Respeito a gosto diferente...

Autor Mensagem
DiogoSnake
Veterano
# mai/05
· votar


q preguiça de ler esse forum Zzzzz

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


Tambem no trampa, tenho que ir. FALOWWWW!!!

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


E Ae galera, kd vcs???????

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


Ae pow, voltei. !!!!!!

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


esse papo de respeitar gosto diferente é meio cpmplicado.

não vejo motivo de alguém ser obrigado a respeitar o gosto do outro, pois todos tem direito a criticar uma música que não gosta.

o problema é que muitos criam uma identidade de fâ tão grande com as bandas ou estilo que curtem, que se sentem ofendidos pessoalmente, chegando ao ponto de discriminar as pessoas que gostam de coisas diferentes.

tal comportamento é típico de pessoas preconceituosas, que acham que aquele que não curte a música que eu amo não presta, assim como aquele que curte músicas que eu detesto são uns escrotos.

Gente, música é só música, não é ideologia, e essa palhaçada de inserir-se num grupelho para atacar os adeptos de um estilo musical diferente é pra lá de ridículo, e o verdadeiro MÚSICO nunca faz isso.

agora respeitar gosto, não há motivo pra isso, e sim pra respeitar a pessoa que ouve aquela música que vc acha ruim, e, ao meu ver, o músico deve respeitar o outro músico, mesmo que ache o trabalho desse músico comercial, vendido, ou o que seja, pois o colega de profissão tem seus motivos para tocar aquilo, e não está roubando ninguém.

quanto à originalidade, ela cada vez rareia mais, partindo do princípio que a maioria dos jovens que se iniciam na música veneram muito a um ou outro músico, passando a copiá-los demais, esquecendo da sua própria criatividade para aperfeiçoar-se na cópia.

influência é muito importante, e boas influências muito mais, mas o criador deve se eximir totalmente de buscar inspiração na música alheia.

pra mim, copiou um riff, uma linhazinha de baixo, mesmo mudando uma coisinha, é plágio.

e não respeito a música que acho uma bosta de jeito nenhum, e quem goata dela, azar, isso não me interessa e nem é problema meu.

um abraço..

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


CAro claudio, ora concordo contigo ora nao, perfeitamente quado diz que o bom musico tem que respeitar o alheio, pois isto é ética!!! MAs quanto a critica, desde que construtiva e convincente, ai tu tem que concordar, vamos desviar um pouco do caminho e adentrar no futebol, suponhamos que eu fale mau do time de um cara, garanto que ele vai se ofender e vai revidar, concorda? o mesmo ocorre na muscia, a diferença é que futebol é esporte e musica é arte, e neste caso a segunda p mim é mais representativa, saca? Eu como já disse trocentas vezes anteriormente, nao seria capaz de discriminar alguem pelo seu gosto musical, estamos em democracia (falsa) mas estamos, nao devemos misturar as coisas, pq se assim fosse eu nao teria amigos, pois onde moro (interior do parana), o pessoal nao ve o metal como eu o vejo, entende? E quanto aos plagios, cae bem a famosa frase de la Voisier (nao sei se é assim que se escreve), "na se cria tudo se transforma", claro que com uma certa autencidade e competencia para ser digamos "original", ou inovador!!!!!

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Wesleywolf

Caro Wesley, assim como vc concorda comigo em algumas coisas, eu discordo de vc em alguns pontos, é óbvio (rss), e te aponto onde não convergimos.

primeiro, essa comparação com o futebol foi bem oportuna, pois demonstra que vc enxerga a música de maneira bastante passional, e que lhe direciona uma adoração como fâ que eu acho excessiva, com todo respeito. Ora, música é arte, e por definição, sempre haverá diferenças, senão não seria arte, pois todos fariam a mesma coisa, assim como todos os times de futebol, que fazem a mesma coisa, buscar a vitória através de gols.

Na música, ao meu ver, as variações criativas são inevitáveis, e , como consequência, sempre haverá diferenças na aptidão, pois um vai gostar, o outro não, pois é impossível agradar a todos.

No futebol, a pessoa simplesmente escolhe um time pra torcer, influenciado por fatores diversos, e passa a dirigir um "amor" eterno àquele time, sem muita explicação racional.

E, repare que no futebol, muita idiotice é feita em nome desse amor absurdo por um clube, sendo que tal comportamento não tem cabimento na música.

Eu mesmo abri um tópico sobre essa onda de "clubismo" em relação à música, que está começando até a incomodar, pois todo fanatismo resulta em atos impensados e injustificáveis.

É preciso acabar com essa postura de gang de alguns adeptos desse ou daquele estilo, pois nada mais absurdo do que a música servir para afastar às pessoas.

Eu gosto de variados estilos musicais, e estou realmente me lixando se fulano ou sicrano odeiam o que eu curto, e se dizem que a música que eu ouço e faço é uma merda, ou que o meu modo de me portar no dia a dia ou no palco é ridículo, pois é com essa música e com esse estilo que eu sou feliz, e não tenho que dar satisfação a ninguém por isso.

Quanto á utilização dessa máxima de que nada se cria, tudo se transforma, é generalizar demais, pois uma coisa é transformar inconscientemente as influências diversas, outra coisa é copiar descaradamente e intencionalmente.

Te digo, nem timbre eu gosto de copiar, e nem efeitos, e sim criar da mente, sem uma referência material na minha frente.

E talvez isso faça com que minha música, mesmo bem primária, sem nenhum virtuosismo exagerado, possua uma originalidade, transitando por vários estilos às vezes numa mesma música.

E sou totalmente contra as gangs musicais, pois isso é muito ridículo.

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza

Claudio, primeiro nao ha "gangs" musicais, pelo menos de qual eu faça parte!!! A comparaçao com o futebol, se por um lado te parece obvio, mas foi algo mas acessivel para quem a ler, compreende-la mais facilmente, e interpretar, e quanto ao "generalizar demais" que tu usou, aos meus olhos tu nao me entendeu, pois o que foi que eu disse? Trasnformar (ou copiar), mas de maneira competente e profissional, imprimindo uma certa autenticidade, e a "adoraçao" que tenho pela musica, se p vc nao parece racional, te pergunto? P vc o que é racional, quais os teus parametros para sanidade?SEria agir com a razao nao? Pois se nao me engano tu me chamaste de doido num forum anterior, nao? nao me ofendi, mas apenas responda? A verdade é que se ouço algo me induz a chutar a bunda do proximo e cometo tal ato, ai sim esse seria um comportamento digamos "irracional", mas nao é o caso, eu procuro extrair das musicas as melhores coisas possiveis, pois ela pode interferir direta ou indiretamente na minha forma de pensar, mas agir é outra historia, procuro sempre utilizar a razao, pois se me deixasse realmente se influenciar por apologia a violencia e radicalismo, já tinha cometido tanta atrocidade, mas nao procedo assim; E como vc diz que é musico, concordo com vc em tentar extrair do instrumento que se toca algo como o mais autentico de si possivel, mais é impossivel nao se inspirar é algo pré criado, pois tu mesmo disse que ouve inumeros estilos de musica, mas com certeza de uma forma ou de outra essa mistura, gera uma formula musical que resultara na sua melodia final, mesmo que o minimo foi "copiado" ou clonado, certo!!!!!!!

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


cara, os dois estaum certos.

No futebol, como todo mundo sabe, existem as guerras entre as torcidas organizadas. O que demonstra o nivel de ''amor'', ou IMATURIDADE de alguns FANATICOS por futebol. e e ai que entram as diferenças de quem curte musica de forma sadia e discutivel (nosso caso), pra quem , por falta de RACIONALIDADE, acaba tomando atitudes ARCAICAS.

E essa a originalidade que a musica nos oferece e nos diferencia com relacao aos outros tipos de ''coisa''. Lembrando que naum quero ser superioro a ninguem, apenas estou expondo o meu ponto de vista agora.

Eu respeito quem curte forro, pagode, tanto que tenho amigos que curtem isso, talvez esse seja o fato de eu respeitar.Agora eu so naum respeito o genero em si. Mas tambem eu naum chego ofendendo, apenas respondo a provocacoes.

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf

meu velho, aquele doido foi dirigido ao Robison, e não a vc, e foi dito na brincadeira.

quanto às gangs musicais, eu acho que estamos caminhando pra isso, pois muita gente odeia quem gosta de uma música diferente, e age como se essa pessoa fosse um inimigo.

quanto a ouvir vários estilos, isso não quer dizer que eu copio ou me inspiro no que o outro fez, e sim que eles me influenciam.

Copiar, plagiar, pra mim é quando o cara lembra de um solo ou riff, e usa isso pra criar um novo.

eu procuro imaginar o som que quero, da minha cuca mesmo, e ai levo pro instrumento, sem seguir sequer a teoria, e sim o meu ouvido, que pra mim é muito bom.

um abraço, música é sentimento, amizade, alegria, melancolia, e até protesto, mas nunca uma arma contra aquele que tem gosto diferente.

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza
Meu amigo, vou colar duas considerações suas mas preste atenção, não estou com implicância de nenhuma espécie. Isto vai dirigido a todos e não vc exclusivamente.
Colei as duas idéias porque resumem algo do que já foi dito e porque oferecem pontos a serem considerados. Então, nada pessoal.

1) “...Eu gosto de variados estilos musicais, e estou realmente me lixando se fulano ou sicrano odeiam o que eu curto, e se dizem que a música que eu ouço e faço é uma merda, ou que o meu modo de me portar no dia a dia ou no palco é ridículo, pois é com essa música e com esse estilo que eu sou feliz, e não tenho que dar satisfação a ninguém por isso...”

2) “...Te digo, nem timbre eu gosto de copiar, e nem efeitos, e sim criar da mente, sem uma referência material na minha frente...”

A primeira consideração é de alguma forma um apelo ou uma reivindicação do “individual” do “eu” como algo distinto do “entorno” que é reconhecido aqui como o “alheio”. Ou seja “não me importo com o que digam, o que me importa é ser feliz” ou “não tenho que dar satisfação a ninguém por isso” é a afirmação do valor da individualidade. Como disse antes, que isto nada a ver tem com questões pessoais, a defesa do INDIVIDUAL como prerrogativa absoluta é fruto da sociedade ocidental (e capitalista). Não digo que seja bom ou ruim, até pq é isso que estou jogando pra vcs, elementos de discussão. Nos séculos anteriores ao XX a questão da individualidade não tinha essa condição de absoluto que tem hoje em dia. Atualmente, o absoluto individual, é extremamente conveniente sobre tudo para as sociedades baseadas no consumo porque a defesa desta idéia é o elemento que a sustenta.
São muitas as razões e elementos que acionam este mecanismo. Uma delas é O GOSTO.
Eu já escrevi antes que o gosto é outro elemento tido como absoluto. O Cláudio inclusive faz uso de outra palavra “chave”,muito importante na análise: “sou feliz” ou ser “FELIZ”. Vejamos:
a) Não importa a felicidade alheia, o importante é EU ser FELIZ.
b) Ninguém tem a ver com a MINHA felicidade, “não tenho de dar satisfação”.
Então a felicidade, que está relacionada com o PRAZER individual, tem relação direta com a concepção do GOSTO do séc. XX e XXI. GOSTO=PRAZER=FELICIDADE. Ou seja, temos aqui a configuração de uma ESTÉTICA HEDONISTA: só é bom aquilo que Eu GOSTO porque é isso que me dá PRAZER e que resulta responsável pela MINHA FELICIDADE.

A segunda colocação do Cláudio que eu destaquei tem a ver com aquilo de “CRIAR DA MENTE” e, se eu entendi corretamente, se relaciona com a questão da “originalidade”. Sou simpatizante à idéia de Lavousier quando escreveu “na natureza nada se perde, tudo se transforma” embora existam fortes exceções a esta premissa. Mas podemos aplicá-la ao processo COGNITIVO ou o processo da estruturação intelectual do conhecimento. É porque nada sai da mente simplesmente. Tudo o que “sai” da nossa mente foi de alguma forma “adquirido” de alguma referência externa, até pq temos a “memória coletiva” e a “memória cultural” de onde tiramos referências que não foram “adquiridas” pela nossa própria experiência. A nossa “criatividade” não faz outra coisa que RE-ORGANIZAR informações para constituir um SISTEMA (ou esquema) de aspectos diferentes.

Na atualidade vivemos um impasse sério: temos que lidar com o novo século. As fórmulas propostas por toda a experiência humana acumulada culturalmente está gasta ou representou fracassos (visto a grosso modo) e, até agora, estamos mesmo é “reciclando” o velho (interpretação, re-leitura, paródia, “nova roupagem”, etc) por não sabermos aonde vamos nem o que faremos.
A criação artística dá-se também como aporte ao que já foi feito (conseqüência) ou como solução aos problemas planteados ou propostos pela criação anterior não importando a fonte: Heavy Metal, Hip-Hop, Reggae, Jazz, Clássico, Pagode, etc.
Desculpe pessoal pelo extenso do meu raciocínio.
Abc!

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza

Entao quando vc e o jedknight conversavam e vc disse, algo assim: a nao esse cara ai é burro, mas esse doido ai é inteligente, pelo menos conhece de musica;

ME TIRA ENTAO ESTA DUVIDA, SE O DOIDO ERA O CLAUDIO ENTAO O BURRO SOU EU? POR FAVOR ME RESPONDA COM FRANQUEZA, NAO VOU ME SENTIR OFENDIDO, MAS POR FAVOR RESPONDA COM SINCERIDADE!!!!

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf
???????????????????????
Caraca!
Que ráio de confussão é essa?

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Depos te explico!!!!1

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


OK

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf
rsssr, não velho, eu falei pro Jedi que o Akan, um cara que postava aqui era burro, e que o Robison era doido mas era inteligente e sacava de música, só isso.

não tenho nada contra vc, muito pelo contrário, vc é uma pessoa participante e que acrescenta no debate, mesmo discordando, o que é natural.

um abraço.

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Ptz! Eu entrei na parada de novo.
Q`novelaço.

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


Robinson

velho, eu concordo com o que vc disse, principamente comrelação ao gosto pessoal, que, falando claro, é individual, e tem que satsfazer ao indivíduo, mesmo que essa satisfação seja resultante de uma criação importante para o todo (música de protesto por exemplo).

quanto á criação, ou processo criativo, realmente, as influências fazem com que o criador, inconscientemente, sempre modifique as informações que recebeu e que arquivou, e dai faça o seu.

mas isso é inevitável, sempre acontecerá, o que não impede que o criador evite o espelho, a criação alheia como sustentação ou ponto inicial.

Não tenho a menor pretensão de ser revolucionário ou super-original, pois música pra mim é prazer, é debate, é sentimento, é mistura de culturas, e a partir dai é possível ser inovador, sem ser cacofônico ou um cientista musical louco e incompreensível.

um abraço.

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza
Valeu!

KuRt asfKN
Veterano
# mai/05
· votar


Robinson
Ontem eu criei um tópico com esse nome, mas aí reabriram o seu.

KuRt asfKN
Veterano
# mai/05
· votar


Robinson
falando nisso fecharam meu tópico.
Agora q eu ia falar com a Labibo girl.

JediKnight
Veterano
# mai/05
· votar


KuRt asfKN
Quando um homem disse q a terra era redonda, queriam enforcá-lo. O chamaram de asno. Portanto rapaz, muito cuidado com o que vc diz.

KuRt asfKN
Veterano
# mai/05
· votar


JediKnight
Mantenho o q disse e queria saber "mestre" se sabe pq fecharam meu topico e cade a labibo girl?

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza

Blz claudio, só q como já disse, nao descordo de tudo que tu falas; mas como vc mencionou corretamente, que isto é um debate, e está sujeito as mais diversificadas repostas, até mesmo "rompendo" conceitos anteriormente propostos; isto é a liberdade de expressao!!!!!

KuRt asfKN
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf
O q queria falar comigo ontem. Não me lembro do tópico.

JediKnight
Veterano
# mai/05
· votar


KuRt asfKN
Mantenho o q disse e queria saber "mestre" se sabe pq fecharam meu topico e cade a labibo girl?

Muito complexo, acho melhor vc consultar as páginas amarelas.
Fui.

KuRt asfKN
Veterano
# mai/05
· votar


O q são as "paginas amarelas"?

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


com certeza nois nunca vamus mudar nossas opinioes a naum ser q tenha um argumento muito mais forte q a nossa opiniaum (a naum ser q ninguem queira dar o braço a torcer). A opiniaum de vcs e muito boa, e isso e q ta fazendo esse topico fik kda vez mais interessante, e melhor....
vlw...

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Bem, tentando retomar... o que seria "ser criativo"?
E meio que pré-determinando... o qué seria uma mera copia ou plágio?

KuRt asfKN
Veterano
# mai/05
· votar


Robinson
Fecharam meu tópico.
vou fazer o "Revolta com o moderador 2".
hahahahahahah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Respeito a gosto diferente...