Lançamento: Roland Fantom G (6, 7 e 8)

Autor Mensagem
ThyagoAmaral
Veterano
# jan/08
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ai...

AUTOBOT
Veterano
# jan/08
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Couto

Não é touch screen. Mas pense bem: com uma conexão para mouse, o cara pode ligar uma dessas canetas-mouse, saca?

Então é só ir "escrevendo" ou apontando na tela com ela, sem necessidade de encostar dedos amarelos e engraxados de doritos.

AUTOBOT
Veterano
# jan/08
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ui...

AUTOBOT
Veterano
# jan/08
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Fantom G 76 specs:

Keyboard
76 keys, with velocity and channel aftertouch

Mamimum Polyphony
128 voices, shared with the sampling section

Parts
16 parts (Internal) + 16 parts (External) + 2 parts (ARX)+ 24 parts (Audio Track)

Wave Memory
256MB (16-bit linear equivalent)

Waveforms
2,153

Preset Memory
Patches 1,500 + 256 (GM2)
Rhythm Sets 64 + 9 (GM2)
Live Sets 512
Studio Sets 128

User Memory per one project
Patches 512
Rhythm Sets 64
Live Sets 512
Studio Sets 128

Effects
Patch Multi-Effects (PFX) 16 systems, 76 types
Multi-Effects (MFX) 2 systems, 78 types
Chorus 1 system, 3 types
Reverb 1 system, 10 types
Input Effects 1 system, 6 types
Mastering Effects 1 system, 3-band compressor

Data Format
16-bit linear, .WAV or .AIFF

Sampling Frequency
44.1kHz

Maximum Sampling Time
[When sampling memory isn't expanded (32MB)]
mono: 360 sec. approx., stereo: 180 sec. approx.
[When sampling memory is expanded with DIMM (544MB)]
mono: 108 min. approx., stereo: 54 min. approx.

Number of Samples per one project
2,000

Sequencer Section

Tracks

MIDI tracks (Internal/External/ARX): max. 128
Audio track: max. 24
Tempo track: 1
Beat track: 1

Resolution
480 TPQN

Tempo
5.00 to 300.00

Song per one project
50

Phrase per one project
2,000

Note Capacity per one project
approx. 1,000,000 notes

Song Length

9,998 measures


Recording Method

Realtime recording
Step recording
Controllers


Pitch Bend/Modulation Lever
Control Knob x 4
Control Slider x 8
Assignable Switch x 2
D Beam Controller
Connectors

Headphones Jack

Stereo 1/4 inch phone type


A (MIX) Output Jacks (L/MONO, R)

1/4 inch TRS phone type


B Output Jacks (L, R)

1/4 inch phone type


Input Jacks (L/MONO/MIC, R)

1/4 inch phone type


Mic./Guitar Input Jacks

1/4 inch phone type / XLR type (Phantom power)(Hi-Z)


Pedal Jacks

Hold Pedal Jack (Half Pedal recognition)
Control Pedal Jack (assignable) x 2


MIDI Connectors

IN, OUT, THRU


USB Connectors

USB Computer Connector (supports file transfer or mass storage class, and Audio/MIDI)
USB Mouse Connector


Digital Audio Interface

COAXIAL INPUT / OUTPUT



AC Inlet
Others


Arpeggiator 128
Arpeggio Sets 128
RPS Sets 32
Rhythm Pattern Sets 32
Chord Memory 128
Chord Memory Sets 128


Display

Graphic Type, 8.5", Wide VGA (800 x 480 dots), backlit LCD (Color)


Pads

16 pads, Velocity and Polyphonic Aftertouch sensitive


Expansion for sound generator

ARX expansion boards: 2 slots


Expansion for sampling memory

DIMM: 1 slot, supports PC133, CL=2/3, 3.3 V, 128MB, 256MB, 512MB


External Storage Device

USB Flash Memory


Power Supply

AC 117 V, AC 230 V, AC 240 V (50/60Hz), AC 220 V (60Hz)


Power Consumption

30 W
Accessories


Owner's Manual, CD-ROM (Editor, USB MIDI driver), Power Cord



Expansion Board: ARX Series, Keyboard Stand: KS-V7 (Fantom-G7/-G6), KS-18Z (Fantom-G8/-G7/-G6), KS-G8 (Fantom-G8), Pedal Switch: DP series,
Foot Switch: BOSS FS-5U, Expression Pedal: EV-5, USB Flash Memory: M-UF1G, M-UF128, Microphone: DR series, Headphones: RH-series

Size and Weight

Width

1,278 mm
50-3/8 inches


Depth

411 mm
16-3/16 inches


Height

142 mm
5-5/8 inches


Weight

16.5 kg
36 lbs. 7 oz.
__________________

yurikat
Veterano
# jan/08
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Sei q to desvirtuando um pouco, mas como o objetivo do fcc é trocar/adquirir conhecimentos... vou aproveitar
Artref
Então cara... não estou discordando de vc, pelo contrario estou procurando entender sua afirmação blz
na parte de arpejador 'a briga' não é boa, simplesmente porque não tem briga.

"KARMATM é a sigla para Kay Algorithmic Realtime Music Architeture, uma tecnologia patenteada de geração de informação MIDI algorítmica. A função KARMA utiliza notas e movimentos controladores para gerar frases e efeitos musicais complexos, proporcionando controle independente em tempo real para vários aspectos de uma frase musical como ritmo, duração, acentuações, densidade de acorde, afinação, variação tonal, panorâmico, repetições, randomização e etc."

A grosso modo posso enterder q Karma significa: Tecnologia de ponta dos arpegiadores Korg.
No meu entendimento a grande jogado da korg foi lançar um ótimo teclado com o nome desta tecnologia para promover a mesma.
Desta forma na cabeça do consumidor Karma significa: Arpegiador extremamente poderoso...

O M3 tem quatro módulos Karma enquanto o XS tem 4 arpejadores comuns. O Karma é um arpejador muuuuuuuuuito mais poderoso que um comum, não tem nem comparação.

Sendo assim chego a conclusão q arpegiador comum seria o do meu TR, pq o mesmo não possui a tecnologia de ponta Korg, tecnologia Karma
4 módulos Karma seriam 4 arpegiadores simultâneos?!

Por outro lado creio q da mesma forma q o arpegiador denominado Karma é a tecnogia de ponta da korg, o arpegiador contido no Xs é a tecnologia de ponta da Yamaha e não apenas um arpegiador comum!
Pode ser q a tecnologia da Yamaha sejá até mais avançada (veja q não estou afirmando) q a da Korg, mas como a mesma não teve um trabalho de marketing tão brilhante quanto a Korg/Karma os consumidores desconhecem até mesmo o nome desta tecnologia!

Testei o Xs e ja li muito sobre o M3, escutei demos e tudo mais. Baseado nisto não vi nada q o M3 fez (arpegiadores) q o Xs não faça! Claro q cada um com suas peculiaridades. Se falei besteira por favor me perdoe.

O xs tem 4 arp. simultâneos com 5 variações cada, fora isto tem muitas, mas muitas variações programaveis. Ex: Se Bater um acorde com determinada força a batera faz uma virada e/ou o baixo da um slap...

Bom... posso estar completamente errado, como disse nosso objetivo é adquirir conhecimento. Se tiver errado por favor me "mostre o caminho" huahua
Falou

Raphael cox
Veterano
# jan/08
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valeu cara

fábio_soul
Veterano
# jan/08
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Siceramente, acho que a Roland poderia ter mudado esse visual aí, tá muito Fantom-X, e a moçada já está cansada desse prata dos Fantom's (desde o Fantom-S)... Pelo menos, eu estou.

Agora, o detalhe interessante é que não foi lançado nenhum entry level junto. Será que o JUNO-G vai ganhar, definitivamente, o posto?

No mais, baita visor, gostei dos controles em tempo real... Só achei estranho a polifonia ter continuado em 128 vozes. E o sequenciador de 128 pistas MIDI, como fica?

Se ele tiver mesmo as SRX todas dentro dele (ou boa parte), vai ser um sucesso de ROM, isso sem contar nas novas expansões ARX, que não devem ser nada fracas... É uma pena que esse teclado vá ser, provavelmente, durante muitos anos, apenas um sonho pra mim. Quem sabe o Fantom-X não dê uma boa desvalorizada... Seria ótimo se ele chegasse no Brasil com a mesma linha de preço do MOTIF-XS (o que eu acho difícil...).

Artref
Veterano
# jan/08
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Amigo, o arpejador do XS trabalha com mensagens *note-on* midi e alguns controles midi, como velocity e etc.

O Karma trabalha com mensagens MIDI, praticamente todos os controles Midi (volume, pan, sustain, etc) e mais alguns algoritmos.

Os arpejadores do seu TR (os dois) são arpejadores simples, você escolhe a nota e a velocidade. Tem mais alguns recursos, mas bem poucos. É desse tipo que tem no XS, talvez um pouquinho mais avançado. O Karma trabalha com notas, velocidade, panorâmico, mensagens de efeito, integração com controles, notas 'mudas', etc.

O Karma é muito mais completo e complexo, dizer que um módulo karma é equivalente a um arpejador do XS é forçar a barra (e deixar o criador do Karma, o Stephen Kay, muito chateado, rs rs)

Também não gostei muito das demos do M3.

Mas Hey, o XS é um puta teclado. Ainda mais considerando o preço dele. Só não compro um pois aquele modo performance me incomoda, senão já estaria com um aqui em casa. Ah, também acho ele muito feio, rs rs rs

yurikat
Veterano
# jan/08
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Artref
Valeu cara
Realmente não sabia
Também não gostei muito das demos do M3 2
Baseado nos demos tmbm não vi nada de soberbo.


Mas Hey, o XS é um puta teclado.
Então cara... to pra trocar de teclado e analizando todos os fatores acho q vou de Xs mesmo, um ótimo teclado por um ótimo preço.

tecladomax
Veterano
# jan/08
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Cadê os 24 canais de gravação?

Só aceita 512 de memória?

esse Fantom G ta mais no nivel do Motif ES do que pro XS

digo nivel do Motif ES se eles melhoraram os timbres de orgãos etc...

é só um Fantom um pouco melhor que o X

esperava muito mais da roland que isso ai

agora que os Motifs vão disparar na frente mesmo

abraços!

fábio_soul
Veterano
# jan/08
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tecladomax

esse Fantom G ta mais no nivel do Motif ES do que pro XS

Não força a barra, não, cara! Utilizar o fato de que a expansão máxima da RAM dele é a mesma do MOTIF ES para dizer que o Fantom-G é equivalente a ele é ignorância. Me desculpe, mas é a mesma coisa que aconteceu quando você escrevia parecer o fim do mundo o MOTIF XS não aceitar placas de expansão, como o ES. Mesmo conhecendo o Fantom-G há poucas horas, já seria possível fazer um belo texto falando sobre os aspectos dele que deixam o MOTIF-ES no chinelo, e acho que seria desnecessário tamanha perda de tempo...

yurikat
Veterano
# jan/08
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Só achei estranho a polifonia ter continuado em 128 vozes. E o sequenciador de 128 pistas MIDI, como fica?
Cadê os 24 canais de gravação / 512 de memória

Esse fantom G ta muito estranho

tecladomax
Veterano
# jan/08
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fábio_soul

pelas especificações que vi acima, não vi nada de espatacular

a não ser que vc viu em outro lugar algo que eu não vi

mais pode falar oque vc viu

Leo KB
Veterano
# jan/08
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Galera.... imaginem o preço dessa criança?????
Mais um sonho pra mim....rs
Mas... tomara q o Fantom X canha um bocado né? Mas acho que depende muito do preço do Fantom G... se, em termos de valores, ele "assumir o lugar" do Fantom X, logo os FanX tendem a cair... agora... se vier com aqueles preços loucos de 8,9,10 mil...aí já era... o FanX vai ficar "na mesma"!
Vamos esperar!
Alguém sabe qdo ele começará a ser comercializado lá fora? Pq assim teríamos noção do valor dele em US$.

fábio_soul
Veterano
# jan/08
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tecladomax

Parts
16 parts (Internal) + 16 parts (External) + 2 parts (ARX)+ 24 parts (Audio Track)


Tracks
MIDI tracks (Internal/External/ARX): max. 128
Audio track: max. 24
Tempo track: 1
Beat track: 1


Display
Graphic Type, 8.5", Wide VGA (800 x 480 dots), backlit LCD (Color)

Pads
16 pads, Velocity and Polyphonic Aftertouch sensitive

Expansion for sound generator
ARX expansion boards: 2 slots


USB Flash Memory

Isso eu só tirei das especificações dele. Você ainda acha que ele concorre com o MOTIF ES?!

Raphael cox
Veterano
# jan/08
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Comparar com o Motif Es ta ruim mesmo..

Com o XS tudo bem..

So uma dúvida.

o Gerador de Som dele é novo? ou ele utiliza as placas SRX como timbres presets dele?

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/08
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Comparar com o Motif Es ta ruim mesmo..

Com o XS tudo bem..
(2)

yurikat
Veterano
# jan/08
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Com o XS tudo bem.. 3

tecladomax
Veterano
# jan/08 · Editado por: tecladomax
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Fantom G

128 voices, shared with the sampling section

O Motif ES quando expandido com as 3 placas de expansão chega a 320 voices

Wave Memory
256MB (16-bit linear equivalent)


o Motif ES chega a 265MB (16-bit linear equivalent) com as expansões

Memória para sampler Fantom G
544MB ( Nunca vi memória DIMM com 544MB ) portanto 512

Motif ES 2 pentes 256 = 512

Fantom G Sampling Frequency
44.1kHz


Motif ES Sampling Frequency: 48kHz, 44.1kHz, 32kHz

Fantom G Sampler Formato
Data Format
16-bit linear, .WAV or .AIFF


Motif ES Sampler Formato
Original format, WAV, AIFF, A3000/4000/5000/SU700 format (loadable only), AKAI S1000/S3000 format (loadable only)

Arpejadores do Fantom G

Arpeggiator 128
Arpeggio Sets 128
RPS Sets 32
Rhythm Pattern Sets 32
Chord Memory 128
Chord Memory Sets 128

Total: 576


Arpejadores Motif ES

Preset x 1,787 types
User x 256 types
*MIDI Sync, MIDI transmit/receive channel, Velocity Limit, and Note Limit can be set.

Total: 2043

e ainda tem mais, depois eu posto

abraços!

tecladomax
Veterano
# jan/08 · Editado por: tecladomax
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Fantom G
Parts
16 parts (Internal) + 16 parts (External) + 2 parts (ARX)+ 24 parts (Audio Track)


Motif ES
16 parts (internal) + 3x 16 parts or more Plug-in Board parts (1 for each Single Plug-in Board; 16 for Multi Plug-in Board), Audio Input parts (A/D, AIEB2, mLAN*) *4 stereo parts

Lord fafe
Veterano
# jan/08
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tecladomax
O Motif ES quando expandido com as 3 placas de expansão chega a 320 voices
Aff... agente táh citando o teclado em si ow... com "expanções" atéh minha vozinha fica boazuda...

tecladomax
Veterano
# jan/08
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Lord fafe

então como vc vai fazer pra colocar placas no XS ou fazer que o Fantom G chagar a 320 voices?

tecladomax
Veterano
# jan/08 · Editado por: tecladomax
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Por isso que to falando que são teclados equivalentes

por que um modelo é melhor em algumas coisas e o outro melhor em outras

abraços!

Lord fafe
Veterano
# jan/08
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tecladomax
aff...

tecladomax
Veterano
# jan/08 · Editado por: tecladomax
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Agora algumas coisas que considero um diferencial

se ele foce lançado com HD interno e não precisar carregar os samplers toda vez que liga

2GB de memória DDR2 800 para carregar os samplers

256 voices nativas

Wave Memory de pelo menos 1gb (16-bit linear equivalent) com timbres internos com a mesma qualidade dos samplers disponives hoje

esse lance de 24 canais de gravação pelo menos a 96kHz

ele ter inserts livres ilimitados e Etc...

algumas dessas coisas que vc tem em um lap top hoje

isso sim seria muito legal

ai sim seria uma super maquina

abraços!

johnny_floripa
Veterano
# jan/08
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Agora,

já viram o RD-700GX? Parece que já vem com a placa ARX-02 built-in...

johnny_floripa
Veterano
# jan/08
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e o RD-300GX vem com dois sets de pianos do RD-700SX... isso sim é novidade!

fábio_soul
Veterano
# jan/08
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Aff... agente táh citando o teclado em si ow... com "expanções" atéh minha vozinha fica boazuda...

hauehauheauheuahau

elektrodisco
Veterano
# jan/08
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Para quem quiser dar uma olhadinha no menino ai vai
http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=919

KBRD
Veterano
# jan/08 · Editado por: KBRD
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Artref

Outro quesito é a combi do m3, que suporta 16 timbres, crossfades e etc, contra 4 timbres do XS. Isso é o que mata o XS pra mim, 4 timbres não dão nem pra começar a brincar.

O Motif XS assim como o MOTIF ES combina até 16 timbres. É o modo performance que suporta somente 4.

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