Por que poucas bandas usam de teclados Yamahas?

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# jul/05 · Editado por: Theo22


A grande maioria das bandas como:
Jota Quest e outras quem compõem o Rock Pop nacional
Os dances com aquele peso - disco dance e Eletrónicas
Os clássicos e antigas - Hits Again (em regravações)
Jordan Rudess e a banda que ele toca Dream Ttheater
M.P.B brasileira
e muitas outas...
Os músicos tecladistas, usam teclados Roland, Korg, Alesis, Kurzweil, e raras vezes Yamaha. Isso tando nacionamente como internacionalmente.

Por que a Yamaha é tão excluida de banda?

Os arranjadores da Yamaha são muito usados para trabalho individual, uma é pelo preço, e outra pelas funções que são boas.

Mas em bandas, ouvimos outros timbres, que estão ligado a outras marcas. Será jogo de mercado? Ou é mesmo preferência dos músicos?

Todos os estúdios que já entrei, ou tem Roland ou Korg, só um estudio que entre que vi um DX7 da Yamaha. Sorte deles..hehehe

Então a Yamaha é pouco usada em termos de estudio também.

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


- Em bandas não há necessidade de se usar arranjadores e a Yamaha faz sintetizadores extremos: ou básico demais (atualmente S-03) ou sofisticados demais (atualmente Motif). Não tem meio termo, pelo menos com uma boa relação custo benefíco é so olhar para o S-30, são caros demais! Isto não foi diferente em épocas passadas.
- Um outro motivo talvez seja o nome Yamaha que ficou queimada pelo preconceito quanto PSR's.
- E eu particularmente não uso Yamaha porque não tenho dinheiro para comprar um Motif e um S03 que dá para comprar tem síntese AWM2, mas soa como um PSR aos meus ouvidos, mas isto já é bem pessoal!
- Outra coisa! Garanto que se a sua banda favorita usar Casio você fai ficar orgulhoso de ter um igual para tocar as suas músicas. Talvez seja o motivo do uso de Roland e fazer com que eles valorizem pra caramba no mercado de usados. Ex: Piano acústico dos XP's - acham bonito porque não tem parâmetro de comparação - Para mim eles não soam como um piano de verdade, pelo menos nas configurações de fábrica. Não falo que são feios, mas é o que a maioria das bandas brasileiras usam, daí quando temos um e vemos que podemos ter aquele timbre ficamos todos orgulhosos.

Se eu estiver mentindo me corrijam por favor! Obrigado e abraços.

Rick_Wakeman
Veterano
# jul/05
· votar


Tive alguns PSR's e depois que troquei por Roland realmente pareceu coisa de outro mundo.

Parece que falta força nos timbres da Yamaha... embora um ou outro seja supreendente.

Por isso estou meio com pé atrás de pegar um s-03... pode ser preconceito da minha parte, mas a marca está pesando nessa decisão.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


pra mim pesou muito quando decido comprar o Juno-D

pq tb tenho um PSR-520..... e cheguei a ver o S03........ mas nem dei muita bola pra ele não..... por questão de gosto.... preferi o Juno-D com anos luz de distancia :D

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey
Seu comentário foi perfeito e mais do q verdadeiro!!!!
Vale ressaltar q bandas como Dream Ttheater , na qual o Jordan Rudess é o tecladista, marcas patrocinam, como no caso a Korg, q é patrocinadora oficial deste tecladista, q inclusive é super vanglorizado nos sites internacionais da marca.
Até mesmo, uma banda q usa Yamaha, o Skank, é patrocinado pela Yamaha para usar o instrumento da marca.
A maioria das bandas de axé, são patrocinadas pela Roland, por isso q vc não vê trios elétricos com teclados da Korg, nem Alesys, porém, as q não são patrcinadas pro ninguém, tem um motif básico no palco.
O prórpio Frank Aguiar, q usava um Korg i3-30, já falou em revistas e reportagens q era patrocinado pela korg, por isso não usava outras marcas de teclados...

Acho q os tecladistas tem q comprar teclados originados pelo gosto pessoal e pelo conhecimento tecnico e musical de equipamentos ou qualidade instrumental... O problema é q a maioria deixa se alienar simpelsmente pela mídia, q nada mais é do que paga para exibir suas marcas e produtos!!!!!!

Não é pq uma banda ou outra não usa uma arca, ou pq outra usa uma marca exclusiva, etc... Q uma outra marca de teclado não seja boa... Até eu, se fosse pago pela Korg pra tocar com teclados arranjadores deles, eu diria q são os melhores teclados do mundo e q são os unicos q prestam, por só usaria teclados deles em palco... Só q o caso hj é q eu valorizo a questão de fidelidade e qualidade sonora, e apenas dou a minha opnião de conhecimento pessoal, por isso valorizo a Yamaha, no quesito ao qual trabalho, fora isso, só valorizo em matéria de qualidade a Roland, o resto pra mim é apenas resto, me desculpem mas está é apenas uma opnião sincera minha.

Abraços a todos!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Rick_Wakeman
Qual PSR vc teve e qual Roland vc comprou????? Seria legal vc citar os modelos para avaliarmos sua citação!!!!!

Abraços

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
O legal, é q vc tinha um Arranjador amador da Yamaha, e evoloui para um sinteizador profissional básico da Roland, por isso vc sentiu diferença... Agora se vc tivesse trabalhado com um Motif da Yamaha, vc continuaria detestando os Rolands... Faz parte... Eu mesmo, acho os motifs melhores q os Fantons em qualidade, até pelas placas de som serem melhores, porém acho o Fanton em sistema programacional melhor do que o Motif, talvez por isso eu ficaria com um Fanton na escolha, mas com plena conciencia de q a Yamaha com o motif tem qualidade superior a "mil anos luz"....

Abraços
PS: Vc poderia testar tbm o S03, é bem melhor q o PSR520, e em relação aos timbres de soprs, tbm supera o Juno´D, porém nos demais timbres, com certeza o Juno D é superior ao S03, agora se fossemos falar sobre o S80 e S90, o Juno perderia.

fuuuuuuuuuuuui

Durval Dellê
Veterano
# jul/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


mas eu testei o S03... e acho que o Juno-D é anos luz de diferença ao S03.. mas é o que eu acho..... opinião minha :D

Sei lá não gostei de trabalhar com o S03.. não me satisfez.

até pq vc falou dos timbres de sopro... o que eu faço questão de usar o mínimo possível... e vc sabe pq.. q a gente já conversou a respeito disso em outro tópico..

a minha pira é piano (q o Juno-D dá de 10 a 0 no S03) nos organs fica meio que no meio a meio.... e em synths, leads e pads.... o Juno-D dá de 100 a 0.

wernegher
Veterano
# jul/05 · Editado por: wernegher
· votar


Theo22
MetalKey

O comentário de vocês é realmente verídico. Bandas TOP quando usam alguma coisa da Yamaha em termos de teclado, usam a linha MOTIF ou a S (80 ou 90). Apesar dos PSRs terem "queimado" o filme da Yamaha durante alguns anos, existem equipamentos recentes desta linha com timbres bem melhores que seus antepassados, embora não ofereçam ainda a qualidade dos instrumentos TOPs da própria Yamaha, como MOTIF \ MOTIF ES \ S 80 \ S 90 e de outras marcas.

Apenas como adendo, no próprio site da Yamaha existe a lista dos artistas brasileiros que são seus endorsments. E os que utilizam teclado Yamaha são:
Ivan Lins (S-90), Henrique Portugal (Skank - EX-5) e Sacha Amback (atualmente com Zeca Baleiro), que embora não cite qual o modelo Yamaha utilizado, se especializou em programações em sintetizadores, como o próprio site do artista diz. É claro que o mundo artístico não é feito de endorsments, muito pelo contário, isso é uma minoria. Mas o que podemos perceber é que as grandes bandas e artistas nacionais e internacionais utilizam em sua esmagadora maioria sintetizadores\pianos elétricos\workstations e coisas do tipo, e não arranjadores.

Rick_Wakeman
Veterano
# jul/05
· votar


Qual PSR vc teve e qual Roland vc comprou????? Seria legal vc citar os modelos para avaliarmos sua citação!!!!!

Vinícius, tive o PSR 200, o 500 e o 520...

Alguns timbres eram realmente excelentes... mas a maioria não tem pegada... parece que falta força na geração da onda.

Não sei explicar bem, mas nunca me senti completamente satisfeito com nenhum deles.

Troquei o 520 por um Roland D-20, que apesar de ser do tempo da televisão a lenha, foi uma grande evolução pra mim. As baterias do Roland são muito superiores, o sequenciador nem se fale...

wernegher
Veterano
# jul/05 · Editado por: wernegher
· votar


Apenas acrescentando que os arranjadores hoje no mercado musical tem evoluido bastante e que obviamente têm demanda, haja vista o sucesso de vendas deste tipo de equipamento.
A não utilização deste tipo de instrumento por bandas pode ser associada ao fato de que estes são mais apropriados para usuários "stand alone", vamos assim dizer. Músicos e cantores que utilizam ritmos pré programados e coisas do tipo.

wernegher
Veterano
# jul/05 · Editado por: wernegher
· votar


Rick_Wakeman
Roland D-20

Caraca....esse é do fundo do baú mesmo !! rs

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
a minha pira é piano (q o Juno-D dá de 10 a 0 no S03) nos organs fica meio que no meio a meio.... e em synths, leads e pads.... o Juno-D dá de 100 a 0.
Concordo!!!!!! Porém os editores do S03 são melhores, issoinfluencia para um bom programador, q pode fazer um piano de brinquedo virar um verdadeiro timbre clássico a la Mozart!!!!.
Agora se tratand dos timbres internos, apesar de nao concordar muito, principalmente qd se referiu aos orgãos, pq os orgaos sao bem melhores no S03, mas em relação ao piano e leads, etc... Tenho q concordar com vc... Até pq o Juno D é mais novo, e isso é uma vantagem imensa!!!!!

Abraços

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Rick_Wakeman
Vinícius, tive o PSR 200, o 500 e o 520...

Alguns timbres eram realmente excelentes... mas a maioria não tem pegada... parece que falta força na geração da onda.

Não sei explicar bem, mas nunca me senti completamente satisfeito com nenhum deles.

Troquei o 520 por um Roland D-20, que apesar de ser do tempo da televisão a lenha, foi uma grande evolução pra mim. As baterias do Roland são muito superiores, o sequenciador nem se fale...


A diferença vc sentiu pelo fato de ter tido teclados arranjadores amadores e depois troca por um sinth de outra arca e profissional. O Q mais uma vez não quer dizer q só pq é Roland é melhor... Se vc tivesse com um S03, ou um S90, ou então um PSR1000, ou u DGX500, ou até mesmo um PSR3000 e depois trocado por um XP80, ou um Juno D, etc... Aí vc não ia sentir superioridade nos Rolands, mas a questão ocorreu pelo fato de vc ter trocado um teclado super fraco por um antigo mas totalmente superior em edições de timbres!!!!!!

Abraços

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Complementando um comentário feito por um usuário sobre PSRs...

embora não ofereçam ainda a qualidade dos instrumentos TOPs da própria Yamaha, como MOTIF \ MOTIF ES \ S 80 \ S 90 e de outras marcas.

Não querendo discordar mas já discordando, este comentário foi infeliz pelo simples fato de os mesmos timbres existentes no S90 existirem tbm nos novos PSRs e pelo fato de os editores de timbres dos novos PSRs serem mais completos q o S90. Outro detalhe, o q torna o PSR mais barato é apenas o material de estrutura do tecaldo, q no S90 é mais seguro e reforçado, além de ter mais teclas e semi-pesadas de arfim. Só este detalhe a acrescentar, em relação ao Motif concordo 100%, mas em relação ao S90, seria ignorancia de qualquer um concordar com isso!!!!!

Abraços a todos!!!!!
Vinícius Augusto

Rick_Wakeman
Veterano
# jul/05
· votar


Vínícius Augusto

Veja que em nenhum momento eu disse que os Yamaha são inferiores apenas por serem Yamahas. Apenas relatei que a linha PSR realmente deixa a desejar, talvez venha daí um certo preconceito que tenho em relação à marca.

Achei a praticidade dos Yamaha muito ruim... é confuso fazer qualquer coisa nele, parece ser mal planejado. Não duvido que os S-03 tenham corrigido isso.

Mas como foi dito acima, o lance de bandas é patrocínio. Não tem relação com qualidade.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Rick_Wakeman
Mas como foi dito acima, o lance de bandas é patrocínio. Não tem relação com qualidade.

100% CORRETO!!!!!

relatei que a linha PSR realmente deixa a desejar
Levando em conta os PSRs2100-2000-1500-1100-1000 e inferiores, até concordo q em relação deb teclados para bandas, vc está corretissimo, mas em relação aos teclados PSR3000-9000-9000pro-Tyros, esta realidade muda, pq estes tecaldos são sinteizadores e possuem função de arranjadores, por isso integram a familia Workstation Arranjador, pq além de editar os timbres como sinths, possuirem caracteristicas de arranjadores, tbm possuem sequenciador e funções de expansão de timbres ou memória, o q os tornam superiores a maioria dos teclados sinteizadores tops com preço igual ou inferior a estes teclados, prova disso em algumas demos q posso ceder para vc comparar com qualquer outro teclado e em complemento ainda posso dizer, q existem teclados Qs, Xps da vida ou alguns tritons q não batem em algusn PSRs, digo isos em qualidade de timbre e edição e não em estrura fisíca do teclado!!!!!!

Grande abraço!!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
Então a Yamaha é pouco usada em termos de estudio também.

Só mais um detalhe, da uma busca no google sobre artistas e estudios q usam a Yamaha, q a maioria dois estudios estrageiros possuem Yamaha e não Rolands, da uma pesquisada nisso q vc vai ver... Até a Aple, estúdio em londres montados pelos Beatles, é todo montado por equipamentos Yamaha, desde de mesas de efeitos, compressores, etc... A tecaldos, baterias etc...

Abraços

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
ignorancia de qualquer um concordar com isso!!!!!

Eu acho que você peca é nesse tipo de comentário. Pense um pouco mais qdo chamar alguém de ignorante, mesmo que esse alguém não seja eu.
Prefiro nem discutir contigo S 90 x PSR 3000...ok ?!

semi-pesadas de marfim
O siste da Yamaha não diz isso. Ou então você está me dizendo que o MOTIF 8 também tem teclas semi-pesadas, pois é esta comparação que a PRÓPRIA YAMAHA faz.
Veja depois no link: http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail/0, ,CNTID%253D2709%2526CTID%253D206500,00.html

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto

A propósito, eu nem sabia, mas inclua no meu texto lá de cima na relação dos TOPs o novo YAMAHA S90 ES.

Link: http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail/0, ,CNTID%253D48793%2526CTID%253D206500%2526ATRID%253D20%2526DETYP%253DAT TRIBUTE,00.html

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


wernegher
Eu acho que você peca é nesse tipo de comentário. Pense um pouco mais qdo chamar alguém de ignorante, mesmo que esse alguém não seja eu.
Prefiro nem discutir contigo S 90 x PSR 3000...ok ?!


Não me referi diretamente a vc como um "ignorante", apenas ressaltei a concordancia de quem conhece estes teclados, com o seu comentário, seria uma ignorancia... São casos diferentes!!!!! Mas acho q vc entendeu, porém fingiu q não!!!!! Tudo bem assim então!!!!!! =P

O siste da Yamaha não diz isso. Ou então você está me dizendo que o MOTIF 8 também tem teclas semi-pesadas, pois é esta comparação que a PRÓPRIA YAMAHA faz.
Realmente sobre este comentário, seria "ignorancia minha" dizer q vc está sendo incorreto, é q pelo q senti no S90, qd toquei, não achei tão Idêntico ao Motif ES8, as teclas, pelo menos o Motif pareceu ser mais pesado e o S90 parecia muito com as teclas semi pesadas dos teclados Rolands, está caracteristisca q eu citei sobre o S90, foi pelo q eu senti, pois no teclado ao qual eu toquei aqui no estúdio, não era tão pesado qt ao motf ES não, mas talvez tenha sido impressão, neste caso vc tem razão, muito obrigado por tal correção!!!!!

Abraços a todos!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


wernegher
A propósito, eu nem sabia, mas inclua no meu texto lá de cima na relação dos TOPs o novo YAMAHA S90 ES.

Não posso incluir, pq ainda não conheço este teclado e nem nunca toquei nele, não sei se ele é igual ou melhor em timbres, não sei nada sobre ele, o q sei é o li na internet e pronto, eu me limito apenas a comentar dos teclados q conheço e q já toquei, pq ao menos assim posso ter opnião mais sincera sobre cada modelo ou marca. Não se preocupe q qd eu tocar em um S90Es, analisar ele direitinho e alguém precisra de ajuda sobre ele, aí sim eu falarei, mas somente depois de ue mexer nos editores de timbres dele, de programar alguns efeitos, de estudar e conhecer pelo menos o basico do sinth, pq todos os teclados q eu comento eu faço isso para me limitar a não falar besteiras sobre a qualidade de cada um, assim como muitos aqui fzem e nem conhecem os teclados!!!!!

Abraços a todos!!!!
Vinícius Augusto

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto

Realmente sobre este comentário, seria "ignorancia minha" dizer q vc está sendo incorreto
Não me referi diretamente a vc como um "ignorante", apenas ressaltei a concordancia de quem conhece estes teclados, com o seu comentário, seria uma ignorancia... São casos diferentes!!!!! Mas acho q vc entendeu, porém fingiu q não!!!!! Tudo bem assim então!!!!!! =P

Não acho que vc seja ignorante apenas por discordar ou ter informado algo não verdadeiro sobre o peso das teclas.
Talvez o emprego da palavra "ignorante" é que esteja sendo mal aplicado. Esse tipo de palavra geralmente conota um sentido pejorativo. Chamar ou insinuar que alguém é ignorante é algo mais forte do que dizer que, sobre aquele determinado assunto, a pessoa desconhece alguns detalhes ou tem uma visão diferente (como foi o seu caso).

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
Não posso incluir, pq ainda não conheço este teclado e nem nunca toquei nele, não sei se ele é igual ou melhor em timbres, não sei nada sobre ele, o q sei é o li na internet e pronto, eu me limito apenas a comentar dos teclados q conheço e q já toquei, pq ao menos assim posso ter opnião mais sincera sobre cada modelo ou marca

Você pode emitir uma opinão a respeito de alguma coisa mesmo sem ter -no caso de instrumentos musicais - tocado ou experimentado o mesmo.
Afinal, pra que servem os amigos ? As referências profissionais ?! Os caras mais experiêntes ?! Claro que é importante apenas deixar uma resalva de que nunca usou tal equipamento.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


wernegher
Não vamos discutir sobre portuguÊs ou gramatica, mas ignorancia pra mim e para o dicionario, é basicamente falta de conhecimento sobre determinado tema ou assunto... Não acho insulto a palavra ignorancia, afinal ela participa da personalidade de qualquer ser humano em determinadas areas... Eu sou músico, tecnico de estudio, trabalho com rádio e tv atualmente tbm, mas por exemplo, em relação a engenharia, eu sou um total ignorante, e não me sinto ofendido por isso, pois não é nenhuma mentira, mas me desculpa se te ofendi com esta palavra, não foi o meu obejtivo, blz?

Abraço a todos e sucesso!!!!
Vinícius Augusto

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
Não posso incluir, pq ainda não conheço este teclado

a propósito, é pra incluir no MEU TEXTO...eu autorizo, ok ?! Mas td bem, se não quiser, eu incluo...rs

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto

ok cara...sem brigas...td bem.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


wernegher
Você pode emitir uma opinão a respeito de alguma coisa mesmo sem ter -no caso de instrumentos musicais - tocado ou experimentado o mesmo.
Afinal, pra que servem os amigos ? As referências profissionais ?! Os caras mais experiêntes ?! Claro que é importante apenas deixar uma resalva de que nunca usou tal equipamento.


Opnião é q nem ****, cada um tem o seu... Eu valorizo as opniões de outras pessoas, mas só comento e confirmo se elas são verdadeiras ou não, depois q tiro minhas conclusões pessoais. Se fosse assim, eu poderia vim aqui e dizer q o Motif possui o melhor sistema de edição em teclados sampelr do mundo, só pq o estúdio Aple (formado pelos beatles e avaliado como mais caro do mundo) possui um Motif ES8 em seu setup. Mas o fato q em relação a programação o Fanton X8 é bem superior, conclui isso pq eu testei os dois teclados, trabalhei com a programação dos dois, apesar de o motif ter mais qualidade em timbres, o fanton x8 é superior em programação. Ninguém fala isso, todo mundo valoriza o q tem, mas eu posso falar pq eu trabalhei com os dois e vi esta realidade, assim como posso dizer q em relação aos Arranjadores, os teclados q são melhores em timbres ou programação q o PSR3000, são apenas o G70 Roland (Alguns timbres melhores e programação de sampler q qualifica o teclado como superior, ah, e entre os melhores, tem o melhor editor de drawsbar), o Ketron SD1plus (é melhor nos timbres de percução, programação complicada e limitada, mas tbm superior pelo fato de ter um sistema sampelr simples, mas possui algo legal pra esta area), Korg Pa1XPro (superior apenas por trabalhar com sampler, mas os timbres internos não podem ser comparados com um Extreme, apenas com o Pa80 q é inferior ao PSR3000).
Agora isso eu só posso dizer pq toquei e trabalhei com todos esses teclados, assim como trabalhei com o Pa80 e PA60, com os EXRS - G1000, entre outros, os q eu falo q são inferiores ou melhores, falo pq conhecço os tecaldos e a qualidade de cada um deles!!!!!
Eu acho q esta é a maneira correta de opnar sobre algo, conhecendo detalhadamente sobre cada detalhe e não se baseando apenas por demosntração ou escritas da internet, ou então comentário de amigos ou outros profissionais da area. Esta pelo menos é a minha opnião e o meu jeito de agir.

Abraços!!!!!
Vinícius Augusto

Uriah
Veterano
# jul/05
· votar


estúdio Aple (formado pelos beatles e avaliado como mais caro do mundo) possui um Motif ES8 em seu setup

APPLE é o nome do selo/gravadora deles. O estúdio que ficou famoso por eles terem gravado é o Abbey Road. Beatles acabou em 1970, nessa época não tinha MotifES8.

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto

Eu acho q esta é a maneira correta de opnar sobre algo, conhecendo detalhadamente sobre cada detalhe e não se baseando apenas por demosntração ou escritas da internet, ou então comentário de amigos ou outros profissionais da area. Esta pelo menos é a minha opnião e o meu jeito de agir.

Ok, parabéns... como vc mesmo disse, cada um tem a sua opinião.
Se essa é a sua, td bem. Respeito.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que poucas bandas usam de teclados Yamahas?