【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
martinsteclado
Membro Novato
# jan/21
· votar


O teclado PSR E423 você consegue no olx usado funcionando mais barato, ja achei de até 500,00 o bom é que ele tem UBS você pode usar como controlador.

Mentalista
Membro Novato
# jan/21
· votar


Olá pessoal. Gostaria de um auxílio de vocês, estou querendo comprar um teclado que atenda mais ou menos estas especificações:

* Usar para preencher gravações com timbres/sons de música eletrônica. Ritmos e outros sons não seriam de interesse no momento, o foco mesmo seria para música eletrônica;
* Que eu possa modular/alterar o som produzido "em tempo real" para ter uma maior diversidade possível;
* Uso para hobby;
* Poderia investir na faixa de R$ 3.000,00.

Pesquisando na internet, pelo que entendi, eu teria que procurar um teclado sintetizador correto? Pesquisando por modelos nesta faixa de preço e com estas características acabei deparando principalmente com este aqui: Casio Xwp1.

É um bom modelo para atender estas especificações? Há outras opções?

Qualquer orientação é bem vinda! Desde já agradeço!

sereanes
Membro Novato
# jan/21
· votar


Mentalista

O ideal pra você seria um teclado controlador, uma vez que você já estará trabalhando com uma DAW, imagino.
Gosto muito do Nektar LX. O site é https://nektartech.com/
Também tem os controladores da Roland: A-500 Pro e A-800 Pro.
Além de uma grande variedade de outras marcas. Aí, vai do go$to.
Em termos de sintetizadores, o Xwp1 da Casio é uma boa opção. Tem também o Gaia da Korg, o XPS-10 ou XPS-30 da Roland e o MoX6 ou MoXf6 da Yamaha, por exemplo. Entre tantos outros. Vai depender se você se sente confortável em comprar sintetizadores usados.

Abraços.

sereanes
Membro Novato
# jan/21
· votar


Mentalista

Só uma correção: o Gaia é da Roland. É Roland Gaia SH-01.
Considero o Gaia bastante didático e direto pra quem está começando no mundo da síntese.

Abraços.

Mentalista
Membro Novato
# jan/21
· votar


sereanes

Muito obrigado pelas dicas!
Realmente me chamou a atenção estes teclados controladores. Eu uso uma DAW bem antiga (Ableton Live 7), vou ter que dar uma estudada na web e verificar a compatibilidade dos modelos...

Abraços!

Rick LLL
Membro Novato
# fev/21
· votar


Quero iniciar o meu aprendizado com teclado/piano e estou em duvida em qual eu vou comprar Casio CDP S100 ou um Casio CT-X3000 / 5000.
Gostaria de aprender a tocar musicas clássicas e também utilizar como controlador para criar algumas musicas ''eletrônicas" no Fl Studio. Desse modo estou em duvida em pegar um Casio CDP S100 para ter as 88 teclas ou um CT-X3000 / 5000 no qual tem mais timbres e funções.
Se tiverem uma recomendação melhor agradeço também

sereanes
Membro Novato
# fev/21
· votar


Rick LLL

Bem, atualmente, não há diferença significativa entre piano e teclado. Então, a sua primeira dúvida (teclado/piano) deixa de existir. Na verdade, nunca existiu, uma vez que quando Johann Sebatian Bach (1685-1750) compôs "O Cravo Bem Temperado", seu objetivo era pedagógico: provar que era possível compor em todos os tons no novíssimo instrumento gravicembalo col piano e col forte, vulgo pianoforte, desenvolvido por Bartolomeo Cristofori em 1700, em Florença e que seu amigo o construtor de pianos-fortes Gottfried Silbermann (1683-1753) lhe oferecera. Bach, na realidade, pensou mais em teclados do que no nascente piano-forte, tanto que a palavra em alemão é klavier, que significa teclado.

O segundo aspecto, é que você vai iniciar o meu aprendizado com teclado/piano. No início, não se vai executar nenhuma peça extremamente complexa e com dinâmicas altamente sofisticadas. Você vai exercitar muita escala e muito Clementi, Czerny, Hanon, Cramer, e outros. Isso tudo permeado de músicas simples em vários estilos. Até chegar numa peça erudita complexa e no modelo de concerto D da Steinway & Sons, vai muitas décadas.

Agora, voltando à sua pergunta, estou em duvida em qual eu vou comprar Casio CDP S100 ou um Casio CT-X3000 / 5000, qualquer um dos dois ou nenhum dos dois. No início, tanto faz. No futuro, um teclado de 88 teclas pode ser interessante, dependendo do estilo que você irá adotar.
Para atender à sua especificação: Gostaria de aprender a tocar musicas clássicas e também utilizar como controlador para criar algumas musicas ''eletrônicas" no Fl Studio, eu iria de um teclado controlador do tipo Nektar Impact LX 88+ ou Roland A-500 Pro. Atenderia em todos os seus requisitos, menos um: portabilidade. E detalhe: estes não possuem autofalantes como os primeiros.

Espero ter ajudado. Abraços.

Rick LLL
Membro Novato
# fev/21
· votar


Casio CDP S 100, CASIO WK 7600, CTX 5000 ou outro até uns R$2100
Qual escolho e por que?

fernando tecladista
Veterano
# fev/21
· votar


Casio CDP S 100
é um piano digital

CTX 5000
é a ultima série que a casio lançou

WK 7600
é a penúltima.

Qual escolho e por que?
você tem que se responder,
se você precisa de um piano digital, ou precisa de um teclado arranjador,

-se for piano que você quer no que comentei já tem a resposta
-se for arranjador é pesquisar os recursos e ouvir no youtube e ver se gosta

se quer um teclado pra começar aprender nem é necessário no inicio um desses dois arranjadores cheio das coisas, pode ser algum CT-X mais simples

sereanes
Membro Novato
# fev/21
· votar


Rick LLL

O fernando tecladista foi bastante didático e completo na resposta.

Agora, dos 3 que você perguntou, eu iria de Casio WK 7600, por ele ser um arranjador de bom custo/benefício, completo e 76 teclas.

No início do aprendizado, um arranjador te permite explorar quase todas as possibilidades que o instrumento teclado te proporciona. Depois, ao longo de sua carreira como músico (amador ou profissional), você sentirá a necessidade de adquirir ou um piano digital, ou um sintetizador, ou um controlador ou, até mesmo, continuar com um arranjador mais "flagship". Tudo vem com o tempo e a maturidade dentro da carreira.

VictorBarbosa
Membro Novato
# fev/21
· votar


Fala pessoal...

To precisando de uma dica, não entendo quase nada de teclado.

Eu pretendo pegar um teclado de até R$ 1500 pra estudo. Minha ideia é simular um piano o máximo possível, por isso não ligo muito pra quantidade absurda de timbres, prezo mais pela qualidade dos timbres de piano. Acredito que piano digital não é uma opção pelo preço, e tenho um problema grande com relação a espaço, por isso estou dando preferência a teclados mais compactos.

Dentro somente de especificações, o que me agradou mais foi o Revas KB 330, porém ele é um dos maiores que vi até agora, muito grande, sem condições.

Dentro do que vi, o que me chamou mais atenção considerando também o tamanho, foi o CT S-300.

Alguém tem uma outra sugestão nessa faixa de preço? Não precisa ser um teclado tão compacto como o CT S-300, até porque dou prioridade à qualidade do som.

Gandalf the White
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Gandalf the White
· votar


Pessoal, o Yamaha P45 ainda vale a pena? Ou já está velho?

Todo guitarra a vida inteira, iniciando agora no teclado. Não sei nada.

Andei olhando os modelos acima, P115, P125, mas to achando que não vale a pena para tocar em casa e estudar.

sereanes
Membro Novato
# mar/21
· votar


Gandalf the White

Eu prefiro o piano do P-45 ao piano do P-125. Mas, isto é gosto.

Eu não te indicaria o P-45. Sugiro, se você puder, o Yamaha PSR- EW410 ou o Casio Privia PX-S3000.

Agora, se você pegar o P-45, vai estar com um instrumento bom, mas, limitado para 2021 em diante.

Abraços.

Gandalf the White
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Gandalf the White
· votar


sereanes
Yamaha PSR- EW410
Casio Privia PX-S3000

Tenho uma pequena preferencia por pianos acustico, então no caso, digitais. Tanto pelo som e pelas teclas.

Então não tenho problema em investir um pouco mais pra pegar um que tenha boas teclas e principalmente boa qualidade sonora, eu realmente aprecio o som de pianos acusticos, mas obviamente não vou comprar um piano acustico agora. Quem sabe no futuro.

Achei o Casio interessante, mas vi umas reviews metendo muito pau pq as teclas pretas e brancas tem peso diferente, e que as teclas brancas tem uma grande diferença de peso nas pontas.

Qual o problema exatamente com o P125?

P45, P125. Correndo por fora ainda tem o Roland FP 30, mas não sei se vale a grana.

sereanes
Membro Novato
# mar/21
· votar


Gandalf the White, bom dia.

O significado do termo acústico é relativo à propagação do som num espaço (ex.: isolamento acústico; verificaram as condições acústicas da sala). Portanto, até uma panela é um instrumento acústico; quiçá um teclado.

Temos que distinguir entre o objeto físico "piano acústico" e "piano digital" e o timbre piano acústico. Existe o grande erro de que somente o "piano acústico" pode produzir timbres de "piano acústico".

Estou entendendo, e você se expressou bem, que você tem preferência pelo timbre de "pianos acústicos" e acredita que só um instrumento de madeira "piano acústico" pode lhe proporcionar. Isso é parcialmente verdade. Um piano de madeira de R$8.000,00, via de regra, não terá um timbre de "piano acústico" melhor do que um teclado de 40.000,00.

Com relação ao seu segundo parágrafo, sugiro o stage piano Korg Granstage GS1 73 ou 88. Mas, como você está começando, o 73 te atenderá perfeitamente.

Com relação ao 4º parágrafo, a saber: Qual o problema exatamente com o P125?, é só uma questão de gosto e "uso do cachimbo". Estou acostumado com teclados que possuem displays e têm acesso fácil às funções. Particularmente, não gosto te ter que apertar um botão e uma nota (tecla física) para mudar um timbre, por exemplo.

E quanto ao último parágrafo, as opções são quase infinitas. Parafraseando o fernando tecladista, teclado de R$2.000,00 entrega R$2.000,00; já teclado de R$40.000,00 entrega R$40.000,00.

Por último, como você é guitarrista, imagino que tenha uns monitores (PA); então, dê uma olhada no piano digital Korg D1 (D de dado). Excelente "key bed", timbres de "piano acústicos" muito bons e um custo/benefício bem interessante. Mas, como no futuro você vai comprar um Bösendorfer de US$580.000,00 mais frete e instalação, custo/benefício não é o problema. kkkkkk. Brincadeira, desculpe.

Espero ter ajudado um pouco nesta sua busca por um bom timbre de "piano acústico".

Abraços.

Gandalf the White
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Gandalf the White
· votar


sereanes
Bem, acho que algumas alternativas apresentadas fogem do meu orçamento rsrs.

Parafraseando o fernando tecladista, teclado de R$2.000,00 entrega R$2.000,00; já teclado de R$40.000,00 entrega R$40.000,00.

Se fosse fácil assim seria mais simples. Existem diversas alternativas com valores aproximados, cada um com caracteristicas diferentes. Tenho pouco conhecimento das marcas e modelos, o que dificulta mais ainda.

Estou acostumado com teclados que possuem displays e têm acesso fácil às funções. Particularmente, não gosto te ter que apertar um botão e uma nota (tecla física) para mudar um timbre, por exemplo.

Não vejo problema nisso. Esteticamente (não que isso seja uma prioridade), gosto o estilo compacto dos pianos digitais. E sim, eu vou comprar a estande de madeira depois, por mais cafona que possa parecer. rsrs.

Mas, como no futuro você vai comprar um Bösendorfer de US$580.000,00 mais frete e instalação, custo/benefício não é o problema. kkkkkk. Brincadeira, desculpe.

Mesmo vindo do mundo das 6 cordas sempre quis ter um piano em casa. Quem sabe um dia. Sempre apreciei um piano bem tocado. Na verdade eu toco desde criança (infelizmente já estou chegando na casa dos enta), mas agora durante a pandemia que resolvi voltar.

Apenas complementando nessa linha, então o que busco é qualidade nos timbres e boas teclas. Milhares de efeitos e recursos são pouco atrativos no momento.

Seguindo na lista, o Korg D1 é um pouco difícil encontrar a venda. Tem no Mercado Livre, não encontrei nas lojas normais. Seguirei para o YouTube, mais um para a lista. Obrigado pelas recomendações.

GS1 já foge do orçamento. Estou considerando o Bösendorfer, apenas preciso comprar minha casa de 400m2. Mas vou esperar a pandemia passar primeiro rsrs.

Menvic
Membro Novato
# mar/21
· votar


Olá pessoal, nunca toquei piano, irei iniciar os estudos. Gostaria de saber o melhor custo benefício que me recomendaria pra iniciar.

sereanes
Membro Novato
# mar/21
· votar


Menvic

Dizem que cachorro mordido por cobra, tem medo de salsicha; é verdade. Veja o caso do Gandalf the White, acima: ele primeiro disse, em 05/mar/21 que Todo guitarra a vida inteira, iniciando agora no teclado. Não sei nada.(sic). Depois, em 11/mar/21, que Na verdade eu toco desde criança (infelizmente já estou chegando na casa dos enta). Aí, a ajuda ou sugestão, fica difícil.

Para colimarmos as percepções, por favor, o que significa nunca toquei piano, irei iniciar os estudos.. Significa que você toca teclado desde os 10 anos e está na casa dos enta ou realmente nunca tocou o instrumento teclado?

Eu pergunto porque fica chato e difícil "tentar ajudar" pessoas que mentem ou sonegam informações.

Não estou dizendo, data vênia, que este seja o seu caso, mas é bom sabermos onde estamos pisando para poupar-nos tempo. Esta é uma atividade voluntária.

Também, vamos clarear alguns conceitos para uniformizarmos o dialeto. O instrumento é teclado, que se vale de teclas para, de forma acústica, produzir sons. Este instrumento é dividido em 2 grandes grupos, ou famílias, se preferir, a saber: teclados mecânicos (vulgo "pianos") e teclados eletro-eletrônicos (popularmente e preconceitualmente taxados de "teclados").

Agora, repito a pergunta para me fazer enfático: quando você diz nunca toquei piano, irei iniciar os estudos e diante do acima exposto, você já tocou algum instrumento que possuísse teclas, como escaleta, piano, teclado, acordeão, etc?

Menvic, aguardo sua resposta para poder tentar emitir alguma sugestão mais "customizada" e adequada ao seu caso e não ficarmos perdendo tempo desnecessariamente.

Obrigado e abraços.

Menvic
Membro Novato
# mar/21
· votar


Você está certíssimo, perdoe-me. No caso, eu toco apenas violão, mas sem ter feito qualquer curso presencial ou online. Nunca toquei qualquer instrumento de teclas, tenho interesse em começar os estudos, por isso vim me informar sobre qual teclado comprar para o meu caso.
Agradeço

sereanes
Membro Novato
# mar/21
· votar


Perfeito, Menvic.

Bem, em condições normais (para alguém que nunca estudou um instrumento) eu prefiro sugerir um teclado arranjador "entry-level", pois é um investimento relativamente baixo e suaviza a curva de aprendizado na sua fase inicial. É meio que um antídoto contra o desânimo e, o pior, a desistência.

Mas, como você já é um músico e, portanto, sabe o quão árdua é a curva de aprendizado e não irá desanimar, nos deparamos com 3 possíveis caminhos (e em algum deles talvez você já se encontre): tocar sozinho em público, tocar em uma banda ou em estúdio e criação.

No primeiro caso, o ideal para você seria um arranjador "mid-level".
No segundo caso, um piano digital ou um stage piano.
E, no último caso, um sintetizador ou um teclado controlador.

Mas, por favor, qual seria o seu objetivo ou o que te motivou a iniciar os estudos de teclado? Tocar sozinho em casa como hobby, ou tocar em uma banda? Talvez na que, eventualmente, você já participe...

E, também, muito importante é definirmos "melhor custo/benefício". Quanto mais você puder investir, melhor será o benefício global.

Então, se você puder nos dizer quais são os seus objetivos a curto e médio prazo e qual a sua programação de desembolso, tentaremos te ajudar nessa escolha.

Abraços.

Menvic
Membro Novato
# mar/21
· votar


Certo, meu objetivo é tocar em casa por hobby, e estou disposto a desembolsar até 2,5k pra até mesmo evitar de comprar algo muito básico e depois ter que vender e comprar algo melhor. Mas se for o recomendado, eu aceito comprar algo básico sem problemas.
Agradecido pela ajuda

Gandalf the White
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Gandalf the White
· votar


sereanes
Eu pergunto porque fica chato e difícil "tentar ajudar" pessoas que mentem ou sonegam informações.

Caramba, depois não sabem pq fórum é um formato obsoleto rsrs.

Todo guitarra a vida inteira, iniciando agora no teclado. Não sei nada.(sic). Depois, em 11/mar/21, que Na verdade eu toco desde criança (infelizmente já estou chegando na casa dos enta). Aí, a ajuda ou sugestão, fica difícil.

Já que a sonegação de informações e mentiras (wtf hahah) sobre meu nível de conhecimento são inaceitáveis para discussão de pianos digitais em torno de 5 mil reais: nunca tive teclado, mas tenho contato com o instrumento desde criança, através de familiares, amigos e bandas, além de razoável conhecimento de teoria musical.

O que eu me considero? Um completo iniciante no piano. Não sei nada, mas quando encontro um piano pelo mundo saio tocando coisas toscas como arranhar November Rain ou Moonlight Sonata, além de enganar muita coisa por simplesmente aplicar conhecimento teórico das 6 cordas. Vou sair dizendo que sei tocar alguma coisa? Claro que não.

Qual a relevância de aprofundar tanta a discussão no quanto eu sei tocar e focar tão pouco nos teclados em si?

Já toquei e principalmente ouvi em diversos pianos e teclados, tenho conhecimento razoável para discernir a qualidade sonora de pianos, por isso a minha preferencia, como já relatei, de um piano digital que tenha uma boa qualidade sonora e boa ação. Quantidade de efeitos e displays são irrelevantes.

Em tempo, sigo estudando modelos como P125, FP 30, PX S3000, nessa ordem de preferencia.

P125 segue na liderança, o simples fato de não possuir display pra mim é irrelevante e não conta como argumento contrário.

Particularmente, não gosto te ter que apertar um botão e uma nota (tecla física) para mudar um timbre, por exemplo.

Salvo engano, isso não ocorre no P125, apenas no FP 30.

A melhor maneira de decidir entre P45 vs P125: https://www.youtube.com/watch?v=leLEkVpDRdk

sereanes
Membro Novato
# mar/21
· votar


Menvic,

Como seu objetivo é tocar em casa por hobby, e estou disposto a desembolsar até 2,5k, eu sugiro o seguinte:

Arranjadores:
Casio WK 7600;
Roland Revas KB 330 ou
Yamaha PSR-EW410.

Pianos Digitais:
Casio Privia PX-S3000 (é um misto de arranjador e stage piano) ou
Yamaha P 121 (o mais limitado).

Com relação ao custo, alguns estarão dentro do seu "limite" e outros estarão um pouco acima do seu valor superior. Mas, como eu disse, quanto mais você puder investir, melhor será o seu benefício global.

Vale lembrar que, no início do aprendizado, um arranjador te permite explorar quase todas as possibilidades que o instrumento teclado te proporciona e, também, é um investimento relativamente baixo e suaviza a curva de aprendizado fase inicial.

Abraços e bons estudos.

sereanes
Membro Novato
# mar/21
· votar


Gandalf the White,

Como você sigo estudando modelos como P125, FP 30, PX S3000, nessa ordem de preferencia, analise, além de sua preferência (que é o mais importante), a liquidez do instrumento. Toco teclado a mais de 40 anos e já passaram pelas minhas mãos, seguramente, mais de 60 teclados. Hoje, no meu "setup" tenho 12 teclados.

A maioria de nós, tecladistas, normalmente, precisa vender algum teclado (não estou dizendo que este seja o seu caso, por favor); seja para fazer caixa, seja para "abrir espaço".

O teclado que você escolher comprar, seguramente, não será o último; tanto pela evolução da sua técnica musical, quanto pela evolução tecnológica dos equipamentos. Para exemplificar, o Roland V-Synth GT usa Windows XP.

Compreendo que muitas das funções do seu novo teclado não lhe interessam (e respeito o seu ponto de vista); mas, quando você for vendê-lo, pode ser que a existência de tais funções torne-se um fator determinante para o sucesso da venda. A isso eu chamo de liquidez.

Também, observando a questão por outro prisma, em termos de relação "custo/benefício", não faz muito sentido pagar mais caro por um instrumento que te entrega menos recursos; mesmo que você não vá utilizá-los. Estes recursos podem fazer falta no futuro.

Abraços.

Menvic
Membro Novato
# mar/21
· votar


Muito obrigado sereanes, pela disposição em ajudar!

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: Wagner_Paschoal
· votar


Boa noite, pessoal, vou editar a dúvida que a situação mudou.

Atualmente quero voltar a tocar Pink Floyd, mas sempre ficava aquele, ahh esse teclado aqui tem Leads bons e pianos ruins, o outro tem bons metais e péssimas edições etc etc....
obviamente para se ter algo bom, precisa pagar por isso, mas eu estou em um orçamento limitado (na casa de 5K)

Nesse sentido estava pensando em montar um set com CDP 135 (pianos e strings) e o XWP1 (orgãos e leads, synth etc) mas gostaria de ouvir opiniões, já toquei em ambos, mas as vezes existem melhores opções no mercado e eu não conheço.

até olhei o XPS 10, fiquei na dúvida, também quem sabe poder pegar o MOTIF (achei o XS por 5500) talvez seja uma boa, não sei, estou realmente querendo abrir o loque de opções.

Podem me ajudar?

warto
Membro Novato
# abr/21
· votar


Wagner_Paschoal
Nas opções que você colocou, eu iria de Motif XS.
Acho que está muito a frente das outras opções que você colocou, porém se você quer um piano mais um VA, o XWP1 com o CDP (as vezes acha Privia nesse valor), pode ser interessante se você busca mais de um teclado.
Mas um top level é um top level, na minha opinião um top mesmo antigo, e um XS é legal ainda hoje e melhor que esse dois juntos, mas depende se um teclado é suficiente pra você.
Mas se for pegar usado, teste tudo, teclas, botões, knobs, faders, conexões, display, tudo exatamente.
Boa sorte nas compras.

sereanes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Wagner_Paschoal

O warto tem razão: entre os que você sitou e já tocou, o Motif XS é melhor.

Agora, você já timbrou um Korg Krome? Acredito que para o que você quer, o Krome seja o teu "bombril".

Sei que você não gostaria de arranjadores, mas, o Yamaha PSR-SX 700 tem me impressionado positivamente. Mas, tem que timbrar também.

"Ambos" os 3 têm bons timbres que você deseja, com a vantagem de que os 2 últimos serem mais atuais.

Abraços.

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# abr/21
· votar


Muito obrigado pessoal.

Sobre a questão do MOTIF, o problema é pegar um que esteja realmente em boas condições, fui ver um hoje e tava bem zoado sabe, isso é complicado, gente passando a perna nos outros...
Sobre o Korg, até pensei em pegar um M50 (existem vários packs de floyd no mercado, cerca de $50 dólares um pack) adiantaria muito? sim, mas mais uma vez pegar um em estado de decadência é que complica, teclas amarelas e etc...

Sobre os dois que citei, não me importa de ter dois, ou só um, isso é o de menos pra mim, o importante são os timbres, conseguir recriar (e não me importo em timbrar, até prefiro que seja eu o responsável por criar tudo no teclado) é o ponto principal, e um TOP de linha me daria isso sim.

Tem alguma sugestão de teclados que consiga comprar novo? não retirei e agradeço muito as sugestões, o MOTIF e o KORG m50 estão no meu radar, mas talvez tenha no mercado algo amis "novo" que não precisa comprar por terceiros e que possa me entregar uma qualidade.

mais uma vez, agradeço as sugestões e elas estão no meu radar

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# abr/21
· votar


Ahh, e sobre o PSR-SX 700 nunca toquei, vou pesquisar sobre

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda