Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano

Autor Mensagem
wagnerbutterfly
Veterano
# out/08
· votar


essa de poder trazer instrumentos na mala como "ferramenta de trabalho" só apresentando a carteirinha, já é um pusta incentivo por si só.
Se tiver um link ou informação relativa, portaria da alfândega ou do MF, seria legal colocar.
******************************************
Olha, esse assunto da OMB já está rolando faz uns dias, e por incrível que pareça eu li todas as 15 paginas. Tem membro que não conhece a Ordem, tem não-membro que conhece menos e ainda fica repassando opinião do tipo "ouvi dizer" que só serve pra desinformação.
Posso parecer mais punk do que sou dizendo isso, mas pra se ter opinião sobre alguma coisa, acho que o mínimo que devemos ter é base pra discutir. Se está dando opinião sem ter baixado e lido os estatutos, FY. Vá pro forum da revista Claudia e dê sua opinião sobre absorvente, também.
Eu fiz contato telefônico com um dos escritórios, ainda estou devendo uma visita pra conhecer o local e esclarecer algumas dúvidas. Tentarei fazer os exames ano que vem e tirar minha carteirinha. A PARTIR daí eu poderei realmente avaliar se é válido ou não, e também se posso participar pra mudar o que não acho correto.
******************
Rosélio
você tem dedicado um tempo considerável respondendo o que sabe sobre o assunto, e peço que continue. Melhorar algo é sempre complicado.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


wagnerbutterfly
Rosélio
você tem dedicado um tempo considerável respondendo o que sabe sobre o assunto, e peço que continue. Melhorar algo é sempre complicado.


Na verdade a maioría das pessoas nem são filiados da OMB, e gostam de dar suas opiniões, muitos destes, nem músicos são, no maximo toca um "violãozinho" mas "tá" valendo. Eu podería falar mais um monte de coisas, tanto as coisas boas quanto as ruins da OMB, mas não vale a pena, aí começam as agressões pessoais e etc...
Tire sua carteira de músico sim, voce vai ter orgulho de mostrá-la.
Um abraço

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
parabens pela sua contribuiçãoneste topico

de 60% passa para quanto os impostos para importaçao de intrumentos com a carteira de musico?

jimmy vandrake
Veterano
# out/08
· votar


wagnerbutterfly

Como vc ainda está devendo uma visita. . . Toca e não tem carteirinha. . . recomendo a vc que toque somente em casa.
Depois tire a carteirinha para quando os fiscais lhe derem um carteiraço, vc poder se defender.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


MatheusFarage
de 60% passa para quanto os impostos para importaçao de intrumentos com a carteira de musico?
Eu não tenho esta informação em percentual, vou dar uma olhada e posto aqui.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


wagnerbutterfly
essa de poder trazer instrumentos na mala como "ferramenta de trabalho" só apresentando a carteirinha, já é um pusta incentivo por si só.

Isso aconteceu esta semana. Uma banda de pagode foi parada em uma blitz, com todos os instrumentos no carro, "e num pais que se prega que não há preconceito",( voces sabem o quero dizer) eles teriam que apresentar nota fiscal de todos os instrumentos. Quando apresentaram a carteira, foram liberados e os "policiais" pediram desculpa. Já é um avanço.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


jimmy vandrake
Toca e não tem carteirinha

Quer uma dica, que eu não deveria dar. Mas vou dar. Se voce não tem carteira, continue tocando normalmente. Se o fiscal chegar, não crie nenhuma situação, deixe que ele te autue. Depois voce procura uma delegacia da OMB e transforma o valor da multa que voce vai pagar como valor que voce iria pagar para tirar a carteira. Se a multa for R$ 500,00, e a carteira R$ 150,00 . O valor que voce irá pagar são só os R$150,00.
Voce pode tocar 30 anos e nunca um fiscal te pedir a carteira. Quanto a recolher instrumentos, isso é contra a lei. Não entregue seus instrumentos a nenhúm fiscal. Ele não tem autoridade para isso.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


MatheusFarage
de 60% passa para quanto os impostos para importaçao de intrumentos com a carteira de musico?

Se voce trouxer instrumentos para seu uso, voce não paga imposto. É considerado instrumento de trabalho. Voce terá que apresentar nota fiscal no seu nome.
Se voce pedir e te for enviado por alguém, o imposto será o mesmo.
Lembrando que a carteira da OMB, tem fé pública, e vale como documento em qualquer parte do mundo.
Um abraço

fulanno
Veterano
# dez/08
· votar


como é o teste?

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


fulanno
como é o teste?

Exixtem 2 tipos de carteira: Erudíto e Popular. As 2 tem mesmo valor, direitos e deveres.
Se voce tem diploma de conservatório, faculdade ou de algúm curso reconhecido pelo MEC, voce não tem que fazer prova. É só apresentar xerox do documento.

Carteira Erudíto
Se voce toca instrumento lendo partitura, voce faz uma prova escrita e tem que executar uma peça (música) que é dada pela OMB. Para o instrumento para qual quer a carteira.

Músico prático.
Se voce quizer tirar carteira de músico prático, voce terá que tocar 3 músicas ( à sua escolha) com o instrumento para o qual quer a carteira. Obs: Não tem prova escrita.

As 2 tem mesmo valor.

Streme
Veterano
# abr/09
· votar


o topico morreu mais posso revive-lo :D

Professor tenho duvidas quanto ao teste...

vc diz que as duas tem o mesmo valor, entao para mim vou seguir apenas um lazer musical e que da mesma maneira sou "obrigado" a ter a carteira posso escolher a carteira de Musico Prático certo?

Musico Pratico: voce terá que tocar 3 músicas ( à sua escolha) com o instrumento para o qual quer a carteira. Obs: Não tem prova escrita.

não tem prova, apena preciso tocar 3 musicas a minha escolha...

eu chego lá e digo que quero tirar a carteira recebo a lista de musica para tocar...

e ai tenho que tocar as musicas na hora, é marcado um dia para mim tocar as musicas como é?

a inteção da pergunta é saber se as musicas tem que ser tocadas na hora ou se o musico pode ter o tempo para tirar as musicas e depois voltar e tocar.

aguardo resposta... quem souber pode responder tbm...

Agradecido.

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Streme
não tem prova, apena preciso tocar 3 musicas a minha escolha...

Se voce for direto na OMB voce tira carteira na hora. Em Belo Horizonte de segunda a quinta das 12:00 as 17:00. Se for no interior, é só aguardar a presença da banca examinadora. Procure a delegacia da OMB da sua cidade ou a mais proxima e se informe. Para a carteira de músico prático não tem prova escrita ( Estão dizendo que poderá ter apartir do próximo ano 2010) e voce pode tocar e ou cantar músicas da sua escolha.

Um abraço

renato_nog
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo


Levantando de novo o tópico.

Farei em breve o teste de músico prático.

Já toco contrabaixo e violão há pelo menos 12 anos (ao vivo, compondo, gravando, etc.). Mas sinto que 'chegou a hora' de me profissionalizar de fato, já que hoje só trabalho com música.

Eu chego na OMB nos dias marcados, e posso tocar e cantar as músicas no violão, por exemplo? Ou no violão, tem que ser música instrumental?

E quanto ao baixo? Só chego e faço um "groove" e pronto?

Se eu fizer tudo isso, minha carteira de músico prático fica em qual categoria: baixista, cantor, violonista, etc??

Obrigado pela informação!
Renato.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


renato_nog
Eu chego na OMB nos dias marcados, e posso tocar e cantar as músicas no violão, por exemplo?

Na carteira voce pode colocar 2 instrumentos que voce toca. Se voce canta. Coloque na carteira: Cantor e Violonista. Prepare umas 3 músicas, e voce toca e canta, e assim voce já estará sendo avaliado como instrumentista e cantor. Voce pode levar alguém para tocar contigo, (um percussionista por exemplo.) Mesmo que este não vá para tirar carteira. É muito simples. Se voce já toca e canta, não terá nenhúm problema. É só fazer o que voce faz como músico no seu dia a dia.

Um abraço

renato_nog
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Obrigado pelas dicas!

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteira de músico. Tô pensando em abrir mão esse ano