas tendem a ficar surdas 1/8 acima da freqüência exposta, logo, devido as freqüências fundamentais da guitarra o musico não ouvirá mais a voz humana.

Pior: Tem vocalistas que ficam parcialmente surdos por causa dos valvulados esporrentos dos guitarristas no palco. Rogério Flausino que o diga!
Aí é foda!

Hehehe...

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Bruno Floyd
Veterano
# set/10
· votar


Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?[

na minha opinião: nunca!!!



sempre vai ter alguem como eu que vai preferir a parafernalia analogica às modernisses digitais!

e tem mais, se fosse pra votar, minha opção seria extinguir toda essa pataquada digita!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Bom, isso nunca vai acabar... 10 anos atrás quando saiu o Amp Farm, já existia essa discussão, até hoje nenhum software superou ele, até hoje, os valvulados não foram substituídos.

Pra mim cada produto tem sua utilidade, são ferramentas para o músico conseguir expressar as suas idéias, é bobagem se limitar a um ou a outro, já que pode-se usar os 2 em situações diferentes onde eles tenham o desempenho ótimo de suas funções.

wiskeria
Veterano
# set/10
· votar


simulador simula, mas os valvulados se pilota...

Mr. Black Beauty
Veterano
# set/10
· votar


Bastante interessante este tópico, até mesmo pela complexidade de seu tema. Li todas as opiniões postadas até o momento e, sinceramente, não consigo discordar de nenhuma delas, por mais estranho que possa parecer. Realmente é uma zona nebulosa e fica muito difícil fazer qualquer previsão. Na verdade, ao meu ver, a própria tecnologia é algo um tanto curioso, pois ao mesmo tempo em que partimos do fonógrafo, passamos pelos discos de cera e chegamos ao blue-ray em tão pouco tempo, o princípio que move um foguete ao espaço não é diferente do que , de forma primitiva, move um busca-pé pelo chão em festas juninas. O melhor pincel ainda é o feito com pelos da orelha da ovelha que pasta nos confins de algum lugar da p.q.p., embora a fibra ótica seja uma realidade. Os membros biônicos também são uma realidade, mas o câncer continua sendo um fantasma...até mesmo a calvície continua sem respostas convincentes! Nos anos 70 e 80, e quem viveu essa época vai concordar comigo, imaginávamos que no ano 2000 os carros flutuariam como nos desenhos dos jetsons...pura ilusão. A tecnologia, a ciência como um todo, parecer derrapar, simsplesmente não evoluir em alguns campos como pensávamos que fosse e a arte parece ser um deles. Se tivesse que apostar, o que não gostaria de fazer, apostaria na continuidade das válvulas, na continuidade dos ataques de uma baqueta de madeira na pele de uma caixa e nos instrumentos de sopro e acústicos, pela mesma razão que apostaria na continuidade dos livros de papel e não nos e-books, embora acredite que estes conquistarão seu mercado, não tenham dúvida: Quando o assunto é arte, o que menos importa é a praticidade, pois arte sempre representa a busca. Busca por experiências emotivas inéditas e únicas, que jamais serão subjugadas pelas limitações das ciências exatas. Sempre haverá quem queira pagar para assistir com que maestria um instrumento é manejado, a emoção e o suor estampados no rosto de um músico em plena ação num palco qualquer, e não apenas presenciar alguém apertar um botão e fazer a "coisa acontecer". Abçs

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Olha, eu não sei vocês, mas eu continuarei comprando valvulados. Se conseguir ter a simulação, ótimo! Elas são boas pro estúdio, para casa e para lugares onde não se pode tocar em volumes muito altos (como em shoppings). Agora, pra shows de gritaria, pulos e socos, eras mais de usar um valvulado quase no talo, saturando as válvulas do power. Não sei se vocês hão de concordar comigo, mas acho que o simulador não traz essa sensação do valvulado, nesse tipo de ocasião.

Ainda quero meus 3 valvuladinhos. :S

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Mr. Black Beauty

Quando o assunto é arte, o que menos importa é a praticidade, pois arte sempre representa a busca. Busca por experiências emotivas inéditas e únicas, que jamais serão subjugadas pelas limitações das ciências exatas.

Disse tudo, cara! Isso, sim, resume o nosso continuado uso dos valvulados.

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Não sei se vocês hão de concordar comigo, mas acho que o simulador não traz essa sensação do valvulado, nesse tipo de ocasião.
Na cabeça dos guitarristas, NUNCA vai trazer. O psicológico conta, nesse meio. E é esse aspecto o que mais vai segurar os valvulados por muito e muito tempo. Não será questão de qualidade, mas sim aquela sensação "porra, to com um valvuladão aqui...!" que vai fazer o povo continuar pagando a mais por algo tecnicamente inferior em todos os sentidos.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


DotCom

que vai fazer o povo continuar pagando a mais por algo tecnicamente inferior em todos os sentidos.

Tecnicamente inferior em todos os sentidos??? Desconheço isso de que tu tá falando... o simulador só ganha em praticidade, nada mais.

erick_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


Eu nunca toquei em Ampli Valvulado mas sei o quanto é bom e bem melhor do que os que não possuem valvulas. Uma coisa é certa Simuladores = Simular amplis valvulados, então pela lógica o que é melhor? O que veio primeiro pedais analógicos ou simuladores? Eu acredito que pode até acontecer de os simuladores com toda essa técnologia que só tem avançado ultimamente, serem muito mais utilizados futuramente, mas os velhos amplis valvulados e pedais analógicos ainda vão ser a essência dos timbres.

Alguns anos atrás acredito que se pensavam sobre a mesma coisa e até hoje as guitarras como Fenders e Gibsons dos anos 60 e 70 tem os melhores timbres, os pedais como Tube Screamer e Vox e por ai vai.

Mas eu curto os 2 tipos tanto amplifcadores valvulados como simuladores e acho que isso só depende do gosto e dicernimento timbristico do músico.

É só a minha humilde opinião.

Abraço

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron

Cara, engraçado que embora eu goste muito de valvulados (até pq se não gostasse não teria 4), agora eu não acho que valvulado seja a solução pra tudo não, eu particularmente gosto do som de amps solid state, tanto que alguns dos meus maiores sonhos em termos de amp hoje em dia são SS, como os JC-120, os Polytone Minibrute e os Lab5.

Embora eu não tenha muita prática com simuladores para PC, já tive minha quota de experiência testando o Amp Farm, que dos simuladores para computador é o mais top e só roda nas versões top do Pro Tools HD. O que posso dizer é que embora ainda não sejam iguais a um valvulado, chegam tão próximo que no meio do som de uma banda você nem nota a diferença. Inclusive é por isso que se iniciou a "febre" dos simuladores 10 anos atrás, o fato de ele conseguir emular praticamente à perfeição ao ponto de se não tiver os 2 lado a lado, fica muito difícil dizer qual é qual.

O grande problema é que não tem como você carregar isso pra cima e pra baixo, mas em termos de tecnologia pra gravação é uma mão na roda, especialmente porque você pode pegar a trilha gravada e mandar rodar ela em várias combinações de amp diferentes, e escolher o que ficou melhor para a música.

Agora é o tipo da coisa, essa é uma tecnologia que está a anos luz de distância dos Guitar rigs e Amplitubes da vida. É muito cara e não tem muita utilidade fora de estúdio.

Agora mesmo simuladores simples como o Sansamp GT-2 (o original) e o PSA-1 fazem maravilhas em gravações sem perder muito da vibe do valvulado e muitas vezes na gravação dá timbres até melhores.

O que eu acho é que cada um tem uma utilidade, então cada se botar macaco no seu galho e usar bem, todos tem suas vantagens e todos são passíveis de grandes timbres.

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Tecnicamente inferior em todos os sentidos??? Desconheço isso de que tu tá falando... o simulador só ganha em praticidade, nada mais.
Peso: Valvulado pesa mais.
Consumo: Valvulado consome mais.
Eficiência: Valvulado é menos eficiente.
Preço: Valvulado é mais caro.
Potência: Valvulado normalmente para nos 100w, é complicado fazer um valvulado MUITO potente. Já nos amplis classe D, 200w é a coisa mais fácil do mundo de conseguir.

O valvulado é TECNICAMENTE inferior, pois em todos os aspectos TÉCNICOS, ele é inferior... Só isso.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


DotCom

Mas tu acha que isso se aplica ao timbre e a naturalidade de uma válvula?

Concordo contigo na maioria das coisas... peso, consumo e preço são fatores declinam o cara em comprar um amp valvulado.

Curly
Veterano
# set/10
· votar


meu problema com valvulados não é o som, é uma total falta de confiança. simplesmente sempre tenho sérias dúvidas de que vou carregar o amp de um lado para outro, ligá-lo e ele vai funcionar a contento... outra questão é a qualidade da energia do lugar onde o equipamento vai ser ligado. por que tanto medo ? já trabalhei com manutenção de equipamentos valvulados...

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Mas tu acha que isso se aplica ao timbre e a naturalidade de uma válvula?
Esses fatores que você falou aí não são fatores técnicos...
Desde o começo do tópico eu venho falando que o que segura os valvulados é fator subjetivo: TIMBRE e FETICHE.
Porque do ponto de vista TÉCNICO, valvulado já tinha virado peça de museu há décadas.

rgmanica
Veterano
# set/10
· votar


Se pegar um tom, colocar em valvulado puro, pré valvulado/ power SS, tudo SS, e um Mix desses com um simulador, poucos vão notar a diferença, desde que em equipamentos bons.

Dá daí vem o papo de que válvula é bom em dinâmica. Então toca um tom com timbre. Novamente poucos vão ver a diferênça.

Me apavora que muitos metem pau até em equipos digitais com AD e DA de menos de 24 bits@48khz e escutam em seus Ipods sons porcos de meros 128kbps de conversão... Falácia

Amigos, treinem seus ouvidos, adaptem eles e principalmente, PROTEJAM eles de todos esses WATTS. De que adianta ter um HEAD valvulado fodão se no fim da noite sobra aquele zumbido no ouvido?

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Se pegar um tom, colocar em valvulado puro, pré valvulado/ power SS, tudo SS, e um Mix desses com um simulador, poucos vão notar a diferença, desde que em equipamentos bons.
Um TOM puro? Se alguém notar diferença, pode mandar internar ou mandar pro fono.

Então toca um tom com timbre. Novamente poucos vão ver a diferênça.
Pois é, tom não tem timbre... Quem ouvir diferença merece ser internado, hahahaha

ogner
Veterano
# set/10
· votar


A diferença maior na minha opinião é pra quem toca....Pra quem escuta é muito parecido, e hoje em dia muito difícil saber oq é oq, e ainda depende muito do estilo, o clean/crunch estalado tipico de Strato + Valvulas ainda é dificil conseguir...

Vou querer um SE de verdade ate o final dos tempos.

Desde o começo do tópico eu venho falando que o que segura os valvulados é fator subjetivo: TIMBRE e FETICHE.
Porque do ponto de vista TÉCNICO, valvulado já tinha virado peça de museu há décadas.

Concordo, alem do timbre e fetiche existe a sensação ao tocar com um amp de verdade....O maior problema ainda é a ponta final das simulações, onde liga-las? PA, Retorno, Caixas Flat, fones?? Isso é um saco...Ja tentei tocar com banda usando simuladores, no fone fica uma blz, mas em caixas ( ja testei aguns tipos) sempre fica meio broxante e sem graça, um amp valvulado de alguma forma gera um prazer maior na minha opiniao, e outra, tenho que tocar alto sim. Nao é igual a show de Slayer, mas tem que ter volume....

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


O maior problema ainda é a ponta final das simulações, onde liga-las? PA, Retorno, Caixas Flat, fones??
Onde que você liga seu valvulado pra fazer um show?

um amp valvulado de alguma forma gera um prazer maior na minha opiniao, e outra, tenho que tocar alto sim.
Pois é, é subjetivo, essa coisa não dá pra medir. O guitarrista GOSTA de valvulado e ponto. Então sempre vai ter mercado pro valvulado. E os fabricantes não são bobos pra parar de fabricá-los, então na minha opinião eles continuarão po muuuito tempo, mesmo que façam simulações maravilhosas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?