Novidade: Korg Kronos

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mai/11
· votar


korgman
Fala Aureo! Curto muito o suporte que você oferece aqui!! Continue!

Então... o problema é que a Korg pratica um preço muito elevado aqui no Brasil. Infelizmente é verdade e não tem nenhum discurso ou desculpa que servirá de consolo aos compradores. Basta pesquisar preços em lojas dos EUA.

Não acho que o preço seja ruim, só que não é pro bico de todos, e eu não diria que fazer isso seja melhor do que comprar um iMac de 21'' com Logic Studio original e um controlador por menos de R$7000... com certeza com isso os resultados são melhores, obtendo-se um gravador multipista "infinito" com a qualidade que você escolher.

O Kronos é hoje, entre os workstations, provavelmente o mais avançado (só se pode dizer isso depois que as pessoas começarem a colocar as mãos neles).

Ao vivo, eu diria que 30% da população conseguiria ver diferença entre o piano de um M50 quando comparado ao V-Piano, então, um teclado mais barato serve!

Mesmo assim, a Korg está de parabéns pela RE-inovação (praticamente um Oasys) a um preço muito mais acessível. Ainda não diria que é o melhor que existe em termos de gravação...

Espero não estar sendo ignorante ou esnobe em relação a nada, essa não é minha intenção.




DÚVIDA:
Não pesquisei muito, mas quais são os métodos de síntese para simular analógicos? Como funcionam? Quais os parâmetros editáveis?? (se puder enviar um link com as informações fica melhor do que escrever tudo aqui!)

Abraço,
Igor / silvG8

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


silvG8
Ainda não diria que é o melhor que existe em termos de gravação...

Não puxando o saco do Kornos (será que ele tem saco?), qual aparelho musical no mundo grava em 32 pistas: 16 de midi e 16 de audio/samples simultâneamente (e podendo misturar qualquer uma, um timbre gravar tanto como midi ou audio e vice-versa), ainda com função overdub?

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Anigo Bedin

Sua questão: Para quem toca vários estilos as vezes sente a necessidade de fazer um solo conhecido com Duetado (normalmente feito pela guitarra com um pedal fazendo a função),
Teremos este recurso no Kronos? Apenas por curiosidade.

Korgman- Claro grande amigo, o Kronos possui opções de guitarras overdrive e que pelos novos efeitos que possui inclusive o eq voce poderá deixar com o timbre exato para cada tipo de dueto, já testei o Kronos e percebi que conseguirei guitaras solo e base muito mais realistas que as que utilizo em meu velho triton studio. .

Entretanto é muito importante é você se dedicar nesta arte que não pertence a nós tecladistas e ousar realizar estes duets, como eu faço em minha banda a muitos anos, depois que voce "pega a mão" e a manha de alterar o pich para bendes e vibrato diretamente no joystick fica perfeita a execução.

Como exemplo ouça na gravação abaixo de minha banda o dueto que faço com o guitarrista no time 3:21, Ps eu faço a guitarra terça abaixo..



resumindo tem que programar, estudar ajustando a dinamica para que soe exatamente como um guitarra, e o efeito é bem interessante.

Ou simulando outros efeito de guitarra dividindo a função com o guitarrista quando isso é necessário

E isso se aplica a tudo, sempre que exitir um som.. um efeito.. uma guitarra adicional que o musico do instrumento original não puder fazer.. este é trabalho para o teclado..

É assim que eu penso e faço o meu trabalho musical..


Valeu amigo

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann

silvG8
Veterano
# mai/11
· votar


expedifer
O Fantom-G permitia a gravação de 24 tracks de audio, 128 de midi e 1 metrônomo. Ou algo semelhante...
Mesmo assim, era mais complicado do que fazer no PC. =P

Valeu!

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


silvG8
O Fantom-G permitia a gravação de 24 tracks de audio

Não confunda gravador de audio com SEQUENCIADOR, ainda com gravação simultânea dos dois juntos. Isso não existe em nenhum equipamento no mundo, mais ainda na mistura de um com o outro como disse acima.

silvG8
Veterano
# mai/11 · Editado por: silvG8
· votar


expedifer
Rapaz, não sei o que vocês querem dizer com isso.......... pra mim, track de audio é gravação de audio. Inclusive você pode mixar esses tracks como quiser, assim como adicionar reverb,chorus e mfx como desejar.

Imagino que se não for semelhante é igual. A vantagem que percebi é que poderia tocar um piano enquanto um colega pluga a guitarra e toca, tudo gravando ao mesmo tempo. É realmente interessante!!

Não vou entrar em discussão sobre o assunto mais... não quero que o tópico perca seu propósito.

Valeu!

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Fala Igor,

Fique tranquilo grande amigo, forum é para isso mesmo debater idéias, tecnologias.

VST'S

Reporto que como muitos já fiz o famigerado teste com VST's ao vivo.. para mim que uso teclados desde 1980 quando na épica adquiri meu poly 800 e dai para a frente só fui investindo "a duras penas" em teclados mais modernos como Polisyx, Dx7, D70, rack U110, Ensoniq TS12, e sinceramwente não consegui ouvir a espacialidade e a densidade de um teclado nestes softwares.

Me lembro de usar o B4 da native com minha banda uma vêz levei meu note, emprestei uma placa of board de um amigo para evitar as latencias.. e na hora do Highway Star usei este set midiado pelo meu Triton.. som do B4 apenas.. e depois de uns 20 compassos o guitarrista me disse.
- Cara cade o hammond??.. aumenta isso aí..
Então aumentei ao máximo dei grave no meu mixer.. medio.. ganho... o som rachava... e nada de presença, nada de densidade.. nada de Hammond, em resumo ninguem em casa..

Ao vivo no meio do peso da banda desaparece, mas sei que muita gente curte trabalhar assim e respeito, apenas que para mim não funcionou. Nem Hamond nem Rhodes, Nem pianos concert..

Quando testei o Kronos ao vivo, eu realmente me assustei brother.. o piano não é só real, pesado.. presente.. ele tem aqueles harmonicos que me fizeram voltar a minha infancia.. aquele calor "de valvula" rsrs que propiciam os harmonicos do grand piano de concerto.. Sei disso porque este timbre em especial fez parte de toda a minha infancia, adolescencia.. juventude.

http://4.bp.blogspot.com/_vYTvPSXHcFg/SeX4dsrqWeI/AAAAAAAAAAU/AiEOuWz8 t58/s1600-h/2.JPG

Quando voce tocar no Kronos ao vivo, sem estes "mascarantes de frequencias..MP3" vocd vai entender que este teclavo vale cada centavo. E mesmo asism ressalto que seu preço que está no mesmo patamar do Korg M3, stá com ótimo custo benefício.

GRAVADOR DIGITAL

Gravador digital eu concordo com vc.. tem muito software em notebook que realmente possui muito mais capacidade em pistas.

Muito embora basta ouvir as 16 pistas de superticio de Stevie Wonder, ou as 18 de Bohemian Rapsody, que com certeza é possivel criar um single com 16 pistas.. ou os beatles que fizeram com apenas 4.

Mas para mim que "me virada" com as duas pistas virtuais direct HD do meu antigo Korg Triton Stúdio ao vivo.. as 16 do Kronos com faders de controle serão a glória para mim.

Digo isso porque meu trabalho musical exige velocidade, praticidade, uso as saídas da seguinte maneira

L&R - sons normais dos Combs
1- samplers de efeitos
2- guitarra distorção simulação para guitarra base
3- Saida do audio digital direct HD
4- Click para o baterista

Um setup que escolhi por ser muito fácil de conectar, tudo no proprio teclado sem periféricos.. frágeis computadores escorregando ao vivo ou dando sopa para alguem roubar, além de ficar totalmente isento de bugs e paus de software que as plataformas windows / Mac as vezes nos reservam.

Exemplo: Eu fui musico do musico Ritchie.. aquele da musica Menina Veneno da década de 80. Então quando tocava com ele disparava em 6 das 20 musicas o áudio original do estudio com efeitos percussões e dicções.. no esquema que uso costumeiramente em meu triton Studio.

Tocávamos em palcos hight tech, e outras vezes em palcos de madeira aqueles manbenbes em cor verde para discursos de politicos em sertões que sequer lembro o nome, onde variação de corrente, e o espaço eram precários.. e nunca tive um problema com meu triton em nenhum tipo de locação.

Então... explicando... nesta virada cultural 2011 pui assistir meu amigo Ritchie se apresentar na virada cultural.. Fui então assisti-lo
O tecladista que me substituiu estava utilizando um notebook com todas as amostras que eu tinha e cedi gentilmente quando sai da banda.. mas isso não é o motivo de eu escrever tanto aqui..

Na hora da abertura do show.. percebi que o notebook deu um pau e o show não começou.. aliás demorou um bom tempo até o rapaz ativar o computador..

Por isso uso teclados.. são mais robustos. tenho este triton Stúdio desde 2003, 8 anos de uso.. usando o mesmo HD e nunca tive um problema sequer.

Por isso que boto muita fé neste sistema do Kronos, que me oferece 16 pistas e um universo de efeitos insert, eq disponíveis.
Bom para o ao vivo, e bom também para as trilhas que elaboro para propaganda.

Minha opinião apenas meu amigo.. e claro respeito a sua.

Abraços Igor

Korgman

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Amigos,

O Kronos faz isso mesmo.. você pode gravar nas 16 pistas MIDI, e 16 pistas de áudio, elas trabalham juntas.. cada qual com seu grupo de faders controles de mute eq

Existem duas abas para a regulagem de mute e solo, claro que é necessário deixar uma pista MIDI livre para Importar aquele fantástico piano, ou mais algumas para importar uma comb mais complexo no Copy From Comb.

E os efeitos valem para qualquer um dos modos. MIDI e AUDIO.

Exemplo se eu ajustar o IFX 1 como um delay, posso ajustar o Bus de qualquer pista de MIDI ou de áudio para ele.. não existe impedimento algum ambas usam o mesmo modulo de efeitos.

É possivel fazer bounces dos MIDI para o HD e depois inserir este audio gravado, na pista de áudio, usando o parametro do track edit >>> event Edit audio, event edit dedicado já que exoiste um event edit especifico para as pistas MIDI, tudo divido para facilitar o acesso.

Após inserir o audio na pista, o audio anteriormente gravado npo HD poderá ser apagtado, pois o audio atribuido a pista de áudio, será armjazenado e uma pasta no HD, pronto para reprodução. bastando para isso importar o arquivo seq para a memoria seq do Kronos

não esquecendo que o sistema Karma pode ser importado para as pistas MIDI e depois gravado para o HD e a seguir importado para a parte de audio digital.

Ou gravado diretamente no comb para o HG tocando na aba SAMPLING deste modo igual operação para os Programs.

Logo multiplas opções no modo de sequenciamento. e o link entre os dois modos .. efetuado pelo metronomo.. que vale para os dois..

E fácil de gravar, para gravar uma pista MIDI seleciona o track/pista aparte REc Play dos botões do sequencer e agravação começa, se for as pistas de áudio aperta o botão rec sampling e start stop a seguir aperta sequencer start e já está gravando, o modo samplig jpa está ajustado para começar a gravação de áudio a partir do botão start/stop do sequenciador.

Detalhe voce pode visualizar as todas 16 pistas MIDI ou todas as 16 Pista de audio ao mesmo tempo no visor tocando na aba de seleção do visor indicado.

E na aba EDIT TRACK você edita os eventos de ambas.





Valeu e no aguardo..

Áureo Galli - Suporte Korg

silvG8
Veterano
# mai/11
· votar


korgman
Aí você falou algumas coisas que concordo inteiramente com você. Para uso ao vivo não há (é o que vamos ver, se for o que promete mesmo...) nada melhor do que o Kronos... no começo eu falava para gravação! =D
De qualquer forma, obrigado pela resposta, foi esclarecedora!

Infelizmente para gravação os teclados ainda estão muito atrasados em relação aos softwares...

Ao vivo teclados são muito melhores do que PC ou Mac, por isso tenho meu V-Synth GT firme e forte comigo!

Valeu!

korgman
Veterano
# mai/11
· votar


Valeu silvG8

É verdade brother..ao vivo não pode dar chabu!!, já é dificil convencer os musicos da banda aceitarem as vantagens do uso do áudio ao vivo.. e se der zica a galera vem para cima da gente com paus e pedras rsrsr

Tecladista high tech sofre..

Valeu amigo..

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Ta certo que 10k não é para todo mundo, mas se trata de um equipamento TOP de linha, ou seja vem para atingir mesmo um publico muito maior do que o Oasys que batia 35k, quase 4x mais

O mercado é isso aí. ele precisa girar, se o Kronos vier mesmo a 10k o de 61, a concorrencia vai ter que se sacudir, e váo se ver teclados incriveis a 7, 8k

Que vai derrubar outros a 5, 4, 3, e até os de 1k terao recursos melhores, tudo graças a um equipamento

Mas voltando, náo parei para ver nas specs..
O Kronos tem uma interface interna de 16 canais , seria possivel plugar instrumentos de linha diretamente nele e gravar o audio, este recurso por exemplo, é disponivel em um simples Juno Gi, que tem até efeitos especificos para guitarra, guitarra real

E um comentário lá de cima, o Kronos nao incorporou um Phantom Power, mas isso é coisa muito fácil de resolver se eu realmente quiser usar um condensador no Kornos

Ps... o site da Korg Br, já adiou o lançamento para setembro

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Olá Edson,

Você pode plugar instrumentos como guitarra baixo microfones periféricos de audio, nos dois inputs do Kronos para capturar para as pistas de áudio, routeando efeitos, equalizando etc..

São duas entradas, com controle de ganho e chave Line Mic muito eficientes diga-se de passagem e para o caso do Phanton Power, é facil de resolver com certeza, muitos mixers pequenos possuem este plus.

Setembro

Sim recebemos esta informação do delay para setembro, e vale para todos os importadores Korg do Mundo.

Também, depois daquele tsunami... seria estranho tudo estar normal por lá.

Entretanto o delay não afetou só a Korg, afetou todas as companhias japonesas fabricantes de instrumentos, de parts periféricos, automotivos, motocicletas, computadores, e empresas chinesas que utilizam peças japonesas em seus produtos.

Ainda mais no caso de teclados que se utilizam de peças de varios tipos de fornecedores de eletronicos em geral.

Vc sabe que a coisa lá foi muito dramática, a pouco tempo o povo japones racionava comida, combustível, pessoas morreram, muitas desabrigadas. Reportamos que este atraso se estende para tudo que sai do Japão hoje.. não é nossa culpa garanto.

valeu

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


korgman
Sao dois Inputs, entáo eu posso pegar um mixer analógico de uma porrada de canais jogar neles e gravar todo o ensaio da minha banda em L, R

Digo isso porque é o que eu faço normalmente, só a minha Audiobox USB da presonus que teria sua aposentadoria mais rápida hehe

Uma Daw, feito o Sonar, reconhece automaticamente os canais insertados no Kronos

Reformulando, com a ajuda de uma Daw de um PC, o limite de 16 canais já foi para o brejo, e posso ir adicionando normalmente quantos canais eu quiser

Resumindo hehe, tudo que temos de falta ou ausencia no Kronos, ou limitacoes, são detalhes muito faceis de serem resolvidos, com um simples notebook plugado, ou mesmo com acessórios USB compativeis, detalhe que sáo objetos que a grande maioria de nós já temos em casa

Uma nova pergunta, o Kronos pode acessar samples gravados em um Pen Drive, mas este acesso entra nos mb que restaram da memória Sampler, ou ele le mesmo diretamente do Pen Drive a uma velocidade aceitavel

Pergunto isso porque seria desnecessário entao tirar conteudo original da memoria sampler, ja que teoricamente tenho espaço de sobra... Imagine entáo um Hd externo de 500gb, náo custam mais de 250 reais, poderemos dizer, que memória de armanezamento náo será um problema nunca

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Caro amigo Edson Caetano

Em resposta a suas questões...


o ensaio da minha banda em L, R , Digo isso porque é o que eu faço normalmente, só a minha Audiobox USB da presonus que teria sua aposentadoria mais rápida hehe


Korgmann - Pode aposentar seus periféricos caro amigo.. ele faz isso sim, Você pode gravar a banda toda nas entradas de áudio em estéreo vindo de um mixer. o piano ou o que quiser tocar junto program ou comb você grava junto.

E se quiser esnobar a galera, pode gravar um ou dois musicos de cada vez, bateria em estéreo, a 48 kHz 24 Bit. Basta mandar o metronomo so sequenciador como click para o musico e então após os takes terá tudo gravado em separado em sic com o sequenciador. pode inclusive adicionar loopings do karma depois em sincronismo com a banda para enriquecer o trabalho.

E finalmente mixar tudo com efeitos controladores dinamicos finalizings FX Depois faz um bouce gravando tudo para o HD depois transfere para o Pendrive vai no pc abre o Nero.. e queima o CD


Uma nova pergunta, o Kronos pode acessar samples gravados em um Pen Drive, mas este acesso entra nos mb que restaram da memória Sampler, ou ele le mesmo diretamente do Pen Drive a uma velocidade aceitavel

Korgman - Voce pode ouvi-los no modo Media, mas se quiser usá-los nas teclas terá que importá-los para a memporia Ram interna que após o carregamento dos preloads habilita 148 Mbytes, o que é muito levando-se em consideração que não é necessário ter aqueles pianos metais gigantes como antigamente porque o Kronos já tem tudo.

Outra resposta para a mesma questão rsrs Você pode importar a amostra do pendrive para uma das pistas de áudio escolher a locação onde irá ser executada. a volume etc..



Pergunto isso porque seria desnecessário entao tirar conteudo original da memoria sampler, ja que teoricamente tenho espaço de sobra... Imagine entáo um Hd externo de 500gb, náo custam mais de 250 reais, poderemos dizer, que memória de armanezamento náo será um problema nunca

Mas se for realmente carregar algum muito grande que teoricamente seja melhor que son interno do Kronos, você pode solicitar dar um enable em algum destes samplers.. muitos muito específicos como cartoon, elevadores motores animais grunhindo, grilos etc..

E a memória passa rapido de 148Mb para 250 Mb, após criar um novo trabalho com samplers vá e Media, crie um novo diretório e salve os pcgs sngs e samplers.

depois vá até o modo global e no modo de gerenciamento de sampler você pode selecionar o preload e o teu arquivo para serem carregados automaticamente enquanto o teclado liga.

Mas antes de um enable no preload escolhido.

Coisa que pode ser revertida sempre que precisar.

Logo esta memória pode ser facilmente gerenciada, e tem 1 Gyga maximo.

Áureo Galli - Suporte Korg


danielcatolico
Veterano
# mai/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


Claro que não cabe comparação. O poder tecnológico do Kronos supera o OASYS (com relação ao M3, nem se fala). O OASYS só tinha umas coisinhas que o usuário não tinha que comprar à parte.

Mas para efeito de informação. Anexar HD, CD-RW via USB, fornecer PhantomPower externo a um Mic e conectá-lo ao Teclado, isso tudo, Tritonstudio e M3 já o faziam. Também é possível "fazer do M3" uma pedaleira de guitarra com playback juntamente com toque ao vivo, sampleando, re-sampleando ou overdubando. Claro que isso requer perícia com a máquina.

Agora com o Kronos, essas operações se tornaram mais fáceis, com mais tecnologia, mais capacidade/editabilidade, mais efeitos, e o melhor: Adquirível pra muitos!

camiloaquino
Veterano
# mai/11
· votar


korgman
Tenho uma curiosidade e dúvida.....consigo ligar o módulo Radias ou até mesmo o do M3 (embora ache q não seja preciso) no Kronos?

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Olá Camilo, boa questão..

Conectar apenas através de conexão MIDI

Conheço o Radias e o M3 profundamente, dois excelentes teclados, O Radias é um synth poderoso e com certeza será uma ferramenta poderosa para quem possui um teclado não tão potente para synths analógicos.

o Korg M3 é um workstation que mudou o perfil da Korg, sons de primeira linha, e um piano maravilhoso com a versão expander

Mas o Korg Kronos dispensa o uso de synths ou um segundo teclado para complemento, pois ele completo. Para mim ele não é um teclado mas sim um instrumento musical.

Ele tem alma como um piano acustico.. um Rhodes.. um Hammond.

Isto porque quando vc cria uma combinação de sons no Kronos com por exemplo um Rhodes e um Hammond.. os dois timbres soam com seus efeitos particulares, densidade propria que cabe para cada um como se fossem emulados por dois teclados diferentes..

Tudo muito forte, muito denso.. muito presente, um teclado que impoe sua força sonora dentro de uma banda...

Valeu Brother

Áureo Galli - Suporte Korg

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


korgman
dispensa o uso de synths ou um segundo teclado para complemento, pois ele completo

Sim isso eu já entendi de diversos posts seus, mas e seu eu QUISER, conectar módulos ao Kronos ele aceita numa boa né??

É claro que comprando um teclado TOP em que eu verifique que ele é imbativel, não vou gastar mais em outras tralhas apenas para ficar bonitinho o set na foto, mas...

E o que eu faço com tudo que já adquiri em 25 anos de músico, vou querer agregar ao meu novo equipamento, já que muita coisa nem tem valor de mercado mais para tirar um troco

E daqui a vários anos, o Kronos já estiver ultrapassado, seu que vai dizer que é um teclado para a vida toda, mas e se, daqui 10 anos eu quiser plugara nele um´rack diferente de tudo que os 9 nucleos dele faz...

É nesse sentido que a necessidade dele conversar com outros equipamentos se faz real

danielcatolico
Veterano
# mai/11
· votar


Isto porque quando vc cria uma combinação de sons no Kronos com por exemplo um Rhodes e um Hammond.. os dois timbres soam com seus efeitos particulares, densidade propria que cabe para cada um como se fossem emulados por dois teclados diferentes..

Tudo isso, a qualidade dos samples e a grande polifonia é uma das coisas que realmente diferencia este teclado. Para fazer uma sequência perfeita, precisamos dos timbres com o máximos dos seus respectivos efeitos originais. Por exemplo: Pianos com IFX-Damper, KitDrums com pelo menos 3IFX distintos, Guitars com IFX-Chorus/Delay, Organs com pelo menos 3 IFX em série(incluindo RotarySpeakerOD). Aí, só 12 InsertEffects pra dar jeito...

korgman
Veterano
# mai/11
· votar


Caro amigo Edson,

Isso o próprio Korg M3 já fazia , e claro que o controle de módulos, teclados e periféricos através da conexão MIDI poderão ser efetuados, e também através da conexão USB do computador, para controle de VST's.

Basta visualizar o painelfrontal do Korg Kronos para percewber que os Elegantes botões MIX PLAY/MUTE E SELECT estão disponiveis para as partes dos Combs, Karma, Áudio "SEQ" tracks MIDI "EQ", e... para as partes EXT external..

Com comtrole dos Faders para cada uma destas partes, basta apenas selecionar uj dos mbotões de modo a esquerda dos botões MIX PLAY/MUTE E SELECT

http://4.bp.blogspot.com/-vo0kmX-wzyc/Td03SFBcsOI/AAAAAAAABWY/LF4keNab LS4/s1600/kronos%2Bpanel.JPG

Controle total diga-se de passagem caso queira controlar todos os teclados que possui através do Korg Kronos, e que com certeza terá em mãos tudo o que quiser controlar em tempo real..

Lembro também que além de tudo isso você poderá controlar os Drawbars de um Hammond inclusive caso este tipo de orgão faça parte de um program desta combinação.

Se esquecer os botões USER KNOBS CONTROLS na parte superior do visor, sem esquecer o o Joystick Vectro "vetorial" , os pads virtuais no visor que disparam acordes ou notas especificas em tempo real.

Os controles SW1 e SW2, e os dois pedais SW disponiveis,


Valeu

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann


Muitas opções de controle em tempo real

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


korgman
1 - O Kronos trabalhando em conjunto com uma DAW acaba virando o centro de operações, ainda mais por ele se integrar automaticamente como um Plugin VST, mas o Kronos vira tambem uma Control Surface da DAW, algo como o sistema ACT da Cakewalk, onde eu posso atribuir funções para qualquer controle que eu quiser existente no teclado? principalmente aquelas funções de Play, Rec, Avanço, Retrocesso

2 - O Kronos terá em sua tela sensivel ao toque, ou mesmo em seu sistema, algo parecido com o sistema Kaoss da Korg, para música eletronica?

Até mais

korgman
Veterano
# mai/11 · Editado por: korgman
· votar


Olá Edson,

O Korg Kronos foi concebido também para ser uma superficie/plataforma de controle externo poderosa, pratica e bem ergonomica, basta entrar neste modo basta apertar o botão EXT do painel frontal para ter as opções de controle para todos os seus periféricos externos utilizando os sliders e os Pads virtuais, Realtime Knobs.

Para editar o que deseja controlar e para qual canal MIDI este controle externo sera enviado, basta apertar o botão GLOBAL e editar nas telas EXTERNAL 1 e EXTERNAL 2 conforme imagens abaixo

EXT-1 - http://2.bp.blogspot.com/-grH4DstmXNM/Td3liIWSPII/AAAAAAAABWg/JO6yAjbG Q-U/s1600/ext1.JPG

EXT-2/PADS VIRTUAIS - http://3.bp.blogspot.com/-IbOvSufk0TU/Td3loig9VxI/AAAAAAAABWo/ffv-xC8Y bt8/s1600/ext2.JPG

A vantagem é que a superfice de controle do painel frontal está disponivel para vários controles no Korg Kronos a saber

Acesso para controle externo de periféricos, Sliders para controlar o volume das partes de um comb , tracks de áudio ou tracks MIDI do sequenciador, drawbars dos timbres de orgão para este padrão, comandos KARMA, tudo selecionando o botão do grupo desejado, conforme imagem abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/-vo0kmX-wzyc/Td03SFBcsOI/AAAAAAAABWY/LF4keNab LS4/s1600/kronos%2Bpanel.JPG

Outra coisa interessante, voce poderá criar vários setups external e deixar estas programações armazenadas em tempo real, desta forma terá programações personalisadas para controlar seus VST's favoritos ou softwares em seu computador.

VISOR TOUCH VIEW - PADS VIRTUAIS

No visor Touch view existe a opção de tocar no visor e disparar acordes ou uma nota especifica do teclado, ou enviar controles externos "ver imagem EXT-2/PADS VIRTUAIS no inicio deste post",

o acesso aos pads é muito ergonomico e pratico para utilizar, basta acessar esta tela conforme imagem abaixo no modo requerido e depois "prender" o visor tocando na opção ENABLE PAD PLAY, assim sendo o visor estará pronto para ser utilizado como 8 pads virtuais, bastando tocar no visor por sobre qualquer lugar pertencente ao campo de uma das 8 colunas do visor, aí estão os 8 pads virtuais, que foram substituidos pelos antigos pads de borracha que ficava abaixo do visor do Korg M3 e do Korg Oasys, vide imagem abaixo:

http://2.bp.blogspot.com/-7jtxqOPbpkI/Td3tBFXyXCI/AAAAAAAABWw/-Wtok0lX Vzo/s1600/pads.JPG

No aguardo de outras questões..


Valeu galera,

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann
korg@pridemusic.com.br

Artref
Veterano
# mai/11
· votar


Pra falar a verdade, apesar do entusiasmo do Áureo, eu não gostei nem um pouco dos pads terem sumido. Eu uso muito no M3; coloco acordes, efeitos, samples e etc, e fica muito prático pela localização, sem falar na performance, que fica bem legal.

Não vai ser igual no Kronos em termos de "ser legal, performático e etc". Mas Isso eu superiaria. O problema realmente é que pelo que eu vi até agora, não dá pra disparar mais de um pad na tela do Kronos. No M3, eu posso segurar o 1 e apertar o 2, apertar 4 de uma vez, fazer muita coisa interessante. Gosto de brincar com isso e sempre faço coisas bem legais, interessantes e úteis. Na tela do Kronos vai ser um de cada vez, e eu ainda morrendo de medo de estragar a tela, sem poder "descer a marreta" como faço nos pads que foram feitos pra isso, diferente da tela que foi adaptada.

Enfim, gostaria que o Áureo confirmasse, mas parece que a tela não é multi-toque, o que só permite usar um pad de cada vez.

Única coisa que realmente decepcionou muito até agora no Kronos.

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Artref
eu não gostei nem um pouco dos pads terem sumido
Não sou nenhum Korgman (rsrsrsr) mas algumas coisas dele posso te contar:
o que mais tem é pads (manual pg 32) e tem função muito melhor: está introduzida no modo combi, onde vc simplesmente não programa nada, só os Pads e os chama nas teclas combi do painel. Muito melhor e ate 1400 pads na mão.

mas parece que a tela não é multi-toque
Continua sendo "touch-view" igual ao M3, só que maior, de 8" (pg 10)

yurikat
Veterano
# mai/11
· votar


Artref
Poxa cara... eu to aqui todo feliz pq to comprando um m3 para fazer par com o pc3 e vc já tá colocando defeito até no Kornos huahuahua

Brincadeiras a parte, acho que duas coisas não podem faltar em um work: Pads e um modo Pattern. Estou adorando o Pc3 mas sinto falta destas funções...

pomtwo
Veterano
# mai/11
· votar


pc3 e m3 hein yurikat set otimo .... juntando tudo da um pcm6 hehehehe

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


To lendo o manual em ingles de cabo a rabo, mas mesmo assim, acho que a gente especula muito por algo que a massa ainda não testou... mas ...

Se nao gostou da ausencia dos pads tradicionais, nada impede de adicionar qualquer um via midi e atribuir as funóes tradicionais

Ou mesmo setar um sparring midi e descer a máo hehe

O que me deixa chateado é ter que esperar até setebro, outubro para poder encarar um ...

korgman
Veterano
# mai/11
· votar


Olá amigos,

No meu caso sempre usei os pads para harmonizar trilhas usando o Karma, como no exemplo no minuto 6:13 do video abaixo quando utilizei um M3 na expomusic



Os pads do Kronos só podem ser utilizados um de cada vêz e não se pode bater com força neles, nem precisa disso pois testando o Kronos na Namm percebi que reagem instantaneamente ao toque mais leve.

Valeu


.

Bedin
Veterano
# mai/11
· votar


Olá Galera,

Confesso que olhando os preços do KORG M3 caindo, fiquei na dúvida se compro um M3 agora, ou pago mais e pego um Kronos. O problema é a demora.

Vou colocar a venda meu Fantom G6 com dois meses de uso... Roland nunca mais, isso é fato!

Abraço!

camiloaquino
Veterano
# mai/11
· votar


Bedin
o q aconteceu q Roland nunca mais?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidade: Korg Kronos