iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


A IK famosa detonadora de recursos $$$ vem com mais um lançamento

http://www.ikmultimedia.com/products/ilectricipad/

Desta vez ela ataque nos EPs... 19,90 + 9,90 in é o total da brincadeira
Infelizmente sem versão Free então não voucomprar agora, espero algum pioneiro aí a dizer algo sobre ele

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


esse ikmultimedia, só me falta pedir o dízimo.

Sorte que não tenho ipad. Nem limite mais no cartão.

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


A gente vem discutindo sobre iPad e seus aplicativos, e muitas vezes a gente lê sobre a questão da pressão (puch, peso, etc..) de um som virtual.

Bem, acho que alguns fatores influenciam: Ex.: o sample foi gravado em camadas? Um som tocado com pressão 30 tem que ser diferente daquele tocado a 127, não tão somente mais baixo (volume), mas com outras características. Isso influencia na trabalheira que dá para gerar o som, bem como no custo em memória, etc...

Outro ponto intrigante é o Dynamic Range da saída. Esse eu vou comentar com total empirismo, pois não saberia dizer tecnicamente o quão isso influenciaria no resultado final:

O Ipad, conforme apurei depois de muito custo em um site, tem 90,2dB de dynamic range, que é o intervalo entre o som mais baixo e o mais alto que uma saída pode gerar. (Fonte)

Já uma plaquinha simples, externa, como a Fast Track da M-Audio, é capaz de gerar um puch de 104dB. (Fonte)

Fico pensando que isso talvez tenha muita influência, pois, afinal é o que muitas vezes encarece o equipamento. Tem boa relação sinal/ruído, bom índice de distorção harmônica, dentre outros parâmetros, é o resultado do uso de componentes eletrônicos caros. Sample, é caro para produzir, mas se ganha com a venda em massa, ao contrário do componente eletrônico, que é caro e não se ganha tanto, proporcionalmente, ao vender em larga escala, pois cada peça é uma peça, com todos os seus custos de produção.

Continuemos a filosofar pra ver se elucidamos a velha história do sem peso, com peso...

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Estes dias estava lendo que nossos ouvidos não entendem uma pressão sonora de mais de 70dbs? Vou correr atrás disso para ver se entendi certo mesmo ou estou viajando

Mas a realidade Léo é bem coara para mim, o iPad esta, no quesito peso, anos luz atras de um teclado top, mas que ele tem muitos pros isso ele tem

É covardia tocar o Kronos com ele, o iPad fica muito aquém então acredito que suas fontes tenham razão mesmo, mas é interessante a discussão, então o famoso peso, punch poderia ser medido ? Ai encerraria muitas discussões afinal com números ninguém discute

Leo Vaz
Veterano
# fev/13 · Editado por: Leo Vaz
· votar


Edson Caetano

O que eu tenho lido a respeito, inclusive, de caixas de som, é que esse punch é determinado pelo Dynamic Range, ou SPL (acho). Que a potência é um parâmetro, medida em Watts, mas, o Dynamic Range é outro e tem forte influência no resultado. Tenho entendido isso pelo que venho lendo, mas vamos estudar e aquecer essa discussão antes de formarmos a concepção. Talvez, se tivermos no grupo um engenheiro de som, poderemos elucidar isso...

Mas, outra observação empírica: Testa uma mesma música em uma placa dedicada e na placa onboard de um micro. A diferença era mais evidente na época dos Pentium II. Mas hoje tb dá pra sentir, desde que vc use um bom fone, tipo o porta pro.

Extrai esse trecho da Wikipedia: The dynamic range of human hearing is roughly 140 dB.[7][8] The dynamic range of music as normally perceived in a concert hall doesn't exceed 80 dB, and human speech is normally perceived over a range of about 40 dB.[9]
(...)
The 16-bit compact disc has a theoretical dynamic range of about 96 dB[11] (or about 98 dB for sinusoidal signals, per the formula[10]). Digital audio with 20-bit digitization is theoretically capable of 120 dB dynamic range; similarly, 24-bit digital audio calculates to 144 dB dynamic range.[7] All digital audio recording and playback chains include input and output converters and associated analog circuitry, significantly limiting practical dynamic range. Observed 16-bit digital audio dynamic range is about 90 dB.[11]
(...)
In modern recording, this range is often limited through audio level compression, which allows for louder volume, but can make the recording sound less exciting or live(...)


Fico pensando também, se esses sons dos softwares não seriam altamente comprimidos, dando essa impressão de pouca pressão...

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Leo Vaz
Aqui nós vamos fugir bastante do tema do tópico, sugiro abrirmos um novo para abordar este assunto que é muito interessante, você assume a bronca Hehe enquanto isso colhendo infos

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Hehehe. Boa! A gente se perde na boa conversa!

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Até bateu a GAS do iLectric, mas vou esperar um tempo... já gastei R$40 com o Wave Mapper! Não gostei muito deste último não... o Wave Generator é infinitamente superior... acho que gastei a grana atoa então vou controlar a compulsão por apps.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


silvG8
Estou me segurando também, fiz uns lances errados e também fiquei com a impressão de ter rasgado dinheiro, o mapper achei muito preset style... Achei que ia ser diferente

Então decidi investir em material antigo, dei uma turbinada no meu Alchemy, muito interessante, e nos synths da korg repassar as teorias

Mas vou indo

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Nova informação: CUBASIS for Ipad

NEW IN VERSION 1.1
Audiobus support

Audiobus is an innovative iOS protocol that offers realtime audio streaming between multiple apps.

Now, you can use your favorite synthesizer app, drum-machine or any other app that supports Audiobus and record the audio output signal directly in Cubasis. Before sending the audio signal to Cubasis, you can even route it to another app and use that app as an effect processor. Plus, you can select Cubasis as an input – there are plenty of possibilities!

J.Dionatan
Veterano
# fev/13
· votar


Leo Vaz

Agora sim, tava esperando (ou já seria sonhando) há tempos com esta notícia!!

http://www.youtube.com/watch?v=5019VQnjoZw

Infelizmente hoje não posso comprar, sem verba para este investimento. Mas com certeza logo logo aparecerá uma boa promoção, é um produto muito útil para execução ao vivo e claro produção musical

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


J.Dionatan

O problema é que agora seria interessante comprar o Ipad de 64Gb, pois 16 vira 14,x por causa da conversão binária. Dos 14, sobra-se sabe-se lá quanto por causa do sistema operacional. Eu sei que o meu não tem quase nada de música, vídeo, e só tem 6 disponíveis...

Pra gravação, já que ele não aceita unidade externa (uma falha), melhor que ele fosse espaçoso.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Leo Vaz
Lançaram o iPad de 128... Este está na mira, esperar só o segundo semestre, o meu de 32 já há muito tempo nao cabe mais nada

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


J.Dionatan
E feliz aniversário amigo...

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


Meu iPad é de 16GB e até agora não está lotado... obviamente, deleto aplicativos sempre que estão em desuso.

Quanto ao Cubasis, seria interessante pra mim poder gravar tudo no iPad, mas devido a uma limitação não só de espaço, mas também de funcionalidade quando comparado a um computador, não vejo como uma coisa que me tornaria adepto facilmente.

Em relação o iLectric, o que posso dizer é que adoraria ver algo como o Native Instruments B4 II para iOS. Definitivamente começaria a usar o iPad como instrumento dedicado em jams, sem nada mais além de um controlador.

ClaudioSoares
Veterano
# fev/13
· votar


Ola pessoal experiente.
Troquei meu IPAD por um de ultima geração (Versão 6.0.1, modelo MB512BZ) e não consigo conecta-lo aos meus teclados (Juno-Gi e PSR-S900) para usar o GarageBand.
Na InteNET há vários filmes mostrando como conectar em IPADS antigos, usando o Camera Conection Kit (CCK) (que eu já tinha) mas este não se encaixa no novo plug lightning IPAD. Tentei ate usar um IRIG de guitarra mas nada aconteceu... Tentei usar um Hub energizado e....nada aconteceu.
Ou eu deixei de fazer algo muito simples (“não liguei a tomada na parede...” rsrsrsrsrrsrsr...), ou pode ser algo misterioso e complexo (tipo endereçamento dos canais midi nos teclados, sei lá...). O fato é que estou precisando da ajuda do pessoal mais experiente. Agradeço imensamente desde já a atenção de quem puder ajudar.

Grande abraço

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


ClaudioSoares
Vai ter que esperar um pouco para poder conectar com o CCK... esperar por um adaptador ou algo do gênero.

Se quiser gastar com produtos específicos, não basta ser um IRIG de guitarra... tem que ser IRIG MIDI, que transmite mensagens MIDI para o iPad.

Acho que não deve ser nada além do que falei, mas se for, tentarei ajudar novamente mais tarde. Boa sorte!

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


ClaudioSoares
Vai precisar desta criança
http://store.apple.com/pt/product/MD824ZM/A/adaptador-lightning-para-3 0-pinos-0.2-m

Assim poderá usar seus acessórios antigos, segundo infos que li tudo funciona normalmente

Uma pergunta, o iPad antigo funcionava normalmente? Porque nao é qualquer teclado que funciona, se não só com imterface midi

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Olha a Native chegando devagarzinho aí... Depois do iMaschine para o iPhone agora algo de verdade para o ipad
http://www.native-instruments.com/en/products/traktor/dj-software/trak tor-dj/?content=2393

Será que a vez do Kontakt está chegando?

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Urrando pelo B4 aqui! Heheheheheh!! Nem ligo muito pro Kontakt como um todo porque gastaria MUITO espaço do iPad. :)

Tinha visto desde ontem... parece um brinquedo legal pro pessoal que usa esse tipo de coisa.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Eu ia postar aqui do traktor dj. Parece bem bacana mesmo :)

O B4 acho que não deve vir já que foi descontinuado :(

A Native tem a estranha mania de matar bons produtos e colocar coisas piores no lugar.

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


waltercruz
Infelizmente eu também não acredito muito nisso... de qualquer forma, gostaria de ver alguma coisa pra iOS que simulasse com perfeição um órgão sem samples. O do GarageBand é bom, mas poderia ser melhor.

Estou querendo um som de peso! No futuro quem sabe não pego um Nord... apenas pras gigs com os amigos. A maior vantagem dos bichos, ao meu ver, é a portabilidade. Teclados com som excelente e leves com teclas de qualidade.
:)

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Massa, o Nord é um excelente alvo. Resolveria várias gigs minhas com qualidade e sem complicação :)

ClaudioSoares
Veterano
# fev/13
· votar


Obrigado SilvGB e EdsonCaetano pelas dicas. Ja tinha pensado na solução lightning para 30 pinos, mas ainda teria que conectar o CCK e o manual do IPAD diz que adaptador+adaptador, não funciona. Aliás estes manuais são o seguinte....: Ta la a figurinha do IPAD com o cabo e o teclado na outra ponta e diz... "é so conectar bal bla bla..." So que nenhum atendente das lojas 8 MAC/IPAD que visitei sequer conhece ou viu o tal cabo misterioso. Me falaram numa interface Michael com plugs midi redondos numa ponta e USB (A) na outra. Será que funciona?
Obrigado pelas dicas.

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


ClaudioSoares
Acho que vale a pena esperar a chegada do cabo. Se não puder esperar, parte pra outra coisa, como a interface que você falou.

De nada amigo!

jrguedes
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Será que a vez do Kontakt está chegando?
Não vejo a hora!!! Compro sem nem olhar se tem limite no cartão
Assim vou poder usar o meu tao sonhado piano S90ES e abandonar de vez o notebook

Vai precisar desta criança
http://store.apple.com/pt/product/MD824ZM/A/adaptador-lightning-para-3 0-pinos-0.2-m

Assim poderá usar seus acessórios antigos, segundo infos que li tudo funciona normalmente


Sim Edson, funciona mesmo vc está certo.

ClaudioSoares

Cara, tenho um IPAD 4 e ja utilizei o cp33 com os acessorios abaixo e reconheceu tranquilamente

Adaptador Lightning para 30 pinos
http://store.apple.com/pt/product/MD823ZM/A/adaptador-lightning-para-3 0-pinos

Kit de ligação de câmara para iPad Apple
http://store.apple.com/pt/product/MC531ZM/A/kit-de-liga%C3%A7%C3%A3o-d e-c%C3%A2mara-para-ipad-apple

O Adaptador Lightning funcionou tanto com o adaptador para camera quanto com o IRIG MIDI (que possui a conexao antiga).


Aliás, eu fiquei meio chateado pq comprei o IRIG MIDI e não precisava ter gasto 250 reais com ele, bastava o adaptador pra camera já q tinha o adaptador Lightning.

Testei com o sample tank, igrand piano, Cubasis e um leitor de soundfonts q tenho. Enfim, acho q vai funcionar com vc tb.

ClaudioSoares
Veterano
# fev/13
· votar


Saí do atoleiro e cai no lamaçal…
Juntando um pouco de cada informação que recebi (agradeço a todos), consegui hoje fazer um teclado (o Yamaha, o Juno ainda não...) se entender com o GaragBand. Tive que usar um CCK (Camera Connection Kit) que tem entrada USB-A e saída 30 pinos, mas ligado a um Ipad antigo que tem entrada de 30 pinos. Funcionou beleza e o véio Yamaha gritou que nem Hammond... Já o Juno continua mudo no canto da sala...
O problema é que o IPAD novo tem conector lightning e das duas uma: ou compro um adaptador 30pinos para lightning (70,00) e corro o risco de problemas de adaptador+adaptad+adapt..., ou compro um novo CCK (uns 130,00) com saída ligthning, certo?....não.....Errado....Não existe CCK com saída lightning nem na APPLE... Ou seja: Os caras que advertem para não usar adaptador+adaptad+adapt+ada...obrigam a gente a fazer isto....Sem saída....
Pensei então em mandar a ideia do CCK pro espaço e partir pra uma interface MIDI (tradicional 5 pinos) de um lado e terminal lightning no outro. Alguem sabe se isso existe?, Já vi muitas de MIDI para USB-A, mas para lightning, não vi ainda.
E o que seria melhor: usar um CCK (conector de câmera, que Deus sabe lá porque funciona com musica....mas funciona...), ou usar uma interface MIDI_LIGHTNING como pensei?
Será que alguém tá sofrendo tanto assim neste momento? Já pedi help até pro suporte Roland, vamos ver se eles esclarecem o mistério

jrguedes
Veterano
# fev/13
· votar


ClaudioSoares

Esqueça o Japonês ou chines sei la... rs
So to mostrando q funciona com dois adaptadores sem problemas. Ja testei no IPAD 4 em casa tanto com o IRIG + Adaptador Lightning 30 pinos quanto com o CCK + Adaptador Lightning 30 pinos. Funcionou perfeitamente sem latencia nenhuma e com som perfeito.

ClaudioSoares

Resumindo. Funciona.

Se seu teclado é reconhecido no Ipad com a conexao antiga, entao com os dois adaptadores também vai reconhecer.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


ARTURIA iMINI - acabei de gastar 9,99 achei INCRíVEL...

Completaço... Midi learn, wist, fx... Blá, blá, blá... Mais barato do que uma pizza este vale a pena

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Instalando...

Heheheh!! GAS com apps é uma coisa séria! É mais ou menos isso que você descreveu... mais barato que uma pizza, vale a pena com toda certeza.

Depois comento alguma coisa mais específica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões