iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# ago/11


Achei interessante ver que algumas pessoas possuem um interesse nesse equipamento, não somente pelo fato de ser um tablet, mas de possuir aplicativos músicais muito singulares. Tudo bem que não chega a ser realmente um teclado, mas funciona musicalmente como um.

Destino esse tópico para discussões e dúvidas sobre os Apps e também para que compartilhem o que acham sobre seus aplicativos, se indicariam para compra ou qualquer outro comentário adicional.

Espero que ajude os indecisos!

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Atualmente, possuo uma pequena quantidade de Apps que me satisfazem muito bem!

São eles:
GarageBand
É o App de melhor custo/benefício que encontrei! O programa é realmente incrível e se difere um pouco do GarageBand para Mac. Possui conexão MIDI e permite a criação de músicas com até 8 instrumentos. Não permite muita edição dos timbres, mas são de ótima qualidade! Deve-se lembrar que a intenção do programa é registrar idéias musicais, então não rola nada como step sequencer ou edição profunda de samples. A conexão de guitarra permite a utilização de vários efeitos interessantes, mas só vi em video, porque não tenho coragem de comprar o conector apenas para brincar umas 2-3 vezes.

Korg iMS-20
Esse aqui é MUITO BOM, criado pela própria Korg! Meio caro (cerca de U$30,00), mas vale totalmente a pena. É um synth para emular todas as características do Korg MS-20 e faz isso com uma qualidade espetacular. A edição é profunda!! Possui também um gravador interno com 16 steps que funciona muito bem. Além disso tem superfície de controle Kaoss para efeitos, filtros, pitch, etc. O único problema é ser difícil de usar e não possuir um manual em pdf.

MorphWiz
Esse aplicativo possui uma coisa interessante, que é a capacidade de criar portamentos quandos arrastamos o dedo sobre a tela. Infelizmente achei a capacidade de edição do som meio ruim e as waveforms são meio fracas. Acaba que não se consegue criar um som de muito impacto. É ótimo para soft leads. Mesmo assim, é um aplicativo com um som singular.

SampleWiz
Esse é possívelmente o melhor sampler que você vai encontrar. Além de vir com presets muito bons, a possibilidade de "samplear" o que você quiser permite a criação de sons muito bons. Além disso, é possível importar arquivos de audio criados com outros aplicativos do iPad. Até agora é o que mais fucei e tenho criado cada vez mais interesse nele. A interface também é muito boa e o teclado tem um tamanho confortável para tocar, além de funcionar muito bem. Tudo isso com o mesmo "portamento" do MorphWiz.

Bebot
É um aplicativo para músicos ou não. E reamente, é muito bom! O "portamento" dos dois Apps acima foi inspirado nesse. Eu diria que este funciona muito melhor neste quesito, gerando um portamento muito mais suave, perceptível principalmente quando é feito de maneira lenta. É bem baratinho (U$1,99), então indicaria para todo mundo! Muito divertido!! Acho ele bem melhor que o MorphWiz, em praticamente tudo!!!

Sunrizer Synth
Se síntese subtrativa te interessa, esse App é para você. Eu adoro brincar de criar sons e esse App me surpreendeu. É realmente muito bom! Waveforms sólidas, com inúmeras possibilidades, exploradas em seus presets, que pelo que vi (não cheguei a usar tudo), são muito bem feitos. O que achei bastante interessante é que ele permite que criemos 2 sons utilizando as mesmas waveforms (A e B) só que pode-se alterar todos os outros "knobs" de todos os parâmetros. Isso permite desde a criação de uma modulação simples como aumentar o cutoff de um filtro até modulações mais complexas com alterações de LFOs, efeitos, RM, etc. Ah! Ele possui também RM e Sync!! E o som é baseado no JP-8000! Só para dar uma idéia, não acho que o Gaia SH-01 fique muito a frente desse App no quesito som...

Addictive Synth
É um synth baseado em síntese wavetable com presets muito bons, mostrando as inúmeras possibilidades na criação de sons. É muito interessante! Confesso que não sei utilizar muito bem esse tipo de síntese, mas com o pouco que usei consegui criar sons muito diferentes, principalmente pads bem exóticos. Eu diria que esse é interessante para quem gosta de sintetizar de vários métodos diferentes... desenhar os filtros e as waves na tela é realmente único. Funciona muito bem e não vi nenhum bug. Possui também um controle X/Y que pode ser aplicado a vários parâmetros do som.

Espero que alguém possa me indicar novos Apps! Estou muito feliz com o meu iPad e musicalmente tenho me divertido bastante com ele.

Valeu!

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Cara, me responda uma coisa: voce já usou algum arquivo de áudio muito extenso no Garageband?

Eu estava pensando em comprar um Ipad para disparar sequencias nos shows que toco e dispensar o laptop.

Já usei Mac e estou ciente da estabilidade dos OS dos produtos da Apple, mas gostaria de saber como o iPad se comporta com muitos Apps abertos e executando arquivos grandes, já que o clock do seu processador e a quantidade de memória ram são muitos baixos se comparados (injustamente) com desktops ou laptops atuais.

Ah, parabéns pelo tópico!!!

O iPad, outros tablets e seus Apps estarão presentes no futuro da música, com certeza!

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Shadad
Opa, obrigado!

Então, respondendo a sua pergunta, eu ainda não testei nenhum arquivo muito grande nele, e do pouco que vi, foram apenas pequenos takes de audio. mas acredito que ele consegue gravar uma boa quantidade de tempo sem grandes problemas. Você deve conseguir mais informaçoes no site da Apple.

Quanto à estabilidade, eu acredito que não se tem muito problema em relação com multitarefas. Até agora ainda não tive problema algum. Nunca utilizei o iPad em apresentações, mas vai funcionar como utilizando em casa mesmo.

Que bom que o tópica agradou.

Valeu!

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/11
· votar


Depois passo minhas informações! :P

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


ThyagoAmaral
Estou esperando!! Manda o que você tem de bom aí! :D

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Vamos completando o post do SilvG8, com certeza muita gente ainda vai dar de frente com essa nova vertente musical dentro do nosso mundo das teclas

1 - CCK = Camera Conection Kit
Foi criado para poder transferir conteudo digital para o ipad, pega sua cybershot e transfere as fotos na hora, via um adaptador USB ou Memory Card, mas o que aparentemente náo teria serventia para a gente, os malucos de plantão, descobriram que a nova porta USB servia tambem para conectar um monte de coisas, inclusive oque ?? CONTROLADOR MIDI, a Apple nem boba é, viu a brecha e implementou o Coremidi nativo ao IOS, e abriu o mundo musical de vez para seus dispositivos portateis

O CCK conta com duas peças distintas, uma com o USB, e outra com o Memory Card Reader, para gente só interessa o primeiro, mas o Kit vem com os dois e custa uns 100r$ e no meu ponto de vista é acessório obrigatório

Mas e o que é compatível com o CCK, um monte de coisas, mas como o IOS náo aceita instalaçao de driver, na maioria só funciona equipamentos plug and play, e de baixo consumo de energia (este pode ser resolvido com hub usb ativo externo), já testei alguns equipamentos que tenho acesso e funcionam: controladores Behringer umx qualquer tamanho (comprei o umx250, fica na medida), korg nano, yamaha dgx, o meu A-pro náo rodou, embora em um forum gringo tem gente que afirma que conseguiu tal conexao

E detalhe, náo apenas de controlador serve a porta, e tambem para interface de audio, a UCA222 virou, e estou usando ela porque vem junto de brinde com o UMX250, mas novamente em sites gringos li que teve gente que conseguiu sucesso com a FTP, novamente minha presonus audiobox náo rolou

Acho que sobre o CCK é isso, existem outros dispositivos como o line 6 midi é um cabo midi, com ele virtualmente qualquer teclado com porta midi vira compativel com o IOS, ou seja se tem aquele tecladinho mais antigo, da para dar um gas novo a ele

Atençao... nem todos os APPs musicais sáo compativeis com acessórios externos, tanto o CCK, como o Line 6, portanto atençao na hora de queimar umas doletas, normalmente na descriçao vem anunciado com o que é compativel, mas náo á garantido, abaixou vou começar a falar entáo do que é bom, os aplicativos musicais

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Para completar o SilG8

Garage Band - Compativel com CCK, facilita e muito a brincadeira, destaque ao orgáo e sua leslie, maneiro o efeito, somente para ipad

Morphwiz, Samplewiz, Bebot náo rolam com o CCK, compativel tambem com Iphone, ou seja quem tem os dois equipamentos compra um e ganha uma copia para cada um que estiver registrado em seu itunes

os ultimos dois nao baixei ainda, mas já esta coçando o bolso hehe

Akai Synth Station
Apesar de ser feito sobre medida aos controladores da Akai, pode ser baixado por 1,99 e usado por qualquer um em qualquer controlador, o app é muito legal, conta com muitas ediçoes de timbres, muitos efeitos, arpergiator, sequencer, bateria eletronica, pads, controle x/y ou joystick, poucos presets, mas com a quantidade de ediçao tem muita coisa a se criar (ipad e iphone)

Guitar Pro
versao portatil do tradicional guitar pro, sem muitas funcoes referente a ediçao de partituras, mas por 4,99 é um bom leitor de partituras neste padráo, pode por exemplo abrir o arquivo diretamente do cifra club, ou seja uma fonte inesgotavel, para quem gosta é muito legal (ipad e iphone)

Steinberg LoopMash
Da gigante Steinberg, esta maquina de loop, da boas alternativas para quem gosta de criar acompanhamentos, principalmente para musica eletronica, eu achei complicadinho, mas tem a versáo free para ver se gosta antes de pagar 3,90 pelo full, tem muita ediçao mesmo, da para fazer um loop muito legal rapidamente e com qualidade profissional (iphone, mas no ipad rola em compatibilidade) nao CCK

Music Studio
uma DAW portatil, para melhorar apenas quando atualizarem e deixarem compativel com hardware externo, versao lite disponivel para testar, da para registrar boas ideias, mas se quer gastar no garage band, este é dispensavel pois vai ficar redundante

50 in 1
Um app Multitimbral, com 50 instrumentos diferentes, ou seja só ele já faz com que seu tecladinho velho ganhe timbres bacanas (nao espere a qualidade dos tops, mas engana bem), edicao apenas com um rack digital reverb, cck compativel apenas ipad

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Categoria ESTUDO

ReadRhythm
perfeito para quem esta treinando percepçao ritmica, bem ao estilo do metodo prince, os padroes sao fornecidos, e vocë vai dando o tap conforme o beat, muito bom

Solfi Ear Trainer pro
perfeito para quem esta treinando percepçao musical, intervalos, acordes, ditados de pitch

Viram como eu estou estudando estes dois itens hehe, estou tentando melhorar meu ouvido de qualquer maneira, tenho dezenas de aplicativos nesta categoria abaixados, se quiserem mais sugestoes coloco aqui

CATEGORIA AUXILIAR MUSICAL

Steinway & Sons Metronome
Metronomo completo da gigante, muito pratico, abaixei duzias de metronomos, este um dos mais legais, e é free, para iphone, ipad fica no modo de compatibilidade

Tuner!
interessante pelo fato de afinar instrumentos especificos em suas alturas correspondentes, como baixo, violino, violao, etc.. bem interessante, free para ipad, tambem com um monte de opçoes diferente mas como para tecladista nao serve para nada, nem vou mais para frente nesta categoria hehe

Voltando ao que interessa - VIRTUAL INSTRUMENTS

WI orquestra, sons sampleados de varios instrumentos orquestrais, a versao free muito limitada, mas eles vendem a 2.99 cada modulo, que vai desde a sessao de strings, brass, wood, sax, percussao (timpano muito bom), CCK disponivel

Soundprism
uma interface diferente para se tocar, diferente do estilo bebot e morphwiz, vale a pena conferir no you tube a versatilidade do produto, nem sei como descrever hehe, iphone e ipad, o timbre basico é free, vendem pacotes extras muito bons

miniSynth Pro
Synth com muitas opcóes de edicao, osc, filters, lfos, arp, preset, gravador, arpergiator, o unico ate agora que algumas vezes tocando com muita polifonia e alta velocidade, de vez em quando fecha sozinho, interessante pelo CCk, mas a queda do sistema impossibilita o uso por enquanto ao vivo

Sylo Synth
CCk, interessante pelo sampler direto de amostras, mas a versao free é muito limitada e me impediu de fazer uma avaliaçao mais profunda, interface bem bacana

Nossa ainda tem muita coisa para escrever aqui, mas para resumir a Apple disponibilizou para a gente em sua App Store, praticamente tudo que um musico precisa para se virar, desde programas de notacao musical, educacionais, timbres, o que imaginar tem, e eu viciado que sou, tenho muita coisa mesmo, e o melhor muitos sáo gratuitos

Mas é isso aí, vamos desenvolver melhor este tópico que com certeza logo vai pipocar de gente interessado nesta nova modalidade

Até mais
[/b][b][b][/b]

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Edson Caetano
Rapaz, quanta coisa!! Obrigado por compartilhar suas experiências!

Então... meu pai está nos EUA e eu me esqueci completamente de pedir para ele comprar o CCK para mim. Liguei para ele e consegui pedir!! Foi ótimo o post!!

Quanto aos programas, já cheguei a dar uma olhada em muitos desses que você colocou aí. Acabei me decidindo pelos que tenho atualmente e coloquei aí em cima.

De qualquer maneira, dos Apps que você falou, tenho interesse pelo GuitarPro. Seria interessante para mim ler alguns arquivos gp3,4,5, etc. O Akai Synth Station foi outro que cheguei a pensar, mas como tenho vários aplicativos que fazer a mesma coisa acabei optando por não comprar AINDA. Se eu achar que vale a pena pego ele no futuro!

Tenho o metrônomo da Steinway também, é muito bom mesmo! Vou dar uma olhada nesse Tuner! para ver o que acho.

O WI Orchestra até deve ser interessante, mas como tenho também VST no Mac vou acabar não gastando dinheiro com isso... vou procurar vídeos na internet para ver como é.

Se você for comprar algum App mais caro, compre o SampleWIz... é realmente MUITO BOM! Tem muitos videos na internet, o pessoal é meio que viciado no Rudess e por isso compra logo no primeiro dia. Outro que também aconselho é o Sunrizer Synth (antes chamado de Horizon - trocou de nome por questões de patente)... o bicho fala muito bem e possui MIDI via CCK.



Assim que eu tiver mais novidades de qualquer coisa que seja musical eu coloco aqui no tópico.

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Olha a gás, alem de ter comprado o Iphone 4, o Ipad 2, o CCK, o UMX250, UCA222, agora acabei de incorporar o Irig a coleçao, direto pela Quanta por 149,00 em 10x de 15,00

Apesar de ser indicado para guitarra e baixo, porque náo para teclados, pegar a saída de qualquer um de seus teclados e jogar em um amplitube para obter os efeitos como Flangers, Chorus e tudo mais, e claro como no outro tópico (tecladista prefere baixo) dar uma voltinha nas cordas hehe

Ta certo brincadeira carinha que já chegou nos 4k, mas como o equipamento nao é exclusivo para m[usica, náo vale falar que jogava tudo fora e pegava um M50 hehehe

Edson Caetano
Veterano
# ago/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


silvG8
Por sua culpa já comprei o bebot e o samplewiz anteontem hehe, só náo encarei o iMs20, porque eu já comprei ele na versáo PC na KorgLegacy, e porque vai ter no Kronos, lobotomia de MS20 não né hehehe

O Sunrizer ta na agullha, vou ver se acho umas amostras de som na net, dá para ficar louco né hehe

Já que teu pai está lá nos EUA pede um monte de coisas a mais hehe como o idock OS da Alesis, maravilhoso para o Ipad aqui estáo pedindo quase 1500,00 reais, e lá está na promoçao por 199,00 Us

Olha a criança http://www.alesis.com/iodock

Mais humilde, porem boa pedida é o cabo da Line 6 Midi, porque com ele náo precisa se preocupar em o teclado ser compativel ou náo, qualquer um midi serve, pena que náo tem tanto suporte como o CCK

E fecha negócio com o iKlip, pendurar o Ipad em um suporte de mic padráo, hehe realmente tem muita coisa heheh

Até mais

silvG8
Veterano
# ago/11 · Editado por: silvG8
· votar


Edson Caetano
Parabéns pelo iRig! Também tenho vontade de usar o GarageBand com um violão ou guitarra (também toco os dois, com menos destreza que o piano e o teclado)...

Tendo o que tenho (V-Synth GT e Gaia SH-01), eu não jogaria tudo fora por um M50 nem se o iPad fosse apenas para música!

As possibilidades musicais vão bem além de um M50 (embora seja o único teclado não analógico com uma remota chance de ser comprado por mim no futuro, quando o preço cair :D )...

Tudo bem que nunca substituirá um teclado........... mas com um bom controlador já chuta muito teclado por aí.

Valeu!!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=BmnLU1eAVlA
olha o lançamento da IK, este eu vou pegar quando estiver disponivel, o problema do CCK é com a fonte de energia, se precisar recarregar já era, este aí resolve a treta

Vamos entrar em assuntos mais técnicos hehe

Conseguiu implementar o Wi-fi Midi aí

Este está sendo o meu atual desafio, controlar os softsynths, ou mesmo outros dispositivos via ipad, estou trabalhando em cima do iBend uma superficie X/Y para modulaçao, serve aí de sugestao para pesquisa:

Criar uma conexao wi-fi adHoc entre wi-fi e PC

To quase lá

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Edson Caetano
Eu também tenho a versão para Mac do MS-20 (junto com o resto do Legacy) e é bastante parecido mesmo... eu comprei no primeiro dia com meu iPad porque queria algo para já começar a brincar mesmo. Hoje em dia tenho dúvidas se valia os U$28,99 que paguei na época, mas é um App impressionante!

O Bebot é muito bom!! Assim como o SampleWiz e o Sunrizer. Eu já tinha visto o Alesis, acho que foi você mesmo quem me passou o link. É interessante!! HehEhEHHEHE... tem um review dele no sonicstate.com .

Rapaz, lá tem coisa demais... estava pensando em pedir uma caneta para iPad quando ele foi (gosto de desenhar e etc. o SketchBook é muito bom até na versão gratuita..) , mas repensei se usaria mesmo então acabei desistindo. Hoje fiquei pensando se fiz burrada e queria a caneta. :P

No mais, espero que dê tudo certo com o Kronos! Embora não tenha despertado nenhuma GAS em mim, sei que é um equipamento impressionante e vai agradar a todos que possuem um. No momento estou muito satisfeito com meu V-Synth GT e acho improvável que seja substituível para mim.

Valeu!

------------- Edit para 2ª resposta --------------
Eu não tenho muito interesse em usar o iPad para controlar softsynths... primeiro porque uso softsynths muito pouco, e o que uso é bem tranquilo fazer tudo pelo próprio computador.

Talvez eu procure um pouco mais sobre o OmniTr, mas ainda está longe nas minhas prioridades.

Quanto ao iRig MIDI, pode ser de meu interesse no futuro, com toda certeza!! Vamos deixar lançar para ver como funciona primeiro.

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Pergutaram sobre algo para controle em tempo real

Achei agora o Slide Control, muito tranquilo de usar, ainda estou usando via CCK cabo Midi/USB, mas dá para criar uma plataforma de controle bem legal, muito semelhante ao Morphwiz, porem náo tem timbre, trabalha exclusivamente em cima do som externo

Já o Omni Tr, fui lá abaixei todo feliz, porque é free, ai vejo que só funciona em conjunto o o Ominisphere para Pc que custa 500 doleta, aí brochou hehe com certeza está bem longe das minhas prioridades

silvG8
Veterano
# ago/11 · Editado por: silvG8
· votar


Edson Caetano
Achei agora o Slide Control, muito tranquilo de usar, ainda estou usando via CCK cabo Midi/USB, mas dá para criar uma plataforma de controle bem legal, muito semelhante ao Morphwiz, porem náo tem timbre, trabalha exclusivamente em cima do som externo

CARALEO! Era justamento o que eu queria!! Alguma coisa assim que funcionasse bem... até mandei um email para o cara que criou o SampleWiz (o engenheiro...) e sugeri algo semelhante.

Vou procurar agora aqui... hoje foi um dia bem atoa, então tive tempo para fuçar isso o dia todo!

Valeu!

--- Edit ---
Acabei de brochar... o programa não cria os commas que existem no Bebot. É como se fosse um teclado comum. Imaginei um controlador fazendo algo como o Continuum.

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8
pois é , o Slide Control é limitado ao sistema temperado, mas logo vai chegar um desenvolvedor que escute nossas preces hehe, mas em termos de controle é muito superior a muita coisa que temos disponivel

Mas mudando de assunto

Acredita que comecei a usar o ipad + cck + umx250 as 14:00 de hoje, escrevi bastante no cifra, usei bastante o conjunto, fui tocar com a banda, somente com isso (eles tiveram que me engolir hehe) e acredita que a bateria ainda esta em 67%, é muita autonomia disponivel, ainda mais para eventos que em média duram somando passagem de som, tempo ocioso, show em si , no máximo de 3 a 4 horas

Dificuldades encontradas:
1 - principalmente, troca de timbres, explicando, gosto do orgao do garage band, do string do 50 in 1, do piano de x, para trocar tudo isso, somente parando de tocar

2 - Ele (ipad) se nao configurar direito entra em standby, ai para voltar alem de ter que deslizar a tecla de inicio, da um estalo no PA

3 - encontrar conexóes p2 em estudios e casas noturnas, é dificil, entao esteja preparado com adaptadores ou cabos longos

Minha conclusáo:

Como tempero de seu set, como criatividade, como o diferencial, o Ipad/iPhone é fantástico ao vivo, porem, sozinho, somente se for daqueles que tocam uma música inteira com apenas um timbre, ou se for magico na troca de parametros

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Edson Caetano
Fiquei triste quando fui testar hoje o meu CCK com o meu Gaia...achei que ia funcionar mas nao funfou. Aque controlador voce esta usando com o iPad??? Teve alguma dificuldade para fazer funcionar?

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Nada da Roland que tenho aqui funfou, acabei comprando o umx250 exclusivo para isso, e testei na loja antes para ter certeza que ia rolar

Li em sites gringos, que para controladores e outros teclados como o seu Gaia, que usam uma quantidade de energia maior para funcionar, precisariam obrigatoriamente usar um Hub USB ativo ou mesmo alimentação externa, para poder funcionar, porque a Apple limitou o fornecimento de energia pela porta de dados e não é qualquer instrumento que funcionaria

Porem mesmo assim, não é certo de rolar, o controlador A-pro 800 está na lista dos que funcionariam com alimentação externa em sites gringos, testei o meu e não rolou

Porem de novo, achava que pelo tamanho do DGX640 não ia ter chance de funcionar e rolou, não entendo ainda muito bem este lance de compatibilidade, mas alem do fator energia, tem que ser plug and play, se o teclado precisar de driver já era

ps... é só plugar o CCK, o Teclado, pronto, funciona na hora, sem dificuldades, sem ter que fazer nada mais

ps 2... parece bobeira, mas o teclado tem que estar ligado On, perdi um tempo parado antes de lembrar em ligar o teclado hehe, achava que por não ter fonte externa de alimentação, não precisaria ligar nada

Vou dar uma pesquisada na gringaiada para ver se alguem arrumou soluçção para o gaia

Até mais

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Edson Caetano
Ontem fiquei caçando informações e vou acabar vendendo o Gaia e pegando alguma coisa compatível. Estou com esse teclado meio parado aqui, acho as teclas um pouco pequenas e sinto falta de aftertouch.

Não quero pegar um controlador com teclas ruins ou pequenas, então estou pensando em um controlador da Arturia de 49 teclas que está sendo comercializado pela Quanta. Ele vai precisar de ligar na energia, mas sem problemas. A construção parece sólida, de alumínio e madeira nas laterais. Vários knobs, 4 pads, etc. então não sentirei muita falta do Gaia no sentido de ter controles, e vou ganhar na qualidade das teclas, que possuem até aftertouch (para usar com o PC e não com o iPad) e no número (37 realmente limita o que se toca... 49 é quase 61! hehehehe). Vou acabar desenbolsando uns 200-250 reais nessa brincadeira, mas fazer o que né? =)

Por enquanto, continuo com a pesquisa... tudo indica que preciso de um cabo USB-MIDI para fazer funcionar. Mas acho que vou pegar o controlador mesmo.

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


com cabo usb-midi, é provavel que o Gaia rode tambem, ainda não fiz os testes, mas direto pela porta Midi, é diferente do acesso USB do controlador

Compra o cabo primeiro do que queimar o Gaia para ver se resolve seu problema

O controlador da arturia, é muito legal, eu vi lá quando peguei o irig, mas certifique-se que é compativel mesmo, porque senão a decepção vai ser violenta hehe, imagina a situação de imcompatibilidade

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que vou queimar o Gaia SH-01 mesmo... sei que o único detalhe do Arturia é que vou precisar de uma fonte para ele (não vem com ele infelizmente), mas a qualidade do equipamento me parece ser bem superior. Confesso que ainda não estou 100% seguro em fazer isso, mas vou acabar fazendo... ganhar umas teclas, aftertouch, compatibilidade com o iPad, controlador universal (sem aquelas frescuradas de driver), um VST original que soa melhor do que o Gaia... vou acabar cometendo essa loucura!

O que você acha?? Meu único medo é que as teclas do Gaia sejam melhores que a do controlador (acho improvável pelo que ouvi dizer na internet nos fóruns)...

http://www.iosmidi.com/devices

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


Eu li a lista do iOS mas meu apro800 ta la e eu ainda nāo consegui fazed funcionar, mas com certeza se via user so em casa um controller como o da arturia seria mais negócio mesmo

Mr Madruga
Veterano
# set/11
· votar


Estes Apps são compatíveis com os Androids também?

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


Mr Madruga
São nada rapaz....... só para iOS mesmo. Inclusive, uma grande parte só funciona no iPad.

Valeu!

JJJ
Veterano
# set/11 · Editado por: JJJ
· votar


Realmente, pra quem tem domínio sobre synths e coisas assim, o iPad tem uma infinidade de possibilidades. É muito legal! Pena que eu não tenho essa intimidade toda com teclados, mas só o Garage Band, pelo preço ridículo que custa já valeria a pena. E tem muito mais coisa além dele e dos synths: bateras eletrônicas, simuladores de amp de guitarra/baixo (o Amplitube é excelente!), simuladores de percussão, sequencers, controladores, o que você imaginar.

E ainda tem uns e outros por aí que torcem o nariz pro iPad (sem conhecê-lo, muitas vezes!). Ficam dizendo que não é "musical", que é coisa de fanboy, que é um "brinquedo" no mesmo nível de um guitar hero e baboseiras do gênero... tsc tsc tsc...

kokada
Veterano
# set/11 · Editado por: kokada
· votar


silvG8
Vi que vc entende muito de síntese sonora... Vc por acaso pode me dar uma dica de como criar um timbre usado na música "Time after Time", da Cyndi Lauper? É o timbre usado bem no início da música, que se extende até o final - não entendo nada de síntese, mas já vi o timbre num Korg TR, chamado Analog Piano.

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


kokada
[off]
Então... o timbre é mais pra um pad do que para um piano. Não é muito difícil de fazer algo parecido, mas tem que entender um pouco de síntese sim se for para fazer do zero.

Para começar, trabalhe com o TVA (amp envelope/envelope de amplitude do som)... A=0/D=30-50%/S=25%/R à gosto. Não tem como eu te dar a receita completa. Vai testando um pad com um elétrico se for difícil montar do zero.

Valeu!

ThePlague
Veterano
# set/11
· votar


Só adicionando, fique um tempão estudando adquirir um MIDI Mobilizer p/ usar no meu iPhone e descobri ontem sobre o iRig MIDI, ele tem a vantagem de carregar o iPhone via cabo USB, coisa que o Mobilizer não tem, além do mais babei quando vi que ia vir com o SampleTank para IOS com 1GB de samples, isso é surpreendente, especialmente para que tem um teclado sem sampler (tenho um Kurzweil PC161), já fiz a compra antecipada e estou aguardando o lançamento, assim que chegar aqui irei preparar alguns vídeos e postar aqui no forum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões