【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
lucasmol
Membro Novato
# abr/21
· votar


Olá!

Estou querendo aprender a tocar piano e andei pesquisando qual piano digital comprar, já que não tenho espaço nem dinheiro suficiente para um acústico. Dentre as opções que vi, a que mais me interessou, devido aos recursos, custo, e qualidade do som foi o Cassio PX-S1000. Mas, como já levantado em posts anteriores, há reclamações quanto ao peso das teclas pretas ser menor que das brancas, o que me deixou novamente com algumas dúvidas.
1) Alguém saberia me dizer o quão relevante essa diferença seria para um iniciante?
2) Numa possível migração para um piano acústico isso faria muita diferença?
3) Será que a revenda/liquidez desse instrumento seria muito impactada por essa questão?
Desde já agradeço qualquer comentário nesse sentido.

sereanes
Membro Novato
# abr/21
· votar


lucasmol

Olá. Vamos por partes, como diria o Jackie.

O Casio PX-S1000 é uma boa escolha. Melhor do que a maioria dos teclados que os iniciantes têm acesso. Se você me permitir, eu recomendaria, fortemente, o PX-S3000.

Agora, vamos à questão que me furtei de comentar em outro post, mas vejo que, devido à reincidência, e por uma questão de justiça, devo dissertar.

Você disse que como já levantado em posts anteriores, há reclamações quanto ao peso das teclas pretas ser menor que das brancas.

Este aspecto foi levantado por um jovem chamado James em um de seus vídeos no seu canal do Youtube, que não irei declinar, por motivos óbvios.

Choveu uma miríade de críticas, inclusive da Casio, o que o levou a produzir um novo vídeo se desculpando.

Outrossim, em um outro vídeo, este rapaz teve a, digamos, "audácia", quando comparando o Yamaha CP 88 com o Nord Stage 88, de dizer que estava terrivelmente desapontado com a compra do Nord Stage, que o teclado Nord Stage era a maior m@erd@ que ele já tivera o desprazer de tocar e que não recomendaria a ninguém comprar um Nord. Na época, eu deveria ter escrito para ele e pedido para que ele me doasse aquela "bost@" , uma vez que de todas as marcas de teclado, a única que nunca tive, e sempre desejei, foi um Nord. Eu e a totalidade dos tecladistas, kkkkk.

Digo isso com pesar e não para criticar, e sim para se fazer justiça a um produto e qualificar um canal do Youtube. Que por sinal, sou assistente assíduo. Mas, assisto com filtro e critério. Assim como a maioria dos canais de "endorses" do Youtube.

Quanto às suas perguntas (dúvidas), é o seguinte:

1) Não há relevância alguma para um iniciante, nem para um tecladista intermediário, nem para um avançado. Fará diferença se, e quando, você for um pianista concertista tocando na Sala São Paulo ou no Carnegie Hall NYC, mas aí, vamos e convenhamos, você estará tocando em um Bössendorf ou num Yamaha CFX, e não num Casio Privia Px-S3000. E a resposta da Casio, à época, foi clara neste quesito: não é a proposta do instrumento.

2) Já respondida acima. Próxima pergunta.

3) De forma alguma. o instrumento (PX-S3000) está muito bem inserido no seu nicho de mercado. É um lugar comum neste tópico do FCC, os iniciantes quererem pagar preço de teclado "entry level" e receber "flagship". Isso só irá acontecer quando, e se, você for CEO da Yamaha ou da Roland.

Espero ter clareado, na medida do meu possível, às suas dúvidas. Abraços.

lucasmol
Membro Novato
# abr/21
· votar


sereanes

Muito obrigado pela pronta e objetiva resposta. Nunca toquei piano ou teclado e agora, na minha crise dos 40, resolvi tentar aprender... rsrs.

Antes de ver seu post eu já tinha visto os vídeos do James, mas como não conheço nada de pianos/teclados, fiquem sem um filtro decente para entender o real problema dessa diferença nas teclas para um iniciante. Por isso, acabei ficando com um pouco de receio de ser algo que poderia prejudicar um pouco meu aprendizado e/ou causar uma desvalorização do piano acima da média. Você me ajudou a perceber isso melhor. Minha intenção é passar para um piano acústico se eu sentir que meu aprendizado está fluindo bem.

Não sei se por sorte ou azar, acabei de encontrar um Yamaha P-125, que era o outro piano que eu estava considerando, num preço excelente. Estava preferindo o Cassio pelo Bluetooth, mas a diferença de preço que encontrei me fez abrir mão dele (não sei se realmente ia usar).

De qualquer forma, muitíssimo obrigado pela ajuda! Abraços

Nervousfingers
Membro Novato
# abr/21
· votar


Boa tarde, amigos.
Estou querendo comprar um gw8 usado.
Ele tá com um preço bom.
Atualmente, tenho um e413, mas queria algo melhor, mais prático e com melhor som.
Só toco em casa com a família e amigos durante as resenhas.
Voces acham que ainda vale a pena comprar esse gw8 ou melhor gastar logo 5-6k num bk5 ou PA600?

sereanes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Nervousfingers

Olá.

Na minha opinião, a preferência seria a seguinte:

1º) Pa 600 (excelente, mas, se possível, o Pa 700 é só alegria);
2°) BK 5 (campeão no quesito custo/benefício. Bem honesto);
3°) GW-8 (produto fora de catálogo... se é que me entendes... mas, se o preço está muito bom... e o teclado também...)

Abraços.

Nervousfingers
Membro Novato
# abr/21
· votar


sereanes
Entendi, amigo!
O gw8 tá 2k.
Vou pensar mais um pouco.
Afinal, novo é novo!

KingMaster80
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: KingMaster80
· votar


Olá, gostaria de opiniões sobre teclados de até 1500 reais para alguém que vai iniciar agora, quando digo iniciar, é iniciar mesmo em qualquer tipo de instrumento, nunca toquei nada.
Objetivo é apenas hobby.
Vi um PSR E423 usado por volta de 800 / 900 reais e um dele com pedal, suporte cifra, fonte, suporte teclado e adaptador de fone de ouvido por 1400, o que acham? O que achei legal dele é que da pra liga-lo no computador.
Ou tem melhores até nessa faixa de preço, lembrando que não pode de jeito nenhum passar disso, esse valor já é meu limite máximo.

sereanes
Membro Novato
# abr/21
· votar


KingMaster80

Pega um Roland Revas KB 330, novo e com garantia.

Ou, então, pesquisa no Google por "teclado arranjador preço" e escolhe um.

Boa sorte e bons estudos.

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# abr/21
· votar


KingMaster80
Cara, se quer pegar um novo, tenta ir na série CTK da Cásio, vc vai ter bons timbres e de quebra já entra em funcionalidades úteis no seu estudo.
Eu iria de CTK 6250, como o dólar ta nas alturas, fica um pouco complicado pegar outros por esse valor, mas este ai vai bater em 1490 em sites como submarino ou americanas.
OBS: Em uma pesquisa rápida encontrei ele por 1590 com suporte, capa, pedal etc, tudo o que precisa para iniciar seus estudos.
Se possível tenta pegar um novo, vc vai ter mais suporte, sem contar que, como está começando a chance de pegar um usado com algum defeito é grande rsrsrs.
Abraço!

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# abr/21
· votar


agora queo pedir a ajuda dos mestre
procurei por aqui no FCC e não encontrei nada muito recente sobre interface de áudio para reduzir a latência de VST's. Estou utilizando um controller Nektar impact 61 com o Ableton live, meu PC é um i5 8° geração com 8 GB de memória, roda bem tranquilo, mas quero puxar o máximo de qualidade.
Sendo assim, agluém consegue indicar uma interface (bom custo benefício)?

junior123321
Membro Novato
# mai/21
· votar


Olá, existe alguma opção de teclado com polifonia decente, e teclas sensíveis por menos de 800 reais?

fernando tecladista
Veterano
# mai/21 · Editado por: fernando tecladista
· votar


junior123321
existe alguma opção de teclado com polifonia decente

dos atuais todos tem de acordo com a demanda que ele foi projetado
não haverá teclado de inicio com zilhão de polifonia porque isso demanda um processador melhor e mais caro

em R$ 800 você vai ficar em algum yamaha PSR, ou casio CTK, CT-X
esses são para iniciantes todos tem uns timbres pra você não passar vergonha e polifonia aceitável pra inicio

faz as conta de cabeça pra saber quanto você precisa
se você toca estilo piano toca no maximo na esquerda 2 notas, na direita 3, então usa 5, se faz um dual dobra) (piano + strings) estamos em 10
mas você pode ligar uma bateira ai pra dar um molho, a bateria em si vai gastar 3 notas de uma só vez, chegamos a 13

mas se você usa pedal, precisa soltar e apertar o pedal a cada acorde novo
e toca arpejando em colcheia, duas na esquerda segurando e oito notas que você tocou temos 10, se for dual dobra pra 20
chegou outro acorde solta o pedal, corta o timbre próximo compasso é outra história

polifonia de um CT-X800 ou um PSR-E363 é de 48 notas

ou seja você está usando metade do que o teclado oferece
-------------------------------------


mas se pensa em produzir, fazer gravações via MIDI/USB tocando tudo em midi

nenhum teclado de 800 vai te atender

junior123321
Membro Novato
# mai/21
· votar


fernando tecladista
Mas tecla sensitiva por esse preço não rola né?
Lembro que tinha um teclado até barato da Casio (era o CTK 3200 se não me engano) que tinha tecla sensitiva, mas parece que não fabricam mais ele, não sei porquê.

fernando tecladista
Veterano
# mai/21 · Editado por: fernando tecladista
· votar


mas parece que não fabricam mais ele, não sei porquê.

teclado é igual carro, todo ano mexem no modelo, refaz, muda uma coisa, muda outra... apareceu vendeu, quem comprou, quem não comprou não se interessou, então passa esse buumm do modelo novo, vem outro modelo

Mas tecla sensitiva por esse preço não rola né?
o mais simples da linha CT-X é o CT-X700, esse eu vi no google por 850,00

fps7000
Membro Novato
# jun/21
· votar


Prezados, boa tarde.

Há um ano atrás surgiram no mercado o Roland Go Keys, e o Go Piano, e alguns vídeos surgiram avaliando os instrumentos. Pergunto: hoje eles são boas opções para iniciantes?

manasses.ss
Veterano
# jun/21
· votar


fps7000
Recomendo no seu caso que está iniciando o Go Keys, eu tenho o Go Piano que tem menos timbres mais os pianos são melhores, já tive vários sintetizadores de entrada, e acho pelo preço, que ele possui ótimos timbres, muitos deles derivados do Juno DI (já tive um), sensibilidade nas teclas e recursos interessantes.

TrebleH
Veterano
# ago/21
· votar


Sinceramente, eu no seu lugar não compraria esses teclados, uma vez que vc acha Juno Di/XPS10 usado na mesma faixa que eles novos.
E, sinceramente, esses modelos são muito melhores. As teclas dos GO xxx conseguem ser piores que as do Juno/XPS. Além disso, você vai ganhar em edição de timbres, flexibilidade, recursos etc.

beabsa
Membro Novato
# set/21
· votar


Gente, tudo bom? tô aqui acompanhando o fórum faz um tempo, mas ainda tô confusa kkkkk

Quero comprar meu primeiro teclado arranjador e minha única exigência até agora é o preço (não sei se investiria num primeiro por mais de R$1000) e que tenha teclas sensitivas.
Para um primeiro teclado, vocês recomendariam outras especificações "obrigatórias", tipo a sensibilidade?

Vi algumas dicas, recebi algumas recomendações e tô muito em dúvida se compro um usado ou invisto num novo mais caro, por custo benefício.

Minhas opções até agora são:
Yamaha PSR-510
Yamaha PSR-540
Yamaha E323
Casio CTK-3000
Casio CTK-3500
- Todos usados e em faixas de preço semelhantes. Qual desses seria uma melhor opção?

Penso também em alguns novos mais baratos no mercado:
HKeyBord HK 812
Yamaha E263
Yamaha PSR-F51
Casio CTK-3500 (novo)
Casio CTS3000

Tem algum outro semelhante que vocês acham que compensa mais? Tipo, socorro, gente kkkk

TrebleH
Veterano
# set/21 · Editado por: TrebleH
· votar


Oi Beabsa, tudo bem?

Desses que você apresentou, eu pegaria o PSR E3x3 ou o PSR540, dependendo do estado de conservação e do preço.

Os demais eu não pegaria, especialmente os da lista mais baratos
Porque?
1 - Esses dois são melhores que os demais
2 - O 510 é muito antigo e os CTK 3xxx tem um som pior que os que eu pegaria
3 - O CTS 3000, embora seja mais novo, parece ter menos funções que os que eu pegaria.
4 - Os demais não tem SENSIBILIDADE ou são porcaria (FUJA!)

É importante salientar que a linha PSR E3x3 é praticamente a mesma até o 363, então tanto faz vc pegar um 303 ou um 363, vai dar quase na mesma, em termos de sons principais.
Com 1000, eu pensaria em pegar algum Roland mais antigo (talvez um E09) ou algum Yamaha um pouco melhor (PSR E4x3) ou um Casio um pouco melhor (CTK 6250, ....). Se você achar na OLX na sua região, considere eles.

sereanes
Membro Novato
# set/21
· votar


TrebleH

Parabéns pela franqueza e objetividade. Direto ao ponto.

beabsa

"Para um primeiro teclado, vocês recomendariam outras especificações "obrigatórias", tipo a sensibilidade?"

Neste nosso esporte não há nada tão obrigatório, ainda mais, em se tratando de início de carreira. E você está indo bem escolhendo um arranjador. E está de parabéns, também, por não ter feito as exigências "padrão" dos iniciantes: teclado com som de piano CFX ou Bösendorfer Imperial 290, 88 teclas pesadas de piano, visor "Touch Screen" de 32 pol., etc, por não mais do que R$800,00.

Mas, pelo mesmo motivo que se indica um teclado arranjador para quem está começando seus estudos de teclado, também é recomendado (fortemente) um teclado novo.

E aí, a pergunta que temos que fazer é: por que do orçamento de R$1.000,00? Você colocou que: "minha única exigência até agora é o preço (não sei se investiria num primeiro por mais de R$1000)". Esta é a principal decisão que você tem que tomar e a mais determinante para seu futuro como tecladista. E só você pode tomar.

Vou te dar uma dica: Cortez, quando chegou na América Espanhola, mandou queimar todos os navios. Seus generais argumentaram que os "nativos" eram em maior número e que se eles precisassem recuar, necessitariam dos navios. Cortez tomou a decisão: não há plano B.

Esta mesma decisão (se haverá plano B), você terá que tomar sozinha, pois, no futuro, só poderá culpar a si mesma.

Nós, nos cursos de Gestão e Gerência, costumamos comparar o comprometimento do porco e da galinha nos ingredientes do sanduíche Egg Cheese Bacon: o porco contribuiu com o Bacon e a galinha com o ovo. Qual o seu nível de comprometimento?

Espero ter ajudado um pouco.

Abraços.

warto
Membro Novato
# set/21 · Editado por: warto
· votar


beabsa

Cara pelo seu investimento disponível , o TrebleH falou tudo, nessas opções eu iria de Yamaha E303 ou Casio CTK 6250, e acho que se procurar com mais calma acharia um Yamaha E403/E4…3.
E nosso colega sereanes pontuou algo totalmente coerente, arranjador nesse orçamento é mais fácil e objetivo encontrar.

EDIT: e busque teclados com teclas com sensibilidade. Quando eu era moleque / adolescente, toquei durante anos em um teclado não sensitivo (era o que eu podia ter na época) e cada, eu fazia aula de piano, não tinha a mesma experiência e vontade tocando em casa, como eu tinha nas aulas e apresentações. Teclado sem sensibilidade não te possibilita sentir e colocar dinâmica na música, e se você quer aprender piano, será um caos, imagine uma partitura com expressões como forte, fortíssimo, piano e você não conseguir tocar porque o seu instrumento te limita a tocar ou a aprender.

Boa sorte.

beabsa
Membro Novato
# set/21
· votar


Gente, MUITO OBRIGADA pelas dicas e pelos conselhos! De verdade.

TrebleH valeu pelas informações. Não sabia que o que a linha E303/3...3 até E363 é praticamente a mesma. São mais boas opções a se considerar no mercado com relação ao preço. Vou ficar de olho na OLX neles e no Roland 09 pra ver se compensa.

warto obrigada pelas dicas! Aparentemente, a sensibilidade é a especificação que importa de fato para um primeiro teclado. Quando eu vejo anúncios de "teclados para iniciantes" que não tem teclas com sensibilidade eu acho até sem sentido. O iniciante deveria aprender com um teclado no mínimo bom pra aprender de fato, que é o que eu busco. E realmente faz total diferença! Nunca toquei em um que não seja sensitivo, mas os vídeos dos teclados sem sensibilidade que assisti tem um som terrível! Parece infantil. Eu realmente não teria ânimo pra aprender também.

sereanes infelizmente a questão financeira é por não depender de mim, mas dos meus pais, porque ainda não terminei a faculdade. E infelizmente acesso à cultura no Brasil é difícil, tudo é muito caro. Eu sempre achei teclado e piano instrumentos lindos e sempre fui apaixonada por música, mas nunca "me encontrei" em nenhum instrumento (violão foi uma decepção, porque sempre quis, mas não "gostei", não me identifiquei). Até o dia em que toquei piano pela primeira vez. Parecia que o piano falava comigo, é estranho explicar, mas eu nunca me senti tão feliz e em paz. Uma amiga que estava lá comigo disse que meu ouvido era muito bom e chegou a me emprestar o teclado dela por um tempo. Desde então eu estudava com ele, mas agora eu quero ter um pra chamar de meu kkkk.

Então, te respondendo direito, a única razão pra meu limite de preço é não depender de mim ainda. E não tenho plano B. Meu plano B talvez seria vendê-lo no futuro depois de comprar um melhor, quando já estiver trabalhando. Mas eu sei que não vou me arrepender nunca de comprar um teclado, sinto até que preciso. Arte sempre foi como terapia pra mim.


Pessoal, muito obrigada pelas dicas, ajudas e motivações. É muito bom ter essa receptividade e apoio pra quando a gente está começando. Estou levando em consideração o que vocês disseram e já cortei muitos da minha lista. Agora estou mais entre Yamaha E303/3...3 ou um PSR540 usado em boas condições. Talvez comprar um novo pelo custo-benefício ou esperar mais um pouco pra ver se o Yamaha E403/4...3 (talvez um E410 ou E423) ou o Casio CTK6250 abaixam o preço.

De novo, muito obrigado, pessoal! Se surgir mais dúvidas, vou recorrer até vocês de novo kkkkk. Grande abraço!

sereanes
Membro Novato
# set/21
· votar


beabsa

"Mas eu sei que não vou me arrepender nunca de comprar um teclado". Pronto. Você já tomou a sua decisão. Não há plano B. Ótimo.

Minha opinião é:

1) Arranjador, novo e o melhor que você possa pagar (sem ter que vender 1 rim, claro).

2) Um arranjador usado. Mas, só se você tiver algum tecladista experiente e de confiança para avaliar o teclado para você. Você talvez não tenha idéia das "gambiarras" que o pessoal faz para esconder defeito em teclado usado. A começar pelas fotos dos anúncios da OLX, por exemplo: não fotografou o visor ligado (aceso), pode estar com problemas no "display"; durex na régua do "keybed", porque tem tecla falhando; fonte esquentando e travando; oxidação no "pitchband", levando o teclado a desafinar no meio de uma apresentação; etc.

E mesmo um teclado de 10/15 anos em excelente estado, está fora da cobertura da garantia. E aí, se apresentar problemas, você terá que "garimpar" peças de reposição, levará meses e te frustará.

Mas, bem vinda ao "club". Boa sorte.

Abraços.

beabsa
Membro Novato
# set/21
· votar


sereanes muito obrigada pela atenção! e todas as dicas e conselhos dados. Eu já vi muitos vendendo teclados de preços razoáveis a preços absurdos! No momento eu tô preferindo um novo ou de alguém que eu conheça mesmo. E lendo esse tópico pra ver a opinião de vocês quanto aos modelos; isso é o que mais tem me ajudado. O TrebleH e o warto também abriram muito meus olhos; tinha um pouco de receio do Roland e não tinha acrescentado o Casio CTK 6250 na minha lista ainda. É muito difícil julgar um teclado por vídeos...

Muito obrigada mais uma vez! Vocês são demais e ajudam muitos iniciantes.

beabsa
Membro Novato
# set/21 · Editado por: beabsa
· votar


PSR E323 ou PSR E433? Ou outro na mesma faixa de preço/nível pra quem está começando?

TrebleH
Veterano
# set/21
· votar


beabsa

É a mesma coisa. Tanto faz um, quanto o outro os sons principais (pianos, eps etc são exatamente os mesmos!!!)

A única coisa prática que vc vai ter pegando um da linha E4x3 é os controles de knobs. Pra ser bem honesto, eu não pagaria nunca mais de 500 reais num PSR desses de entrada, compre se for usado e vc vai achar de 300 até uns 600 reais um que te atenda

Lelunaa
Membro Novato
# out/21 · Editado por: Lelunaa
· votar


Olá, pessoal! Espero que estejam todos bens, e se cuidando!
Bom, antes de tudo, não sei se essa categoria é a ideal para fazer perguntas referentes tanto a teclados, quanto a piano; no meu caso, piano digital. Vou comentar aqui, mas me avisem se tiver uma categoria mais apropriada, por favor.

Já relacionado a minha dúvida, eu gostaria de que vocês me indicassem um piano digital, para iniciante, com pelo menos as 88 teclas. Tenho 0 conhecimento do instrumento (e de nenhum outro), mas gostaria de aprender a tocar como um hobby nas minhas horas vagas. Ou seja, gostaria de um modelo para aprendizagem/hobby, mas claro que não quero que ele fica a desejar - e longe de mim também exigi-lo perfeito.

Dito isto, eu estou procurando em uma faixa entre R$1000-R$2000. Por conta da pandemia, eu entendo que os valores subiram significativamente, então esse valor pode flexibilizar e acabar passando um pouco. Sem problemas. Mas sem exageros, havendo a possibilidade rs.

Desculpe-me se estou requerindo um modelo onde a faixa de preço é mais elevado, mas realmente não conheço o mercado dos pianos digitais tão bem. Fico abertos a todas sugestões!

Obrigado desde já!

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


Lelunaa

Bem, não sei porque você quer, neste momento, um piano digital com 88 teclas, mas, em todo caso, minhas sugestões são:

1) Casio Privia PX-S1000;

2) Yamaha P-45 ou

3) Yamaha P-125.

Boa sorte.


Abraços.

Lelunaa
Membro Novato
# out/21
· votar


Bem, não sei porque você quer, neste momento, um piano digital com 88 teclas,
Esclarecendo meu ponto, penso em adquirir um piano com 88 teclas por conta de que, em fóruns de discussão e lugares similares, muitas pessoas sugerem que, ao comprar um modelo de 66 teclas, em algum ponto de processo de apredizagem a pessoa ficaria impossibilitada de continuar os estudos (por conta desse número reduzido de teclas). Então, já me precavendo dessa possível troca necessária no futuro, já queria adquirir um modelo com as 88 teclas e me 'livrar' dessa preocupação.

Ademais, muito obrigado pelas sugestões! Como imaginei, é um hobby 'carinho' para se começar haha.

Abraços!

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


Lelunaa

Muito obrigado por nos dar o privilégio de conhecer e interagir com o(a) mais novo(a) "virtuose" da música mundial.

E, também, por nos fazer conhecer o, até então, desconhecido para mim e para a maioria dos membros deste fórum, teclado de 66 teclas.

Muito obrigado, Lelunaa. E, se você me permite, citarei uma fala de Engelbert Humperdink (1854 / 1921):

"A princípio pensei que seria um segundo Beethoven; depois, descobri que ser outro Schubert seria bom; por fim, gradualmente, fui-me satisfazendo com menos e acabei me resignando a ser Humperdinck".

Engelbert Humperdink nasceu em Siegburg, Alemanha em 1º de Setembro de 1854 e morreu em Neustrelitz, Alemanha em 27 de Setembro de 1921. Recomendo, fortemente, que você conheça (se é que já não conhece) a biografia de Humperdink.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda