"Clipagem" Digital - Um alerta pra quem usa equipos digitais e analógicos

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: Moderador


Fala galera!

Pois é, tenho pesquisado bastante sobre o assunto nos últimos tempos, já que tenho usado pedais analógicos diversos e pedais digitais simples como o Rebote Delay, PW-10 e as multifx G2 e Modfactor, no meu set.

Num tópico interessante, o mestre Bog esclareceu uma coisa, que passa desapercebida, de extrema importância e pode estar levado a "loucura" os donos de equipos digitais: o nível do volume de entrada.

Comecei a relacionar o assunto "volume de entrada" ao me lembrar que no manual da Modfactor e no próprio painel há uma referência sobre o som clipar, "clipagen" esta indesejada em digitais pois simplesmente o que é produzido são estalos. Na Modfactor, por exemplo, há um LED no painel que indica se o volume de entrada está próximo de clipar. Uma solução simples é reduzir o volume dos pedais que vem antes desta pedaleira para achar o nível "correto".

Alguns pedais digitais não evitam clipar e, para isso, usam um "Peak Limiter" que nada mais é que um compressor, evitando automaticamente que o pedal gere o som clipado. O custo disso é um som comprimido, indesejado e que muitos devem ter percebido. Suponho que a Zoom e Boss usem este artifício pois não tem indicadores visíveis de pico, como na Modfactor, G-System ou Pod XT Pro.

No manual da G-System, por exemplo, é sugerido deixar um headroom de em torno de 3dB para evitar a sobrecarga de volume e, consequentemente, a "clipagem". Acho que essa dica deve ser levada em conta se você tem outros pedais (ou mesmo guitarras com captadores ativos e teclados) plugados antes do seu "digital".

Abaixo, retirei textos de alguns manuais que falam sobre a tal clipagem:

Modfactor

A luz do LED de Pico indica que o nível do sinal de entrada está próximo de clipar. Piscadas ocasionais são normais. Se o LED está aceso continuamente, reduzaa o nível do sinal de entrada tanto reduzindo o sinal que chega ou selecionando a posição Line no painél trazeiro da Modfactor.

G-System

Evite níveis máximos em pedais conectados e pré-amps. Os loops tem grande amplitude dinâmica e aceitará a maioria dos pedais do mercado. Entratanto, é possível influenciar o loop de maneira muito "quente". Máximos níveis nos loops podem causar sobrecarga interna no G-System, resultando em "clipagem" digital. Desta forma, você deve trabalhar com níveis razoáveis nos loops conectados.

No FAQ:

Pergunta: Como ajusto o volume de entrada? Qual é a forma indicada de ajustaro nível de entradada minha G-System? Os níveis devem estar quase clipando?

Resposta: Você deve deixar um headroom de (por volta de 3dB) nos níveis de entrada para evitar sobrecarga no DSP. Uma sobrecarga no DSP pode acontecer a qualquer momento, dependendo que quanto o sinal está "boostado" na unidade. Se vc "booost" demais o sinal intenamente o LED irá acender, embora o sinal de entrada não esteja alto em excesso. Você deve tomar cuidado em não sobrecarregar a DSP. Num equipamento analógico, sobrecargas podem produzir distorção harmônica, que pode fazer um som mais "quente". Em um equipamento digital, sobrecarga apenas degrada o som e cria estalos muito altos!


Pod XT Pro

Nível de entrada – O a chave na posição Normal é apropriada para a maioria das guitarras. Se você vir a luz do "Clip" acender, isso significa que você está sobrecarregando a entrada da PODXT Pro. Se isso acontecer frequentemente, tente a ajuste "Pad". Essa chave alterna para um circuito que é apropriado para sinais mais "quentes" de alguma guitarras com captadores ativos, teclados ou outros dispositivos. Para aqueles dispositivos "não guitarrístios" você pode também querer tentar a entrada de linha no painel trazeiro,que é uma conexão TRS balanceada. Um indicados de "clipagem" separado mostra no visor se você está clipando a DSP interna.

_______________________________

É isso aí galera, o negócio é ficar de olho nos volumes do seu set. O problema pode estar no "mau uso" e não no pedal!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Lembrando que o assunto abrange QUALQUER equipo digital.

Abs

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


É por isso que dificilmente toco com algum pedal com volume acima de 60%, evita clipping praticamente todo o tempo.

Isso com ganho alto obviamente, com ganho mais baixo, vc eventualmente precisa de volumes mais altos para conseguir som limpo bem audível.

Bom post.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


ogaitnas

E a galera tende a colocar tudo no talo!!! Aí ferra tudo...

Valeu!

ps. tende também a não ler manuais... hehe

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

O grande problema disso é usando booster, pra levar amp a saturar ou a distorção do próprio amp, é onde mora a pior parte do problema.

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


O V-Amp II tem um controle de volume de entrada.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


nichendrix: O grande problema disso é usando booster, pra levar amp a saturar ou a distorção do próprio amp, é onde mora a pior parte do problema.

Em tese, neste caso, teria que colocar o booster depois de qualquer digital, seja ele um DD3, uma Zoom, etc... Certo?

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP: O V-Amp II tem um controle de volume de entrada.

É isso aí. Como disse acima, a G-System sugere deixar 3dB de headroom. Pra V-Amp eu não sei como funcionaria o sistema "anti-clipping", mas acho bem provável que para não clipar ela use um compressor.

Abs

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Você deve deixar um headroom de (por volta de 3dB) nos níveis de entrada para evitar sobrecarga no DSP

E como é que se faz isso?

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Em tese, neste caso, teria que colocar o booster depois de qualquer digital, seja ele um DD3, uma Zoom, etc... Certo?

Sim, mas aí qual a utilidade pratica do booster? Ele tem 3 utilidades praticas:

1-) Igualar dois sinais de intensidade diferentes. Ex: Equiparar o volume de um set com uma Strato/Tele que menos saída com o volume do mesmo set com uma Les Paul, que tem mais saída e consequentemente volume final.

2-) Subir o volume na hora de um solo ou parte que necessite de mais volume, sem alterar as demais características do sinal.

3-) Levar um amplificador a distorcer naturalmente ou intensificar este processo.

O grande problema de usar ele depois dos digitais é que de cara, vc mata a possibilidade de usar o booster pra dar um empurrãozinho no amp, pra que ele distorça. E se o amp tiver loop e vc usar ele depois dos digitais no loop em conjunto com a distorção do amp, as chances são grandes de se intensificar demais a distorção de power e ter o mesmo problema de embolamento de sinal que se tem ao plugar o delay na entrada de um amp distorcido.

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


MauricioBahia

É só pressionar os botões "B" e "D" pra entrar na interface de configuração. O potenciômetro "Gain" assume a função de controle de volume de entrada. O default dele é no meio, na posição das 12hrs. Se utilizar um pedal antes ou ousar ele no loop do ampli, tem que diminuir o volume de entrada.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Entendi. Esse clipping só acontece quando o pedal digital recebe volumes em níveis extremos de volume. Veja a ilustração no manual da G-System. Mostra claramente um pedal no volume máximo pra exemplificar um volume elevadíssimo:

http://img9.imageshack.us/img9/1542/gsys.gif


Lord Sigis: E como é que se faz isso?

Certas pedaleiras/pedais tem um controle do nível de entrada (input level), outras não. Pras que não tem, o jeito é não usar volumes extremos nos pedais que estão plugados antes do pedal/pedaleira digital.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP: É só pressionar os botões "B" e "D" pra entrar na interface de configuração. O potenciômetro "Gain" assume a função de controle de volume de entrada. O default dele é no meio, na posição das 12hrs. Se utilizar um pedal antes ou ousar ele no loop do ampli, tem que diminuir o volume de entrada.


Aposto que muita gente não sabe que V-Amp II tem essa função e usa de forma errada. Aí o timbre fica horroroso e colocam a culpa no pedal! :-)

Abs

LeandroP
Moderador
# nov/09 · Editado por: LeandroP
· votar


MauricioBahia

Pode apostar... Eu não sabia antes de comprar. Descobri na "cagada" [não, eu não levei o v-amp pro banheiro] °.°

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


Entendi. Esse clipping só acontece quando o pedal digital recebe volumes em níveis extremos de volume. Veja a ilustração no manual da G-System. Mostra claramente um pedal no volume máximo pra exemplificar um volume elevadíssimo:

http://img9.imageshack.us/img9/1542/gsys.gif


Sim grande Bahia, mas tu tem que ver uma coisa, que o level de qualquer booster chega fácil a 25db, e não é raro passar dos 30db, dependendo do que tiver ligado junto com ele, isso é mais nível de entrada que muito OD de baixo a médio ganho.

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Lembrando que o assunto abrange QUALQUER equipo digital.
E qualquer equipo analógico também.

Esse clipping só acontece quando o pedal digital recebe volumes em níveis extremos de volume.
Só pra reforçar, não só pedal digital, como qualquer pedal analógico pode sofrer do mesmo problema.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom

Bem lembrado, mas o assunto é sobre clipagem digital. Nem falei da clipagem analógica pra não confundir. ;-)

Abs véio!

nichendrix: Sim grande Bahia, mas tu tem que ver uma coisa, que o level de qualquer booster chega fácil a 25db, e não é raro passar dos 30db, dependendo do que tiver ligado junto com ele, isso é mais nível de entrada que muito OD de baixo a médio ganho.

Alías, a G-System é cheia de "proteções", veja:

"Avoid max. levels on connected Pedals and pre-amp.
The loops have a great dynamic range and will accept most pedals on the market. However, it is possible to hit the loop returns too "hot". Max levels on pedals in loops may cause internal overload in the G-System, resulting in digital clipping. Therefore, you should work with reasonable levels on the connected loops.

The Insert Loop
If you chose to have a pre-amp in the Insert loop and place the pre-amp far away from the G-System* we HIGHLY recommend using balanced cables. This also applies if your pre-amp has no balanced connectors (most haven't). When you use balanced cables to connect a pre-amp to the Insert loop, a special pseudo-balanced circuit will reduce the noise otherwise introduced.
* More than a meter

Input Level
The G-System's Instrument input is per default adjusted to match most guitar pick-up levels. However, you can fine-tune the Input sensitivity to achieve best performance and best signal-to-noise ratio.
• Press EDIT and use the INPUT Encoder (first Encoder in the top row).
• Also set the Boost Max. and Loop Headroom parameters.
All level parameters in this menu are global and not stored as a part of presets.
To Access the Global (Gbl) Levels Menu:
• Press EDIT and then MENU.
• Select Gbl Levels using the PAGE Encoder.
• Press ENTER.

Input Gain
Range: -8 to 18dB
This parameter sets the input gain of the instrument input where you plug in your guitar. When you have set the Input gain correctly, the red LED on the Input meters occasionally lights up when you hit the guitar hard with a "big" chord on a clean sound.
To quickly change the Input gain, hit "EDIT" and turn the Input Gain encoder (switch #1).
Hit "EDIT" again to exit back to Play Mode.

Loop Level
Range: 0 to 10dB
This parameter sets how hard you hit the input of the loop section. If you feel that the drive pedals in the loops give more overdrive than when not connected in the G-System, you can use this parameter to compensate.

Loop Headroom
This parameter controls the sensitivity on the input side of the effects section. If the pedals and pre-amp connected to the loops boost the signal considerably, you can either reduce the output level of these devices, adjust the Loop Headroom parameter – or both. The range of this parameter depends on the Loop level setting.

Levels on Devices in Loops
Max gain on one or more active pedals may cause internal overload in the G-System. Internal overload results in audible digital glitches."


Em suma, a coisa não é tão óbvia assim.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom

Uma questão bem interessante é que, segundo o Bog, alguns pedais tratam essa clipagem com um "peak limiter" que comprime o som. Então, talvez seja por isso que muita gente reclama que o som ficou "comprimido" depois que colocou a pedaleira/pedal no set. Talvez até venha deste falta de ajuste de volumes o motivo de tanto "bafafá" entre digitais e analógicos.

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

É possível, mas que o que vai fazer quem usa pedaizinhos digitasi como os DD3 da vida?

Raizen
Veterano
# nov/09
· votar


Parabéns pelo tópico. Muito interessante.
Mostra que tu procura conhecer bem os equipos que possui para tentar tirar o máximo deles, e é assim que todo mundo deveria fazer.
Já vi muito lixo virar ouro com um pouco de paciência na regulagem.
O ponto abordado aqui fica mais evidente quando ligamos a guitarra no computador sem saber nada disso.

Abs.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


nichendrix: É possível, mas que o que vai fazer quem usa pedaizinhos digitasi como os DD3 da vida?


Pois é. A questão é não abusar no volume dos pedais antes dos "DD3 da vida". Prestar atenção e ter bom senso pra avaliar se algo está soando estranho. Ou seja, é mais um elemento que temos que ficar ouvidos atentos, até pra não sair culpando o equipo "a" ou "b".

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Raizen: Parabéns pelo tópico. Muito interessante.

:-) Valeu. Espero que ajude muita gente!

Já vi muito lixo virar ouro com um pouco de paciência na regulagem.

Então!

Abs

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Avoid max. levels on connected Pedals and pre-amp
Esse é um problema sério meu... Os prés que eu tenho são uns caminhões, é complicadíssimo achar o ideal. Tudo bem, eles tem um loop no pré, mas na concepção que montei quero usar na saída mesmo. Aí é que me lasco todo! Com um pelinho clipa o que puser na frente, seja digital, analógico...

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


MMI

Então, vc sabe disso. Imagina quantas pessoas não tem essa noção e acabam se desfazendo de equpos legais achando que não são bons.

Cara, clipagem analógica é outra parada, e desejável em certos, casos como vc bem sabe.

Com um pelinho clipa o que puser na frente, seja digital, analógico...


O negócio TODO tá nesse ajuste de volume aí. Já viu se no manual tem um "modo ideal" de setup?

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
O negócio TODO tá nesse ajuste de volume aí. Já viu se no manual tem um "modo ideal" de setup?

Mas ao que me parece o lance dele é que realmente em rack a coisa é mais complicada, pq o pré tem uma saida bem maior que pedais.

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Não, no manual não tem. Como disse, eles tem um loop de efeito e deixam aberta a opção de usar entre a saída do pré e a entrada do power. Mas o modo "ideal" é usar o loop, claro. Só que são 2 loops estéreo, um de cada pré, sendo que mais um pré virá. E são loops em estéreo para pedais estéreo, sacou? Por isso que o ideal para mim seria entre os prés e o power, mesmo pelo controlador MIDI. Tá vendo, é o maior pepino... Rsrsrs
Vamos dizer que se "entuchar" saída no pré para alimentar o power, dá para seguurar legal e ter uma faixa grande antes de ter um som que incomode. Para o power, o Recto eu costumo usar a saída em 7-8 e o solo em 9. Só que te garanto que pedal nenhum segura isso tudo.

Imagina quantas pessoas não tem essa noção e acabam se desfazendo de equpos legais achando que não são bons.
Isso é bem interessante. Vou citar o exemplo do Mesa Boogie Recording Preamp que eu tenho. É um preamp que a Mesa fez, com saída para gravação em linha e controle para isso. Conhecendo o trabalho do Randall Smith na Mesa, ele NUNCA expôs a marca com algo que se possa chamar de uma grande porcaria. Numa mensagem de lançamento de 2002 (foi lançado junto com o Road King) assinada por ele, diz "Direct recording like never before. Five transformers and six 12AX7 tubes provide real tone and real juice. It plays like a stack --in two rack spaces-and, in showdowns with the modeling cyber puppets, the Recto truth of tone shines through!". Daí você vai no Harmony-Central ler os rewiews e a maioria diz que para gravar em linha é ruim, uma parte diz que excepcional (estranho, né?). Exatamente pelo motivo do seu tópico, é bem dificil acertar os níveis e o timbre correto! Um monte de gente mandou embora o Recto Preamp por desconhecer ou não ter paciência de acertar o nível de entrada para o computador e timbrar sem as válvulas de potência. Isso porque esse pré só é feito sob encomenda, não fazem em linha para distribuição nas lojas. Parece ridículo...

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
Mas ao que me parece o lance dele é que realmente em rack a coisa é mais complicada, pq o pré tem uma saida bem maior que pedais.
Grotescamente maior!

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


MMI
Mas ao que me parece o lance dele é que realmente em rack a coisa é mais complicada, pq o pré tem uma saida bem maior que pedais.
Grotescamente maior!


Eu não conheço por uso próprio os teus preamps, mas vendo o caso do V-Twin preamp e o JMP-1, a saída é bem maior que os pedais e dá uma trabalheira regular tudo, nesse ponto o PSA-1 da Sansamp é mais feliz que os 2, talvez por não usar valvulas.

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
verdade. Mas ás vezes essa "trabalheira danada" é até agradável... Até pegar o jeito direitinho. Rs
Rapaz, para regular o Recto no chorus da TC parece que tenho um elefante tentando ser delicado com uma formiguinha... hehehehehe

fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Vlw pela dica! Aqui sempre uso os volumes de pedal em 50%

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Clipagem" Digital - Um alerta pra quem usa equipos digitais e analógicos