Simuladores X Valvulados

    Autor Mensagem
    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13


    Iae galera beleza, minha duvida envolve pedaleiras digitais e amps valvulados, dai fique em duvida em que lugar postar, como tudo isso se resume a guitarra postei aqui mesmo. rs.

    vale a pena misturar amp valvulado com pedaleiras digitais ? eu usei a busca galera, mais nao encontrei opiniões sobre.

    seguinte, tenho uma POD HD 300 ,
    e to na duvida, se vale a pena investir em um amp valvulado menor tipo um Peavey Valveking 112 que ta na faixa de 2,000,00 / 2.300.00 , e usar a pod so para Delay, Chorus, Afinador, Noise gate ... etc com as simulações de amp desligada e usar a dist do Valveking, ou comprar um amp SS mesmo com 2x12 como o Laney LV300 twin q ta na msm faixa de preço e usar a simulação da pedaleira .. como uso atualmente .... o que vcs ?
    Obg.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pesquisou mesmo? Direitinho?
    Talvez não tenha um tópico com Line 6 e Peavey mas este assunto é bastante discutido aqui.
    Na minha opinião, vale a pena por ter tudo que precisa em uma pedaleira alêm de não precisar levar sempre o amp e depois montar seu pedalboard se achar necessário.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay

    E ae cara blz?

    Cara, uso minha pod hd 500 justamente nesse esquema (uso o 4CM) e o resultado fica muito bom, embora perca um pouco de sinal, que pode ser melhorado com um ajuste na eq. do patche. No caso da HD 300, isso é possível também mas não sei como é a flexibilidade dela para mudar a ordem dos efeitos na cadeia.
    Se vc curtir muito mesmo uma distorção X de um amp valvulado (seria esse o motivo para comprar o amp), dá pra usar esse esquema, mas talvez vc perca na questão da flexibildade dos efeitos e tal.

    Se vc optar em usar as simulações da pedaleira, vale a pena comprar um amp mais neutro (tipo amp de teclado mesmo) que o resultado será melhor do que um amp SS de guitarra. Eu em casa uso uma vox tonelab ST plugada num Roland CM 30 (monitor neutro) e o resultado é muito legal. Tem alguns tópicos por aqui falando sobre pedaleiras e monitores (frfr). Se optar em amp de guitarra mesmo escolha um com o clean bom e mais neutro possível.

    maspn
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    esse dai não conhece o the edge...

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Daave Muurraay
    · votar


    Marthin87
    Então isso que eu pensei... seria mais pratico....

    georginho_gallagher
    como assim perder um pouco do sinal e a flexibilidade ? msm com o 4CM e com a simulação de amp, mic,caixas, tudo desligando so usando um screamer ou um overdrive, e modulaçoes... ?


    nao tenho a oportunidade de testar o valveking, so por videos, o drive dele realmente e muito legal, algem ja testo ele e pode fazer um comparativo com as simulações da pod , se vale a pena msm investir nesse valvulado.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay

    então, acho que na sua pod HD 300 haverá a perda de sinal como na minha HD 500 pois nenhuma das 2 possui true bypass. Se vc comparar o som guita plugada direto no amp X som guita passando pelo HD (com tudo desligado) + amp vc notará perda de volume e um som menos cristalino. Mas corrijo isso com equalizador e fica bom, muito melhor do que a gt8 que tive, que comprometia mais o timbre, na minha opnião.

    Sobre flexibildade, na 500 dá pra montar a cadeia de pedais do jeito que vc quer (sequencia desejada) tipo, pode colocar delay antes do drive, drive antes do delay, vários mesmos efeitos em sequência. Na 300 não sei como funciona. Daí valeria a pena se vc conseguisse usar com 4CM, pra não perder as simulações de overdrive/distortion/compressor e wah da HD. Se vc usar a HD no loop do amp valvulado, sem o 4CM, aí vc só poderá usar os efeitos de modulação e ambiência.

    entendeu?

    abraço

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Entendi, se eu ligar direto no loop do amp, nao vai funcionar os overdrives e comps, so da para usar tudo se fizer o esquema la de 4 cabos, e qual seria a ordem da cadeia para perder menos sinal ?

    na HD 300 tem a opção "pre" e "post" so, , nao tem como mudar a ordem totalmente da cadeia, funciona assim FX1,FX2,FX2,Reverb,Gate,Wah , sendo fx1 overdrives e comps , fx2 chorus ..etc, fx3 daley e etc, essa parte dos fx's a HD 500 e assim tbm ne ?

    georginho_gallagher
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay

    fala chefe!

    Na hd 500 é mais ou menos assim, so que não tem efeitos fixos para fx1, fx2 e etc. Vc pode colocar qualquer efeito em qualquer ponto da cadeia.
    Se a hd 300 possuir loop; vc poderia fazer o 4CM e colocar o ampli logo depois do FX1. Se não tiver loop, aí vc põe a pedaleira no loop do ampli, e desabilita a simulação de ampli e o FX1. O resto ali pode sim ser usado depois da distorção do amp.

    Sobre a questão do sinal, a ordem não interfere. O que vc teria que fazer é adicionar o equalizador, dar um boost de sinal e um boost nos agudos.
    Li sobre isso no forum da line6, eles recomendam um boost de +6Db no equalizador. Pra mim funcionou com um boost maior (+11), essa perda de sinal pode estar associada também à quantidade de cabos e qualidade dos mesmos, afinal de conta são 4 (e aqui em casa uso mais 2 cabinhos para wah e overdrive externos).

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Daave Muurraay
    · votar


    georginho_gallagher

    entendi agora ... vo fazer assim, ja q a pod hd 300 nao tem loop...

    Guitarra - wah - Pedal drive (proco rat) - peavey vk - (loop) pod hd 300 para delay ,reverb e modulações

    nesse caso não haveria perda de sinal correta ? dispensando a necessidade do equalizador.

    obrigado mano, ajudo muito ..

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay
    Fala aí, rapaz! Eu possuo uma HD500 tbm mas ja toquei diversas vezes com a 300 e acho q posso te ajudar!
    Uma boa soluçao pro seu caso, uma vez que pode-se usar o clean e o drive do amp é fazer o seguinte:
    Liga a guitarra nos pedais de pré que vc quer colocar (wah, pro co rat) e poe no input do amp.
    Depois disso vc usa o SEND e manda pro guitar in da pedaleira.
    Vc da um ajuste de gain no equalizador pra compensar a perda de sinais e poe os efeitos que quiser!
    Depois vc usa o OUTPUT da pedaleira e poe no return!

    Explicação lógica:
    Sua guitarra vai enviar o sinal pro input e la vai ser colorida pelo pre amp.
    Depois ela vai mandar essa "coloraçao" pelo send e vc vai colocar pra entrar na pedaleira como se fosse uma ligaçao direta de guitarra, só que ela ja vai estar pre amplificada!
    Entao, vc compensa a perda de sinal atraves do que o amigo de la de cima falou, dando um ganho maior no EQ!
    Aí a pedaleira ja vai receber o sinal que vc enviou e vai modular de acordo com o que foi colocado (delay, chorus, reverb e etc.) e vai mandar esse som direto pro power do amp, direto pros falantes!

    Desculpa se eu repeti o que vc falou, mas é só pra corrigir umas coisinhas, como a perda de sinal que infelizmente ela vai ter por causa da propria saida da pedaleira e pra galera que tem a mesma duvida poder olhar a explicaçao detalhada e entender ;)
    Se vc fizer isso eu recomendo o valveking, que apesar de nao conhece-lo muito bem, tenho certeza de que tanto o clean quanto o drive serao melhores que o do LV300 twin!
    Abraço!

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    diego_guitar06
    Valeu mano, acho que fico mais claro tambem agora..
    tomara que possa ajudar terceiros que tenha essa duvida ..

    vou ficar com o valveking \o/

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay
    Isso aí, cara! Esse valveking pelo o que eu vi é show de bola msm!
    Boa sorte com ele!
    Abraçao! ;)

    georginho_gallagher
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    diego_guitar06

    valeu camarada, explicou certinho o que ontem eu estava sem tempo e sem paciência para escrever! hehehe

    Daave Muurraay

    então cara, é isso o que o colega complementou ali em cima! Quanto a perda de sinal não é nada do outro mundo cara, pode ficar tranquilo; eu mesmo já toquei bastante sem sequer dar aquela compensação no equalizador e mesmo assim fica muito bom. Mas se der uma ajustada (boost neutro) na equalização fica o timbre mais próximo do timbre guitarra > cabo > amp.

    boa sorte ai!

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    galera ajudo muito, mais agora so resta uma duvida ainda. mais pratica.

    GUITAR - POD HD300 - LV300 TWIN
    GUITAR - BOOST - PEAVEY VALVEKING 112

    ????

    um transtorizado considerado "top" e uma pedaleira de qualidade tambem.
    ou simplismente um Valvulado, de baixo custo, e um pedal para boost e um delay.

    não preciso de muita versatilidade, e sim de uma drive forte para tocar heavy/trash metal nas alturas .. pq ensaio muito...

    se fosse vcs como iriam ?

    Jinkxs
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay

    Cara, se eu tivesse uma pedaleira top (ou quase top) como a HD-300 eu daria preferência por um bom SS, como o LV-300 citado. Mas depende muito do uso.

    A vantagem do SS nesse caso é o preço. Um valvulado com a mesma potência (120w), pressão sonora (2 x 12'' cellestion) e recursos (foot, loop, reverb, etc...) é quase sempre mais caro.

    Mas é aí que entra a sua necessidade...

    Existem amplificadores com diversas propostas e muitas vezes ficar comparando "mano a mano" é um exercício de futilidade. A opinião padrão aqui no FCC (e não só aqui) é sempre favorável aos valvulados, mas uma boa escolha vai depender sempre da necessidade do músico.

    Você pode fazer uma troca radical do seu set (seria a 2ª alternativa do seu último post), se desfazer da POD e partir pros valvulados + pedais analógicos, que é o sonho de 99,9% dos guitarristas, mas você tem que ter em mente que isso custa caro, e além disso, você deve (sempre) analisar se essa configuração vai de encontro com suas necessidades.

    Como você diz que quer uma distorção forte e bastante alta, pra tocar metal, um valvulado vintage com um pedal de boost não seria suficiente. Você precisaria de um valvulado mais "hi-gain" na praia dos Mesa e Soldano (por exemplo). Existem amps com essa proposta num custo razoável, tipo o Blackstar HT-20 ou HT-40.

    No ML você encontra o HT-20 num preço muito bom. Não posso por o link aqui (é contra as regras) mas confere lá...

    Agora a pergunta é.... será que ele vai ter o volume e a pressão sonora que você quer??? Tem que testar pra ver. Nesses casos, como em qualquer outro, quanto mais potência e mais recursos, mais caro.

    Aí você me pergunta... "Mas eu posso comprar um valvulado mais simples e barato e espetar um Metal Zone nele???" Pode!!! Mas nesse caso, porque não ficar com o LV-300 e a POD??? O resultado (timbre) vai ser quase o mesmo e o LV vai te dar muito mais volume e pressão sonora, além dos recursos da POD!!!

    Por isso, é importante que você pesquise bastante.... entre nos sites dos fabricantes, veja os reviews e samples no Y2B, escute as opiniões dos colegas de FCC e outros fóruns.... e principalmente, teste pessoalmente todas as opções.

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Jinkxs
    falo tudo mano, perfeito , sem mais, hahaha
    obrigado.

    raphaelbgiaccon
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    eu gastaria com Um Valvulado e alguns Efeitos pra jogar no Loop e um drive pra impurrar o som mas issu depende se vc quer ser do tipo " Estilo de som seu" ou cover e imatacoes de outro Musicos ... :)

    MMI
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay

    Rapaz, esse papo de simulador e valvulado x SS é complexo demais. Só acrescentando o que o Jinkxs disse...

    Existem uma diversidade de timbres e sons enorme, a coisa não se resume só a ganho e volume. geralmente o pessoal pergunta o que vai tocar e manda uma resposta meio padrão... Confesso que quando li que você queria tocar "metal" pensei nessas coisas ultra from hell que a garotada está correndo atrás agora, mas pelo nome que você escolheu aqui não é bem isso, rs.

    O fato é que tem muito equipamento para todos os gostos. Por exemplo, quando se fala em simulador, pode ser só um pedalzinho GT2 até um Kemper, passando por uma infinidade de pedaleiras, plugins e que definitivamente não se trata da mesma coisa. O mesmo ocorre para amplificadores, pedais etc.

    Por mais que a gente fique "palpitando" aqui, acaba entrando no lance uma limitação de grana, o gosto pessoal e até oportunidades. Numa dessa você encontra um amplificador usado ou handmade que não é nada do que a gente falou... O lance é estar atento, pesquisar, tirar suas conclusões próprias e ir no certo para você, algo bem específico. Lembrando que caro mesmo é comprar coisa errada e depois ter que revender.

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    Jinkxs

    veja os reviews e samples no Y2B

    no soundcloud tb, as vezes acha coisa bem interessantes, testes e gambiarras e com qualidade de som bem boa (nem sempre).

    Eu recomendo um bom investimento em um cabeçote tipo Peavey 5150, e muito importante, 1 falante celestion.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Simuladores X Valvulados