Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?

Autor Mensagem
Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Bem interessante, cara... eu preciso contar um pouco a G.A.S. Ultimamente, ando tendo uma overdose, e isso não é nem um pouco saudável, hehehe.

Dei uma olhada neles, e realmente tem funções bem parecidas. O Axe FX eu sei que o Petrucci e o Vai usam, ao vivo, ligados ao Power de seus amps, usando como um multi FX.

http://www.fractalaudio.com/artist.html

O troço parece poderoso.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


* preciso conter um pouco a G.A.S.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Tá na hora de aprender a fazer umas soldas

pior que meu pai é técnico em eletrônica!! eu não sei nada!!!
casa de ferreiro, espeto de pau. hehehehe

e mexer em tensor e oitavas... hehehehe
eu consegui regular as oitavas de uma strato que eu tinha, já a les paul, não consegui de jeito nenhum!!! hehe
desisti! mais em breve vou levar no luthier.


Bom, acho que é algo que tempo e planejamento resolve, você está no interior do Pernambuco, logo duvido que tenham estúdios de ensaio sobrando por aí.
pior que não tem não!! só na capital.

Quando não existe oferta de um produto e a demanda é maior que a oferta, a exigência do cliente cai portanto você não precisa começar com um grande equipamento, o básico já serve, à medida que for tendo lucro, vai investindo e trocando por coisas melhores (se for esperto ainda mantém as velhas por algum tempo pra ter 2 preços diferentes e atender a 2 públicos hehehehehe). Dá pra montar um estúdio com relativamente pouco dessa forma, e se a demanda tiver muito alta em relativamente pouco tempo você tem tanto o retorno como a condição de ir fazendo upgrades.
eu penso exatamente assim!!

pior que minha casa não tem um quintal com um bom espaço...

onde eu moro, já tem um estúdio da prefeitura de grátis!! só que só toca forró, axé.
rock é coisa de ''junkie'', vão quebrar tudo, sabe como é né, interior...

aqui não tem bandas de rock, só a gente e mais 1.

mais tem uma cidade vizinha a minha chamada Caruaru, que tem bastante bandas de rock.
nós ensaimos lá!
eu tô tentando convencer um amigo meu, montar um estúdio de ensaios em Caruaru, foda é a grana.


Bom, como tudo, no começo vai dar uma grande dor de cabeça, como tudo que é novo, mas depois de um tempo vai acostumando, a vantagem é que de 10 anos pra cá, basicamente todos os programas copiam o Pro Tools, quando eu mexia mais com isso era bem pior que cada programa era de um jeito, mas o Pro Tools dominou de tal forma que muitas vezes até os atalhos são os mesmos nos outros programas.
eu uso o sonar.
mais quando chegar o pro tools, vou testar ele!!


Sim, pois o computador já começaria tendo que rodar o Windows e os diversos programas "escondidos" que ajudam ele a funcionar, teria que rodar o Pro Tools que carrega bastante a memória e a capacidade de processamento, teria que rodar os Plug Ins, logo se você comparar isso com uma interface que tem 2 processadores exclusivamente para processar efeitos e o som, então a diferença de eficiência é enorme.
o ''ruindows'' é tenso mesmo. hehe

Digamos que um computador razoavel com uma interface dessas faça o mesmo que um computador muito bom sem elas. Eu não sei qual interface da M-Audio tu pegou, mas acredito que pelo menos uma boa parte do processamento de audio seja feito por ela, logo tu vai ter mais eficiência do que seria normal sem isso. Se tivesse as duas, teria uma eficiência maior ainda... e por aí vai.
correto!!! a minha é a fast track usb II, bem simples ela, acho que ela não vai popar tanto processamento... mais espero que alivie um pouco.

Por isso que quando você vê um sistema Pro Tools HD, em geral do lado tem um rack com trocentas interfaces, pois quanto mais processamento for feito por elas, maior a capacidade do computador de manipular isso. O que se traduz em capacidade de gravar mais canais, menor latência, uso de efeitos de maior qualidade (em geral mais pesados pro processador), maior quantidade de efeitos e manipulações possíveis para o audio.
por isso os gringos só usam MAC. tô bem distante dessa realidade!! hahahaha

Tô bestificado com a facilidade de usar esse monstrinho... depois desse vídeo eu to me segurando pra não fazer besteira hehehehehe

http://www.avid.com/US/avid-tv/AmpsandPedals

tu é doido, fica mostrando essa belezinhas, e a tal da G.A.S. consumindo a gente!! hahaha

Deixa eu tomar um banho de água fria com sal grosso pra tirar esse espírito demoníaco da GAS... hehehehhehe
amém!! hehehe

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Dei uma olhada neles, e realmente tem funções bem parecidas. O Axe FX eu sei que o Petrucci e o Vai usam, ao vivo, ligados ao Power de seus amps, usando como um multi FX.

Cara, eu acho que você está parcialmente certo, é virtualmente impossível esses caras terem um preamp desses e não usá-lo para aquilo que ele faz de melhor.

Querendo ou não, efeitos não são a especialidade desses dois racks, a especialidade deles é emulação de amps, com um boa emulação de efeitos. Te dou 99,99999% de certeza que o principal uso que esses caras fazem desse rack da Fractal é como preamp mesmo.

EDIT:

Tá aqui a resposta a tua pergunta do post anterior.

http://www.avid.com/US/avid-tv/UsingElevenRackOnStage/shadowbox

trashit hc
eu consegui regular as oitavas de uma strato que eu tinha, já a les paul, não consegui de jeito nenhum!!! hehe
desisti! mais em breve vou levar no luthier.


É facinho, se usar um TU-15 da Boss é mais fácil ainda, já que tem função pra regular oitavas.

eu penso exatamente assim!!

pior que minha casa não tem um quintal com um bom espaço...


Cara, não precisa de um espaço muito grande, quanquer quarto de 3x4m já dá para começar.

Em Teresina hoje tem uma boa infra-estrutura de estúdios para ensaios, mas 15 anos atrás, todos começaram mais ou menos dessa forma, transformando o quarto de empregada ou a despensa em estúdio ou fazendo um puxadinho.

Obvio tinha gente que podia ter mais e fazia um belo espaço dentro de casa, mas isso não era pra alugar, era pra uso próprio. Em 2000 eu mesmo projetei o revestimento do quarto de empregadas da casa dos meus pais em Dry Wall, com todo o tratamento de manta asfaltica e fibras naturais (que é bem barato e esteticamente agradável se comparado com outros revestimentos), mas esse espaço era e ainda é só pra mim, eventualmente para um ou outro amigo ou amiga muito próximo. Demorou mais 1 ano e meio para ver outros estúdios de ensaios começarem a algum tipo de revestimento acústico mais avançado que espuma de colchão, isopor e casca de ovo.

Nesse começo, 15 anos atrás, o equipamento básico dos estúdios de ensaio daqui eram mesas Staner de 4 canais, os PAs handmade pelos próprios donos, bateria dessas bem ruinzinhas com peles baratinhas, amps Meteoro Solid State e microfone Le Son.

Em alguns anos as coisas foram evoluindo, hoje já é raro ver alguém começar com menos que um mixer de 16 ou 24 canais, pelo menos uns rackzinhos de EQ, delay, reverb e modulações da Alesis, Caixas profissionais ou pelo menos "handmade" por algum profissional de sonorização.

Já os mais tops dos estúdios de ensaio em sua maioria já tem mais de uma sala de ensaio, com pelo menos 2 valvulados bons (em geral Marshall, Laney e Fender) e pelo menos um par de SS de Peavey pra cima, pelo menos 2 ou 3 opções de amps para baixo (em geral Hartke e Gallien Kruger), Bateria mid tier da Pearl, Tama ou Mapex, bons microfones, inclusive uns 2 condensadores para voz ou instrumentos mais sensíveis e os Shure, Audio Technica ou AKG para guitarra, baixo de bateria, bons monitores e PAs (aqui rola muito os Electro Voice) e pelo menos o vocalista fica com monitores em fones e in-ear (muitos tem para todos os instrumentos). Nesses estúdios em geral tem 2 mixers, uns de 24 canais dentro da sala de ensaio e um de 36 ou 48 ligados a um PC para gravações (Nuendo, Cubase e Pro Tools LE), além de racks de efeitos mais legais, como alguns reverbs e delays da Lexicon e monitores profissionais na sala de técnica.

Tem até alguns estúdios de ensaio particulares de bandas grandes ou de gente com mais dinheiro que tem equipamentos que vão muito além disso, mas não duvido que daqui um dia, isso chegue na maioria dos bons estúdios de ensaio daqui. Agora é o tipo da coisa tudo isso é um processo, se voltar 15 anos atrás, estúdio para ensaios abertos para aluguel por hora, era só equipamentos dos mais fuleiras dos fuleiras.

Muita gente dessa primeira leva, montou estúdio de gravação depois que a coisa começou a andar, tem equipamentos muito profissionais nessa área e ainda tem estúdios de ensaios, e com isso sempre puxam as bandas dos ensaios para gravação e assim foram crescendo em seu negócio, quando eu tinha a loja sempre trazia coisa para esse pessoal que cresceu.

O que eu quero dizer é que tudo é um processo, você pode começar até embaixo da mangueira, como já vi em interior daqui, mas se você tiver a visão de longo prazo e o planejamento necessários para fazer a coisa crescer, em alguns anos isso pode até virar um bom negócio.

onde eu moro, já tem um estúdio da prefeitura de grátis!! só que só toca forró, axé.
rock é coisa de ''junkie'', vão quebrar tudo, sabe como é né, interior...


Cara e tu acha que lá no Piauí é muito diferente??? Na capital e nas duas ou três maiores cidades do interior, existe uma cena consolidada para outros estilos, mas ainda é a minoria, Pop Rock e MPB ainda chegam perto de Forró e Axé, mas é um perto ainda meio distante.

Tu acha que estúdio de ensaio só aluga para quem toca rock, blues, metal, jazz???

Que nada, não tem essa, se não tivesse forró, Axé e afins, não teria como sustentar nem estúdio de ensaio e nem de gravação. Inclusive os melhores estúdios que conheço aqui, em geral são de "donos" de bandas de forró maiores, eles pegam muito dinheiro e sabem muito bem investir isso pra gerar mais dinheiro ainda. Mesmo que na hora de tocar por gosto só saia Pink Floyd, Beatles, Led, Stones, Metallica, Iron... o estúdio não é pra brincar é pra ganhar o faz me rir.

Acredite, o cara que vai pra estúdio da prefeitura, mais cedo ou mais tarde termina mudando para os particulares, seja porque eles tem equipamentos melhores, sejam porque são mais organizados, tem uma tranqüilidade maior por tu estar pagando e poder decidir melhor o que vai fazer.

E pentelho pra quebrar equipamento sempre vai ter, mas nada que um dono presente e atencioso com o próprio equipamento e com os clientes não possa resolver. Em geral isso passa bastante segurança para os clientes, já que sabem que estão lidando com alguém que preza pelo que faz e que está lá para ajudar, dar palpites quando necessário, dar aquela força e atenção "especiais". E se alguém quebrar a bagaceira propositalmente, bota pra pagar o reparo e não aceita mais como cliente. Quem disse que não pode dizer não pra cliente quando ele faz merda???

mais tem uma cidade vizinha a minha chamada Caruaru, que tem bastante bandas de rock.
nós ensaimos lá!


eu tô tentando convencer um amigo meu, montar um estúdio de ensaios em Caruaru, foda é a grana.

Eu conheço um pouco Caruaru, pareceu bem legal pelo pouco que conheci, mas não deu pra curtir direito. Agora para e pensa numa coisa, assim como vocês deve ter mais gente que vá lá ensaiar, seja da sua cidade ou das vizinhanças dela. Se o numero de pessoas que fazem isso for o suficiente para sustentar os gastos do estúdio, já é uma bela oportunidade para começar um negócio, pois muitos vão preferir o que está mais perto.

correto!!! a minha é a fast track usb II, bem simples ela, acho que ela não vai popar tanto processamento... mais espero que alivie um pouco.

Ela dá uma aliviada legal sim, as antigas Digi 001 da Digidesign eram baseadas numa tecnologia da M-Audio bem similar, mas anterior às Fast Track, então acho que ela vai dar uma aliviada legal no computador e devem deixar a latência em níveis aceitáveis em gravações pequenas (acho que pra mais de 8 canais simultâneos, dependendo da maquina, o bicho começa a pegar heheheh)

por isso os gringos só usam MAC. tô bem distante dessa realidade!! hahahaha

Cara, hoje em dia Mac não é mais esses absurdos, vez por outra tem promoção de Macbook por menos de 2000 reais, o Mac Mini, que já dá pra fazer umas boas brincadeiras também sai por pouco mais de 2000 reais. Acho que sai até mais em conta que se for comprar um PC que dê o mesmo nível de estabilidade.

Então para gravações pequenas tanto solo quanto pequenos grupos, acho que dá pra brincar legal com esses equipamentos e ir "crescendo" à medida que as necessidades forem ficando mais complexas.

Enfim, a chave de tudo é se planejar antes de começar a gastar... o que é difícil com tanta tentação... heheheeheh

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Querendo ou não, efeitos não são a especialidade desses dois racks, a especialidade deles é emulação de amps, com um boa emulação de efeitos. Te dou 99,99999% de certeza que o principal uso que esses caras fazem desse rack da Fractal é como preamp mesmo.

Não sei, não, cara... no caso do Petrucci, ele usa o Axe FX como Pre do M/B Mark V dele. TALVEZ, porque ele pode achar que esse pre amp é mais forte que o do Mark, a não ser que ele use de uma maneira que o Axe FX não utilize seu próprio pre, mas sim, continue com o pre do Mark. Acho que, nesse último caso, o fator principal seriam os efeitos mesmo, porque ele tá usando aqueles montes de racks do Rig A... é só ver as frases dos caras no site da Fractal (não que isso signifique alguma coisa, né). Mas o troço parece ser bom mesmo nos efeitos.

Aqui, como o Petrucci usa seu Rig B.
http://www.petrucciforum.com/forums/showthread.php?t=68428


Aqui, a coleção de efeitos do Axe FX
http://www.fractalaudio.com/axe-fx-guitar-effects-processor.html

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


* ...porque ele não tá usando aqueles montes de racks do Rig A.


Tô comendo um monte de palavras, hoje...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Esse Eleven Rack é doce mesmo... usaria COM CERTEZA em showzinhos de Blues, Rock Clássico, etc. Dá pra ter bastante controle do timbre no volume que tu quiser.

Pra shows de Metal, eu vou de cabeçote, onde eu posso tocar volume mesmo na coisa, hehehe.

Aquela velha história... é bom ter os dois, para situações diferentes.

;)

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron

Eu continuo botando a mão no fogo que a grande maioria deles usam isso como preamp, até porque não faz muito sentido usar uma unidade cuja especialidade maior é justamente emulação de amps, e não usar o que ela faz melhor.

Aliás nesse tópico tem uma discussão sobre o Axe como produto, e também pela forma inusitada de JP ligar ele aos amps.

Ele usa a ligação de 4 cabos, o que significa que ele usa efeitos tanto antes, quanto depois do pre-amp, dos amplificadores. Sò que ao mesmo tempo ele só usa o pre-amp de um dos amplificadores e no entanto o Axe, ao menos à primeira vista, parece estar ligado nos dois amps.

Eu só vejo um motivos para esse tipo de ligação, que é usar o Axe como um dos prés do outro amp. Já que Mesa/Boogie dificilmente distorce o power (eles são projetados dessa forma), não faria sentido ele usar o preamp de apenas um amplificador, já que ele teria exatamente o mesmo som nos dois amplificadores, não existe nenhuma regulagem lá que indique que ele possa tirar sons diferentes dos dois amps, usando apenas o preamp de um deles, até porque as regulagens são praticamente iguais nos dois amps.

No entanto o Axe está ligado nos dois amps, mas apenas o preamp de um deles está sendo usado. Inclusive isso é questionado no final do tópico, quando os caras dizem que embora não tenham percebido nenhuma simulação alí, seria um banho de água fria saber que ele usa elas (o que alguns meio que desconfiaram pela forma como o set está ligado).

Fator numero 2, o JP é endoser da Mesa/Boogie, ou seja, não pode ficar por aí aparecendo com outros amplificadores.

Qual a forma que você acha que ele encontrou de usar timbres diferentes e ainda assim aparecer com um Mesa/Boogie??? Especialmente se você pode fazer isso em um equipamento que é virtualmente impossível de identificar sem que você olhe por perto???

Um outro fator que muito me impressiona, é o fato de que nos dois sets dele, ele usa processadores até melhores que o Axe e que tem os mesmos recursos e alguns até mais. Então porque afirmar que um multi-efeitos com recursos tão comuns revolucionaria a forma de ele ver efeitos??

Da mesma forma, os comentários todos alí de alguma forma implicam que o Axe mudou a forma de eles obterem novos timbres, ou que acharam timbres inesperados nele. O rack em si tem mais que o dobro de simulações de amp do que o resto dos efeitos todos juntos e se contar as simulações de gabinete, chega fácil ao triplo de simulações de amp e gabinete do que efeitos. Até a propaganda dele praticamente só fala das simulações de amp.

Difícil de acreditar que se usaria algo tão especializado em algo, para deixar de usar justamente o que ele faz melhor. O Steve vai eu nem conto, já que ele é um notório usuário de preamps, tanto valvulados, quanto SS, quanto de emulação. Sem contar que até outro dia ele tinha um amp no rig dele justamente para usar só com isso.

E no caso do Petrucci, isso é mais interessante, já que ele só usa amps cujo timbre característico vem do pré e não do power.

Embora eu possa estar totalmente errado... mas algo me diz que estou mais no rumo do que muita gente gostaria de admitir.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Um outro fator que muito me impressiona, é o fato de que nos dois sets dele, ele usa processadores até melhores que o Axe e que tem os mesmos recursos e alguns até mais. Então porque afirmar que um multi-efeitos com recursos tão comuns revolucionaria a forma de ele ver efeitos??


Boa pergunta... eu imaginaria isso, talvez, pelo conjunto da obra do Axe Fx, no que diz respeito aos efeitos. TALVEZ, fosse da combinação deles que o Petrucci estivesse falando... (só suposição minha).

Da mesma forma, os comentários todos alí de alguma forma implicam que o Axe mudou a forma de eles obterem novos timbres, ou que acharam timbres inesperados nele.


Obterem novos timbres? Só se ele estiver misturando o timbre do M/B com as emulações, porque utilizar apenas emulações com o power de um cabeçote não implica em nenhuma revolução...


O rack em si tem mais que o dobro de simulações de amp do que o resto dos efeitos todos juntos e se contar as simulações de gabinete, chega fácil ao triplo de simulações de amp e gabinete do que efeitos. Até a propaganda dele praticamente só fala das simulações de amp.

Eu já li que o Petrucci estaria usando SOMENTE o Axe FX, em suas clínicas ou workshops. Aí, realmente, sabemos que ele está se referindo unicamente as simulações em geral. Em shows com o Dream Theater, eu acho MUITO, mas MUITO difícil mesmo ele usar simulações, já que a banda tem um histórico gigantesco de seu timbre relacionado diretamente aos amplificadores Mesa/Boogie.


Difícil de acreditar que se usaria algo tão especializado em algo, para deixar de usar justamente o que ele faz melhor.

Isso, pra mim, ainda é um mistério... em workshops, já é certo ele estar usando as simulações, mas, com o DT, isso é muitíssimo pouco provável. Eu ainda acredito que, com a banda, ele use o Axe apenas nos efeitos... ou use o Rig A dele.


E no caso do Petrucci, isso é mais interessante, já que ele só usa amps cujo timbre característico vem do pré e não do power.

Isso eu nem vou me atrever a comentar, porque eu não faço a menor ideia...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron
Esse Eleven Rack é doce mesmo... usaria COM CERTEZA em showzinhos de Blues, Rock Clássico, etc. Dá pra ter bastante controle do timbre no volume que tu quiser.

Pra shows de Metal, eu vou de cabeçote, onde eu posso tocar volume mesmo na coisa, hehehe.



Eu não sou muito de usar videos de Youtube como exemplos, porque sempre levo em conta que 1001 fatores podem influênciar no resultado, bem como muita coisa pode ser modificada por trás dos panos.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto...

Achei esse vídeo interessante, ele compara o Mesa/Boogie Road King II com um Eleven Rack.

Decidi botar porque uma vez que a distorção característica dos Mesa/Boogie são as distorções de pré e o Eleven Rack está ligado no Power do Road King (portanto estão mais ou menos em condições de igualdade). Ela mostra o quão próximo os dois produtos podem soar parecidos, mesmo acreditando que há alguma diferença entre os dois ao vivo, acredito também que é um comparativo com uma boa demonstração do quão próximos os dois produtos podem soar.



Agora imagine que ao menos no quesito simulações de amps, o Axe deva ser ainda mais sofisticado que o Eleven Rack, já que ele é um produto mais recente e com uma proposta bem mais sofisticada.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Decidi botar porque uma vez que a distorção característica dos Mesa/Boogie são as distorções de pré e o Eleven Rack está ligado no Power do Road King (portanto estão mais ou menos em condições de igualdade). Ela mostra o quão próximo os dois produtos podem soar parecidos, mesmo acreditando que há alguma diferença entre os dois ao vivo, acredito também que é um comparativo com uma boa demonstração do quão próximos os dois produtos podem soar.

Só uma pergunta (que pode acabar sendo idiota ou não): Mas por que alguém usaria uma simulação de pré de Road King em um power de Road King? :D

A não ser que seja apenas para uma demonstração... :P

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Vi o vídeo e achei bem interessante as comparações dele... foram bem feitas.

Bom, eu não achei tao perto assim o timbre, mas tá legal... (tá certo que eu sou suspeito pra falar isso, né, mas enfim, hehe...)

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Cara, eu posso sempre estar errado, afinal eu não sou o Mestre Yoda pra usar a Força pra ver o passado, o presente e o futuro.

Mas eu conheço Dream Theater há bastante tempo, quase 20 anos já. Quando era novinho adorava o som da banda, mas depois fui me desinteressando totalmente a ponto de muito raramente ouvir, não apenas o DT, mas por virtualmente tudo nesse estilo metal/hard rock fritador, enfim a idade vai mudando os conceitos da gente... mas vez por outra eles sempre aparecem na minha playlist.

Então é tentando usar isso e minha experiência anterior com equipamentos do tipo, inclusive amps Mesa/Boogie e alguns simuladores, embora nenhum tão recente quanto o Axe.

Novamente, posso estar errado, mas eu humildemente acredito ter pelo menos boa parte da razão, e por boa parte entenda mais de 60%.

Boa pergunta... eu imaginaria isso, talvez, pelo conjunto da obra do Axe Fx, no que diz respeito aos efeitos. TALVEZ, fosse da combinação deles que o Petrucci estivesse falando... (só suposição minha).

Cara, é possível essa combinação ser a chave, mas... é o tipo da coisa, um cara meticuloso com o timbre o suficiente para ter basicamente um rack diferente especializado em cada um dos efeitos que usa, e normalmente o top de linha de cada tipo.

Esse não me parece o tipo de pessoa que troca isso por um tudo em um, poderia até trocar tudo por um set de pedais, mas não creio que ele troque por um tudo em um. Primeiro porque por melhor que seja, eles nunca simulam tudo extremamente bem, todo tudo em um tem alguns pontos em que são extremamente bons e o resto a qualidade vai caindo.

O que me faz desconfiar mais é o fato de os efeitos em sí, não serem o principal atrativo do Axe, e sim as simulações de amp, e pelo menos um efeito dá pra ver que ele não usa o do Axe (provavelmente o mais fraco do rack), que são os Wahs.

No fim, existem outros produtos que são especializados em efeitos e não simulações que dariam no mínimo um resultado tão bom quanto e provavelmente até melhor.

Como é o caso do G-System da TC Electronics, só para citar um, mas porque escolher um que seja especificamente um multi-efeitos cuja maior especialidade seja simular amps, para no fim não usar isso???

Ele poderia até falar da facilidade de uso, mas se esse for o caso, também existem pelo menos meia dúzia de produtos que fazem a mesma coisa tão bem quanto, boa parte deles inclusive está no mercado há mais tempo que o Axe, e o Eleven Rack é só um deles.

Obterem novos timbres? Só se ele estiver misturando o timbre do M/B com as emulações, porque utilizar apenas emulações com o power de um cabeçote não implica em nenhuma revolução...

Cara, não duvido nem um pouco que ele possa misturar emulações com o som do próprio amp, tenho quase certeza disso.

E realmente ligar um emulador em um power valvulado não é novidade, os Metallicas da vida vez por outra fazem isso tem pra mais de 10 anos.

Agora é um set que eu já testei, inclusive com uma potência da própria Mesa/Boogie e outra da Carvin (o mesmo dono tem as duas). A grande vantagem dessa combinação é a versatilidade, você consegue literalmente dezenas e dezenas de timbres de amp, só com as simulações de amp e o power. Se você usar um Power com 6L6, dá pra ir fácil de um som super clean a la Fender até um ultra-mega-cacetada dos Triple Rectos com um pisar de foot e sem precisar ficar doido com regulagens.

Eu já li que o Petrucci estaria usando SOMENTE o Axe FX, em suas clínicas ou workshops. Aí, realmente, sabemos que ele está se referindo unicamente as simulações em geral. Em shows com o Dream Theater, eu acho MUITO, mas MUITO difícil mesmo ele usar simulações, já que a banda tem um histórico gigantesco de seu timbre relacionado diretamente aos amplificadores Mesa/Boogie.

Bom, isso aumenta enormemente minhas suspeitas, já que isso pelo menos significa que ele tem boa parte dos timbres preferidos dele e dos timbres característicos do DT já programados no Axe.

Agora eu não boto a mão no fogo por essa história do Petrucci com a Mesa/Boogie não. O grande motivo é que, embora eu acredite realmente que ele curta muito a marca, ele usa seus produtos, porque recebe muita grana para usar.

Especialmente porque vejo que ele sempre se dá muito bem tocando com o equipamento da mulher dele, que por não ser endosser é bem mais variado. Logo acredito que pelo menos no equipamento dela, ele já fuçou bastante, e seria improvável que ele em algum momento não tenha usado pelo menos esse equipamento para gravar.

Entretanto é sabido que ele tem uma bela coleção de amplificadores em casa... quais as chances que você acha que existem de ele nunca ter usados os outros nas gravações???

E falo das gravações, justamente porque ao vivo, ele não pode aparecer com outros amps.

Um motivo interessante é que os Mesa/Boogie são amps que embora tenham uma voz própria, são baseados nos Fender e tem a opção de usar as EL34 para dar um som um pouco mais a la Marshall.

O som característico dos Mesa vem do pré, o Power deles tende a ser bem "generico", nem fede e nem cheira, já que tem bias fixo e é feito pra não fritar as válvulas. Logo ao contrário de outros amps, eles podem sofrer variações bem radicais se tocados com preamps diferentes dos da própria Mesa/Boogie.

Logo, ao vivo, não seria problema tirar timbres característicos de pelo menos 2 outros amps com um Boogie, até porque ninguém vai estar preocupado se está igual e ele recebe é pra tocar com eles mesmo.

Isso, pra mim, ainda é um mistério... em workshops, já é certo ele estar usando as simulações, mas, com o DT, isso é muitíssimo pouco provável. Eu ainda acredito que, com a banda, ele use o Axe apenas nos efeitos... ou use o Rig A dele.

Cara, a conexão dele sugere que ele use tanto o pré do amp quanto do Axe, logo, eu acho muitissimo pouco provável é que ele não use as emulações de amp do Axe em momento algum.

Especialmente porque com apenas 2 amps, ele teria menos opções de variações de timbre usando apenas os valvulados.

Isso eu nem vou me atrever a comentar, porque eu não faço a menor ideia...

Bom, o som dos Mesa/Boogie, especialmente distorcido vem em sua maior parte do design dos preamps da marca, já que o design do Power é feito pra interferir minimamente na sonoridade do pré, a ponto de ser otimizado para trabalhar com o mínimo de distorção possível.

Logo é uma grande mão na roda usar esses amps, porque neles um pre-amp faz uma diferença muito maior do que em amps com designs mais "livres".

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Só uma pergunta (que pode acabar sendo idiota ou não): Mas por que alguém usaria uma simulação de pré de Road King em um power de Road King? :D

Porque todo preamp precisa de um power amp para funcionar????

Mesmo que tu use todos esses simuladores, todos são apenas preamps, logo se tu for usar ao vivo, tem que ligar ou direto na mesa (que usa o Power do PA e por isso esses prés simulam gabinete e microfonação), ou em um power amp, seja ele valvulado ou transistorizado e daí para as caixas que serão microfonadas.

Além do que é uma maneira muito boa de disfarçar e/ou complementar as possíveis imperfeições das emulações, tornando-as ainda mais reais. O que é particularmente útil para quem precisa de muitos timbres, mas não quer ter o trabalho de ficar carregando muitos amps e trocando eles toda hora, e conseqüentemente ter um set muito redundante, já que teria que repetir efeitos com regulagens diferentes para cada modelo.

No caso, eu achei interessante ele usar o power do próprio Road King, porque os power da Mesa/Boogie são muito limpos, não tem uma característica específica deles, especialmente distorcido, já que essa distorção característica da Mesa/Boogie é mais de 85% vinda somente do preamp.

Faz parte da política da marca isso, tanto que todos os Mesa/Boogie não tem ajuste de Bias, usam Bias fixo, e o bias padrão das válvulas, ou seja o ajuste onde elas vão ter o desempenho mais linear possível (dentro das limitações delas, já que nem transistor é 100% linear, quem dirá válvula). Mesmo quando você usa a chave para selecionar o ajuste para EL34, o bias também vai para o ajuste padrão delas, ou seja novamente o recomendado para conseguir o som mais próximo do flat.

Então, assim você sabe que não tem a influência do Power (já que é o mesmo e ele influi pouco no som desse exemplo), então qualquer diferença vem diretamente do pré.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Embora eu possa estar totalmente errado... mas algo me diz que estou mais no rumo do que muita gente gostaria de admitir.
palpite de quem está vendo isso tudo de longe, mas com atenção: você está certo.
Esse Eleven Rack já me deu muito ataque de GAS furiosa. Inclusive já pesquisei preços, sendo que na http://www.bhphotovideo.com/c/product/653412-REG/Digidesign_9900_59335 _00_Eleven_Rack_Guitar.htmlB&H photo Video é uma opção razoável (só para detonar os ataques de GAS do povo)

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Não me mostra essas coisas que do jeito que desde que cheguei pro aniversário da minha avó, não larguei das guitarras, é capaz de eu passar fome uns dias pra saciar o comichão que está aqui dentro de mim desde que conheci esse brinquedo.

Pra mim o maior atrativo dele é a facilidade de uso, quem tem TDAH fica perdidinho no monte de tela que em geral os softwares tem... mas esse daí tem botõezinhos, que pra mim fazem uma diferença enorme (o motivo pela qual há tempos eu namoro com a Digi 003)... e posso comprar um par de monitores, nem que seja uns Alesis basicões e me ouvir sem ter que ligar o Pro Tools... pra que melhor lá pro AP de BH???

Deixa eu ir dormir... que é mais seguro.

E mimi... boa viagem... e espero ansiosamente pela oportunidade de ouvir sua a nova filhota.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Vou te mostrar a criança assim que puder, ainda tem quase 1 semana para chegar, mas tá me tirando o sono.
Cara, isso aqui é uma loucura! Beale St é inimaginável. Acabo de ver uma apresentação de blues, 2 guitarristas negões quebrando tudo, um com uma fender strato e outro com uma 335, numa apresentação ao ar livre. Lembrei deste tópico, um usava um JC-120 e outro um Peavey SS...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Como é o caso do G-System da TC Electronics, só para citar um, mas porque escolher um que seja especificamente um multi-efeitos cuja maior especialidade seja simular amps, para no fim não usar isso???

Bem observado... com certeza deve haver mistura de timbres de power com simulações; caso contrário, ele não teria dois sets.

Logo, ao vivo, não seria problema tirar timbres característicos de pelo menos 2 outros amps com um Boogie, até porque ninguém vai estar preocupado se está igual e ele recebe é pra tocar com eles mesmo.

Está certo, concordo.Especialmente porque com apenas 2 amps, ele teria menos opções de variações de timbre usando apenas os valvulados.

É, eu não diria... eu li em algum lugar que, naquele primeiro set dele (que tem 3 Mark), ele usa apenas UM deles ligados. Os outros dois seriam de backup; por isso, imaginei que nesse segundo set dele com o Axe, o segundo Mesa também fosse de backup. Na real... eu até estranho ele não ter nenhum amp de backup em seu Rig B. Não faz muito sentido, tendo em vista seu primeiro set...

Logo é uma grande mão na roda usar esses amps, porque neles um pre-amp faz uma diferença muito maior do que em amps com designs mais "livres".

Está certo. Ele apenas usa o Power do Mesa para mostrar a marca lá em cima do palco, mas os pre amps podem ser claramente alternados do Mark para o do Axe, e vice-versa.

Ainda assim é bizarro ver o Sr. John Petrucci deixando de usar um Eventide H7600, para usar um simulador e seus multi-FX.


PS: É bom esse G-System da TC? Naquela hora em que tu falou nele, me deixou na curiosidade. Olhei no site da TC e achei bem interessante mesmo... será que vale a pena?

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

G-Major, G-Force e G-System da TC são excelentes, cada um vale muito a pena dentro do que se destina. Qualidade elevada...

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Vou te mostrar a criança assim que puder, ainda tem quase 1 semana para chegar, mas tá me tirando o sono.

Cara, de domingo até ontem no final da tarde eu emendei numa crise de insônia, mas uma hora estava eu a tocar a minha guitarra, e pense que tirou até meu sono pensar no som lá do site da Benedetto... fucei aqui feito um doido pra chegar perto... mas não dá pra fazer milagre hehehehehehe

Cara, isso aqui é uma loucura! Beale St é inimaginável.

Nem me fale, um dia eu tenho que fazer essa rota, Memphis e Nashville devem ser muito fodas, e eu nunca fui além do aeroporto... mas os planos e os convites são muitos... uma hora eu não resisto e entro na loucura do Colin e do Brendon de fazer a Blues Route de Harley... hehehehehe

cabo de ver uma apresentação de blues, 2 guitarristas negões quebrando tudo, um com uma fender strato e outro com uma 335, numa apresentação ao ar livre. Lembrei deste tópico, um usava um JC-120 e outro um Peavey SS...

Eu já estou até imaginando, só falta um deles estar de costume pretos, com colete e chapéu... hehehehehe

Vinícius Iron
É, eu não diria... eu li em algum lugar que, naquele primeiro set dele (que tem 3 Mark), ele usa apenas UM deles ligados. Os outros dois seriam de backup

Acho meio estranho ter 2 back ups, embora não seja anormal... é possível sim, especialmente com o tanto de efeitos que ele usa, dá pra fazer muita viagem sem nem mudar os canais do amp, mas ainda boto fé no simulador... hehehehehe

Na real... eu até estranho ele não ter nenhum amp de backup em seu Rig B. Não faz muito sentido, tendo em vista seu primeiro set...

Se tu parar pra pensar, o segundo amp é um Back Up, ele está configurado exatamente igual ao outro e os dois usam o Axe FX e o preamp do primeiro Mk como pre-amplificadores, alí se o primeiro pifar, o segundo fica fazendo a mesma coisa... heheheheh

É bom esse G-System da TC? Naquela hora em que tu falou nele, me deixou na curiosidade. Olhei no site da TC e achei bem interessante mesmo... será que vale a pena?

Pergunta pro MMI, ele tem um, eu só conheço de de ver uns amigos que usam, mas nunca parei pra fazer aquela bela visita com a guitarra a tira-colo... hehehehhehe

Todavia, TC Electronics é uma das poucas marcas que eu compro de olhos vendados e sem testar.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Seu... Seu... Seu...

Só pra fazer eu olhar o preço do Eleven Rack num dealer lá de Miami que poderia mandar pra mim... noooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Agora acho que só durmo com Lexotan... hehehehehhehe

PS: mesmo aqui no Brasil está a um preço não muito ruim, já que se tu botar, simulamp, efeitos, interface e Pro Tools LE, acho que sai mais que os 3500 que estão pedindo na Plugue e nas outras lojas tupiniquins. Se comprar do lá Miami economizo uma Epipoca 335 em relação ao preço daqui.

Naaaaaaaammmmmm

Xô espirito demoníaco consumista... esse dinheiro é pra mobiliar meu quarto... acho que amanhã tenho que ir numa benzedeira hehehehehehe

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Se tu parar pra pensar, o segundo amp é um Back Up, ele está configurado exatamente igual ao outro e os dois usam o Axe FX e o preamp do primeiro Mk como pre-amplificadores, alí se o primeiro pifar, o segundo fica fazendo a mesma coisa... heheheheh

Com certeza! Então é verdade mesmo... Petrucci está usando Mesa/Boogie + simuladores, hahahahaha.

Pergunta pro MMI, ele tem um, eu só conheço de de ver uns amigos que usam, mas nunca parei pra fazer aquela bela visita com a guitarra a tira-colo... hehehehhehe

Todavia, TC Electronics é uma das poucas marcas que eu compro de olhos vendados e sem testar.


nichendrix MMI

Pois é, eu sei que todo músico sonha com um Eventide H8000FW, que custa ''míseros'' U$ 6000,00 LÁ NOS EUA. Por isso, eu tava pensando nesses multi-FX, mas cai na dúvida do TC G-System e o Nova System (que parece ser o último lançamento da TC). Alguma sugestão? :D

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron

Vai depender do teu Equipamento... heheheheheh

E sobre os G e os Nova da TC, digamos que são duas coisas diferentes... o Nova System de uma forma muito grosseira é como se fosse o irmão menor do G-System.

Putz grila... essa brincadeirinha de agrupar gravar vários takes, agrupar e montar eles nessa facilidade toda, é de cair o c.u da bunda.

http://www.avid.com/US/avid-tv/RecordingwithProToolspart2/shadowbox

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Num Laney GH100L não vira? Hehehe.

Mas tô quase optando pela G-System. Li reviews e comentários de várias pessoas que tem e dizem ser incrível. Inclusive esse rack tem o chip da 2290 delay! Um dos melhores racks de delay que existe, e dizem que funciona perfeito como se fosse o próprio.

Sério, G.A.S.(es) muito fortes aqui...

1 - TC Electronic G-System
2 - Axe-FX (para shows de blues e rock clássico)

Essas são as mais atuais.

Sem contar nas antigas que continuam bem forte aqui.

1 - M/B Mark V
2 - Soldano SLO-100 original (sonho mesmo)
3 - Falantes EVM-12L Black Label
4 - Monster Cable
5 - Violão JB Folk, Clássico I Especial
6 - Ibanez CustomMade USA


Na boa, chega... vou parar por aqui, que tem mais coisa ainda. Tenho uns dois anos ou MAIS de compra!

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Ah, claro, para gravações, a Axe-FX é um sonho também...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Sinceramente eu não saberia te dizer o que comprar. É o tipo da situação win-win, G-System, Nova System, são tops naquilo que se propõe a fazer e na faixa de preço que atuam.

Agora é o tipo da coisa, a diferença de preço de um pro outro é considerável.

E embora eu não seja contra começar por cima, são investimentos que pra realidade brasileira, tem que ser muito bem pensados.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

E embora eu não seja contra começar por cima, são investimentos que pra realidade brasileira, tem que ser muito bem pensados.

Estou de acordo. É que G.A.S., na maioria das vezes, é mais sonho do que algo concreto, né. Mas nunca se sabe... vai que o cara acerta os 15 da loto-fácil, hahahaha.


Chega! Vou domir, que eu tenho que acordar daqui 5 horas.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Seu... Seu... Seu...

Só pra fazer eu olhar o preço do Eleven Rack num dealer lá de Miami que poderia mandar pra mim... noooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Agora acho que só durmo com Lexotan... hehehehehhehe


Huahuahua...

Eu to aqui sofrendo e você paga o pato junto! Ontem vi que a Gibson Retail Store (dentro da fábrica, só tem Gibson e Epi, além dos pianos e outras linhas de instrumentos) é um absurdo. Conheci a Dusk Tiger, o case é bem diferente. Mas toquei bastante numa L-7 Custom Shop e em vários JC-200, do jeito que quiser. Tem umas 175 bonitas (fazem aqui), muitas 335 e Lucille (uma vermelha diferente que nunca tinha visto), aquilo para mim é um delírio.

Nem me venha falar em GAS...

Sim, os negões aqui se apresentam de terno preto, chapéu ou boina, alguns de cabelo branco, bigode branco... Tem um branquelo que só se apresentou tocando várias afinações abertas e slide, com uma Bud do lado... Isso aqui é outro mundo!



Vinícius Iron

Na B&H também tem TC...

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Nesse começo, 15 anos atrás, o equipamento básico dos estúdios de ensaio daqui eram mesas Staner de 4 canais, os PAs handmade pelos próprios donos, bateria dessas bem ruinzinhas com peles baratinhas, amps Meteoro Solid State e microfone Le Son.
nos estúdios de Caruaru todos tem wattsom, fone de 10 pras guitarras, os de baixo nem marca tem... hehehe
tem um que tem uma bateria pearl, e nos outros são baterias fuleira.

no que eu ensaio a bateria tem um chinbal velho, um pra condução, e um de ataque rachado.
tem uma mesa de 32 canais.

eu ligo a minha guitarra no wattsom, e a outra guitarra vai na mesa.
nem 2 AMP's fuleiro de guitarra tem.

é nos fundos da casa do cara.
o tratamento do ambiente é legal.


Já os mais tops dos estúdios de ensaio em sua maioria já tem mais de uma sala de ensaio, com pelo menos 2 valvulados bons (em geral Marshall, Laney e Fender) e pelo menos um par de SS de Peavey pra cima, pelo menos 2 ou 3 opções de amps para baixo (em geral Hartke e Gallien Kruger), Bateria mid tier da Pearl, Tama ou Mapex, bons microfones, inclusive uns 2 condensadores para voz ou instrumentos mais sensíveis e os Shure, Audio Technica ou AKG para guitarra, baixo de bateria, bons monitores e PAs (aqui rola muito os Electro Voice) e pelo menos o vocalista fica com monitores em fones e in-ear (muitos tem para todos os instrumentos). Nesses estúdios em geral tem 2 mixers, uns de 24 canais dentro da sala de ensaio e um de 36 ou 48 ligados a um PC para gravações (Nuendo, Cubase e Pro Tools LE), além de racks de efeitos mais legais, como alguns reverbs e delays da Lexicon e monitores profissionais na sala de técnica.
meu sonho!! um dia quem sabe...


Tu acha que estúdio de ensaio só aluga para quem toca rock, blues, metal, jazz???

Que nada, não tem essa, se não tivesse forró, Axé e afins, não teria como sustentar nem estúdio de ensaio e nem de gravação. Inclusive os melhores estúdios que conheço aqui, em geral são de "donos" de bandas de forró maiores, eles pegam muito dinheiro e sabem muito bem investir isso pra gerar mais dinheiro ainda. Mesmo que na hora de tocar por gosto só saia Pink Floyd, Beatles, Led, Stones, Metallica, Iron... o estúdio não é pra brincar é pra ganhar o faz me rir.

Acredite, o cara que vai pra estúdio da prefeitura, mais cedo ou mais tarde termina mudando para os particulares, seja porque eles tem equipamentos melhores, sejam porque são mais organizados, tem uma tranqüilidade maior por tu estar pagando e poder decidir melhor o que vai fazer.

E pentelho pra quebrar equipamento sempre vai ter, mas nada que um dono presente e atencioso com o próprio equipamento e com os clientes não possa resolver. Em geral isso passa bastante segurança para os clientes, já que sabem que estão lidando com alguém que preza pelo que faz e que está lá para ajudar, dar palpites quando necessário, dar aquela força e atenção "especiais". E se alguém quebrar a bagaceira propositalmente, bota pra pagar o reparo e não aceita mais como cliente. Quem disse que não pode dizer não pra cliente quando ele faz merda???

o estúdio daqui da prefeitura, quem toma conta é as próprias bandas.
o estúdio é organizado, tem bons equipamentos, teve músico de Caruaru, e de outras cidades, que tavam vindo pra cá, pra arrumar uma boquinha. hehehe
mais foi proibido, porque é ''só pros músicos daqui'' (menos rock e afins).
teve um tempo que tinha um cara daqui que toca baixo em algumas bandas de forró, mais é fã de iron maiden, metallica, e etc...
que ele deixava as bandas de rock tocar.
depois que ele saiu.............
por isso eu acho que ninguém vai pagar pra tocar em um estúdio particular.
e tem outro estúdio aqui de uma cara que também toca forró.


Ela dá uma aliviada legal sim, as antigas Digi 001 da Digidesign eram baseadas numa tecnologia da M-Audio bem similar, mas anterior às Fast Track, então acho que ela vai dar uma aliviada legal no computador e devem deixar a latência em níveis aceitáveis em gravações pequenas (acho que pra mais de 8 canais simultâneos, dependendo da maquina, o bicho começa a pegar heheheh)
tomara velho!!!
um exemplo positivo, foi a gravação do ogner, ele tem a fast track pro, que é um pouco mais avançada que a minha, por ter mais entradas, e saidas.
essa gravação ele só usou plugins, pra mim ficou perfeita!!! hehehe


muito obrigado pelas dicas velho!!!

abç.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


trashit hc
por isso eu acho que ninguém vai pagar pra tocar em um estúdio particular.

Mais cedo ou mais tarde sempre paga... como diz minha avó, o tempo só anda pra frente hehehehehhe

e tem outro estúdio aqui de uma cara que também toca forró.

Bom, eu vejo isso de outra forma, vejo que pelo menos uma pessoa já tem aproveitado a oportunidade.

Negócio em uma coisa estranha, é que nem filho, tu passa um tempão pra botar no mundo, depois é um tempão investindo, mas quando dá retorno, é uma beleza só.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?