Lançamento: Roland Fantom G (6, 7 e 8)

Autor Mensagem
yurikat
Veterano
# jan/08
· votar


marco (boicatolico)
Bem lembrado cara

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


Bem lembrado cara2


f76
Veterano
# jan/08
· votar


Minhas impressões iniciais:
É a velha mania da Roland de achar que o pessoal é otário de se impressionar com a quantidade de timbres e não com a qualidade; eu pelo menos não caio mais nessa. Não adianta nada ter um quadrilhão de timbres se não tiver órgãos decentes. Eu amo meu Fantom X6 mas quando passo para a seção de órgãos eu tenho crises de existência e me arrependo de tê-lo comprado. Vou querer ouvir muito bem os órgãos deste Fantom G antes de comprar pois se a Roland não tomou vergonha e não enfiou no mínimo uns Hammonds decentes vou ficar com meu X6 mesmo.
Outra coisa: este negócio de 24 pistas de áudio é muito empolgante para quem nunca teve um Fantom porque o cara não sabe que qualquer coisa que ele espetar no teclado querendo gravar como áudio só vai funcionar se converter em sampler (argh!) e então tem que ficar esperando carregar e dá uma trabalheira danada para alterar depois ou inserir efeitos (recursos são limitadíssimos), enfim, tem que ter saco de elefante. Como alguém já disse aqui, pelo preço este Fantom G deveria vir no mínimo com um HD de 80 GB e parar com esta bosta de ter que construir um sampler para gravar áudio. A grande verdade é a seguinte: Se quiser mesmo gravar áudio com um mínimo de decência esqueçam o Fantom e comprem um console de gravação dedicado, tipo o BOSS BR1200CD ou BR1600CD.
E finalizando: este negócio de mouse é frescura, parece coisa de boiola; quero ver no palco com uma estante onde é que vão enfiar o mouse... em compensação o lance dos sliders é show de bola.
E finalizando 2: Este Fantom G é um Fantom X disfarçado e eu só compro se os timbres novos forem coisa de outro mundo.

expedifer
Veterano
# jan/08
· votar


Pelo que ví, esse gravador de audio não tem nada de sampleamento (nas muitas pistas diga-se). Trata-se de um verdadeiro estúdio digital de gravação pra gravar um CD, digamos (muitos estudios usam pra isso) no qual facilita extremamente se tocar (play) simultaneamente um midi com instrumentos ou otros dispositivos, coisa muito dificil por fora na edição (no tempo e espaços) de uma mixagem (como cortar parte do midi ou do intrumento?) e esse gravador Roland é extremamente prático e poderoso. Para sampleamento basta uma pista ou duas so.

Mas os "micos" desse "super-teclado":

-Só aceita 2 placas SRX
-Pouquissimos efeitos (se comparados a um Top Motif, M3 ou outro qualquer top novo do mercado.
-Falta HD
-Não vem com memoria interna grande

Mas a grande dúvida é (na mesma "imbecilidade da linha FantomX e juno G) se finalmente botaram um bom editor de pastas e arquivos internos (agora nessa onda de memcard de 2 ou 4/8 Gb) se poder criar e guardar dados na pasta que se quiser e com o nome q quiser criando-a. Será que melhoraram seu "computador" interno? (coisa que qualquer "casio" da vida o faz e cria pastas - nem preciso citar os Motif e os Korg).

http://img412.imageshack.us/img412/6571/fantomg8vj4.jpg

Vamos aguardar.

vmanzoni
Veterano
# jan/08
· votar


sem querer defender o Fantom-G mas...
algumas obs.:

assim não é placa SRX, é placa ARX!
veja os vídeos,... as ondas presentes nele sao as ondas de algumas placas SRX.... ou seja nao tem necessidade de SRX...


outra coisa,... pra quem trabalha com gravação, as 128 pistas podem ser necessárias, isto nao significa q vc vai utilizar 128 pistas ao mesmo tempo, tenham paciência né?

uma coisa legal é o fato de poder usar pendrive! :D

vmanzoni
Veterano
# jan/08
· votar


o detalhe é q o Fantom-X tem 128Mb de memória wave,.. G tem os 128 q tem no Fantom-X mais 128Mb das SRX, ou seja,.. deve ter um som muuuuuuuuuito foda!
hehehe

mauropsouza
Veterano
# jan/08
· votar


Essa questão da polifonia é interessante porque no Motif Es, a cada placa nova voce ganha polifonia extra, isso pra sequenciar e tal....isso sem falar nos timbres compostos que diminuem a polifonia do teclado tambem.

mauropsouza
Veterano
# jan/08
· votar


sinceramente só os caras "loucos por Roland" se impressionam tanto com esse nova roupagem do fantom, a Roland sempre deixa o melhor da festa para as placas, e haja grana, isso é um absursdo, a qualidade de expressão dos timbres da Yamaha, Korg e Kurzweil atuais prá mim superam de longe os fantom, vano ve com esse, mas em termos de som não vi nada que me impressionasse, só se vier com todas as placas SRX mesmo, mas eu duvido muito, se fizesse isso a Roland não lançaria mais placas e perder esse dim-dim a mais eles não querem não.

mauropsouza
Veterano
# jan/08
· votar


O Motif es tem 170 Mb de memória wave, só o mm6 o filhote da turma tem 70 Mb, o que supera JunoG, até o meu TR, não que eu ache o MM6 melhor, mas acho que só a Yamaha é honesta em termos de preço hoje aqui no Brasil.

mauropsouza
Veterano
# jan/08
· votar


Motif Xs 355 Mb de waves
http://www.yamahasynth.com/products/motifxs/specifications.html

tecladomax
Veterano
# jan/08 · Editado por: tecladomax
· votar


mauropsouza

O Motif es tem 170 Mb de memória wave

Na verdade o Motif ES tem 175 mb de momória wave, e pode chegar a 265mb com as placas.

abraços!

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


mas acho que só a Yamaha é honesta em termos de preço hoje aqui no Brasil.2


TriTz
Veterano
# jan/08
· votar


mas acho que só a Yamaha é honesta em termos de preço hoje aqui no Brasil.

tb estou contigo

lenno-key
Veterano
# jan/08
· votar


olá pessoal! sou novo por aqui e pela euforia da espera achei que haveria algo de mais espetacular nesse FG, mas, principalmente pelo meu "poder aquisitivo" estou decidido a comprar um tr 76. se alguem tiver algum palpite, manda ai!!! T+!

ah! a tecnologia do visor creio que seja touchView ou algo parecido, ou é touchscreen mesmo como foi dito e estou enganado?!

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/08
· votar


tecladomax
Memória para sampler Fantom G
544MB ( Nunca vi memória DIMM com 544MB ) portanto 512


Um pente DIMM de 512MB + 32MB in-build = 544MB RAM...

Abs

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/08
· votar


Hammond B3

E aí Felipe, está sumido hein cara...
Bom.. .Estive na sua chuvosa cidade esta semana... 3 dias, apreciando o império dos Junqueiras.. heheheh... Muito bonita a cidade... Gostei bastante... Mas na pousada que estava SESC =/ não consegui acessar a NET pra dar um toque e ir aprecisar seu Triton LE... hehehhehehe... Mas é isso... Aparece... Abraços...

fábio_soul
Veterano
# jan/08
· votar


Jeferson Fernandes

Xiii... agora o cara resolveu mexer com avião, finalmente ele chegou à conclusão de que teclado não dá dinheiro...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/08
· votar


fábio_soul

Sério??? Entrou pra EMBRAER??? hehehehehehe...
Bom... Avião ainda vai... Mas o negócio mesmo era consertar o Monotrilho de Poços de Caldas.. hehehhehehe...

AUTOBOT
Veterano
# jan/08 · Editado por: AUTOBOT
· votar


Vídeos do Fantom G na NAMM para fazer download:

http://bin.fantomized.info/

mauropsouza
Veterano
# jan/08
· votar


Essa questão de timbre "supernatural" através da ultilização de filtros para simular a expressão-frequencia de instruementos e tal, não é nova, é o que a tecnologia VAST da Kuzweil faz desde 1991, que foi melhorada com o Kdfx, que era opcional no k2500 e que vem de série na linha K2660 em diante eos timbres são realmente "amazing", é uns dos melhores pianos para se samplear no TR e Le por exemplo com só 3 MB, as cordas alguém já disse aqui no fórum sobre strings que são as melhores ( as do PC2x). Acho que todas as empresas com seus filtros tentam chegar a este objetivo, Korg, Yamaha etc. Acho que eles devem caprichar mais, prá continuar com o bom nome que a Roland tem, como Hd sata de 7200 rpm, por exemplo, e com preço acessível, mas enganação não....

mauropsouza
Veterano
# jan/08
· votar


ah..... o link do K2000:
http://www.vintagesynth.com/index2.html

f76
Veterano
# jan/08
· votar


Pelo que ví, esse gravador de audio não tem nada de sampleamento

Tomara que você esteja certo e a Roland tenha mudado a sistemática de gravação de áudio pois o sistema do Fantom X6 é via criação de samples, que é um péssimo sistema para este fim. De qualquer forma a ausência de um HD complica as coisas e foi uma mancada sem tamanho. Vamos aguardar para ver.

fábio_soul
Veterano
# mar/08 · Editado por: fábio_soul
· votar


Noções de preço do Fantom-G e das expansões ARX:

No site da SameDay Music encontrei alguns preços:

Fantom G6 por US$ 2.495,00, enquanto o M3 61 está por US$ 2.499,00. Praticamente o mesmo preço. É claro que a Pride abusa, mas o fato de os dois teclados estarem com preços praticamente iguais nos faz concluir que o preço dos Fantom-G não vão ser tão baixos como, por exemplo, os do MOTIF XS.

Já com relação às expansões ARX, não encontrei algo que seja animador não. Se já achávamos caras as expansões SRX, as ARX vão superar mais ainda. Sem dúvida elas são excepcionais, mas para o bolso da maioria de nós, vai ser bem salgado. Vamos aos dados:

Expansões SRX: US$ 250,00 - US$ 299,00
Expansões ARX: US$ 399,00

Uma diferença considerável de preço, o que, com certeza, vai fazer as ARX serem bem mais caras do que as SRX já são aqui no Brasil.

Acho que é isso.

Alguma opinião divergente?

f76
Veterano
# mar/08 · Editado por: f76
· votar


Galera, pra quem se interessar já está disponível o manual (em inglês) dos Fantom G8/G7/G6. Já dá pra ter uma boa idéia do que é o bichinho. Segue o link:
http://www.roland.com/products/en/_support/om.cfm?ln=en&dsp=0&iCncd=34 19

Hammond B3
Veterano
# mar/08
· votar


Jeferson Fernandes

Ooo Rapaz, como c tá?
eu dei uma sumida, estudando muito, tava sem tempo pra nada.
Ontem dei uma passada aqui no forum pra ver a que pé estavam as coisas, e agora to de volta.

Gostou da cidade?
Assim que planejar vir de novo, é só da um toque e o resto é só alegria!

Agora, sobre o Fantom G...
A cada dia que se passa, to querendo mais meu Nord Stage, e enquanto não tenho grana, a cada dia que passa to mais feliz com meu Triton Le!
Isso sim que e teclado!
P****

hahahahah

Hammond B3
Veterano
# mar/08
· votar


marco (boicatolico)

Nem tanto, acho que estaria para Fantom Y, o Fantom Z viria só daqui uns 4 anos

Eu "acho" que Fantom já ta por fora...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/08
· votar


Hammond B3

Maravilha meo... Vou dar um toque sim...
Mas não some não meo... Sem vc aqui, e sem o Joker a Roland tá tomando conta do pedaço.. Precisa de uma galera pra esculaxar.. .hehehehheheh

Hammond B3
Veterano
# mar/08 · Editado por: Hammond B3
· votar


O que, daqui a pouco as "grandonas" vão projetar teclados que além de tudo isso, fazem café, vc aperta um botão, toalha de papel...
quem sabe essa tela gigante se transforme em um vaso sanitário pra atender a todas as necessidades do músico tecladista...

Da lincença!
Musico de verdade não vai comprar Korg Oasys pra gravar seus projetos nunca!!

Musico de verdade vive dentro de estudio, estudio graaaaaande!

Tecladista de verdade quer timbres de INSTRUMENTOS DE TECLA, de qualidade na mão!

O Fantom G tem coisa que Meu Jesuis misericórdia, naum consigo mencionar, e ainda continua faltando O TIMBRE DO B3!

Cadê meu Nord Stage...

fábio_soul
Veterano
# mar/08
· votar


Hammond B3

O Fantom G tem coisa que Meu Jesuis misericórdia, naum consigo mencionar, e ainda continua faltando O TIMBRE DO B3!

Eu sei que não estamos mencionando as placas de expansão, mas eu não duvido que as expansões ARX venham com alguma cois muito louca para Hammonds... Aí, quem tem grana que pague por ela...

Hammond B3
Veterano
# mar/08 · Editado por: Hammond B3
· votar


fábio_soul

Xiii, descarta placas de expansão!!

Expansão é antigo, é antiquado!
Os teclados JV/XP tinham uma expansão de Hammonds legal.

A Roland copiou os timbres das SR-JV para a SRX07., pra ser usado nos Fantom...

E a história se repete!
Agora, vou comprar um G7, de aproximadamente uns 10 mil reais, pra ter que instalar placas nele?

Esse teclado tinha que vir com no mínimo, a engine do VK8!
Salve a Korg que jogou o CX3 dentro do Oasys
Salve a Kurzweil com o KB3
Salve a Yamaha, que mesmo sem "êxito", tentou fazer alguma coisa bacana no Motif XS.

Lembrando, que dos teclados acima, não gosto do Oasys.
só citei como mero exemplo.

SALVE A CLAVIA!!!!

Não vou mais falar desses teclados não.
parei por aqui, se não daqui a pouco vai vir um Roland maníaco que gosta de teclados com timbres de sax, trompete. orquestra, guitarras sampleadas de Gibson Lespaul pra tocar com a banda não deixar buraco na hora do solo do guitarrista... hihihihi

e dizer que estou errado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lançamento: Roland Fantom G (6, 7 e 8)