Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

Não entendi muito bem oque você quis dizer, rsrs, sei muito bem de como surgio a distorção, alias, foi ai que conheci amplificadores valvulados, pesquisei, cursei eletronica e to hoje aki querendo montar um champ..

A distorção de guitarra é conhecida pelas saturação da valvula, logo, quando lançaram pedais de distorção, ele queriam imitar o efeito gerado pelo amplificador, assim saio as linha de pedais de distorção e overdriver, mas entre eles existe o fuzz, que foi um dos primeiros, que na minha opnião me lembra um SS no talo[u][/u].. Queria saber o que o fuzz tende a seguir hoje, a caracteristica dele..

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar

Alex guitar man
Ja vi um monte de amplificadores SS que no talo dão efeitos fuzz, o que me revolta é que o efeito fuzz na maioria das vezes é uma distorção muito "feia" e feita por clipagem de transistor entrando em saturação ou em corte, eu tenho um video de um radio que liguei minha guitarra e resultou em um fuzz legitimo..

Precisa conhecer melhor fuzz; não por seu conceito estar errado ("pluguei a guitarra, chiou ao sair som no falante, é fuzz!"), mas porquê há inúmeros fuzzes bem diferentes entre si.
Repito: não, o fuzz não surgiu de um falante rasgado ou um rádio em um falante pequeno fritando! (embora curti muito o timbre que ouvi ao fazerem isso)

Outra coisa que tmb percebi é que tem muitas distorções que lembram fuzz, assim como fuzz que lembra distorções.

Sim, pois ambos são de ganho elevaado, porém o tesão da maioria da turma que curte fuzz é justamente as várias nuances, timbres, controles e dinâmicas que se obtém com tais pedais. Não são apenas "funcionais" ou "musicais", mas extremamente divertidos de se usar também. Para quem curte alto ganho e quer mais que apenas esse ganho elevado, mas um timbre característico, um funcionamento por vezes imprevisível, entre outras tantas possibilidades, o Fuzz é O pedal.

FBlues_rock
Veterano
· votar

Alex guitar man
A distorção de guitarra é conhecida pelas saturação da valvula, logo, quando lançaram pedais de distorção, ele queriam imitar o efeito gerado pelo amplificador, assim saio as linha de pedais de distorção e overdriver, mas entre eles existe o fuzz, que foi um dos primeiros, que na minha opnião me lembra um SS no talo[u][/u].. Queria saber o que o fuzz tende a seguir hoje, a caracteristica dele..

Na boa, estou já meio velho e cansado (hehe) para achar que, por ter feito algum curso ou estudado algo, sei tudo sobre um assunto.
Ao dizer "saturação de válvula = distorção", está usando o termo no sentido amplo atualmente empregado, em que jogam OD, Distortion e diversos Fuzzes no mesmo balaio.
Se for pensar no "pedal distortion" (que era o foco do nosso assunto), está redondamente enganado.
Não vou ficar selecionando algumas entre ótimas matérias que existem na net a respeito, mas se tiver interesse e humildade em perceber que talvez não saiba tudo sobre tudo (espero que seja o caso), vale muito, muito a pena a pesquisa, já que parece gostar mesmo do assunto.

Só uma palhinha: para conseguir ganhos mais elevados, muito antes de você (e eu) nascermos, músicos danificavam seus equipamentos valvulados, justamente para conseguir a famigerada distorção. Pois é, não era saturando as válvulas, isso já sabiam fazer e queriam "algo a mais" (ou distortion, se preferir).

Um dos pedais referência em "distortion", o Pro Co RAT, foi feito a partir de um fuzz (nada a ver com tentar reproduzir o tal "som das válvulas"). Mesma coisa com o primeiro Distortion da Boss, escavava nos médios e era bem parecido, inclusive em componentes, com o RAT.

Agora voltando ao que realmente interessa: falou que não curte os timbres de fuzz que ouve, salvo uma exceção. Não curte Hendrix, Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, etc.?? ;)

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

talvez algum dia.. eu curta esse pedal, é que acho a distorção dele desagradável pro meu estilo rsrs

Tambem não acredito que seja som de falante rasgado, mas o som dele é caracteristico de um amplificador com defeito, pegue um amplificador SS e joga ele no talo kkk, ou se não, monta um pré amplificador e deixa o transistor ou opamp em saturação.. Sem falar de pré amplificador quando acaba a bateria de 9 volts e ele entra em corte.

O que é eu não gosto no fuzz é a falta de definição das notas, e o grave quadrado do palmmute.

Mas ja apreciei muitas musicas com fuzz, a mais recente é uma da minha banda favorita onde só em uma musica a guitarrista usa um fuzz e me surpreendeu..

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

Não vou ficar selecionando algumas entre ótimas matérias que existem na net a respeito, mas se tiver interesse e humildade em perceber que talvez não saiba tudo sobre tudo (espero que seja o caso), vale muito, muito a pena a pesquisa, já que parece gostar mesmo do assunto

Pra voce ter dito isso devo ter me expressado mal, o que mais quero é aprender, não sei nada comparado a vocês, se puder recomendar..

Sim, o nome "distorção" que eu uso é totalmente empregado e especifico..
Porque na realidade, um overdriver, um mid gain, metal e fuzz são todos distorções..

Não curte Hendrix, Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, etc.?? ;)

Juro que não hehehehe ja curti 2 musicas do pink floyd, timbre de muff e fuuz face

FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man
Se não curte nenhum dos que citei, é provável que não curta mesmo fuzzes, ao menos por enquanto... hehe

Mas só esclarecendo o que disse aqui:
O que é eu não gosto no fuzz é a falta de definição das notas, e o grave quadrado do palmmute.

Não podemos generalizar; há fuzzes em que se mantém a definição das notas (fora as regulagens, inclusive como reagem aos knobs da sua guitarra). Sobre os graves acentuados, é uma característica de um dos tipos de fuzzes, os Muffs, entretanto há centenas (isso mesmo, sem exagero) de fabricantes de variações desse pedal, muitas vezes alterando (ou deixando você regular através de knob) essa característica.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

há fuzzes em que se mantém a definição das notas (fora as regulagens, inclusive como reagem aos knobs da sua guitarra)

Ainda não tive experencia :/

kk

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

Isso é mais peculiar que fuzz, veja as possibilidades de timbre

É distorção digital.. Realmente digital nada de simular amps, é apenas digital rsrs

FBlues_rock
Veterano
· votar

Alex guitar man
Então, raramente que procura fuzzes busca versatilidade, o foco raramente é esse. Fuzzes, via de regra, são mais peculiares, e se quiser efeitos extremos, há alguns tipos de fuzzes que são ótimos representantes de "extremos"! hehe

Embora possa afirmar que meu Skin Bender MKIII é extremamente versátil, dada suas regulagens e sua resposta aos knobs da guitarra, o objetivo da maioria dos fuzzes não é essa, mas sim ser um ótimo pedal dentro da sua proposta de fuzz.

Mesmo entre ODs, prefiro os que fazem pouco, mas muita qualidade e ótimas regulagens (aqui também vale mais qualidade, não quantidade), do que os ditos "versáteis".

O Geiger Counter é uma exceção, faz uma pancada de variações de timbre e efeitos, mas sendo inovador e beirando extremos dissonantes, gosto bastante disso. Muito mais minha cara do que um DS da vida... hehe

Sobre a WMD, acho essa marca muito subestimada, é muito boa! Tenho um Equalizador paramétrico com ótimas regulagens dessa marca (para ter ideia, supera as do EQ da Empress, marca top famosíssima), tanto que não cogito pegar outro equalizador, embora adore rodiziar pedais... :)

Eles também possuem um Fuzz (esse não tenho...). Segue a demo, se interessar em conhecer:

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

Esse fuzz deles lembram muito um distotion convencional, longe do FUZZ original, o que eu tenho em mente como fuzz é esse +ou- som aki

https://www.youtube.com/watch?v=qlbVtkG7HcU
https://www.youtube.com/watch?v=ZkMiEAXz9CQ

O legal do fuzz é ver o som ultragain sumir e virar um clean lindo só abaixando o volume

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

A revista Guitar World publicou uma lista de 10 músicas que (segundo eles) representam várias facetas diferentes do fuzz. Segue o link:

http://www.guitarworld.com/essential-listening-10-great-fuzz-guitar-so ngs

E esta matéria que é um "guia" para quem vai comprar o primeiro fuzz:

http://www.guitarworld.com/how-buy-fuzz-box-guide-first-time-buyer

abs

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man

Este vídeo é do mesmo pedal, Fairfield Circuitry Unpleasant Surprise (cujo nome já diz muito: surpresa desagradável!!!), mas usado de outra forma e com ajustes diferentes. Só lembrando que este fuzz é um exemplo muito extremo e específico: um gated fuzz

abs

krz4fx
Veterano
# mai/14 · Editado por: krz4fx
· votar

Alex guitar man

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais a respeito de fuzz, leia estes artigos (estão em português):

http://maquinasdemusica.com/pedals/08/pedais-de-fuzz-quatro-mais/

http://maquinasdemusica.com/pedals/04/fuzz-parte1-tone-bender/

abs

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock
Alex guitar man

Cara, aí depende muito, Fuzz no geral tenta simular um som de distorção muito específico, que é o som realmente quando o amplificador está com pré e power estourando e gerando distorção de falante e o falante está prestes a pifar também. Uma forma de conseguir esse som sem fritar um amp por show era furar os falantes como o Link Wray, Dick Dale e o Ike Turner faziam nos anos 50, outra forma era deixar valvula solta no soquete e por aí vai.

Tudo isso danifica o amp, o que em geral não era problema para super stars como os Keith Richards da vida, mas para músicos que mesmo famosos não eram "ricos" como o Ike Turner, Link Wray ou o Dick Dale. Daí surgiu a necessidade de se recriar esse som de uma forma que estivesse disponível a qualquer momento, sem grandes problemas, que foi quando surgiram os primeiros fuzzes.

Eu discordo que fuzz não seja versátil ou que quem procure fuzz não se interessa em versatilidade, pra mim tem poucos pedais de distorção mais versáteis que os fuzzes, não dá pra pegar um Metal Zone ou Pro Co Rat e tirar tantos sons diferentes como se tira de um Fuzz Face, Big Muff ou Tone Bender, só pra me ater a fuzzes bem simples, não estou nem botando fuzzes mais complexos como os Z. Vex, MI Audio, etc.

Agora o grande problema do Fuzz é que é um pedal que demanda muito tanto do set, quanto do piloto desse set. Não é um pedal que você botou uma regulagem qualquer e pisou o som está pronto, ele é só uma variável que vai se adaptando as outras variáveis. Por exemplo, eu tenho 6 amps, as vávulas variam bastante, EL34, EL84, 6L6, 5881, 6V6 e KT66, a mesma regulagem não funciona nos amps, então não tem uma regulagem padrão para conseguir um som similar em cada um deles. Da mesma forma a definição de notas depende muito do piloto e do set, em geral a definição é maior quando você dá uns petelecos a menos no volume da guitarra e quando fecha o Tone, aliás esse é o segredo da definição do som do Clapton no John Mayall, Cream e Blind Faith, já que ele usava o tempo todo o amp com tudo no talo, bias acima do que devia e geralmente um fuzz e um wah, a única forma de conseguir definição era zerando os controles de tonalidade e mexendo no volume até achar o "sweet spot"

Isso é meio trabalhoso pra quem não tem costume, mas pra gente como eu, o FBlues_rock ou krz4fx isso já virou algo natural, faz parte do processo de aprendizado do equipamento. Eu quando usava mais Fuzz Face e mesmo hoje quando uso um, não uso overdrive junto porque um dos melhores sons de overdrive que existe é o som de um Fuzz Face com o volume da guitarra bem baixinho, quase limpo. Esse era o som que o SRV tentava imitar usando os TS, por isso em geral ele tinha 2 TSs no set um com baixo e outro com alto ganho, quando ligava os dois e baixava o volume da guitarra, dava um som na praia do drive dos FF, que por sinal é uma das partes mais bonitas de se ouvir Villanova Junction e a cópia dela feita pelo Steve Vai (Tender Surrender).

Agora é engraçado que por mais que Hendrix, Pink Floyd, Cream e Led tenham feito eu adorar o som dos Fuzzes, o que me fez realmente entender esse efeito e começar a comprá-los e a domá-los, foram as bandas de Gruge, Punk, e Indie Rock dos anos 80-90, bandas como Smashing Pumpkins, Radiohead, Pavement, MudHoney, Sonic Youth e algumas bandas de Dream Pop, como Drugstore, My Blood Valentine, Slow Dive, Ride e bandas de J-Rock e K-Rock como X-Japan, Asian king fu Generation e afins. Essa bandas me mostraram o quanto um fuzz pode soar muito mais que uma distorção e ir para mundos que talvez nem o Hendrix imaginasse e obviamente isso me fez viajar de volta as minhas origens musicais e explorar como Beatles, Stones, Clapton, Hendrix, Page, Beck e afins conseguam os sons que conseguiam desses pedais.

Alex guitar man
É distorção digital.. Realmente digital nada de simular amps, é apenas digital rsrs

Eu gosto de algumas distorções digitais, a Zoom teve uma época que fazia algumas boa legais, inclusive tem um fuzz digital deles que eu tive e que é legal que só também. Acho que essa coisa de analógico e digital é uma grande bobajada, soando bem, não importa se é valvula, transistor, opamp, ci ou a fada sininho dentro do gear.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

única forma de conseguir definição era zerando os controles de tonalidade

Isso eu aprendi na pratica eheh,

nichendrix
Veterano
# mai/14 · Editado por: nichendrix
· votar

Alex guitar man
Um problema de fuzz pra mim é que só realmente fica bom com valvulado e algumas raras simulações muito fiéis, como as do amplificador do MMI que copia amps a vontade. Só que mesmo em valvulado só presta com o som pelo menos crunchado pra quem mora em apartamento e sem Iso Box, fica impraticável em qualquer coisa com mais de 1-2W.

Agora um dos meus sons de fuzz preferidos são os sons de baixo com fuzz do Paul McCartney, desde 64-65 ele usa fuzzes nos baixos, já usou Maestro Fuzz Tone, Tone Bender e por fim parou nos Big Muff que depois foram substituidos pelos Peter Cornish P1 e P2.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix

Qual a explicação pra soar melhor com valvulado? mesmo o valvulado estar no canal clean?

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar

Alex guitar man
Fuzz no clean de valvulado não soa muito bom em geral, embora soe melhor que em amps SS. Eu não acho que o lance seja o fato de ser valvulado em si, porque eu consigo praticamente o mesmo resultado usando um Fuzz ligado num overdrive de baixo ganho levemente crunchado. Logo, minha experiência diz que o lance não é exatamente ter a valvula, mas a facilidade delas distorcerem que faz o fuzz soar melhor. Boa parte dos problemas com definição ou som embolado que o povo fala que tem usando fuzz, é porque em geral estão usando como um overdrive ou distorção comum para distorcer o som limpo do amp, mas eles não foram feitos para isso, foram feitos para empurrar um amp que já está distorcendo, é assim que eles soam bem e ficam mais definidos.

Certa vez vi uma explicação disso, basicamente a segunda distorção, quando ligada com o Fuzz fucionada como um compressor/limiter, não deixando que a onda do fuzz tenha um clipping mais suave do que seria o som dele seco.

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix

Você poderia até cobrar do Alex guitar man pela aula que deu sobre fuzz, porém existem controvérsias a respeito do uso do amp clean ou crunchado. Circuitos como o Fuzz Face realmente soam MUITO melhor em amps no "edge of breakup" e a interação entre os controles da guitarra - FF - amp se torna quase mágica.

Já circuitos como os Tone Benders e principalmente os Muffs, em alguns casos funcionam melhor tendo um amp com bastante headroom, como uma tela em branco; toda a coloração do sinal vem do fuzz. Quem exemplifica isso com muita clareza é o David Gilmour, usando amplis de alta potência (inclusive amps de baixo, com 200watts) clean.

O Pete Cornish, nas instruções de seus pedais, ressalta que para se obter o melhor dos seus pedais, amps com muito headroom e volume devem ser utilizados (mesmo em amps de baixa potência os pedais já falam muito, imagino num stack!!!). Acho que as críticas que são feitas a respeito dos Cornish (principalmente com relação aos preços e prazo de espera), são feitas porquê os pedais não são usados como deveriam. Os pedais são caros? Sem dúvida, mas foram feitos à mão, um por um, por um profissional altamente reconhecido, e para serem usados por profissionais.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix
krz4fx

To sem tempo agora, ja vou responder você, mas adianto meu obrigado!!

Muito obrigado pelas respostas!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix
Eu quando usava mais Fuzz Face e mesmo hoje quando uso um, não uso overdrive junto porque um dos melhores sons de overdrive que existe é o som de um Fuzz Face com o volume da guitarra bem baixinho, quase limpo.

+1!

Verdade. Eu tenho um fuzz que é na onda do FF. Quando a gente diminui o controle de volume da guitarra, o som fica muito lindo mesmo!

FBlues_rock
Veterano
# mai/14
· votar

nichendrix
Agora o grande problema do Fuzz é que é um pedal que demanda muito tanto do set, quanto do piloto desse set
Com certeza, geralmente não são "plug and play"; inclusive descobrir como configurar um e combinar com seu set é parte da diversão.

Sobre versatilidade, falei de forma geral, quem curte fuzzes não está focando em um "canivete suíço".
Entretanto tem toda razão, consegue muito mais timbres e variações de um do que geralmente se consegue de OD e Dist.

Tinha lido o que citou sobre o Ike Turner, por ex., mas como origem dos pedais de Dist, sendo os fuzzes já anteriores, tentando reproduzir o timbre do equipamento com defeitos. Na verdade, é ficar teorizando, afinal, o Ike poderia tentar reproduzir um timbre "fuzzy" mesmo depois da criação do pedal. Vale mais curtir o efeito (e suas 'n' variações) independente da origem! :)

Alex guitar man
Sobre o que o nichendrix falou de versatilidade, recomendo ouvir esse vídeo, mostra só um pouco das possibilidades de um único fuzz (isso pq ele ainda não trabalha tanto a questão de volume, que ele citou):

krz4fx
Vi que andou garimpando alguns sites que eu tinha garimpado também :)
Falando em garimpar, viu isso?
https://reverb.com/item/85844-skinpimp-erotobender

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar

krz4fx
Já circuitos como os Tone Benders e principalmente os Muffs, em alguns casos funcionam melhor tendo um amp com bastante headroom, como uma tela em branco; toda a coloração do sinal vem do fuzz. Quem exemplifica isso com muita clareza é o David Gilmour, usando amplis de alta potência (inclusive amps de baixo, com 200watts) clean.

Cara, eu discordo, eu tenho 5 Muffs e 3 Tone Benders, e meus amps vão de 2W a 60W, tanto na praia americana quanto na britânica, e nunca consegui fazê-los soar realmente bem com o som 100% limpo. Aquele sustain infinito no Gilmour a única vez que cheguei perto daqui com um amp limpo era um Tremendão que basicamente é um Fender Showman de 100W, mas mesmo nele só chegou lá quando o amp começou a crunchar um pouco.

Até onde eu saiba o Gilmour usava 3 configurações de amps nos tempos de Pink Floyd, um set de amps para alimentas as 6 caixas rotatórias Dopolas, um set de Hiwatts para sons distorcidos que sempre estava crunchado e um outro set de Hiwatts para sons limpos e entupidos de modulações, isso com uns 70 pedais e multi-efeitos no set. Tenho até uma revista americana da época do Pulse que mostra o set dele nas turnês do Delicate Sound of Thunder, Division Bell e Pulse, eles vão falando do set desde as modificações feitas nas Strats dele até como ele ligava os efeitos, eu não tenho a revista aqui, mas os Muffs estavam todo no set de amp que eram usados levemente distorcidos.

Agora eu não nego que Tone Benders e Muffs soam melhor em amps de maior potência, seja limpo ou distorcido, regular um Muff pra soar bem num amp de 2W foi um dos grandes trabalhos que eu tive na minha vida, embora depois de achar o sweet spot o som fica baum que é uma beleza... kkkkkk

O Pete Cornish, nas instruções de seus pedais, ressalta que para se obter o melhor dos seus pedais, amps com muito headroom e volume devem ser utilizados (mesmo em amps de baixa potência os pedais já falam muito, imagino num stack!!!). Acho que as críticas que são feitas a respeito dos Cornish (principalmente com relação aos preços e prazo de espera), são feitas porquê os pedais não são usados como deveriam. Os pedais são caros? Sem dúvida, mas foram feitos à mão, um por um, por um profissional altamente reconhecido, e para serem usados por profissionais.

O P2 foi um dos melhores Muffs que já toquei, não acho que valha o que pedem nele usado (vez por outra vejo na Teodoro por 2000-2500 reais), mas o preço do proprio Peter Cornish acho até barato pelo pedal.

FBlues_rock
Tinha lido o que citou sobre o Ike Turner, por ex., mas como origem dos pedais de Dist, sendo os fuzzes já anteriores, tentando reproduzir o timbre do equipamento com defeitos. Na verdade, é ficar teorizando, afinal, o Ike poderia tentar reproduzir um timbre "fuzzy" mesmo depois da criação do pedal. Vale mais curtir o efeito (e suas 'n' variações) independente da origem! :)

Cara, na verdade não tem muita dúvida nisso, essa história do Ike Turner, assim com o fato de o Link Wray cortar os falantes dos amps dele, como do Dick Dale estourar amplificadores e falantes a torto e a direito até o Leo Fender criar o Dual Showman Reverb para ele antecedem a criação do primeiro fuzz de 5 a 10 anos dependendo do caso, e depois disso ainda foi mais uns 4-5 anos até surgirem os primeiros distortions. Logo acho mais plausível o fuzz ter sido feito para imitar o som desses caras, com ou sem lendas essa é a história que em geral é mais citada nos livros, revistas e fontes mais confiáveis.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

Que porcaria de video.. Sabia que é pecado atiçar o GAS dos outros?!

Haha, ta eu admito que esse fuzz do video ganhou meu respeito!

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

FBlues_rock

Aha, conseguiu fazer o Alex guitar man gostar de um fuzz!!!! Agora abriu a porteira!!!

abs

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar

krz4fx
FBlues_rock

Que tipo de fuzz é esse? Quais tipos de fuzz tem esse som ai?

Ou melhor, eu acho facil esse fuzz ai pra comprar aqui no brasil? Pode ser um parecido, mas com o mesmo tipo de timbre e ganho..

Aquela chavinha que ele tem é milagrosa!!

krz4fx
Veterano
# mai/14 · Editado por: krz4fx
· votar

nichendrix

Acho que no fim, entra o gosto pessoal de cada um e como está acostumado a usar cada equipamento. Tenho alguns amigos fuzznáticos lá fora (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Suécia, etc.) e estou, por curiosidade, perguntando a eles como usam seus fuzz - amp clean ou dirty. Depois relato aqui as informações obtidas.

Fiquei curioso a respeito do seu equipo: quais amps e fuzz você tem? E já que estamos aqui, quais guitarras também.
(Botei a preguiça de lado e dei uma pesquisada aqui no FCC e ví sua lista de equipo - interessante. Alguma novidade desde fevereiro?)

Abraço

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar

krz4fx

Já que você achou a lista, economiza o tempo de digitar tudo de novo. De Fevereiro pra cá nada, encomendei uma guitarra, mas essa só fica pronta ano que vem.

FBlues_rock
Veterano
· votar

nichendrix
Valeu pelas informações!

Alex guitar man
Mais importante que qual fuzz, é como você usa ele. Esse pedal é uma variante do Tone Bender MKIII (use como referência para pesquisar outros similares), mas com diversas regulagens, muito boas, aliás.

Posso falar com propriedade desse, é um excelente pedal, não sai da minha board desde que chegou; olha ele aí:
https://scontent-a-atl.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t31.0-8/10329938_1020 1372796476385_7453777619514903121_o.jpg

O problema é que dificilmente encontra, mesmo para importar, mas outros similares acha facilmente (o krz4fx saberá te orientar melhor que eu acerca).

Só para entender melhor sobre a importância do "como usar" no fuzz, segue 4 vídeos do mesmo pedal com timbres e efeitos bastante distintos:

(WTF Fuzz = Bone, só que por outra marca)

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar

Novo Deluxe Big Muff Pi:

Novo ataque de FAS (Fuzz Accumulation Syndrome)

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!