Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
BrotherCrow
Membro Novato
# abr/14
· votar


Galera, vocês conhecem o Holy Stain? Eu tenho um faz algum tempo e curto bastante o fuzz dele. Não sei se já foi mencionado aqui. Fiz um videozinho tocando com ele num Vox AC4TV. Ao longo de todo o video, o Holy Stain tá ligado e eu controlo o fuzz no volume da guitarra. Malz ae pela qualidade, o som é de microfone mas o video é de webcam:


krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock

Valeu; talvez até tente alguma coisa com o tema; obrigado pela idéia.

Equipo usado no clip ultra-low fuzz

abs

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


BrotherCrow
Desculpa nada, ficou muito bom! O vídeo é só para "efeitos didáticos", o que vale mesmo é o som! hehe
Não conhecia, gostei do pedal; mas legal mesmo foi a pegada, soube casar legal o efeito com a execução.

krz4fx
Valeu pela foto do set!

BrotherCrow
Membro Novato
# abr/14
· votar


FBlues_rock
Valeu, cara! O reverb também é do Holy Stain. Quis fazer esse video porque o Holy Stain não tem controle de ganho, então a maioria das críticas negativas diz que o fuzz é forte demais e não serve musicalmente... mas é um dos mais divertidos de controlar no knob da guitarra que eu já usei.

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


Andei pescando demos de fuzz no YT:


FBlues_rock
Veterano
# abr/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Primórdios do Fuzz, Tone Bender MKI, com um tal de J. Beck:





Para quem curte Doors e Fuzz (se ficar ansioso pelo fuzz, já direto ao 2:50):





The Ventures, tirando um som "light" com um Fuzzrite:





Jeff Beck novamente, mas com um Tone Bender MKII e uma turma horrível, Jimmy Page, Keith Moon, J. Paul Jones:



krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock

Tava inspirado para garimpar, né? Valeu!!!

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


krz4fx
Pior que pela qualidade dos "achados", acho que estava mesmo! hehe
Você que é fã dos Tone Bender, o que achou do último vídeo?? Já estou ouvindo pela 4ª vez.

krz4fx
Veterano
# abr/14 · Editado por: krz4fx
· votar


FBlues_rock

Truth é um senhor disco do Beck, de 1968, com Rod Stewart nos vocais, Ron Wood no baixo e participações muito especiais como em Beck's Bolero, que o Page escreveu para o Beck!!!

Ah, existem rumores de que ele usava um Marshall Supa Fuzz (existem 2 circuitos: um deles é derivado do MKI e o outro do MKII, mas ambos são extremamente parecidos com um mkII!!!). Eu mesmo tenho 2 Supa Fuzz, um da Creepy Fingers baseado no MKI e outro da Hudson Electronics baseado no MKII!!!

abs

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


Para os que gostam de Tone Benders, já está a caminho este aqui:

Acid Fuzz Tonetortionist

Tonetortionist foto 2

Estou só na expectativa!!!!!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


FBlues_rock
krz4fx

Meus caros, dentre todos os que eu vi, acho que curti muito o bender MKII, provavelmente este será minha próxima aquisição.

Mas, aconteceu algo que aumentou a tal da F.A.S., mas ao mesmo tempo diminuiu! hehehehe

Eu coloquei o Ed's Fuzz de volta no set! Eu tinha tirado porque ele tava dando uns chiados chatos e pegando rádio, e também porque eu praticamente não estava usando. Mas aí, eis que há uma ou duas semanas eu resolvi ligá-lo para testar junto com o Alter Ego, e acabei recolocando-o de volta no board hoje. Passei o maior tempão tocando com o fuzz hoje! É maravilhoso demais! Extremamente dinâmico e versátil, passei muito tempo fuçando nas regulagens de BIAS e médios do pedal, fora a chavinha de 3 posições, e descobri timbres muito bons que eu não tinha tirado ainda. Passei um bom tempo curtindo, tocando, criando riffs, divertindo-me!

Tudo isso, apesar de ter feito eu me entusiasmar ainda mais pra comprar um MK II (talvez um Acid Fuzz, ou mesmo o MKII do Ed), fez-me também querer esperar mais um pouco pra ir curtindo mais o fuzz que eu já tenho, e testando e tocando com as múltiplas possibilidades de timbre que ele oferece.

O board tá assim agora:
http://www.4shared.com/download/ff0YkpmRba/Foto0710.jpg?lgfp=3000


krz4fx
Tá de brinqueixion uít me, cara?

Que bagulho louco!!!!! MK 1, 2 e 3 num pedal só, é isso?

Caramba! Isso deve ser demais!

FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar


krz4fx
Belo pedal, vai rolar muitas horas de diversão!

FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Concordo que o Acid Fuzz é muito bom, mas fica bem mais em conta um MJM Brit Bender; é um pouco mais barato, mas na hora de pagar os tributos, vai ficar muito mais barato!

Aceita um pitaco? Pega um Hoof Reaper!!
O Hoof é um dos Muffs de boutique mais benquistos de todos os tempos (até hoje é); o outro lado (Reaper) é um Tone Bender; de quebra, tem um analog Octave muito bom também! Seguem umas demos:







GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar


FBlues_rock
Achei demais o som dele nessa demo da Prymaxe. Aliás, ainda não vi uma demo de pedal deles que não fosse boa.

Tinha pesquisado este, e tinha achado o som ruim em algumas demos que ouvi, mas essa aí eu curti demais. É como eu digo, antes de chegar ao equipamento, o timbre sai da cabeça e passa pelas mãos do guitarrista, então isso conta também.

Show de bola. Vou dar uma pesquisada nos preços.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Galera, eu gostaria que alguem me explicasse sobre.. o que difere o fuzz de outro pedal de distorção.. tipo

Eu vejo que o fuzz é uma distorção mais cremosa, rasgada, suja, onde o som da guitarra é mais uniforme, não tem muita definição das notas tocadas ao mesmo tempo.. Mas existe pedais de fuzz que são muito parecidos com distorções convencionais, por exemplo o famoso big muff,

A final de conta o que é o fuzz? pois ja vi pessoal demonstrando pedal de distorção e derrepente o carra tola de ganho enche de agudos e diz "tipo fuzz mano".

E o cirquito, parece ser identico ao de uma distorção qualquer..

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Tá de zoeira né... Vim perguntar o mesmo.

ACHO que o fuzz é uma distorção sem compressão, logo mais seca (sem sustain), como se só desse ataque... Sem o acréscimo de harmônicos e tal...

Enquanto a distorção é o oposto...

Confere produção

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Ta!
Você e eu tinha a mesma duvida com transmissor

Depois o livro de amplificadores valvulados

e agora essa kkkkkkk

Tamo junto

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Gosto muito das demos do Mike Hermans, tanto pela qualidade quanto por, ao ter o pedal em mãos, conseguir efeitos bem parecidos. Mesma coisa com o Brett Kingman.

Já o queridinho da PGS, o Andy, não rola igual, fora que me soa similar em diversas demos, mesmo com pedais diferentes.

Olhe as demos dos pedais isoladamente, já sabendo que o octave desse pedal é muito bom.

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Você está no caminho certo: a palavra fuzz quer dizer difuso, sem contorno definido, enevoado. E apesar de existir uma gama enorme de tipos diferentes de fuzz, a principal característica da maioria é justamente a não-uniformidade do som; overdrives e distortions são muito lineares, respondem e atuam de forma uniforme no som que passa por eles. Existem 3 grupos muito básicos de fuzz e vc deve procurar conhecer:
Fuzz Face, Tone Bender e Big Muff.

Alguns fuzz realmente cruzam os limites entre o fuzz e a distorção e o
Big Muff é um caso clássico, tanto que também é chamado de Fuzztortion por alguns.

Existe muita diferença entre os diversos pedais de fuzz, mas o que posso te dizer é que o fuzz é muito mais "pessoal", onde o guitarrista vai imprimir o seu jeito de timbrar. É uma viagem sem volta; uma vez que entre para o mundo do fuzz, já era...

Ismah

Muito pelo contrário, somente os primeiros fuzz é que eram mais secos e toscos (e quase sem sustain), mas a partir daí, foram desenvolvidos vários circuitos que ofereciam mais sustain, mais harmônicos, etc.
Se der uma pesquisada, verá que Hendrix, David Gilmour, Jimmy Page, Jeff Beck, John Frusciante, Billy Corgan do Smashing Pumpkins, Eric Johnson, Gary Clark Jr, bandas como Fu Manchu, Wolfmother, Rival Sons, etc., todos usam fuzz mas cada um tem um som, um timbre, muito diferente.

Fiz este video há algum tempo, mas dá pra perceber a diferença na granulação do som da guitarra, se comparada a uma distorção; e tem MUITO sustain. Estou usando um fuzz chamado Buzzaround (primo do Tone Bender) com um delay:



Tem MUITA coisa a respeito das diferenças entre eles e se vocês tem fluência em inglês, esta matéria é ótima:

overdrives, distortions, and fuzzes

abs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar


krz4fx
É uma viagem sem volta; uma vez que entre para o mundo do fuzz, já era...

Concordo plenamente. Tentei em vão lutar contra essa magia do fuzz, mas não resisti e voltei a usá-lo!

A propósito... Pela primeira vez vou ter uma strato realmente strato (com 3 singles, a minha primeira era HSH). Quero ver como é a sensação de tocar com fuzz com guitarra de captador single!

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Ismah
Muito pelo contrário [2]
Inclusive no documentário com o Page, ele comenta que usava um Tone Bender por conta do sustain que obtia.
O Gilmour usou muito o Fuzz Face e Muffs para aqueles belos (e longos) sustains de suas músicas.
Vejo muito mais guitarristas usando Dist para "esconder" falhas de execução (ao embolar as notas) do que fuzzes, geralmente quem busca esses é pelo timbre ou dinâmica característica (que varia conforme o tipo de Fuzz).

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah
Alex guitar man

Cadê vocês?! Pedem informações a respeito de fuzz, a gente tem o trabalho de responder e vocês nem comentam?!?!?!?!


?

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


krz4fx

Ou, foi mal amigo kkkk o tempo que tenho é curto kkkkk

Obrigado pelas respostas.

Sinto muito, ha tempo quero gostar de fuzz mas não consigo, não é pra mim, acho quem gosta nasce com o dom hehehe

Só tem uma musica que eu gosto fuzz até hoje.. e é so no solo hehe

Bom kkkk

Muito obrigado pelas respostas!

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Ja vi um monte de amplificadores SS que no talo dão efeitos fuzz, o que me revolta é que o efeito fuzz na maioria das vezes é uma distorção muito "feia" e feita por clipagem de transistor entrando em saturação ou em corte, eu tenho um video de um radio que liguei minha guitarra e resultou em um fuzz legitimo..

Outra coisa que tmb percebi é que tem muitas distorções que lembram fuzz, assim como fuzz que lembra distorções.

OBS: eu sei que fuzz é distorção, mas no caso o termo distorção é um efeito que tenta ser proximo as saturações das valvulas, ou elas mesma..

Outra coisa, ja vi pedal de fuzz valvulado hehe..

Bom pode ser que eu não saiba usar um fuzz mesmo, na minha opinião é uma pedal incrivel, mas não se encaixa no meu estio musical, eu pelo menos ainda não vi.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Bom pode ser que eu não saiba usar um fuzz mesmo, na minha opinião é uma pedal incrivel, mas não se encaixa no meu estio musical, eu pelo menos ainda não vi.


Aí vai de cada um mesmo... Gosto é gosto.

Agora, eu confesso que eu era exatamente assim como você, até um dia eu cometer a loucura de comprar um pedal de fuzz, e agora o duro é controlar a vontade de comprar mais uma dúzia deles, hehehehe!

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Tá ficando chato a gente fazendo tudo igual... O jeito é começar uma dupla sertaneja kkk

krz4fx

Fera, não leve a mal, mas ninguém tem a obrigação de nada aqui. De fato eu andei afastado semana passada devido a montagem de um evento (Mainfest - Tupandi/RS) e de sexta até umas horas atrás viajei com a banda em que trabalho... Não te deveria essa explicação, mas te dou pq de fato vc me ajudou e sei que incomoda falar para as paredes...

Bom, quanto a pergunta...

Realmente achei interessante a colocação... Mas... a origem do fuzz, seriam falantes estragados por assim dizer... Certo? E aí entra a questão de como o som é gerado... e quando se fala em granulação é onde eu me perco... É abstrato demais para mim kkk

Quanto a pedais valvulados... É errôneo dizer que um pedal tem distorção valvulada sem abrir ele... Porque em alguns casos (como do meu MRTD), a válvula só serve para dar ganho...

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Ismah

Não me levem a mal; foi só uma brincadeira em forma de cobrança (ou uma cobrança em forma de brincadeira?!?!). Sei bem que este lugar é para a gente se desestressar e se divertir.

Quanto ao gosto pelos fuzz, talvez seja um gosto adquirido mesmo. Demorei quase vinte anos para começar a apreciá-los e entender como são e atuam. Descobrí um universo tão rico de possibilidades e sons que foi impossível não me apaixonar.

Quem sabe daqui a algum tempo vocês não voltam aqui porque começaram a gostar de fuzz?!?!?! Never say never!!!

Abs

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


krz4fx

Me interesso nesses pedais, to ainda em busca de algum que me agrade...

JC_Junior
Veterano
# mai/14
· votar


Tenho 3 opções de compra aqui, já ví vídeos e etc.:


- Analogman Sunface
- Keeley Fuzz Head
- MXR Mini Fuzz Face Germânio.


Alguém tem experiência com algum deles?

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Ismah
Mas... a origem do fuzz, seriam falantes estragados por assim dizer... Certo?
Errado. Era um equipamento com problemas, não falante rasgado. O músico gostou tanto que preferiu seguir a gravação do disco sem consertar o equip.

Segue uma das versões do fato, em inglês:
Recording session engineer Glen Snoddy records Marty Robbin's hit Don't Worry in Nashville, Tennessee USA. So the story goes (there are several versions), an accident causes a Langevin tube amp module in the mixing console to blow a transformer, making Grady Martin's bass guitar on the song have a fuzzy, distorted tone. The decision is made to keep this unique "fuzz" bass solo as part of the final song, supposedly recorded in late 1960, but not released as a single that year. It first appeared in January 1961 on a greatest hits album. It shot to the #1 spot in the country charts in February. This is generally accepted as the first recorded "fuzz tone" circuit, although Sanford Clark's Go On Home also featured a fuzz box and was actually recorded earlier that year. Grady Martin continued to use this fuzz tone effect in his recordings, including an instrumental called The Fuzz in January 1961. Country musicians, mostly from the Nashville area, picked up on the fad and featured fuzz tone guitar on various recordings for the next few years. These included songs recorded by Carl Butler, Claude Gray, Darrel McCall, and Glen Garrison.

Alex guitar man
eu sei que fuzz é distorção, mas no caso o termo distorção é um efeito que tenta ser proximo as saturações das valvulas
Não sabe, distorção não é isso não... hehe (embora muitos pedais de distorção, hoje, busquem esse timbre que citou).

Tanto que os amps valvulados antigos não oferecem o ganho que se obtém com pedais de distorção, salvo raras exceções (ou seja, não é o timbre associado às válvulas). Os amps high-gain, como o Mesa, etc., são os que oferecem distorção mais pesada, na linha dos distortion.


Para os dois da dupla sertaneja (hehe) que curtem efeitos, vale muito a pena a pesquisa, tem muito material legal em inglês contando a história desses efeitos net afora.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!