【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
lucasmol
Membro Novato
# 08/abr/21 23:52
· votar

Olá!

Estou querendo aprender a tocar piano e andei pesquisando qual piano digital comprar, já que não tenho espaço nem dinheiro suficiente para um acústico. Dentre as opções que vi, a que mais me interessou, devido aos recursos, custo, e qualidade do som foi o Cassio PX-S1000. Mas, como já levantado em posts anteriores, há reclamações quanto ao peso das teclas pretas ser menor que das brancas, o que me deixou novamente com algumas dúvidas.
1) Alguém saberia me dizer o quão relevante essa diferença seria para um iniciante?
2) Numa possível migração para um piano acústico isso faria muita diferença?
3) Será que a revenda/liquidez desse instrumento seria muito impactada por essa questão?
Desde já agradeço qualquer comentário nesse sentido.

sereanes
Membro Novato
# 09/abr/21 15:27
· votar

lucasmol

Olá. Vamos por partes, como diria o Jackie.

O Casio PX-S1000 é uma boa escolha. Melhor do que a maioria dos teclados que os iniciantes têm acesso. Se você me permitir, eu recomendaria, fortemente, o PX-S3000.

Agora, vamos à questão que me furtei de comentar em outro post, mas vejo que, devido à reincidência, e por uma questão de justiça, devo dissertar.

Você disse que como já levantado em posts anteriores, há reclamações quanto ao peso das teclas pretas ser menor que das brancas.

Este aspecto foi levantado por um jovem chamado James em um de seus vídeos no seu canal do Youtube, que não irei declinar, por motivos óbvios.

Choveu uma miríade de críticas, inclusive da Casio, o que o levou a produzir um novo vídeo se desculpando.

Outrossim, em um outro vídeo, este rapaz teve a, digamos, "audácia", quando comparando o Yamaha CP 88 com o Nord Stage 88, de dizer que estava terrivelmente desapontado com a compra do Nord Stage, que o teclado Nord Stage era a maior m@erd@ que ele já tivera o desprazer de tocar e que não recomendaria a ninguém comprar um Nord. Na época, eu deveria ter escrito para ele e pedido para que ele me doasse aquela "bost@" , uma vez que de todas as marcas de teclado, a única que nunca tive, e sempre desejei, foi um Nord. Eu e a totalidade dos tecladistas, kkkkk.

Digo isso com pesar e não para criticar, e sim para se fazer justiça a um produto e qualificar um canal do Youtube. Que por sinal, sou assistente assíduo. Mas, assisto com filtro e critério. Assim como a maioria dos canais de "endorses" do Youtube.

Quanto às suas perguntas (dúvidas), é o seguinte:

1) Não há relevância alguma para um iniciante, nem para um tecladista intermediário, nem para um avançado. Fará diferença se, e quando, você for um pianista concertista tocando na Sala São Paulo ou no Carnegie Hall NYC, mas aí, vamos e convenhamos, você estará tocando em um Bössendorf ou num Yamaha CFX, e não num Casio Privia Px-S3000. E a resposta da Casio, à época, foi clara neste quesito: não é a proposta do instrumento.

2) Já respondida acima. Próxima pergunta.

3) De forma alguma. o instrumento (PX-S3000) está muito bem inserido no seu nicho de mercado. É um lugar comum neste tópico do FCC, os iniciantes quererem pagar preço de teclado "entry level" e receber "flagship". Isso só irá acontecer quando, e se, você for CEO da Yamaha ou da Roland.

Espero ter clareado, na medida do meu possível, às suas dúvidas. Abraços.

lucasmol
Membro Novato
# 09/abr/21 17:21
· votar

sereanes

Muito obrigado pela pronta e objetiva resposta. Nunca toquei piano ou teclado e agora, na minha crise dos 40, resolvi tentar aprender... rsrs.

Antes de ver seu post eu já tinha visto os vídeos do James, mas como não conheço nada de pianos/teclados, fiquem sem um filtro decente para entender o real problema dessa diferença nas teclas para um iniciante. Por isso, acabei ficando com um pouco de receio de ser algo que poderia prejudicar um pouco meu aprendizado e/ou causar uma desvalorização do piano acima da média. Você me ajudou a perceber isso melhor. Minha intenção é passar para um piano acústico se eu sentir que meu aprendizado está fluindo bem.

Não sei se por sorte ou azar, acabei de encontrar um Yamaha P-125, que era o outro piano que eu estava considerando, num preço excelente. Estava preferindo o Cassio pelo Bluetooth, mas a diferença de preço que encontrei me fez abrir mão dele (não sei se realmente ia usar).

De qualquer forma, muitíssimo obrigado pela ajuda! Abraços

Nervousfingers
Membro Novato
# 21/abr/21 14:07
· votar

Boa tarde, amigos.
Estou querendo comprar um gw8 usado.
Ele tá com um preço bom.
Atualmente, tenho um e413, mas queria algo melhor, mais prático e com melhor som.
Só toco em casa com a família e amigos durante as resenhas.
Voces acham que ainda vale a pena comprar esse gw8 ou melhor gastar logo 5-6k num bk5 ou PA600?

sereanes
Membro Novato
# 22/abr/21 01:37
· votar

Nervousfingers

Olá.

Na minha opinião, a preferência seria a seguinte:

1º) Pa 600 (excelente, mas, se possível, o Pa 700 é só alegria);
2°) BK 5 (campeão no quesito custo/benefício. Bem honesto);
3°) GW-8 (produto fora de catálogo... se é que me entendes... mas, se o preço está muito bom... e o teclado também...)

Abraços.

Nervousfingers
Membro Novato
# 22/abr/21 09:16
· votar

sereanes
Entendi, amigo!
O gw8 tá 2k.
Vou pensar mais um pouco.
Afinal, novo é novo!

KingMaster80
Membro Novato
# 22/abr/21 11:49 · Editado por: KingMaster80
· votar

Olá, gostaria de opiniões sobre teclados de até 1500 reais para alguém que vai iniciar agora, quando digo iniciar, é iniciar mesmo em qualquer tipo de instrumento, nunca toquei nada.
Objetivo é apenas hobby.
Vi um PSR E423 usado por volta de 800 / 900 reais e um dele com pedal, suporte cifra, fonte, suporte teclado e adaptador de fone de ouvido por 1400, o que acham? O que achei legal dele é que da pra liga-lo no computador.
Ou tem melhores até nessa faixa de preço, lembrando que não pode de jeito nenhum passar disso, esse valor já é meu limite máximo.

sereanes
Membro Novato
# 25/abr/21 18:45
· votar

KingMaster80

Pega um Roland Revas KB 330, novo e com garantia.

Ou, então, pesquisa no Google por "teclado arranjador preço" e escolhe um.

Boa sorte e bons estudos.

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# 25/abr/21 21:45
· votar

KingMaster80
Cara, se quer pegar um novo, tenta ir na série CTK da Cásio, vc vai ter bons timbres e de quebra já entra em funcionalidades úteis no seu estudo.
Eu iria de CTK 6250, como o dólar ta nas alturas, fica um pouco complicado pegar outros por esse valor, mas este ai vai bater em 1490 em sites como submarino ou americanas.
OBS: Em uma pesquisa rápida encontrei ele por 1590 com suporte, capa, pedal etc, tudo o que precisa para iniciar seus estudos.
Se possível tenta pegar um novo, vc vai ter mais suporte, sem contar que, como está começando a chance de pegar um usado com algum defeito é grande rsrsrs.
Abraço!

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# 25/abr/21 21:47
· votar

agora queo pedir a ajuda dos mestre
procurei por aqui no FCC e não encontrei nada muito recente sobre interface de áudio para reduzir a latência de VST's. Estou utilizando um controller Nektar impact 61 com o Ableton live, meu PC é um i5 8° geração com 8 GB de memória, roda bem tranquilo, mas quero puxar o máximo de qualidade.
Sendo assim, agluém consegue indicar uma interface (bom custo benefício)?

junior123321
Membro Novato
# 02/mai/21 16:05
· votar

Olá, existe alguma opção de teclado com polifonia decente, e teclas sensíveis por menos de 800 reais?

fernando tecladista
Veterano
# 02/mai/21 21:57 · Editado por: fernando tecladista
· votar

junior123321
existe alguma opção de teclado com polifonia decente

dos atuais todos tem de acordo com a demanda que ele foi projetado
não haverá teclado de inicio com zilhão de polifonia porque isso demanda um processador melhor e mais caro

em R$ 800 você vai ficar em algum yamaha PSR, ou casio CTK, CT-X
esses são para iniciantes todos tem uns timbres pra você não passar vergonha e polifonia aceitável pra inicio

faz as conta de cabeça pra saber quanto você precisa
se você toca estilo piano toca no maximo na esquerda 2 notas, na direita 3, então usa 5, se faz um dual dobra) (piano + strings) estamos em 10
mas você pode ligar uma bateira ai pra dar um molho, a bateria em si vai gastar 3 notas de uma só vez, chegamos a 13

mas se você usa pedal, precisa soltar e apertar o pedal a cada acorde novo
e toca arpejando em colcheia, duas na esquerda segurando e oito notas que você tocou temos 10, se for dual dobra pra 20
chegou outro acorde solta o pedal, corta o timbre próximo compasso é outra história

polifonia de um CT-X800 ou um PSR-E363 é de 48 notas

ou seja você está usando metade do que o teclado oferece
-------------------------------------

mas se pensa em produzir, fazer gravações via MIDI/USB tocando tudo em midi

nenhum teclado de 800 vai te atender

junior123321
Membro Novato
# 02/mai/21 22:40
· votar

fernando tecladista
Mas tecla sensitiva por esse preço não rola né?
Lembro que tinha um teclado até barato da Casio (era o CTK 3200 se não me engano) que tinha tecla sensitiva, mas parece que não fabricam mais ele, não sei porquê.

fernando tecladista
Veterano
# 06/mai/21 00:11 · Editado por: fernando tecladista
· votar

mas parece que não fabricam mais ele, não sei porquê.

teclado é igual carro, todo ano mexem no modelo, refaz, muda uma coisa, muda outra... apareceu vendeu, quem comprou, quem não comprou não se interessou, então passa esse buumm do modelo novo, vem outro modelo

Mas tecla sensitiva por esse preço não rola né?
o mais simples da linha CT-X é o CT-X700, esse eu vi no google por 850,00

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda