Motif XF Vs Korg Kronos

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# set/11 · Editado por: mauropsouza


Olá, galera já usei a busca mas não achei o que quero exatamente aqui.....somente em fóruns "gringos" digo Korgfóruns e Motifator, tem isso.
Esse tópico não poderia ter sido criado antes pois ninguém tinha posto a mão nesses dois bichos ainda e por aqui tem gente que tem até os dois....no meu caso ja tive um
Motif Xs8 e hoje to com Tr 61, P95 e Me-1.
Eu sei que há tópicos dedicados para o XF ( que por sinal está parado ) e o tópico do Kronos, e tal, mas......Data venia à
parte o que quero é comparar principalmente os timbres e também todos os recursos também, ok.....
Porque o Motif Xf à vista + as memórias de 600 pilas que tão
rolando no ML são um atrativo ( a favor do Motif), uns 1,5 a 2 mil a à menos em relação ao Kronos 61?

1 - Ac. Pianos: Por exemplo novo Piano S6 do Motif Xf quebra o galho no Pa, fica legal pode ser comparado com o German D do Kronos?
2 - Dx. Pianos: A engine do MOD-7 consegue ter timbres de Dxs, melhores que o Motif - eu acho que nesse quesito o Motif anida ganha...
3 - Guitars: A quantidade e variedade de Violões, guitarras, com várias opções de Amps do Motif, com os mega-voices dedicados ao arpegios, como aqueles de Wah-wah que são fantásticos ainda são na minha opinião melhores no Motif.
4 - Synths, Leads, Pads, Analog Strings eu sei que o Kronos vai dar um banho, mas não que os do Motif tb. não sejam usáveis, porque firulas à parte, luzes, joysticks, d-beans
que tem na linha fantom etc...O que nos interessa mesmo é som dos bichos, a praticidade, possibilidades etc....
O Motif tem um ponto horrível comtra ele que é peso para carregar...ai minha coluna....rsrs
5 - Brass: Acho que nem um dos dois ganha, em termos de sanfona parece que o Motif já vem com sanfonas bem legais, que faltou no kronos....aquela cois do Af1 e Af2 do Motif
é legal para modular os strings e os Brass....isso tem no kronos?
6 - Drums: não sei.
7 - Bass: Sei que o TRB do Motif entre muuuitos outros que tinha a dar com pau no meu antigo Motif Xs deixavam meu baixista de queixo caído, acho que o Motif ganha...
outro ponto que acho mais legal são as 76 teclas com ação de synth do Motif, minha configuração preferida - questão de gosto...
e por ai vai....será que no quesito Strings a Roland ainda ganha? pelo menos alguma coisa tinha que ser boa nos Rolands....postem e por favor não fechem meu tópico....ah...e com a chegada dos Novos Roland poderiamos comparar aqui tb...se é que vai haver um novo Workstation da Roland, como todos estão esperando na contagem regressiva do Rolandconect....

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Quem fala melhor no Pa? será que os pianos da Korg já perderam aquela equalização estalada que vem de fábrica?
será que aquele modo master do Motif ainda é bem lento...eu particularmente até pels qualidade dos timbres só trabalhava ao vivo no modo voice, fazia minhas "combi" no voice mesmo com opç~so de até 8 timbres...mais prático....

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


mauropsouza
vixi cara me parece que vc curtiu mais o MOTIF Que o kronos estou certo???
em questão do próximo TOP da Roland vai ser um Jupiter Workstation;;;

mauropsouza
Veterano
# set/11 · Editado por: mauropsouza
· votar


Questão de custo benefício, eu não sou fissurado em analog synths não....embora já tive um Juno-106, já tive um D-50, e tenho samplers deles no Kontact, agora minimoog etc. só uso meia duzia de timbres, agora Dx-7 nunca tive um... sou fã... o que eu gostei mesmo na proposta do Kronos foi o hd sólido de 30 gb, com possibilidade de espetar um Hd de um Terabite nele e usar os samples direto do Hd interno, como no antigo "cheio de bugs" Alesis Fusion....Acho que o Kronos é melhor em Eps, claro mas no Motif eu editava legal e ficava bem parecido com as demos dos Rodes do Nord - acredite se quiser- eu gosto muito de programação, sou bom nessa matéri....rsrs...a por isso não me enche os olhos esses analog synht...tocar mesmo que é bom...necas, rsrsrsr.....acho difícil mesmo emular um instrumento de verdade como como piano, violão e guitarras tb, nisso o Motif é bom e os Kronos acho que é tb....ai o bicho pega...


O visual do Jupiter achei horrível,rsrsrs, tomara que o Workstation venha diferente....

danielcatolico
Veterano
# set/11
· votar


Alguns concordam, outros me crucificarão...

Estou meio sem entender a comparação. Penso que o concorrente tanto dos Workstations Motifs quanto dos Fantoms, continua sendo o M3 que ainda não teve sucessão (e tá demorando).

Na categoria SuperWorks só vejo Kronos e o OASYS. Talvez, forçando muito a barra os Nekos e o Fusion.

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


mauropsouza
será que os pianos da Korg já perderam aquela equalização estalada que vem de fábrica?

Nada como dar uma simples editada, colocar alguns efeitos, mexer na curva de velocidade, pronto, o estalado já foi para o brejo, isso porque é no 61 que tem teclas de synth e precisa ajustar um pouco

Usando os pianos, já com o Kurzweill controlando, achei o som nada nada estalado, só teste para ver, vai com certeza viajar nos timbres de fábrica de piano, e você como usuario, pode elevar esses timbres a uma qualidade muito maior, e olha que nem é muito díficil não, e já estão surgindo dezenas de patchs na net de usuarios avançados

A questão, qualidade de pianos da Korg, já foi resolvida, isso é ponto

2 - Dx. Pianos: A engine do MOD-7 consegue ter timbres de Dxs, melhores que o Motif - eu acho que nesse quesito o Motif anida ganha...
Dúvido, o mod-7 é de longe a minha engine preferida e que tenho perdido mais tempo com ela, simplesmente o som, o timbre, o peso, tanto dos presets de fábrica, como os que eu posso criar, são simplesmente fantásssssticos, matadores mesmo

Metais
É os metais do Kronos, e alguns especificos como sanfona, não são realmente nota 10, mas o Sidim, em uma semana já conseguiu matar este detalhe com os recursos dos multisamples, posso elevar a qualidade destes , e de outros instrumentos que nunca entrariam em um teclado, muito especificos, rapidamente e com muita facilidade, e ainda contar com a tonelada de recursos e efeitos que o teclado me fornece, e jogar tudo na memória para acesso imediato

Comparar ESTE com AQUELE, nunca dá certo, porque a gente acaba sendo imparcial, mais ainda em questão de timbres que é totalmente subjetivo, mas posso dizer e afirmar com toda a certeza em questão de recursos o Kronos está alguns passos a frente

Se precisar de qualquer exemplo especifico, amostra de timbres, o que precisar do Kronos para determinar ou ajudar na sua escolha, eu posso ajudar, basta perguntar

Até mais

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


danielcatolico
Veterano

Estou meio sem entender a comparação. Penso que o concorrente tanto dos Workstations Motifs quanto dos Fantoms, continua sendo o M3 que ainda não teve sucessão (e tá demorando).

Mas o Kronos veio concorrer direto com o Motif, aos 45 minutos do 2º. tempo com preço na mesma faixa e veio substituir o M3, na mesma faixa de preço dele, se é super ou não isso nós tamos discutindo aquii, veio porque o Motif tava abocanhando o mercado...
Quem já testou os dois lado a lado...alguém?

danielcatolico
Veterano
# set/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


Quem já testou os dois lado a lado...alguém?

Eu.

Concordo que o M3 anda sem folego para os novos XS (haja folego para competir com 3 gerações). Mas este korg não foi substituido.

Kronos sucede o Oasys. Pra nossa sorte, é bem mais barato. Uma categoria um passo a frente dos outros.

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Kronos veio concorrer direto com o Motif, aos 45 minutos do 2º. tempo com preço na mesma faixa e veio substituir o M3
Não concordo, primeiro que o Kornos não é concorrente do Motif e sim o M3, e segundo, que a Korg ainda não tem cogitado nada em relação a tirar o M3 de linha ou o substituir pelo Kornos, aonde leu ou viu algo que mostrasse esta inteção ??? e não foi no final do segundo tempo que a Korg acordou, porque ela sempre teve o M3 batendo de frente

Quem já testou os dois lado a lado...alguém?
Eu, e individualmente algumas dezenas de vezes, tanto que nem pestanejei e fechei com o Kronos devido a pequena diferença de preço, este é muito mais máquina, portanto melhor custo/ benefício

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Suponha que eu coloque os samplers de ótimos pianos, que tenho aqui no Kontact no Motif......Kawai, Yamaha c3 Stein etc. claro que no formato do motif só comporta 8 layers, por voice, mas acho que no Kontact tb....bom pegue a 80,s colection para Motif, muita coisa disso tem de graça ai na net, samplers dos moog, do Roland D-50, Juno que tenho aqui, claro que não terei a versatilidade de um softer dedicado como no Kronos, mas num show ao vivo, talvez a diferença seja mínima, ai que eu quero chegar....concordam?

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Mas comparar timbres, é totalmente especulativo, ainda mais entre teclados excelentes

Claro que o Motif vai fazer e faz bonito em qualquer show, o kronos tambem, mas um controladorzinho safado com kontakt tambem, e uma dezena, ou melhor centenas de equipamentos tambem terão
alta performance

Mas me parecia que queria saber tambem em relação aos recursos e potenciais envolvidos em cada maquina

Mas quando ver o modo Set List do Kronos vai entender a profundidade do que é ter uma máquina dedicada e diretamente relacionada a Live Performance, as possibilidades, organização e facilidade de controle em um show, é algo nunca visto antes, pelo menos não em nenhum teclado que eu ja tive ou testeis

Mas repito, o Motif, é uma super maquina não tenha dúvidas, mas o Kronos, infelizmente para os fas do Motif, é sim, muito mais máquina, mas se for julgar somente timbres, acho muito pouco

danielcatolico
Veterano
# set/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


mauropsouza

Penso que se você já gosta do XF que é uma poota máquina, não tem que ficar na dúvida.

Por exemplo eu: sem levar em consideração o preço; mesmo sabendo que o XS é superior ao M3 em muitos aspectos, eu fico com o M3. Mobilidade, interatividade, suporte, intuitividade, editabilidade, sampleamento, etc... tudo isso me dou melhor neste Korg. Me sinto bem com ele. Mesmo sabendo que a Yamaha tem mais modelos/endosers. Não é pra menos; ela é a maior fabricante do mundo!

Enfim: Fique com o XS, seja feliz, você terá uma máquina que é privilégio de poucos.

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Mas eu vendi meu Xs....rsrsrs, quero pegar outro top agora e penso no Kronos ou no Xf, não sou Motifeiro de carterinha não....Sei que em Eps ele perde muito em pianos acústicos tb...o processamento é lento tb. por isso quero saber as comparações mesmo....

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


mauropsouza
Vamos para algo mais simples então, o Kronos tem Ram de 2Gb de fábrica e pode-se a qualquer momento adicionar mais 2GBs, e o melhor de uma memoria comum ddr2 que custa uma mixaria, forecendo um espaço para samples para acesso imediato muito maior do que o Motif XF, para quem gosta de samples como eu percebo ser o seu caso, vai ser uma mão na roda esta diferença

Isso sem falar do Hd Interno de 30gb, onde pode deixar tudo armazenado para carregamento, e as songs de uma performance, sem ocupar a Ram, e se for pouco, posso usar ainda mais 2 perifericos externos, ou usar dois hubs, totalizando uma comprensão por parte do Kronos de até 8 devices

Pode deixar então um mundo de possibilidades como hds, drives, controladores, etc... tudo com o kronos comandando normalmente

É isso aí

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Então vamo lá.....eu sei que nesse quesito de hardware os teclados evoluem a passos de tartaruga, nisso o Kronos é super, hiper, giga...eu acho o máximo. Na questão de combis pode como Áureo falow misturar 4, 5 motores e chama-las rapidamente sem atraso?
No caso de audio , gravações de audio mesmo, o carregamento é rápido ou lento como nos Motifs e Roland?

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Como se tivesse acionando um arquivo do windows media player no windows, demorado?? claro que não

Alias, está sessão de Songs é um espetaculo a parte, para quem curte é claro, posso programar um click para o batera na saída de som 01, e deixar uma song programada para executar frases em que seria impossível eu fazer sozinho, com a saída 2,3,4 que me sobra posso inventar qualquer coisa, e ainda tem a tradicional L/mono R, com uma presença violenta

E detalhe, isso pode estar programado e estar setado no modo set list para pronto acesso, o show inteiro, o set list inteiro, de uma ou de mais de uma banda, podem estar com tudo já pre programado no set list

Seu trabalho ao vivo, é apenas apertar o slot correspondente, chega daquele desdobramento, de mudar 1001 funções no teclado, tudo isso no escuro, muitas vezes com uma cervejinha a mais, quem nunca fez esta ginastica ao vivo

Deu branco, esqueceu aquela harmonia mais complicada, basta deixar um lembrete, no timbre desejado, agora simplesmente deixo tudo programado, este trabalho, você faz em casa, tranquilo, curtindo um som, na hora do vamos ver, já está tudo previamente mastigado, é só se preocupar com a sua performance mesmo e ir pra alegria

Manda mais, que eu detalho pra você, no final vai constatar por si só que a diferença de 2, 3k é totalmente justificavel

Maestron
Veterano
# set/11
· votar


Aproveitando o tópico, também estou indeciso entre esses dois, o XF e o Kronos que pretendo adquirir no final desse ano.

No meu caso, quero trabalhar com música eletrônica estilo anos 80 do tipo J.M Jarre ou Vangelis... Já tenho um Roland Gaia e um Korg R3... Fiquei fascinado com a quantidade de arpejos dos Motifs e bem parecidos como o Jarre fazia... Seria então o Motif melhor pra mim?

Só vou usá-lo no meu homestudio e como será meu teclado principal é importante vir com bons sons de orquestra e instrumentos acusticos, qual seria o melhor pra mim? O XF ou o Kronos?

Grato, essa ajuda é muito importante pra mim.

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Maestron
Testa o Karma da Korg, antes de qualquer coisa, vai ter fornecer sequencias maravilhosas, principalmente o Karma Kronos, o bicho inventa e vai muito alem, para musica eletronica é muito bom, e tambem de uma olhada nos VSTs MS20 e Polysix da Korg que são maquinas internas do Kronos e faceis de se encontrar na net

Sons de Orchestra muitos são fantásticos como strings, choirs, cordas qualquer um mata a pau, piano, harpa, e os timpanos, perfeitos, porem, em brass é um pouco deficiente para o meu gosto e somente alguns, mas você pode adicionar multisamples a qualquer momento ou perder tempo editando

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Quando vce carrega uma song com track audios, supondo alguns tracks de audio com se fosse um softer DAW, ele abre normalmente com os tracks e midis em cada canal separadinho, tem track master e carrega efeitos no master e em canais separados?

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Pode finalizar tudo em áudio e exportar para o pen drive?
Já ligou algum hd externo nele, é verdade que trabalha com Hd de até um Terabite?

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


mauropsouza
Pode finalizar tudo em áudio e exportar para o pen drive?
Sim, tambem para Hd externo, drive de CD/DVD, para o que quiser, uma das críticas de muitos foi o fato de não ter um dvd, isso provavelmente iria encarecer o teclado com algo que é muito barato, meu drive de dvd externo que conectei estava jogado aqui a tempos, e novo não deve custar nem 150,00


Já ligou algum hd externo nele, é verdade que trabalha com Hd de até um Terabite?
Sim, o meu é um seagate passivo de 650gb, vou ver melhor a capacidade final do HD que ele suporta no manual hoje a noite, mas acredito que não deva limitar em 1 tera não, Mas cara aja arquivo heim hehehe não estamos mais querendo gigas e sim teras ...


Quando vce carrega uma song com track audios, supondo alguns tracks de audio com se fosse um softer DAW, ele abre normalmente com os tracks e midis em cada canal separadinho, tem track master e carrega efeitos no master e em canais separados?

Carrega tudo separadinho, pode acrescentar efeitos separados, tudo normal, totalmente independente de um computador, exatamente

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Alguém ja gravou algo com midi e audio e pode postar?

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


Quem tem Motif Xf por aqui poderia dizer se há alguma coisa que é melhor no Motif que no Kronos? os arpegios com os megavoices ou algo assim?

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


mauropsouza
a durabilidade do motif deve dar de 3 a 9 para o motif se for verdade que o kronos e quase um PC , ja´ouvi falar que ele e frágil também só não sei se e verdade...

J.Dionatan
Veterano
# set/11
· votar


Acredito que o preço também deva influenciar na escolha não e mesmo?

Motif XF6 preço médio 7.600 reais
Kronos 61 preço médio estimado: 10.900 reais (minha aposta aqui em Curitiba)

Isto quer dizer que o Kronos custa mais de 40% sobre o valor do Motif. Assim sendo é normal que o Kronos seja considerado superior. O que não descaracteriza o Motif como Top. Apenas coloca um Kronos em um novo nível, um passo a frente. Talvez até com tecnologia que será no começo subutilizada. Mas com certeza logo se descobrirão novas formas de se utilizar este super equipamento.

J.Dionatan
Veterano
# set/11
· votar


Acredito que o preço também deva influenciar na escolha não e mesmo?

Motif XF6 preço médio 7.600 reais
Kronos 61 preço médio estimado: 10.900 reais (minha aposta aqui em Curitiba)

Isto quer dizer que o Kronos custa mais de 40% sobre o valor do Motif. Assim sendo é normal que o Kronos seja considerado superior. O que não descaracteriza o Motif como Top. Apenas coloca um Kronos em um novo nível, um passo a frente. Talvez até com tecnologia que será no começo subutilizada. Mas com certeza logo se descobrirão novas formas de se utilizar este super equipamento.

mauropsouza
Veterano
# set/11
· votar


o Kronos à vista ta rolando por 9.800 na teclacenter e no Mercado Livre com Dirceu Moura....

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


a durabilidade do motif deve dar de 3 a 9 para o motif se for verdade que o kronos e quase um PC
Não confunda PC de montador xing ling, com PC de grife, como um Sony, não é pelo fato dele ter placas e hardware de pc normal, que ele vai ser um produto vagabundo ou menos durável, bem questionável isso

ja´ouvi falar que ele e frágil também só não sei se e verdade..
O Kronos, tem a maior parte de sua carcaça em metal, apenas as laterais em plastico black piano, e ao lado das teclas o suporte dos controles em tempo real em plastico preto

O que acontece, é que a junção entre o metal e o plastico, no canto inferior direito e esquerdo, mais visivel no lado direito, se pressionar, as partes se afastam um pouco porque ali não é colado ou preso

Mas só vai quebrar alguma coisa se cair no chão, e isso acredito que qualquer teclado se cair no chão, algum prejuizo deve ser possível, ou seja, o teclado é tão frágil quanto qualquer outro

Quem tem Motif Xf por aqui poderia dizer se há alguma coisa que é melhor no Motif que no Kronos?
O lançamento do Motif original, se não me engano é de 2001, ou seja é um projeto da década de 90, a yamaha foi relançando novos modelos com melhorias, mas a verdade que o Motif já é um veterano na estrada, não é justo comparar ele com um projeto fresquinho e lançamento de 2011, uma década de diferença pelo menos, e isso em tecnologia é sim um abismo

Motifeiros de plantão, e outros que abraçam o time do coração, podem se sacudir hehe, nenhum work atual bate o Kronos, e não estou sendo imparcial não, é fato

Abandonei 15 anos de Roland, e parece que nem saudade vai dar, só para ter uma idéia

O que não descaracteriza o Motif como Top
Um excelente top

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


Edson Caetano
vc tem toda a razão mas só o tempo vai poder dizer...

Bedin
Veterano
# set/11
· votar


Galera,

Meu Setup antigo Já foi:

1º Setup: Fantom X6 e Motif XS7

2º Setup: Motif XS7 e Fantom G6

3º Setup e atual: Motif XS7 e Kronos 61

Amigos, sou muito fã do Motif, tanto que já mudei de teclado dentro da marca Roland, e até sai da marca sempre mantendo o Motif em meu setup. Mas afirmo a vocês que comparar Motif e Kronos é complicado, pois o Motif é um teclado cheio de recursos e timbres muito bons, mas o Kronos dispensa comentários. Estou com os dois aqui, e vejo que o Kronos está muito a frente em recursos e timbres. Lembrando que sua capacidade de edição é muito ampla, em relação ao Motif. Aliás, os preset's do Kronos sem qualquer edição, dispensam comentários.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Motif XF Vs Korg Kronos