Respeito a gosto diferente...

Autor Mensagem
Digao
Veterano
# mai/05
· votar


maggie

mas agora nao quero mais

hmpf...


:D

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Digao

Ah digao, entao tu ta ai? vamo recomeça o debate!!!! Putz mas fecharam o forum dos revoltados!!!!!1 Assim fica dificil né!!!!!!

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf

agora perdi o fio da meada... vou resumir tudo...

1º - Qd se defende o "metal" nao se esta falando de musica, ate pq musica nao precisa ser defendida...

2º - Mesmo q um criterio objetivo seja usado pra avaliar a qualidade de um estilo, o metal nao é grandes coisas nao..

3º - Originalidade nao tem a ver com "coisinha diferente" ou estranha... tipo misturar uma coisa aqui outra ali... Originalidade é algo q tem uma origem fundamentada, um movimento anterior a criacao q é necessario... um motivo... Por isso q digo q 90% das bandas em geral nao sao originais...

4º - é muito facil se agarrar a um comportamento/estilo e usar isso pra se sentir superior aos outros... Mas isso é moda (moda vem de modo como se age, comportamento) e nao tem nada a ver com musica...

Finalizando...

Essa discussao nao tem nada a ver com musica, mas sim com Spq, necessidade de se impor etc...

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Nao cara isso nao, quando digo "originalidade", digo algo como uma identidade, acrescentar algo ao já existente, claro que com competencia, pois nada se cria, tudo se transforma, se for querer levar ao pé da letra, nada aki é original, visando que o meu conceito adota como originalidade, foi para deixar as ideias um pouco mais claras, e volto a repetir NAO ME SINTO SUPERIOR AOS OUTROS POR CURTIR METAL, APENAS DIFERENTE, e tambem acho q vc escapou um pouco ao dizer que se defende metal, e nao a musica, metal é musica (como já disse antes, p mim e um elo perfeito com alguns outros estilos), o lance é que o metal vai ALEM DA MUSICA, isso sim, tá meio foda mesmo discutir agora, pois tambem to um poko boiando!!!!!!!

Sincero
Veterano
# mai/05
· votar


Bem, eu não gosto de punk. Acho intrumental fraco. Não curto punk rock pela musica que eu acho ruim

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


metal vai ALEM DA MUSICA

www.sindmetsp.org.br

ta ai a tua casa entao...

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


identidade, acrescentar algo ao já existente

Entao ser original é ser diferente??? ou mudar uma coisinha aqui outra ali pra se destacar??? blz...

Depois reclamam de bandas vendidas e pre-fabricadas... se vc assume q há uma intencao de ser "original", entao vc tem q assumir q esses "originais" fazem algo premeditadamente pra atrair esse consumidor do produto "original"... e isso nao é uma criacao artistica... é uma copia modificada pra atingir um publico alvo...

Pergunta pro tom ze se ele tem "condicoes" no q cria...

nada aki é original

eu acho q so o artista pra saber disso mesmo...
qd escuto uma musica nao penso "nossa q original", so vejo se é boa ou nao...

NAO ME SINTO SUPERIOR AOS OUTROS POR CURTIR METAL, APENAS DIFERENTE

certeza q vc nao acha q vc tem um senso critico mais apurado do q quem ouve axé???
entao pq os argumentos da complexidade???

escapou um pouco ao dizer que se defende metal, e nao a musica

como eu disse antes... a discussao aqui nao é sobre musica... e sim comportamento...

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


O publico alvo que eles querem atingir sao realmente os fãs, gostei desse teu lance de pré fabricado, mas digamos que nao é bem assim, há bandas que tocam o que querem e nao estao nem ai p o q os fãs vao dizer, vide exemplo do metallica e o seu polemico album "St. Anger", o q acha dele, acha q foi algo pré fabricado, ou resolveram atingir os fas de new metal que e mais modal no momento??? Ja ouviu masterplan? A banda possui dois ex integrantes do helloween, mas de uma ouvida nas duas e vai saber do que estou falando, há uma tremenda diferença no som das duas, agora vc acha q quando o raland grapow e o uli kusch sairam do helloween eles tinham premeditado algo? Acho q nao pois os mesmos sairam da banda por nao poderem expor sua musicalidade da maneira deles, tinham que seguir quase q um "Padrao", sairam da banda e fizeram o som que gostavam, e olha no que deu? Uma das melhores bandas da atualidade, agora te pergunto, foi premeditado? Crei q nao, ouça e verá a diferença!!! E quanto ao meu senso critico, é que eu simplesmente antes de me meter a falar, defender algo, procuro me informar antes para nao cometer garfes, dai sai a complexidade dos meus argumentos, pois confio no meu taco sobre o que estou dizendo, e quanto ao metal minha casa, humm diria que é meu "refugio", mas é claro logo após Deus, SAca?

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf

qt a originalidade como eu falei antes, nao tem como a gente saber o q se passa na cabeca do cara q fez aquilo.. da so pra chutar... o metallica comecou a mudar com o load em 95... acho q pq elas ja tavam velhos e cansados de fazer a mesma coisa sei la...

Bem, nao vou ficar opinando se algo é original ou nao... até pq eu posso gostar de algo q nao seja original... nao tem nada de mal nisso...

So quero dizer q esse argumento da originalidade de certas bandas é meio furado...

E mesmo q eles nao liguem para os fas e facam o som q "querem"... Isso nao é um atestado de originalidade, pq eles podem fazer algo sem um motivo real... sem algo pra dizer (nao to falando de engajamento de nenhum tipo)... Fazer pra cumprir contratos ou coisa assim...

antes de me meter a falar, defender algo

mas ai é q ta... defender o q??? musica precisa de defesa??? Um comportamento talvez... mas musica nao...

complexidade dos meus argumentos

nao falei em complexidade de argumentos... e sim do argumento da complexidade dizendo q algo é melhor q outro apenas por ser "complexo"...

humm diria que é meu "refugio", mas é claro logo após Deus

Vc mistura "metal" com deus, religiao, sei la mais o q...

por isso q eu falo... a discussao nao é sobre musica...

e nem sobre gosto...

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Apenas respondi tua referecia um pouco "critica" de que o metal é minha casa, estou expondo todos as ideias que se passam pela minha mente p vc tentar compreender o meu gosto musical, que vc insiste tanto em dizer q nao é "musica", o fato é como já disse, é mais que musica!!!!!!

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


E quanto a fazer "mistura com Deus", é que curto metal, mas nao sou ateu!!! Alias agora pouco tinha postado um topico sobre satanismo no rock, e até queria saber o que tu achava, pois p mim é pura doentia, mas os meus "queridos amados moderadores" que devem me "amar", fizeram o favor de fechá-lo, com tanto topico idiota por ai, mas fazer o que? Se os caras nao vao com a minha cara né!!!!!1

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf

pouco "critica" de que o metal é minha casa

o do sindicato??? po nao sabe brincar...

que vc insiste tanto em dizer q nao é "musica",

to falando da discussao, essa discussao nao é sobre musica... é sobre comportamento...

Esclarecendo: Tente apenas ouvir musica... e veja o q sobra...

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


CAra, é muito dificil eu ouvir musica (que gosto), e nao sentir alguma emoçao, as musicas trasmitem sentimento, nao dá p ficar só com o audio, a nao ser que vá em um concurso de som de carro onde só tem batidao tuti tuti tuti, viu a diferença? E outra coisa nao compreendi o teu termo nao "sabe brincar", sinceramente nao? Pode me explicar?

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf

nao to falando de nao sentir nada... to falando de nao adotar um estilo como se fosse vc mesmo...

musica nao é comportamento... pelo menos numa primeira instancia...


termo nao "sabe brincar",

Vc viu o link??? é do sindicato dos metalurgicos... logo tem muito metaleiro la...

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Pessoal! Voltamos! Acho que valeu a pena protestar e até que o tópico dos revoltados estava bom e já contava com um grande número de comentários. O que me entristece é que esse tópico tmb foi fechado!!! Entendo assim que eu, e vcs, estávamos certos na crítica e no protesto.
Apesar disto, declaro aqui o meu agradecimento a MAGGI, mesmo que um méio agradecimento (Re- abriu este e fechou o outro...mas tudo bem).

maggie
Veterana
# mai/05
· votar


Robinson
ok ok

:)

_Sacred_Blow_
Veterano
# mai/05
· votar


O problema ocorre qndo uma criança pseudo-punk, não ciente da ideologia punk, começa a comparar TECNICAMENTE as bandas de metal com as bandas de punk...me desculpe,mas é uma ofença comparar um Travis Backer da vida com Mike Portnoy,Aquiles Priester,Virgil Donnati,Budd Rich,etc,etc,etc, e diante disso ninguém que conheça um pouco mais de música consegue ficar calado...o problema não é gostar de um som mais simples, mas o problema é querer provar por a+b que essa música é melhor tecnicamente,sendo que na verdade o punk em sua essencia,tem justamente uma idéia contrária a isso...

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


maggie

vc ta no msn???

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Digao

Beleza cara agora entendi sobre a minha casa, tranquilo, legal tua brincadeira, mas agora vc me disse uma COISA REALMENTE A SER DISCUTIDA, O COMPORTAMENTO, pois se era este o teu ponto de vista sobre mim, te digo esta ERRADO, pois lembra o que te disse de manha, se vc me ver na rua nao da 1 real por mim, vai me achar um mane!!! Entende, o meu gosto musical que é muito forte, nao é o meu comportamento, nao sou revoltado pq curto metal, mas curto metal pq sou revoltado, alias desde pequeno, e se vc se refere ao comportamento que expuz atraves destas palavras no forum, isso é um debate, vc tem que questionar, nao se é possivel ficar neutro, sendo assim, quando se expoe ideias, aparentemente é facil julgar como um comportamento, mas nem tudo que se fala é o que se pratica, concordas? quando digo que defendo algo é o meu gosto musical, pois ele é que está em jogo, nao há como dizer ah, eu apenas curto o som e mais nada , quando vc realmente o ama!!!!!

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Quero comentar o seguinte a respeito da ORIGINALIDADE:
Ele é um termo pra lá de complicado ao se definir. Pode haver originalidade na interpretação de algo criado musicalmente a priori. Pode haver originalidade numa criação musical inédita. Pode haver originalidade na concepção de um produto. Pode haver originalidade na forma com a qual se lida com os meios, com a linguagem, com os meios de comunicação, entre outros.
Penso que há um grande risgo em se considerar apenas um aspecto que seria o fato de ser excludente. Mas, ao mesmo tempo, é bom “mapear” o campo de análise.
As diversas manifestações culturais costumam ser uma conseqüência do que veio antes. O Rock pegou o formato bateria, baixo, guitarra, voz do Jazz, o Samba mudou do sagrado para o profano através do tempo (era uma festa católica que antecedia a quaresma), o Grunge tem suas bases no Punk, a Bossa apropriou-se de recursos jazzísticos e vice-versa.
Mas tem exceções, como toda regra e verdade, Jimi Hendrix por exemplo (que tinha começado estudando violino) empregou a sua guitarra de forma tal que não havia precedentes.
Bom, o que eu quero expor com isto? Que o que parece acontecer é mesmo uma transformação (nem digo “evolução” pq este termo resulta muito discutível). É, por exemplo, um desconhecimento dizer que a música folclórica precisa ser “conservada” já que esta tmb se transforma graças aos que a mantém viva com a sua prática.
O julgamento “qualitativo” creio eu, não se passa pela consideração do que seja “original”, ou não exclusivamente. Posso sim utilizar dois modelos cuja essência e proposta tenha sido a originalidade como propósito e aí sim comparar e julgar quais dos dois terá atingido o êxito com o propósito.
E isto tem a ver tmb com “comportamento”.
Abc!

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


.. VOLTEI!!!... agora voltando de uma vez...

Quando se fala em originalidade, se fala em algo que e so de alguem , tipo... a tua carteira de identidade eh so tua, isso quer dizer que so exite vc, so vc pode usar sua identidade, e te conhecem atravez dela...
assim , mais ou menos e como e o metal... ou cada banda de metal, cada um tem sua ''identidade'' musical, ou seja, cada um tem uma ''originalidade'' que diferencia uma das outras, porque se naum, todo o new metal seria a mesma coisa, todo heavy seria a mesma coisa, todo o samba seria a mesma coisa, e tudo se tornaria uma coisa saturada... uma coisa monotona.

o compartamento , ao meu modo de ver, vai refletir no seu gosto, existem excessoes, tipo, um cara mais agressivo vai curtir uma coisa muito mais agresiva que um cara tranquilo. Entaum, a sua revolta , ao meu ver, vai influir muito nisso tdo.

bulldog
Veterano
# mai/05
· votar


nem li

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


joao markus
Entendí a idéia principal mas, talvez, não concorde com a restrição à ORIGINALIDADE. Um povo inteiro pode ser original no uso de uma cítara por exemplo. Neste caso não haveria espaço para o "individual", o "alguem".

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


Com relação a transformação... assim como as coisas mudam, se transformam, a musica tbm muda... o que eu quero dizer?

Vamus observar o folclore, o boi mais precisamente.Antigamente, a brincadeira de boi bumba era uma coisa mais ''sadia'', vc podia brincar na rua sem medo nem preocupação alguma, naum existiam melheres semi-nuas dançando em cima de carros alegoricos (que mais lembra carnaval que folclore).

Hoje vc observa que tudo mudou, e daqui a algun tempo, vaum haver restrições quanto a idade.
Entaum, acredito que com o rock vai ser a mesma coisa.Vai mudar, naum tem como negar, vai mudar, e vai ser muito dificil aceitar.

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


joao markus
Han sim! Agora entendí melhor. E concordo com vc. Lembremos que o ser humano tem um sentimento de medo perante o novo e não é pra menos. As mudanças ténues geralmente são melhor aceitas. As grandes mudanças representam ameaça. O rock vive mudando, sem dúvida, nem sempre pra melhor.

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Cara este lance é complicadissimo, eu tava a quase um dia tentando explicar p digao o pq do meu gosto musical, pq ele é o melhor p mim, pq na minha opniao é melhor do outros estilos, ele tava interpretando como um comportamento, me dizendo sempre que nao estavamos discutimos musica e sim comportamento, mas o lance é que uso de todos os artificios possiveis para justificar algo que gosto e defendo, mas é puramente o gosto musical, e nós debatemos bravamente sobre isto, mas foi legal pq surgiu muitas ideias, esperam que vcs tenham lido antes de comentar algo, e quanto a originalidade que me refiro, é nao copiar descaradamente outra banda como muitos o fazem e o pior com pouca competencia, pq sendo assimé melhor o original (o criador do estilo), MAs isso nao é um comportamento, é uma "visao" do tema discutido, Kd VC digao????

joao markus
Veterano
# mai/05
· votar


eh, tanto que nem tudo o que e new metal e bom. assim como nem tudo que e heavy e bom. Agora, a originalidade, realmente em muitos casos, naum vai representar um todo, e sim somente alguem, que se destaque demtro de um todo, por favor, se estiver errado, me corrijam.

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Wesleywolf
Certamente amigo. Mas acontece que os tempos que se vivem atualmente (teóricamente rotulado como pós-moderno) tem a caracteristica de ser isso mesmo: uma re-leitura. Outros preferem chamar de plágio mesmo. Sucede que neste início de sé. nos defrontamos com um mundo que está meio rançoso e ao mesmo tempo não conseguimos propor algo novo no que acreditar. É problemático pq "acreditar em propostas novas" já foi experimentado e os resultados não foram lá o que se esperava.
No presente momento, diante deste impasse, o que resta mesmo é fazer uma paródia da nossa herança cultural. A arte acaba refletindo e espelhando estes problemas.

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Neste caso estas certo sim, o parametro que uso para originalidade é este: O nightwish praticamento criou, e se nao criou é a melhor no estilo o que a faz a banda assumir a vanguarda do estilo o ghotic metal(ghotic +heavy, nao o ghotic mesmo pois já haviam bandas como the cure a muito tempo atras), entao vou citar mas sem ofender, o evanescence copia descaradamente a primeira, e se valendo de cliches hip-hop do new metal (que na minha opniao só estragam mais), e nao mandam bem nisto, copiando o nightwish nao, mas diria que eles tem uma certa originalidade ao acrescentar estes cliches (o evanescence), mas como aos meus olhos a intencao deles eram ser o clone de nightwish, p mim nao deu certo!!! Galera to indo embora, to no trampo, mas amannha a gente continua BLz; Falou!!!!!!11

Robinson
Veterano
# mai/05
· votar


Ptz! É mesmo, agora tenho de sair tmb.
Abç pessoal!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Respeito a gosto diferente...