Novidade: Korg Kronos

Autor Mensagem
Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


tambem nao existe segredo em usar varios teclados controlados por outro e faze-los tocar cada um de cada vez: basta fazer diversos programs, cada um so enviando no canal assignado para um dos teclados e nao enviando para nenhum outro canal.

para trocar o teclado sem sair da frente do teclado controlador, basta mudar o program escolhido.

e pode ter certeza que nao vai ter mais de um teclado soando ao mesmo tempo...

abraco!

danielcatolico
Veterano
# mai/11
· votar


adriankey
Mas dizem que no sequencer vai dar para usar os sons como original em prog e comb sem ter que copiar efeitos.Se for então dá pra usar um som de harmond com os efeitos originais e um piano E vitage um synth dá pra tacar até 16 teclados via midi nele ao mesmo tempo...

Sobre canais midis independentes, tranquilo. Pode tocar com um controlador e outro teclado como se fossem dois teclados independentes. Só configurar.

Porém existem limites (apesar de bem maiores quanto aos outros synths) de polifonia e de efeitos. Para usar "16 teclados" via midi ao mesmo tempo, talvez alguns Timbres tenham que compartilhar efeitos. No caso do Kronos temos o máximo de 12+2+2(efects). E ainda tem o um porém: alguns efeitos ocupam dois lugares, por exemplo o RotarySpeaker pra organs. Se, por exemplo este efeito ocupar o primeiro lugar, temos 11+2+2 (é meio complexo, mas espero que dê pra entender).

Desse modo, o "operador de sintetizador" além de gerenciar os programas(limite de polifonia), tem que gerenciar os efeitos(limite de efeitos)

pomtwo
Veterano
# mai/11
· votar


ta ai uma coisa que me deixa entrigado na korg .. tenho um m50 , e quando vou usar um rotary no meu organ ele ocupa dois lugares ... ai so me sobra mais 3 .. que geralmente coloco pre amp valvulado, chorus e vibrato ... ai ja acabou ... ai se eu quiser outros tenho que ir la pro master e adicionar mais 2 la ...

pra mim que saiu do pc3 onde tinha 16 inserts e cada um ocupava 1 efeito diferente ... senti muito com isso ... ate por que la ja tinha leslie pronta inclusive com o amp valvulado ... quer dizer so ai ja eram 2 efeitos em 1 e sobravam 15 ...

sera que o kronos vai ter isso de a leslie por exemplo ocupar 2 lugares ? apesar de 12 inserts serem bons pra um timbre , nao seria melhor disponibilizar 1 efeito diferente pra cada lugar ? ou no kronos isso ja foi feito

danielcatolico
Veterano
# mai/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


sera que o kronos vai ter isso de a leslie por exemplo ocupar 2 lugares ? apesar de 12 inserts serem bons pra um timbre , nao seria melhor disponibilizar 1 efeito diferente pra cada lugar ? ou no kronos isso ja foi feito

Tanto no M3 quanto no M50, tem efeitos chamados "Double-Size"(vide ParameterGuide), que significa justamente efeitos que ocupam 2 lugares. E acho que me enganei ao pensar que o Kronos seria assim. De qualquer forma, a questão dos limites prevalece.

Entendo pouco de inglês, mas folheando o ParameterGuide do Kronos, não encontrei o termo "Double-Size".

Pelo contrário, do que consegui entender, os Rotarys Vibratos e Chorus estão na própria máquina CX-3, não "gastando" efeitos.

Caracas; se for assim é muito mais que eu pensei!!!! A GAS só vai aumentando...
------------
(edit ortográfico)

mauropsouza
Veterano
# mai/11
· votar


Gostaria de tocar e um ponto que acho que não foi dito aqui....é sobre o HD ? Pode ser trocado por outro de maior capacidade como no Alesis Fusion e alguns Kurzweils via porta externa. Será que ele aguenta viagens, trancos que ninguém quer que aconteça , mas en trnasporte etc....?

pomtwo
Veterano
# mai/11
· votar


Pelo contrário, do que consegui entender, os Rotarys Vibratos e Chorus estão na própria máquina CX-3, não "gastando" efeitos.
oha ai sim veio .. entao ele vai operar como cloneweel ... legal

agora temos que ver o seguinte... se ele na forma de cloneweel , vai operar apenas com um tipo de leslie , ou podera alterna-la pra outras leslie .. por que afinal , tem diferença entre uma leslie e outra .... mas ja tendo uma leslie sem ocupar espaço de efeito ja eh o bixo ....

danielcatolico
Veterano
# mai/11
· votar


agora temos que ver o seguinte... se ele na forma de cloneweel , vai operar apenas com um tipo de leslie , ou podera alterna-la pra outras leslie .. por que afinal , tem diferença entre uma leslie e outra ....

O bom dessas questões é que isso nos força a aprender mais um pouco de inglês técnico.

Do que pude entender do ParameterGuide, a "Caixa" seria a mesma, mas vc tem uma série de configurações da máquina CX-3 (a Korg não estava brincando quando disse que tinha um CX-3 dentro do Kronos). Tem configurações como tipo de Amp, velocidade(max/min) e tipos de aceleração(fast/slow) da rotação, distância e angulação dos mics...etc...

Tudo isso, antes de entrar nos InsertEffects. Com o perdão da palavra P.Q.P.!!!

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Mas e o MOD-7 hehehe vai aceitar os arquivos dos teclados vintages, principalmente DX7, M1 e D50...

ps... o Aureo vai ter trabalho desta vez para distrinchar 2 páginas de dúvidas hehe

pomtwo
Veterano
# mai/11
· votar


tem coisa pra baralho dentro desse teclado ... mas geralmente o manual ilustra bastante os teclados .. e na hora H nem sao tudo isso , tomara que isso nao aconteça com esse teclado , ate por que seria um chute no beiço comprar um teclado desses e ele nos deixar descontente ....

Do que pude entender do ParameterGuide, a "Caixa" seria a mesma, mas vc tem uma série de configurações da máquina CX-3 (a Korg não estava brincando quando disse que tinha um CX-3 dentro do Kronos).

legal em uma parte mais triste em outra ... as leslies possuem diferenças entre elas ,.. mas nao eh isso que vai tirar a beleza de um cx3 (apesar de eu ja ter dito que a leslie dele nao eh nada convincente) mas dando pra mudar parametros ta muito bom ...

Mas e o MOD-7 hehehe vai aceitar os arquivos dos teclados vintages, principalmente DX7, M1 e D50...

talvez aceite , mas se nao aceitar , vc tera as sinteses desses teclados pra brincar a vontade ... e nada como construir seus proprios timbres ...

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


pomtwo
Sim nada como criar eles do zero, mas com o pouco tempo que tenho, muito mais comodo pegar tudo pronto e depois tentar enriquecer alguma coisa

Tirando o Modulo de Piano e Órgãos, o que mais está me deixando empolgado é o MOD-7 por isso a insistencia

Fala a verdade pessoal, PQP, o que está faltando neste teclado ??? tirando um ou outro artificio para performance, nao consigo pensar em nada

ps - la em cima falaram sobre o HD ser resistente, se vai aguentar o tranco, o HD do Kronos é Solid State, nada haver com Hd de Disco, muito, mas muito mais rápido e resistente a pancada

Até mais

nss_key
Veterano
# mai/11
· votar


tava vendo a lista de vozes no site da korg e vi que o kronos tem 9201 waveforms,2202 multisamples e 6999 drumsamples

Alexandre Prado
Veterano
# mai/11
· votar


Aureo , gostaria que voce comentasse a respeito desse video:


1° Percebi que existe um atraso no Touch Screen.É assim mesmo ou seria algo "configuravel" ?
2° E aquele patch (ou COMB) que aparece a partir dos 2 minutos do video ,,,, aqueles "choirs" sao do kronos mesmo??? Se for, é a 1° vex que escuto um teclado com coros convincentes.

adriankey
Veterano
# mai/11 · Editado por: adriankey
· votar


E se os efeitos do kronos forem emulados virtualmente? ou alguns?Teoricamente não tem limite de quantos podem usar, quem vai limitar quantos serão usado e o poder do processador!Ele tem um ATOM que tem desempenho igual ou melhor que um antigo P4HT de 3ghz mesmo processador usado no Oasys de 2005.
Se os efeitos forem processados via hardware ai fudeu tudo em dado momento? Ficara limitado a ele o hardware.
Bem a diferença de VST em PC que não há limites de quantos usar juntos com efeitos diferentes, se tiver um processador muito rapido só ele que vai limitar isso e dado momento, não o sistema operacional.
Bem a korg deve limitar um uso exessivo do processador Atom para manter estabilidade do sistema.E claro ela não é boba imagina kronos travando nos palcos pega mau.kkkkkk
Mas tomara que pelo menos de para usar uns 2 ou 3 motores sonoros via midi separados com todas a suas forças dos EFX, um C3 harmond com as caixas giratórias com reverb e um eletric piano ja ta bom de mais. Pelo que eu sei o Kronos e 5 vezes mais potente que o M3..téoricamente seria o mesmo que ter 5 M3 ná mão.. Téoricamente?

camiloaquino
Veterano
# mai/11
· votar


Alexandre Prado
Eu já havia reparado no delay tb....não sei se é configurável não....o Áureo falou q a sensibilidade do visor seria ajustável, mas não sei se isso tem alguma coisa a ver com o delay q é nítido no vídeo.....mas pode ser q o som mude antes mesmo q o visor indique a mudança, e aí seria menos mal.....o delay seria apenas para mostrar a mudança mas em tempo real ela ocorreira assim que tocássemos a tela. Mas só com o teclado em mãos mesmo p sabermos......

korgman
Veterano
# mai/11
· votar


Camiloaquino,

Que toca pela primeira vez comete este erro, Testei o Kronos conforme disse, e a regulagem e o modo de tocar por sobre os patches é facil de assimilar..

Entretanto nada impede do usuário trocar os patches usando os botões SETA a esquerda do visor..

Aliás uso mais estes botões para trocar os timbres em meu triton Stúdio do que tocar nos pads quando tenho que trocar patches dentro de uma musica.. acho mais pratico.. uso o visor apenas para correr o scroolbar para localizar patches em outras locações dentro de um mesmo banco.. pois coloco todos os meus combs seguindo as letras das musicas.. e coloco em ordem alfabética

Valeu brother

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com

Alexandre Prado
Veterano
# mai/11
· votar


Ola Aureo ,, poderia comentar a respeito do segundo item que coloquei no post anterior, a respeito dos "choirs"

danielcatolico
Veterano
# mai/11
· votar


Eu já havia reparado no delay tb....não sei se é configurável não....o Áureo falou q a sensibilidade do visor seria ajustável, mas não sei se isso tem alguma coisa a ver com o delay q é nítido no vídeo.....mas pode ser q o som mude antes mesmo q o visor indique a mudança, e aí seria menos mal.....o delay seria apenas para mostrar a mudança mas em tempo real ela ocorreira assim que tocássemos a tela. Mas só com o teclado em mãos mesmo p sabermos......

Concordo com o Camilo. Posso estar enganado, mas percebi que na mudança de sons mais complexos, há um delay na tela. E não é erro do tecladista, pois ele apertava a tela enquanto tocava o som, e daí 0,5 segundos o "botão na tela" era ativado. Isso está nítido no vídeo. Mas se a preferência do processador é o som, tá valendo.

Isso acontece no M3 quando estou com operações pesadas no SEQ (pesadas mesmo: 16 pistas com muitas notas e CC#). Se estou na PageTrackEdit e vou pra PagePlay, com a song tocando, demora quase 1 segundo pra tela aparecer por inteiro. Mas a música e minha performance simultânea não tem atrasos: "o som tem prioridade".

danielcatolico
Veterano
# mai/11
· votar


Ola Aureo ,, poderia comentar a respeito do segundo item que coloquei no post anterior, a respeito dos "choirs" (2)

Também fiquei impressionado!

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Caros amigos Alexandre e Daniel,

Este Chorus é do Kronos realmente, aliás este teclado não precisa de nenhum truque midi é uma sonzeira mesmo.. dispensa periféricos.. racks de apoio..

Reitero que exitem outros female e scat igualmente excelentes como por exempolo o scat que é tão impressionante como este.

Você precisam escutar os Hammonds então.. usar os drawbars manipular o leslie e o drive.. uma gama de controles e nuances de realidade que jamais vi, realmente choca meus amigos. Tocar Purple, Jimmi Smith, Doors e Bach etc.. será bem mais emocionante de agora em diante. porque além de ser real.. dinamico, tem uma presença incrivel.. é tão denso que pode encobrir a banda se assim o desejarem e com o volume no meio do curso

Meu slogan para o Kronos é: "Cada patch.. um susto.."

Se preparem... rsrs

Abraços

Áureo Galli - Suporte Korg

camiloaquino
Veterano
# mai/11 · Editado por: camiloaquino
· votar


Cada vez que leio esse tópico fico mais curioso e com vontade logo de colocar as mãos no meu.....nem o manual to tendo tempo pra ler, parece até sacanagem....mas é verdade. Enquanto isso vou tirando minhas dúvidas por aqui mesmo.....rsrsrs. Mas que tá osso esperar, tá......e cada dia lançam uma nova data pra chegada.

pomtwo
Veterano
# mai/11
· votar


Eu já havia reparado no delay tb....não sei se é configurável não....o Áureo falou q a sensibilidade do visor seria ajustável, mas não sei se isso tem alguma coisa a ver com o delay q é nítido no vídeo.....mas pode ser q o som mude antes mesmo q o visor indique a mudança, e aí seria menos mal.....o delay seria apenas para mostrar a mudança mas em tempo real ela ocorreira assim que tocássemos a tela

isso acontece no meu m50, depois de um produzir um timbre a meu gosto ... parece que o hd ,ou sei la o que que armazena as coisas nesse teclado, fica lenta ... talvez com o kronos seja a mesma coisa , ja que ele eh similiar um computador ...

Você precisam escutar os Hammonds então.. usar os drawbars manipular o leslie e o drive.. uma gama de controles e nuances de realidade que jamais vi, realmente choca meus amigos. Tocar Purple, Jimmi Smith, Doors e Bach etc.. será bem mais emocionante de agora em diante. porque além de ser real.. dinamico, tem uma presença incrivel.. é tão denso que pode encobrir a banda se assim o desejarem e com o volume no meio do curso

vi um video com o kronos , de demonstraçao do cx3 ... gostei do que vi ... curti muito os hammonds , as drawbars respondem mesmo , tive um pc3 e as drawbars dele nao respondiam como estas , um ponto forte pra deixar seu organ gritante ... a percusion tambem eh muito legal , quando desligada o timbre soa muito bem e ainda denso ... porem em compensaçao ... a leslie ... ow meu que leslie ...ta mais pra tremolo do que pra leslie .... tomara que seja o video ruin , por que nao me convenceu .... nao to tirando merito do teclado , mas essa leslie nao ta combinando como o modo cx3 ... mais isso eh algo que o proprio cx3 cloneweel tambem tem como ponto fraco ,e nao so eu mais como algumas pessoas ja apontaram tambem nesse forum , o timbre eh emocionante , excelente mas a leslie deixa a desejar ... claro que vc muda milhoes de parametros isso eh fato , mas pra um simulador isso eh algo que de fabrica ja deveria vir quase que pronto .. afinal ele eh simulador ...

ate agora o kronos tem mais pontos fortes do que fracos ....

Alexandre Prado
Veterano
# mai/11
· votar


Gostaria de ver um video som com as "vozes" , todos os patchs.So os coros

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Opa pessoal

Contabilizando o que vou precisar vender, já que não vão ter mais serventia alguma para mim, exemplo: o que fazer com um Loop Station da Boss? vender e somar 500,00 reais a mais na verba para o Kronos

Mas aí pergunto, os instrumentos de linha conectados, como um contra baixo e uma guitarra, terão efeitos só para eles, como se fosse o Kronos uma pedaleira??

Porque daí eu já poderia vender muito mais coisas (tambem toco contrabaixo), só a pedaleira digitech, e umas tralhinhas a mais, me renderiam mais 1000,oo em equipamento que vou parar de usar

E aí, o Kronos poderia substituir estes equipamentos que n!ao sao comuns aos tecladistas ??

PS... KORGMAN, e o MOD-7, vou chorar heim hehe

korgman
Veterano
# jun/11
· votar


Olá amigos vamos por partes.

Conforme já foi dito o Leslie é independente dos efeitos, aliás, eu vi tantas opções de edição para ela que não tive tempo para explorá-las na Namm mas forcei a barra na intensidade do drive no rotor e na proximidade do microfone.. e vi que o "bicho" é macho forte de ensurdecer e um estéreo que proporciona grande espacialidade.. como a acustica original do original.

Nos Rhodes tem este msmoa artificio, na tela principal do program existe a opção de escolher um pedal específico para o Rhodes e o wurllitzer, você toca por sobre o pedal e escolhe o desejado.. e este efeito é vintage total,, e claro não conta para os efeitos normais.. e quando importa para um comb este efeito geralmente é adicionado aos knobs realtime.. tudo pronto teclado original.. denso pesado com o efeito a parte.. e claro sobram os efeitos insert para se utilizar nas outras partes do comb..

Por isso que eu disse que quando voce combina r splita por exemplo um hammond e um rhodes quando toca sente com se estivesse tocando dois tecados midiados.. soa muito forte

Edson o Mod 7 só vou poder desvendar esta dúvida quanto tiver o Kronos em mãos. é uma das coisas que vou testar de cara, porque o resto já tirei minhas conclusões e nenhuma delas mereceu o minimo demérito

danielcatolico
Veterano
# jun/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


e claro sobram os efeitos insert para se utilizar nas outras partes do comb..

Isso de os motores já virem "pré-effectados" (como é o caso dos pianos e organs) para o COMBI ou SEQ é uma das coisas que realmente diferenciam este teclado. E a GAS sobe, quando veja essas informações.

Agora, por mais que falem da qualidade do SSD, ainda fico encafifado da leitura direta dele como é o caso dos pianos acústicos (segundo o que eu entendi, esses não vão na memória RAM). E também sobre aquele atraso de tela, espero que seja como eu falei "som prioritário".

Quatro meses pra poder conferir feito São Tomé...

(edit ortográfico)

camiloaquino
Veterano
# jun/11
· votar


Aí galera.....teoricamente esta semana já começam a ser vendidos os primeiros kronos nos EUA....daqui a pouco teremos mais vídeos no Youtube e informações das pessoas que irão começar a usar a máquina.

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


korgman
E os efeitos para os intrumentos de linha, guitarra, contra-baixo e voz... vai ter algo para eles

danielcatolico
Veterano
# jun/11
· votar


E os efeitos para os intrumentos de linha, guitarra, contra-baixo e voz... vai ter algo para eles


Não sou Korgman, mas tentando responder sua pergunta, isso já é possível com o M3. Mas tem que entender um pouco de efeitos virtuais...

No caso M3 é possível samplear qualquer fonte em qualquer modo (PROGRAM, COMBI, SEQ). Mas antes de samplear há a preparação como: medição de sinal e inserção de efeito desejado (se for o caso). Nisso, já é possivel monitorar ao vivo. Usando esse artifício, o M3 pode ser usado como máquina de efeitos, e ao mesmo tempo, tocar. Mas como eu disse, tem que saber gerenciar efeitos digitais.

No Kronos, temos esses "poderes" ampliados com mais efeitos e mais alocações de efeitos.

Edson Caetano
Veterano
# jun/11
· votar


danielcatolico
Perguntei isso, porque tambem toco Contrabaixo, tenho com ele uma pedaleira digitech, um pedal equalizer, e mais uns sem muita siginificancia, então penso eu:
Poderia simplesmente vender toda esta tralha, plugar meu contrabaixo no Kronos e usar ele para mandar os efeitos tradicionais para o Baixo como compressor, equalizer, e outros mais exóticos que tem na pedaleira, e utilizar uma das saídas adicionais de audio do Kronos para direcionar o Baixo para o Ampli dele e não detonar meu sistema de som dos teclados

O Juno Gi, tem uma pedaleira da Boss lá dentro, todo um setor para efeitos de guitarra e baixo , pensei que poderia ter algo direto assim no Kronos

Contabilizando todas as coisas que deverei parar de usar com o advento do Kronos em casa, consigo levantar uns 3000,00, um belo desconto na aquisição da máquina hehe

Só estou pensando se queimo ou não o Juno Di, que me voltaria mais uns 1,5k, é porque ele seria o teclado de guerra (ir para aquele evento naquele local meio esquisito, ter que encarar um transporte coletivo com o instrumento, e todas as tretas que podem ocorrer com a gente hehe)

camiloaquino
Veterano
# jun/11
· votar


Edson Caetano
Se eu fosse vc só venderia o Juno em último caso....já pensou vc pegar um coletivo com um Kronos de +ou- uns 10 mil? Se acontece alguma coisa (Deus nos livre....) mas estamos sujeitos, como é q fica? Se vc vai tocar em um local meio esquisito, vai levar um equipamento q provavelmente vai ser o mais caro de sua banda? EU não faria isso......deixaria o JUNO pras quebradeiras e o Kronos p eventos mais "previsíveis". Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidade: Korg Kronos