【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Davi Amâncio
Membro Novato
# out/20
· votar


Obrigado warto!

Eu iria de usados com esse orçamento, como Korg Krome, Yamaha MOXF, (que acha nesse valor e bem conservados), mas testaria tudo antes de fechar a compra.

Tem algum segredo/dica pra testa teclado usado? Pois nunca comprei um do mesmo.

warto
Membro Novato
# out/20 · Editado por: warto
· votar


Davi Amâncio

Comprar teclado usado ou qualquer coisa usada pela Internet é sorte ou azar.
Eu iria em loja, ou aqueles sites como OLX, aonde existe oportunidade de você achar algo da sua escolha na sua cidade ou região e ter oportunidade de combinar com o vendedor de você testar. Ou também comprar daquele tecladista, comerciante ou amigo de confiança. Mas em ambas situações testando.
Como testar, o que testar?

1. Teclas
1.1 Individualmente cada uma.
1.2. Tocadas juntas, seja acordes numa mão e dedilhados em outra mão.
2. Conexões
2.1 Saídas de Áudio L/Mono, R, Phones, Saída Balanceada XLR.
2.1. Se tiver entrada de áudio (Input) também testar.
2.2 Conexões de pedais, sustain, expressão.
2.3 O mais importante conexão de energia e fonte.
2.4 Mídi In/Out/Thru e Midi USB
2.5 Conexão USB e Cartão SD.
3. Botões/Knobs/Faders
3.1. Botão de Ligar/Desligar
3.2 Botões de troca de timbres
3.3 Ponteciometro de Volume (este é muito importante, nunca deve ter chiado)
3.3 Knobs de Efeitos
3.4 Faders (controles deslizantes)
3.5 Controles de Modulation e Pitch Bend.
4. Visor/Display de Led
5. Tempo de Inicialização do Teclado

Tentei colocar o que eu faria ao comprar um teclado usado. Nem tudo da lista existe em todos os modelos, mas é um bom check list para utilizar como sugestão.

Boa sorte nas compras.

Davi Amâncio
Membro Novato
# out/20 · Editado por: Davi Amâncio
· votar


Boa tarde!

5. Tempo de Inicialização do Teclado
Existe um tempo ideal que o teclado demora para se inicializar? Se sim quanto tempo em média? Procurei sobre isso na internet e realmente não achei!

Tentei colocar o que eu faria ao comprar um teclado usado. Nem tudo da lista existe em todos os modelos, mas é um bom check list para utilizar como sugestão.

Boa sorte nas compras.


Oh Warto, valeu meu brother, estamos juntos, obrigado por se dispor! Se morar perto do meu estado podemos marcar uma prosa!

diegobs
Veterano
# out/20
· votar


Olá, aprendi teclado há 30 anos atrás (pois é), e tive teclado até mais ou menos uns 20 anos atrás. Agora toco violão e bateria, e gostaria de comprar um novo teclado novamente, mas... com 3 mil opções é beeeem complicado decidir!

O que preciso:
*Quanto mais timbres melhor
*Quero que tenha um timbre muito bom de piano (pois amo piano)
*No minimo 61 teclas
*Não me interessam ritmos, só quero timbres (quanto mais melhor)
*O que pretendo fazer com ele? Preencher algumas gravações que faço (gravo violão, bateria e baixo e quero usar o teclado pra preencher com timbres variados).
*E tocar piano , que gosto bastante.
*Gostaria que as teclas fossem o mais próximo do piano possivel, ou pelo menos grandes e mais pesadinhas.

Alguém sabe me indicar algum bom que atenda razaovelmente essas especificações... ?

Eita, obrigado a quem puder ajudar :)

warto
Membro Novato
# out/20
· votar


diegobs

Seu orçamento está limitado até 3000, ou foi apenas um jogo de palavras para dizer que existem muitas opções e está em dúvida?
Você confirmando, podemos apresentar opções.

Fico no aguardo.

diegobs
Veterano
# out/20
· votar


Oi Warto!
3 mil opções eu quis dizer da quantidad de opções que existem mesmo. Pra quem nunca teve um, fica beeem complicado escolher u modelo!
mas assim... realmente...coincide um pouco com o quanto eu gostaria de gastar. eu gostaria de gastar R$2000,00, até 3,000 eu pago. mais que isso fica pesado...

diegobs
Veterano
# out/20
· votar


Alguém? :(

warto
Membro Novato
# out/20
· votar


diegobs,

Cara, muito difícil teclado de 61 teclas, com teclas pesadas ou semi-pesadas. Talvez opções tops de 61 teclas ofereçam uma experiência semi-pesada, mas não ainda no padrão hammer action.
Talvez uma boa opção para você seria um piano digital, que teria timbres bons de piano, alguns com uma variedade boa de timbres, e a possibilidade uma simulação de teclas muito próximas a um piano.
E nesse orçamento, dá uma olhada em algum modelo Privia, terá na média de 20 a 30 timbres, com pianos Morphing AiR (muito legal essa engine de piano da Casio).
Mas se você busca muito mais timbres e ação de piano, tem que buscar algum Synth ou Workstation de ao menos 73/76 teclas, aonde começa alguma simulação de hammer action, mas nesse orçamento de até 3000 vai ter que garimpar em usados, e vai ter que buscar bastante.

Boa sorte na busca.

diegobs
Veterano
# out/20
· votar


Moacir, valeu pela dica. eu realmente to perdido com tanto review de tantos modelos diferentes. eu realmente quero priorizar a maior quantidade possivel de timbres, e reparei mesmo, que pra falar a verdade, pro que eu quero , que é algo mais versátil, talvez não seja interessante algum com telcas pesadas, mas talvez um meio termo.

comecei namorando muito um roland xps30. e realmente notei que menos de 3 conto não conseguirei gastar , sendo novo...

diegobs
Veterano
# out/20
· votar


Errata: Obrigado Warto. não sei onde li moacir, deve ter sido em outra msg, rs

diegobs
Veterano
# out/20
· votar


Fazer uma pergunta mais específica aqui: fiquei olhando bastante o Roland , xps10, pouco mais de 3000 , eu conseguiria pagar nesse.

Mas to com medo das teclas. No review do Milo Andreo no youtube, ele fala que as teclas "não são as melhores do mundo que são ok" ,isso me deu uma desanimada....

alguem que tenha esse roland tem mais testemunhos a dar sobre o feeling das teclas desse modelo?

warto
Membro Novato
# out/20 · Editado por: warto
· votar


diegobs

Por 3000 eu acho o XPS-10 caríssimo, mas é o preço de mercado e moeda altamente desvalorizada não ajuda, mas é o Synth zero de entrada que você vai achar a partir de 3000.
Com esse valor, vale a pena garimpar em usados Roland Juno G, Roland Juno Di, Yamaha MO, Yamaha MOX, Korg Kross 1, Yamaha MX, Roland XPS-30. Se procurar acha até modelos antigos mid level, que terão presença em PA melhor que os entry level, mas terão menos peça de reposição, possivelmente mais manutenção, e pode te limitar em polifonia dependendo de quão antigo.
Se estender até 4000, consegue até achar Krome, MOXF usados, mas tem que procurar bem.
Baseado no que você propôs, um Synth ou Workstation pode te ajudar.
Mas as vezes um arranjador nesse valor pode também te trazer uma gama de timbres, não sei se você que trabalhar com edição de timbres e adição de efeitos, mas as vezes timbres prontos e em bastante quantidade pra você sair usando.
Outra opção pode ser um controlador com VST, tem um modelo que inclusive vem com software e acho ele um bom custo benefício, o Arthuria Key Lab Essential 61. Review objetivo sobre esse modelo: https://youtu.be/Nu3WST80N_Q
Sobre teclas do XPS-10, ele segue a linha do Juno Di, levemente mais estreitas (não muito) comparadas com concorrentes, mas nada que atrapalhe pra tocar, apenas a adaptação. Mas keybed também é um ponto a se observar em compras.
Se for partir pra usados, apenas teste tudo antes de comprar, pois não tem garantia.

Boa sorte.

Annalacerda64
Membro Novato
# out/20
· votar


Oi, pessoal! Tudo bem?
Antes da pandemia, eu tinha a intenção de comprar um piano digital Yamaha P-125. Após a alta de preços, desanimei.
Pesquisando agora, fiquei muito interessada na ideia do teclado sintetizador. Porém, quero um com 88 teclas ação martelo e com peso similar ao piano acústico. Quero um com possibilidade de colocar um pedal triplo.
Posso dizer que quero um piano digital com as funcionalidade de um sintetizador.
Para tocar em casa e apresentações em público (peso e tamanho não tem problema).
Posso pagar cerca de R$4.000,00
Pode ser usado.
Vi possibilidades como Yamaha S80 e Kurzweil SP4-8, não tenho certeza se satisfazem o que preciso e se realmente vou encontrar desse jeito.
Agradeço qualquer contribuição! Quero comprar desde o ano passado, tô ansiosa, me ajuda, meu povo! Obrigada!

Synth-Men
Veterano
# out/20
· votar


Annalacerda64

Olá! Não sei o seu nível de técnica, mas o salto de um piano para um sintetizador é distinto. Se você for iniciante cuidado! Pesquise mais.
Mas se já tem conhecimento, o P-125 ainda está na faixa dos 4K.

Já sintetizador 88 teclas, nesta faixa há o PX5S da Casio.

Quanto ao S80 é um piano de 1999/2002 eu não daria 4K em algo de 20 anos. Mas se for um S90ES ou S90XF já da para começar a conversar.

Já um Kurzweil SP4-88 tá na faixa de uns 3.300 a 3.600. Chore para cair para 3K, pois não sei o que aconteceu com a Kurzweil Brasil. Parece que o suporte e os teclados estão sumindo das lojas.

diegobs
Veterano
# out/20 · Editado por: diegobs
· votar


E aí pessoal, depois de muitas e muitas horas vendo reviews de sintetizadores e arranjadores eu fiquei pensando em comprar um destes, mas eu confesso que nenhum deles me agraaaada realmente de forma plena (só vi vídeos pelo youtube):

*Roland Go Keys
*Yamaha PSR-EW410
*CASIO CT-X5000

Por que eu cheguei nessa lista? Pq não quero gastar mais de R$3000 num teclado. E o que eu quero nele? Timbres BONS. Os timbres que mais tenho interesse são: Piano e metais (sopro). Aliás, existe algum teclado com timbres de sopro bom? Todos que escuto acho tão mais ou menos...

Tenho medo de Casio. é ruim mesmo?? Vejo tanta gente falando mal, escutando reviews não vejo/escuto tão ruim assim.

Me incomoda muito partir prum arranjador com 50 mil ritmos, sendo que não vou usar nenhum. Mas.... não existe um sintetizador com timbres bons por menos de 3000 , ne?

Outra pergunta, vou usar meu teclado só em casa, ligado no computador. Será que vale a pena comprar um teclado sem importar com os timbres, porque arrumo tudo no computador?

Vontade de chorar viu

warto
Membro Novato
# out/20
· votar


diegobs

Dessas 3 opções eu iria de Casio CTX-5000.

Boa sorte e boas compras.

fernando tecladista
Veterano
# out/20
· votar


Tenho medo de Casio. é ruim mesmo??
não

um casio de 3000 te entrega 3000 em timbres
como yamaha te entrega 3000 (as vezes) em timbres

ai se você pegar um korg de 15000 ele te enrega 15000 de timbres e recursos
se colocar lado a lado você chea a comclusão que o casio, o yamaha, o GO... são "ruins" perto do de 15.000

JamisGordo
Membro Novato
# nov/20
· votar


Boa tarde pessoal, Há alguns anos fiz um ano e meio de aula de teclado usando um teclado muito antigo da yamaha e agora decidi comprar um teclado novo. Tenho um orçamento de 2000 reais e eu estava de olho no CT-X5000 e no Roland Go:Keys, alguém poderia me ajudar dando outras alternativas ou indicando um entre os dois?

warto
Membro Novato
# nov/20
· votar


JamisGordo

Entre esses dois, eu iria com certeza de Casio CTX-5000.
Mais versátil, mais completo.
Ah mas é arranjador, tem ritmos. E daí?
Ele é um ótimo custo benefício.
Acho que é um bom produto pelo preço +- 2000.

Boa sorte e sucesso na caminhada musical.

JamisGordo
Membro Novato
# nov/20
· votar


Eu já estava inclinado para o CTX mesmo e agora decidi ir nele, obrigado de mais pela resposta!!

JamisGordo
Membro Novato
# nov/20
· votar


Desculpem por perguntar a mesma coisa de novo. Meu tio pediu a um amigo tecladista para recomendar alguns modelos de teclados arranjadores e pianos digitais até 3000 reais e ele me mandou estes aqui:
Korg Ek 50
Casio Cdp-s150
Roland Go Piano
CT-X5000
O problema é que não estou conseguindo escolher, Em relação ao casio e o go piano, eu preciso das 88 teclas do casio? E entre os quatro, qual seria o melhor? Pretendo tocar sozinho já que estou aprendendo e queria um com som de piano bom e com uma variedade grande de funções.

Wagner_Paschoal
Membro Novato
# nov/20
· votar


Boa tarde,

Pessoal, tenho uma dúvida e gostaria que me ajudassem;

Toquei em algumas bandas, e no final das contas o que eu sempre gostei e foquei foi tocar cover de Pink Floyd. Nesse sentido já tive XW p1 (para tocar leads e Orgão) CDP 135 (Piano), KORG M1 (metais) e váaarios controladores.
Saindo um pouco disso, estou querendo voltar a tocar, mas com um orçamento apertado variando de 2K até 3K. Nessa faixa de preço pesquisei XPS 10 (novo) M50 (usado), XWP1 (novo), tentei fugir de arranjadores.

A dúvida agora é, mesmo nos que já toquei, sempre fica faltando algo, assim gostaria de pedir a ajuda dos conhecedores, me indiquem bons Synths para tocar Pink Floyd, na faixa de 2k até 3k.

desde já agradeço.

Ramizael
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: Ramizael
· votar


Piano Digital
Olá gente!
Não sei se esse fórum ajuda ou embola mais nossa cabeça - ahhahahahha - mas vamos lá.
Estudo piano clássico e gostaria de um piano digital (pelo preço e espaço). Estou vendo semi novos mesmo.
Como eu só estudo piano clássico, não quero (e nem preciso) de muitas modernidades, só mesmo um que seja o mais próximo possível do som do piano acústico e principalmente o toque e peso das teclas! Claro, com 88 teclas. Dentro dos limites possíveis do orçamento também. Hehehe
Isso tudo com valor até de 2.800 reais.
Encontrei as linhas Ps da Yamaha (85, 95) por mais ou menos esses valores.

Agradeço muito quem puder me ajudar nessa missão!
Obrigada!

warto
Membro Novato
# dez/20
· votar


Ramizael

De uma olhada em Casio CDP-135 e Casio Privia PX-160 (de preferencia se possivel a este Privia).
Infelizmente dolar aumentou preço de todos equipamentos, mas esses se encaixariam no seu orçamento.

Boa sorte.

Ramizael
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: Ramizael
· votar


De uma olhada em Casio CDP-135 e Casio Privia PX-160 (de preferencia se possivel a este Privia).
Infelizmente dolar aumentou preço de todos equipamentos, mas esses se encaixariam no seu orçamento.


warto

Obrigada!
Vou procurar! Eu não tenho muito a oportunidade de tocar o instrumento antes de comprar pq moro no interior, mas vou pesquisar sobre.

gustavokeys17
Membro Novato
# dez/20
· votar


Olá, gostaria de saber qual é melhor, o Juno gi ou Xps 30?

warto
Membro Novato
# dez/20
· votar


gustavokeys17
Eu sugiro se tiver a oportunidade de testar ambos os modelos.
O XPS-30 é mais atual, possui leitura de samples, e se não me falhe a memória o Gi não possui (o modelo G anterior possuía). Porém o Gi possui vocoder.
Quando eu usava o Juno G, sentia que ele possuía “mais peso” que os modelos Juno D, Di, mas não tive a oportunidade de usar o Gi.
O XPS-30 por ser mais atual pode ser encontrado novo e ponto positivo para garantia, não sei como está o mercado de peças para o Gi. Eu tenho um Kurzweill SP2, modelo bem antigo, tenho receio em quando quebrar algo se haverá peças ou não, mas ainda continuo com ele.
Mas teste e veja o que mais te agrada, pois isso que importa, você ser feliz e conseguir aproveitar o potencial do teclado.

leocbertohlo
Membro Novato
# jan/21
· votar


Boa tarde, gostaria de dicas de modelos de piano digital de até R$ 3500,00. Estou pedindo nessa faixa pois pretendo comprar um usado que sairia na casa dos dois mil. Já me de parei com vários, Casio cdp 130, privia px 160, cdp 230, yamaha p45 e gostaria de uma opinião. Estou quase levando um px 160 mas está me incomodando muito da variação de volume em função com a pressão exercida parecer só atingir ou 100% ou 25%. Meu intuito é estudo caseiro. quero o piano digital nessa faixa que mais se assemelhe com o acústico, em sonoridade e peso das teclas/sensação do efeito martelo, de preferência sem caixa de som. obrigado amigos, agradeço desde já.

sereanes
Membro Novato
# jan/21
· votar


leocbertohlo

Que dureza, mas vamos lá. É pra isso que estamos aqui.
Com os requisitos que você estabeleceu, o Yamaha P45 é uma boa. Gosto do timbre de piano do P45; gosto mais do que do P125. Mas, é gosto e gosto não se discute: respeita-se.
Como disse meu mestre fernando tecladista, equipamento de $2.000,00, entrega $2.000,00 e equipamento de $4.000,00, entrega 4.000,00.
Dentro do que você estabeleceu como requisitos, gosto muito do Korg D1. D1, tá? Tem excelente timbre e o melhor "key bed", made in Japan. Só não faz "split". Faz "layers", mas não faz "split".
Ele está nas lojas por R$6.996,00.
Não atende ao valor que você estabeleceu, mas fica como sugestão para outros membros que estejam com a mesma dúvida e um pouco mais de folga no orçamento.
Da Casio, a linha Privia é boa e honesta em relação à custo/benefício. Privia PX5S e Privia PX S3000.
Todos estes pianos digitais que citei, eu conheço. Devem ter outros que sejam tão bons ou melhores. Vamos aguardar os membros mais experientes.
Espero ter ajudado.

leocbertohlo
Membro Novato
# jan/21
· votar


Sereanes

Obrigado pela resposta amigo!
já ouvi falar muito bem desse Korg mesmo. Porém está um acima do meu orçamento.
Após pesquisar um pouco mais eu deicidi aumentar um pouco o orçamento. Achei pianos também da cássio, o celviano ap 260 e o privia px 770 já com móvel e pedais na faixa dos 3000.
Acredito que irei pegar um deles.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda