Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?

Autor Mensagem
Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar

Del-Rei

Acho que não irão desaparecer por causa dos saudosistas. Certamente.
Mas na questão de qualidade de som, acho que as válvulas perderão o trono sim.

Eu não acho que as válvulas vão perder o trono por causa da qualidade. Vão perder o trono por causa da PRATICIDADE. Eu acredito firmemente que, em um certo momento, a qualidade das válvulas e dos simuladores digitais se EQUIPARÃO.

De certa forma vai até ser interessante... veremos aquela gurizada toda usando simuladores digitais, e nós, usando a boa e velha válvula.

Há audiófilos que dizem que os discos de vinil são melhores que o CD, em termos de qualidade... O vinil capta todo o som gravado, até por isso os estalos que se ouve.
Por isso tem muita gente voltando com o vinil.
Já comparou o mesmo album gravado em vinil e CD ?

Também ouço isso em todo lugar, inclusive o meu irmão fala que o Vinil tem qualidade sonora melhor. Gostaria que algum audiófilo comparasse com exatidão o som da VÁLVULA com o do SIMULADOR, para, desse jeito, nós termos conhecimento daquelas ''diferenças mínimas'' que fazem uma grande diferença, no final das contas.

DotCom

Gostei muito da tua explicação, cara! Realmente, os saudosistas estão em todos os lugares: na pintura, na música erudita, nos carros.

Guitar_L
Veterano
# set/10 · Editado por: Guitar_L
· votar

Aposto todas as minhas fichas que num futuro não tão distante (+20, 30 anos) os valvulados vão perder quase todo o seu uso. As simulações têm se tornado a cada dia melhores e mais confiáveis. Não vai demorar muito para que atinjam o nível dos valvulados atuais. É a tecnologia, impossível de se deter. Imagine se a 40 anos atrás alguém imaginava possível e viável uma TV OLED, com a definição absurda que se consegue hoje?
PS: As TV's antigas eram valvuladas também... hhahha.
Abraços

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

DotCom

Acho que não irão desaparecer por causa dos saudosistas. Certamente.
Mas na questão de qualidade de som, acho que as válvulas perderão o trono sim.

Opa, mas qualidade de som é subjetiva... Percebe como a subjetividade é que "segura" tudo?

Bom, qualidade é subjetiva até certo ponto.
Alguém trocaria um Soldano por um Wattson?

O que quero dizer, é que certamente o simulador digital atingirá um nível sonoro exatamente igual ao valvulado.

Afinal, o simulador não tem o papel de ser melhor do que o original. Apenas igual.

Isso não é subjetivo. Não disse se será melhor ou pior.
Subjetivo é quando não temos um parâmetro para comparar. Fica a critério de cada um.

Hoje pode não existir um perfeito... mas há anos atrás não havia nem simuladores! E aos poucos, está se igualando.

Opa, vinil é analógico, ok. Tem gente que realmente pode ouvir algo a mais, mas confio em fetiche de uns 70% desse povo.

Bom, aí não acho muito fetiche não.
Escute o áudio do Guns Appetite for Destruction e compare a volumes altos o CD e o Vinil.
É surpreendente!!!

Falou!!!

Um aceno de longe!!!

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar

Del-Rei

O que quero dizer, é que certamente o simulador digital atingirá um nível sonoro exatamente igual ao valvulado.

Afinal, o simulador não tem o papel de ser melhor do que o original. Apenas igual.

EXATO!!! Era exatamente no que eu estava pensando, agora! A função do simulador é ser igual, não melhor!

Eu acho que o único recurso digital, no qual eu vou me atirar de cabeça são os efeitos digitais. Eles estão cada vez mais e mais melhores, e serão importantíssimos para colorir o timbre de nosso amp (seja ele um simulador ou um valvulado).

DotCom
Veterano
# set/10
· votar

Também ouço isso em todo lugar, inclusive o meu irmão fala que o Vinil tem qualidade sonora melhor. Gostaria que algum audiófilo comparasse com exatidão o som da VÁLVULA com o do SIMULADOR, para, desse jeito, nós termos conhecimento daquelas ''diferenças mínimas'' que fazem uma grande diferença, no final das contas.
De qual válvula com qual simulador, em quais condições?

Em matéria de simulação de circuitos, dá pra ser extremamente fiel.

Aposto todas as minhas fichas que num futuro não tão distante (+20, 30 anos) os valvulados vão perder quase todo o seu uso.
Há 20-30 anos falavam a mesma coisa... rsrsrs

Imagine se a 40 anos atrás alguém imaginava possível e viável uma TV OLED, com a definição absurda que se consegue hoje?
Ok, mas a TV é ditada basicamente por parâmetros objetivos. Resolução, contraste, brilho... E as TVs mais modernas superam as mais antigas em tudo.

Já os amplificadores de instrumentos, são qualificados como? "Qualidade de som", "Timbre"...
Se for olhar só os parâmetros objetivos (Peso, Potência, Eficiência), os valvulados já estão ultrapassados há mais de duas décadas... E continuam firmes e fortes. Percebe como há uma resistência nessa área? Se só fatores objetivos importassem, não tinha mais um valvulado na face da terra.

A rigor, ele NUNCA vai atingir. Simulação DIGITAL sempre vai ter dois processos (quantização e amostragem) que vão alterar o sinal, de forma que ele NUNCA vai ser igual ao analógico.
E aí? A diferença vai ser perceptível? Quem sabe. Pra maioria dos mortais, não. Mas sempre vai ter aquele pra falar "não é a mesma coisa", e querer o valvulado.
Aqui mesmo no fórum já rolaram alguns comparativos do tipo "SIMULADOR x VALVULADO", e a maioria das pessoas errava as respostas, então quer dizer que mesmo os simuladores de hoje em dia já simulam com boa fidelidade. Mas ainda assim o que vemos é todo mundo querendo valvulado...

Escute o áudio do Guns Appetite for Destruction e compare a volumes altos o CD e o Vinil.
Depende, em que? O CD eu consigo reproduzir do mesmo jeito em quase qualquer lugar. O Vinil eu preciso de uma boa agulha (senão lá vem distorção no som), um bom preamplificador, senão dá-lhe ruído...

A vantagem esmagadora do CD em relação ao vinil se dá justamente nisso: Não precisa ter um cuidado extremo com essas partes, então fica mais barato fazer equipamentos que tragam uma boa qualidade de áudio, enquanto no vinil precisa ter muito cuidado nessas áreas.
Uma das coisas mais marcantes, pra mim, no vinil, é aquele "shhhhh" que sempre tá lá. Mas tá lá porque as vitrolas que eu conheci não eram as top. Possivelmente as top de linha são tão silenciosas quanto os CDs. Mas qual o custo delas?
Um CD player portátil (será que ainda vende isso?) eu consigo por menos de 100 reais...

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

DotCom

De qual válvula com qual simulador, em quais condições?

Ué, do simulador que se propôr a simular sua válvula/head específico(a). Simpes assim.
Exemplo: Pegue o Guitar Rig 4 coloque o cabeçote e gabinete Marshall JCM800 e compare com o JCM800 original.

A rigor, ele NUNCA vai atingir. Simulação DIGITAL sempre vai ter dois processos (quantização e amostragem) que vão alterar o sinal, de forma que ele NUNCA vai ser igual ao analógico.

Cara... acho que aí tu tá exagerando um pouco, né? NUNCA é uma palavra muito forte.

Há 30 ano atrás vc não conhecia internet.
Se alguém lhe perguntasse se seria possível pagar uma conta banco pelo computador, vc diria: IMPOSSÍVEL.

Como aqui, ninguém tem bola de cristal, vamos aguardar.
Podemos avaliar as variáveis (Linha do Tempo X Tecnologia) e fazer nossas especulações.

Eu acredito que, SIM, os simuladores irão substituir as válvulas em questão de TIMBRE e SONORIDADE, até porque, como vc colocou, algumas pessoas hoje já se confundem.

Mas se vão sair de cena, talvez não. Os saudosistas estão aí... mas a questão é se o som será ou não simulado perfeitamente.

Depende, em que? O CD eu consigo reproduzir do mesmo jeito em quase qualquer lugar. O Vinil eu preciso de uma boa agulha (senão lá vem distorção no som), um bom preamplificador, senão dá-lhe ruído...

Cara... faça o teste. Simplesmente.
Teste em 1 vitrola, depois teste em outra... depois em outra... várias diferentes.

Depois conclua.... eu tenho certeza que a diferença é perceptível.

Falou!!!

Um aceno de longe!!!

StratoBlues
Veterano
# set/10 · Editado por: StratoBlues
· votar

Del-Rei

Meu pai hoje, que é um mero mortal em termos musicais, sempre que ouve um CD ou arquivos de MP3, sempre fala que o som tá uma bosta comparado a um vinil. Realmente, a qualidade do vinil é superior aos CDs, felizmente aqui em casa temos vários discos e um pickup completo... Mas não é qualquer um que vê isso, eu mesmo vejo a diferença, mas sou adepto da praticidade do CD, como foi citada pelo DotCom.

DotCom

Simulação DIGITAL sempre vai ter dois processos (quantização e amostragem) que vão alterar o sinal, de forma que ele NUNCA vai ser igual ao analógico.
E aí? A diferença vai ser perceptível? Quem sabe. Pra maioria dos mortais, não. Mas sempre vai ter aquele pra falar "não é a mesma coisa", e querer o valvulado.

Sobre isso, faço do exemplo dado acima a melhor resolução. Realmente, o analógico é superior ao digital...Mas não sei, ainda acho que chegaremos em um ponto pelo menos de igualdade, no qual a praticidade do digital, mesmo sendo igualitária ao analógico, supere isso, sendo o "simulador perfeito". Um bom exemplo disso é o Roland VG99 que o colega Curly citou. Eu nem tinha idéia da existência dele, mas procure algum video no youtube para ver o que a tecnologia já pode fazer.

Vinícius Iron

Acho que de maneira geral, podemos resumir a discussão no seguinte ponto, atualmente, não há nada melhor que o analógico, e talvez mesmo no futuro, o digital não supere o analógico apenas se iguale, mas sem dúvida alguma se tornará (se já não é, vide os SS) muito mais prático, e talvez mate o quesito do analógico nesse ponto.

Abç

DotCom
Veterano
# set/10
· votar

Cara... acho que aí tu tá exagerando um pouco, né? NUNCA é uma palavra muito forte.
Não, tô exagerando não. Um sinal digital NUNCA vai ser igual a um analógico. Isso é fato.

Cara... faça o teste. Simplesmente.
Teste em 1 vitrola, depois teste em outra... depois em outra... várias diferentes.

Depois conclua.... eu tenho certeza que a diferença é perceptível.

Hoje em dia não tenho mais vitrola pra testar. E a comparar por todas as que conheci (nenhuma ultra-hiper cara, todas de pessoas normais, nenhuma de audiófilo), um ipod com fones sony tem melhor som...

Realmente, o analógico é superior ao digital...
Não é que eu ache que seja melhor ou pior. Só citei que NUNCA (e quando falo nunca, é nunca mesmo) um sinal digital conseguirá ser igual a um sinal analógico. Prefiro nem entrar no mérito de ser melhor/pior, pois existem casos e casos. Tem simulações que eu acho ótimas, mas é melhor idolatrar aquele amplificador que tem uma baita história e custa uma fortuna do que um plugin que qualquer um pode baixar na net...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar

DotCom

Não é que eu ache que seja melhor ou pior. Só citei que NUNCA (e quando falo nunca, é nunca mesmo) um sinal digital conseguirá ser igual a um sinal analógico. Prefiro nem entrar no mérito de ser melhor/pior, pois existem casos e casos. Tem simulações que eu acho ótimas, mas é melhor idolatrar aquele amplificador que tem uma baita história e custa uma fortuna do que um plugin que qualquer um pode baixar na net...

Eu também acho que um simulador pode copiar um timbre exatamente igual ao de um amplificador, mas será que ele lhe dará a mesma dinâmica de timbragem de baixos, médios, agudos, volume, profundidade, presence, etc que um cabeçote valvulado?

Eu não sei, hein...

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

Vinícius Iron
DotCom
StratoBlues

É, galera... Hehe... De qq forma, vamos aguardar e ver o que nos espera.
O fato é que já hj em dia temos gente trocando o analógico pelo digital pela praticidade.

É isso!

Um aceno de longe!!!

Marcosrcf
Veterano
# set/10
· votar

As simulações já estão legais, deviam inventar um auto falante bem pequeno (e leve) que desse o mesmo som que uma caixa com falantes!

Imagina uma caixinha de 15x15, com som de valvulado e que não precisasse de uma 4x12...

Sonho de um guitarrista que não gosta de carregar ampli pra tocar em bar! (E ainda chegar em casa e subir 4 lances de escada com um amp de 33Kg, 2 guitas, pedaleira, bolsa com cabos e acessórios, suportes de ampli, guitar e etc...)

DotCom
Veterano
# set/10 · Editado por: DotCom
· votar

Eu também acho que um simulador pode copiar um timbre exatamente igual ao de um amplificador, mas será que ele lhe dará a mesma dinâmica de timbragem de baixos, médios, agudos, volume, profundidade, presence, etc que um cabeçote valvulado?

Quem sabe? Acho que dá pra chegar a resultados tão bons quanto. Na verdade, mesmo hoje em dia já tem simuladores que funcionam muito bem.

Mas daí a substituirem, tô igual a sua mensagem "eu não sei não, hein..." rsrsrs

As simulações já estão legais, deviam inventar um auto falante bem pequeno (e leve) que desse o mesmo som que uma caixa com falantes!
Infelizmente aí a coisa é física... Som é ar em movimento, e grave é uma onda grande, então precisa de um falante grande...
Mas dá pra usar fones, se tiver tocando com simuladores.

Marcosrcf
Veterano
# set/10
· votar

DotCom
A solução mais simples que imaginei foi uma pedaleira com mais recursos (tenho uma M50), uma dessas GT10/X3 da vida ligada na mesa e fones de retorno... ("fones", que também não são a coisa mais confortável do mundo pra shows).

Mas não custa nada sonhar...

Russetwolf
Veterano
# set/10 · Editado por: Russetwolf
· votar

Olá a todos,

Peço desculpas antecipadamente sei que muitos se sentiram ofendidos, mas é inevitável. O tempo dos valvulados só não passou devido ao saudosismo de mentes reacionárias de alguns e a esperteza de outros que os fabricam e tem altos lucros com estes equipamentos. Somando-se a estes fatos a falta de criatividade dos artistas em achar que eles tem que ser iguais a Hendrix e outros fodas da guitarra e se não for igual aos Beatles ta fora, se esquecem de buscar sua própria identidade musical e quando ouvem uma banda diferente com timbres diferentes ficam comparando com bandas 60' e 70' e criticam de forma veemente. Muitos não sabem que todos os valvulados vieram das Fender e não se fez mais nada de diferente a não ser a esperteza de alguns e a falta de criatividade de outros. Lembro a vcs que os Fender são populares porque eram fabricados em serie e preço acessível aos músicos. Se não fosse a evolução tecnológica no áudio, estaríamos até hoje no tempo em que os Beatles faziam shows em estádios só pra eles, porque ninguém mais ouvia, um lado do estádio cantava uma musica e o outro cantava outra, enfim ninguém se entendia. Graças ao transistor os shows em estádios foram viabilizados, hoje temos amps PWM (Classe D), leves e de altíssimas potencias com sons comparados aos Tube amps. Os valvulados fizeram parte da vida do Jazz, Blues e Rock e caracterizam essa historia, não há como desvincular os amps tubes desta. Há de se reinventar o mundo, eu penso que devido ao excesso de liberdade, as pessoas não estão sabendo lidar com essa tal liberdade e estão se perdendo, daí a falta de criatividade. Espero que todos encontrem seus caminhos, que a criatividade se restabeleça e prospere.
Abço a todos.

DotCom
Veterano
# set/10
· votar

+1 pra o Russetwolf

Luciano SJ
Veterano
# set/10
· votar

Gente, essa conversa é uma ******* de pau mole!

Tudo que foi dito no primeiro post já esta acontecendo.

A tecnologia de valvulados está superada há decadas,

e sobrevive apenas no mundo dos guitarristas DE ROCK -

ou que pretendem distoção.

Músicos que pretendem som clean não tem por que optar

por um vávulado, existem amps transistorizados que o

oferecem em melhor nível e a preços menores.

Para contra-baixo, não faz sentido em se adquirir um

amp a válvula...

Não é imprescindível um válvulado para tocar determinadas

variantes de metal.

Assim, entendo que quem usa válvulados é, hoje,

já um saudosista, assim como quem curte rock -

hendrix, zepellin, ac/da e etc...

Assim, estamos falando de um nicho bem específico

de consumidores - guitarristas que querem determinado

tipo de distorção.

Já existem simuladores de amps perfeitos!

Eu tenho um JCM800.

Um dia desses fui a casa de um guitarrista aqui de minha

cidade e o cara fez uma simulação desse amp...

eu fiquei até assustado! O som era IGUAL, era

simplesmente o mesmo som, todavia tem algo diferente,

o som real tem mais emoção, mais tudo... enfim, causa

uma experiência melhor.

Além do mais, pensem, enquanto alguém puder ter um

amp all tube por qual motivo ele optaria por uma

simulaçaõ - sobretudo um profissional?

A válvula, nesse sentido, é mais prática que a simulação.

As simulações já igualam-se a um valvulado, usa-las ou

não esta unicamente no campo da subjetividade.

Reafirmo minha tese: enquanto a indústria não criar algo

QUE SUPERE A VÁLVULA usa-la-emos, pois nessa missão

de ser uma tecnologia superior os ransistores/simuladores

falharam - para os guitarristas de rock: os músicos não

querem e a indústria não quer.

SteveRayMorse
Veterano
# set/10
· votar

Na minha opinião, se limitar em um tipo de equipamento específico já é se limitar criativamente e musicalmente. O certo seria o cara ter tudo, amp all tube, transistor, simulação, guitarra strato, les paul, tele, semi-acústica, floyd rose e o krai a 4!!! Daí sim seria capaz de comparar, e melhor, usar tudo a seu favor e viajar o dia inteiro nas opções timbrísticas!!! Mas isso, pelo menos pra mim, é impossível. Já viram o preço desse Axe ou do Roland que foi citado...é demasiadamente caro!
O MauricioBahia postou um tópico sobre o Bonamassa...brother! O cara tem um milhão de guitarras, quatro amps e mais um rack que tem até simulador de falantes, e na boa, eu assistindo achei a diferença entre um ou outro amp até bem sútil, mas pra ele é necessário, como pra mim também seria se vivesse disso ou pelo menos tivesse a oportunidade de adquirir os brinquedos hehe. Ele até menciona que pra quem ta na frente do palco, e podemos trazer isso pra um cara ouvindo o cd em casa, não sente a menor diferença.
Resumindo, cada um tem sua característica e praticidade. Quem tem valvulado sabe da emoção de saturar o power e quase ficar surdo e tirar aquele timbre que só a valvula produz, mas isso é só o cara que ta tocando que ta sentindo. Se eu fosse viver de gravar por exemplo seria muito melhor usar um simulador fudido por ser mais pratico, e até em situações ao vivo, por espaço e etc.
Hoje eu tenho um ampzinho válvulado por que, pelo que paguei e pelo meu gosto, é que melhor me atende, só isso. Assim que possível, compro outra guitarra e mais uma renca de pedais e, quem sabe, um desse simuladores e vou ligar tudo junto e derrubar esse ape! Pronto!! Falei

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar

Reafirmo minha tese: enquanto a indústria não criar algo

QUE SUPERE A VÁLVULA usa-la-emos, pois nessa missão

de ser uma tecnologia superior os ransistores/simuladores

falharam - para os guitarristas de rock: os músicos não

querem e a indústria não quer.

Concordo plenamente. A válvula não foi superada. O máximo que aconteceu foi a simulação ter conseguido se ''igualar'' ao som de um valvulado. Acho que a única coisa que foi superada foram os efeitos. Se forem comparados efeitos de pedais analógicos com racks digitais, estes com certeza tem muito mais qualidade (desde a década de 80); PORÉM, no dia em que for criada uma tecnologia que, literalmente, supere as válvulas, aí, meus amigos, estaremos entrando em uma nova Era na música, e dela nada podemos supor, pois ainda não existe e nem temos previsão de quando virá.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar

SteveRayMorse: O MauricioBahia postou um tópico sobre o Bonamassa...brother! O cara tem um milhão de guitarras, quatro amps e mais um rack que tem até simulador de falantes, e na boa, eu assistindo achei a diferença entre um ou outro amp até bem sútil, mas pra ele é necessário

Pois é, postei aqui por sinal esse lance. Coloquei até um atalho pra parte que ele falada do simulador de falantes. :-) http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/241501/#7010319

Eu gosto do "vintage" mas sou a favor da criatividade. Então, com dizis Tim Mais, "vale tuuudo"! hehe Na música então, que é uma forma de expressão, isso é mais pulsante ainda.

Abs

Luciano SJ
Veterano
# set/10
· votar

E tem mais: as empresas que produzem amps valvulados jamais vão pegar seu dinheirinho e investir em P&D para superar a válvula simplesmente por que não compensa.

Elas lucaram com esse sistema.

Seus lucros não aumentariam com uma nova tecnologia - talvez pudessem ganhar o público do Guitar Hero.

E digo ainda mais: mesmo no caso de uma tecnologia que realmente supere a tecnologia de uma válvula de power em vias de fusão, os amps valvulados não vão desaparecer tão facilmente: semrpe haverá quem queira espetar uma les paul num marshall e colocar todos os knob's no 10, e continuará sendo mágico por um bom tempo, embora retrógrado.

Luciano SJ
Veterano
# set/10
· votar

E tem muito guitarrrista que tá se lavando pra amps all tube:

tenho um colega que toca numa banda baile.

sabe qual o equipo dele? O guitar rig, um lap top e um controlador.

Pra ele não compensa ter um valvulado.

Pra esse tipo de guitarrista, as válvulas são algo ultrapassado, quase jurássico.

Para muitos outros, não.

SteveRayMorse
Veterano
# set/10
· votar

Luciano SJ

Até concordo contigo. Mas não acho que válvulas são ultrapassadas e nem nunca vão ser simplesmente por que som de válvula é som de válvula. Entende? Veja, o simulador ta simulando o que? A saturação da válvula (sendo esse o assunto principal do tópico creio eu), enquanto não houver algo que seja diferente e superior as válvulas é errôneo conceitualizar desta maneira. Claro que seu colega vai preferir esse equipo, se eu tocasse em uma banda de baile também preferiria pois seria muito mais prático e versátil. Não se tem esse tipo de versatilidade com um amp valvulado, ou mesmo transistorizado. Mas pra mim, por exemplo, que também sou mais vintage e curto blues, classic rock, hard rock, é legal ter um valvulado devido a sua característica eternizadas por esses estilos e pelos seus mestres, simples assim. É como disse antes, o certo é ter tudo, mas se não dá, faça o que te agrada e esteja dentro de sua necessidade e seja feliz!

MauricioBahia

Eu gosto do "vintage" mas sou a favor da criatividade. Então, com dizis Tim Mais, "vale tuuudo"! hehe Na música então, que é uma forma de expressão, isso é mais pulsante ainda

To contigo! hehe

Abçs

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

SteveRayMorse
Fala, cara!!

Mas se tu puder ter o MESMO som de um valvulado num pedal simulador, ou num notebook, vc continuaria usando o inconveniente amp valvulado?

Na minha opinião, o MAIS inconveniente das válvulas (além do difícil transporte, manutenção, consumo de energia, espaço físico, peso... Etc), é o fato de só conseguirmos o famoso som das valvulas em altos volumes... Isso é horrível.

Certamente se os simuladores chegarem ao patamar, eu substituo.

Um aceno de longe!!!

SteveRayMorse
Veterano
# set/10
· votar

Del-Rei

Opa e ai cara?!

Mas se tu puder ter o MESMO som de um valvulado num pedal simulador, ou num notebook, vc continuaria usando o inconveniente amp valvulado?

Cara, se fosse possível, eu teria os dois hehe....como mencionado aqui mesmo, acho que a energia de tocar com um valvulado no palco não tem como ser simulada se não pelo próprio valvulado. Mas isso, é uma experiência mais pessoal mesmo, pois pra quem tiver ouvindo, não importa realmente. Como já deve ter percebido, se pegar duas gravações, uma com amp e outro com um Guitar Rig bem reguladinho, quase ninguém vai notar a diferença, isso só é possível a live!

Na minha opinião, o MAIS inconveniente das válvulas (além do difícil transporte, manutenção, consumo de energia, espaço físico, peso... Etc), é o fato de só conseguirmos o famoso som das valvulas em altos volumes... Isso é horrível.

Mas isso também faz parte da mágica hehe!!! E é justamente por isso que eu também teria o "simulador perfeito", para situações em que o valvulado seria realmente inconveniente. Por enquanto, fico só com o valvulado hehe.

ps: Não vamos esquecer que, assim como os amps, esses simuladores são caros pra krai!!!

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar

Del-Rei

Eu não substituiria. Mesmo que, algum dia, as simulações consigam reproduzir com perfeição o som de um valvulado, ela ainda continuará sendo uma simulação. Eu não acho que ela vai conseguir simular aquela mesma emoção no timbre de uma válvula saturada, vai apenas imitar o timbre do amp, dando a impressão que são ''a mesma coisa''. Outra coisa importante é a dinâmica de timbragem, a qual eu já falei antes. Eu realmente acho que as simulações não têm e não terão toda aquela dinâmica DETALHADA de timbragem de baixos, médios, agudos, de profundidade, volume e presença.

Se eu tivesse uma valvulado ao lado de um simulador da mais alta tecnologia, lado a lado, pode ter certeza que, apesar da minha tenra idade, eu sou o tipo de músico que ficará 3 horas ou mais com o ouvido grudado nos falantes, tocando nota por nota para, no final, chegar a conclusão de que simulação é apenas uma simulação e válvulas são e sempre serão VÁLVULAS.

Apenas minha opinião.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

SteveRayMorse
Fala!!!

Cara, se fosse possível, eu teria os dois hehe....como mencionado aqui mesmo, acho que a energia de tocar com um valvulado no palco não tem como ser simulada se não pelo próprio valvulado.

Hehehe... Saudosista, né? Tudo bem... Já entra a parte psicológica.. Haha.
Mas a idéia do tópico é se o som vai chegar ao mesmo patamar... Hhehe... Agora, se vão abandonar as válvulas, aí é gosto pessoal... :)

ps: Não vamos esquecer que, assim como os amps, esses simuladores são caros pra krai!!!

Pô, mas qual tu tá falando? Guitar Rig? Amplitube? Pod?
Sei não... Nenhum desses chega aos pés da fortuna de um Soldano, Mesa, JCM, etc.... Isso falando só do cabeçote.... Com a caixa, fica mais caro ainda.

Comprei um valvulado handmade com 2x12" e certamente poderia ter comprado um POD XT LIVE ou qq outro... Ainda sobraria.....

Acho que na questão "preço" não tem nem graça comparar.

Falou!!!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Ahhhhhhhhhhhh...

E tem simuladores virtuais que não emulam amps famosos. Os caras estão craindo o próprio timbre. Eu conheço o Plektron (fotos 1, que custa 20 euros e 2) e o Kuassa, que é legal e custa somente U$50,00!

Abs

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

Vinícius Iron

Eu realmente acho que as simulações não têm e não terão toda aquela dinâmica DETALHADA de timbragem de baixos, médios, agudos, de profundidade, volume e presença.

Se eu tivesse uma valvulado ao lado de um simulador da mais alta tecnologia, lado a lado, pode ter certeza que, apesar da minha tenra idade, eu sou o tipo de músico que ficará 3 horas ou mais com o ouvido grudado nos falantes, tocando nota por nota para, no final, chegar a conclusão de que simulação é apenas uma simulação e válvulas são e sempre serão VÁLVULAS.

Cara... Sei não.
Quem um dia imaginou em assistir TV em 3D há 20 anos atrás?

Eu confio muito na tecnologia... Estamos vivendo um momento de avanço mais intenso do que nunca.

Sobre o saudosismo de ter um valvulado no palco, isso não me enche os olhos. Tenho um valvulado e mal levo aos ensaios por ser um trambolho e não poder aumentar o volume como deveria....
Talvez qdo eu tiver um roadie, eu mude de idéia... Meu valvulado é pesado pra caralho... Haha.

Sou saudosista confesso com guitarras... Isso sim, jamais compraria algo que timbrasse eletronicamente.

Hohohoho...

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar

MauricioBahia
Pô, mas essa foto 1 lembra o Marshall, né? British....
Acho que todos devíamos buscar timbres próprios.
Isso que me faz tirar o chapéu pro Santana.

Um aceno de longe!!!

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar

Del-Rei

Entendo a dificuldade que há de lidar com um valvulado. Mas, pense bem (vou deixar de ser tão saudosista, agora): não seria legal ter um valvulado e um simulador? O simulador tu usaria em casa e no estúdio, e o valvulado tu usaria especialmente no show, para dar AQUELA SATURADA e sentir aquela quentura das válvulas, entende?

Bem na boa, simulação é legal pra casa e pro estúdio, mas, ao vivo, tem de ser VALVULADO! Hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?