Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# set/10
· votar


trashit hc

da pra usar esse brinquedo ao vivo??

Sim, nada impede. Já foi visto em racks do Petrucci, do Metallica e de outros. É só ter um power amp, ligar em caixas e pronto. O Images and Words do Dream Theater foi gravado com um outro desse tipo, o Triaxis.
Aqui tem um review ( parte 1 e parte 2), ligado numa potência Mesa Boogie 2:90 (são duas saídas independentes de 90W, estéreo, muito barulho!)

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É aquele coisa: até que ponto isso é bom? Seria necessidade, vontade ou desejo?

Veja o exemplo abaixo:



Vontade: sim.
Desejo: talvez.
Necessidade: não.

Sendo bem objetivo, esse equipo não serve pra mim.

O ponto que quero chegar é que a subjetividade é tão grande que não dá nem pra saber o que é "bom" ou "melhor". Isso ficou bem claro num tópico que abri. No final das contas não há como comparar "A" ou "B", mas sim adequar o equipo à sua necessidade e gosto pessoal.

Então, simuladores, a meu ver, cabem no mesmo caso. Não seria mais prático levar meu rack, falantes, mics, etc.. numa caixinha?



Então, acredito que a questão primordial é adequação. Pra mim, mais importante que o timbre.

Abs

MMI
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

É aquele coisa: até que ponto isso é bom? Seria necessidade, vontade ou desejo?

Esse que você postou até que é pequeno, tem pouca coisa redundante. Por exemplo, esse wah wah em rack é simplesmente fenomenal.
Sabe o site do cara que lançou esse papo de GAS? Pois é, o cara é meu herói!
O rack dele era só o essencial. Depois ele trocou por alguns cabeçotes.
(no rack eram 9 prés, 2 power, 2 controladores MIDI e por aí vai...)

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Hoje em dia, em estúdio, não se grava todos os instrumentos juntos, cobrir os outros instrumentos com volume do amp não é uma questão, nem se leva essa hipótese em consideração. Também não é uma questão de sangrar ouvidos, já que se pode deixar o amp na sala de gravação e se tocar na técnica. A questão é muito mais de acerto, de dificuldades, de microfones, de posições, reverberação, acústica e por aí vai.

Tu tá com toda a razão, cara. Só agora me toquei da tamanha merda que eu falei... nos estúdios eles sempre usam aqueles fones enormes que abafam o ruído e, sim, cada instrumento é gravado de cada vez. Sorry...

Sinceramente, eu acho que daqui 5 ou 10 anos, tudo vai continuar igual ao que está agora. Quem quiser usar simuladores, use; quem quiser usar valvulados, continuará os usando. Pode falar o que quiser de mim, mas eu ainda NÃO CONSIGO colocar na minha cabeça o fato de um simulador, por meio de computadores etc, passar a mesma sensação que um valvulado, quando tocado ao vivo em altos volumes, com altas saturações.

Mas todo simulador tem a sua utilidade. Se eu tivesse um Amp Farm, com certeza o usaria em shows de shoppings, barezinhos e em estúdio.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


MMI: O rack dele era só o essencial

GAS essencial! hehe

Abs

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Sinceramente, eu acho que daqui 5 ou 10 anos, tudo vai continuar igual ao que está agora. Quem quiser usar simuladores, use; quem quiser usar valvulados, continuará os usando.
Mas todo simulador tem a sua utilidade. Se eu tivesse um Amp Farm, com certeza o usaria em shows de shoppings, barezinhos e em estúdio.

Também acho que está longe o tempo que serão substituídos integralmente. Nem é a intenção, acho eu.
O Amp Farm é para estúdio, o equipamento não é para apresentações.

MauricioBahia

Só o básico... Valeu cara.
Me despeço aqui...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


Inclusive, vou aproveitar a andança das nossas conversas, para uma dúvida, que talvez vocês possam me ajudar. Aquele Axe-FX da Fractal Audio Systems é um PRÉ-AMP, com multi-efeitos e simuladores. A minha dúvida é a seguinte: eu poderia conectá-lo no meu cabeçote, apenas para usar os efeitos, mas sem usar o seu pré-amp? Tipo, quero usar o pré do meu próprio ampli e só usar Axe-FX para efeitos, teria como? Até onde eu sei, se eu conectasse no return do loop de efeitos, eu estaria o seu pré-amp, e não o do meu cabeçote.

Antes que perguntem, eu não tenho esse Axe-FX nem sei se comprarei, só tenho uma pequena G.A.S., hehe.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Sim, nada impede. Já foi visto em racks do Petrucci, do Metallica e de outros. É só ter um power amp, ligar em caixas e pronto. O Images and Words do Dream Theater foi gravado com um outro desse tipo, o Triaxis.
Aqui tem um review ( parte 1 e parte 2), ligado numa potência Mesa Boogie 2:90 (são duas saídas independentes de 90W, estéreo, muito barulho!)

muito interessante!!!
lado bom, ter um pré mesa recto desse, que seria muito útil pra fazer gravações em linha sem incomodar ninguém por causa do barulho. (meu caso que tenho banda. porque só pra fazer gravações simples, e não tocar ao vivo, não valeria a pena pra mim!)
tocar ao vivo com ele também, até podendo ligar na mesa, PA's, e etc...


lado ruim, o preço!! hehehe

abç.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Voltando para o papo, eu nunca vi um simulador que lado a lado se possa afirmar que é igual (como disse antes, não vi tudo não). Só que depois de processado, o bicho pega! Fica completamente indistinguível, olha o som que o amigo ogner postou e quero ver quem diz que aquilo não passa por um valvulado.

É por aí, por isso que eu disse, quando você bota uma emulação top ao lado do amp originalmente copiado, sabendo qual é qual, dá pra dizer na hora as diferenças, se você tira um dia de folga e pedem pra tocar no teste cego, antes de processar, você sente uma diferença, mas apontar qual é qual fica bem mais difícil. Depois de processado é muito difícil.

O que me impressionou no som do ogner foi justamente isso, tem muito um feel de Clean da Fender, embora não seja, mas eu não saberia dizer com certeza se era ou não um valvulado "Fender-like" se eu não soubesse que não era, acredito que se não parasse para ouvir muitas vezes mesmo, talvez errasse feio.

E aí tem parte do problema, porque num valvulado de 100W ou mais, gravar em estúdio com ele dando tudo que pode chega a ficar ruim até para gravar, chegando a distorcer ou até danificar microfones, já que colado ao falante chega fácil aos 140-150 dB (ou mais).

É por isso que muitos dos sons que a gente ouve, são gravados em amps de baixa wattagem, amps pequenos que não tem tanta pressão, mas o suficiente para o que se precisa. E foi por conta disso que o mercado de emuladores se desenvolveu tanto em gravações.

O Line 6 para mim é um mistério... Já vi caras tirando grandes timbres deles. Mas já tive algumas oportunidades de tocar e nunca achei som "desbundante" ali. Talvez só caras como o ogner para fazer aquilo detonar... Baita frustração!

Cara eu tenho essa mesma frustração. Eu tenho 3 amigos que usam algum tipo de Line6, um usa um preamp em rack Pod Pro e um rm rack da Rocktron e uma Potência Boogie 50/50 e o som é matador, outro usa um Vetta e outro usa um Spider III.

Nunca timbrei que preste nenhum desses sets, mas eles tiram timbres que eu fico bestificado de quão ótimos. Mas sei que grande parte do segredo é não procurar neles o mesmo processo de um valvulado na hora de obter timbres, começar do zero mesmo, sabe quando tu compra um amp zerado e ainda não sabe nada sobre ele.

E com facilidade e praticidade, muito fácil de gravar um desses, ao contrário de gravar um valvulado. Por isso, num estúdio eles já se fazem necessários atualmente.

Não só necessário, em muitos casos obrigatórios, especialmente para essa negadinha endosser.

Uma outra vantagem de gravar com plug-in é que você não perde o gás da performance. Em geral o cara está mais empolgado nos primeiros takes, se ele tem que repetir isso muitas vezes, com muitos equipamentos diferentes, somado ao "stress" de timbrar tudo de novo, em geral se perde o feeling da coisa. Já com um bom emulador sempre tem a possibilidade de você pegar esse take com o feeling certo e mudar o timbre de amp e efeitos rapidamente sem mudar a execução.

Num palco, aquela pequena diferença, a pressão sonora, patrocínios, fetiche etc. fazem com que os grandes guitarristas ainda usem e continuem a usar valvulados (só uma raríssima minoria abre mão deles).

Isso é verdade, até porque os emuladores, surgiram no estúdio para resolver os altos custos de problemas de gravação seja com aluguel e aquisição de equipamentos, seja com o tempo gasto na timbragem e gravação de vários amps diferentes. Você economiza tempo, dinheiro e sem perder qualidade o suficiente para comprometer o resultado final.

.lam.
Podem ser 10 anos. Mas eu não apostaria em tanto. Sim... em 10 anos você ainda vai achar valvulados por aí. Como ainda acha máquinas fotográficas mecânicas, clássica. Mas não é onde está o mercado.

Eu acho a mesma coisa, cada produto ocupa um espaço diferente no mercado, são voltados para públicos diferente, em estúdio, emuladores tops são essenciais, em shows amps são essenciais, em palco ou em casa, só quem realmente precisa de muita versatilidade vai optar por simular. É o que o The Edge fez com as distorções e delays analógicos dele quando trocou pela versão em Rack dos Line 6 Modeler.

ogner
É, esse é o meu caso. E não sou do tipo que emite opinião sem conhecer, ate ja toquei em bastante amp bom, mas nao a contento, no aconchego do meu quarto, ou sozinho por muito tempo em estudio pra tecer comentários.

É isso que eu quero trazer para a discussão, cada um tem uma experiência, e querem generalizar, quem ouviu guitar rig e amplitube, vai achar que um emulador nunca chegaria perto dum valvulado, agora bota um emulador top de linha para ver. Sem contar toda a coisa do equipamento que para um fica com um som maravilhoso e vai outro tocar no mesmo equipamento e cadê o som foda?

O que digo é o seguinte:

Faço um acorde de G aberto no SE ou no outro P.Pull que tenho e a sensação sonora, as notas soam de uma forma completamente diferente doq no meu Bandit ou num Amplitube da vida. É simples assim pra mim.


E é pra ter mesmo, cada atende uma necessidade e uma função, logo tentar tirar cada uma dessas tecnologias fora do seu habtat natural, é sub-aproveita-las, já que se perderia o melhor delas.

Bacana ter gostado, fico feliz mesmo!

Não só gostei, mas gostaria de um passo a passo pra chegar nesse som e melhorar meu relacionamento com esses plug-ins de PC.

Curly
ano que vem estou planejando voltar a usar só simulador: VG99 (e VG88 como bkp), GR30 para sons midi e roland ready strat + brian moore iGuitar como guitarras

E ainda vai poder até tocar sax com eles.


trashit hc
MMI
porque o amp farm é tão superior, em comparação aos amplitubes, guitar rigs da vida??

Cai naquela comparação de carros. Na sua experiência, existe diferença entre uma Zoom 505 e um GT-10? Pois é, caminhando ladeira acima em termos de sofisticação e preço, a coisa vai ficando cada vez melhor e mais cara. Olha por exemplo o rack da Fractal, já é algo de outra categoria.

Complementando a resposta do MMI, o que faz o Amp Farm serem diferentes desses programas nem é o software em sim, mas toda a parafermnália eletronica que vão workstations de ultima geração e computadores de alto desempenho, passando por várias e várias interface para analisar o som de entrada e modificá-lo para aquilo que se deseja ser o produto final. Quase todo emulador usa esses princípios, mas para rodar o Amp Farm, você tem usar basicamente o que há de melhor no mercado. Com workstations de processamento de som que deixam muito servidor e estação gráficas tops de linha no chinelo.

Essa não dependência de recursos da maquina principal (pc ou mac) que ainda pode ser expansível, é que faz com que ele possa ser quase tão bom na cópia do valvulado. É muito processador dedicado a isso. Mas sai bem mais barato e dá menos trabalho que comprar algumas dezenas de amps.

Tanto que existe uma versão da Line 6 para clientes que não querem ou não podem ter um Pro Tools HD que é o Pod Farm, que é a versão dowgraded dela, para rodar em qualquer máquina.

MMI
Talvez você esteja procurando polêmica como outro colega... Mas não é isso. Hoje em dia, em estúdio, não se grava todos os instrumentos juntos, cobrir os outros instrumentos com volume do amp não é uma questão, nem se leva essa hipótese em consideração. Também não é uma questão de sangrar ouvidos, já que se pode deixar o amp na sala de gravação e se tocar na técnica. A questão é muito mais de acerto, de dificuldades, de microfones, de posições, reverberação, acústica e por aí vai.
Para os guitarristas famosos entra uma questão complicada que é patrocínios e grana, mesmo porque eles querem transformar essa fama em grana. Então é preciso alguma suspeita ao ver esses caras usando equipamentos. Já vi guitarristas muito famosos que dão workshop com um equipamento, shows com outros, saem em revistas em anúncios, mas na hora de gravar seu CD usam seus segredos escondidos, na moita, mesmo porque desses eles não recebem, mas o som que curtem está ali.


Acho que tu tocou em um ponto que é a idustria de endossement, que é grande problema para os omusicos que se esbaldam em simuladores para burlar isso.

MauricioBahia
O ponto que quero chegar é que a subjetividade é tão grande que não dá nem pra saber o que é "bom" ou "melhor". Isso ficou bem claro num tópico que abri. No final das contas não há como comparar "A" ou "B", mas sim adequar o equipo à sua necessidade e gosto pessoal.

Concordo plenamente, sempre chega no binômio praticidade, realidade, utilidade, gosto. E isso varia tanto no tempo e no espaço que nem está escrito

MMI
Também acho que está longe o tempo que serão substituídos integralmente. Nem é a intenção, acho eu.
O Amp Farm é para estúdio, o equipamento não é para apresentações.


Eu vejo 2 produtos diferentes feitos para atender necessidades diferentes de cliente diferentes, por isso cada um te seu espaço em algum momento e com isso, conseguir o que deseja em cada situação, pois poderá usar a que fica melhor em cada parte.

Vinícius Iron
Sim, cara, tu confirmou ainda mais o que eu pensava.
Eu nunca achei que usar valvulado em estúdio era uma boa.

Valvulado é ótimo em estúdio, mas dá muito trabalho usar.

Ao contrário de você que ver um como um substituto do outro, eu vejo como complementares.

Agora, se formos falar ao vivo, aí nós estramos em outra história. Pode ser psicológico, mas prefiro não afirmar isso dessa maneira...

Pois eu vou, já que a maioria dos fatores não são inerentes à tecnologia do instrumento e sim a sensação de quem toca.

o negócio que eu penso é que, embora os simuladores tenham já aperfeiçoado a sua cópia no timbre e com muito mais praticidade, o músico, ao vivo, sente aquela válvula quente. Parece que ali tu ouve um timbre único, até porque tu está com a válvula em pessoa bem ali. Parece que o valvulado, ao vivo, puxa mais emoção até no próprio show. Eu não consigo explicar, tô tentando, mas não consigo achar palavras pra descrever isso.

EDIT: Esqueci de comentar essa parte... hehehehe

Cara, como eu dizia muito da relação do guitarrista com a música é psicológica, não existe motivo prático significativo para continuar usando válvulas. Como falaram, o transistor é tecnicamente mais eficiente e eficaz que a válvula em virtualmente qualquer aplicação.

Agora nós guitarristas, temos uma relação meio religiosa com o nosso instrumento. Você não vai ver com muita freqüência outro instrumentista gastar tantas horas fuçando em seu instrumento para achar uma melhoria que só ele percebe. Eu nunca vi um pianista que pega um piano de qualidade e bem afinado e fica horas tentando achar algum macete, nem um saxofonista, nem um baterista, nem um violinista e mesmo baixistas não tem muito esse habito, eventualmente eles trocam de instrumento, mas não ficam 2000 horas mexendo no EQ deles, e olha que é relativamente comum amp de baixo com EQ de 7 bandas.

Quem ainda chega perto são tecladistas, mas não por alguma meticulosidade acima da média com timbres, mas porque eles tem tantas opções de timbres e a programação dos teclados é tão extensa que realmente demora pra configurar a coisa toda.

Só guitarrista que tem essa ligação hora mística, hora sexual com a guitarra. Afinal a única que eu senti que as válvulas estão realmente quentes foram as vezes que toquei sentado no amp... hehehehhehe... nas se tu me perguntar se eu percebo a mudança no som quando elas estão quentes, eu digo que sim, embora nenhum músico de outro instrumento que tenha tocado comigo tenha notado essa diferença até hoje. Da mesma forma toda essa coisa da emoção de dar mais emoção, de sentir a pressão do som, é quase que 100% psicológico.

É como mulher que toca baixo (e um dos motivos alegados por elas sempre se ver mais mulher baixista que guitarrista), elas sempre falam que a sentem a vibração do baixo na parte inferior da barriga, como se o baixo vibrasse e reverberasse dentro delas. Eu sempre brinco que pra mim essa acústica intra-uterina é muita lombra pro meu gosto... mas no fim é tão psicológico quanto o cara dizer que sente uma válvula esquentar há 3m de distância ou que se sentiu um com a música em um orgasmo musical... hehehehhehehe

E eu acho que eu devo ter algum ponta de razão nisso, porque nossos ídolos dos anos 70 e 80 usam como sempre usaram seus softwares de simulação em estúdios (muito óbvio), mas CONTINUAM com seus valvulados em palco.

Bom, tudo que você falou só pra que serve cada tecnologia.

O seu pressuposto errado foi acreditar que elas vieram pra simular valvulados em todas as suas aplicações, mas só vieram para preencher situações específicas, tanto que são todos orientado à gravação. Eles nunca tiveram a intenção e a pretensão de fazer as mesmas funções de um valvulado em todo os aspectos, só em alguns, e nisso hoje tem quase 15 anos de vitórias.

Mas, para quem faz shows com sons de alto ganho, no caso, quem toca metal, como eu (e volto a dizer que o meu nick não tem nada a ver com isso), vai entender essa sensação da válvula nos últimos estágios da saturação com volume quase no talo. Não consigo imaginar uma simulação fazendo isso dessa maneira.

Novamente orientações de mercado. Quem troca valvulado por um Vetta é porque aúnica alternativa é carregar muitos sons diferentes, sem ter que tocar com um caminhão de equipamento. QUem prefere um emulador a la Amp Farm, que exatamente é vestatilidade do estudo. Valvulado é pra palco.

Sinceramente, eu acho que daqui 5 ou 10 anos, tudo vai continuar igual ao que está agora. Quem quiser usar simuladores, use; quem quiser usar valvulados, continuará os usando.

Claro que vai, são mercados diferentes, já vi quem tem Valvulado comprar um Vetta porque na profissão precisava de algo mais versátil que o amp que ele tinha, de preferência um que fosse fácil de carregar, o Vetta faz isso melhor que ninguem.

Como tenho amigo que precisa só dos amps de um JCM900 DSL100 e usa somente esse amp. Quem diz o que é bom é a necessidade e não o contrário.

Logo sempre vai ter espaço para todas as característica


Pode falar o que quiser de mim, mas eu ainda NÃO CONSIGO colocar na minha cabeça o fato de um simulador, por meio de computadores etc, passar a mesma sensação que um valvulado, quando tocado ao vivo em altos volumes, com altas saturações.

Acho que você está misturando coisas.

Como todos disseram o mercado simuladores cresce bastante, os de SS também, assim como o dos valvulados, pois cada um tem uma necessidade. É só deixar cada macaco no seu galho que fica tudo certo.

EDIT: Esqueci de dizer, Dimebag Darrel usava amps SS e simuladores pra tocar. Metallica, Iron Maiden, e virtualmente toda banda de metal que você ouvir, além dos amplificadores normais usam o Amp Farm pra gravar, é quase padrão usar um ABY para mandar o sinal em linha pra mesa pra deixar gravado o take e assim, caso necessário, usar o Amp Farm.

Mesmo o Kerry King que é um animal que grava com o equipamento de palco dele e para isso tem que usar microfones feitos por encomenda e até o vidro do aquário do estúdio que ele grava é reforçado pra aguentar a pressão sonora da sala que ficam os amps... até ele tem um ABYzinho lá mandando o som em linha pro mixer... adivinha pra que???

Mas todo simulador tem a sua utilidade. Se eu tivesse um Amp Farm, com certeza o usaria em shows de shoppings, barezinhos e em estúdio.

Duvido que você gastasse mais de 60mil reais pra levar pra esses shows.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Valeu pelas respostas, cara! Estamos chegando a um consenso de maneira bem saudável. (Y)

Bom, vamos lá...

DUvido que vc gastasse mais de 60mil reais pra levar pra esses shows.

Tudo isso? Isso significa que eu teria de ter, obrigatoriamente, um Pro Tools HD da vida? Hm... achei que Amp Farm fosse tipo um Guitar Rig ou Amplitube da vida, o qual tu só precisaria de um PC bom (ou notebook, macbook) para rodar esse software.

Slash Hammett
Veterano
# set/10
· votar


eu nao duvido de mais nada. a tecnologia se supera e se renova a cada dia, por isso eh impossivel cravar alguma coisa.
hj em dia os simuladores estao substituindo os sistemas analogicos e valvulados ateh mesmo no ramo profissional, entao acho q isso tem muita chance de acontecer.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Complementando a resposta do MMI, o que faz o Amp Farm serem diferentes desses programas nem é o software em sim, mas toda a parafermnália eletronica que vão workstations de ultima geraçao e computadores de alto desempenho, passando por várias e várias interface para analizar o com de entrada e modificá-lo para aquilo que se deseja ser o produto final. Quase todo emulador usa esses principios, mas para rodar o Amp Farm, você tem usar basicamente o que hpa de melhor no mercado. Com placas de processamento de som que deixam muito servidor e estação gráficas tops de linha no chinelo.

Essa não dependência de recursos da maquina principal (pc ou mac) que ainda pode ser expansível, é que faz com que ele possa ser quase tão bom na cópia do valvulado. É muito processador dedicado a isso. Mas sai bem mais barato e dá menos trabalho que comprar algumas dezenas de amps.

é muita grana pra conseguir rodar o amp farm!! hehe
acho que vale mais a pena pra quem tem um estúdios top.
pra tocar, gravar em casa, o jeito é apelar pros amplitubes, guitar rigs da vida, ou o pod farm se vc tiver uma interface line 6, ou comprar o software, mais o ilok.


nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Tudo isso? Isso significa que eu teria de ter, obrigatoriamente, um Pro Tools HD da vida? Hm... achei que Amp Farm fosse tipo um Guitar Rig ou Amplitube da vida, o qual tu só precisaria de um PC bom (ou notebook, macbook) para rodar esse software.

Cara, o negócio não é o software, e sim o hardware. O Software do Pro Tools e do Amp Farm nem são muito caros.

O Software do Pro Tools rodaria facilmente na maioria dos computadores "bons". O que faz a grande diferença dele é o hardware. O Pro Tools|HD (e o antigo Pro Tools|24), na verdade são um conjunto de software e hardware. O hardware é quem faz a maior parte do processamento de audio, inclusive DSP, Plug Ins, e afins. Isso deixa o computador livre para trabalhar só com a edição e captação, sem atraso ou falhas durante o processo.

E essa é apenas uma parte do sistema, que pode ir desde o básico (computador programa, 1 unidade de cada interface básica, o chamado Core System), até sistemas complexos que já incluem um mixer físico integrado ao software (Icon), as interfaces básicas e ainda diversas interfaces auxiliares (são 5 tipos de interfaces auxiliares que vão desde I/Os e Syncs até Preamps), sem contar racks de processamento de outras marcas e com outras funções. Há ainda o Venue que é uma versão do Pro Tools HD+Icon, já totalmente integrada e portátil para gravações profissionais ao vivo.

Aqui o preço disso é um absurdo aqui no Brasil, mas nos EUA é o preço de um carro popular (que lá é relativamente barato). Se tu comprar só o Core System sai mais barato que isso até, mas perde boa parte das vantagens de usar todas as integrações que o Pro Tools oferece. Com certeza um sistema decente do Pro Tools é mais barato que muita guitarra top de linha.

O Pod Farm, é uma versão simplificada do Amp Farm, que usa a mesma tecnologia do POD da Line 6 (que também é a fabricante do Amp Farm). Nele o processamento é feito pelo computador e não pelo hardware, por isso é bem mais barato, mas a fidelidade é bem menor, porque não tem uma interface de processamento só para aquilo, no Pro Tools a interface de DSP só faz isso, processa os efeitos, e você pode ter várias delas, caso precise rodar uma quantidade muito grande de efeitos.

Slash Hammett
hj em dia os simuladores estao substituindo os sistemas analogicos e valvulados ateh mesmo no ramo profissional, entao acho q isso tem muita chance de acontecer.

Na verdade o que aconteceu foi o contrário, emulação já existe e é amplamente usada nos círculos profissionais há mais de 15 anos, mas sempre foi muito cara pra usar, agora está barateando, então está mais acessível à todos.

trashit hc
é muita grana pra conseguir rodar o amp farm!! hehe
acho que vale mais a pena pra quem tem um estúdios top.
pra tocar, gravar em casa, o jeito é apelar pros amplitubes, guitar rigs da vida, ou o pod farm se vc tiver uma interface line 6, ou comprar o software, mais o ilok.


Como eu disse, um sistema não é tão caro para a realidade de primeiro mundo, sai o preço de um carro ou de um instrumento top de linha, pode ser mais barato que isso ou mais caro dependendo da capacidade do sistema e de seus opcionais. Mas mesmo assim não é algo que o Joe Guitar do bairro vá comprar para ficar brincando com os amigos.

Quem bota isso em Home Studio é porque realmente vai usar, são músicos, compositores e produtores que tem um volume razoável de trabalho e que economizariam muito dinheiro fazendo boa parte do processo criativo em casa e levando pro estúdio maior só para gravar/editar/mixar/masterizar a versão final do produto.

Sem contar que existem inúmeras versões do produto. Existe o Pro Tools M-Powered que ao invés de usar as interfaces da Avid, usam interfaces M-Audio (mais baratas), existe o Pro Tools|HD1 que é a versão mais basicona do HD, existe a HD2 Accel que é um pouco melhor, e a HD3 Accel que é a top de linha. Enfim são muitas opções de customização do sistema.

Para os demais usos a própria Line 6 tem o Pod Farm que é uma versão simplificada do Amp Farm e a Avid, tem o Pro Tools LE e as interfaces dele (Digi 001, 002 e 003). Que são voltadas para amadores e profissionais que querem usar o Pro Tools, mas não precisam da "potência" de um sistema TDM.

Só que nessa faixa de preço do Pod Farm e do Pro Tools LE, a concorrência é bem mais acirrada, existem muitas opções interessantes, até mais que no mercado acima dele, que é mais profissional.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

algumas dessas versões do pro tools, da pra usar sem um MAC por perto?? hehe

eu comprei uma interface da M-audio que está pra chegar com o Pro Tools M-Powered.
da pra rodar o amp farm nesse esquema??
mais como vc falou: O que faz a grande diferença dele é o hardware. O Pro Tools|HD (e o antigo Pro Tools|24), na verdade são um conjunto de software e hardware. O hardware é quem faz a maior parte do processamento de audio, inclusive DSP, Plug Ins, e afins. Isso deixa o computador livre para trabalhar só com a edição e captação, sem atraso ou falhas durante o processo.

(são 5 tipos de interfaces auxiliares que vão desde I/Os e Syncs até Preamps), sem contar racks de processamento de outras marcas e com outras funções.

sem essa parafernália toda, acho que não vou obter o máximo do amp farm pode me oferecer ne!?


erico.ascencao
Veterano
# set/10
· votar


Peguei este tópico já evoluído, mas quero opinar de qualquer jeito.

Nos últimos meses, por coincidência, comprei umas duas Guitar Player para ler - não é uma coisa normal eu gastar grana com estas revistas que têm mais propaganda do que matéria, mas eram situações que eu precisava matar o tempo. Coincidentemente, nas duas revistas vi depoimentos de artistas falando que usavam PODs da vida para gravações. E eles usavam as simulações com a mesma mentalidade de quem chega num estúdio cheio de amplificadores e escolhe qual vai usar: havia comentários do tipo "na música X eu usei um Vox AC30 Top Boost, nas outras usei um Plexi com pouco ganho...".

Estes depoimentos me deixaram bastante intrigados. Juntando estes depoimentos com a minha experiência prática - muito maior com POD do que com valvulado - eu comecei a formar uma opinião na qual os simuladores da vida devem substituir sim (e em curto prazo) os valvulados. Em situações de estúdio normalmente você quer um maior controle do som e eu acho que os valvulados dificultam um pouco nesta situação por causa de sua natureza "não certinha". Em situações de palco um valvulado pode ser mais versátil, pois com ele é mais fácil você moldar o som com a sua mão, sem precisar recorrer a regulagens e afins.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


trashit hc
algumas dessas versões do pro tools, da pra usar sem um MAC por perto?? hehe

Dá sim, ele tem versões tanto para PC quanto para Mac, em geral nos sistemas mais top o pessoal usa Mac por conta da maior estabilidade do sistema operacional e da maior expansibilidade , e também por conta do Firewire, já que a maioria dos produtos e racks para estúdio tem conexão desse tipo e que já é nativa no Mac.

eu comprei uma interface da M-audio que está pra chegar com o Pro Tools M-Powered.
da pra rodar o amp farm nesse esquema??


Acredito que não, até onde eu lembro o M-Powered é como o Pro Tools LE, não roda plug-ins TDM, só VST, RTAS e virtualmente todos os outros formatos de plug-ins que não o TDM.

sem essa parafernália toda, acho que não vou obter o máximo do amp farm pode me oferecer ne!?

Cara, na verdade uma das grandes vantagens do Pro Tools é minimizar o numero de efeitos externos, até porque a maioria dos grandes fabricantes de efeitos, vem produzindo plug-ins pro Pro Tools nos últimos 10 anos. Lexicon, Eventide, TC Electronics, entre tantos outros, todos tem versões em plug-in dos seus racks e efeitos.

Para guitarristas que tem home studio tem uma interface interessante que é o Eleven Rack, que é um rack que é um rack de DSP que já funciona como preamp e emulador de amps e efeitos e como é Dual DSP, é feito para fazer isso sem atrasos e mantendo a qualidade do processamento de sinal. Ele também já vem com o Pro Tools LE.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Para guitarristas que tem home studio tem uma interface interessante que é o Eleven Rack, que é um rack que é um rack de DSP que já funciona como preamp e emulador de amps e efeitos e como é Dual DSP, é feito para fazer isso sem atrasos e mantendo a qualidade do processamento de sinal. Ele também já vem com o Pro Tools LE.
interessante!! vou pesquisar sobre essa interface.
eu sou muito noob nesse assunto.


nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


trashit hc

Cara, dá uma sacada no site da Avid.

http://www.avid.com/US/products/Eleven-Rack

Até eu que em geral não me dou tão bem com essas coisas, fiquei tentado por ele, é o tipo da coisa sou ótimo pra fuçar isso e achar um som legal pros outros, mas pra mim, nunca acho hehehehehhe.

Pena que no Brasil deve ser uma bagatela. Lá nos EUA é menos de 900 dolares. Junta isso com um notebook e tem um estúdio em casa.

Uma vantagem pra ti, é que o Pro Tools M-Powered vem com o simulador de amps e a maioria dos efeitos do Eleven Rack, só que na forma de plug-in. E ainda dá pra usar ao vivo, seja como multi-efeitos, preamp ou mesmo como interface para ligar em linha.



ogner
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Vi em outro tópico(nao achei) que vc estava começando a ver uns amps de baixa potência. Achei esse aqui demais!!!

http://www.youtube.com/watch?v=gvNzNFd72sQ&feature=player_embedded

Desvirtua ON!!

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


ogner

Na verdade eu vivo a dicotomia de morar em apartamento. Já morei antes, mas não tinha tanto problema porque era lá em Teresina eu tenho um quarto nos fundos da casa dos meus pais que tem tratamento acústico para deixar o equipamento, então, mesmo quando eu morava em apartamento lá, só ficava comigo a guitarra e o Blues Jr. ou o VC-30 que dava pra botar baixinho durante o dia e usar um Pod durante a noite e quando queria tocar de verdade era só ir pra casa dos velhos.

Aqui em BH é apartamento e por mais que eu veja que tem muito guitarrista na vizinhança (tem pelo menos mais 1 no meu prédio e mais uns 4 nos prédios vizinhos. Não dá pra fazer muita coisa com amps mais potentes, então estou naquela dúvida, valvuladinho ou simuladores virtuais.

Uma hora eu fico pendendo pra um, outra hora para outro... e no fim o tema até tem muito haver com o tópico heheheh.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Até eu que em geral não me dou tão bem com essas coisas, fiquei tentado por ele, é o tipo da coisa sou ótimo pra fuçar isso e achar um som legal pros outros, mas pra mim, nunca acho hehehehehhe.
pra uns é fácil, e pra outros nem tanto... eu nem sei em que categoria eu estou. hehehehe tô tentando pegar o jeito com plugins mesmo, porque eu sei que não tem como eu gravar, uma demo da banda que eu toco, com AMP's microfonados.
e os estúdios que tem por aqui, é melhor deixar pra lá...
interior é foda!!! em Recife tem bons estúdios.
mais o salario ô.......


Pena que no Brasil deve ser uma bagatela. Lá nos EUA é menos de 900 dolares. Junta isso com um notebook e tem um estúdio em casa.
é tentador!! se vc tem uma banda com um futuro promissor, um home studio para fazer gravações para outras bandas, ou a tal da G.A.S., e grana!!

Uma vantagem pra ti, é que o Pro Tools M-Powered vem com o simulador de amps e a maioria dos efeitos do Eleven Rack, só que na forma de plug-in. E ainda dá pra usar ao vivo, seja como multi-efeitos, preamp ou mesmo como interface para ligar em linha.
até que enfim uma boa notícia!! hahaha
esse simulador de AMP deve ser no mesmo patamar do amplitube, guitar rig, né?
eu nem uso muito efeitos por enquanto. uso mais simulações de AMP's, e distorções.
mais os plugins tem o mesmo ''poder'' do rack?? ou é um nível inferior?
leviana essa última pergunta né!


ogner
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Olha, um valuladinho desse certamente dá menos dor nas costas ( sentado horas numa cadeira), LER, problema de olho seco, entre outras mazelas. É espetar a guitarra adicionar uns pedais de drive/Fuzz pra colorir se quiser, colocar uns mics bons na frente se for o caso pra gravar e adicionar as modulações depois no DAW...E já é!!! hehehe!!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


trashit hc
pra uns é fácil, e pra outros nem tanto...

Pra mim é estranho, eu me dou bem quando tenho que traduzir o pensamento dos outros nesses programas, mas os meus, sou péssimo, sempre fica faltando algo que eu não enchergo. Talvez eu seja como o Dr. House e tenha que ter alguém pra ficar dando as idéias que eu vou usar pra construir a coisa toda.

Só que eu nunca me dei muito bem com programas de gravação, são simples, mas em geral tem muitas janelas e funções e pra quem tem TDAH é um convite para se perder e não produzir nada. Por isso sempre preferi gravar com gravadores ou interfaces mais ou menos como esse Eleven Rack, que podem ser controladas ao menos parcialmente pelo hardware do que ficar só no software.

e os estúdios que tem por aqui, é melhor deixar pra lá...

Bom, é a hora de botar grana na parada e fazer o primeiro estúdio bom daí, tenho alguns amigos que vivem de estúdios de ensaio com opção gravação que montam em casa. Alguns cresceram e abriram estúdios profissionais, outros continuam tirando o complemento da renda estúdio no fundo do quintal.

é tentador!! se vc tem uma banda com um futuro promissor, um home studio para fazer gravações para outras bandas, ou a tal da G.A.S., e grana!!

É uma possibilidade, eu particularmente prefiro mexer no estúdio dos outros, pra mim é mais produtivo, heheheheheh

até que enfim uma boa notícia!! hahaha
esse simulador de AMP deve ser no mesmo patamar do amplitube, guitar rig, né?


Sim, acredito que seja até um pouquinho melhor, já que, por conta da integração com o Pro Tools, ele tem opções que esses softwares não fazem muito bem, como é o caso do Re-Amp, que ele aproveita bem o sistema de gravação não destrutiva do Pro Tools para facilitar isso, que o Guitar Rig e o Aplitube fazem, mas dá mais trabalho.

eu nem uso muito efeitos por enquanto. uso mais simulações de AMP's, e distorções.

Como diria o ZeroZen: "!Melhor ter e não usar do que precisar e não ter".

mais os plugins tem o mesmo ''poder'' do rack?? ou é um nível inferior?

Bom... isso é relativo.

Os algoritmos são os mesmos, logo efeitos e simulações também. Só que no rack tem 2 processadores dedicado só pra isso, e no teu PC vai dividir com todas as outras atividades do PC. Então, o rack vai ser mais efetivo, porque vai fazer a mesma coisa, gastando menos recursos da tua maquina, além da vantagem obvia de tu poder usar fora do computador também.

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Só que eu nunca me dei muito bem com programas de gravação, são simples, mas em geral tem muitas janelas e funções e pra quem tem TDAH é um convite para se perder e não produzir nada. Por isso sempre preferi gravar com gravadores ou interfaces mais ou menos como esse Eleven Rack, que podem ser controladas ao menos parcialmente pelo hardware do que ficar só no software.
eu até que tiro um uns timbres bacanas pro meu gosto.
só que eu tô com uns cabos ruins, guitarra desregulada, e etc..
é broxante tentar fazer gravações boas, e não conseguir
só fico brincando um pouco com os VST's, mais eu sempre uso um pedal casando com os VST's.
os timbres puro dos VST's, não me satisfazem. hehe


estou esperando chegar a interface pra ver se a coisa melhora, ou piora de vez... hehehe

Bom, é a hora de botar grana na parada e fazer o primeiro estúdio bom daí, tenho alguns amigos que vivem de estúdios de ensaio com opção gravação que montam em casa. Alguns cresceram e abriram estúdios profissionais, outros continuam tirando o complemento da renda estúdio no fundo do quintal.
pior que criei um tópico faz pouco tempo, falando justamente disso!! o problema é a grana!! depois do que a galera falou aqui, fiquei desanimado. hehe


[i]Sim, acredito que seja até um pouquinho melhor, já que, por conta da integração com o Pro Tools, ele tem opções que esses softwares não fazem muito bem, como é o caso do Re-Amp, que ele aproveita bem o sistema de gravação não destrutiva do Pro Tools para facilitar isso, que o Guitar Rig e o Aplitube fazem, mas dá mais trabalho.

tomara que seja uma luz no fim do túnel...

Os algoritmos são os mesmos, logo efeitos e simulações também. Só que no rack tem 2 processadores dedicado só pra isso, e no teu PC vai dividir com todas as outras atividades do PC. Então, o rack vai ser mais efetivo, porque vai fazer a mesma coisa, gastando menos recursos da tua maquina, além da vantagem obvia de tu poder usar fora do computador também.

mesmo se o PC tiver sem nada, sem internet, sem anti vírus, sem jogos??

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


erico.ascencao

O que tu falou está certinho com o que estivemos debatendo desde a primeira página. Os simuladores, sejam eles de software ou de racks, sempre serão mais comfortáveis em estúdio, além de poderem ser regulados os efeitos da tua guitarra com maior versatilidade e facilidade. Isso já não é de agora. Quase ninguém mais, hoje, usa amplificador em estúdio; eles são deixados mais pro palco, ao vivo, onde a coisa rola com mais naturalidade e funcionalidade. A minha opinião fica sendo a seguinte: simuladores para o estúdio e valvulados para o palco... bem simplificadamente é isso.

E valeu pela contribuição no tópico! (Y)

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


sim, estudio quando se fala de gravação já é tudo digital, deve ter um ou outro que ainda grava em fita, mas depois também passa pro pc pra acertar

ampli será o mesmo caminho

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


trashit hc
só que eu tô com uns cabos ruins, guitarra desregulada, e etc..

Tá na hora de aprender a fazer umas soldas e mexer em tensor e oitavas... hehehehe

pior que criei um tópico faz pouco tempo, falando justamente disso!! o problema é a grana!! depois do que a galera falou aqui, fiquei desanimado. hehe

Bom, acho que é algo que tempo e planejamento resolve, você está no interior do Pernambuco, logo duvido que tenham estúdios de ensaio sobrando por aí.

Quando não existe oferta de um produto e a demanda é maior que a oferta, a exigência do cliente cai portanto você não precisa começar com um grande equipamento, o básico já serve, à medida que for tendo lucro, vai investindo e trocando por coisas melhores (se for esperto ainda mantém as velhas por algum tempo pra ter 2 preços diferentes e atender a 2 públicos hehehehehe). Dá pra montar um estúdio com relativamente pouco dessa forma, e se a demanda tiver muito alta em relativamente pouco tempo você tem tanto o retorno como a condição de ir fazendo upgrades.

tomara que seja uma luz no fim do túnel...

Bom, como tudo, no começo vai dar uma grande dor de cabeça, como tudo que é novo, mas depois de um tempo vai acostumando, a vantagem é que de 10 anos pra cá, basicamente todos os programas copiam o Pro Tools, quando eu mexia mais com isso era bem pior que cada programa era de um jeito, mas o Pro Tools dominou de tal forma que muitas vezes até os atalhos são os mesmos nos outros programas.

A grande vantagem do Pro Tools, mesmo o LE, em relação aos outros, é que embora seja pesado, ele ainda é mais eficiente que os outros e a variedade de plug ins é insana, mesmo o Pro Tools LE mais básico, já vem com plug-ins suficiente para sair gravando a contento. Depois é só se empolgar e ir baixando e comprando plug-ins (que não são caros), já que os principais fabricantes de efeitos e plug-ins tem versões nativas pro Pro Tools.

mesmo se o PC tiver sem nada, sem internet, sem anti vírus, sem jogos??

Sim, pois o computador já começaria tendo que rodar o Windows e os diversos programas "escondidos" que ajudam ele a funcionar, teria que rodar o Pro Tools que carrega bastante a memória e a capacidade de processamento, teria que rodar os Plug Ins, logo se você comparar isso com uma interface que tem 2 processadores exclusivamente para processar efeitos e o som, então a diferença de eficiência é enorme.

Digamos que um computador razoavel com uma interface dessas faça o mesmo que um computador muito bom sem elas. Eu não sei qual interface da M-Audio tu pegou, mas acredito que pelo menos uma boa parte do processamento de audio seja feito por ela, logo tu vai ter mais eficiência do que seria normal sem isso. Se tivesse as duas, teria uma eficiência maior ainda... e por aí vai.

Por isso que quando você vê um sistema Pro Tools HD, em geral do lado tem um rack com trocentas interfaces, pois quanto mais processamento for feito por elas, maior a capacidade do computador de manipular isso. O que se traduz em capacidade de gravar mais canais, menor latência, uso de efeitos de maior qualidade (em geral mais pesados pro processador), maior quantidade de efeitos e manipulações possíveis para o audio.

Enfim, você pode até começar com o básico e ir adicionando mais periféricos, e com isso ganhando eficiência e eficácia.

ogner

Que ampzinho legal danado, agora foi que a duvida e a GAS bateram forte... hehehehhehe

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

BOm dá uma olhada no Eleven rack... hehehehhe

fernando tecladista

Cara, como diria meu amigo Petersen Olaf, estúdio tem que ser como ferro velho, nada vai pro lixo, só vai acumulando, porque você nunca sabe do que vai precisar, por isso nunca vendi meus equipamentos antigos.

O cara começou o estúdio na Suécia nos anos 70, e de idas e vindas com o estúdio inteiro de lá pra cá e daqui pra lá, ele ainda tem quase tudo desde aquele tempo... hehehehhehe

Como diria o Chris Brown, you never know, so.. just in case...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Esse Eleven Rack que tu postou seria de mesmo função que o Axe-FX? Eles seriam mais apropriados e feitos mesmo para as gravações, certo?

Ou também para usá-lo apenas como um multi-efeitos em palco, acredito eu...

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


trashit hc

Tô bestificado com a facilidade de usar esse monstrinho... depois desse vídeo eu to me segurando pra não fazer besteira hehehehehe

http://www.avid.com/US/avid-tv/AmpsandPedals

Deixa eu tomar um banho de água fria com sal grosso pra tirar esse espírito demoníaco da GAS... hehehehhehe

Vinícius Iron

Eu não sei muito do Axe FX, mas pelo que vi as funções básicas são parecidas. A diferença é que o Eleven Rack é uma interface que tanto faz o processamento de efeitos como a ligação e integração com softwares de gravação.

Os dois funcionam como multi-efeitos e pre-amps, ou seja dá pra usar ao vivo, mas não posso comparar porque sei pouca coisa do produto da Fractal, eu conheço melhor o da Avid, porque eu conheço um pouco o plug-in em que ele é baseado, já que basicamente o Eleven Rack tem o plug in dentro dele, só que ele pode ser usado independente do Pro Tools, como um multi-efeitos normal (tanto que tem saída para amp), ou como uma interface Guitarra-Pro Tools, que controla as funções do plug-in, ou também ser controlado pelo plug-in.

Por tudo que entendi, os dois são feitos pros dois ambientes, estúdio e palco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião: Irão os Simuladores, futuramente, substituir totalmente os Amplificadores valvulados?