Galera Gospel! Dicas e Conselhos

Autor Mensagem
Dr. Jorge
Veterano
# dez/06
· votar


Scoth_Pr

Opa cara! Td na santa paz?
O meu manual é todo em inglês e, oque eu disse sobre não intender sobre tecnologia são os termos usados Ex.: reverb, delay,etc que para mim não tem significado ainda!
Se alguem me puder esclarecer alguns termos usados na edição (sem ser significado de dicionário rsrsrsrs) ficaria grato e obrigado pelos toques!
Vou procurar algum site que me informe bem sobre meu teclado! Se alguem puder me indicar algum, se não for pedir muito agradeço!
Um abraço pra todos!
JOrge Guimarães

debora_eu
Veterano
# dez/06
· votar


Dr.Jorge

qualquer termo que tiver no manual do seu teclado e que vc nao entenda pode passar pra mim que será um prazer te ajudar...se quizer ajuda em outras coisas tb estou a disposicao.

Um abraço,
A paz do Senhor.

Dr. Jorge
Veterano
# dez/06
· votar


debora_eu

Olá debora_eu! Muito obrigado pela paciência e disponibilidade!
Se eu fosse enumerar todos os termos estranhos do teclado meu dedo ia dar calo!rsrsrs Acho que grande parte destes termos são próprios do teclado e então ficaria um pouco mais difícil...
Gostaria que você paltasse os termos que aparecem mais na edição de sons em qualquer teclado como reverb, delay, pitch, stretch, decay, mfx, ifx, sort, latch, pattern... (esses termos estão na edição básica do meu teclado)
Enfim, todos que vc puder me explicar oq eles fazem e como mexer eu ficaria muito grato!!!!!
Abraço a você e a todos do tópico
Jorge Guimarães

GuGa_Teclado
Veterano
# dez/06
· votar


Oi Pessoal!

Seguinte, por não participar de nenhuma banda eu acabo tendo que tocar sozinho e por isso acabo ficando um pouco sem noção de se estou tocando bem ou mal...

Meu teclado não tem esses MIDIs essas coisas que dão pra gente gravar não, então se alguem tiver aí alguma música sua mesmo de preferência com o tecladão bem perceptível e queiser passar pelo link aki pra mim ouvir, porque de boa, eu fico sem noção nenhuma de se o que eu toco tá bom ou ruim!

Valew!!!

GuGa_Teclado
Veterano
# dez/06 · Editado por: GuGa_Teclado
· votar


Se não tiver link e quiser me mandar pelo msn: guga_dantasf@hotmail.com

Vlw!

GuGa_Teclado
Veterano
# fev/07
· votar


Vamos gente...falem alguma coisa....não deixem esse tópico cair no eskecimento

victorio
Veterano
# fev/07
· votar


Pro tópico não morrer...

Alguem poderia em ajudar, sobre os modos gregos.
Eu faco uma sequencia: C Eb F Gb G Bb C , e vou alternando nela. Não sei direito qual é este modo.


Isso não é um modo grego. É uma escala pentatônica menor(mais a "blues note"). A escala pentatônica menor é formada pela 1 - 3m - 4 - 5 - 7 e a "blues note" é a b5. Essa escala é muuuuuito usada (com e sem a "blues note").

Qq coisa, pode postar. ;-)

victorio
Veterano
# fev/07
· votar


Dr. Jorge
reverb, delay, pitch, stretch, decay, mfx, ifx, sort, latch, pattern..

Reverb - Ressonância do lugar. Hall Reverb, por exemplo, simula a ressonância de um salão, e Room Reverb, a de uma sala.

Delay - Atraso no som. Você toca uma nota e ouve ela alguns milissegundos depois. Se o delay for bem pequeno, fica parecendo que a nota está mais "cheia".

Pitch - Afinação. Normalmente edições de som no estilo ASDR possuem um envelope de pitch. O q é isso? Você "desafina" um pouco o som em questão (normalmente pro agudo) antes de ele estabilizar no pitch correto. Ou seja, se for tocar um lá4 (440 Hz), primeiro ele vai pra uns 450Hz e depois volta.

Decay - Tempo que uma nota demora pra "estabilizar", seja em pitch, ou em volume, ou em qualquer outro aspecto.

Pattern - Padrão. Deve ser alguma coisa do seu sequencer. Pattern de bateria, por exemplo, é um ritmo de bateria que fica tocando direto em um loop.

Latch - Huahsuhauhsuhaus. Conheço latch em eletrônica, mas não em música...Vc não quis dizer Patch?

Mfx, Ifx, Stretch - ????? Não tenho idéia...É bom ler o manual.

liliane.coimbra
Veterano
# mar/07
· votar


Sem dicas, apenas a minha historia...

Quando pequena, acompanhava a minha mãe nos ensaios do coral da igreja, foi onde eu tive noções do que ela fazia enquanto regia e do que queria dizer as partituras.

Passei a tocar flauta doce de teimosa, gostava de tocar os hinos nela, mas nunca consegui muita coisa alem na flauta.

Depois de alguns anos, integrava o ministerio de louvor da igreja e participava de alguns grupos formados na epoca, usando o gogó mesmo.

Aprendi um pouco mais sobre partitura nessa epoca, mas sempre com uma leitura apenas da "linha melódica" da musica (soprano). E sem ter noção de onde pudesse ser o fá na clave de fá. rsr

Já pelos meus 17 anos, minha irmã quis aprender teclado, com o entao tecladista da igreja. Ele ia na nossa casa e ensinava algumas coisas pra ela. Ele a ensinou as cifras maiores e menores, mas nao chegou a lhe passar nada de add ou sus e tal... antes disso ela já tinha desistido.

Entao, já que a minha mãe ja tinha comprado um Yamaha psr17, na época, eu resolvi tocar. Li as anotações da minha irmã e tive conhecimento das cifras. Quanto os add, fui perguntando o que significava aquilo aos integrantes do ministerio de louvor da igreja. Eles me respondiam bem objetivamente, tipo: "para uma sétima, adicione a 7a nota... vá contando..." e eu fiquei só com a sétima mesmo... rsrs

Houve uma debandada dos jovens da igreja numa época, que acabou esvasiando o ministerio de louvor, principalmente nos cultos da semana. E sobrou pra mim, ministrar o louvor da igreja sozinha, com a voz e... o tecladinho, na época um cassio 21... aff nao sei como me aguentaram, pq eu sabia muito pouco e estava acompanhada de uma pasta gigantesca com todos os corinhos que costumavamos cantar ja cifrados. Mas eu era a unica opção.

Mesmo tocando sozinha, eu nao usava os acompanhamentos do teclado. Tocava como o ministério me fazia tocar (quando tinha os outros instrumentos) fazia a cifra na mão direita e tocava apenas a tonica na mao esquerda, simulando um baixo e suas subidinhas ou descidinhas...

Até que apareceu outro tecladista na igreja, diga-se de passagem, uma maravilha meeesmo! E trouxe o seu teclado muito mais moderno.

Saí de fininho e fiquei apenas no microfone.. rsrs

Mais uns 7 anos sem tocar nada nada nada resolvi comprar o meu proprio teclado. E o fiz: um PSR E303 que tenho já a quase 2 meses. rsrss

Mas dessa vez, resolvi aprender mais. "Esse negocio de tocar com um dedinho só na mao esquerda estava me irritando já"

Li sobre o acorde aberto, power chord e oitavadas. E estou tentando usar isso... a minha mão esquerda esta totalmente travada devido a anos de "nao-uso".

Agora o que andou me irritando foi a minha pasta de cifras e essa coisa de ficar procurando musicas cifradas na net. Se alguem fala pra eu tocar alguma musica, eu só consigo tocar se tiver na minha pastinha.... afff

Conversei com uma amiga q tb toca em igreja (ah! eu ainda nao estou tocando na igreja, só em casa mesmo, sozinha) e ela disse coisas como..."ah... depende... tipo... se voce toca uma musica em dó maior, voce vai tocar talvez um sol maior... e jamais um ré maior.."

Ela parecia saber o que estava falando, mas eu dei uma boiada. Corri para o computador e descobri coisas como os campos harmonicos.
Comprei um caderno e resolvi reunir nele essas "materias". Vi que precisava estudar harmonia e improvisação.

Até que fui na loja de instrumentos musicais aqui perto e comprei o livro do Almir Chediak. Estou tentando estudar.

Ainda nao sei muita coisa, mas já estou quase chegando nas cadências...

Ontem a noite tentei e até consegui tirar alguns corinhos antigos, como "3 palavrinhas só" e alguns corinhos "de fogo" (esses com 2 ou 3 notas apenas).

Sei que preciso treinar muito para adquirir pratica, principalmente com a minha mão esquerda.

Gostaria de pedir conselhos sobre o proximo passo ou a que devo dar mais atenção.

OBS: nao tenho tempo de ter aulas com um professor...

Obrigada e A paz.

victorio
Veterano
# mar/07
· votar


liliane.coimbra

Li sua história toda. :-P

Só uma curiosidade: qual era o teclado muito mais moderno q o tecladista trouxe?

liliane.coimbra
Veterano
# mar/07
· votar


Eu nao lembro o modelo do teclado dele, mas acho que era Korg.
O Casio que eu tocava era 210 ou 110, mas nao sei se tinha letra antes... Ele possuia apenas 4 oitavas e nada de recurso. Eu nao gostava nada do som dele... Não tinha saída mid e muito menos display.
Mas aí chegou esse nosso amigo com o korg dele...
E além disso o cara é muito bom!!

Fiz uma procura na net e achei um que se nao é ele é muuuito parecido:

Casio 4/8

liliane.coimbra
Veterano
# mar/07
· votar


Achei uma foto do yamaha da minha mãe.
No site dizem que ele é psr-19, mas acho qeu nao é nao... é muito igual ao psr-17 da minha mae!!

Yamaha Psr-17

victorio
Veterano
# mar/07
· votar


liliane.coimbra

Huahsuhauhsas

Tocar com esse Casio é dose...

Vlw por matar a curiosidade. ;-)

GuGa_Teclado
Veterano
# mar/07
· votar


liliane.coimbra

Olá! nossas histórias não são muito diferentes....eu tb despertei o interesse pelo teclado desde cedo, fiz uns meses de aula, conservatório, mais aula, emfim...também estou preso nesse xilindró chamado: PASTA DE CIFRAS...rsrsr.

Bem, também faço parte do ministério de louvor e de um tempo pra cá tenho tentado tirar alguma coisa de ouvido e tenho conseguido (com o mp3 no ouvido) mas muito pouco, e ainda assim eu sinto que não ficou exatamente igual...Mas quanto a mão esquerda te aconselho fazer uma batida com o mindinho na tônica do acorde (mais grave do seu teclado), o indicador na 5ª do acorde e o polegar na outra tônica (2ª mais gravedo seu teclado), isso não-simultâneamente e sim fazendo uma certa harmonia - pode ser um de cada vez ou como quiser... (quando achar necessário, pode tb inverter colocondo o mindinho e o polegar e nas 5ªs e o indicador na tônica).

A paz um abraço!

GuGa_Teclado
Veterano
# mar/07
· votar


liliane.coimbra

Ah, qual foi o livro de Almir Chediak que você comprou? qto custou?

vlw

Jonatas Paes
Veterano
# mar/07
· votar


e dica e estudar e estudar , mas lembren-se o que adianta tecnica sem unçao

liliane.coimbra
Veterano
# mar/07
· votar


Comprei o "Harmonia e Improvisação" - me custou caro (R$ 56,00) pq nao tenho muitas lojas aqui na cidade pra pesquisar... mas se voce estiver em uma cidade grande, acha mais barato, principalmente no RJ, visto que a editora é de lá.

O que estou treinando agora é usar as cifras nas duas maos. Só pra esquerda poder "entender" direito onde ficam as teclas..rsrs

Estou começando a cifra com a esquerda e terminando com a mesma cifra na direita.. só pra esquerda dar uma acordada.

Ainda nao achei uma boa harmonia entre as 2 maos... mas tenho certeza que estou indo ao menos para o lado certo..rsrs

Finalmente entrei no ministerio de louvor, maaaaass com o microfone na mao..rsrs é. Estou escalada apenas para cantar. Ninguem me viu tocando ainda por lá..rsrs mas nao estou com pressa de mostrar nao..rsrs

Quero agradecer pelas dicas e solicitar mais..rsrs

Jonatas,
estou atenta quanto a unção... ainda nao sei exatamente onde Deus me quer (naipe), mas seja onde eu estiver, farei o melhor que puder.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


teste

Lord fafe
Veterano
# out/07
· votar


Bom, gente é o seguinte...
tenho 13 anos sou da Igreja de Deus no Brasil (IDB) e desde das minhas lembranças do meu passado que eu toco teclado.
Meus pais me disseram que quando eu tinha 2 anos eu ganhei um teclado yamaha, desde então sempre pegava musicas de ouvido, só depois eu fui estudar cifra. Aqui vão minhas dicas...


>>Se você sabe que vai errar não toque. Mais se sabe que não vai seja seguro.


>> Não tenha medo de "espancar" o teclado. Isso pode te dar segurança


>>Sempre procure se aperfeiçoar.


>> Não use seu tempo livre na frente de uma televisão ou de um
computador. Vai correndo pra seu instrumento.


>>Não se preucupe se você está preso nas triades. O tempo e a experiencia vão te libertar


>>Se aperfeiçoe mais um pouco.


>>Não esqueça do seu espirito.


>> Você é o tecladista? Então tome postura de tal.


>>Igreja não é lugar de treinar, só de ensair. Não tente improvisar tecnicas que você não saiba a menos que você tenha certeza que vai soar bem.


>> Se você toca em um ministério de louvor grande você não precisa muito se preucupar em improviso. Se você errar ninguém percebe.


>> Se você vai fazer solos (tocar sozinho) você precisa sugar absolutamente tudo oque você sabe porque se errar fica evidente


>>Um dueto com violinos ou com arranjo de violões nunca fica feio. E melhor nesses casos usar um bom timbre de piano, e usar uma oitava mais grave que do violão/violino...


É isso ai pessoal espero ter ajudado.

Lord fafe
Veterano
# nov/07
· votar


Uma pergunta...
Estudar PARTITURA pra si tocar na igreja vale apena?( mesmo ki não se encontre partitura musica gospel)

mam
Veterano
# nov/07
· votar


Estudar PARTITURA pra si tocar na igreja vale apena?( mesmo ki não se encontre partitura musica gospel)

Pode crer... Ainda mais se você costuma tocar com o Ministério de sua igreja em outras igrejas... Saber partitura nunca é d+... Ela pode ainda te ajudar em projetos pessoais... Exemplo: Saber partitura irá me ajudar a entrar na UDESC ( Universidade do Estado de Santa Catarina) no curso de bacharel em música... Aquele abraço... Paz seja convosco galera do FCC...

Lord fafe
Veterano
# nov/07
· votar


mam

Vlw...
alé,do mais não custa nada estudar um pouco né?mam

mam
Veterano
# nov/07
· votar


Pode crer... Lembrando sempre que o ouvido tbm ajuda muuuuuuitooo... Aquele abraço...

Lord fafe
Veterano
# nov/07
· votar


vlw...

marcelodrt
Veterano
# nov/07
· votar


Ola pessoal a Paz a todos, tbm estou no 2 anos de teclado, porém firme mesmo estou a 8 meses, troquei o meu PSR 275 por um PSR s500, consigo memorizar bem todos os acordes, não tenho dificuldades pra memorizar as cifras das músicas, no entanto não consigo sair do acorde "batido" como faço pra começar a fazer aqueles arpejos que deixam a música muito mais bonita? desde já valeu!

El_Cabong
Veterano
# nov/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Jonatas Paes
e dica e estudar e estudar , mas lembren-se o que adianta tecnica sem unçao

Qual a definição de unção ??

Eu não gosto muito deste termo. porque geralmente ele é usado por pessoas que querem ser elitizadas (dizendo que a possuem).
Lembrem-se que a música gospel é feita por pecadores, não por anjos.
Todos são iguais e ninguém é melhor que ninguém aos olhos dEle.

Muitos confundem unção com feeling, presença de palco, talento, etc.

mam
Veterano
# nov/07
· votar


Talvés o que o Jonatas Paes
quis dizer é que a técnica é muito importante, mas para o músico cristão a consagração e uma vida entregue às mãos do Senhor sejam tão, ou mais importantes que a própria técnica... Com a consagração se recebe a unção do Espírito e ela quem vai chegar ao que mais interessa a Deus, qué é o coração de seus filhos... Uma boa técnica, sem unção, só alcança a emoção das pessoas... Aquele abraço a todos... Paz seja convosco... Aí Jonatas Paes... Se ñ for nada disso falaÊ...

El_Cabong
Veterano
# nov/07
· votar


mam

Concordo com tudo o que você disse.

O ruim é que muita gente não tem essa idéia, então usa o termo unção para se colocar acima das outras pessoas, dizendo muitas vezes que ela é a peça chave da banda ou grupo de louvor; dizendo que só ela consegue levar as pessoas á uma adoração que as outras não conseguem; se não gosta da performance de alguém, diz que esta pessoa não tem unção, etc...
e as abobrinhas se seguem...
Tudo para elevar o ego.

Uma vez eu ouvi uma frase muito sábia.

"Os galhos de uma árvore que dão mais frutos, pelo peso dos mesmos, são os que mais se abaixam"

Um abraço.

Lord fafe
Veterano
# nov/07
· votar


El_Cabong

concordo... os ki dizem ki tem unção pra issu... pra kilo... são akeles ki não tem é unção nenhuma...

El_Cabong
Veterano
# nov/07
· votar


Lord fafe

He He.
Unsção ! Outros não!

Seguidamente eu me deparo com estas (EGO) pessoas.
É muito irritante.
Abçs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera Gospel! Dicas e Conselhos