Autor |
Mensagem |
krz4fx Veterano |
# mai/14
· votar
Ismah
Deixe-me corrigir algumas informações: o Farner comprou a guitarra de um distribuidor dos amplis Sunn e ela custou U$200, parcelados em 8x.
Mark Farner blogspot: a tribute to MF
Musicraft Messenger guitar
Messenger guitars were built in Astoria, OR in 1967 and 1968 by the San Francisco-based Musicraft, Inc, and were the first to feature a magnesium-aluminum alloy neck—a design that preceded those of Travis Bean and Veleno guitars by some seven years. The unusual neck extends as one piece from the peghead through the instrument’s hollow body, bolting on at the neck-body joint and endpin. The neck is removable and forms a tuning forklike structure that was actually tuned to ring A440, which was believed to lend to the resonance of the instrument. This morning sunburst hollowbody Messenger is loaded with D’Armond single-coils that are said to buzz and hiss like a banshee, yet can provide a balanced, acoustic-like clean tone.
The guitar also features two ahead-of-the-curve appointments for 1967: stereo output and a built-in fuzztone circuit. There are two outputs and the switching system allows for routing both pickups through one output jack or sending them to each jack separately to be hooked up to two separate amps. The fuzztone circuit was referred to as the “Tone Messer.” It gave a large signal boost and an incredibly ratty distortion. Indeed, the guitar would vibrate wildly when the “Tone Messer” was employed, and the hollow body would break into controlled (usually), endless feedback. The best known player of Messenger guitars was Mark Farner of Grand Funk Railroad. Farner used the “Tone Messer” circuit often on solos. He would stuff the hollow body with foam rubber and tape over the “Cats eye” sound holes with duct tape to control the feedback the guitar produced with his cranked West Fillmore amplifiers and JBLD150 15" speakers.
A special thanks to PG contributor Ken Settle for providing the photography and backstory on this Messenger guitar.
|
krz4fx Veterano |
# mai/14 · Editado por: krz4fx
· votar
Ismah
Aqui tem um vídeo que o próprio Farner explica um pouco sobre a Messenger:
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
krz4fx: As guitarras de ouro de CCDB
Demais hein!!!
Valeu!
o/
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Rá!
76 páginas sobre Fuzz!
Alguma dúvida que este é "o pedal"?
Pra comemorar os 4 anos do tópico, um clássico, tanto no riff quanto na música:
"There are some clever riffs that help make "You Kill Me" and the title tune interesting. "Breaking All the Rules," in particular, has a Sabbath-inspired fuzz guitar line from the Rolling Stones' "Bitch."
;)
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
krz4fx
O que alimentava a Messenger e a Regvlvs?
|
krz4fx Veterano |
# mai/14
· votar
MauricioBahia
Bons tempos dos anúncios do cigarro Hollywood (ao sucesso!!!); muita música boa e os vídeos eram demais (ainda mais para a época)!!!
Sem sombra de dúvida, FUZZ é o pedal; sem ele não conheceríamos o rock como ele é hoje!!! De Beatles, Ventures, passando por Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, Smashing Pumpkins, Muse e por aí vai!!!!
No TGP, tem um tópico só sobre fuzz, chamado Strictly Fuzz, que já tem mais de 7 mil posts (está na Part VIII, e cada parte, ou tópico, tem mil posts aproximadamente!!!) Como não poderia deixar de ser, participo dele desde o começo e tem muita gente interessada e muito ativa (quase todos os dias alguém posta um clip novo, com os pedais que usa!).
LONG LIVE FUZZ!!!
Ismah
A Regulus, eu não sei, mas a Messenger usava uma pilha AA para o circuito do fuzz.
abs
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
krz4fx
Acho que só eu não me encaixo no fuzz... vejo que ele tem um valor histórico e blá blá blá , mas não sei prefiro um timbre cremo de um fender
|
nichendrix Veterano
|
# mai/14
· votar
krz4fx Um som que eu curto de Tonebender, e que pra mim é um dos sons mais legais já tirado de um TB é o que o Paul tira no baixo de Think For Yourself do Harrison, aliás, do Revolver em diante o Paul usava fuzz no baixo com muita frequência.
Ismah Estranho, tipo, uma das características mais marcantes de boa parte dos Fender vintage pré-JBL que toquei é que quando eles estão rachando com tudo no talo e as valvulas fritando e os falantes já no limite, eles começam a soar um pouco meio que como um fuzz, é uma das coisas que eu mais gosto nesses Fender que vinham com Jensen Chicago e outras marcas que não a JBL, já devo ter tocado em uns 20 e poucos desses bichos com potências que vão de 6 a 120W e todos tem isso em comum, quando eles começam a fritar forçam tanto o falante que dá aquele som meio fuzz que caras como o Freddie King tiravam de vez em quando.
|
FBlues_rock Veterano |
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar
nichendrix é um dos sons mais legais já tirado de um TB é o que o Paul tira no baixo de Think For Yourself do Harrison Bom demais!
MauricioBahia Pois é, já usava o fórum, mas me cadastrei por conta desse tópico seu! (nosso? rs) 50 páginas atrás! :)
|
FBlues_rock Veterano |
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar
Postei lá no Bar do nichendrix, mas vale para cá também a partir dos 2:20, embora bem diferente do que rola nestas bandas:
|
nichendrix Veterano
|
# mai/14 · Editado por: nichendrix
· votar
FBlues_rock
Esse som me lembra é o som de um Fuzz Sound Malagoli dos anos 70 que eu tinha um zinlhão de anos atrás. Que inclusive deu um problema num dos transistores e depois ficou com som de velha bufando.
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
nichendrix
Fender cremo (de cremoso) passa bem longe de tudo no talo... Tenho uma caixa Frahm que faz uma distorção legal com tudo (ganho e volume) no talo...
|
FBlues_rock Veterano |
# mai/14
· votar
nichendrix Pois é, sempre soube que vale mais quem usa do que o que é usado, mas cada vez mais tendo a isso... tenho um set grande de pedais que gosto muito, mas cada vez menos uso essa variedade, ao menos hoje; se eu não tivesse pedais e me dessem um fuzz xingling barato já me divertiria muito.
Conhecia essa banda? É da turma do Clube da Esquina; o compositor (e pianista, arranjador...) da maioria das músicas é do Wagner Tiso.
|
nichendrix Veterano
|
· votar
Ismah Fender cremo (de cremoso) passa bem longe de tudo no talo... Tenho uma caixa Frahm que faz uma distorção legal com tudo (ganho e volume) no talo...
Eu gosto de usar amps no talo, infelizmente não rola com os amps grandes, por isso tenho usado ultimamente baixa wattage (de 2 a 5W no máximo). Pra mim som cremoso de Fender é botar tudo no talo e baixar o volume da guitarra até ficar só um crunch.
FBlues_rock
É isso é complicado, eu praticamente só uso guitarra e amp, tanto que ainda não animei de trazer nada de pedal pra Sampa, pior que agora to mudando pra Inglaterra, não sei como vou mandar essa tralha toda pra lá.
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
nichendrix
E os agudos deixarem de existir... Cara é bem cara de plexi esse som kkk
|
nichendrix Veterano
|
# mai/14
· votar
Ismah
Agudo deixar de existir? Eu nunca tive esse problema não, aliás se isso fosse verdade o B.B. King e o Freddie King tavam ferrados, já que eles usam tudo no talo e não dá pra reclamar de agudo deixando de existir. Inclusive um dos motivos de o Freddie King sempre usar amps com falantes JBL é porque eram os únicos falantes que ele tinha certeza que não iam estourar com tudo no 10.
Eu não vejo falta de agudos nesses sons, pelo contrário, não só sobra, quanto é difícil de controlar a quantidade certa.
A maioria das pessoas parece não entender que o som do amplificador é com o EQ todo no 10, aí ele está sem nenhum filtro aplicado, o EQ está para todos os efeitos em bypass, só quando você diminui do 10 é que os filtros são ativados, cortando frequências. Logo a única forma de você conhecer o som de um Fender é socar o EQ no 10 e se achar que algumas frequência ocorre em excesso, usar o EQ pra cortar essa frequência. Na minha experiência (eu estou com 4 Fender hoje em dia, embora um seja apenas empréstimo), Fender com tudo no 10 dá um som bem mid-scooped com muito grave e muito agudo, mas com os médios lá embaixo.
Enfim, dizer que botar tudo no 10 com um Fender é perder agudo é como gente que diz que zerar o tone da guitarra a fica sem agudo, com o amp todo no talo o tone da guitarra é a única forma de controlar quanto agudo ela vai ter, no caso do Marshall e do Vox (dos meus), a única forma de ter agudos em um nível controlado com esses dois amps é deixar o tone no zero e se quiser mais agudo subir pra 1 ou 2. Mesmo em Fender isso é necessário por causa do excesso de agudos, especialmente com o EQ em bypass (tudo no 10), veja que esses sons do Freddie King e do B.B. King saem com os tones bem abaixo, o B.B. raramente usa o tone acima do 6, é daí pra baixo, e não dá pra dizer que falta agudo no som.
|
krz4fx Veterano |
# mai/14
· votar
Na onda dos fuzz mais "exóticos" ou extremos, um amigo meu fez este vídeo do RML Electron Fuzz Custom:
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
nichendrix
Antes de tudo gostei do vídeo do King... Vi muito do que quis ver (iluminação, siders etc).
Fui mal interpretado. Mas sim, Leo Fender viu que o timbre com mid-scooped era o que menos se embolava com um baixo e assim nascia o Fender Bassman 59'.
Este que era ruim demais para baixos, o que tornou ele um Meteoro de sua época (ninguém quer), o que fez seu preço cair. Logo caiu na mão dos guitarristas mais humildes, Nasceu assim a referência clássica de clean e a distorção de push-pull (gerada no power), até hoje comum aos bluseiros... Como diz o Hugo (meu luthier), os fender's vc timbra no master, enquanto os Marshal no gain...
Mas sim há uma atenuação dos graves (chupei bala quando disse agudos), deixando o timbre bem estalado.
|
nichendrix Veterano
|
· votar
Ismah Este que era ruim demais para baixos, o que tornou ele um Meteoro de sua época (ninguém quer), o que fez seu preço cair. Logo caiu na mão dos guitarristas mais humildes, Nasceu assim a referência clássica de clean e a distorção de push-pull (gerada no power), até hoje comum aos bluseiros... Como diz o Hugo (meu luthier), os fender's vc timbra no master, enquanto os Marshal no gain...
Acho que você confundiu algumas bolas aí, tipo, no caso específico do Bassman 59, o motivo de ele não ter sido tão popular para baixo, foi o fato de ele ter muito pouca potência e pouco headroom pra esse tipo de instrumento, eu já usei eles com baixo e distorce muito e muito fácil, além de não gerar o volume necessário pra se destacar numa gig com qualquer amp de guitarra que tenha mais de 5W.
Engraçado que eu não acho o som limpo dele bom, pelo contrário, acho que o som limpo dele é se muito mediano, os Fender dos anos 60 pra mim são referência em som limpo valvulado, mas o Bassman pra mim vai ser sempre uma referência em som distorcido, aquele bicho todo jumpeadinho, distorce pra caramba, tanto que o circuito do JTM-45 é basicamente um circuitod e Bassman jumpeado.
Um grande problema que tenho com ele é que é impossível tirar um som bom sem ficar surdo, ele é muito alto, mas muito alto, eu preferi pegar o Blues Deville e modificar só porque o Deville tem volume Master e me dá quase todos os sons do Bassman, além de ter loop, canal drive e modernidades que eu não dispenso (embora hoje em dia nem use mais).
Agora no fim pra mim som limpo de guitarra não é algo que em geral saia de amplificador valvulado, tirando os Gigbson GA30 e GA50 e alguns Ampeg que são basicamente amps de baixo com menos potência, a maioria dos sons limpos de valvulados é muito ruim. Som limpo legal só sai mesmo é de amps como Polytone, Pritchard, Lab Series Lab5, enfim, quer som limpo cristalino e perfeito, ou você liga em linha passando por um preamp valvulado de microfone ou então você compra um SS de primeira linha, por isso que esse tipo de amplificador é o preferido pelo pessoal que toca Jazz, não tem como conseguir um som realmente limpo e bem linear em amp valvulado de guitarra (embora dê pra conseguir em valvulado para baixo), esse som você só consegue com um SS de primeira linha é só ver porque quase todo grande nome do Jazz usam os Polytone pra gravar, de Joe Pass e Jim Hall a George Benson e Pat Metheny, todo mundo até dá umas voltas, mas termina voltando pros Polytone.
Mas sim há uma atenuação dos graves (chupei bala quando disse agudos), deixando o timbre bem estalado.
Eu não vejo essa atenuação nos graves não, como disse característica de Fender com EQ no talo é ter grave e agudo pra dedéu, eu nunca notei nenhuma atenuação de graves e ao longo da vida já tive 7 amps da marca, e toquei em mais amps dela do que consigo lembrar, sendo o mais antigo de 62 e o mais recente os novos Twinolux Eric Clapton.
No fim, cada um percebe o som de um jeito, eu por exemplo prefiro o som limpo do meu Marshall JTM ao som limpo dos meus 3 Fender juntos, na linha atual da Fender só tem dois amps com som limpo que me agrada, que são o Vibro-King e o Twinolux (embora esse ultimo seja ainda melhor crunchado), se deus quiser eu pego um Vibro-King lá pelo final do ano que vem, pra mim é o melhor amp da linha atual da Fender, a distorção dele pra mim é um orgasmo sonoro.
|
Ismah Veterano |
# mai/14
· votar
Verdade, algumas coisas são conceituais... E como postou o Pedrone, no face: "É guitarrista e acha que ouve 22KHz? Sabe de nada inocente!"
|
FBlues_rock Veterano |
# mai/14
· votar
Mais um da Bearfoot:
|
FBlues_rock Veterano |
# mai/14
· votar
krz4fx Viagem demais esse pedal que postou! hehe
Fiquei imaginando como seria legal esse pedal nessa música:
|
nichendrix Veterano
|
# mai/14
· votar
Ismah Verdade, algumas coisas são conceituais... E como postou o Pedrone, no face: "É guitarrista e acha que ouve 22KHz? Sabe de nada inocente!"
Não necessariamente, o mundo da guitarra, mais do que dos outros instrumentos gira em torno de mitos. Uma vez conversando aqui no fórum alguém falou que o som perfeito de Les Paul + Marshall de 100W era o solo de Stairway to Heaven, que foi gravada com uma Tele em um Supro de 10W.
Existe uma lenda em cima do som limpo dos Fender, mas se você for ver, ao menos pra mim a referência de som limpo são guitarristas de Jazz, que praticamente só usam esse tipo de som, e nesse mundo, Fender não é a primeira escolha, em geral nem valvulado é a primeira escolha, a maioria dos grandes nomes do Jazz tocam com amps SS, e não com valvulados. Nos raros casos de usarem valvulados, em geral o que interessa é o headroom dos amps, por isso é relativamente comum ver esses caras, na impossiblidade de usar um Polytone, Pritchard, Lab Series, ou outro SS de alto nível, usar valvulados de maior potência (que em geral tem mais headroom). Uma das raras exceções são os Gibson GA30 e GA50 e alguns Ampeg vintage, especialmete os Gibson são muito apreciados por guitarristas de jazz que curtem um som na praia dos valvulados.
Outra falácia é o som de Fender do B.B. King, o cara desde 73 praticamente só usa os Lab Series Lab 5, que são amps SS feitos pela Gibson nos anos 70 e 80. Ele raramente toca com outro amplificador, em geral quando o faz é porque o Lab Series dele deu algum problema. Por sinal ele toca o tempo todo com o compressor do amp ligado, esse é um dos segredos do sustain infinito dele.
Então não dá pra resumir tudo a questões conceituais, eu prefiro o som limpo do meu JTM por motivos objetivos, um dos meus sons preferidos de valvulado pra tocar Jazz é o som de caras como o Charlie Christian e o Barney Kessell no começo da carreira dele, esses caras tocavam com amps de baixa wattagem e com relativamente pouco headroom, então era um som limpo que aqui e acolá flertava com um break-up quando se dava uma dedada mais forte nas cordas Isso é o som que o Marshall dá, em geral é bem limpo, bem na praia dos Fender (afinal o som dos JTM é baseado no som do Bassman), só que com a possibilidae de conseguir esse leve break-up com palhetada mais forte, que é bem mas difícil de tirar com um Fender.
Outra rara excessão de som de valvulado e que é bem ligada aos Fender é o Wes Montgomery, que embora não tivesse um amplificador preferido, tocava com o que tivesse na hora, ficou um pouco associado aos Fender porque muitas das poucas apresentações ao vivo deles que foram gravadas ele estava usando um Twin Reverb, mas em geral isso acontecia pelo fato de ele usa o amp do programa de tv, já que ele mesmo não carregava amplificaor nas turnês, usava o que dessem pra ele.
|
krz4fx Veterano |
# mai/14
· votar
FBlues_rock
Vlw pelo vídeo do Bearfoot; já tinha lido sobre ele mas não o tinha ouvido.
Os Stooges são uma referência no que se refere a timbres de fuzz. Existem informações sobre uso de um Marshall Supa Fuzz, Vox Tone Bender, Univox Superfuzz, Les Paul ligada num Vox AC30 Top Boost, etc. Muito som bom por aí!!! Dá uma olhada neste vídeo do Basic Audio Gnarly Fuzz e me diz o que acha:
PS - Que attenuator você comprou? THD Hot Plate? Fiquei curioso!!!!
abs
|
Templus Veterano |
# mai/14
· votar
Um review do Kryptone, da Deep Trip Pedals:
http://pedaiseefeitos.com/?p=5864
Pra mim um dos melhores pedais fabricados no país.
|
Alex guitar man Veterano |
# mai/14
· votar
FBlues_rock
Nossa que legal esse Bearfoot bosshorn, timbre legal aos 3:00!
|
Alex guitar man Veterano |
# mai/14
· votar
Olha só galera:
http://www.bearfootfx.com/fuzz/
|
FBlues_rock Veterano |
# mai/14
· votar
krz4fx Achei que era um Mosrite Fuzzrite no vídeo que postei! Curto muito Stooges, embora não seja música para ouvir a qualquer momento, valeu pelas infos.
Quando estiver em casa vou poder abrir o vídeo, então comento! Mas ainda não conheci um pedal ruim da Basic Audio :)
Ia pegar o Ironman, mas como é bem caro pesquisei bastante e vi falarem muito bem do Rockcrusher (da Rivera), foi o que comprei. Ainda por cima, com 20% de desconto na Prymaxe! Estava indisponível para cá, aí conversei no chat e disse que até a Musicians Friend, que é chata com envios, mandava para o Brasil, aí liberaram no site mesmo e fechei a compra.
Sempre quis pegar um e tinha dó de pagar o preço, aí "caiu a ficha" do quanto já tinha gasto só com OD/Dist/Fuzz e concluí que já tinha passado da hora... hehe
Alex guitar man Eu tenho um Candy Apple (o dourado, que é de Germânio), pedal espetacular, tanto como Fuzz como Overdrive. Ia comprar um Cross Over Drive (da MI Audio) e abandonei a ideia pq o CA é muito bom para não usar ele como Overdrive também.
|
nichendrix Veterano
|
# mai/14
· votar
Não é um fuzz doidão, mas é um dos meus Muffs preferidos e nunca tinha postado vídeo dele aqui.
|