O que acharam do ativismo politico do Roger Waters no show dele?

Autor Mensagem
TendTudo
Membro Novato
# fev/19
· votar

Tenho uma premonição:
1,3 trilhão a mais pro brasileiro ficar bonito de novo em até 10 anos.
A União faz o açúcar

entamoeba
Membro Novato
# fev/19
· votar

fontes_rio
Ele não tinha o direito que querer interferir em uma disputa presidencial de um país que não vive e não conhece seus problemas.

Então os Estados Unidos também não tinham o direito de intervir em parte alguma do mundo, né? Concorda? Eles vivem fazendo.

Seguem algumas características do Estado Fascista:

Segundo quem?

Não vejo em Bolsonaro nenhuma dessas características.

Porque você é uma toupeira, provavelmente. Vamos usar os atributos que você sugeriu: Bolsonaro é cultuado pelos bolsomínios sem sequer ter apresentado um projeto de governo (o que torna os bolsomínios ainda mais idiotas); foi um estatista, à moda do regime militar, mas é fraco intelectualmente para defender suas posições; mesmo com esse perfil, se alinhou aos liberais (igualzinho ao Mussolini); seu discurso é muito populista (só um idiota não nota); é partidário não só da censura (estilo Trump), como da tortura; persegue as minorias (tá falando sério que você não vê isso???); é muito nacionalista (Porra!!!! Sério?? Não dá para acreditar que você não vê isso!); E é xenófobo!

Snakepit
Veterano
# fev/19 · Editado por: Snakepit
· votar

fontes_rio
Ele não tinha o direito que querer interferir em uma disputa presidencial de um país que não vive e não conhece seus problemas.

Ele não "interferiu", ele deu a sua opinião. Isso é um direito básico, todo mundo tem direito a expressar qualquer opinião sobre qualquer assunto. Eu mesmo to sempre metendo o dedo no Trump, UE, Alemanha, imigração, etc. Não tenho esse direito? Ou precisaria ser americano, europeu ou imigrante pra opinar?

Agora isso não quer dizer que eu concorde com as bobagens que Roger fala.

Na verdade não concordo com praticamente nada, também acho ele realmente um babaca, mas defendo o direito dele de vomitar pela boca o quanto quiser.

Esse rotulo caberia muito melhor para o PT.

Os extremos são muito mais parecidos do que a gente consegue perceber.

5) Censura;

Vc dizendo que um velho roqueiro drogado não tem direito de dar a opinião mas apontando o dedo dizendo que o PT censura... esses extremos.

fontes_rio
Veterano
# fev/19 · Editado por: fontes_rio
· votar

Snakepit, uma coisa sou eu ou você emitirmos uma opinião sobre um assunto. Provavelmente não irá interferir em nada. Outra coisa é uma pessoa famosa, geralmente formadora de opinião, manifestar-se publicamente sobre esse assunto.

Ora, no meio do show o cara vem com aquela coisa ridícula de "Ele não" e coloca o candidato a presidente de um país, que nem é o dele, em uma lista de fascistas. Isso para mim não é apenas emitir uma opinião. E isso no meio de uma corrida presidencial. Lógico que a intenção foi denegrir a imagem do candidato e tentar influenciar no resultado da eleição.

Quando eu disse censura me referi ao discurso de Lula dizendo que, se por acaso fosse eleito, iria regulamentar a internet, o que nada mais é que restringir a sua, a minha e a nossa liberdade de expressão, à exemplo do que fez Maduro na Venezuela.

Bem, a verdade é que ninguém na política é santo.
Por exemplo, aqueles depósitos na conta do Flávio Bolsonaro. É lógico que ele recebia de volta parte do salários dos comissionados. Se restar caracterizado algum crime, quero mais que ele pague por isso.
Agora, estou torcendo muito para o Bolsonaro fazer um bom governo.
Ele montou uma equipe de ministros diferenciada, muito técnica e capaz, sem aquele loteamento de cargos que era de praxe.
No meu Facebook eu postei algumas cópias dos contratos do BNDES com ditaduras comunistas. É de dar nojo.
Vou citar alguns casos:
1) Contrato de financiamento para construção da Via Expressa Lutango em Angola: valor de 1 bilhão de dólares;
2) Contrato de financiamento para construção do aeroporto de Catumbela em Angola. Valor de 1 bilhão de dólares;
3) Contrato de financiamento para construção de uma Barragem em Angola. Valor: 2 bilhões de dólares;
4) Contrato de financiamento para construção da Escola Nacional de Administração, em Angola. Valor: 1 bilhão de dólares americanos;
5) Contrato de financiamento para construção para construção de 3 centros integrados em formação tecnológica em Angola. Valor: 750 milhões de dólares;
6) Contrato de financiamento para construção para construção de 3 mil casas populares em Angola. Valor: 1 bilhão de dólares;
7) Contrato de financiamento para construção da Hidrelétrica Cambambe, Angola. Valor: 1 bilhão de dólares;
8) Contrato de financiamento para construção da linha de transmissão em Lukala, Angola. Valor: 450 milhões de dólares;
9) Contrato de financiamento para construção da linha de transmissão Maquela do Zombo, em Angola. Valor: 1 bilhão de dólares.
10) Contrato de financiamento para construção do Polo Agroindustrial de Capanda, Angola. Valor: 1 bilhão de dólares;
11) Contrato de financiamento para reabilitação da estrada vianna. Angola. Valor: 450 milhões de dólares.
12) Contrato de financiamento para construção de um Estaleiro na Venezuela. valor: 637 milhões de dólares;
13) Contrato de financiamento para ampliação do metrô de Caracas. Linha 3. Venezuela. Valor: 1 bilhão de dólares;
14) Contrato de financiamento para construção da Siderúrgica Nacional da Venezuela. Valor 835 milhões de dólares .

CANSEI. E TEM MUITO MAIS. E VIVA O PT.

Esse dinheiro não veremos nunca mais.

Snakepit
Veterano
· votar

fontes_rio
Não entendi... então a permissão de emitir opiniões políticas está na quantidade de pessoas que ela conseguirá influenciar? Tem que fazer uma métrica? Quando chegar nos 100 mil seguidores no Twitter não se pode mais falar de política, só de futebol? Mais ou menos isso?

O resto não vou discutir, sou um grande crítico do PT e o tópico não é sobre isso.

Mas vc parece não entender muito o que é censura e os problemas que conceitos bizarros de censura como o teu podem causar. Toda opinião é sempre bem vinda, desde não ser que seja criminosa.

renatocaster
Moderador
# fev/19
· votar

entamoeba

mas é fraco intelectualmente para defender suas posições

Eu acho que o maior problema do Bozo nem é esse, até pq seus antecessores eram tão fracos ou até piores que ele neste quesito. O que mais me impressiona nele é a falta de articulação, embora tenha uma carreira política extensa. Nesse quesito, o Lula janta ele com farinha e depois fica só de boas palitando os dentes e alisando a pança.

Eu sou do RJ, conheço essa peça não é de hoje. Bolsonaro nunca teve boa representatividade nem dentro da Câmara, só ficou conhecido por conta daquelas cenas pitorescas envolvendo Maria do Rosário, Benedita da Silva...E por fim, só chegou aonde chegou graças à Internet, que mergulhou de cabeça na sua onda populista que o transformou em "mito", muito por conta também de uma generosa colaboração do PT.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar

Snakepit
Esse jovem acima parece desconhecer o papel do BNDES, principalmente que ele é um BANCO, e bancos vivem de emprestar dinheiro...
renatocaster
Sinceramente, e como Historiador, AFIRMO que o Bozo é o presidente eleito menos qualificado intelectual e politicamente da História desse país (e cujas ligações com milicias à tempos também é bem conhecida aqui no RJ).
O processo que culminou com a eleição desse sujeito (como vc acertadamente colocou, contou com a "ajuda" do PT...) vem sendo gestado desde o 1º governo do "Sapo Barbudo", mas suas causas vem de longe... Desde 1968 com o acordo MEC/USAID que começou o desmonte da Educação Brasileira e a desvalorização do Professor e passou, nos anos 70 pela penetração no Brasil (com o beneplácito do governo militar e ajuda do Deptº de Estado norte americano), das seitas neo-pentecostais. Esses processos são bem conhecidos e debatidos no meio acadêmico brasileiro (posso inclusive subsidiá-los com vasta bibliografia sobre o mesmo), e, como sempre, tem intenções e objetivos geopolíticos e estratégicos óbvios.
Abçs

MatheusMX
Veterano
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Esse jovem acima parece desconhecer o papel do BNDES, principalmente que ele é um BANCO, e bancos vivem de emprestar dinheiro...

Mas não é bem assim. O BNDES não é um banco comercial, mas um Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, conforme consta do próprio nome. A função dele é proporcionar o desenvolvimento do país financiando projetos a juros muito mais baixos do que é praticado no mercado financeiro.
Dessa forma é revoltante sim ver tantos recursos à disposição desses países a troco de nada, como se no Brasil tivesse sobrando dinheiro e a infraestrutura fosse de primeiro mundo.

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar

renatocaster
Del-Rei

Na verdade ele me parece a versão britânica e antagônica, do redneck americano, veterano do Vietnã, extremamente nacionalista... Aquele que vemos nos filmes, e quer atirar com uma Winchester cano duplo, em qualquer um que entre em sua propriedade.

entamoeba

Bem, não sei sua fonte de informação... No entanto a crítica correta, é que ele não apresentou nada de grande relevância, em tantos anos de carreira política. No próprio site da câmera, ele é creditado como relator e autor de diversas pautas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

MatheusMX
Juros são mais baixos, mas são juros.
Interessante que o Banco Interamericano e o FMI já fez o mesmo com o Brasil (e outros países) e ninguém disse nada... Porque será?
https://www.youtube.com/watch?v=-uZbBFzS1yI
https://www.youtube.com/watch?v=JSgoUvBKCZE
Abç

MatheusMX
Veterano
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas a grande diferença é que o BID e o FMI não são nacionais.
Quanto aos juros... espero que paguem pelo menos o principal, porque o risco de crédito desses países aí, vou nem comentar, haha

renatocaster
Moderador
# fev/19
· votar

Ismah

Na verdade ele me parece a versão britânica e antagônica, do redneck americano, veterano do Vietnã, extremamente nacionalista... Aquele que vemos nos filmes, e quer atirar com uma Winchester cano duplo, em qualquer um que entre em sua propriedade.

Isso seria, numa proporção bem menor, apenas um plano de fundo para compor o personagem, pq ele nem é tão nacionalista assim. Já confirmou e reiterou com seus característicos "bostejos" que é só mais uma "marmitinha" do Trump. Por trás de tudo isso é um sujeito corrupto (assim como a maioria dos parlamentares e cidadãos brasileiros) que vive atrás de uma carapuça conservadora/cristã fajuta, de araque.

Quer testar uma parada? Tira o Bozo da presidência e coloca o Silas Malafaia em seu lugar. Fatalmente o resultado seria o mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar

MatheusMX
Esse tipo de banco existe em vários países, e fazem exatamente a mesma coisa que o BNDS...
espero que paguem pelo menos o principal, porque o risco de crédito desses países aí, vou nem comentar, haha
Pergunte isso para os nossos "hermanos"... Eles já fizeram isso muitas vezes... Nós também... Kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Abç

MatheusMX
Veterano
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Pois é...
"esperto" é quem dá o maior calote, rs.

Filippo14
Veterano
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Não é por que outros fazem que o nosso banco nacional deve fazer o mesmo.

Pessoal paga aliquotas de imposto exorbitantes no Brasil, não temos nada e ainda pegam esse dinheiro e emprestam para outros países que dificilmente pagarão a dívida?

Emprestimo esse a juros baixissimos, enquanto que o país vive em um oligopolio absurdo do setor bancario, no qual as taxas de juros para a população são absurdas

Depois não sabem por que eu defendo o liberalismo....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar

Filippo14
Depois não sabem por que eu defendo o liberalismo....
Ué... defende o sistema que favorece aos bancos e acusa os mesmos de oligopólio (acusação inócua)?!?
Contradição jovem...

Pessoal paga aliquotas de imposto exorbitantes no Brasil, não temos nada e ainda pegam esse dinheiro e emprestam para outros países que dificilmente pagarão a dívida?
Filho, uma das falácias do Liberalismo é querer confundir pessoas com ESTADOS. Nada há de mais diferente que essas duas instâncias da Realidade. Ademais, bancos (quaisquer que sejam eles), não jogam para perder, e os bancos estatais muito menos.
Você lembra do "Plano Marshall"? Pois é, quando ele foi lançado, os EUA emprestaram MUITO dinheiro (na verdade Capital) para vários países, inclusive Alemanha e Japão, que eles haviam acabado de derrotar na 2ª Guerra Mundial, e esses empréstimos foram muitas vezes a juros baixíssimos, algumas À FUNDO PERDIDO. Segundo sua lógica "liberal", isso não deveria acontecer, né? Pois bem, os juros e dividendos desses empréstimos foram a base de sustentação econômica da Europa e do Japão pelos próximos 40 anos! reconstruindo-os e criando uma barreira contra a falência generalizada da economia capitalista mundial, e, mais importante: Impedindo o "Comunismo" (essa besta fera que assombra o mercado, as mentes de Wall Street... KKK...!).
Ou seja: Empréstimos à nível do BNDS e outros organismos financeiros ligados à Estados, obedecem à razões de Estado, e vão render juros muito maiores que os que simples cálculos econométricos (limitados) podem supor...
Isso é tão válido que a URSS pouco depois fez o mesmo (à duras penas, pois, ao contrário dos EUA, estava devastada!).
A lógica liberal de enxergar as coisas de um modo parcial é tão obtusa que cansa...
Abç

Filippo14
Veterano
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sem maldade, ja tivemos essa discussão e você não sabe nada de liberalismo.
Liberal defende redução absurda do estado, redução estatal nula, entre outras coisas. A gente defende a existencia do "não sistema", o mundo hoje nao é liberal.

Governo emprestar dinheiro nao é liberal, é justamente o contrario que gente defende, não sei o que ainda não ficou claro.

Cara, você não enxerga que esse dinheiro emprestado no seu exemplo foi gerado através de impostos pelo setor produtivo dos EUA, que pagavam impostos. Eles mesmos podiam emprestar, um plano desses é totalmente ineficiente.

Obtuso é acreditar que estado gera riqueza e que serve para salvar e ajudar vidas. Estado é uma empresa monopolizada que vive de multas e impostos obtidos atraves da população, nada mais que isso.

Enfim, Roger Aguas tem total direito de dizer o que pensa e todos nós temos total direito de criticar de forma positiva ou negativa

makumbator
Moderador
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ué... defende o sistema que favorece aos bancos e acusa os mesmos de oligopólio (acusação inócua)?!?
Contradição jovem...

Não há contradição alguma. Liberalismo econômico é justamente uma das formas mais eficazes de se combater a existência de oligopólios.

GRRS
Veterano
# fev/19
· votar

Pelo contrário, a política econômica liberal em voga até os anos 20 que foi responsável por produzir uma gigantesca concentração de capital na mão de oligopólios, fator que inclusive levou o mundo ocidental à sua maior crise econômica no ano de 1929

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar

Filippo14
você não sabe nada de liberalismo.
Jovem, acho que sua afirmação não tem sentido... Você tem certeza do que está afirmando?

Governo emprestar dinheiro nao é liberal, é justamente o contrario que gente defende, não sei o que ainda não ficou claro.
Você defende o que então? Inexistência do Estado?
Isso não existe filho, nem nunca existiu... O Estado é um (aliás, um não, é O) agente econômico principal desde a Antiguidade!

Cara, você não enxerga que esse dinheiro emprestado no seu exemplo foi gerado através de impostos pelo setor produtivo dos EUA, que pagavam impostos. Eles mesmos podiam emprestar, um plano desses é totalmente ineficiente.
Acho que você desconhece totalmente a História Econômica e em particular a dos EUA, inclusive a de como esse país passa a ser a principal economia e credor mundial após a 1ª Guerra (a maior economia global já era desde 1906). Não é com "impostos do setor produtivo dos EUA" como vc erroneamente acredita, mas com o controle dos fluxos de Capital internacional desde o fim do conflito.

Obtuso é acreditar que estado gera riqueza e que serve para salvar e ajudar vidas. Estado é uma empresa monopolizada que vive de multas e impostos obtidos atraves da população, nada mais que isso.
Essa afirmação é o "grito" ANCAP... Nem vou comentá-la (de tão falsa que é...).
makumbator
Nem carece de acrescentar nada ao que o GRRS já colocou...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

post duplo

Snakepit
Veterano
# fev/19
· votar

BNDS em duas linhas:

1. A ideia é boa, mas a corrupção destruiu.

2. BNDS empréstimo internacional: é legal, mas imoral em um país pobre como o nosso, ocorreu com grandes suspeitas do ponto 1.

makumbator
Moderador
# fev/19 · Editado por: makumbator
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Nem carece de acrescentar nada ao que o GRRS já colocou...

Há controvérsias.

Inexistência do Estado?
Isso não existe filho, nem nunca existiu...

Estado sempre existiu? Até na idade da pedra tinha estado nacional? Se formos nos ater a existência humana desde os hominídeos, dá pra dizer que a maior parte do tempo foi sem a existência do estado nacional, não é? E nem estou defendendo o fim dele ou não, mas só acho que estado não é uma inevitabilidade da natureza humana.

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar

renatocaster

Apenas aponta que extremos tão extremos, podem estar se tocando pelas costas, sem se perceber... Tão bem como são coisas benéficas...
Não vejo o Malafaia como equivalente. A religião sempre afeta o mais profundo que há no ser humano, e foi motivo de grandes guerras ao longo da história...
Um texto que me agrada bastante da análise...

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/david-coimbra/noticia/2018/ 10/por-que-a-classe-media-virou-anti-pt-cjmv7i02902aq01piqrwygdnn.html

makumbator

Não tenho certeza, e nem vejo um modelo experimental para testar, mas se até isso se mostra a tendência natural...
Há um trabalho muito bom de história da sociedade, com fontes, laços e tudo mais... Vou ver se acho...!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar

makumbator
Sim, vc está certo quanto à "Idade da Pedra", mas a civilização começa exatamente com o Estado e a religião organizada(até onde sabemos nas Cidades-Estado sumérias).
Estado não é uma "inevitabilidade", é uma necessidade e uma consequência da vida social mais ou menos organizada, mesmo no período pré-colonial no Brasil (entre as tribos Tupis), havia rudimentos de "Estado". Naquilo que chamamos (equivocadamente) de Idade Média européia o Estado era altamente fragmentado, mas a idéia de Imperium existia à partir do Cristianismo (católico romano), nas sociedades africanas havia uma mistura muito grande de tipos e concepções de Estado; e por aí vai...
Abç

Filippo14
Veterano
# fev/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho certeza da afirmação, infelizmente....

Acho que você desconhece totalmente a História Econômica e em particular a dos EUA, inclusive a de como esse país passa a ser a principal economia e credor mundial após a 1ª Guerra (a maior economia global já era desde 1906). Não é com "impostos do setor produtivo dos EUA" como vc erroneamente acredita, mas com o controle dos fluxos de Capital internacional desde o fim do conflito.

Que? Juro que não entendi. Governo vive de imposto e controle. Controlar para dominar, se for esse o fluxo que você comenta, ai sim, prejudica bem a nossa vida

GRRS
Que politica liberal? De divisão da Africa (1ª guerra mundial)? Isso nunca foi liberal

Crise de 1929

Isso foi a crise que a escola não te contou, com fatos e dado. Não é professor de historia te contando o que ele ouviu na faculdade federal viesada

fontes_rio
Veterano
# fev/19 · Editado por: fontes_rio
· votar

Não vejo em Bolsonaro nenhuma dessas características.

Porque você é uma toupeira, provavelmente. Vamos usar os atributos que você sugeriu: Bolsonaro é cultuado pelos bolsomínios sem sequer ter apresentado um projeto de governo (o que torna os bolsomínios ainda mais idiotas); foi um estatista, à moda do regime militar, mas é fraco intelectualmente para defender suas posições; mesmo com esse perfil, se alinhou aos liberais (igualzinho ao Mussolini); seu discurso é muito populista (só um idiota não nota); é partidário não só da censura (estilo Trump), como da tortura; persegue as minorias (tá falando sério que você não vê isso???); é muito nacionalista (Porra!!!! Sério?? Não dá para acreditar que você não vê isso!); E é xenófobo!

Primeiramente, ENTAMOEBA, em nenhum momento agredi você e ninguém desse fórum. Se você não está aberto a posições diferentes da sua, você não está apto a viver em uma democracia. A esquerda é assim, prega a liberdade, mas cospe na cara dos outros quando alguém levanta uma bandeira diferente.

Se você acha que Bolsonaro é idolatrado. Beleza. Mas não é ele que está preso e responde a vários processos. O chefe da organização criminosa petista tem uma legião de seguidores gritando "Lula livre" e proclamando aos quatro cantos do mundo que o cara é um preso político. Se isso não é culto ao líder, eu não mais o que é. Se Bolsonaro cometer algum crime quero mais que ele se exploda e pague por isso.

Bolsonaro é fraco intelectualmente? Meu camarada, o que dizer então de Lula e Dilma. A Dilma então, nem se fala.

Bolsonaro é xenófobo? Pergunta à população de Roraima se estão felizes com a invasão de venezuelanos. Tem que restringir a entrada sim. Na sua casa você deixa entrar qualquer um??

Snakepit
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sinceramente, e como Historiador, AFIRMO que o Bozo é o presidente eleito menos qualificado intelectual e politicamente da História desse país

Ouso discordar. Talvez não no quesito "intelectual no papel", pois a Dilma na teoria possui formação, mas afirmo que ela é a pessoa mais ignorante que eu vi pisar no Palácio do Planalto.

Ainda acho que se tivesse teste psicotécnico a mulher mandioca teria sido reprovada para o cargo e o Brasil não estaria assim hoje. Além de ser burra e não saber (o pior tipo de burrice), suspeito que ela possui algumas deficiências mentais graves.

entamoeba
Membro Novato
# fev/19
· votar

fontes_rio
A esquerda é assim, prega a liberdade, mas cospe na cara dos outros quando alguém levanta uma bandeira diferente.

Não cuspo na cara, prefiro dar um soco.

em nenhum momento agredi você

Mimimi do caralho. Aposto que ama quando o Olavo xinga todo mundo.

GRRS
Veterano
# fev/19 · Editado por: GRRS
· votar

Filippo14

Que politica liberal? De divisão da Africa (1ª guerra mundial)? Isso nunca foi liberal

Como não era liberal? Só pra citar como exemplos, o magnata Cecil Rhodes e o Rei Leopoldo II da Bélgica tinham quase 1/3 do continente Africano como propriedade privada

Crise de 1929

Isso foi a crise que a escola não te contou, com fatos e dado. Não é professor de historia te contando o que ele ouviu na faculdade federal viesada

Não entendo como acham q um texto de divulgação de um think tank descaradamente propagandista tem mais credibilidade do que docentes formados em instituições federais reconhecidas internacionalmente por sua competência e qualidade de ensino, com uma extensa grade curricular e uma carga de leitura bastante diversa do ponto de vista ideológico... Acho q tds q não idolatram o deus Mises devem ser "doutrinados" rs

Enfim, o q esse texto de propaganda neoliberal revisionista não fala é que a política econômica de reação à pré crise de 21 causou uma intensa deflação, desvalorização salarial, falências em massa (gerando oligopólios q absorviam as empresas menores falidas) e manutenção das altas taxa de juros. Fatores que serviram como soluções paliativas pra uma crise local, mas que por fim acabaram por amplificar os efeitos do crash em 29

Por sua vez, a demora da recuperação da crise de 29, ponto central do texto, se deu por uma conjunção de fatores, malandramente omitido, como por exemplo:

a) falta de cooperação internacional, onde os gov mundiais só começaram a tomar medidas em conjunto apenas em 32, após a falência bancária alemã (para efeitos de comparação, na crise de 2008 o G20 já tinha formulado um plano de recuperação econômica no ano seguinte)

b) hesitação das potencias capitalistas em abrir mão do padrão ouro (q era defendido ferrenhamente pela ortodoxia econômica do período). Isso, pois os países do capitalismo central buscavam retornar ao padrão econômico pré-guerra, mesmo q o paradigma financeiro, as condições de fornecimento de crédito, as relações geopolíticas e forças produtivas fossem dramaticamente diferentes. O apego ao padrão ouro, que implicava numa rigidez na emissão e uma falta de flexibilidade monetária dos bancos centrais, limitou muito as possibilidades de reposta a crise

c) Imobilismo do poder público em intervir na economia para sanar a crise, influenciado pela hegemonia do pensamento da escola "liquidacionista", (defendida por economistas como Schumpeter e Hayek) e abraçada tanto pelo secretário do tesouro, quando pelo alto escalão da Reserva Federal dos Eua no período. A suposição de q "empresas ineficientes precisam ser liquidadas para o bem da economia", "o mercado se auto regula" e "o gov e o banco central deveriam deixar a crise seguir sem intervenções" foram todas provadas erradas pela materialidade da crise, que só conseguiu ser superada com o pesado intervencionismo estatal do New Deal

Note que a maioria desses fatores são macro econômicos, globais não são citados, já que o texto tenta personalizar uma crise do capitalismo Global, causada por uma mudança de paradigma na figura de um único presidente americano. E lendo mais abaixo, ainda defende outros absurdos, como falar que o FDR estendeu a crise por 15 anos (???), sendo q de 33-36, a economia se recuperava rapidamente, tendo uma retração apenas em 37-38, quando justamente houveram cortes no financiamento das políticas do New Deal

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que acharam do ativismo politico do Roger Waters no show dele?