【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
fps7000
Membro Novato
# out/21
· votar


Bom, já que estamos aproveitando o ensejo: quando é bom ter um piano digital de 61 teclas, e quando é bom passar para as 88? Ou o piano de 61 teclas não presta, para alguns?

sereanes
Membro Novato
# out/21 · Editado por: sereanes
· votar


Bem, fps7000,

Na minha opinião, é melhor ter um instrumento do que não ter.

Para começar do 0 (zero), ou seja, não sabe nem onde fica o dó central, acredito que o melhor é um teclado arranjador novo com 61 teclas (5/8) e o melhor que o seu dinheiro possa comprar. Mas, não há necessidade, neste momento, de vender um rim. Como o pessoal diz: pra quem não sabe nada, qualquer m@rd@ serve.

Agora, se você tem uma tia-avó solteirona e rica, que acha que você (hipotético) é um novo Mozart e quer te presentear com um piano de calda Yamaha CFX, aceita, pô.

E, respondendo à sua pergunta, "quando é bom ter um piano digital de 61 teclas, e quando é bom passar para as 88?", existem infinitas respostas. Depende: cada pessoa é um individuo, cada condição sócio-econômica é um fator determinante, cada gosto por estilos e técnicas que irá se desenvolver com o desenrolar dos estudos, influências diretas e indiretas, etc. Esta resposta é uma função continua, matematicamente falando.

Porém, estatisticamente falando, a despeito da opinião da tiazinha solteira, um Mozart ou um Beethoven nascem a cada 1000 anos.

E, de novo, citarei uma consideração de Engelbert Humperdink (1854 / 1921), que é uma característica emblemática dos seres humanos:

"A princípio pensei que seria um segundo Beethoven; depois, descobri que ser outro Schubert seria bom; por fim, gradualmente, fui-me satisfazendo com menos e acabei me resignando a ser Humperdinck".

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# out/21
· votar


fps7000
Bom, já que estamos aproveitando o ensejo: quando é bom ter um piano digital de 61 teclas, e quando é bom passar para as 88? Ou o piano de 61 teclas não presta, para alguns?

complicado você encontrar algo de 61 teclas com ação de piano, vai encontrar teclados do tipo PSR ou algum com teclas com desenho fechado igual piano, mas sem ação de piano

com ação de piano terá nos de 88 e talvez algum modelo por ai com 73/76
--------------------------------------------------------------
ai você ve seu orçamento e sonho
se a grana está boa pega um de 88, mais a frente talvez até um de 88 melhor
se a grana está curta ainda está começando, algum teclado básico desses com bateira som de tudo, é bem em conta, mas são 61 teclas leves, e mais a frene se ve que foi pra frente passa para um de 88
mas se você for fazer aula, vai notar a diferença no 88 de tecla pesa do professor e no seu de 61 leve
teu orçamento decide isso

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


fps7000 e fernando tecladista,

Agora, saímos do campo das funções contínuas para as funções discretas e do quando para o porque.

Para simplificar, reduzirei a análise em 2 grandes áreas: DEP e ABS, a saber.

D = Dinheiro (custo);
E = estilo e
P = Peso.

E, por outro lado,

A = Autônomo;
B = Banda e
S = Studio.

Vamos começar por este último grupo.

Um músico autônomo vai tocar em bares, restaurantes, churrascarias, Igrejas (casamentos e/ou Cultos), festinhas, etc.

Não acredito que o fernando tecladista leve para um bar um piano digital de 88 teclas, 22Kg de peso, R$17.000,00 e que só cabe numa Caravan ou Kombi, para ganhar R$300,00.

De outro lado, tenho certeza que para tocar Forró num barzinho, o fernando tecladista levará um teclado de 5/8 e 6,5Kg. Que cabe num Fusca.

Se for tocar numa Banda por amor ou um caché irrisório, também não levará um Korg Kronos de R$40.000,00 ou um Yamaha Montage 8, que enfrentam os mesmos problemas relatados acima. Levará um Roland Juno DS 76 ou um Roland FA 7 (76 teclas). Ou os 2, que juntos pesam 11,5Kg e custam R$10.000,00 e possuem teclas bem boas, quebrando o paradigma de que para ter teclas boas tem que ter 7/8 (88 teclas, para os neófitos)

E para um Studio, vai depender da proposta e estilo. Muito provavelmente usará "vst's".

A outra área é DEP. O peso já tratado superficialmente acima. O estilo também, mas vamos aprofundar um pouco mais.

Se o estilo do músico for música sintética, a la Jordan Rudess ou Jean-Michel Jarré ou Peter Frampton (Show Me the Way, em fernando tecladista?), de que adianta tocar num piano digital de 7/8, 20 Kg, com somente 3 timbres de pianos e 3 de EP e sem nenhuma síntese?

Se o seu gosto musical for Forró, para que desembolsar R$38.000,00 e comprar um New Fantom? Se pode ter um Yamaha PSR-SX700 com 5/8 e teclas muito boas, também?

E, se tiver a minha idade ou a do fernando tecladista? Como levar teclados de 16Kg, 20Kg, ou um Ensoniq de 88 teclas e 30Kg?

Agora, vamos pra onde mora o problema: dinheiro. Se você só tem grana pra comprar um teclado de R$3.000,00, você não será, repito: não será um tecladista pior do que aquele que pode comprar um piano digital de R$60.000,00. Não é o dinheiro que te faz competente; ajuda, mas não é determinante.

Abraços.

gggrrrggg33
Membro Novato
# out/21
· votar


Pessoal, gostaria de pedir uma ajuda para escolher um piano digital. Recentemente me mudei de cidade e me desfiz de um piano vertical e agora gostaria de comprar um piano digital com orçamento entre R$ 3000 até no máximo R$ 4000. Estou perguntando aqui pois não existe loja perto de onde eu moro para que eu possa testar os instrumentos.

Sobre o que eu gostaria no piano digital: primeiramente, um mais fiel possível a um piano acústico, tanto em timbre quanto em sensação. Sei que existe um limitador que é o meu orçamento, mas gostaria de escolher o melhor possível com esse dinheiro. Além disso, também gostaria de um que eu conseguisse utilizar no computador como um grande controlador MIDI.

Sobre meu perfil, acho que me enquadro mais como um estudante avançado com um repertório mais para o erudito. Dito isso, acredito que o maior número de polifonia seja o melhor para mim, assim como pelo menos um pedal de sustain.

Alguma sugestão de modelos que se adeque ao meu perfil?

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


gggrrrggg33

Este tópico fixo deveria se chamar "Faça seu pedido impossível ao Gênio da Lâmpada Aqui". E se eu ganhasse US$1,00 por cada indicação de piano digital bom e barato, eu estaria rico. Agora, brincadeiras à parte, vamos à sua questão.

O único piano digital (e o melhor que existe) que atende parcialmente aos seus requisitos é o Korg D1 (D de dado 1); que também atende pelo apelido de Korg LP-380, poque vem com o móvel. O D1 não vem com móvel.

Eu tenho um e assino embaixo, modéstia à parte, à análise que o Felipe Scagliusi fez a alguns meses atrás e que indico o vídeo: Pianos Digitais - 2021 (Yamaha, Casio, Roland, Korg), no canal do Felipe Scagliusi.

Os 2 que passaram foram o Korg D1 (LP-380) a R$17.000,00, na época e portanto, fora da faixa de preços seu e o Casio Privia PX- S3000, na faixa de R$4.500,00 / R$5.500,00, mas que não te atende como controlador. O D1 tem MIDI In / MIDI Out, mas não tem os controles de um controlador.

Aí, chegamos ao ponto: porque você não parte logo para um controlador descente? Neste tópico, há algum tempo, já indiquei um bom controlador, com 7/8, teclas semi-pesadas e com preço dentro do seu orçamento. Dá uma pesquisada neste mesmo tópico.

Abraços.

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


gggrrrggg33

Agora que me lembrei do Casio Privia PX 5S... Teve uma época que andei namorando este Stage Piano.

Dá uma pesquisada nele; talvez seja o piano digital que mais se aproxime do que você quer: um misto de stage piano, sintetizador e controlador. E na faixa de preço que você procura.

Abraços.

gggrrrggg33
Membro Novato
# out/21
· votar


Aí, chegamos ao ponto: porque você não parte logo para um controlador descente? Neste tópico, há algum tempo, já indiquei um bom controlador, com 7/8, teclas semi-pesadas e com preço dentro do seu orçamento. Dá uma pesquisada neste mesmo tópico.

Embora eu queira um piano em que eu consiga plugar no computador, isso não é de fato a maior exigência que eu faço para ele. Acredito que o principal para mim seja o timbre e uma experiência o mais próxima possível de um piano acústico. Não me importo com controles de um controlador,

Estou escolhendo um piano digital pois minha vida tá uma bagunça, muitas mudanças etc e por enquanto vou abandonar um pouco pianos acústicos - até porque a logística de transportar um piano digital de 12kgs é menor.

Sobre suas recomendações, agradeço muito. Vou procurar mais informações de tais modelos. Aproveito para perguntar se você possui alguma opinião sobre o Yamaha P125. Acha que vale a pena pelo preço ou talvez o Casio Privia PX- S3000 que você indicou seja melhor? Pelo que eu vi, o Yamaha possui conexão USB então eu conseguiria utilizá-lo em softwares de gravação etc.

Obs: perdão por qualquer descuido em relação ao USB. Não sei como funciona direito os pianos digitais.

Obrigado.

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


gggrrrggg33

Em termos de recursos, o Casio Privia PX-S3000 dá de 10 a 0 no Yamaha P-125. O Privia tem tudo o que o P-125 tem e mais um monte de recursos.

Quando você diz que "Acredito que o principal para mim seja o timbre e uma experiência o mais próxima possível de um piano acústico.", fomos pro campo da subjetividade. O que eu prefiro, pode não ser o que você prefere. A recomendação é tocar nos dois e ver qual te agrada mais.

E quanto a "Aproveito para perguntar se você possui alguma opinião sobre o Yamaha P125. Acha que vale a pena pelo preço ou talvez o Casio Privia PX- S3000 que você indicou seja melhor?", não se trata de melhor ou pior: os 2 são bons pianos digitais. Você tem que tocar pra ver qual te agrada mais. O Privia é mais eclético: tem 700 timbres, DSP editável e Bluetooth; já o P-125 é mais limitado: tem 20 timbres e só. A probabilidade de você encontrar um timbre que te agrade no Privia é maior. Mas, gosto é gosto. Só tocando é que você poderá se decidir.


Abraços.

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


gggrrrggg33

Ah... Esqueci de comentar sobre a sua observação. "o Yamaha possui conexão USB então eu conseguiria utilizá-lo em softwares de gravação etc.".

Os 2 pianos têm conexão USB A e USB B. Com vantagem para o Casio Privia PX-S3000, porque ele tem 2 "knobs" customizáveis.

E como funciona isto (de forma bem simplificada): você conecta o cabo USB com a ponta USB B (cabo de impressora) no teclado e a ponta USB A, você conecta na porta USB A do seu computador.

Desta forma, você poderá usar nos softwares de gravação (DAWs) e utilizar timbres e efeitos de "VSTis".

Abraços.

RokudoFudd
Membro Novato
# out/21 · Editado por: RokudoFudd
· votar


Pessoal, minha dúvida não é sobre sintetizador inicial, já tenho alguns modelos, mas sobre comprar na gringa.

Pelo que parece estamos proibidos de importar usados no Brasil, mas será que comprando apenas um módulo ou um synth pequeno e leve (um Arturia Microfreak) e enviando para redirecionadora nos EUA (onde eles embalam o produto em outras caixas e não cobram frete) e depois pra cá eu consigo driblar a fiscalização?

Pelos preços compensa até pagar o imposto, um Microfreak sai entre R$ 3500 e R$ 5000 nas lojas brasileiras, dá pra comprar pelo equivalente a R$ 1500 ou até menos no Ebay ou Reverb e ainda ficar mais barato mesmo com o imposto de 60%.

Mas me pergunto se comprando usado e colocando na caixa da redirecionadora não dá uma aliviada no valor, porque eu basicamente declararia um valor um pouco menor, talvez até com chance de não ser taxado.

wesleyrvs
Membro Novato
# out/21
· votar


Boa tarde, Galera!

Aqui cá estou eu, quase 2 anos depois para reconfirmar e tirar uma dúvida.

RESUMO DA DÚVIDA ABAIXO: Vale a pena pegar o modelo novo com algumas melhorias sendo que nunca toquei um piano se quer?

Na pagina 162 eu perguntei sobre um piando digital para um TOTAL INICIANTE na música, gostei de 2 e escolhi o CDPS-350, porém, por pura curiosidade após achar uma musica do Naruto em piano, reacendeu a vontade de ter o instrumento (Ainda sem dinheiro), então fui pesquisar o preço atual do CDP 350, e por coincidência, 2 dias atrás a CASIO lançou o 360, na qual a diferença que consegui notar foi que o 350 tem 64 polifonias e o 360 128.

Meu foco é tocar apenas em casa, mesmo. Não tenho pretensões em tocar em eventos, seria por prazer próprio em reproduzir algumas canções que eu gosto, saúde mental, robe e por ser uma beleza de instrumento.

Agradeço desde já se alguém tiver uma opinião.

ESPECIFICAÇÕES CDPS - 350

ESPECIFICAÇÕES CDPS - 360

sereanes
Membro Novato
# nov/21
· votar


wesleyrvs

Se os 2 pianos digitais têm tudo igual (especificações técnicas, preço, prazo de entrega, frete, etc.), variando somente na polifonia máxima, compre o de maior polifonia máxima.

Abraços.

wesleyrvs
Membro Novato
# nov/21
· votar


sereanes

Nossa, tinha esquecido dessa minha duvida.

Agradeço pela opinião, Sereanes. Pelo que pesquisei, boa parte dessa duvida em outros lugares, foi respondida sempre optando pela maior polifonia, e depois estudei o que era polifonia.

Porém, me fez refletir; na qual as vezes compramos algo só pq tem mais funções, e funções que nunca serão usadas, sendo mais econômico comprar algo apenas com as funções que você irá usar.

Logo, vou ver se não acho algo mais barato do que o cdp 350 e 360 (Esse foi anunciado, mas ainda sem valor e sem pre venda)

Como disse, pretendo tocar musicas de anime, pop/rock como coldplay, temas halloween (Tudo que o Rosseau postou no canal). E pra isso, vou pesquisar um piano que tenha funções de integração com apps para eu poder usar um tablet, que tenha função bluetooth e gravação do audio, ou gravação MIDI, nao sei como se fala.

Mesmo assim, muito grato pela opinião!

wesleyrvs
Membro Novato
# nov/21
· votar


Abraços.

Abraços!

sereanes
Membro Novato
# nov/21
· votar


wesleyrvs

Para o que você quer, a saber: "vou pesquisar um piano que tenha funções de integração com apps para eu poder usar um tablet, que tenha função bluetooth e gravação do audio, ou gravação MIDI", te indico o Casio Privia PX-S3000 (a Casio também lançou o PX-S3100, mas, fique com o PX-S3000).

Procure por um usado em bom estado. Ele tem tudo o que você procura. Leia meus posts, acima.

Boa sorte.

wesleyrvs
Membro Novato
# nov/21
· votar


sereanes

Boa tarde!

Extremamente grato pela dica!!!

frq
Veterano
# dez/21
· votar


Bom dia, mestres.

Meu filho (10 anos) tá empolgadaço com teclado e tá se esforçando nas aulinhas. Ele tem um Casio Infantil SA 76.

Estou na dúvida entre um Casio CT-S300, talvez um CT-X800. Casios parecem mais fáceis de achar e parecem ser um pouco mais baratos. Para um leigo em teclados como eu, parecem ok.

Tenho recebido algumas dicas de comprar Yamaha usado. Os motivos são conseguir algo melhor pelo mesmo preço que esses dois aí em cima (ok) e que Yamaha é muito mais teclado que Casio (será?)

Minha dúvida sobre comprar usado é primeiro que não tenho conhecimento pra saber se estou ou não entrando numa roubada. O segundo é que chegaram a me oferecer um Yamaha PSR650. Não consigo imaginar que, por melhor que seja Yamaha, que um teclado de 20 anos atrás, que ainda tem entrada pra disquete de 3 e 1/4, possa ser melhor que um teclado atual. A não ser que ele fosse fera das galáxias mesmo.

Então minha dúvida é: nessa faixa de R$ 1000, estourando R$ 1500, consigo uns modelos melhores que esses dois Casio novos (CT-S300 e CT-X800)?

Sei que estou atrasado, mas a ideia era um presente de natal ????

sereanes
Membro Novato
# dez/21
· votar


frq

"Meu filho (10 anos) tá empolgadaço com teclado".

frq, não perca esta oportunidade. E não se deixe levar por "comprar coisa melhor". Pense em seu filho e não no dinheiro.

Compre um arranjador novo Casio, tipo CTK-6200 ou CTK-6250, ou CT-X800. Esquece CT-S300.

O Yamaha PSR-S650 é um bom teclado para iniciantes, mas não se acha novo.

Tenho um PSR-S650 praticamente novo e guardado desde 2008, 12 anos, portanto, e que estou pensando em vender. Mas, não venderia para você (seu filho). E ele está novo, mesmo.

Um teclado de 15 anos, 20 anos ou 30 anos serve para nós, não para uma criança de 10 anos. Se ele der problema, frusta uma criança. Vai na certa: compra novo.

E outra coisa: o pessoal vai falar pra comprar teclado com teclas pesadas, tipo piano... não entra nessa. Criança de 10 anos não tem força (musculatura) para teclas pesadas. Tudo vem paulatinamente e com o tempo (desenvolvimento).

Abraços.

je_lais
Membro Novato
# dez/21
· votar


Bom dia, pessoal.
Estou em dúvida entre o Korg Kross 2 e o Xps30 .. ambos custam cerca de 6 mil. Sei que as teclas do Xps 10 são mal faladas e, pelo que li, as do Xps30 são iguais.

Vocês acham as do Korg Kross 2 melhores?

Atualmente tenho um Revas KB330 e gosto das teclas dele, apesar de leves, tem um bom tamanho.

Obrigada!

sereanes
Membro Novato
# dez/21
· votar


je_lais

Estou em dúvida entre o Korg Kross 2 e o Xps30. Pelo valor que você citou, estou entendendo que é o Korg Kross 2 61. Eu também estou em dúvida para te dar uma opinião.

Vamos tentar fazer um exercício de projeção (futurologia):

Você já está com Roland. O caminho normal seria o XPS-30, depois o Juno DS, depois o FA, e, por fim, o Fantom.

Na Korg, seu caminho já é mais espinhoso: depois do Kross 2 61, você poderia evoluir para o Kross 2 88, e aí, você teria o Krome, Nautilus e Kronos. Todos os 3 barra pesada. Teclados profissionais.

Ou seja: na Roland, seu caminho seria mais suave.

Agora, vamos falar de timbres. Timbre é questão de gosto. E, embora eu tenha tanto Roland quanto Korg, acho o timbre da Roland mais palatável. Isso varia de categoria, se estamos falando de pianos, EPs, orgãos, strings, sopros, etc. O Kronos é uma máquina sem dúvida, e muito bom.

Sei que as teclas do Xps 10 são mal faladas e, pelo que li, as do Xps30 são iguais. Tudo "bull shit". Senão, vejamos.

As teclas do XPS-30 são iguais às do Juno DS 61 e às do FA-06 (5/8). Elas são exatos 1cm menor no comprimento, para que o instrumento tenha mais portabilidade. E, se não me engano, iguais às do Revas KB 330.

Eu prefiro as teclas do XPS-30, Juno DS-61 e FA-06 às teclas do Kross 2-61 ou do Krome 61 ou 73. Já as do Kronos são as mesmas do Korg D1, ou seja, RH3 Made in Japan. As melhores do mundo. O melhor "keybed" do mundo. Até hoje, claro. Amanhã pode mudar.

Então, je_lais, o aconselhável é você tocar nos 2 e ver qual te agrada mais. Eu te indicaria o Roland XPS-30. Mas, é só a minha opinião.

Abraços.

frq
Veterano
# dez/21
· votar


sereanes
frq, não perca esta oportunidade.

Valeu pelas dicas, mestre, já incentivo muito apresentando a vários gêneros musicais, vou continuar incentivando a tocar um instrumento!

warto
Membro Novato
# dez/21
· votar


frq

Concordo com os pontos e sugestões de modelos que o sereanes pontuou.
Mas discordo sobre idade x teclas pesadas (ou piano).
Sempre existiu cursos de pianos, inclusive cursos com idade para crianças (em Conservatórios), os quais os cursos são ministrados e praticados em piano. Teclas pesadas é questão de prática e postura (que deve ser muito bem ensinada pelo professor).
Apenas confira se seu filho quer aprender piano ou teclado (mesmo comparativo com violão e guitarra), apesar de parecer serem os mesmos intrumentos, as aplicações são diferentes, inclusive a metodolodia e material de ensino (teoria musical é a mesma para ambos).
Se ele tem pretensão na adolescencia ter banda, será muito mais produtivo já iniciar em aula de teclado do que piano.

Boa sorte.

sereanes
Membro Novato
# dez/21
· votar


É verdade, warto.

No século XIX, uma criança que desejasse aprender piano, tinha que fazê-lo num piano. Mesmo que não alcançasse os pés nos pedais.

Assim como os professores utilizavam-se de palmatória como técnica pedagógica e estimulo ao aprendizado.

Naquela época, não havia energia elétrica e muito menos teclados eletrônicos.

Hoje, no século XXI, ou seja, 200 anos depois, já temos à nossa disposição teclados com teclas leves, semi-pesadas e pesadas, dependendo do objetivo.

Abraços.

warto
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: warto
· votar


sereanes,

Eu mesmo aprendi piano começando ainda aos 7 anos em um piano de verdade.
E conservatórios e escolas de música em 2021, no século 21, em contraste com seu ponto, oferecem curso de piano.
Um bom professor e com uma boa metodologia, poderá guiar muito bem o aluno e também ajudar na postura.
Mas valeu pelo seu ponto de vista.
E como pontuei anteriormente, existem cursos de teclado.
Daí só o aluno escolher o que está buscando para aprender e estar feliz tocando um instrumento.

Sucesso.

frq
Veterano
# dez/21
· votar


Valeu, mestres, fui no CT-X800 mesmo, achei um preço maneiro no ML, já tá aqui separado, agora é só esperar o papai noel chegar!

kauehsousa
Membro Novato
# dez/21
· votar


Boa tarde a todos, ja tenho um PSR - E453 e toco na banda da igreja (eu no teclado acompanhado com baixo e bateria e violao) queria compra um teclado melhor qual seria a melhor indicação ? Em torno de ate 3.5K
Estava pensando no XPS-10 oque acham ?

Wesleypaiva
Membro Novato
# dez/21
· votar


Fala pessoal, boa tarde, estou com uma dúvida, tô começando a querer aprender teclado, dando uma pesquisada achei alguns teclados. Entre o Casio ctk-611, Casio ctk 1100, Casio ctk-1550 e kawai x20 e kawai fs690 qual devo escolher?

sereanes
Membro Novato
# dez/21
· votar


Wesleypaiva,

Na Americanas, pelo mesmo preço, pega o Casio CTK-3500 K2. É melhor.

Esquece o resto.

Abraços.

Cifra55555555
Membro Novato
# dez/21
· votar


Oi gente!

Pretendo comprar um piano digital e estava pensando em pegar o P125. Entretanto, o preço é um pouco salgado e passa do meu orçamento atualmente. Vocês poderiam me recomendar pianos digitais que custem até R$ 3000?

Eu estou procurando um piano com muita polifonia, com uma boa ação das teclas e um timbre razoável. Não me importo com o número de timbres que o instrumento possui, se tiver um bom timbre de piano, cravo e órgão eu já estou feliz. Além disso, se tiver conexão MIDI ou USB para utilizá-lo no computador melhor ainda.

Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda