Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?

Autor Mensagem
Vinícius Iron
Veterano
# set/10


Não é novidade para vocês o espaço que os simuladores digitais estão adquirindo com o passar do tempo. A cada novo produto de simulação lançado no mercado, mais olhares de músicos são atraídos, devido a sua fidegnidade na imitação de um som já vastamente conhecimento, seja ele o de um Marshall, um Mesa/Boogie, um Fender, etc. Nesses últimos dias, me deparei com um tal de Axe-FX da empresa Fractal Audio Systems, que é um rack de multi efeitos de excelentíssima qualidade, até mesmo sendo usado, atualmente, por Steve Vai, John Petrucci, Greg Howe, Pete Townsend e outros. Esse rack, também, é um Pré-Amp com diversas simulações de amps e, quando li reviews de americanos e europeus que o tem, disseram que é incrível a qualidade e responsabilidade com que esse rack simula os amps. Um exemplo do que estavam falando é o Mesa/Boogie Mark IV, o qual alguns deles se atreveram a dizer que as simulações soam até mais natural que o amp verdadeiro e com uma facilidade muito maior. Alguns, inclusive, mostraram fotos suas de ''antes e depois'', nas quais, antes, aparecia vários cabeçotes empilhados e, depois, apenas uma caixa e um Axe-FX.

De fato, essas novas tecnologias digitais de simulação estão ficando cada vez melhores e ocupando cada vez mais espaço. A quantidade de algoritmos, de memória, de processamento parece estar crescendo geometricamente com o lançamento de um novo produto, que pretende copiar o som de um amplificador com mais fidelidade, o que ''invalida'' o uso de cabeçotes.

Então, o que você acha? Serão os amplificadores valvulados convencionais serem totalmente substituídos pelas simulações, nos próximos 10 anos ou mais? Terão os amplificadores valvulados o mesmo destino do Vinil? Tem gente que ainda usa, atualmente, mas a grande massa prefere CD, DVD e Blu-Ray. E o que acontecerá com as empresas, como Marshall, Laney, Mesa/Boogie, Fender, Bogner, etc? Será que elas estão num caminho sem volta a um abismo para a falência? Ou elas, a fim de evitar esse destino, irão também investir em simulações de amplificadores, nesse futuro remoto?

Se tudo está caminhando em direção a digitalização e miniaturização, será que, quando tivermos filhos que serão músicos, irão olhar nossas antigas fotos tocando com cabeçotes valvulados e terão aquele mesmo ''susto'' que nós temos, hoje em dia, ao olhar o tamanho dos computadores da década de 80?

Enfim, o futuro, no mundo da música, parece ser obscuro e tudo o que nós podemos fazer, nesse momento, é imaginar e supor.


Gostaria que esse tópico se tornasse fixo, para o pessoal debater e discutir, sempre que quiser, tudo relacionado ao assunto - Amp Valvulados VS Simulações Digitais. Podemos render boas conversas e diferentes opiniões a respeito do que o futuro da música nos aguarda!

O tópico é de vocês! Curtam!

Abraços

StratoBlues
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Eu,atualmente, acho o timbre das válvulas a perfeição...
Mas prezo para que os tais simuladores realmente se desenvolvam muito e rápido, porque vão abrir o leque em quesitos de versatilidade e transporte, sem falar que talvez não possuam tantas restrições de transporte, meio como um SS.

No momento atual, mesmo com esse tal AxeFX, acho que os simuladores digitais ainda não conseguiram chegar ao timbre e a perfeição das válvulas. Estamos bem próximos, mas ainda falta alguns toques finais.

Como guitarrista, eu já disse e volto a dizer, adoro o timbre das válvulas, mas por opiniões próprias possuo um SS, já que eu prezo muito pela versatilidade de um amplificador, sua facilidade de transporte, e eu adoro o fato de que é um tanque de guerra.

Vejamos agora as opiniões dos "Tone-Masters"!

Abç

Luciano SJ
Veterano
# set/10 · Editado por: Luciano SJ
· votar


Vinícius, acho que incorre-se em um erro básico ao levantar-se tal suposição: enquanto se buscar "simulação", as válvulas não parecem ter um caminho firme rumo à proscrição.
Os transistores há pelo menos 30 anos mandaram as válvulas à sepultura na indústria do ocidente, exceto, até onde consigo ver, em alguns equipamentos de áudio, entre os quais os amp's de guita.
Parece-me bem mais verossímil um retorno às válvulas que o contrário, haja vista o grande número de novos eletrênicos que se servem de sua "tecnologia".
Talvez quando o transistor for verdadeiramente uma opção aos tubos, e não uma imitação, ai sim, talvez tenhamos um novo estágio na industria dos amps de guita, do contrário, será como sempre foi desde o aparecimento dos transistores: todos os guitarristas novos atras da magia das válvulas.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

ótimo tópico cara!!! que bem já teve uns tópicos parecidos.
mais trocar ideias sobre determinados equipamentos, nunca é de mais.

fiquei curioso pra ver qual é a desse Axe-FX!!
e depois que vc disse isso: Um exemplo do que estavam falando é o Mesa/Boogie Mark IV, o qual alguns deles se atreveram a dizer que as simulações soam até mais natural que o amp verdadeiro e com uma facilidade muito maior.
putz!! nem fabricam mais o Mark IV pelo o que eu sei...
vc só encontra usado valendo uma nota preta, ou um hand made.
se a simulação Mark IV for convincente, vale muito a pena!!

principalmente falando sobre essa questão de transporte, manutenção, do AMP's valvulados.
um rack ganha em praticidade.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Acho que em breve substituirão.

A tecnologia anda avançada por demais.

Hoje em dia existe clonagem de seres vivos, transplantes de face (!!), máquinas que te deixam vivos enquanto seu coração é retirado....

Não tardará a existir um som igual ao de válvula.
Questão de tempo.


trashit hc
principalmente falando sobre essa questão de transporte, manutenção, do AMP's valvulados.
um rack ganha em praticidade.


Perfeito! Concordo plenamente! E mais: Válvulas gastam mais energia elétrica!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Acho que não vai aposentar não. Música é arte, e arte é algo extremamente subjetivo. Sempre vai ter gente que vai querer "aquele som" que "só o ampli xxxyyykz dá". Bobo é o fabricante que não aproveitar.

Além do que, marcas como Mesa, Marshall, Bogner, parecem não ter aceitado muito bem os simuladores, e continuam firmes e fortes nos amplificadores "de carne e osso" (válvulas e trafos??).

E isso falo como grande entusiasta das novas tecnologias (amplificadores classe D, simuladores, etc etc etc). Gosto de todas as novidades, mas esse meio é muito tradicionalista pra largar os valvulados.

StratoBlues
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei

É exatamente por isso que sou adepto aos SS. Por mais que eu admita que o som das válvulas é infinitamente superior a maioria dos SS existentes hoje no mercado, eles ainda são mais interessantes pra mim no quesito transporte.

trashit hc

Eu já acho que quando realmente começar, eles vão deixar ainda mais simples, provavelmente fazendo tudo em combo, pra ficar cada vez mais fácil de carregar. Utilizando-se menos cabos, menos coisas para carregar...enfim, uma série de facilidades, que infelizmente, a perfeição dos valvulados nos priva, já que devemos ter um cuidado triplicado em comparação com um SS.

Abç

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Fico feliz que o pessoal curtiu o tópico! Então, vamos lá!

DotCom

Claro, eu entendo que som de válvula tem aquele tempero que as simulações não têm (ainda).

Mas temos que aceitar que não será a vida inteira inteira que as pessoas vão usar cabeçotes valvulados. Muitas coisas entrarão em jogo, tais quais a questão da praticidade. Eu não sei quando, pode ser daqui 10 ou 20 anos ou mais, mas em algum tempo desses tudo será digital. Sejam simulações ou não, todos os sons de válvulas estarão nos algoritmos e nas equações matemáticas. Estamos perto, nesse momento, e chegaremos ainda mais perto. Olhem, por exemplo, as mídias físicas, como CD, DVD e Blu-Ray. Já é planejado que as próximas televisões terão opções para compra de filmes, jogos, etc pela própria TV, na qual serão armazenadas esses arquivos. Em outras palavras, essas mídias físicas de hoje também estão com o seu destino traçado. Outro exemplo são os FIOS. Daqui um tempo ninguém mais os usarão. Um exemplo de nossas atualidade é o Blue-Tooth (é assim que se escreve?) para fones de ouvido.

Outra coisa que me intriga é de que, se as válvulas forem substituídas pelos algoritmos, então nossas empresas inglesas, americanas e alemãs seguirão; PORÉM, por que alguém ainda compraria algo delas, se tudo estará nas simulações. Não existirá mais som 100% original, pois sempre que alguma empresa o fizer, virá outra e simulará esse som com perfeição (claro, estamos falando isso para daqui vários anos).

E dá-lhe discussão!

Abs

StratoBlues
Veterano
# set/10
· votar


DotCom

Também sinto isso que você expôs: o meio músical, especialmente o guitarrístico, é muito tradicionalista quando se fala em novas tecnologias. Vide as guitarras com afinação robótica (Gibsons), as que simulam timbres de outras guitarras (Variax)...

Tudo isso sempre foi olhado com extrema desconfiança pelos nossos colegas do meio musical, exceto talvez a Variax, que deu uma bela facilitada no quesito timbre específico de tal guitarra. Lógicamente que ela não é perfeita, e está até longe de chegar na igualdade precisa de uma guitarra específica, mas que já é um avanço, ninguém pode negar.

Acho que do mesmo jeito que a Variax foi aceita, os simuladores, ou amplis de simulação, serão aceitos, assim que ficarem avançados o bastante para realmente poderem ser comparados à valvulados, com maior facilidade de transporte e cuidado. Até lá, ficamos na espera


Vinícius Iron

Eu sou compelido a obrigar com você. No mundo atual, tudo se resume a praticidade. Estamos rodeados de exemplos na área de tecnologia, como você disse, as mídias cada vez menores e melhores, o advento da tecnologia wireless, as conexões de internet portáteis.

Também acho que ocorra uma generalização dos timbres, já que qualquer companhia vai conseguir simular, como você também expôs. Acho que aí, o que vai definir mesmo a questão de qual é melhor, vai ser pelo peso, potência, falante, tipo de caixa...e por aí vai.

Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Cada um no seu quadrado.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


StratoBlues

De certa forma, eu olho isso com um pouco de tristeza... já pensou que, em alguma época, tu terá uma guitarra que simula qualquer outra, como tu mesmo disse. Então, qual será a graça disso? Milhões de pessoas vão comprar a mesma guitarra X e ter todos os timbres. Não sera preciso ter vários modelos de Gibson, Fender, Ibanez... estará tudo em um. Mesma coisa os amps, não tera mais graça de tê-los.

A verdade é que, se seguir dessa forma, existira um ''lugar-comum'' para todos os músicos.

StratoBlues
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Não sei, o futuro ainda não foi escrito, e não sabemos. Como o nobre colega DotCom citou, os guitarristas são muito presos aquela mesma idéia sobre timbres. O que de certo ponto de vista pode ser bom, como pode ser ruim.

É, se forem investidos em setores como os que citamos, o cara com uma Variax perfeita e um combo simulador perfeito, vai conseguir ter qualquer som de qualquer tipo de guitarra, e vai matar a exclusividade e a "perfeição imperfeita" da sonoridade de certos amps e guitarras. Como dissemos, pode ser tanto bom como ruim. Só o tempo dirá.

Abç

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron
StratoBlues

Pois é!!!

Analogia: Antigamente, 20 anos atrás, eu jogava um video-game chamado ATARI. Som tosto, em midi... imagem tosca, meia dúzia de cores....
É da época de vocês?

Hoje em dia temos o PS3, Wii, X-Box... quem iria deduzir, há 20 anos atrás que os jogos evoluiríam desta forma?
E ainda há de evoluir muito mais.... quem viver, verá.

Máquinas fotográficas, TV's, carros, etc... só não percebe a tecnologia galopante quem não quer.


A questão das válvulas não tem como ser diferente.
Hoje já existem amps SS excelentes. E não falo nem de simuladores.

Certamente teremos sons iguais, e arrisco ainda: Talvez mais agradáveis que válvulas.

As válvulas ainda têm algumas restrições, além das que o trashit hc citou (transporte, manutenção), tem a questão do timbre característico só aparecer com volumes altos... e não tem salvação!!
Existem inúmeros tópicos sobre como tentar saturar uma válvula do power em baixos volumes.... eu tenho um valvulado e sei o que digo! Não dá!

Mas claro, existem os saudosistas que não vão querer largar as válvulas por nada... mais pelo que elas representaram do que pelo que de fato são.

É isso!!!



Um aceno de longe!!!

StratoBlues
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei

Sim, mas a pena seria cair,em como estavamos sintetizando agora, em um lugar comum, onde está tudo generalizado, e não há diferença tonal entre as guitarras ou amplificadores. Lógicamente, que olhando pelo lado econômico isso é muito mais pratico e barato, mas ainda sim, mata-se toda a busca por materiais, shapes de guitarras e tudo que conhecemos como G.A.S. Ficariamos simplesmente presos a comprar os novos modelos da Variax e os novos modelos do SS simulador.


Abç

Blizzy
Veterano
# set/10
· votar


Pra gravação, com certeza

ao vivo, duvido

Curly
Veterano
# set/10
· votar


experimente testar um processador roland vg99, é algo anos-luz na frente de um pod xt ou gt10, isso sim que é simulação perfeita

muito bem, mas se a roland já possui essa tecnologia há décadas porque não investe em divulgar o produto ( que é bem caro por sinal) ?

penso que o motivo é que o que dá dinheiro para ela é vender pedais e pedaleiras...

Giuseppe Miglionico
Veterano
# set/10
· votar


Pela minha visão de um estudante de sistemas de informação e que gosta bastante de tecnologia, eu não duvido que isso aconteça, só acho que vai ficar sem graça e muito robótico, o legal é vc criar seu proprio timbre, sei la, esse é meu ponto de vista

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


StratoBlues

Exatamente, cara. Não existirá mais G.A.S..

A única G.A.S. será a de adquirir um simulador universal. Depois disso... nada...

O cara compra um aparelho e tem tudo ali dentro. Seria como ir do capitalismo ao comunismo.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


StratoBlues
Fala!!!

Sim, mas a pena seria cair,em como estavamos sintetizando agora, em um lugar comum, onde está tudo generalizado, e não há diferença tonal entre as guitarras ou amplificadores.

Bom, mas aí não está mais nas nossas mãos. E creio que esse momento chegará!

Eu não pretendo comprar uma guitarra com vários timbres. Prefiro comprar várias guitarras. Mas se o mercado absorver essas aberrações, que seja.
Cada ano que passa fico mais feliz com minhas guitarras velhinhas, cada vez mais próximo do vintage!!!

Outro ponto importante: A tecnologia é tão saudável assim? Então por que as vitrolas e todos os aparelhos retrôs voltaram à moda?
Por que uma guitarra de 1958 vale milhares de dólares?
Será que ela é tudo isso mesmo se comparada com as atuais?


Perceba que a cada dia o músico precisa saber cada vez menos música (tanto teoria quanto técnica) pra fazer um CD.


Hoje existe a pedaleira da Boss que cria Riffs quando você pressiona apenas 1 nota!!!!!
Olha pra onde a tecnologia nos leva?

Isso é bom ou ruim? Sei lá, mas está aí pra quem quiser.


Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron
A única G.A.S. será a de adquirir um simulador universal. Depois disso... nada...

StratoBlues
mata-se toda a busca por materiais, shapes de guitarras e tudo que conhecemos como G.A.S


hehehe... pô, a minha GAS, com certeza não.

Enquanto eu puder comprar guitarras de madeira e captadores Classic 57' da gibson, vou continuar.... haha.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sobre simulações ao vivo, o Bonamassa usa um simulador de falantes da Palmer e diz que é sua "arma secreta". Segundo ele, o simulador o salva em muitas ocasiões onde nas "gigs" os falantes não são bons:

http://www.youtube.com/watch?v=RqRNoMK2kls&#t=185

Abs

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Fala!!

Aqui no trabalho não abre youtube (ok, em época de eleição trabalho aos domingos).

Mas aí, creio que seja algo diferente do que estamos tratando aqui, né?

Você colocou a situação do cara que tem equipamentos (falantes) ruins e prefere os simuladores.
O tópico é sobre simuladores ao invés dos "originais", e não SIMULADOR X EQUIPAMENTO RUIM.

Certamente, se o Bonamassa tivesse os bons falantes, não usaria os simuladores... correto?

Ou estou redondamente enganado?



Um aceno de longe!!!

StratoBlues
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Sobre o assassinato do G.A.S. não sei, é bem provável que aconteça, mas não no meu caso! Quando chegar esse tempo, quem sabe eu apenas não garanta o tal ampli supremo.



Del-Rei

A tecnologia é uma incognita em todos os quesitos. Será que facilitar tanto é bom ou mal? Não sei, depende de quem usa, e quem aprecia. Pelo seu ponto de vista, eu também concordo, acho que o G.A.S. pode até morrer, mas até lá, eu estarei firme e forte me "gaseificando" sempre que puder.

Abç

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


StratoBlues

A graça está justamente em o cara ralhar, se quebrar todo para conseguir o amp com o som desejado. Sonhar em conseguirmos as coisas e os objetivos é o que nos mantém ''vivos''.

http://www.youtube.com/watch?v=76S3E-wEgYY

Olha esse vídeo. Se tu fechar os olhos, tu nem vai perceber que ele mudou do ampli para axe-FX.

Mas ainda quero me manter firme nos amps.

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Mas temos que aceitar que não será a vida inteira inteira que as pessoas vão usar cabeçotes valvulados.
Como eu falei, o meio 'guitarrístico' é muito tradicionalista. E enquanto houver fetiche, e houver alguém pra produzir, não vejo motivo pra acabar.

Olhem, por exemplo, as mídias físicas, como CD, DVD e Blu-Ray. Já é planejado que as próximas televisões terão opções para compra de filmes, jogos, etc pela própria TV, na qual serão armazenadas esses arquivos. Em outras palavras, essas mídias físicas de hoje também estão com o seu destino traçado.
Ah, mas aí existe uma diferença absurda> Mídias, processadores, etc... São coisas que não envolvem ARTE. Uma mídia com maior capacidade, leitura mais rápida, e menor tamanho físico, é melhor em todos os sentidos. Ninguém vai falar "ahhh mas o som de CD é mais "quente" que um de DVD...", ou "ahhh o dvd me parece melhor que o bluray..."
Mas em quesito de AMPLIFICADORES, por mais semelhantes que possam ser, sempre vai ter alguém pra dizer que prefere o outro. Então, não vejo os valvulados desaparecendo.

Tudo isso sempre foi olhado com extrema desconfiança pelos nossos colegas do meio musical, exceto talvez a Variax, que deu uma bela facilitada no quesito timbre específico de tal guitarra. Lógicamente que ela não é perfeita, e está até longe de chegar na igualdade precisa de uma guitarra específica, mas que já é um avanço, ninguém pode negar.
A Variax é olhada com extrema desconfiança por um bocado de gente. Quem tem variax é porque aceitou abrir mão do timbre dos sonhos pela praticidade.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


StratoBlues
Exatamente!!


Vinícius Iron
Mas ainda quero me manter firme nos amps.

Cara, eu sou assim mais com as guitarras.

Sobre os amps, gosto muito do JCM, do Soldano... Mas se tivesse a oportunidade de comprar um simulador PERFEITO mas com praticidade muito maior que os valvulados, certamente compraria.

Válvula dá muito trabalho e despesa.


Mas as guitarras, continuarei na boa e velha madeira + captadores duplos... nada de firulas.
Haha....

Falou!!!



um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# set/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


DotCom

Fala, cara!!!

Ah, mas aí existe uma diferença absurda> Mídias, processadores, etc... São coisas que não envolvem ARTE.

Concordo plenamente!!!



Ninguém vai falar "ahhh mas o som de CD é mais "quente" que um de DVD...", ou "ahhh o dvd me parece melhor que o bluray..."

Aí eu entro com ressalva:

Há audiófilos que dizem que os discos de vinil são melhores que o CD, em termos de qualidade... O vinil capta todo o som gravado, até por isso os estalos que se ouve.
Por isso tem muita gente voltando com o vinil.
Já comparou o mesmo album gravado em vinil e CD ?


Mas em quesito de AMPLIFICADORES, por mais semelhantes que possam ser, sempre vai ter alguém pra dizer que prefere o outro. Então, não vejo os valvulados desaparecendo.

Acho que não irão desaparecer por causa dos saudosistas. Certamente.
Mas na questão de qualidade de som, acho que as válvulas perderão o trono sim.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!


EDIT:
Acho que independente de qualquer coisa, a GAS nunca vai morrer.

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Analogia: Antigamente, 20 anos atrás, eu jogava um video-game chamado ATARI. Som tosto, em midi... imagem tosca, meia dúzia de cores....
É da época de vocês?

Hoje em dia temos o PS3, Wii, X-Box... quem iria deduzir, há 20 anos atrás que os jogos evoluiríam desta forma?
E ainda há de evoluir muito mais.... quem viver, verá.

Máquinas fotográficas, TV's, carros, etc... só não percebe a tecnologia galopante quem não quer.

Novamente, nenhuma dessas tecnologias aí envolve ARTE (talvez as máquinas fotográficas). E mesmo os carros, que os de hoje em dia são indubitavelmente melhores (não precisam aquecer, a injeção eletrônica toma conta de tudo, controles de estabilidade, tração, abs, etc etc etc...), e mesmo assim tem gente que fala que carro bom é maverick e opala...

A tecnologia evolui um bocado, mas no tocante à arte, há coisas que sobrevivem ao tempo.
Veja quantos pintores ainda usam tela, pincel e tinta, mesmo tendo ótimos monitores e mesas digitalizadoras, com programas excelentes.

Por que uma guitarra de 1958 vale milhares de dólares?
Porque tem quem pague. Do mesmo jeito que um quadro do Pablo Picasso vale milhões de dólares... Tem uns que eu não daria 50 reais. Mas como é algo único, tem seu valor por ser ÚNICO, não por ser bonito ou não (até porque bonito-feio depende do gosto de quem olha, ou ouve...)

Eu vejo dessa forma: Se os instrumentos de orquestra existem até hoje, por que não os valvulados?
É possível compor uma sinfonia usando somente VSTi (instrumentos virtuais), e ter uma qualidade incrível. E por que ainda tem gente que gasta uma fortuna num violino, cello, baixo acústico?

Enquanto a música for ARTE, algo sujeito a subjetividade, acho que certos tradicionalismos vão se manter.
Basta ver que algumas tecnologias "falhas" se mantém até hoje, cito duas:
- Madeiras na confecção de corpo;
- Captadores single coil;

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Há audiófilos que dizem que os discos de vinil são melhores que o CD, em termos de qualidade... O vinil capta todo o som gravado, até por isso os estalos que se ouve.
Por isso tem muita gente voltando com o vinil.
Já comparou o mesmo album gravado em vinil e CD ?

Opa, vinil é analógico, ok. Tem gente que realmente pode ouvir algo a mais, mas confio em fetiche de uns 70% desse povo.

Já os outros são todos digitais, então a discussão fica somente na parte técnica.

Acho que não irão desaparecer por causa dos saudosistas. Certamente.
Mas na questão de qualidade de som, acho que as válvulas perderão o trono sim.

Opa, mas qualidade de som é subjetiva... Percebe como a subjetividade é que "segura" tudo?

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


DotCom
Novamente, nenhuma dessas tecnologias aí envolve ARTE

Certamente!!!

O que eu quis dizer, é que a tecnologia não vai estagnar.
E a GAS não vai terminar.

Daqui a 20 anos, existirá uma nova geração de músicos que talvez veja nossas guitarras com madeiras e humbuckers como meros ATARI's.

Vai haver, no futuro, som simulado exatamente igual ao real?
Na minha opinião, sim! Talvez eu compre pela praticidade.

Vai haver, no futuro, guitarras tecnológicas que timbrem de Gibson à Fender?
É possível. Mas prefiro comprar uma Fender e uma Gibson.


É possível compor uma sinfonia usando somente VSTi (instrumentos virtuais), e ter uma qualidade incrível. E por que ainda tem gente que gasta uma fortuna num violino, cello, baixo acústico?

Porque tocar é prazeiroso.




Falou!!!



um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?