Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix
Aproveitando que comentou dos Marshall, sabe dizer as características (timbre, dinâmica, etc.) e principalmente quais as diferenças entre o JTM45, o Bluesbreaker Reissue e o JTM45HW (handwired)?
No site vi que possuem componentes bem parecidos, mas sei que isso não quer dizer que soem iguais, por isso a pergunta (e o interesse em pegar um).
Sou fã de longa data das gravações que ouvi do Bluesbreaker, mas nunca tive oportunidade de tocar em um.

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock
Eu estou meio desatualizado disso, da ultima vez que peguei na linha da Marshall a linha reissue era toda handwired?

Como nunca toquei nessa nova versão que vem de fábrica com KT66, basicamente o que pude notar de diferença é que o JTM45 2245THW vem com tremolo e KT66 no power, o mesmo serve pro Bluesbreaker HW, os reissue vem com as valvulas originais desses amps (5881) e no caso do 2245 vem sem o tremolo que era o que acontecia na maioria dos JTM45 2245 da época (Que eu saiba só os primeiros vinham com tremolo porque eram basicamente a versão cabeçote do 1962).

Sobre timbre, dos que toquei, o 2245 e o 1962 são basicamente o mesmo amp, o que noto é que o 2245 cruncha um pouco mais cedo e distorce um pouco mais que o 1962, fora isso muda muito pouca coisa, a menos que tu use o tremolo (que não vem no 2245), timbristicamente são bem parecidos.

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar

nichendrix
Obrigado pelas infos!

Só mais uma informação:
Sobre o amp em si, o que acha? É boa pedida ou tem outros no estilo dele (Marshall ou não) que recomendaria ou que considera ainda melhores?

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock
Cara, pra mim são ótimos amps pro que se propõe. Eu não me ligo muito nas linhas mais novas tipo JCM900 pra cá, mas até os JCM800 os Marshall eram o que eram. Logo os reissue dão o som que você espera deles, dadas as limitações de uso que temos hoje.

Por exemplo, um 1962 Bluesbreaker não vai soar como Clapton no Beano, do jeito que sai de fábrica, pra dar aquele som você tem que desregular o bias, deixar ele bem mais alto, fritando pra sobrecarregar o amp, isso faz uma KT66 que é uma válvula altamente linear distorcer pra caramba e dar aquele som, mas tem grandes chances de mandar teu transformador do power e os capacitores pro brejo muito antes disso.

Emfim, pra mim eles tem som de Marshall, e ainda não conheci amplificador com som de Marshall melhor que os Marshall, embora a Mesa/Boogie vez por outra tente.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar

Voce podem me recomendar um FUZZ barato, com o timbre voltado pro Bjf pink purple ou bjf artic white? Um fuzz bem versatil, com essas caracteristica de timbre? Algum facil de encontrar em lojas..?

Alguem?

Templus
Veterano
# mai/14
· votar

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix

A referência era pq vias de fato uma guitarra não reproduz um harmônico tão alto. Na verdade, nem pratos acima de 12" não reproduzem isso.

E de fato algumas coisas ainda parecem lendas, como tocar de frente para uma porta aberta ou fechada, se na passagem de som ela estiver aberta, e no show fechada, a situação difere muito.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

Voce podem me recomendar um FUZZ barato, com o timbre voltado pro Bjf pink purple ou bjf artic white? Um fuzz bem versatil, com essas caracteristica de timbre? Algum facil de encontrar em lojas..?

Alguem?

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

Quando você fica ouvindo e ouvindo fuzz, os distortion da vida perde a graça.. rsrs estou sendo conquistado por eles...

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man

Fico contente por saber que o gosto por fuzz está aos poucos aparecendo...

Quanto a um fuzz versátil e barato, eu acho que os novos mini Fuzz Faces da Dunlop são uma excelente referência; gosto dos 3, mas acho que em ordem para o que quer, seria: Hendrix (azul claro) ou o Si (azul mais escuro). Custam menos de U$100.

Nichendrix

Só ví coisas boas a respeito dos pedais da Jam Pedals mas ainda não tive o prazer de tocar com um. Este Muck é uma boa mistura de alguns muffs diferentes, né? Dá pra perceber bastante do Green Russian e alguns traços do Triangle. Ele tem bastante variação de sons bons com o pot de tone, diferentemente de grande parte dos muffs.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

krz4fx

Decidi que vou montar um fuzz face, a unica duvida é se muda o timbre de PNP pra NPN, vai ser em silicio, usando 2n3906 pois não consigo achar outros, mas creio que isso fara com que ele não tenha o verdadeiro timbre de fuzz face, não será desvantagem, sera um novo timbre e fara com que eu saiba timbrar e tenha meu som próprio :)

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man

Em teoria muda...

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

Agora,.. seria legal um pot de tone não?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man

LPF em 550Hz de um lado, HPF em 450Hz do outro...

FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man
Acho que estão te chamando para dançar! hehe

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

Ultimamente tenho usado este Basic Audio Foxey Lady, que é, segundo o John Lyons: "1969 Pre Big Muff circuit with mid range control.
More gain and a tighter low end than the Ram's
head big muff."

Muff com controle de médios, tdb!!!

abs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock
Fantástico! Não conhecia muitos desses pedais da Bearfoot.

Continua sendo o meu favorito o Candy Apple Fuzz! Tô ficando cada vez mais maluco pra comprar um desses...

Em tempo, comprei a Vintage V6, a de alder. Fica show de bola som de single com fuzz. O fuzz dá um corpo legal no som, e bastante ganho também, se necessário.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar

FBlues_rock

esse Bearfoot Artic white ta me encucando hehe gostei muito do timbre dele..

FBlues_rock
Veterano
# jun/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar

Posso afirmar, com toda certeza, que é ainda (e muito) melhor pessoalmente! hehe

https://scontent-a-iad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t31.0-8/10329938_1020 1372796476385_7453777619514903121_o.jpg

Também curti muito os fuzzes com single, bem diferente do que com humbuckers. Assim que terminar de remontar a minha V6 vou testar os novos fuzzes nela, aí comento

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar

krz4fx
Só ví coisas boas a respeito dos pedais da Jam Pedals mas ainda não tive o prazer de tocar com um. Este Muck é uma boa mistura de alguns muffs diferentes, né? Dá pra perceber bastante do Green Russian e alguns traços do Triangle. Ele tem bastante variação de sons bons com o pot de tone, diferentemente de grande parte dos muffs.

Eu nunca toquei com um Green Russian ou um Triangle Head pra saber se ele parece com eles de fato. Sei que comparado com o meu Sovitek pretinho ele é bem mais aberto, no geral algo que ele tem algumas semelhanças com o EHX Big Muff Pi Tone Wicker quando dá o bypass no tone, só que nele você consegue esse tipo de som mais aberto sem perder todas as funcionalidades do botão de tonalidade, e ao mesmo tempo consegue bons sons fechados também. Outra coisa que eu noto com ele é que ele não fica abelhudo como a maioria dos Muffs quando o tone está muito agudo. A maioria dos Muffs chega um ponto que se você der um palm mute vira literalmente um marimbondo ou uma mamangava, outro ficam gritando escandalosamente (entenda, agudo rasgadaço e iniciando microfonia a toa), no caso do Red Muck ele não consegue esses sons extremos de Muff, tipo não é uma boa pra tentar tocar Sonic Youth, Mud Honey ou pirações do tipo, mas dá conta facilmente de sons mais tradicionais, como Wings, Pink Floyd, Led Zeppelin, Smashing Pumpkins, etc.

Em alguns momentos dá até pra timbrar ele próximo dum Tone Bender ou de um ProCo Rat, algo que não é comum nos Muffs, que em geral são bem mais exagerados.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar

Alguns que estão me tentando faz um tempo:

Só quero saber é onde vou conseguir meter tanto gear num quitinete lá da universidade que vou fazer o doutorado.

MauricioBahia
Moderador
# jun/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar

nichendrix

E o Brett Kingman toca pra caráleo! Só em estar na banda do James Rayne já o faz fod@!

Pra quem não conhece, James Rayne foi vocalista/compositor/letrista de uma das maiores bandas da Austrália e, consequentemente, da "Surf Music" de todos os tempos, o Aurtralian Crawl, junto com Midnight Oil, Hodoo Gurus e Men at Work!

:)

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar

MauricioBahia

Toca muito mesmo, mas sempre associei Surf Music com gente como o Link Wray ou o Dick Dale.

Led Zé
Veterano
# jun/14
· votar

nichendrix
Já tive um swollen pickle e ele é bastante versátil. Tem trimpots internos e aquele botão "crunch" transforma ele fuzz ou fuzztortion . Esse pedal tem uma saída brutal não tem como usar o volume todo sem distorcer o amp. Aliás, na metade do pot de volume ele já está saturando bem o amp. Nesse caso é bom diminuir o fuzz e aumentar o "crunch", daí ele trabalha meio como um Fuzz face mais agressivo. Dá pra tirar ums fuzzes muito pesados com ele também. Pra tocar Wolfmother ele acerta o timbre na mosca. Acabei trocando pelo Big Muff Germanium 4 que é bem mais meu estilo , além de ser 2 e 1.

edneyhelene
Membro Novato
# jun/14
· votar

Pessoal voces acham que misturar um fuzz tipo big muff com distorção pra tocar metal fica legal?

krz4fx
Veterano
# jun/14
· votar

FBlues_rock

Demo de fuzz com o Mike Hemans é até sacanagem (com o Brett tb!)

Alex guitar man

O Arctic White é um fuzz muito fácil de usar e é MUITO silencioso.

nichendrix

Tem um monte de opção boa aí; o difícil é escolher. Já tocou com algum pedal do Paul Trombetta? (só pra embolar mais um pouco) lol

abs

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar

krz4fx

o que é um fuzz silencioso ._.?

Acabei sedendo o fuzz por encontrar possibilidades de timbre diferentes, e nele, criar uma identidade e de acordo com a timbragem, uma técnica especial pra tocar..

FBlues_rock
Veterano
# jun/14
· votar

Alguém falou em JAM Pedals??

krz4fx
Melhor que demos, só ele NÃO fazendo demo, como ele informou no vídeo abaixo:

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar

FBlues_rock

Legal esse fuzz!

Pena que não tem o TONE control.. :/

FBlues_rock
Veterano
# jun/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar

Alex guitar man

Para mim, vale muito, muito mais um pedal de ótimo timbre e dinâmica ou compressão (conforme a finalidade) e um knob só, do que um pedal "mais ou menos" com 6 knobs.

Se o de "um" lançar modelo com 2, 3, beleza, senão pego o de um mesmo, importante é curtir! hehe

Aliás, tenho pedal sem knob nenhum, só um trimpot interno. Segue uma demo do fuzz da marca:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!