Galera Gospel! Dicas e Conselhos

Autor Mensagem
fernandodi
Veterano
# nov/12
· votar


Entao a tonalidade dessa progressao é C eólio e F dórico ao mesmo tempo

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


fernandodi

Dó eólio sobre o Cm e Fá dórico sobre o Fm.

As notas de ambos os modos são as mesmas, porém, as notas da tríade são diferentes. O que faz toda a diferença, pois no momento que você toca o Cm, a tônica do acorde é a nota Dó, e quando você toca o Fm a tônica do acorde é a nota Fá. Isso envolve outras questões, como notas alvos, notas de passagem ou notas de aproximação cromática, notas evitadas.

Por exemplo, a nota Lá bemol (Ab), mesmo fazendo parte da escala de Dó menor natural (eólio), não soa bem se tocada com repouso sobre o acorde Cm, mas pode repousar tranquilamente no acorde Fm. Isso porque a nota Lá bemol forma um intervalo de 2a menor com um dos graus da tríade de Cm, e este intervalo deve ser evitado, ou utilizado com um cuidado maior. Em compensação, esta mesma nota forma um intervalo de 3a menor do acorde Fm, pertence ao acorde, e por isso soa muito bem sobre Fm.

LeandroP
Moderador
# nov/12 · Editado por: LeandroP
· votar


fernandodi

Toque essas notas sobre os acordes:

F7M --> F, G, A, B... C

G7 --> G, A, B, C... D

midi:
[ http://www.4shared.com/music/LTbyvgI7/sound.html ]

Com a mão esquerda você toca o acorde, e com a mão direita as notas acima sugeridas.

Perceba a sonoridade (acentuei essas notas no arquivo midi) quando tocar a nota B sobre o F7M e quando tocar a nota C sobre G7. Estamos observando os intervalos de 4a de ambos os acordes. O primeiro (F7M) possui uma 4a aumentada e o segundo (G7) possui uma 4a justa.

Em ambos os acordes, as notas da escala são as mesmas, porém, vendo de uma maneira isolada (por acorde), a relação com as 4as são diferentes. Ou seja, as notas são as mesmas, mas os intervalos (sonoridade) não são (um é justo e o outro é aumentado). Esse é o efeito causado pelos modos. Numa música em Dó maior, quando se toca um F7M, em vez de pronunciar uma 4a justa (que é comum à maioria dos acordes), toque a 4a aumentada, pois esta é a nota característica deste grau de acorde, enfim, deste modo.

fernandodi
Veterano
# nov/12
· votar


Ahan.. Saquei... Eu falei do tom ser Eb naquele caso, mas os modos servem para atentar para esses detalhes, como notas características, notas a evitar, notas de repouso... To começando a mudar minha visão sobre modos gregos..

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


fernandodi
To começando a mudar minha visão sobre modos gregos..

Isso é muito legal, e muito simples também. É só mudar um pouco o ponto de vista que a paisagem fica diferente ;-]

fernandodi
Veterano
# nov/12
· votar


Valew cara... Agora é com o tempo aprender a por isso em algum canto.

naty pires
Veterano
# dez/12 · Editado por: naty pires
· votar


Ola pessoal,eu quero a sugestão de vcs para tocar a musica do toque no altar, eu vou viver uma virada.Na parte da introdução o que vcs usam?QUE SET UP DE SONS DA PRA CONSEGUIR ALGO PARECIDO.Segue o link,
http://www.youtube.com/watch?v=1MA6lReQuz0

tmurback
Veterano
# dez/12
· votar


naty pires
Na introdução ele usa um orgão misturado com um synth (parece um pad com um pouco mais de attack que o normal).

naty pires
Veterano
# dez/12
· votar


É o que eu to tentando.Estou no caminho então,vlw

tecladogospel
Veterano
# jan/13 · Editado por: tecladogospel
· votar


Galera vou mudar um pouco do assunto que estava em voga nesse fórum, é o seguinte sei que muito se discute isso, mas o que vocês acham que nós músicos poderíamos fazer para mudar um cenário que eu vejo na música gospel brasileira, falo sobre as harmonias "manjadas"da nossa música. Tô ouvindo uma música gospel aqui agora e tipo assim é muito parecida com muitas outras, sei que o nosso gospel é "derivado" do gospel americano, mas tipo que não nada a ver com o gospel americano, harmonias bem trabalhadas, belas melodias, não vemos muito isso por aqui não é mesmo?
Então o que os companheiros acham que nós músicos poderíamos fazer para mudarmos um pouco esse cenário de harmonias "manjadas" sempre tão previsíveis?
PS. lembrando que estou falando sobre harmonias, não sobre letras, essas já acho que são muito boas muitas canções(letras) edificadoras.

tmurback
Veterano
# jan/13 · Editado por: tmurback
· votar


tecladogospel
Cara, o que você chama exatamente de gospel americano? Pelo pouco que conheço, o gospel americano contempla vários estilos musicais, desde pop/rock, com as harmonias "manjadas", até suol, funk, black, que permitem harmonias mais interessantes. Então, na minha opinião, é tudo uma questão de estilo musical do que de nacionalidade (gospel americano ou brasileiro). Hoje, no Brasil, está em moda, no meio gospel, o pop/rock, que realmente não assimila harmonias mais complexas. Nesse estilo, seja nos EUA ou aqui, não adianta querer colocar tensões de jazz, funk, soul... Fica estranho, fica forçado. Então, o papel do tecladista, como diz um amigo meu, é "fazer o máximo com as três notinhas", ou seja, é saber trabalhar muito bem os timbres e procurar seu espaço nas músicas, fazendo inserções econômicas e marcantes. Porém, existem exceções a essa moda, as esses estilos, como João Alexandre, Leonardo Gonçalves e outros, que se valem de harmonias mais trabalhadas. Porém, em geral, não são músicas "congregacionais", ou seja, são músicas difíceis de serem assimiladas pela congregação.

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


tecladogospel
Tô ouvindo uma música gospel aqui agora e tipo assim é muito parecida com muitas outras

todo estilo acaba tendo isso, mesmo fora do gospel
outro dia estava ouvindo esses sertanejos novos e boa parte fica em
Bm - G - D - A
então ouvi outro que mudava e era assim:
G -D - A - Bm

como aqueles pagodes baianos que ficam em G- Em -C - D ou a variação G- Em - Am -D

--------------------------------------
acham que nós músicos poderíamos fazer para mudarmos um pouco esse cenário de harmonias "manjadas" sempre tão previsíveis?
é só compor outras músicas com outras sequencias de acordes

tmurback
Veterano
# jan/13 · Editado por: tmurback
· votar


Teste

WKBorges
Veterano
# jan/13
· votar


Então Galera Gospel,
Eu sei que todo bom músico, gosta de uma música mais trabalhada, melhor arranjada. Mas precisamos prestar atenção em algo.
Qual tem que ser o principal objetivo da música gospel? Acredito que sejam dois: Louvar/Adorar a Deus e Abençoar as pessoas.
Considerando estes dois pontos, não precisamos "ter que fazer algo" para mudar este estilo, só para que tenhamos músicas mais elaboradas. Lembrando que esses tipos de músicas, com harmonias simples, soam melhor ao ouvido de pessoas sem percepção musical.
O que estou querendo dizer é o seguinte: Essas músicas simples tem a sua importância no cenário gospel, não temos que fazer algo mecanicamente para mudar isso. Gostamos de músicas mais "ricas", mas isso precisa ser fruto da criatividade e/ou inspiração. Mas mesmo com essas músicas mais arranjadas, o foco tem que ser o mesmo. Louvar/Adorar a Deus e Abençoar as pessoas!!!

Abraços a Todos!!!

tecladogospel
Veterano
# jan/13 · Editado por: tecladogospel
· votar


tmurback

Então cara quando eu disse o gospel americano me referia às raizes sabe, música de "negro". Mas o seu comentário foi muito bom cara, com certeza o que está na moda aqui é o pop/rock, e isso não somente no meio gospel como disse o fernando.


WKBorges

Então cara como disse na minha postagem a questão era apenas em relação à harmonia e não em relação a música ser para adorar ou não, mas com certeza o ouvido de quem não tem um conhecimento musical a música simples soa melhor, mas ainda assim creio que pode melhorar.

Mas essas discussões são muito válidas principalmente para compartilhar opiniões e conhecimentos diversos, valeu galera, e se mais alguém quiser comentar algo fiquem a vontade.

ricardo_ssa
Veterano
# jan/13
· votar


Sou adventista, e ñ eh apenas por ser adventista que penso assim... Mas harmonias manjadas e previsíveis no mercado musical adventista vcs encontrarão com muita dificuldade... Sinceramente, a nossa música surpreende a muitos pela criatividade, tanto em relação aos arranjos qto ao que diz a letra. Quem ñ teve a oportunidade de ouvir, que ouça... Minhas recomendações: Felipe Valente, Novo Tom, Leonardo Gonçalvez, Sergio Sáas, Riane Junqueira, Tom de Vida, Coral Carlos Gomes, Suzanne Hirle, Laura Morena, e ainda tem os agregados, que de uma forma ou de outra tem influências de nossos músicos como por exemplo Raiz Coral, o extinto Link 4 entre outros. Talvez vcs ñ conheçam muitos nomes que postei aqui...tem muito mais. Seria uma boa vcs ouvirem, e tentarem pegar os aranjos...são muitas notas difíceis e bem elaboradas. Vale a pena!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera Gospel! Dicas e Conselhos