Line 6 M13 Stompbox Modeler - Review e Vídeo !

Autor Mensagem
Fernando
Veterano
# jun/10 · Editado por: Fernando
· votar


GUGALOO
Então, não entendi bem sua questão sobre as cenas. Os pedais que você regulou tem que ficar salvos na cena específica. Se você for pra outra cena e voltar pra primeira, os pedais tem que continuar lá, pois foram salvos automaticamente. Agora, se você está numa cena e regulou os pedais, ao mudar pra outra cena esses pedais não vão aparecer, pois como mudou a cena muda todos os pedais também.

Sobre a ligação, você escolheu a ordem 4-3-2-1, né? E você quer que os drives (coluna 4) estejam no input do amp, e as colunas restantes no loop do amp, correto? Então você tem que ir no Setup (se não me engano, tem que segurar o botão Looper Controls), e colocar o FX Loop em POST FX3. Ou seja, o loop da M13 vai ficar logo após as colunas de drive. Aí a ligação fica assim (guitarra no input da M13):

M13 -----------AMP
Fx Return-------Send
Fx Send--------Input
Output---------Return

Com essa ligação, o sinal vai fazer esse caminho:

Guitarra - coluna FX4 M13 - Pré AMP - demais colunas M13 - Power AMP


Aí creio que vai dar certinho (se eu não errei nada hehe), os efeitos não vão mais embolar com o drive do amp, e os drives da M13 vão servir de boost pro drive do amp. Testa aí e me fala se deu certo!

Abraço

Fernando
Veterano
# jun/10
· votar


Ah, e sobre o manual, com a pedaleira vem um manual bem superficial, mas no site da Line 6 tem o M13 Advanced Guide pra baixar, bem grande e completo, lá tem absolutamente tudo sobre a pedaleira.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando
Então cara, o que acontece é o seguinte: as cenas eu consigo gravar normalmente, quanto a isso tranquilo, o que acontece é o seguinte: por exemplo: eu regulei os 12 foots certo, para serem utilizados como pedais separados vamos numerar de 1 a 12 para ficar mais fácil de entender. 1, 2, 3, e 4 eu coloquei drives diferentes, 5, 6, 7 e 8 regulei modulações, 9 reverb e 10, 11 e 12 diferentes delays.

Vou utilizando como pedais separados, a cena ainda não entrou na questão. estou usando um drive, na hora de solar piso no foot 12 por exemplo e uso um delay, depois piso novamente e o desligo, certo..

Até aí tudo bem, os pedais continuam com a regulagem q eu fiz sem perder nada.

Vamos supor q eu queira utilizar uma cena (q na verdade seria um patch de pedaleira, podendo ligar e desligar os efeitos q construi nela. Tudo bem, vou lá, seguro o foot para selecionar cena e seleciono a cena 1-A , por exemplo.

Agora vem o problema, ja utilizei o "patch" da cena e quero voltar para minha configuração de pedais lá do começo, do 1 ao 12 e, isso é que não consigo fazer. Ao utilizar a cena, quando volto para regulagem de stomp da pedaleira ela fica uma outra regulagem e não a que eu tinha feito anteriormente.


Não sei se consegui explicar, mas essa questão está me quebrando a cabeça.

Quanto a questão do loop vou testar e ver se consigui fazer corretamente.

Valeu pela ajuda ae...

Fernando
Veterano
# jun/10
· votar


GUGALOO
Acho que entendi. Você queria que as cenas funcionassem como presets, sempre voltando à primeira configuração que você fez, né? Mas a M13 "pensa" diferente de uma pedaleira. Lembre-se que ela imita um pedalboard de pedais analógicos. É sempre a última regulagem que é salva. Se você regulou uma cena deixando ligado 1 drive e 1 delay, mas antes de trocar de cena você deixou só o drive ligado, ao voltar pra essa cena só o drive vai estar ligado. A cena sempre vai estar como você deixou da última da vez. Era essa sua dúvida?

Não sei se dá pra mudar a configuração pra ela funcionar como um patch de pedaleira normal, teria que dar uma lida no manual pra descobrir.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando
Não é bem isso, quanto as cenas sem problemas, eu percebi q ela volta sempre do mesmo jeito q ficou pela última vez, quanto a cena é tranquilo. Eu fiz praticamente isso aqui http://www.youtube.com/watch?v=vuYEWYSnhnc&feature=fvst

Veja q ele programou cada foot um efeito diferente. Em 1.50 minutos ele seleciona as cenas, em 2.19min ele seleciona a cena. Logo em seguida ele sai da cena e fica um set diferente, ele até diz (different set), ele desliga os foots e deixa em by pass.

Depois ele começa a tocar usando os foots q ele havia regulado, como o drive e logo depois o phase. É essa parte q eu não consigo fazer. Quando chega nessa hora, eu não consigo voltar para as regulagens de stomp.

Fernando
Veterano
# jun/10
· votar


GUGALOO
Opa, vi o vídeo, mas repare que eles fizeram um corte na edição do vídeo, deve ser isso que está te confundindo. Ele começa numa cena que ele chama de 'Rock'. Depois ele muda pra uma cena 'U2'. Mas repare que aos 2:30 tem um corte de edição, ele está na cena 'Rock' novamente. Ele estava na cena 'U2', pisou no botão Scenes, e selecionou a cena 'Rock' de novo. Só o que o vídeo não mostrou isso...

Você sempre estará numa cena. Não existe uma regulagem de 12 pedais independente... Você sempre estará em alguma cena. Se você regulou seus 12 pedais e mudou de cena, você só vai ter esses 12 pedais de volta se voltar à cena que estava antes. Mudou de cena, mudou tudo. Não tem como você selecionar os efeitos salvos um uma cena estando em outra cena.

Confuso, mas a teoria é simples... Cada cena é um pedalboard individual. Uma cena não tem nada a ver com a outra. Consegui acertar na explicação agora? hehe

Child of Sin
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando

Bem, eu não tenho a M13, mas acho que posso tentar ajudar.

Me parece que o GUGALOO está a pensar que ao ligar a M13 ela funcione como um "modo manual", onde seria um modo "fora" das Cenas, um módulo independente. Então ele seleciona uma Cena, e assim todas as regulagens de efeitos para cada módulo dela são carregadas. Assim que ele termina de utilizar a Cena selecionada, ele queria voltar a configuração anterior a troca para a Cena, como se inicialmente ele estivesse em um "modo manual" e a Cena fosse um "Patch".

Mas é bem como você citou, pelo vídeo alí me parece que isso não existe, você estará sempre dentro de uma Cena.

Penta_Blues
Moderador
# jun/10
· votar


Boa tarde!!!

Fernando
Cara, "assassinei" minha GAS...rs
Sou o mais novo proprietário de uma M13!
Vamos "debulhar"!...rs
Valeu!!!

Fernando
Veterano
# jun/10
· votar


Child of Sin
Parece que é isso mesmo que ele deseja, mas sempre uma cena está ativa, não tem jeito.

Penta_Blues
hehe mais um pro clube! Essa M13 é muito boa mesmo, parece ser um sucesso no mundo todo...

[]s!

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Child of Sin
cara, é isso mesmo. No inicio um modo manual, com pedais de regulagem pré definidas. Por exemplo, gosto de coisas bem rock, drives mais leves e tal, ajusto o modo "manual" para esse estilo, porém se precisar no caso tocar um metal, por exemplo, posso regular uma cena para esse estilo, ao acabar essa música e tiver q voltar para o modo "manual" eu perco todas as regulagens feitas anteriormente.

Fernando

Pois é, tbm percebi essa edição de video. Mas se isso for normal e não uma dificuldade minha em manusear a pedaleira, foi-se a versatilidade dela, pq ou vc tem 12 stomp box regulando 12 pedais do jeito q vc gosta, ou tem 12 cenas reguladas do jeito q gosta. Se for isso mesmo vou dizer q me deu uma desanimada da M13.

Tudo bem q a proposta dela é diferente e não é uma pedaleira própriamente dita, mas tbm não deixa de ser uma pedaleira.

Acho q está é a questão: ou vc escolhe 12 pedais pré definidos podendo usar 4 efeitos simultâneos (o que acho pouco tbm) ou vc tem 12 "patchs" de pedaleira nela.

Vou dar mais umas fuçadas nela aqui pra ver realmente.

Me diga uma coisa: Como vc usa a sua?? Vc só usa as cenas ou stomp??

Penta_Blues
Parabéns, apesar da minha dificuldade ela tem uma excelente qualidade.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando
Pq o q me intriga tbm, é q depois q saio da cena tem stomps regulados, mas não os q eu regulei, é como se fosse uma regulagem de fábrica nela.

GUGALOO
Veterano
# jun/10 · Editado por: GUGALOO
· votar


Fernando
agora saquei isso q tu falou. É verdade, sempre uma cena está ativa. Agora entendi como funciona. Fiz uma cena com meu nome, aí eu posso ter os 12 stomp q eu quero, mas dentro de uma cena. Agora entendi e me aliviei um pouco rsrsrs. Mas preciso atualizar pq 12 cenas é pouco, tendo em vista q tem umas que vieram prontas q são legais, com esquemas de delay e tal.


Aproveitando a bondade de vcs rsrs mais algumas duvidas:

Percebi q ao selecionar uma cena (ex: 4-B) ela fica uma cor tipo roxa , porém mais clara q a normal, e se acionar o mesmo foot outra vez, ela fica piscando em duas cores. Isso significa alguma coisa rsrs??

Ao selecionar o loop set up, os visores ficam em expression pedal, looper levels, prefs - scene - FX loop, e por último, MIDI - gate - displays. No FX 3, o que é o Prefs?? q tem as opções : dsp byp e true byp?? E nas scenes, em baixo tem latch scene e tbm a opção moment scene. O que seria?? Dei uma mexida aqui, mas não descobri.

erdnaxela
Veterano
# jun/10
· votar


se voce usar uma controladora midi voce faz coisas mirambolantes pena que o meu fcb1010 no case não deu e o peso ia ficar muito grande ai preferi usar só um pedal de expressao e trabalhar com as scenes que ta de bom tamanho

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


erdnaxela
Acredito, mas essa não é minha intenção. Aos poucos estou aprendendo a mexer na M13. Hoje a tarde levei um sufoco, cheguei a ficar estressado com ela, mas boa parte desse estresse foi culpa minha.

Fernando
Então cara, aquela ligação q vc deu ali em cima para ter a coluna 4 no input e o restante no loop deu certo, porém, eu não consigo usar nenhuma equalização e nem drive do ampli, somente o master volume.

Por enquanto a opção q mais to gostando e usar os drives do ampli e meu sparkle drive no in put e a pedaleira toda no loop. As modulações delays e filters, todos ficaram melhores assim. Quanto aos drives, alguns até tiveram um resultado interessante no loop. Os compressores tbm.

Fernando
Veterano
# jun/10 · Editado por: Fernando
· votar


GUGALOO
Nossa, que estranho, cara... Tem certeza que ligou exatamente como te falei? Eu usava essa ligação no meu SLO, usava os 3 canais e equalização do amp tranquilamente. Qual seu amp? Você está usando 4 cabos pra fazer a ligação?

Fernando
Veterano
# jun/10 · Editado por: Fernando
· votar


GUGALOO
Respondendo suas outras perguntas:

True Bypass x DSP Bypass

You can choose in SETUP whether to use the True Bypass or DSP Bypass. If you choose
True Bypass, that will be activated when all FX Units are bypassed, the looper is not
running, and nothing is connected to the external effect loop return. In that state, relays
will switch your signal to an all-analog path. As usual with any relay switching system,
you may hear an audible click in your audio as the relays switch. If you choose DSP
Bypass instead, you'll get the benefit of hearing delay and reverb trails smoothly decay,
rather than being immediately cut off, when you bypass.


Resumindo: Em TBP, com todos os efeitos desligados, você tem um True Bypass real, mas ao usar um efeito (delay por exemplo) e desligá-lo, o efeito é cortado, as repetições não continuam soando. Já no DSP o efeito não é cortado quando desligado. Eu uso no DSP, não senti perda significativa de timbre.

Momentary Scene X Latch Scene

Pelo que você descreveu, você está usando o Latch Scene. Os visores sempre mostram os nomes das cenas, e não os efeitos. Quando você seleciona uma cena, e pisa de novo no switch fazendo ele piscar, você está bypassando a cena. Isso é bom pois você muda de cenas com uma só pisada. Indicado pra quem usa as cenas como presets de pedaleira.

Já no Momentary Scene, ao entrar na cena, os visores das colunas mostram as regulagens dos efeitos ativos. Isso é bom porque você sempre está visualizando o nome e regulagem do efeito ativo. Eu uso esse modo na minha M13.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando
Meu ampli é um hard attack do Pedrone. Fiz exatamente o que vc disse antes. Liguei o return da pedaleira no send do ampli, send da pedaleira no input do ampli, output da pedaleira no return do ampli e guitarra no input da pedaleira.

Mas agora to mais tranquilo, aprendendo a conhecer mais a pedaleira.

Um coisa: tem algum segredo pra usar o tap tempo??? Eu regulo o delay, mas se eu quiser um tempo menor ou maior de delay, eu piso no tap tempo, mas não muda o tempo do delay.

Fernando
Veterano
# jun/10 · Editado por: Fernando
· votar


GUGALOO
Estranho, tinha que ter funcionado. Você colocou o loop em POST FX3? Você está usando a ordem 4321? Tente mudar a posição do loop da M13 pra ver se funciona.

Ah, acabei de pensar em outra coisa: geralmente o loop dos amps do Pedrone são acionáveis por foot. Tenha certeza que o seu está acionado, senão não vai funcionar mesmo.

Sobre o delay, você tem que olhar as regulagens. Normalmente eles vêm com um tempo fixo determinado, ex: 430ms. Para o TAP funcionar, você tem que escolher uma figura ritmica, e não um tempo fixo. É só girar o botão até o fim que aparecem as figuras.

erdnaxela
Veterano
# jun/10
· votar


um dia eu vou ter um ampli igual ao de voces. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando
Então cara, um dos sufocos q passei ontem foi por isso, não tinha ligado o foot no ampli, então não conseguia fazer as ligações. Mas mesmo depois de ligar o foot, essa ligação q vc me passou ficou igual, sem conseguir usar os drives e equalização do ampli. Ligação conforme vc disse, post FX3, 4, 3, 2, 1.

Quanto ao tap tempo, valeu de novo. Agora to mais contente com ela, pq a minha intensão de pegar uma pedaleira era de usar os efeitos no loop mesmo. Agora tenho um arsenal de efeitos para usar no loop rsrsrs.

erdnaxela
Eu recomendo hehehe. Acho q comprei na época certa, hoje devem estar um tanto mais caro, e a espera maior tbm. Pra quem diz q hand made perde muito valor, eu acho que não (pelo menos o Pedrone) Tenho certeza q se eu anunciar pelo preço q comprei, vendo rapidinho, porém, essa não é minha intenção rsrsrs.

erdnaxela
Veterano
# jun/10
· votar


O problema é q

erdnaxela
Veterano
# jun/10
· votar


o problema é que eu só posso comprar a prazo, por isso estou olhando em loja mesmo. Estou entre o blue junior eo vc30 laney.
quero som limpo bonito com distorção encorpada,definida e limpa. Não sou de tocar coisas pesadas pois na minha igreja esse tipo de estilo não é muito aceito e alem do mais é a igreja que vai comprar.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


erdnaxela
Então cara, eu tinha um laney VC30, vendi para comprar o hard attack. O VC30 é show, recomendo, ótimo ampli, porém, o pessoal anda exagerando no preço dele. Eu comprei o meu, há tempos (2005 mis ou menos) e paguei na loja de usados R$ 2.000,00. Fiquei 2 anos e meio com ele e depois vendi por R$ 1,900,00. Hoje o pessoal ta pedindo R$ 2,800,00 num VC30, é muito caro.

Esse problema de não conseguir parcelar o hand made é complicado mesmo, mas eu levei sorte, paguei os 10% de sinal e, logo depois ja consegui vender o laney, então ja deixei o pedrone pago e não esquentei mais a minha cabeça, apesar de ficar 4 meses tocando com um peavey rage 158 rsrsrs.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


os experts da m13, por favor, me ajudem a fazer a ligação 4 cabos, isso seria perfeito pra mim, mas não estou conseguindo. A ligação q o fernando passou foi a única q saiu som, mas não consigo usar os controles e drives do ampli.

Se alguém usa ela assim, por favor me ajudem.

Fernando
Veterano
# jun/10
· votar


GUGALOO
Opa!

Cara, como eu já tinha te dito, muito estranho acontecer isso. Normalmente acontece isso quando se liga um pré direto no return do amp. Quando vc liga um pedalzinho no loop do amp tudo funciona perfeitamente?

erdnaxela
Veterano
# jun/10
· votar


GUGALOO

voce atualizou a sua m13 pra versao 2,0

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


Fernando
sim, ligava minhas modulações no loop, sendo o In do pedal no Send do ampli e o out no return, to ligando assim a pedaleira, mas daquele jeito q vc passou não consigo usar os drives e nem o canal clean do ampli, é como se ligasse a guitarra direto no loop.

erdnaxela
Não atualizei ainda, precisava, mas tenho uma certa dificuldade de fazer a atualização.

erdnaxela
Veterano
# jun/10
· votar


Sem atualização voce vai perder muitas melhorias inclusive com relação a posição dos fx dentro do loop. Se tu tiver um cabo midi é só baixar o midiox e postar que a gente te ajuda. Tu vai ver tem um monte de coisas a mais e muitas melhorias que vao melhorar o desempenho do 4 cable.

GUGALOO
Veterano
# jun/10
· votar


erdnaxela
mas o problema não é com a pedaleira, é que quando é feita a ligação, os controles do ampli eu não consigo usar, nem equalização e nem canais.

Quanto a atualização vou tentar, e nas dúvidas vou postando aqui.

Valeu..

Fernando
Veterano
# jun/10
· votar


GUGALOO
Você tentou mudar a posição do Loop da M13 na configuração dela pra ver se mudava alguma coisa? Tenta todas as posições e vê se muda algo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Line 6 M13 Stompbox Modeler - Review e Vídeo !