Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano

Autor Mensagem
Sharper
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
nem respondeu quais são as vantagens de ser filiado e as desvantagens de não ser filiado

Ele já falou disso sim.

Entre as vantagens estava não ser importunado por fiscais, algum tipo de auxilio juridico (ou so pressao, nao entendi bem) qdo nao quiserem te pagar ou alguma outra confusao do tipo.

Desvantagens: ser importunado pelos fiscais e impedido de trabalhar.

Pelo que entendi, acabando a omb acabam as maiores desvantagens de não ser filiado rs.

Mas o cara falou um monte sobre vantagens e apoio sim. Não me parece q ele esteja de palhaçada aqui. Posso estar enganado... Mas não parece. Parece só q ele é um pouquinho enrolado e escreve algumas coisas sem pensar.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Caramba, pode crer...

Eu também tô começando a desconfiar desse prof Rosélio, porque ele não respondeu no que é investida a verba que entra na OMB (o que é uma resposta relativamente simples), e nem respondeu quais são as vantagens de ser filiado e as desvantagens de não ser filiado (o que também não é difícil de se responder, se o cara realmente trabalha na OMB)...


É um direito seu, achar o que queira, Vou na reunião da OMB, hoje dia 06/08. as 16:00, eu disse isso ontem, dá prá esperar eu voltar da bendita reunião. Se voce confia em mim, ou não. Sem problemas, eu não pedí prá ninguém confiar. Eu disse que iría na reunião, e já estou em Belo Horizonte prá isso. A causa agora é pessoal, é do meu interesse.
Valeu
Um abraço

-Dan
Veterano
# ago/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
É um direito seu, achar o que queira, Vou na reunião da OMB, hoje dia 06/08. as 16:00, eu disse isso ontem, dá prá esperar eu voltar da bendita reunião. Se voce confia em mim, ou não. Sem problemas, eu não pedí prá ninguém confiar. Eu disse que iría na reunião, e já estou em Belo Horizonte prá isso. A causa agora é pessoal, é do meu interesse.
Valeu
Um abraço


Esta levando realmente a serio hen..

POSITIVE
Veterano
# ago/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
pedí
prá
dá prá
pedí prá
iría
prá

Outra coisa não, mas espero que esse professor não seja de português... ¬¬

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Sharper

Ele já falou disso sim.

Entre as vantagens estava não ser importunado por fiscais, algum tipo de auxilio juridico (ou so pressao, nao entendi bem) qdo nao quiserem te pagar ou alguma outra confusao do tipo.

Desvantagens: ser importunado pelos fiscais e impedido de trabalhar.


Não pode ser só isso, não! Senão não compensa se filiar!

Toda associação, seja ela qual for, sempre mantém convênio com alguma colônia de férias e dá descontos em determinadas atividades, eventos ou lugares...

Queria saber sobre isso com mais detalhes...não ser importunado por fiscais seria mais uma consequência de se ter a carteira do que uma vantagem...não é isso?

has4
Veterano
# ago/08 · Editado por: has4
· votar


Li absolutamente tudo, antes de postar. SIM, este post é grande mesmo!

-Dan
Até agora ninguem sabe pra onde vai o dinheiro...

Aguarde, logo eu coloco aquí em detalhes.

Prof. Rosélio Araujo

Como eu faço pra saber qto arrecadaram e qto foi gasto, e onde foi gasto? Existe essa transparência?
-Dan

Isto, porque é uma IMPORTANTÍSSIMA pergunta que NÃO quer calar, COM TODA A RAZÃO (veja, p.e.):

Prof. Rosélio Araujo

Eu li o tópico inteiro, e ainda não descobri para onde vai o dinheiro recebido pela ordem!

Lucas_fms

SUGESTÃO: Por que não há no site NACIONAL postando os gastos comprovados e detalhados de cada REGIONAL? ACHO realmente que o CONTROLE deve existir sim, e a vigilância exercida por todos os membros ou quaisquer cidadãos no direito de terem o acesso a todos os gastos (avaliem entidades de interesse eminentemente público!).


Eu acho que a atuação por parte da OMB esbarra em muitos problemas, como a corrupção (que é um problema do ser humano, e não das instituições em si)
supermulti

Exatamente com o fim de TRANSPARECER os atos e o escopo de entidade de respeito é que a propagação, no caso, do REAL destino da 'RECEITA', traz mais confiabilidade e uma conseqüente captação de membros.

Todas as relações e atuações institucionais esbarram em problemas, afinal são questões precipuamente humanas, e realmente a corrupção é um dos problemas, contudo, o CONTROLE EXTERNO (pelos membros) é a forma de evitar tal possibilidade de DESVIO.

É SIM, ESSENCIAL a divulgação de todos os rumos tomados pela OMB, inclusive, o destino das anuidades, sendo esta uma informação essencial tanto para membros como para não-membros (meu ponto de vista). DUVIDO que eu não tenha acesso à balancetes públicos de uma Prefeitura, por exemplo, e qualquer exceção já gera forte suspeição do mal uso do erário. À PROPÓSITO, este é um dos mais fortes ponto em discussão!

Se quer melhorias, cobre isso. É seu direito.
wagnerbutterfly

Quem faz parte deve ter DIREITOS e DEVERES, nem tanto apenas um, tampouco apenas o outro, mas deve ter uma PARTICIPAÇÃO ATIVA - afinal, penso: para ser membro não se restringiria a apenas em ter uma 'CARTEIRINHA'!

Concordo: wagnerbutterfly
Discutiram aí sobre falhas na Ordem... bem, acho que tem que ser membro pra poder reclamar de alguma coisa, em primeiro lugar. Se acha errado, conserte. Se quer melhorias, cobre isso. É seu direito.


FALTA DE CONHECIMENTO (Muitos de nós não conhecemos as leis):
A maioria realmente não tem o hábito de leitura, muito menos de LEIS (diga-se de passagem, não são poucas, dentre emendas e outras, e no caso dos músicos, a própria CLT (Consolidação das Leis Trabalhista) onde há destaque para a PROFISSÃO de músico e onde tecem alguns DIREITOS)?

Estamos aqui tentando conhecer!

Alguém já participação de alguma destas REUNIÕES da OMB, em sua região (localidade)?

Seria de fato, ainda, a OMB um "instrumento de coerção do estado
- DrBrodsky"?

SINDICATO DOS MÚSICOS – falem-me um pouco mais sobre ESTES!

Algum destaque esclarecedor-1:
Existe o sindicato dos músicos, o mais atuante é o do Rio de Janeiro. Existe várias associações de músicos e compositores. Se voce é compositor, tem suas músicas registradas, voce tem que ser filiado à alguma associação, senão voce não recebe direitos autorais. Lembrando que quem faz arrecadação de direitos autoráis e o ECAD. E se voce gosta de cantar músicas de outros compositores que não seja voce, procure o ECAD e faça o requerimento para poder tocar essas músicas, porque a multa do ECAD é alta.

Algum destaque esclarecedor-2:
A OMB, OAB, CREA e etc... Além de ter poder de fiscalização, ela pode punir o seus membros. Existe na OMB um livro de etica
que os músicos seguem, ou deveriam seguir, o não cumprimento de qualquer uma dessas regras, cabe punição.(acontece quase sempre, quando um músico é denunciado, como o não comparecimento em show agendado, incitação à violencia e uso de drogas etc..) São várias, não me lembro de memória. A OAB também pune os mal advogados e etc..
A associação na maioría das vezes, é sem fins lucratívos, como as associações de músicos e compositores, associação de maestros, associação de instrumentistas, são várias. Essas não tem poder de punição, são cobradas várias taxas, mas as vezes valor é baixo, mais pra manutenção da própria associação.
A OMB tem poder de fiscalização da prática da profissão de músicos não filiados, como também para os músicos filiados.


No SITE há as informações sobre 'todas' as existentes ASSOCIAÇÕES com outros dados pertinentes?

Além do LINK: www.ombmg.org.br
Há outros?

DA ÉTICA:
supermulti
Muito interessante...a OMB também tem um Código de Ética! Eu não sabia!

O tal livro está disponível no site da OMB também? O código está no SITE? Caso contrário, eis mais uma SUGESTÃO para inserção do mesmo ali.

Mas o que acontece é muita falta de informação, o próprio músico, vai lá tira carteira e nem sabe, se ele tem direitos ou não.

DA PARTICIPAÇÃO
-Dan
penso que seria ideal se fosse facultativo ao músico filiar-se ou não a OMB

Meu ponto de vista (pessoal):
Entendo que o é (facultativo), contudo, REALMENTE é preciso ORGANIZAR para não virar BAGUNÇA esta atividade PROFISSIONAL. Se a OMB não está organizada e não é um exemplo bem quisto por todos os ditos MÚSICOS PROFISSIONAIS, estes devem ativamente participar de todo o processo de valorização, de modo que, os NÃO PROFISSIONAIS não AVACALHEM. Isto, é FATO, agora, PENSO que, devemos conhecer o que está rolando para então fazermos nossas CONSTRUTIVAS CRÍTICAS e fazer por onde realmente tudo isto possa mudar para MELHOR!

Acho que, pensar assim é mais sensato. Lembrei-me de um amigo que certa vez comentou que teria entrado para a PM e que durante o curso fez severas críticas à citada instituição, daí, um oficial, instrutor, o respondeu: "Eis aí a sua oportunidade para mudar!" - é mais ou menos isso mesmo! De fato, ninguém é obrigado a institucionalizar-se (""), mas, deve contribuir para que as coisas melhorem, sim.

MUITA, MAS MUITA COISA PRECISA REALMENTE MUDAR NA OMB (por exemplo)! MUDANÇA, SÓ COM PARTICIPAÇÃO! Assim, eu penso! Aliás, já disseram aí acima algo como: 'viria outra (ordem) que também teria os seus problemas!'.

Vou fazer o possível para acompanhar mais de perto este ótimo TEMA, só espero que aqui as discussões sejam totalmente proveitosas e que não mais surjam os ATAQUES que a nada levam, senão demonstrar que não estamos tão maduras para desenvolvê-lo! Sem é que não poderia ser – penso! Melhorar, sempre!

Eu acho que a OMB está longe do que devería ser, mas é o que "temos".
Prof. Rosélio Araujo

Então, imaginem se nada fizerem?

CONTUDO, CONTUDO...
... Prof. Rosélio Araujo, sim senhor, agora, sim, DELEGADO A SABER PARA ONDE VAI O APURADO! Aguardarei ansioso pelo resultado da pesquisa, ok? Depois, filio-me (inscrevo-me), certamente, em sendo convincente o destino do suado dinheiro dos membros!

DIGAMOS (Faço minhas, suas próprias palavras, Prof. Rosélio Araujo): Se depois das averiguações que fizer, encontrar fatores que confirmam minha postura, vou continuar com ela. Se for o contrário, posso mudar. Porque não? Mas posso afirmar uma coisa. Eu vivo da mesma forma com ou sem a OMB.

Com respeito! SAUDAÇÕES!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


has4

e no caso dos músicos, a própria CLT (Consolidação das Leis Trabalhista) onde há destaque para a PROFISSÃO de músico e onde tecem alguns DIREITOS)

É verdade! Conheci uma dupla de sambistas (não vou dizer aqui os nomes) que, a cada três ou quatro meses, dava o cano nos donos das casas noturnas e logo em seguida já entrava na Justiça contra eles reivindicando seus direitos trabalhistas! (rsrs...)

É SIM, ESSENCIAL a divulgação de todos os rumos tomados pela OMB, inclusive, o destino das anuidades, sendo esta uma informação essencial tanto para membros como para não-membros (meu ponto de vista).

Eu acho que isso seria importante, mas, se o destino das anuidades se traduzir em vantagens e benefícios aos filiados e na valorização e proteção da profissão de músico, prá mim, a função da OMB já tá cumprida...

Pois, o que garante que os números divulgados por uma determinada instituição quanto aos seus gastos com material, departamento pessoal, investimentos, etc. correspondem à verdade? Hã!?

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Pois, o que garante que os números divulgados por uma determinada instituição quanto aos seus gastos com material, departamento pessoal, investimentos, etc. correspondem à verdade? Hã!?

Os mecanismos rígidos de auditoria interna e auto-regulamentação, pelos quais a entidade é tão famosa! -.-

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


shoyoninja

Os mecanismos rígidos de auditoria interna e auto-regulamentação, pelos quais a entidade é tão famosa!

Nenhum mecanismo de auditoria interna ou de auto-regulamentação é tão rígido que não possa ser burlado!

Toda instituição tem que prestar contas sobre seus gastos, mas isso não quer dizer que os "números" divulgados correspondem de forma fiel ao que realmente foi gasto ou repassado...(quem já trabalhou em Setor de Finanças, Sessão de Pessoal, Sessão de Material ou Setor de Administração e Planejamento sabe o que é isso).

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Hehe vc nao entendeu! :p mas tdo bem.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


shoyoninja


pelos quais a entidade é tão famosa!


Rsrsrsrsrs! Ah, agora é que eu me liguei! Agora eu entendi!

Desculpe aí!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


shoyoninja

mecanismos rígidos

Huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua!!!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/08
· votar


alguém ai sabe como é a prova da OMB para músico prático?

se eu contar ninguém acredita...rsrsr

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Claudio Natureza

Conta ai!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms

po,precisei tirar a carteira pra poder registrar o nome da minha banda como pessoa física, ai fui lá e paguei a taxa e marquei a prova , e como é de músico prático, vc pode escolher se quer guitarra, vocal, baixo, etc, e como sou vocalista, apesar de tocar violão e guitarra, fui lá e cantei duas músicas minhas pra professora que faz a prova e pronto, tirei a carteira de músico....huhauahua

não precisei nem tocar, foi a capela mesmo.

cara, a OMB é uma piada, não deve ser levada a sério, aquela instituição precisa de uma intervenção federal urgente.
e se bobear vai sair gente presa.
abç.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Claudio Natureza

Eu ainda não tirei a minha justamente por isso. A de músico prático qualquer um tira! Eu acho que é como se fosse uma autorização temporária prá poder tocar e se apresentar, não é isso?

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Eu entrei no site da OMB. Vou transcrever aqui alguns trechos:

Como se Inscrever 2008

Faz saber a quem possa interessar o ingresso na profissão de Músico, que se realizará Banca Examinadora segundo disposto no Artigo 28 - Letra "G" da Lei Federal nº. 3.857/60, nos dias:

Carteira Definitiva

O exame resume-se em: 1ª parte: Exame Escrito – 2ª parte: Solfejo – 3ª parte: Exame Prático (Método específico do Instrumento). .....................................................................

Carteira Definitiva

Músico Prático - Segundas, Quartas e Sextas-feiras das 13.00 às 17.00 hs.

Obs: O exame na categoria "MÚSICO PRÁTICO", resume-se em prova de conhecimento prático. (somente gênero popular)

Relação de documentos a serem apresentados. (XEROX)

a) Prova de quitação com o Serviço Militar (Certificado Militar)
b) Título de Eleitor
c) CIC
d) Cédula de Identidade (R.G.)
e) 4 fotos 3x4 - sem data - com gravata e paletó
f) Comprovante de Residência (conta de luz, telefone, etc.)

O portador de DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MÚSICA, Superior ou Técnico (devidamente registrado), fica dispensado dos exames, e a inscrição poderá ser feita de Segunda à Sexta-feira, no horário das 12.00 às 17.00 horas, com a apresentação dos documentos exigidos e xerox do Diploma (frente e verso).

...................................................................... .............................

Programas Para Exames

VIOLÃO - ERUDITO

Horário:
Início: às 13.00 horas
Término: às 14.00 horas


- São 10 questões, tendo que acertar no mínimo 6 questões para alcançar a nota mínima, que é 6,0 (seis).

1ª. PARTE - EXAME ESCRITO:
1. Separar compassos
2. Grafias diferentes que tenham o mesmo efeito
3. Ornamentos (com sua execução)
4. Formar acordes de 3 sons da Tônica - Subdominante - Dominante e Sensível (na tonalidade dada)
5. Tons vizinhos maiores e menores
6. Escala homônima maior ou menor
7. Escala Enarmônica maior ou menor
8. Escala Cromática maior ou menor na 1ª e 2ª grafia
9. Intervalos (classificar e completar)
10. Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

2ª. PARTE - SOLFEJO - FÓRMULAS SIMPLES E COMPOSTAS
Duração do Exame: 30 minutos

3ª. PARTE - EXAME PRÁTICO - MÉTODO ESPECÍFICO DO INSTRUMENTO
• F.Sor: Op. 9 (variação sobre um tema de Mozart, André Segóvia)
• Flauta Mágica ou Folias de Espanha Op. 15
• 1 peça de Autor Moderno
• 1 peça ou estudo de autor Brasileiro
• 2 peças Transcritas, sendo uma de Bach

VIOLÃO OU GUITARRA - POPULAR

Horário:
Início: às 13.00 horas
Término: às 14.00 horas

- São 20 questões, tendo que acertar no mínimo 12 questões para alcançar a nota mínima, que é 6,0 (seis).

1ª. PARTE - EXAME ESCRITO:
1. Acidentes Musicais
2. Armações de claves com sustenidos e bemóis maiores e menores, enarmônicos e homônimas
3. Formulas de compassos com unidade de tempo e compasso
4. Formar compassos com várias formas
5. Separar compassos
6. Sincopas e contratempo regular e irregular
7. Andamento (os principais)
8. Dar nome de termos de caráter expressivo na música
9. Claves e vozes
10. Nomear a tonalidade de um trecho musical
11. Na tonalidade dada, formar acordes de 3 sons da Tônica, Subdominante, Dominante e Sensível
12. Classificar e completar intervalos
13. Tons vizinhos - maiores ou menores
14. Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

2ª. PARTE - SOLFEJO - FÓRMULAS SIMPLES E COMPOSTAS
Duração do Exame: 30 minutos

3ª. PARTE - EXAME PRÁTICO - MÉTODO ESPECÍFICO DO INSTRUMENTO
• 2 estudos do 3º. ou 4º. ano
• 2 peças populares do 3º. ou 4º. ano
• Escalas maiores em todas as tonalidades e menores pela forma melódica
• Sequências: Maiores e menores das posições naturais
• Ritmos: Samba, Bolero, Marcha-rancho, Guarânia, Rock, Balada, Samba-canção, Bossa Nova, Baião, Frevo, etc
• BASE: FA M, FA m, SIB M e SIB m (até 8ª. casa)

...................................................................... ..........................

CONTRABAIXO - POPULAR

Horário:
Início: às 13.00 horas
Término: às 14.00 horas


- São 20 questões, tendo que acertar no mínimo 12 questões para alcançar a nota mínima, que é 6,0 (seis).

1ª. PARTE - EXAME ESCRITO:
1. Acidentes Musicais
2. Armações de claves com sustenidos e bemóis maiores e menores, enarmônicos e homônimas
3. Formulas de compassos com unidade de tempo e compasso
4. Formar compassos com várias formas
5. Separar compassos
6. Sincopas e contratempo regular e irregular
7. Andamento (os principais)
8. Dar nome de termos de caráter expressivo na música
9. Claves e vozes
10. Nomear a tonalidade de um trecho musical
11. Na tonalidade dada, formar acordes de 3 sons da Tônica, Subdominante, Dominante e Sensível
12. Classificar e completar intervalos
13. Tons vizinhos - maiores ou menores
14. Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

2ª. PARTE - SOLFEJO - FÓRMULAS SIMPLES E COMPOSTAS
Duração do Exame: 30 minutos

3ª. PARTE - EXAME PRÁTICO - MÉTODO ESPECÍFICO DO INSTRUMENTO
• 3 estudos
• Escalas maiores e menores pela forma melódica
• Executar 3 músicas de ritmos diferentes, trazendo acompanhante de base e fazer improvização.
• Obs.: trazer o instrumento

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


POSITIVE
Prof. Rosélio Araujo
pedí
prá
dá prá
pedí prá
iría
prá

Outra coisa não, mas espero que esse professor não seja de português... ¬¬


Eu tenho o que fazer, além de escrever aquí, se voce quizer leia, se não quizer, ......................................................deduza o reto.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Voltando ao assunto.
O dinheiro arrecadado pela OMB.
Os conselhos reginais recebem, e é retirado os valores para despesas, das regionais, como: Manutenção dos locais físicos, luz, agua, telefone, a papelada, sálario de funcionários, comissão de fiscais. E o restante é enviado, ao conselho federal, que repassa para o Ministério da Educação e cultura MEC. O que o MEC faz, todos sabem. Isso é que está nos livros da OMB, achei convicente, acho que é a forma legal, não estão enviando dinheiro para o bolso de ninguém. Eu me dou por satisfeito, continuo sendo Delegado da OMB, e se voces quizerem ou acharem que deve, vamos dar o assunto por encerrado, porque o meu ponto de vista com relação a OMB, continua o mesmo, ou Seja: Eu acho que todo músico(que vive da música) tem que ser filiado. Eu vou continuar fiscalizando. Eu acho que não tenho muito mais o que dizer. Já que o problema maior era para onde ía o dinheiro arrecadado pela OMB, e agora não é mais problema.
Um abraço a todos

E como eu disse, se acharem saudável continuar a discussão, vamos continuar, mas sabendo que meu ponto de vista será o mesmo relatado nas paginas anteriores.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Eu ainda não tirei a minha justamente por isso. A de músico prático qualquer um tira! Eu acho que é como se fosse uma autorização temporária prá poder tocar e se apresentar, não é isso?

Se voce quer tirar a carteira de músico erudíto, estude bastante, porque a prova não é assim tão fácil.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Toda instituição tem que prestar contas sobre seus gastos, mas isso não quer dizer que os "números" divulgados correspondem de forma fiel ao que realmente foi gasto ou repassado...(

É isso, temos que acreditar que os relatórios, à que temos acesso é fiel e verdadeiro.
Um abraço

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


Tirado do Site Brasilcultura:
Uma liminar determina que a Ordem dos Músicos deve apresentar atas de eleições e prestações de contas desde o ano de 1964

Se quiserem obedecer à Justiça, os diretores do conselho regional carioca da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) terão de apresentar provas de suas aptidões musicais ao juiz federal Adriano Saldanha Gomes de Oliveira. É o mesmo que eles têm exigido dos músicos brasileiros desde a criação da OMB, apesar de CartaCapital ter provado, na edição 185, de 17 de abril de 2002, que é possível obter registro sem ter nenhuma aptidão musical. Agora, o feitiço virou contra os feiticeiros abancados na autarquia desde a instauração da ditadura militar.

A determinação do juiz, publicada em 5 de junho, atende a uma ação popular movida no Rio de Janeiro pelos músicos eruditos e professores Gabriel Gagliano, Eduardo Camenietzki e Sérgio Barboza, a cantora lírica Patrícia Vilches e o doutor em etnomusicologia Samuel Araújo. A prova de aptidão é apenas um detalhe: a OMB carioca tem o prazo de 15 dias para apresentar em juízo o estatuto da instituição, a listagem de cargos e salários do quadro funcional atual, atas de assembléias e prestações de contas desde 1964 e atas de eleições, entre outros itens.


Um dos objetivos pontuais, segundo os autores da ação, é estancar a prática recorrente da OMB, de antecipar na surdina eleições que, pela lei de criação do órgão, deveriam acontecer todo mês de novembro. "Nós só queremos eleição direta. Muitos desses diretores são militares que ocuparam a burocracia e não sabem tocar nada", protesta Camenietzki, que após começar a criticar publicamente a Ordem enfrentou processo de cassação do registro, vencido em primeira e segunda instância.

O objetivo central do levante contra a falta de transparência da OMB, ainda não conquistado mais de duas décadas após o encerramento oficial da ditadura, é o de democratizar e moralizar a gestão de direitos e deveres dos músicos. Já não era sem tempo, e a palavra agora pertence à OMB.

http://www.cartacapital.com.br/2007/06/449/a-omb-sob-julgamento/
por Redação


supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado de São Paulo estabelece que o piso salarial para músicos em casas de diversões, bares, etc. é de R$27,95 por hora e, se for trabalho noturno (entre 22h00min e 05h00min), é de R$33,54 + 20%.

Pois bem: quem é ou já foi músico da noite, sabe qual é a realidade, ou seja, os donos das casas noturnas costumam oferecer para a banda um valor bem inferior a esse (geralmente, entre R$30,00 e R$70,00 POR NOITE para cada um!).

Portanto, é muito difícil (prá não dizer quase impossível) que esses valores sejam cumpridos na noite.

Como é que um músico, com a carteira definitiva, pode exigir que esses valores sejam respeitados?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


supermulti
O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado de São Paulo estabelece que o piso salarial para músicos em casas de diversões, bares, etc. é de R$27,95 por hora e, se for trabalho noturno (entre 22h00min e 05h00min), é de R$33,54 + 20%.

Pois bem: quem é ou já foi músico da noite, sabe qual é a realidade, ou seja, os donos das casas noturnas costumam oferecer para a banda um valor bem inferior a esse (geralmente, entre R$30,00 e R$70,00 POR NOITE para cada um!).

Portanto, é muito difícil (prá não dizer quase impossível) que esses valores sejam cumpridos na noite.

Como é que um músico, com a carteira definitiva, pode exigir que esses valores sejam respeitados?


Eu acho que depois de tudo que estamos discutindo, nós temos que tomar alguma atitude (cara pintada mesmo) se a OMB exite para melhorar a vida do músico, ela terá que fazer isso, todas as reformas começam de um ponto, e está é a hora de unirmos para buscar uma melhor condição de trabalho, mais respeito, porque o que fazemos querendo ou não, é a cultura do país.
Essa discussão em que nós estamos participando, é a primeira em todos os tempos. Ninguém nunca discutiu se valía a pena ou não ser filiado à OMB, por isso eu disse de cara que era Delegado da OMB, podería ter me acovardado como a maioría sempre faz. Se a revolução tem que começar por nós. Vamos começar, vamos dar o nosso grito. Eu disse que continuo sendo Delegado da OMB, porque eu ví e ouví que as pessoas que dirigem a OMB, querem mudanças também, não querem que a OMB seja só um orgão fiscalizador, mas sim um defensor dos direitos dos músicos. Tudo que foi colocado até esse momento, foi(ou está) sendo o começo de um novo ponto de vista. Se do jeito que está não serve, não vamos acabar, mas vamos adequar a nossa necessidade. E as unicas pessoas que sabem as necessidades de um músico, são os músicos.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


POSITIVE
Prof. Rosélio Araujo
pedí
prá
dá prá
pedí prá
iría
prá

Outra coisa não, mas espero que esse professor não seja de português... ¬¬


A nossa preocupação vai muito além de pontos, virgulas e acentos. "Cai na real...Voce tá boiando".
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Como é que um músico, com a carteira definitiva, pode exigir que esses valores sejam respeitados?

Faça uma nota contratual, (é so baixar na internet) é de graça, preencha (nela tem: data, horário, valores e etc...) e leve para o contratante assinar, depois pega um visto na OMB,(também é de graça) e pronto, o dono da casa vai te pagar de qualquer jeito, até se for no "quinto dos inferno" mas vai te pagar, eu garanto.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado de São Paulo estabelece que o piso salarial para músicos em casas de diversões, bares, etc. é de R$27,95 por hora e, se for trabalho noturno (entre 22h00min e 05h00min), é de R$33,54 + 20%.

Esses valores são estipulados pelos sindicatos, mas na verdade vale mais o que voce acertar com o contratante, mostre pra ele esses valores. Como o mercado do músico está bem saturado, as vezes voce tem que aceitar o que o contrante quer, se voce não fizer, outro vai fazer. Mas o valor que voces acertarem, ele terá que cumprir.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


supermulti
Eu ainda não tirei a minha justamente por isso. A de músico prático qualquer um tira! Eu acho que é como se fosse uma autorização temporária prá poder tocar e se apresentar, não é isso?

Não. A carteira de músico prático também tem validade indeterminada. Mas as anuidades tem que estar em dia. Como a de músico erudíto.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Tudo que foi colocado até esse momento, foi(ou está) sendo o começo de um novo ponto de vista. Se do jeito que está não serve, não vamos acabar, mas vamos adequar a nossa necessidade.

Sim, porque é ridículo e ao mesmo tempo triste o músico ter que se submeter a toda sorte de infortúnio, descaso e desrespeito por parte dos donos de casas noturnas, sem ter ninguém a quem recorrer.

Outra coisa: várias casas noturnas trocaram o som ao vivo por DJ ou videokê, tirando o emprego de muitos músicos, ou abaixando o cachê pela metade...

Um músico pode denunciar uma casa noturna que não esteja respeitando a tabela do sindicato ou que trocou o som ao vivo por... videokê, por exemplo?

Qual sua opinião sobre isso?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


Sharper
Mas não parece. Parece só q ele é um pouquinho enrolado e escreve algumas coisas sem pensar.

É isso meu velho, voce tira o que for proveitoso, o que não for.......deleta. Eu sou assim mesmo. Mas voce já viu um músico normal?
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrrrrrrsrsrs
Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano