Analógicos e Digitais - Mitos

Autor Mensagem
Mihajlovic
Veterano
# dez/07


Opa galera, sou novo nesse mundo de pedais e busquei no fórum por informações detalhadas mas só achei informações cruzadas.

Gente dizendo que pedais da Behringer eram digitais e da Boss analógicos, gente dizendo que ambos eram digitais, gente dizendo que Behringer tinha analógicos.

Em termos corretos, o que diferencia um pedal de analógico para digital? Qual a mudança mais drástica fora o timbre? O circuito muda? Qual o conceito?

BaNdAiD
Veterano
# dez/07
· votar


Use a busca direiro, e feche o forum antes de ter 500 paginas sobre qual é o melhor e blablabla!!!

desculpa estar falando isso, eu sei q não é oq vc esperava, mas tem muitos topicos com esse tema e muita confusão tb!!

Abraços!

Invalid User
Veterano
# dez/07
· votar


feche o forum

o tópico?

Fernando de almeida
Veterano
# dez/07
· votar


Mihajlovic
Oi amigo, seguinte usando a busca vc terá vários tópicos tratando disso. Mas vou te responder.

Em termos corretos, o que diferencia um pedal de analógico para digital?
Em termos correto??? Não sei o que vc quiz dizer mas ... o som sai da sua guita e vai para o pedal que se for digital esse sinal é convertido em zeros e uns e é processado para ter o efeito depois ele é reconvertido em um sinal analógico que vai para o ampli e ser for analógico o sinal não muda, só é processado a apartir de seu estado original e já vai para o ampli.
Em termos de som essa conversão para digital, "gera perda" no som, tendo alteração de timbre ... já o analógico não. Devido o avanço da tecnologia, os pedais digitais evoluiram muito simulando quase que perfeitamente um analógico, mas para quem é puritano prefere 100% analógicos.

Qual a mudança mais drástica fora o timbre?
NENHUMA

O circuito muda? Qual o conceito?
Respondido.

nIgHtWoLf
Veterano
# dez/07
· votar


Fernando de almeida
Qual a mudança mais drástica fora o timbre?
NENHUMA


Discordo. Tem muita diferença no quesito do guitarrista sentir mais a mão. No analógico você sente muito mais a mâo que no digital.

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


nIgHtWoLf
Discordo. Tem muita diferença no quesito do guitarrista sentir mais a mão. No analógico você sente muito mais a mâo que no digital.

Vc sente mais o q os dedos estão tocando, dah mais pegada...

Esse esquema é complexo pra explicar...rs

Fábio Goll
Veterano
# dez/07 · Editado por: Fábio Goll
· votar


Post triplo..rs

Fábio Goll
Veterano
# dez/07 · Editado por: Fábio Goll
· votar


Post triplo..rs

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Um mito que dita isto é a questão de chamar todo pedal que tem um IC de digital. Isto é uma mentira.

Exemplo: Um TubeScreamer tem um IC, mas o IC é analógico. Apenas processadores digitais precisam de conversores ADC-DAC, e não é o caso da MAIORIA dos pedais.

Quase todos os ICs que são op-amps são analógicos. Dizer que um pedal é digital só porque tem IC é não conhecer de eletrônica. Meu TubeScreamer handmade é analógico, por exemplo.

Processadores de sinais são digitais, e podem ter ou não DACs e ADCs internos, e são circuitos bem mais complexos.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Há uma mudança bem considerável de timbre sim.

Usei por muitos anos simuladores digitais como o POD 2.0... esses dias peguei um analógico e vi que... além do timbre ser melhor, mais forte... você sente muito mais a dinâmica da palheta, força dos dedos, vibratos... enfim... fora o rastro digital (quando eu tocava quase todo mundo percebia que era algo digital) que sumiu.

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
além do timbre ser melhor, mais forte...

Normalmente eu toco guitarra com o POD ligado em um home theater ou no fone de ouvido, fui tocar outro dia só guitarra e amplificador, quase vendi tudo para comprar um hauhauahuahu

Você sente a nota, é algo completamente diferente, é até difícil de explicar...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

Disse tudo... tanto que tô vendendo meu POD.

E eu que era um defensor ferrenho da Line 6.

Meu Prodrive II chega depois do Natal.

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman
Nick_Oliveri_Guitar

Mas o fato de tocar tocar num amp, sentir o falante trabalhar tb influencia.

O timbre do digital em si...não é tão ruim se ligar um amp, mas direto...é complicado.

Quando eu tocava com o pod no pc, meu...uma porcaria...ligava o amp, apesar de afetar o timbre (pra pior)...eu me sentia melhor tocando.

Agora, pedais digitais q servem para ser ligados no input do amp, esses nem se sente TANTO a diferença, pois acho q o cabreiro é simular o pré + power + falantes, a distorção de um pedal por exemplo, acho q dá pra enganar.

Não é a toa que falam bem da Boss ME-50 (q naum tem pré) e do Drive Zone da boss, q tb é digital, como se liga num pre, fica de boa. (eu acho...rs)

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Disse tudo... tanto que tô vendendo meu POD.

E eu que era um defensor ferrenho da Line 6. (2)


Eu já vendi...rs

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


uma informação, apenas uma informação: conversei com o produtor musical da Globo esses dias, que além de gravar coisas para a globo e etc, grava também para diversos artistas menos conhecidos, e ele me disse que abdicou o uso de amplificadores no estudio dele há sete anos átras. todos os timbres e efeitos de guitarra são gerados em pedaleiras como a boss gt-8 e a pod XT live ligadas em linha.

e ouvi esses dias um dos cds, e tinha a guitarra do cara tinha um puta timbre bom!

sei lá, essa discussão é infinita

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


lucas-sarmento

POD XT Live é animal... é a única pedaleira digital que eu compraria.

Nem é uma discussão infinita.

Minow
Veterano
# dez/07
· votar


Funciona assim:
Versatilidade e praticidade = Digital
Qualidade e dor de cabeça = Analógico

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


é eu sei!

e to felizasso, porque vou viajar pra NY e vou voltar com uma Epiphone Sheraton II e um POD X3 Live

agora sim hahahah

e esse cara com que eu conversei que é produtor da globo vai da uma guaribada no meu computador encher de programas e de synths de intrumentos virtuais, ai sim vai dar pra fazer um som hahahah

desculpa ai a mudança de assunto

é e uma coisa é que é verdade também é que sets analógicos dependem do ampli em que você está tocando, porque ter um set todo analógico e ligar num amp trans não resolve muita coisa

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


Minow
Versatilidade e praticidade = Digital
Qualidade e dor de cabeça = Analógico


Não é bem assim, analógico da dor de cabeça pra gravar só, e também se tu tem 400 pedais...rs

Dor de cabeça é se entender com uma GT-8, XT-L, etc...tem q ter muita paciencia....as possibilidades são infinitas...rs

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


lucas-sarmento
é e uma coisa é que é verdade também é que sets analógicos dependem do ampli em que você está tocando, porque ter um set todo analógico e ligar num amp trans não resolve muita coisa (2)

Pra mim isso server:

Guitar + Amp All-tube (c/ drive) + delay

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


serve! pra mim também haha

o problema é a grana pra ter um all-tube, além de ser dificil de transportar e tal.

se eu fosse um cara fodão, cheio de roadies eu teria um all-tube foda varios pedais analógicos e tal, ia passar longe de pedaleiras e qualquer coisa digital

mas como não sou, pedaleiras tops como essas são definitivamente a melhor opção.

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07 · Editado por: lucas-sarmento
· votar


opa, post duplo

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


é e uma coisa é que é verdade também é que sets analógicos dependem do ampli em que você está tocando, porque ter um set todo analógico e ligar num amp trans não resolve muita coisa


Errado... não necessariamente.

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


ok, explica ai então

Pelo que sei é assim, mas estou sempre de cabeça aberta para novas informações hahah

guitarfusion
Veterano
# dez/07
· votar


Cara eu prefiro o analógico. mas digital tbm tem suas vantagens o Ideal mesmo é vc Ter os dois Digital e Analógico mas não misturar os dois e sim usar uma ou outro quando julgar nescessário[b]


[b]lucas-sarmento


Mas tem um detalhe esse cara tirou um puta timbre usando esse recurso mas não significa que eu, vc ou qualquer outro do forum tbm consiga o mesmo resultado com esse equipamento pq o timbre recebe influencias de varios fatores principalmente das mãos .....

guitarfusion
Veterano
# dez/07
· votar


Esse Lance de Dizer Que analógico Não fica legal em determinado Tipo de Amp é lenda, na realidade qualquer equipamento mal Timbrado em qualquer amp vai ficar uma merda independente de ser Digital ou Analógico

Zeraus
Veterano
# dez/07
· votar


all-tube, além de ser dificil de transportar e tal.

Não vejo nada de difícil...

Desde que não seja um stack né rsrsrs.

chab
Veterano
# dez/07
· votar


é só usar um equalizador q tudo se resolve.

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


Mas tem um detalhe esse cara tirou um puta timbre usando esse recurso mas não significa que eu, vc ou qualquer outro do forum tbm consiga o mesmo resultado com esse equipamento pq o timbre recebe influencias de varios fatores principalmente das mãos .....


aah sim, isso é claro, mais a intenção era dizer que, mesmo com o equipamento totalmente digital o cara tinha um timbre maravilhoso, ou seja não é impossivel isso.

Não vejo nada de difícil...


em questão de peso, e da fragilidade das válvulas

valeu

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Esse Lance de Dizer Que analógico Não fica legal em determinado Tipo de Amp é lenda, na realidade qualquer equipamento mal Timbrado em qualquer amp vai ficar uma merda independente de ser Digital ou Analógico

Tirou as letras do meu teclado... já vi gente timbrar bem amplificador BRABU´S...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Analógicos e Digitais - Mitos