Que teclados os artistas usam???

    Autor Mensagem
    Francisco Luiz Zanini
    Veterano
    # jul/04


    Ae pessoal, tive a ideia de criar esse tópico sobre quais teclados os artistas usam. Acho que seria uma boa ideia, pois vai ajudar muitas pessoas as escolherem seu proximo teclado! Como não sei nenhum não vou postar nenhum artista. Conto com vcs!!!

    V. Augusto
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Os artistas usam Roland's, Roland's e mais Roland's, tem aqueles que usam Korgs, mas são mais caros. Tem uns malukos aê que tem Yamaha no palco...o Motif es custa uns 10 mil reais e não acho que ele vale a pena, com dez mil e to quase comprando um Tyros, ou o meu sonhado VA-76...Mais a maioria é Roland, eu vi na loja a linha Xp, muito boa, só que são todos usados, mas são ótimos. Mas os novos synths da Roland eu não gostei muito..a linha Rs não acho que seja lá grande negócio. O V-synth é bom, o VR-760 não é bem um synth, mas é um ótimo teclado. Agora tem as Workstations, Fantom. Esses vale a pena cada centavo investido, é um tecladão...

    Carlos Eduardo Santinato
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu sei q o Thuomas, do Nightwish, usa varios teclados da Korg, como o Karma e principalmente o N364 e o Triton classic q é o q ele mais usa no palco. Tem uns caras ai dos sertanejo, tipo o tecladista do leonardo e do Zezezdi camargo q usam o N364. O cara do Los Hermanos usa um Triton, pena q ele usa os sons mais toscos q tem lá. O Jens Johansson (do Stratovarius) usa um Yamaha DX-7 com um modulo Roland jv-1080, um Korg polysix, um Oberheim Matrix-12(nem sei qual é esse).
    O cara do Dream Theater usa um Kurzwail, ñ sei q modelo, mas deve ser muito caro(talvez mais de 12.000,00 R$).

    Falow!! té +..

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    É um K2600, cara. E sim, custa mais de 12.000... :-(... hehehe... Se não me engano o Rudess é endorser, então não rola o "problema" da grana que rolaria para nós, mortais. Eu acho que varia bastante o set-up de acordo com as necessidades, o estilo e a importância que os teclados têm em cada banda/artista.

    Se vc ver o palco do Yes, vai ver trocentos teclados , entre vintages (hammonds, moogs) e digitais (das mais diferentes marcas, a não ser que ele seja endorser também). Mas pra compensar, eu tava vendo um show do Offspring esses dias, e lá no fundo palco tinha um synth analógico que não dava pra identificar que um músico contratado chegava e tocava em duas músicas.

    Ou seja, o set-up de teclados da banda depende do estilo e do quanto so teclados serão importantes pra ela. Não dá pra generalizar dizendo que eles só usam Roland, apesar de Roland ser uma boa marca, das mais usadas.

    Ainda em tempo: o Bruno do Los Hermanos usa bastante um Nord lead, da Clavia, simulador digital de sintetizadores analógicos, com trocentos knobs pra mexer em real time... E esse também custa uns 10 paus... :-(

    Como é foda ser durango e gostar de música boa!

    CIRO
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Ainda em tempo: o Bruno do Los Hermanos usa bastante um Nord lead, da Clavia, simulador digital de sintetizadores analógicos, com trocentos knobs pra mexer em real time... E esse também custa uns 10 paus... :-(

    e ele ainda usa um triton studio nos shows...haja grana pra isso...ehehe

    sarpa
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: sarpa
    · votar


    O últmo show do Djavan que eu assiti (o show "o Milagreiro"), o tecladista (que já não era mais o Paulinho Calazanz) estava com o seguinte:

    - Kurzweil K2600sx (com um ZIP Drive SCSI)
    - Virus Kb (compete muito bem ou até melhor com os synths. da Clavia)
    - Um iBook rodando sints. vrtuais
    - Cubos da Roland, com sistema stereo, portanto, 2 cubos.

    Neste Setup aí, ele tinha alí mais de R$30mil reais em equipamentos.

    ________________________________________


    No show "Kaya 'n Gan Daya" do ministro da cultura Gilberto Gil (show que eu fui no lançamento. Em homagem ao Bob Marley), o tecladista usava um setuo simples, mas supria as necessidades musicais. (também com uma banda daquela, quase nem precisa de teclados... hehehe... brincadeira.) Ele usava o seguinte:

    - Roland XP80
    - Korg Trinity
    - Não utilizava cubos, pois o retorno eram todos em pontos auriculares.

    ________________________________________


    No show acústico do Kid Abelha, o tecladista usava:
    - Piano Yamaha
    - Piano Fender Rhodes
    - Organ Hammond (só que os mais recentes, digitais)
    - Acordeon Scandali

    Um setup simples, porém MUITO funcional.

    ________________________________________


    O Osmar, tecladista do sexteto qe toca no programa do Jô, utiliza o seguinte:

    - Kurzweil PC2x
    - Kurzweil ;kme-61

    ________________________________________


    O Buzelin, tecladista do Jota Quest, posui mais de 30 equipamentos, entre pianos, módulos, controladores, organs, synths, etc, etc, etc.... Mas neste último CD (Ao Vivo MTV), ele trabalhou com o seguinte (se preparem, é coisa pra caramba!):

    Ele trabalha com dois sistemas: MIDI e Analógico.
    Os teclados são o seguintes:
    - Yamaha CS10
    - Fender Rhodes
    - Clavinet D6 Hohner
    - Hammond
    - Roland A90 Ex (controlador)
    - Voce V5
    Isso aí são só as teclas, e tem ainda mais dois racks com os seguintes equipamentos:

    - Mesa Digital 01V Yamaha
    - Mesa Mackie
    - Roland JP8080
    - Roland JV2080 (este módulo, é o módlo do teclado XP80)
    - Studiologic SE1
    - 2 Samplers Yamaha A 4000
    - Sampler Yamaha A 3000
    - 2 ZIP Drives de 250mb

    É "basicamente" isso....

    ________________________________________


    O Paulinho Calazanz, na época em que tocava com o Djavan, ele costumava utlizar um GEM PRO2, e também um outro Roland que agora não melembro qual é.
    Mas enfim, no show acústico da Cássia Eller, ele trabalhou simplesmente com:
    - Piano (não me lembro a marca)
    - Hammond B3

    ________________________________________


    O Tecladista do Skank gosta bastante de usar Yamaha. Conheço pouco sobre ele, mas ele usa um MOTIF ES e mais aguns módulos.

    ________________________________________


    Em geral, os artistas procuram teclados que leiam samples, que possuam bons timbres (é claro), e synths. analógicos como os Virus e os Clavia.
    Mas também, não dispensam os instrumentos que produzam seu timbre real, como os organs Hammond e os pianos Fender Rhodes.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    CIRO
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Consegui achar o setup do Derek Sherinian, ex-Dream Theater, Kiss, Alice Cooper...

    Nord lead 3 (2)
    Nord Electro 2
    Roland RS-9
    Korg Triton Pro

    Moog taurus pedals
    Korg Volume & Sustain Pedals
    Crown 2400 Power amp
    Mackie 3204 mixer
    Leslie 147 speaker
    JBL Monitors
    Mogame cables
    Ultimate support stands
    Custom Wiring and cable by Lindsay Vannoy

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu, como blueseiro e roqueiro convicto, sou daquela turma que acha que menos é mais.... hehehe... Me identifiquei mais com os set-ups do Paulo Calasans e do Kid Abelha dentre os que o Sarpa falou... Parece que a Clavia e a Roland leram os meus pensamentos quando lançaram o Nord Electro e o VR-760, respectivamente.

    Mas enfim, cada um na sua né?

    Mas, supondo-se que eu tenha grana e roadies à disposição, o meu set-up dos sonhos seria o que o Ed Harsch, tecladista dos Black Crowes (banda dos anos 90 que faz um rock inspirado no anos 70, mas não existe mais) usou numa turnê que eles fizeram como banda de apoio do Jimmy Page (tocando só Led e blues antigos obscuros):

    - Órgão Hammond B3 como base do som,
    - Piano Elétrico Wurlitzer A200,
    - Mini Moog,
    - Piano Digital Korg (não lembro o modelo), para sons de piano acústico e Clavinet.

    Dá pra babar ou não?? hehehe

    FASK
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Bom galera. vamos la o negocio é o seguinte, caro Vinícius Augusto Castello, o que voce disse tem muita legica quando disse: "Motif es custa uns 10 mil reais e não acho que ele vale a pena, com dez mil e to quase comprando um Tyros, ou o meu sonhado VA-76", nenhum profissional usaria um teclado arranjador em palco por melhor que ele seja, R$10.000 pode estar caro para um Motif mas nao para um Motif ES, hoje os Yamaha´s da linha Motif superam qualquer Roland principalmente da linha XP e a fraquissima linha RS.

    Caro Sarpa, o tecladista do Skank Henrique Portugal é endorser da Yamaha, no momento ele esta usando um Motif 7, P-90, NordLead 2, Voce V5 e as vezes um Hammond B3 e se nao me engano no acustico de Kid Abelha era um Hammond B3.

    O Set-up do Bruno do Los Hermanos e´o seguinte Korg Triton Pro, NordLead 2 e um Piano Eletrico dos anos 70 da Yamaha CP-30

    O piano do Calazanz é um Essenfelder

    Jordan Rudess é endorser da Kurzweil(K2600SX, K2600AES, 2x K2600RS), Korg (Karma, 2x Triton Rack, Triton Extreme), Novation(Super Nova II), Moog(MiniMoog Voyager), Yamaha e amplificadores Peavey.

    Caro Carlos Eduardo Santinato, o Oberheim Matrix 12, é simplismente o melhor teclado analogico/digital polifonico de todos os tempos.

    Abracos a todos e t+!!!

    CIRO
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Alguém sabe o setup do Kevin Moore na época do Dream Theater?

    Bico
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Em relação à equipamentos, concordo com tudo q vc disse!
    Eu tb ficaria completamente satisfeito com o seu set-up dos sonhos! Hehe.

    Alexandre Prado
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    BOAS®

    Os artistas usam aqueles que o fabricante paga mais.Bons tempos eram aqueles onde os artistas usavam pq gostava do som ou porque "tal" teclado era melhor para ele.Ex. Rick Wakemam na epoca do yes usava de tudo um pouco ,,,,,, hj o tecladista novo do Yes em shows (pelo menos no meu DVD) usa uns 13 Yamaha...... SO YAMAHA......
    E outra coisa , nao pense pq no teclado do kra esta escrito , Roland XPGYEGTR 1000 ou Yamaha PSREGTDKKK 5000 , que o tal som que vc escuta vem diretamente deste teclado.
    Vc ve o kra tocando , anota o modelo , vai na loja ,paga uma fortuna, compra ,,liga ele em casa e .... CADE AQUELES METAIS MARAVILHOSOS? CADE AQUELE CORO DE 500 VOZES? lembre-se que do teclado ate o P.A. e ate seus ouvidos ,,,o som passa por muitos locais ..... ai vc vai mais afundo e vera que para ter aquele som maravilhoso , tera que desembolsar mais uma bela grana em um boa maquina , softwares e samplers ,,, que na verdade nem sempre saodo tal Roland XPGYEGTR 1000 ou Yamaha PSREGTDKKK 5000

    maxwell3
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Os "famosos" do fama só usam Yamahas. he he he. Fando em Yamahas. Eu não trocaria um Yamaha MOTIF ES nem por dois XP-80.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que teclados os artistas usam???