Galera Gospel! Dicas e Conselhos

Autor Mensagem
TharsisCardoso
Veterano
# abr/06


Alô pessoal do cifraclub! Faz um tempinho que nao entro mais no forum e como hoje deu certo, resolvi criar esse topico sobre música gospel, conselhos e dicas!
Sou da Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil (nao é mt conhecida, nao estranhe), toco teclado desde os 11 anos (e hoje tenho 15). Eu atualmente estou tocando em uma banda lá da minha igreja e gostaria de reunir aqui músicos envangelicos (e os nao envangélico se quiserem dar uma força, valeu!) para nós trocarmos umas dicas.

Eu sempre tive mts duvidas na hora de escolher o timbre (lembrando que toco no PSR 540), já tive muitas duvidas a respeito de tocar grave ou mais agudo e nao gostaria que mts tecladista que estao começando, (como se eu já tocasse a mt tempo!), passassem por essas duvidas.

Já que resolvi criar esse tópico para ajudar o pessoal aí vai algumas dicas pra quem está iniciando a vida musical:

- Tenha muita força de vontade, no começo é dificil e os dedos parecem nao obedecer, mas é normal nao desista

-Procure uma escola de musica com um bom professor, ele vai te ensinar e te dar super dicas legais.

- Treine muito mesmo

- Procure comprar um teclado bom de acordo com suas condicoes (eu indico pra quem nao tm mt grana sobrando comprar o PSR 530)

- Nao se conforme com o seu "nível", tente sempre melhorar

- Ouça muita música prestando atençao nos instrumentos (acordes, harmonias, solos etc)

- Seja humilde e aceite criticas e conselhos que poderao te ajudar

- Faça exercicios com os dedos antes de começar a tocar

- evite fazer muitas firulas, isto pode estragar a harmonia

- um bom tecladista nao é aquele que faz solos rápidos com escalas malucas e sim aquele que toca em grupo respeitando o momento de cada um da banda fazendo seus arranjos em momentos oportunos (corretos)

- aprenda a usar as duas maos de maneira que nao deixe a mao esquerda (se vc for destro) quase totalmente parada.

- tente pegar algumas técnicas pianísticas

- se for possível treine em piano, isto vai te dar firmeza nos dedos

É ISSO AÍ PESSOAL, ESPERO QUE ESSAS DICAS BÁSICAS TENHA AJUDADO ALGUÉM DO CIFRA CLUB. NAO TENHO MUITA EXPERIENCIA E NEM TOCO MUUUUIIIIIITO, MAS O POUCO QUE SEI GOSTARIA DE PASSAR PRA VCS.

UM ABRACO!
THARSISCARDOSO

mano_a_mano
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso
Boas dicas! Eu sou da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB, e o meu teclado é um Roland EM-50, conhece?

- um bom tecladista nao é aquele que faz solos rápidos com escalas malucas e sim aquele que toca em grupo respeitando o momento de cada um da banda fazendo seus arranjos em momentos oportunos (corretos)
Concordo. A atual escola tecladística se preocupa muito em tocar tudo rápido, cheio de pitch bends, modulations, portamentos e afins. De nada adianta ter técnica se o tecladista/pianista/organista não tiver sentimento musical. É como eu disse num outro tópico: "técnica sem feeling = nada".

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


É Mano-a-mano, é muito comum ver tecladista se preocupando em aparecer, fazer solos incriveis, solos e tudo mais. ELes se esquecem que isto pode atrapalhar demais o andamento da música. Um certo dia eu li um artigo que falava sobre isto, Tocar com Simplicidade, comecei a projetar as dicas nas músicas, tocar com mais calma ouvindo os outros instrumentos, isto foi uma marca para o meu amadurecimento musical!

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


- (eu já toquei em um Roland EM, só nao sei se era o EM-50)

mano_a_mano
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso
- (eu já toquei em um Roland EM, só nao sei se era o EM-50)
Aqui está uma foto dele:

http://marek-st.fm.interia.pl/img/em50big.jpg

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Ah! o EM que eu toquei nao foi este, era um outro parecido.

mano_a_mano
Veterano
# abr/06 · Editado por: mano_a_mano
· votar


TharsisCardoso
Então deve ter sido o EM-15, EM-25 ou mesmo o Alpha-1, são os mais parecidos com o EM-50, acho... Ou então foi o EM-7B, que é a versão "abrasileirada" do EM-50.

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Aí mano-a-mano, vamos reunir o pessoal neste tópico para eles postarem suas dicas tb e poder ajudar mts outros tecladistas!

Eu li o tópico de um cara que tá afim de aprender teclado, seria legal que o pessoal postasse aqui dicas e conselhos, experiencias etc, para poder ajuda-lo e a mim tb!

POSTE A SUA DICA!!!

thiagotgc
Veterano
# abr/06 · Editado por: thiagotgc
· votar


Ae galera, tenho 19 anos, e toco deis dos 6~7 anos... sou da igreja Presbiteriana Renovada =D

sempre toquei na igreja, hj GRAÇAS A DEUS, estou sendo reconhecido por aqui,na minha cidade... como um "TECLADISTA" mas.. isso só no mundo GOSPEL, pois nao toco em bandas do "mundo"... nada contra.. mesmo pq ja tive banda do mundo.. mas sim uma questao pessoal...

uma dica q eu tenho ha fla eh...

NUNCA tenha medo de "fazer" algo.. tipo assim..

no começo eu tinha medo de fazer solos, de improvisar, e de tocar sozinho.. (isso ha uns 6 anos atras) dps q eu decidi "SOLTAR A FRANGA" ehehhe... eu dislanchei.. tipo... claro q vc tem q saber oq ta fazendo... e por isso treine mtoo antes.. mas se voce esta seguro meu.. FAÇA... nao tenha vergonha nem medo.... tente superar isso pq o resto ficara pequeno eheh...

e tambem, saiba fazer o certo na sua hora... se o guitarrista, baixista.. ou outro musico tive solando.... espere a vez dele...e se ele nao para.. fikena sua.. nao passe ele... (mas de um tapa nele pra ele para logo ahahahah) pra nao fica embolado...

agora... se for "solo" .... voce tocando sozinho.. mew.. de o seu MELHOR.... =)

e seja HUMILDE.. para aceitar conselhos dos mais experientes... isso conta mto galera.. por pouco que seja...

putssssss.. axo q flei flei flei.. e nao flei nada haha..

bom... na area gospel Graças a Deus tenho experiencia...pouca.. mas tenho...

se precisa tamo ai.......

lipe_pe
Veterano
# abr/06
· votar


Poxa, sou membro da igreja presbiteriana do lago sul e arranho teclado :)
Eu tenho algumas dificuldades quanto a cifra, pois eu fico muito preso às tríades. Gostaria que vcs me dessem algumas dicas, se possivel, de como melhorar isso... Teve até uma vez que uma irmã que toca muito teclado foi tocar na igreja lá, e pedi pra ela tocar aquela musica " há uma unção "... Rapaiz ela não fez praticamente nada do que estava escrito fico lindo d+... E quando fui tocar fiquei presos nas triades :p
Desde já grato, fiquem com o SENHOR. Td d bom ! abração para todos

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Ae, po, eu tb sou crente huahauha

Posso entrar aqui?rsrs sou do Tabernáculo do Evangelho Apostólico, aqui em Poços de Caldas e arranho bem de leve o teclado!

Não tenho experiencia em nada, sou mais amador que minha irmãzinha de 4 anos, mais tento tocar um do re mi fá as vezes, até que consigo rsrs

Tenho um Roland Juno D, pra galera que tem e quiser uns Hammonds fudidos, é só falar comigo! to pegando as manhas de editar! ta saindo cada coisa!!!!

Mais é isso ae!

Vamos postar gravações feitas pela gente( vcs né, pq eu naum toco nada) pra cada tecladista se conhecer melhor musicalmente falando e trocar arranjos, vai ser legal!

O TiagoTGC já tem um monte, posta ae kra!!kkkk

Abração pra vcs!

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Hehehe..Licença

Também sou Evangélico, sou da igreja Assembléia de Deus aqui em Apucarana, e toco no Ministério de Louvor (Banda), orquestra e Coral. Legal ver o pessoal evangélico se mostrando aqui, e vamos ter orgulho pessoal, porque hoje, no Brasil, as bandas e ministérios "Gospel" são reconhecidos cada vez mais, com excelentes músicos como: Juninho Afran, Jean, Gustavo Soares, André e Ana Paula Valadão, Chris Batiston etc...

Isso aí pessoal, vamos mostrar pro pessoal aí que o louvor está muito bem representado pelos músicos e musicistas gospel no Brasil.

Abração

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


GOSTEI DE VER A GALERA GOSPEL SE LEVANTANDO AÍ UM PRA AJUDAR O OUTRO!!!!! VALEU PESSOAL!!

thiagotgc: realmente isto que vc disse, de perder o medo, é uma das muitas dificuldades para quem toca em público, no nosso caso a igreja.
Eu mesmo quando eu já tinha uns dois anos de teclado ainda sentia medo de inovar, me prendia as tríades e cifras, mas depois de um tempo eu comecei a ver que as cifras e tríades nao poderiam me ensinar a tocar, que o talento e criatividade estavam em mim e nao no papel, comecei então a treinar algo diferente, ex: se a cifra continha as seguintes sequencias: D F#m G A - eu comecei a fazer assim: D - F#m7 - G -G/A - com muito treino eu comecei a ver que a cifra é só uma referencia para vc criar a sua versão.

lipe_pe: isto que acontece com vc é muito normal mas tente fazer o que falei - tente colocar um pouco mais de vc mesmo na musica, eu sempre costumo a dizer para os integrantes da Banda lá da igreja, "TOQUEM COM O CORAÇÃO, COLOQUEM VIDA E FAÇA O MELHOR PARA DEUS!" - é muito bom estudar as tríades e manjar de cifra, mas como eu disse, elas sao somente um ponto de referencia para vc tocar - coloque mais de vc na música.
VAI UMA SUGESTÃO: Escolha um hino simples, treine as notas originais (aquelas que estão na cifra), depois vc tente mudar um pouco, por ex.: eu gosto muito de colocar um sus2, 9, 7M - teste as notas, se aparece um Em - teste, vê se dá para fazer outra coisa que soe +-igual, mas que fique mais bonito. Nas notas menores eu gosto de colocar 9 (nona) ou 7(sétima).
OBS.: "tb não eh pra saih trocando tudo, tem notas que admitem outras parecidas mas com um toque mais bonito".


ESPERO TER AJUDADO

AIH PESSOAL CONTINUEM POSTANDO SUAS DICAS E CONSELHOS - COMO DISSE Scoth_Pr - "Isso aí pessoal, vamos mostrar pro pessoal aí que o louvor está muito bem representado pelos músicos e musicistas gospel no Brasil."

UM ABRAÇÃO
ATÉ MAIS
THARSIS CARDOSO

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3
ahhaha.. XIUUUUUUUUUUUUUUUU ahahhahaha

TharsisCardoso
eh issu ai kra.. as cifras sao apenas "dicas" eheh... pq do resto eh a gente q tem q se vira rs

ainda mais sneod PRA DEUS =D

eh issu ai

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


Olá Pessoal,
também sou evangélico.
Sou tecladista da Ig. Batista Nova Jerusalém.

Abraço a todos e fiquem com Deus !

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso
mano_a_mano
thiagotgc
lipe_pe
Hammond B3
ALL Produções

vamo botá pá quebrar(as cadeias do mal- hehehe)

nossa causa é nobre.

minha dica é:
1-qualificaçao técnica
2-qualificação espiritual

abraços.

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


alexandrespa

Falou tudo kra!

Acho que sem qualificação espiritual principalmente, nada adianta!

É vc que tem o Juno D ou to enganado?

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3
tive. troquei
hj tenho um PSR 740.

alias cara, preciso do CD que vem com ele´pro irmão pra quem passei ele.

pode me ajudar?

mano_a_mano
Veterano
# abr/06
· votar


Quem aqui neste tópico quiser me adicionar no MSN, aí vai:

eliseu (ponto) cendroncarvalho (arrÔÔÔÔba) gmail (ponto) com

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


alexandrespa

O Brother, com maior prazer!

Me passa seu email que eu te envio o arquivo instalador!

Abraços

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3
alexandrespa(arrooooba)yahoo(ponto)com(ponto)br

desde já agradeço.

Andre XP
Veterano
# abr/06
· votar


Tb sou evangélico.

Sou da Ass. Deus em Osasco/SP

Atualmente tenho acompanhado o Raiz Coral e demais ministérios ligados a ele... e ministrado em minha igreja.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Andre XP

Que legal, não imaginava encontrar outro "Assembleiano" por aqui. Sou da igreja Assembléia de Deus em Apucarana/pr.

Abração

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Bom, ae vai a primeira pergunta!

pra quem conhece a musica do DT, A ele a gloria.

sei que aquele timbre de e piano é do XP80, mais queria ele no Juno D!

Pra quem tem o Juno D, ou sabe mexer, agradeço!

El_Cabong
Veterano
# abr/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


Aí pessoal.

Eu sou do Espaço Cristão: www.espacocristao.org.br

Lipe-pe
Eu tenho algumas dificuldades quanto a cifra, pois eu fico muito preso às tríades. Gostaria que vcs me dessem algumas dicas, se possivel, de como melhorar isso...

No início eu tocava teclado também muito preso às tríades, etc., mas eu ainda estava engatinhando em matéria de música.
Até que um dia eu criei vergonha na cara e comecei a estudar e treinar, escalas, modos gregos, improvisação, campo harmônico, etc. e isto pra mim foi um salto.

Uma música, por exemplo, no tom Mi maior eu não preciso me preocupar tanto com os acordes, eu posso improvisar na Escala Diatônica de Mi, ou em algum modo grego para um sonoridade diferente, e tudo isto se encaixar perfeitamente em todos os acordes da música.
Abraços.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3

O DT compôs 2 hinos chamados "À Ele a glória", um no CD-Exaltado e o outro no CD-Ainda existe uma cruz.

Se você estiver se referindo ao hino do CD Exaltado, o com é de um EPiano normal com um arranjo de strings no fundo, feitos no XP80

Se for no CD Ainda existe uma cruz, o começo é conduzido por um PAD e depois entra o som de piano ao fundo, todos do MOTIF.

À qual deles você está se referindo?

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Scoth_Pr

Então, to me referindo ao cd Exaltado!
O problema é que esse timbre de piano eletrico normal, é impossivel fazer em outro teclado!! parece que só os XPs conseguem essa timbragem...

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3

Hum.... vai ser difícil você conseguir um timbre igual, até mesmo porque essa timbragem de EPiano é característica da série XP. O jeito vai ser você misturar algusn EPianos, e talvez aumentar algum efeito (Reverb, Chorus...) pra ver se consegue algo parecido.

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


Andre XP
tenho acompanhado o Raiz Coral
qdo vcs vem pro RJ?

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Scoth_Pr

To quase trocando meu juno D por um XP30, só pra conseguir isso!
Só consegui algo parecido quando tinha um SP76+SC50 da Roland

Misturei o Epiano do SP com o Piano Bright do SC-50! ficou muito parecido!

Mais no Juno D ta dificil

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera Gospel! Dicas e Conselhos