Sobre grunges... ????

Autor Mensagem
fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

ServeTheServants

Valeu mesmo cara pela dica... Penso que já ouvi falar desse livro!!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Devil_Dan

tu como descobriste essa tua vocação pra escrever?

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

fernando canuto
um belo dia eu ainda estava na quinta ou sexta série quando numa aula de redação a professora havia pedido para que fizessemos uma poesia, eu a fiz e ela percebeu que o que eu havia escrito era diferente dos "rosas são vermelhas e violetas são azuis" que os outros escreviam, e me deu um parabéns, mas não foi aí que eu descobri que eu tinha vocação, talvez eu nem soubesse ainda o significado da palavra vocação, foi a uns dois anos quando uma professora de portugues ficou gravida e chamaram uma professora substituta por uns tempos, ela era gorda, uma obesidade quase mórbida, mas ela era muito legal, e após uma redação, na qual eu tinha de fazer um conto, ela me chamou a atenção e porque o meu era o mais elaborado, ai ela me encorajou a entrar num concurso de poesia, mas acabei não participando...
e você?

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Devil_Dan

cara vai pro msn... estou on line... tens msn???

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Devil_Dan

Eu comecei faz pouco tempo e já tenho um material que pretendo publicar e pra isso eu vi que não me esforçava muito pra escrever e as coisas fluiam com naturalidade...

E sempre gostei de português e também gosto de imagens e isso foi muito interessante quando passeia a ambientar muito mais as historias!!!

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

eu agora to on

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

ok

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Mesmo que as bandas citadas sejam importantes para o grunge, o Nirvana tornou-se o representante mais importante para esse estilo e, na opinião de muitos críticos, músicos e fãs, uma das maiores bandas que já existiram.

“ Fede a Espírito Adolescente”

Kurt Cobain e Krist Novoselic encontram-se em sua cidade natal – Aberdeen, Washington – em 1985, quando resolveram formar uma banda. Kurt tocava bateria e Krist tocava baixo; as guitarras ficavam por conta de algum amigo que aparecesse para tocar.

Considerado o líder do Nirvana, desde criança Kurt falava que seria um astro de rock. Seu interesse por música veio desde cedo; sua tia Mary havia lhe dado um disco dos Beatles e seu tio Chuch, sua primeira guitarra. Ele começou a ter aulas na adolescência, quando se interessava por heavy metal e aprendeu a tocar Stairway to Heaven (Led Zeppelin) e Black in Back (AC/DC). Embora não afirmasse nas entrevistas, o primeiro show de rock da vida de Kurt foi o de Sammy Hagar (ex- Van Halen).

Mas foram as raízes punks e hardcore que definiram o som do Nirvana. Em meados da década de 80, bandas como os Melvins e Sonic Youth, atraíam muitos fãs, sendo que Kurt Cobain tornou-se um deles.

Em 1987, Cobain e Novoselic juntaram-se a Chad Channing, que ficou com o posto de baterista; Kurt tornou-se vocalista e guitarrista da banda. Logo, eles passaram a apresentar-se em festas e clubes fora de Aberdeen. A gravadora Sub Pop interessou-se pelo som do Nirvana e os contratou; o primeiro disco, Bleach, saiu em 1989.

O nome original de Bleach era Too many humans; a mudança definitiva foi inspirada em um cartaz de prevenção à AIDS em San Francisco: “Bleach your works”, algo como “desinfete suas agulhas”. Este álbum foi produzido por apenas seiscentos dólares; os integrantes do Nirvana tinham muitos problemas para conseguir dinheiro, viviam arrumando empregos temporários ou vendendo objetos pessoais. Kurt, mais de uma vez, chegou a morar dentro do carro.

Ainda antes do lançamento do segundo disco, em 1991, Kurt já apresentava problema com as drogas, o que percorreria toda a trajetória do Nirvana. Segundo Kurt, a heroína (que havia experimentado um ano antes) o ajudava a fugir de suas dores de estômago, que o atormentavam.

Quando Nervermind foi lançado, Chad Channing já havia sido substituído por Dave Grohl, ex-baterista da Scream. Finalmente, Kurt e Krist haviam encontrado na fúria da bateria de Grohl, o elemento fundamental para fazer a “magia do Nirvana funcionar”. Este ano, Nevermind tirou o disco Dangerous, de Michael Jackson, do topo das paradas americanas, enquanto seguia-se a deterioração física e metal de Cobain,

Transformado em hino grunge, Smells like teen spirit, (na época veiculado incessantemente pela MTV), é uma das canções de Nevermind. Esta expressão significa “fede a espírito adolescente” e constava de uma pichação nas paredes do quarto de Cobain. Para essa composição, ele se inspirou em Tobi Vail, uma antiga namorada que usava um perfume chamado “Teen Spirit”.

Nesta época, o Nirvana já havia alcançado grande popularidade; eles eram chamados para muitas entrevistas e acabaram por realizar uma apresentação no programa “Saturday Night Live”. No entanto, quanto mais fãs do Nirvana surgiam (e quanto mais shows ele faziam), mais Kurt Cobain isolava-se em seu próprio mundo, induzido pelas drogas.

A gravação do terceiro álbum do Nirvana foi adiada, devido a problemas de saúde de Kurt; ele foi hospitalizado várias vezes com problemas crônicos de estômago. Em 1991, a banda havia assinado contrato com a Geffen Records, que lançou no ano seguinte Incesticide, uma compilação de lados B do grupo. Esse álbum serviu para aplacar a ansiedade dos fãs, que aguardavam por material novo do Nirvana.

Em 1993, finalmente é lançado In Utero, terceiro disco do Nirvana. Para as letras das canções desse álbum, Kurt inspirou-se em sua família, da qual já faziam parte Courtney (eles se casaram em 1992) e sua filha Frances. A música Heart-Shaped Box originou-se de uma caixa de papel de seda que Courtney havia lhe dado logo que se conheceram. Em setembro deste mesmo ano, o Nirvana seguiu por uma turnê de três meses pela América do Norte, além de gravar o MTV Acústico.

In Utero constitui o trabalho preferido de Novoselic, assim como o de muitos críticos. Imagens de nascimento, morte, sexualidade e vício são retratadas nas músicas desse disco. A letra de Milk It reflete alguns desses elementos: “Her milk is my shit/My shit is her milk” (“O leite dela é minha droga/ Minha droga é o leite dela”). Em outro verso desta canção, vem a alusão a um tema que passava pela cabeça de Kurt desde o colegial: “Look, on the bright side is suicide” (“Olhe, no lado bom está o suicídio”) (CROSS, 2002, p. 323)

Depois do lançamento do terceiro disco, o Nirvana embarcou para uma turnê pela Europa no início de 1994, apesar de Cobain encontrar-se cansado das viagens - em Roma, ele tem uma overdose e as apresentações da banda são canceladas em fevereiro.

Ao voltar para os Estados Unidos, Kurt Cobain foi internado em um clínica de reabilitação em Los Angeles. Tentativas posteriores já haviam sido frustradas (como na época em que sua filha nasceu) e essa não foi diferente. No dia 1º de abril ele foge da clínica e se esconde na estufa de sua casa, em Seattle. Depois de uma semana sem que ninguém de sua família ou da banda soubesse do seu paradeiro, ele é encontrado morto, com a marca de um tiro de espingarda auto infligido contra o céu de sua boca. A autópsia encontrou altos níveis de tranqüilizantes e heroína no sangue de Kurt, que dificilmente o manteriam vivo mesmo que ele não tivesse atirado em si mesmo. “Kurt conseguira se matar duas vezes, usando dois métodos igualmente fatais.” (id. p. 411)

Neste dia, Courtney encontrava-se em tratamento para sua dependência química em uma clínica; mais tarde, ela leria partes do bilhete de suicídio para os fãs do Nirvana, que como ela, estavam inconsoláveis:

Faz muitos anos agora que não sinto entusiasmo ao ouvir ou fazer música, bem como ao ler e escrever. (...) Por exemplo, quando estamos nos bastidores e as luzes se apagam e o rugido maníaco da multidão começa, isso não me afeta do modo que afetava a Fred Mercury, que parecia amar, saborear o amor e a adoração da multidão. (...) Obrigado a todos do fundo do poço do meu nauseado e ardente estômago por suas cartas e preocupações nos últimos anos. (...) Não tenho mais a paixão e, portanto, lembrem-se, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. (id. p. 403)

Krist também divulgaria uma mensagem para os fãs, em que pedia a todos que se lembrassem de Cobain pelo que ele sempre foi, “afetuoso, generoso e terno” e que guardassem a música do Nirvana: “nós a teremos para sempre conosco”.

Com o fim do Nirvana, após a morte de Kurt Cobain, Novoselic e Grohl partiram em carreiras separadas, sendo que Grohl tornou-se o mais bem sucedido, formando o Foo Fighters em 1995. O álbum de estréia do grupo foi um revigorante ponto de partida após os “torturados caminhos do Nirvana”.

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

ouo...Nirvana foi mais que um marco na história não só do rock como da humanidade

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

ouo...Nirvana foi mais que um marco na história não só do rock como da humanidade

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

desculpem eu mandar a mesma mensagem duas vezes é que meu micro travou, bem... acontece

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Sobre o Pearl Jam

Pearl Jam
Formação: Seattle, 1990

Eddie Vedder- vocal e guitarra
Stone Gossard - guitarra
Mike McCready - guitarra
Jeff Ament - baixo
Matt Cameron - bateria

outros integrantes:
Jack Irons - bateria (deixou a banda em 1998 por problemas de saúde)
Dave Abbruzeese - bateria (deixou a banda em 1994)
Dave Krusen - bateria (participou apenas das gravações do primeiro álbum em 1991)
Biografia:

O embrião do Pearl Jam pode ser encontrado em outras bandas de Seattle, na época em que a cidade ainda não era o grande foco das atenções no mundo do rock’n’roll, como ficou sendo durante a primeira metade da década de 90. Podemos começar dizendo que o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament eram amigos e formaram uma banda de hard-rock chamada de Green River ao lado do guitarrista Steve Turner e o vocalista Mark Arm, mais ou menos na metade da décade de 80. Chegaram a gravar e lançar um disco, chamado "Rehad Doll", além de um EP, pelo selo local Sub Pop. Mas em 1988, a banda resolve se separar, sendo que Arm e Turner formariam logo depois o Mudhoney, uma das bandas primordiais do grunge. Jeff e Stone continuam juntos e, juntamente com o baterista Jeff Turner e o vocalista Andrew Wood, formam uma nova banda, chamada Mother Love Bone. Assinam um contrato com a Geffen Records e lançam em 1989 o EP chamado "Shine" e, em 1990, um álbum chamado "Apple". A banda começa a fazer a sucesso nos EUA, quando, logo depois do lançamento de "Apple", em 16 de março de 1990, morre o vocalista Andrew Wood, vítima de uma overdose de heroína.

Depois disso, Stone e Jeff se separam, mas continuam a compor e escrever músicas. Depois de algum tempo, voltam a se juntar com o propósito de formar mais uma banda. A eles se junta o guitarrista Mike McCready (ex-Shadow), mas faltava ainda um vocalista e um baterista. Por intermédio do amigo e baterista Jack Irons (ex-Red Hot Chilli Peppers), eles conhecem Eddie Vedder, que estava naquele momento trabalhando em uma indústria de petróleo em San Diego (que fica no estado da California, sendo que Eddie nasceu no estado de Illinois), mas que costumava cantar e tocar com alguns amigos nos bares da cidade, em uma banda chamada Bad Radio. Vedder recebe uma fita demo do trio de Seattle (apenas com músicas instrumentais) e gosta do som que ouve. Ele resolve escrever as letras que faltam à essas músicas (reza a lenda que ele foi surfar um dia, e, ao sair do mar, estava com as três letras prontas na cabeça – são elas: "Once", "Alive" e "Footsteps", e possuem ligação entre si), e ele mesmo grava sua performance por cima dos instrumentos na fita e a envia de volta para Seattle. O trio fica impressionado com o que ouve e resolve convidar Eddie para ser o vocal da futura nova banda. Assim, ele vai para Seattle e grava com a banda durante três semanas, sendo que ao final dessas, já estavam se apresentando para o público local.

Ao mesmo tempo que isso acontecia, Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e ex-companheiro de quarto do falecido vocalista do Mother Love Bone, resolve formar um banda para fazer um disco em homenagem ao antigo companheiro. Ele contacta Jeff Ament e Stone Gossard, que aceitam fazer parte desse projeto. Estes, por sua vez, levam Mike McCready e Eddie Vedder, e juntamente com o baterista Matt Cameron, também do Soundgarden, formam o Temple of the Dog. Gravam um excelente álbum auto-intitulado, que saiu pela A&M Records em 1991. Depois do fim dessa banda (que desde o início era apenas um projeto temporário para homenagear o carismático Andrew Wood), Jeff, Stone, Mike e Eddie decidem formar definitivamente uma nova banda, e para isso ganham o reforço do baterista Dave Krusen.

Assim, nasce o Pearl Jam. A princípio, o nome da banda seria Mookie Blaylock, que era o nome de um jogador de basquete. Mas eles tiverem que mudá-lo por problemas burocráticos, e Vedder sugere o nome Pearl Jam, que seria uma homengam à uma geléia com poderes alucinógenos que sua avó (chamada Pearl) fazia. Depois de mais algum tempo gravando material para o álbum debut, eles assinam um contrato com a Epic Records, lançando o resultado dessas gravações em agosto de 1991.
Uma das formações inciais

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Esse resultado é o disco "Ten" (número da camisa de Blaylock no New Jersey Nets), certamente um dos melhores álbuns do grunge, e do rock em geral nos últimos tempos. Possui canções belas e inesquecíveis como "Alive" (o grande sucesso radiofônico do disco, e que levou o Pearl Jam a ser conhecido nos quatro cantos do mundo), "Oceans", "Black" e "Release", outras pesadas e raivosas típicas do grunge, como "Once" e "Why Go", além de outras excelentes por si sós, como "Jeremy" (outro grande sucesso radiofônico, e que possui uma letra auto-biográfica de Vedder, narrando problemas em sua juventude), "Porch" e "Even Flow". Com a excessiva excecução desse disco nas rádios e MTVs, a banda vai ficando bastante conhecida (logo Vedder começa a sentir o peso desse sucesso) e o álbum chega assim ao Top Ten americano. A banda ganha o prêmio de Video of the Year da MTV, com o clip de "Jeremy", além de vários outros prêmios. O destaque final fica por conta das emotivas letras escritas por Vedder, responsáveis em parte pela sintonia imediata do público com a banda. Ele costuma dizer que suas letras são para serem interpretadas por cada um como bem entender, podendo até gerar interpretações distintas dependendo do ouvinte.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

o restante está no site:http://www.dyingdays.net/Pearl_Jam/

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar

Nirvana foi mais que um marco na história não só do rock como da humanidade
Nossa cara, acho que você falou uma besteira do tamanho de um hiddenburg agora.

Garanto que a galerinha marota da somália adora o Nirvana, e idolatra eles.

É delicado falar em humanidade eheh.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Álbums:
Discos oficiais Ano
Ten 1991 (Epic)
Vs 1993 (Epic)
Vitalogy 1994 (Epic)
No Code 1996 (Epic)
Yield 1998 (Epic)
Live On Two Legs 1998 (Epic)
Binaural 2000 (Epic)
Riot Act 2002 (Epic)
Lost Dogs 2003 (Epic)
EPs, singles, coletâneas, etc * Ano
Jeremy 1992 (Epic)
Merkinball 1995 (Epic)

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

esse site aí em cima tem muita coisa sobre o Pearl, por isso só coloquei uma parte, pois ficaria muita coisa aqui!!!

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

ServeTheServants
é humanidade, é algo muito expressivo e ambrangente... acho que exagerei

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Devil_Dan

mas, o fato é q Nivermind é um dos albuns mais influentes da historia do Rock mundial e isso não sou eu que digo... usa a busca e pega digitando listas, as listas que falam desse album!!!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar

Com certeza ... mas é um dos mais ... é dificil fazer todo mundo orbitar em volta desse album eheh.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

ServeTheServants

Com certeza! Esse álbum é uma parte de algo muito maior do que o grunge, que é o Rock!!!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar

É ... Nirvana sempre foi uma banda anomala. Eu não considero ela grunge não. Grunge é mais soturno, eu acho ... tipo Alice In Chains, Pearl Jam, SoundGarden, Mudhoney, Tad ... essas bandas tem um som mais denso.
No Bleach talvez Nirvana poderia ser considerado grunge. Mas depois ... acho que não.

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

fernando canuto
Rock é mais que um estilo músical, é um movimento cultural

Yusuke Urameshi
Veterano
# fev/04
· votar

Da mesma maneira que a Sub Pop havia vendido o som de Seattle para a região e para a Europa, a mídia começou a disseminar a idéia de uma novidade no Rock. O Alice in Chains já havia chutado a porta do mainstream com seu Hard Rock alternativo e agora o Nirvana vinha pra derrubá-la. Mais ou menos ao mesmo tempo, o Pearl Jam, que havia nascido das cinzas do Mother Love Bone, que havia nascido das cinzas do Green River, que de suas cinzas fez nascer o Mudhoney, lança seu primeiro álbum, já numa major - a Epic - e faz Seattle entrar de vez para a história do Rock.
Aliás, relações incestuosas é uma das características das bandas de Seattle - digo, as que realmente são da cidade de Seattle. A coisa vem de longe: Andrew Wood era vocalista do Malfunkshun. Quando a banda acabou ele formou o Mother Love Bone junto com Stone Gossard e Jeff Ament, que haviam vindo do Green River e tocavam junto com Mark Arm e Steve Turner, que mais tarde formaram o Mudhoney. O baterista do Mudhoney já tocou com o Nirvana, assim como Jason Everman já foi guitarrista, tanto do Nirvana quanto do Soundgarden... (dê uma olhada na Árvore Genealógica do Grunge, para mais detalhes).

Não se sabe ao certo de onde surgiu a denominação "grunge" (que significa sujeira, podridão), mas todo mundo concorda que partiu da mídia. Como não havia um nome para o novo produto que as gravadoras tinham a oferecer, nasce o Grunge Rock. Embora haja um elemento comum entre as principais "bandas de Seattle", incluindo atitude punk e um pé no hard rock setentista, seus estilos são tão diversos que há quem diga que a diversidade nega o rótulo.

O fato é que, se de um lado a indústria fonográfica e as próprias bandas contratadas estavam alcançando o nirvana, a cena musical da região noroeste e principalmente de Seattle foi vituperada. Todo o mundo começou a achar que Seattle só tinha bandas grunge e, de repente, a cidade foi invadida por jornalistas, empresários e malucos procurando o novo Nirvana. Quem foi esperto se deu bem. Algumas outras bandas conseguiram contrato com majors mas sem muito alarde. Ironicamente o Mudhoney, considerada por gente com Kurt Cobain e Dave Grohl, a melhor banda de Seattle, foi a última das pioneiras a assinar com uma grande - a Reprise. A verdade é que a mercantilização da música sufocou a intensidade musical da cena. Não havia mais sinceridade nem diversão; havia o dinheiro...

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar

Yusuke Urameshi

Cara tópico já deu show... dá pra entender bem o que se passou no começo dos anos 90 em termos de música e conhecer melhor esse estilo amado por uns e odiados por outros!!!

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

é como ja se discutiu anteirormente nesse tópico a industria consumista fez do que era uma voz, fez-se um grito e ficaram roucos.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar

Isso ainda vai causar hemorroidas ou uma ulcera em vocês.
Acho que se as pessoas se preocupassem menos com o rotulo, e focassem mais nas bandas separadas haveria bem menos discussão sobre tudo isso.

E o povo leva a midia a sério ainda.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar

O legal é que da pra traçar vários paralelos entre o Felipe Dylon e o Kurt Cobain ehe.

Devil_Dan
Veterano
# fev/04
· votar

ServeTheServants
falar de Dylon... os Dylon são tão ruins que nem vale a pena falar sobre eles...
mas comparando, um a midia fez nascer no outro a midia o fez morrer...

PuNk Bass
Veterano
# fev/04
· votar

ServeTheServants
O legal é que da pra traçar vários paralelos entre o Felipe Dylon e o Kurt Cobain ehe.
Porque baixar tanto a conversa de nível?