Trocando idéias sobre a linha QS da Alesis - vale de QS5 (Quadrasynth) à QS8.2

Autor Mensagem
Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05


E ae, galera! =0)


O propósito do tópico é discutir assuntos relacionados aos modelos da linha QS da Alesis. Falem os sintetizadores que possuem, façam comparações, dêem dicas, forneçam contatos, exibam links interessantes, respondam às perguntas de quem esteja interessado na compra de um e comentem suas conquistas e frustrações com os seus instrumentos. :0)

Resolvi criar o tópico haja vista a quantidade de frequentadores do fórum que possuem, querem ou véem adquirindo estes teclados, já que temos algo em comum. Eu mesmo sou um exemplo, comprei o Quadrasynth Plus Piano não faz nem duas semanas...


Tenho alguns assuntos interessantes para começar:

- Por que a Alesis não vem para o Brasil? Sem mercado? Sem grana? Sem noção?

- As teclas do seu QS também são amareladas? Por quê? Como evitar? Como resolver?

- O que você acha que falta no teu QS? Um sequencer? Um arpejador? Um LCD mais inteligente ou maior? Um corpo mais leve?

- O teu pedal de sustain que costuma vir nos QS ainda tá vivo? Precisou de cirurgia para quebrar mais um galhinho?

- QCards. Quem tem? É possível copiá-los? E os samples, quem já montou um cartão com os próprios?

- Deu problema do LCD na linha QSx.0... Pagou quanto? O que rola é problema na rede elétrica ou falha de fábrica...?

- Knobs ou sliders, como utilizar da melhor forma algo tão considerável? Como costumam configurá-los? Dicas?

- Já tiveram problemas estranhos com seus QS? Tiveram que dar um "reset" nele?

- Aftertouch: qual a sensibilidade do teu teclado? É possível regulá-lo independentemente da velocidade? Usam muito?

- Manutenção. Alguém se habilitou em abrir um QS para consertar algo, ou, quem sabe, por curiosidade?


Bom, é isso aí! Escolham o(s) assunto(s) de interesse e mandem bala, ou fiquem à vontade para falar de outra coisa. :0)


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


Mr_Mojo_Rising (em outro tópico):
...como anda o Quadra rapaz?? Fala mais do que anda fazendo e achando do bixinho. Rolou autografo do Fabio Ribeiro?? :-)


Cara, ele até tenta "andar", mas tá bem firme no suporte dele. Calma, brincadeira! ;0)

Pow... Fui lá no estúdio do Fábio Ribeiro na boa, ficamos conversando sobre desenvolvimento de games (minha área mór), sobre softsynths, tempos das antigas e outras coisas. O cara é super gente-fina, vou até entrar em contato com ele novamente para ver se rola alguma música de autoria dele para o jogo que estamos fazendo na empresa. :0)

Voltando ao tópico, o QSPP é muito bom! Infelizmente tive pouco tempo ainda para apreciá-lo, semana passada fui com um amigo na Teodoro Sampaio e ele comprou um Roland XP 60 praticamente novo, pagou 3,3 mil à vista na loja Universe. Achei muito louco o XP. E, para variar, durante a semana acabo chegando tarde em casa e passando os olhos por aqui, como pode notar. :0) Mas já é sexta-feira e... Uuugh! Quase 3h da matina??! =0{


Bom, rapidinho então:

Sobre o teclado em si, estou impressionado. Considerando o preço, as possibilidades, os controles, as teclas e os timbres no geral, concordo quando dizem sobre a linha QS ser o melhor custo/benefício nesta faixa de preço. É indiscutível, não dá para comparar. Já usei o QS para brincar no Reason via MIDI e como controlador é excelente. Valeu cada centavo mesmo. :0)

Já pude observar alguns detalhes de idade e uso que não impedem em nada o funcionamento dele, como meia dúzia de teclas ou mais com a sensibilidade do aftertouch fraca (tenho q pressionar o centro vertical da tecla para passar a informação desejada), dois ou três botões falhando, as teclas também já estão um pouco amareladas, e algumas fazem um ruído diferenciado e incômodo quando pressiono até o fim e solto para ver o retorno, como se estivessem um tanto soltas. Quero ver se desmonto ele um dia e vejo se é possível fazer algum ajuste ou manutenção neste sentido. De resto, está impecável. Ainda não testei o cartão RAM, quero ver se acho a bateria pastilha correta dele para comprar. Os cartões ROM funcionam perfeitamente.

Notei que os timbres de synth internos são muito delirantes, modificáveis em realtime de diversas formas, inclusive já reconheci alguns do filme Matrix como o tc_Baioco havia comentado. Muitos dos timbres no geral possuem amostras agradáveis e de qualidade (talvez por ser o modelo com maior quantidade de memória ROM para as amostras), mas como trata-se de um instrumento antigo, outros são também "estranhos", deslocados em relação à timbragem dos teclados atuais. Mesmo assim, como qualquer sintetizador, suponho que com uma boa edição tudo se resolva. Para casos extremos, ainda existem os QCards ROM. E, se ainda assim não for aquilo, grava-se um QCard RAM com a amostra que quiser e pronto. Melhor que isso, só comprando um Alesis Fusion. ;0)

Senti a falta de um arpejador e um sequencer como no XP... Mas aí é demais. Como já sabemos, por menos de 2 mil reais fica difícil agregar tantas coisas boas. A minha sorte é que posso usar o notebook em conjunto, mas ainda assim vou precisar de um período de adaptação usando teclado e notebook simultaneamente. :0)

Cara, é isso aí. Mil maravilhas! Esta linha QS é tudo de bom, e o Quadrasynth não foge à regra... Quero ver o pessoal aqui comentando também! =0)


[]'s

SaintFerio
Veterano
# mar/05
· votar


É, to vendo que a linha QS da Alesis tá se popularizando finalmente... Quando comprei o meu QS6 há um ano e pouco, ninguém quase conhecia, comprei meio no escuro! Olha, valeu a pena... Vou buscar ele hj na assistência, pq foi fazer um check-up geral, e eu ia trocar o visor, que deu pau, como todos os QS6.0, mas só semana que vem pra chegar o visor e tenho show com minha banda neste sábado...

As teclas do meu QS6 são branquinhas! Em comparação ao meu PSR510 nossa, hahaha meu 510 parece dente de velho perto do QS6!

Eu tenho um QCard, O Classical, legal ele, mas nada surpreendnte, até pq não uso muitos strings ou outros timbres mais clássicos, mas tem uns exóticos, que utilizo em algumas músicas, como o THAT COYOTE hahah que é o som do coiote do Papaléguas caindo de cima dos penhascos, se alguém quiser conferir aqui tem a música que uso ele: http://www.bandaincoma.com.br vá na seção downloads e pegue a MP3 que tem lá.

No geral é como dizem mesmo, é o melhor teclado que tem na faixa de preço entre 1500 a 2000 reais (o QS6). Eu tenho vontade de pegar um QS 8.2 mas ele ainda é caro demais heheh!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Po, que do caralho, rolou um empenho no topico cara!!

Muito legal esse espaço, vamos tentar deixar ele sempre UP. Bom, ja escrevi algumas coisas sobre o meu QS 6.1 (que graças a Dios ainda ta tinindo). E hj é dia de mais um show com ele. Timbres eleogiados cada vez mais. performance de palco vai junto. Muito legal mesmo. A fim de chegar em casa logo pra rever o bixinho... hehehe

Conforme for rolando mais idéias sobre o tema, vou postando mas é isso, aí Rock On!

SaintFerio
Veterano
# mar/05
· votar


Cabei de pegar o meu 6.0 hehe eles arrumaram até o vibrato, mas não trocaram o visor...

Mr. Mojo, o seu tem como configurar o vibrato pra ficar bem forte ou bem fraco? Se tiver me explica ae, se tiver ICQ ( 82741043 ) ou MSN ( rafael_ferio arroba hotmail.com ) entra em contato comigo blz?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Putz cara... vou ver isso hj... E aí te digo... Mas acho que tem como sim.

SaintFerio
Veterano
# mar/05
· votar


Blz, valeu! Eu to notando que em alguns efeitosl, o vibrato fica bem fraco, em alguns orgãos por exemlo que deveria ficar bem forte pra ficar legal fica bem sutil... Queria configurar mais forte... E vou precisar da tua ajuda... Meu manual ficou lá na assistência em outra cidade e preciso configurar ele MEIO TOM ABAIXO pro show amanhã e não lembro como fazer isso de cabeça, vc vai ter que olhar no seu manual e ver isso pra mim, senão vo quebrar a cabeça! Quebra esse galhão pra mim!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Vixxi cara. No 6.1 tem botão de transpose. NO 6 não. É a única maneira q eu sei de fazer isso. No 6 deve ser por algum menu q o 6.1 nao tem por causa do botão dedicado de transpose.

Quanto ao efeito, posso ver isso hoje sim, se não chegar em casa muito em cima da hora pra sair pro show.

Dá uma perguntada pro Korg1000, pra Inês Regina e pra uma galera q tem QS 6.x da vida que talvez eles possam te responder antes do que eu.

Valeu??

Abraço.

SaintFerio
Veterano
# mar/05
· votar


Valeu já liguei pro cara da assistência e um amigo vai buscar pra mim heheh!

Putz, não sabia dessa que o 6.1 tinha o botão TRANSPOSE, é uma boa vantagem isso!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Entre outras.... hehehe... QS rules!!

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


Ahhh tem um jeito de "clonar" os QCards...só que eu não sei muito bem como funciona.

Tem que arranjar uma maneira de ler o card pelo PC e arranjar uma ROM em branco pra queimar com o clone do card....e também um soft pra fazer a cópia...mas não sei direito como funciona.

Rodolfo Rigo Calabrezi
Quer dizer que você também atua na área de games??? Hehehe

Ano passado fiz um curso de programação 3d com C++ e Directx 9...mas nunca tive chance de usar "meus conhecimentos" hehehe

Mas vou ver se esse ano faço uma certificação Discreet e um curso de OpenGL. ;P

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


Mas minha vontade suprema é pegar o 8.1.

OBS: pegar um 8.1 e um FUSION...pronto, somando isso a um Kurzweil K2661, nunca mais compro teclados na vida, só o Korg OASYS hehehe...setup pra vida toda!!!

korg1000
Veterano
# mar/05
· votar


Orra, que tezao um topico dedicado todinho ao qs da Alesis.
Massa pra caralho. Deixa eu me conseguir um tempinho e vou passar umas config que fiz na guitarra faceplant, 37 no qs6.2, que ficou duca. To comprando um pedal de wah-wah pra incrementar, e depois posto minhas impressoes. Valeu.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Uma pergunta que nao quer calar: pq a porra da Alesis parou de fabricar QS com 76 teclas?? Será que nao interessa mais pra eles a galera que precisa de mais de 61 teclas, mas nao quer o peso (tanto do corpo quanto das teclas) dos 88's?? Acho foda isso. Enquanto isso, o QS7 e o 7.1 com o preço la nas nuvens usados (quando se acha). Alias, os 76's em geral tão meio que sumindo ne?? Fico triste, pq eu sou adepto do "um teclado que faça tudo". Se ele tem 76 teclas, vc consegue tocar piano acustico melhor, consegue dividir o teclado para ter sons de hammond diferentes em cada mão, como se fossem manuais diferentes, tudo com uma praticidade bacana, menos peso, menos espaço, etc... Com 61 vc se vira (pra hammond eh bacana, pra piano o bixo pega um pouco. 88 eh muito. Cadê o ideal (76) no mercado??

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Isso aê! Viva os teclados de 76 teclas semipesadas!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Fala mais alto que a Alesis não ouviu... hehehe

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


E ae, galera! =0)


Legal ver todos colaborando neste tópico, vamos fazer dele um ponto de referência e encontro dos usuários dos QS! =0D

Eu tenho o manual impresso do meu Quadra, mas imagino que seja um tanto diferente dos demais QS. Já os QS6.x, QS7.x e QS8.x eu acredito serem todos muito parecidos em nível de navegação nos menus. Se o SaintFerio baixar o manual em PDF (exige o Adobe Acrobat Reader) poderá ler e descobrir se há uma maneira de solucionar o "meio tom abaixo" em minutos (para alguns ainda há o incoveniente de ser em inglês, mas um "search" pode ser muito prático para sanar dúvidas é mais rápido que procurar no índice do manual impresso). :0)

Abaixo segue o link para o manual referente ao QS6.2 e QS8.2 em formato PDF:

http://www.alesis.com/downloads/manuals/QS62_QS82_Manual.pdf


Para quem ainda possui os Quadrasynth, eis o link para o manual de instruções em formato PDF também:

http://www.alesis.com/downloads/manuals/QSPlus_Manual.pdf


Aproveitando, tenho uma dúvida sobre o site da Alesis americana. Muitos arquivos e páginas continuam existindo no site mas não possuem mais referências das páginas atuais, ou seja, você só as acessa através de um link antigo no favoritos ou por coincidência em outros sites. Eu uso muito o Google e com sorte acho até links antigos sobre os QCards que hoje não estão mais no mercado, e no entanto muita gente ainda têm. Acho que é importante para a própria Alesis tornar acessível de alguma forma todo o material e páginas antigas de seus produtos, mesmo que estes já tenham saído de linha. :0P


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05 · Editado por: Rodolfo Rigo Calabrezi
· votar


Faaala, Ken Himura! =0)


Opa, como assim se eu "também" trabalho com games? Você trabalha com games? HuahaUhua, pow, vamos trocar umas figurinhas! Manda um e-mail através do nosso site (veja no meu profile). =0)

Já foi uma super coincidência ver que o Fábio Ribeiro perdeu uns 2 anos da vida dele fuçando e editando fases de games, imagina agora encontrar mais um aqui no fórum. Tô achando que games e música tem tudo a ver - só na nossa equipe de desenvolvedores, sem contar eu que curto teclados, dois são guitarristas e um já trabalhou como empresário de bandas. Muito louco! =0)

Agora, sobre o lance da cópia de QCards... Eu já vi, perdido em alguns sites, imagens (arquivos contendo os dados do cartão) para download. Eu tenho o cartão QCard RAM, tenho também quatro QCards de ROM, mas nunca tentei copiar de um para outro. Meu interesse é em tentar fazer download destas imagens e ver no que dá. :0)


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


Valeu, korg1000! =0)

[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


E ae, Mr_Mojo_Rising! =0)


Você tem razão, parece que não só a Alesis mas muitas outras optaram pelos dois modelos, o de 61 teclas semi-pesadas e o de 88 teclas pesadas. Quando fui comprar o teclado, um dos objetivos era conseguir algo com 76 teclas semi-pesadas. A Korg ainda possui Triton nas três opções, gostaria que a Alesis fizesse o Fusion assim também... Quem sabe algo em torno de 1,8 mil dólares na versão de 76 teclas, já estaria ótimo! :0)


[]'s

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Fala mais alto cara.. rs

[ ]'s.

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05 · Editado por: Rodolfo Rigo Calabrezi
· votar


Opa! É para falar mais alto? =0D


5@@#!
!@@@@@@, ~(- ^((((((((' -((((((((~ ((' ,((((((((~'
&@@@+e@@( @@@ .@@@@@@@@@@5 7@@@@@@@@@@@ '@@& E@@@@@@@@@@5
-@@@#. ?@@~ @@@ *@@|^^^^^^^. @@@""^^^^"^^ '@@5 %@@5^^^^^^^",
&@@@| |@@~ @@@ e@@#KKDKKKK? @@@KKKKKKD$, '@@5 !@@@DKDKKKA7
"@@@#.+ee*E@@~ @@@ e@@@@@@@@@@2 .*@@@@@@@@@@^'@@5 !#@@@@@@@@@E
5@@@|,E@@@@@@@~ @@@' e@@^ +@@6'@@5 E@@
"@@@#. '^^^^^$@@( $@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@,'@@5 E@@@@@@@@@@@e
"K##| -KK" ^25555555555555555555555555555556| 55! +555555555$-


TO PEOPLE AT ALESIS:
WHY DID YOU STOP BUILDING 76-NOTE
SEMI-WEIGHTED KEYBOARDS? WE LIKE THEM!



Er... Acha que ficou melhor assim? :0)


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


Ahh! =0)


Achei outro link para quem precisa do manual do QS7.1 e QS8.1:

http://www.alesis.com/downloads/manuals/QS71_QS81_Manual.pdf


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


Falem, pessoas! =0D


Aqui vão alguns anúncios recentes de teclados Alesis da linha QS de todos os tipos e gostos que encontrei no Mercado Livre. A intenção é ajudar aqueles que buscam um teclado decente. Quem encontrar ofertas atrativas, favor darem um toque aqui! =0)


Alesis QS8.1, à R$ 3,7 mil, São Paulo:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26254008


Alesis QS8.0, à R$ 2,9 mil, São Paulo; visor começando a falhar:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26542193


Alesis QS7.0, à R$ 2,5 mil, Sergipe:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26305491


Alesis QS6.1, à R$ 2,2 mil, São Paulo:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26636785


Alesis QS6.1, à R$ 1,8 mil, Bahia:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26560459


Alesis Quadrasynth Plus Piano, à R$ 1,8 mil, Rondônia:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26684968


Alesis QS6.0, à R$ 1,8 mil, São Paulo:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=26717279


Tirando estes, tenho um contato que está interessado em vender um Alesis QS7 na faixa dos 2 mil reais. Vou falar com ele e retorno com mais informações.

Bom, é isso aí. Valeu, Marco Alan Rotta, por repassar este tópico! :0)


[]'s

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
· votar


Boa, boa, boa, cara! E agora acho que a Alesis ouviu. Mas aquele povo eh mais teimoso que o pricipe do arrocha (in memorian in forum), então acho que eles nao vão fazer de birra. Esse 6.1 a 1800 ta bonito hein?? Nao vi o anuncio, mas o preço ta bao...

Abraço, long live QS!!

rogrm
Veterano
# mar/05
· votar


Eu comprei um QS8.1 (muito bom!) agora quero vender o meu QS6. Quanto será q ele vale? Alguém pode me ajudar? Qq coisa estou no hotmail. []'s rogrm

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Depende do estado cara e se vem com algum bônus pro comprador. Mas em geral de 1300 a 1600, no max.

ROTTA
Veterano
# mar/05
· votar


rogrm e demais colegas.

Ainda falando de Alesis, mas incorporando outros elementos, gostaria de alguém que pudesse fazer uma comparação honesta entre a mecânica das teclas do QS8 (8.1 e 8.2 também valem) e o SP88x, da Kurzweil. Sei que são equipamentos distintos no que se refere a timbres e recursos, mas estou interessado especificamente na mecânica das teclas. Quanto mais perto do piano, melhor.

Alguém já tocou nos dois e pode ajudar?!

Obrigado.

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


Fala, rogrm! =0)


Cara, tenho um amigo muito interessado num QS6, mas vai muito do valor. Quer entrar em contato comigo para vermos se rola negócio? Te adicionei no MSN.


[]'s

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


Pois é, Mr_Mojo_Rising! =0D


Este QS6.1 por 1,8 mil no ML tá mesmo interessante. Aí eu te pergunto: é mais vantagem um QS6.1 ou um QS7 por 2 mil? :0P


[]'s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocando idéias sobre a linha QS da Alesis - vale de QS5 (Quadrasynth) à QS8.2