Teclado Sintetizador + Computador = Controlador?

    Autor Mensagem
    David Seven
    Membro Novato
    # out/14


    Bom Dia Folks! First Topic kkk, Bem, Já faz tempo que eu quero comprar um teclado, mas como não estou nadando em dinheiro, eu quero gastar bem, e num teclado que eu vá usar por muito tempo... Depois de pesquisar eu me interessei pelo Sintetizador Roland Juno-DI, seria perfeito para mim usar MIDI através do computador nele, claro e ainda usar as funções que um Sintetizador dá, mas eu não sei se isso é possível em Sintetizadores...

    Então eu queria saber se é possível ou se só alguns teclados Sintetizadores em especial fazem isso? PS: Site bem organizado como esse é outro nível.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Sim.

    petu_ce
    Veterano
    # out/14 · Editado por: petu_ce
    · votar


    David Seven,

    Em geral, cada botão ou controle de um teclado só funciona para a função em que foi programado de fábrica. Mas, alguns teclados, inclusive arranjadores, transmitem mensagens midi através de seus controles do painel, mesmo sem ter a finalidade principal de controlar. Neste caso, um bom programa (DAW) para testar se um determinado controle transmite ou não mensagens midi é o REAPER.

    No caso do Juno Di, que é um sintetizador, isso é melhor, pois há um botão (MIDI CONTROLLER) que o transforma em teclado controlador. Ou seja, seus controles passam a transmitir mensagens midi, que, inclusive, podem ser configuradas pelo próprio display teclado. Isso é muito útil para controlar módulos midi conectados diretamente ao teclado ou para controlar VSTs, via computador, principalmente quando o software não é tão amigável. Nem todo VST reconhece prontamente um controle.

    Pelo Juno Di, você pode configurar vários parâmetros, tais como o canal midi, o número de program change (PC), bank select MSB/LSB, etc.

    Baixe o manual dele em português pelo site da Roland e veja os detalhes:
    http://roland.com.br/assets/media/pdf/JunoDi_PT.pdf

    Há também o manual de implementação Midi:
    http://lib.roland.co.jp/support/en/manuals/res/5905488/JUNO-Di_MIDI_Im ple_e01.pdf

    petu_ce
    Veterano
    # out/14
    · votar


    David Seven

    Considere o novo Roland XPS-10 em sua pesquisa.

    David Seven
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Caraca! Como eu não soube da existência desse Roland XPS-10!? se ele for tudo isso que promete, com certeza eu vou comprar! Obrigado pela atenção Petu_Ce!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Teclado Sintetizador + Computador = Controlador?