【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
GabiBaixinha
Membro Novato
# 03/jun/20 12:20
· votar

Olá, eu gostaria de saber qual a diferença entre o piano digital Yamaha P115 para o P125, Mudou algo? Ou são a mesma coisa? No site da Yamaha exemplifica que foi descontinuado o P115. Quero adquirir um piano da série P da Yamaha.

fabiorzfreitas
Membro Novato
# 05/jun/20 00:00
· votar

Boa noite,

Sou violonista há pouco mais de 10 anos e tive aulas de piano por um ano, em 2011, mas nunca tive um instrumento. Com a quarentena, meu pai disse ter vontade de aprender a tocar teclado. Ele gosta de música clássica, mas quer principalmente dar vazão ao lado roqueiro, desde sonoridades simples, como o de Don't Stop Believing, até coisas mais específicas, como Jump, do Van Halen.

Eu, por outro lado, faço questão de um instrumento de 88 teclas. De nós dois, aquele que provavelmente se dedicará mais sou eu e eu acho importantíssimo ter todas as teclas do piano à disposição.

Como nosso orçamento é de algo entre R$ 2 500 e R$ 3 500 (só para o instrumento, tirando pedal de sustain e suporte), inicialmente pensei no Yamaha P45, mas como ele não tem os timbres desejados, achei que teria que ceder em algum ponto.

Aí encontrei o Casio CDP S350, que parece encaixar como uma luva para as nossas necessidades. Pela minha pesquisa até agora, tudo indica que o escolheremos, mas gostaria de ouvir opiniões sobre o instrumento e sobre possíveis alternativas mais recomendáveis!

Grato desde já por toda ajuda,
Fábio

g_rocha
Membro Novato
# 15/jun/20 12:46
· votar

Vale a pena um Reface CS novo por um pouco menos de 3 mil reais?
Procurei por sintetizadores VA novos e só achei ele abaixo dos 3 mil. Até microkorg que foi lançado em 2002 tá custando bem mais que isso, um absurdo.

Minha situação é a seguinte: tenho um Casio CT-X800. É mais ou menos adequado pro que eu faço(tocar em igreja, e casamentos simples). Quero mudar para um melhor, por causa das limitações dele. Ia fazer um esforço pra comprar o Yamaha MX-61 antes da subida do dólar, mas é um modelo de 2013. Daqui a pouco a Yamaha substitui ele, e eu quero muito um teclado mais ou menos como o MODX6. Não vai ser igual, mas que tenha pelo menos a nova linguagem de design da yamaha e alguns recursos parecidos. Não penso em um Roland XPS-30 ou Juno DS61 porque já tive um XPS-10 e não gostei das teclas. O Korg Kross 2 tá fora do orçamento também.

Vale a pena gastar todo o dinheiro que eu estou guardando (3 mil) para comprar o sucessor do Yamaha MX-61 e levar o Reface CS? Muito dificilmente eu conseguiria tocar pra ganhar dinheiro com ele, então seria só para começar a criar timbres e curtir produção musical caseira. Já sei do que o Reface é de do que ele não é capaz de fazer, e eu só sentiria falta do arpejador. Meu receio é o sucessor ser um teclado bem legal, e eu não comprar porque todas as minhas economias se foram. Ainda não trabalho, tô no último ano da faculdade, e sem estágio por causa da quarentena.

warto
Membro Novato
# 16/jun/20 17:33 · Editado por: warto
· votar

g_rocha

Tudo joia?
Ainda não entendi muito bem o seu objetivo.
Você comentou sobre a vontade de um synth analog like, e também disse sobre sua experiencia com um XPS-10 e que não gostou das teclas.
Por que agrupei tudo isso junto? XPS-10 tem teclas estreitas e o synth analog like em questão, Reface CS, possui teclas muito pequenas.
Outra coisa também, você comentou sobre alguns sintetizadores para expandir as limitações que hoje você encontra no CTX-800.
Então temos menção por um Synth Analog Like e outros synth's/workstations.
Sobre o Yamaha MX61, possuo um (não sou profissional, apesar de tocar a mais de 20 anos, e ter uma rotina semanal de 3 ensaios [2 igreja/1 banda] semanais, 2 cultos semanais - antes do isolamento social/pandemia), e ele supre minhas necessidades na igreja e em minha banda de rock nacional. Mas eu uso VycroMX para ampliar as performances dele, e eventualmente uso iPad (curto mobilidade, por isso não uso PC com VST) e os VST app no iPad extendem funcionalidade e por MX61 possuir interface de audio facilita mais, mas como você disse mesmo a versão 2 do MX ter sido lançada posteriormente, o produto foi lançado em 2013.
Caso seu orçamento esteja limitado, e você busca algum synth com foco em leads/analog, o Casio XWP1 cumpre muito bem esse papel (eu sei é Casio, mas ainda sim é um synth legal para leads/analog like), porém não espera nada nele em pianos e outros timbres, que daí poderia ser um teclado 2 com o seu CTX-800 como principal.
Sobre o sucessor do MX (se seguir o chart https://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_Motif#Timeline_of_series), talvez seja um entry level do Motif XF (apesar do mid-level MOXF), visto que foi lançado recentemente o MODX (mid-level) e acho dificil agora uma versão entry level do Montage.
Mas qualquer teclado na faixa de 3000 e 4000 reais, estará inflacionado devido a alta do dolar.
Mas informe se seu foco realmente será a praia analogica/leads, ou um synth/workstation para ver se conseguirmos achar sugestões para você.

g_rocha
Membro Novato
# 20/jun/20 18:33
· votar

Ainda não entendi muito bem o seu objetivo.
Você comentou sobre a vontade de um synth analog like, e também disse sobre sua experiencia com um XPS-10 e que não gostou das teclas.

Oi warto, obrigado pela resposta! Na realidade, eu gostaria de dois teclados. Um "rompler" tipo o MX-61, e um VA synth-like, mais compacto mesmo, só pra praticar síntese sonora e/ou usar em cima da mesa, do lado do notebook.

Caso seu orçamento esteja limitado, e você busca algum synth com foco em leads/analog, o Casio XWP1 cumpre muito bem esse papel (eu sei é Casio, mas ainda sim é um synth legal para leads/analog like)

Bom, eu tenho 3 mil reais. Meu objetivo é complementar o CTX-800 por um teclado superior a ele, com edição de timbres, então mencionei o MX-61, por confiar na Yamaha e gostar das teclas deles, e não tenho interesse nos XPS/DS61 da Roland justamente por ter tido o XPS-10 e não ter gostado das teclas. Se eu tiver que vender o CTX-800 pra alcançar o valor do novo teclado, não vejo problema. Assim como você, eu também toco na igreja, mas também toco em casamentos, de vez em quando. A saída L/R faz falta hehe.

Olhei o Casio XW-P1 por cima, mas acho que não quero 2 teclados Casio no set. Mas se fosse comprar um synth com timbragem analógica, gostaria de editar o som sem ter que entrar em menus, como no Korg Minilogue e no Reface CS. Se eu tiver que ficar entrando em menus, ter vendido o XPS-10 foi ruim, porque dava pra editar nele, mesmo sendo um pé no saco.

Mas eu uso VycroMX para ampliar as performances dele, e eventualmente uso iPad (curto mobilidade, por isso não uso PC com VST)

warto, também prefiro evitar PC + VST. Tentei mas não me adaptei, mesmo com o som muito superior. Ainda uso em casa, quando mexo na DAW, mas só isso.

Mas informe se seu foco realmente será a praia analogica/leads, ou um synth/workstation para ver se conseguirmos achar sugestões para você.

Tá, eu gostaria de ver um synth/workstation primeiro. Vai dar pra praticar as técnicas de teclado/piano, tocar na igreja e em casamentos, produzir música, e se tiver uma interface, é um bônus massa hehe. Meu sonho de consumo, digamos assim, é um Yamaha MODX6. Mas sei que não tenho nem dinheiro, nem habilidades pra aproveitar o potencial dele, então não me importo em comprar um synth menos poderoso.

warto
Membro Novato
# 20/jun/20 21:11 · Editado por: warto
· votar

g_rocha,

Tudo joia?

Tá, eu gostaria de ver um synth/workstation primeiro. Vai dar pra praticar as técnicas de teclado/piano, tocar na igreja e em casamentos, produzir música, e se tiver uma interface, é um bônus massa hehe.
Infelizmente o dólar atual esta impactando os preços aqui dentro, apesar das lojas poderem ter pegado seus produtos de importadoras até mesmo antes da situação atual, mas fazer o que.

Bom de opções entry-level temos o que possuo mas não é recente o Yamaha MX, tem os da Rolando que você esta evitando por experiencia anterior e tem o Korg Kross 2. Sobre o Korg, ja tive o Kross 1 e gostei (curto muito metais da Korg). Diferente do MX v2, que a unica diferença é ser class compliant (funciona em iPad/Galaxy apenas plugando e passa o audio tbm na interface o MX), o Kross 2 realmente mudou em relação ao Kross 1, tem pads de samples, vem com interface de audio, e se não me falhe a memoria, os timbres estão diferentes (não lembro se todos), então realmente é um teclado novo, infelizmente está na casa dos 4/4.5K reais.

De mid-level, atualmente na faixa dos 8/8.5K reais (considerando 61 teclas) tem o MODX,MOXF (mais antigo), Krome (mais antigo), Krome EX (realmente nunca parei para ver a diferença e mais caro que o Krome), Roland FA (muito legal). O mid-level que eu escolheria, seria o MODX, mais recente, tem sintese FM, e outros pontos legais, então se você puder juntar grana e esperar por hora, para não ficar sem equipamento, eu iria de MODX.

Existe também mercado de usados, peguei semana passada um Kurzweill SP2 (antigo, mas queria um piano digital honesto, pra ter teclas mais pesadas para praticar em casa), mas usado não tem garantia, pode estar funcionando hoje e semana que vem parar de funcionar, mas sempre é um mercado que vale a pena conferir.

Outra opção viável é um upgrade de CTX. Um amigo meu tem o CTX-5000, e eu curti muito. E sobre conexões, e controles tem muita coisa legal. Um piano digital, está mais para stage piano, e é um piano da Casio fenomenal, pense em como transportar antes de comprar, o Priva PX5S, não é tão novo, mas é muito legal, um equipamento top. A linha de arranjadores MZ também vale a pena ver (mas sempre compare com os PSR mais top).

E uma ultima opção que penso na faixa de preço entre entry-mid level, seriam os combos. Já experimentei eles também, não te limitariam em igreja e casamentos (não considerando repertório eclético de festas, que pode ter pop/rock/sertanejo/forro [varia do que for contratado], apenas a cerimônia), por exemplo: Roland VR-09 e Roland VR-730 (preço de mid-level).

É o que consigo lembrar agora.

Espero que te dê alguma ideia.

Boa sorte e boas compras.

warto
Membro Novato
# 20/jun/20 21:28
· votar

fabiorzfreitas

Tudo joia?
Pelo que você colocou, você busca um bom piano digital, e também que fosse extensível para a prática de musicas como rock.
Você pensa em um piano versátil com um leque grande de timbres, efeitos e edições, ou pensaria em um bom piano (pensando em timbres mais voltados a piano) e com possibilidades de controlador conectado a um dispositivo externos com mais timbres (como um módulo ou computador/tablet como VST)?
Nos informe quais das duas opções seriam mais adequados a você e seu pai para tentarmos achar sugestões mais adequadas para você.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda